Javier Milei - ContraFatos https://www.contrafatos.com.br/tag/javier-milei/ Não há argumentos Fri, 28 Jun 2024 18:00:21 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.5 https://www.contrafatos.com.br/wp-content/uploads/2020/09/favicon-96x96-2.png Javier Milei - ContraFatos https://www.contrafatos.com.br/tag/javier-milei/ 32 32 Milei reduz 78% de homicídios em Rosário, graças ao revolucionário ‘Plano Bukele’ https://www.contrafatos.com.br/milei-reduz-78-de-homicidios-em-rosario-gracas-ao-revolucionario-plano-bukele/ https://www.contrafatos.com.br/milei-reduz-78-de-homicidios-em-rosario-gracas-ao-revolucionario-plano-bukele/#respond Fri, 28 Jun 2024 18:00:17 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=483324 Operação de combate ao narcotráfico em Rosário, Argentina, resulta em queda de 78% no índice de homicídios

O Post Milei reduz 78% de homicídios em Rosário, graças ao revolucionário ‘Plano Bukele’ apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Operação de combate ao narcotráfico em Rosário, Argentina, resulta em queda de 78% no índice de homicídios

“Rosário”, uma cidade na província de Santa Fé, Argentina, foi rotulada nos últimos anos como a mais perigosa do país por causa da presença dominante de grupos de narcotráfico. No entanto, com a ascensão de à presidência e Patricia Bullrich ao Ministério da Segurança, uma operação de recuperação foi implementada na região. Os últimos dados oficiais de abril mostram uma diminuição impressionante de 78% na taxa de homicídios.

Apenas alguns dias após assumirem seus cargos, Milei e Bullrich, em colaboração com o governador de Santa Fé, Maximiliano Pullaro, iniciaram a “Operação Bandeira”. Esta era uma operação conjunta entre o nacional e provincial, visando diminuir o conflito na região. Além disso, foi implementado um novo sistema prisional, com a aplicação de severas restrições a detentos considerados altamente perigosos.

A operação, frequentemente comparada ao sistema implementado nas prisões de El Salvador por Nayib Bukele, também contempla a construção de alas de segurança máxima para isolar assassinos e traficantes de drogas dos detentos regulares, e celas solitárias para os prisioneiros mais perigosos. Além disso, são realizadas buscas regulares nas prisões para localizar telefones celulares ilegais.

No mês de março, o governador Pullaro compartilhou fotos de uma operação surpresa realizada em prisões, revelando que os prisioneiros se encontravam em condições semelhantes às dos detentos de El Salvador.

A Operação Bandeira foi auxiliada por recursos logísticos militares, por meio de uma decisão do Ministério da Defesa, onde o comando unificado das foi orientado a executar “Operações de Apoio ao Sistema” e “de Segurança Interna”. Apenas no primeiro mês, a operação foi capaz de reduzir em 57% a taxa de homicídios em áreas sob o controle das forças federais.

Em resposta, o governo estabeleceu um Comitê de Crise, que engloba os três ramos do governo e implementa ações como a apresentação da Lei Antigangues ao Congresso, a eliminação de armas e a criação de grupos especiais de investigação.

“O presidente Javier Milei encarregou Luis Petri (ministro da Defesa) e a mim de realizar, junto com as autoridades da província de Santa Fé, uma luta incansável para que Rosário seja libertada dos criminosos do tráfico”, disse Bullrich, durante entrevista coletiva que concedeu na sede do Governo de Santa Fé, em Rosário.

Resultados

De acordo com um relatório do Ministério da Segurança Nacional, a partir de janeiro deste ano, Rosário recebeu mais de 1.755 oficiais e agentes da Polícia Federal para lutar contra o narcotráfico e a violência urbana.

No âmbito provincial, houve uma queda significativa no número de homicídios em abril de 2024, com uma redução de 73% em comparação com o mesmo mês do ano anterior. A cidade de Rosário também registrou em abril a maior diminuição, com uma queda de 78% em relação a abril de 2023.

Em alguns locais sob a responsabilidade das forças federais, a redução nos casos de homicídios atingiu 100%.

Desde dezembro até agora, 468 indivíduos foram detidos e houve a apreensão de 118 quilos de cocaína, 88,52 kg de maconha e 50.544 unidades de substâncias narcóticas sintéticas.

Também foi registrada uma diminuição de 59% nos tiroteios em comparação com o ano anterior. Adicionalmente, a ministra da Segurança revelou a completa desarticulação de uma rede de narcotráfico envolvida em atividades de “lavagem de dinheiro” em Rosário.

Bullrich também visitou El Salvador na semana passada, onde fez uma visita ao “Centro de Confinamento do Terrorismo (CECOT)” e a “Academia Nacional de (ANSP)”. O objetivo era observar as políticas e medidas em vigor que poderiam ser úteis na luta contra o narcotráfico.

A secretária de Segurança participou de várias atividades de treinamento, se familiarizou com os programas educacionais e teve discussões sobre as estratégias adotadas na profissionalização das forças policiais. As informações são da Gazeta do Povo.


O Post Milei reduz 78% de homicídios em Rosário, graças ao revolucionário ‘Plano Bukele’ apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/milei-reduz-78-de-homicidios-em-rosario-gracas-ao-revolucionario-plano-bukele/feed/ 0
Vídeo: Milei é ovacionado por multidão de espanhóis irritando o primeiro ministro esquerdista https://www.contrafatos.com.br/video-milei-e-ovacionado-por-multidao-de-espanhois-irritando-o-primeiro-ministro-esquerdista/ https://www.contrafatos.com.br/video-milei-e-ovacionado-por-multidao-de-espanhois-irritando-o-primeiro-ministro-esquerdista/#respond Mon, 24 Jun 2024 02:37:42 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=480828 Javier Milei retorna à Madri após crise diplomática e é ovacionado por multidão

O Post Vídeo: Milei é ovacionado por multidão de espanhóis irritando o primeiro ministro esquerdista apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Javier Milei retorna à Madri após crise diplomática e é ovacionado por multidão

Um mês depois do incidente diplomático que levou à remoção da embaixadora argentina pela , voltou a Madri numa visita particular na sexta-feira (21). Ele foi aclamado por um grande número de espanhóis, para descontentamento do primeiro-ministro Pedro Sánchez.

Milei reiterou suas críticas ao primeiro-ministro espanhol. Segundo a CNN Brasil, o líder argentino, após ser agraciado com uma medalha internacional pela Comunidade de Madri, declarou que Sánchez, “apesar de ter estudado economia, ou não entendeu, ou deve gostar muito do Estado para atropelar os espanhóis”.

No seu discurso, Milei manifestou a esperança de que os espanhóis estejam acordando, tal como ocorreu na Argentina, e fez um apelo: “Não deixem que o socialismo arruine a vida de vocês”.

O líder argentino também mencionou “mãos porosas dos políticos”, uma frase interpretada pela imprensa argentina como uma alusão à esposa de Sánchez: “talvez não sejam as do político diretamente, talvez sejam a de um irmão, ou companheiro, ou o que for, né?”


O Post Vídeo: Milei é ovacionado por multidão de espanhóis irritando o primeiro ministro esquerdista apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/video-milei-e-ovacionado-por-multidao-de-espanhois-irritando-o-primeiro-ministro-esquerdista/feed/ 0
É preciso ser herói, visionário ou sem juízo para investir no Brasil, diz economista em entrevista a CNN https://www.contrafatos.com.br/e-preciso-ser-heroi-visionario-ou-sem-juizo-para-investir-no-brasil-diz-economista-em-entrevista-a-cnn/ https://www.contrafatos.com.br/e-preciso-ser-heroi-visionario-ou-sem-juizo-para-investir-no-brasil-diz-economista-em-entrevista-a-cnn/#respond Sun, 23 Jun 2024 13:55:21 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=480530 Desafios e Riscos de Investir em Países com Alta Incerteza Econômica e Política: O Caso do Brasil

O Post É preciso ser herói, visionário ou sem juízo para investir no Brasil, diz economista em entrevista a CNN apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Desafios e Riscos de Investir em Países com Alta Incerteza Econômica e Política: O Caso do Brasil

Alexandre Schwartsman, ex-diretor do Banco Central e consultor da A.C. Pastore, afirmou que “É preciso ser herói, visionário ou alguém sem juízo para investir nesse país. Como há poucas pessoas com esse perfil, investe-se pouco no Brasil”.

Neste fim de semana, o CNN Entrevistas conta com um entrevistado que considera o atual nível de juros – que estão fixados em 10,5% ao ano pelo Banco Central – como sendo “altíssimo”. Devido a este alto custo do dinheiro, a motivação para investir na economia real cai drasticamente.

O ex-diretor do BC esclarece que, para agravar a situação, o “grau de incerteza do Brasil” é extremamente alto.

“E não falo num sentido do futuro. Estou falando na linha de Malan (ex-ministro da Fazenda): no Brasil, até o passado é incerto”, disse.

O antigo economista-chefe do ABN Amro e do Santander cita como exemplo uma decisão do Tribunal Federal (STF) que reverteu decisões tributárias anteriores.

Essa determinação do STF resultou em empresas que antes não pagavam um imposto agora sendo obrigadas a fazê-lo, inclusive com a responsabilidade de saldar débitos anteriores.

“Opa. Como é? O imposto muda para trás, no passado? Se você for minimamente esperto, você não investe”, disse.

Milei é um Guedes vitaminado

A avaliação dos seis primeiros meses do de na Argentina também foi feita por Alexandre Schwartsman.

“A estratégia dele (Milei) é um vitaminado. Ele teve de soltar preços públicos, o câmbio. E reduziu volume real de despesas”, disse.

O ex-diretor de assuntos internacionais do BC mencionou que Guedes restringiu os gastos governamentais no Brasil ao evitar a atualização de despesas – tais como salários – com base na .

A mesma tática é empregada – e a um ritmo mais rápido – pelo governo Milei. “Ter inflação alta para controlar conta pública é uma inversão (de valores)”.

Embora critique o método de cortar despesas disfarçadas pela inflação, ele elogia o presidente argentino que “parece ter abandonado a dolarização”.

“O duro é que é um país onde a questão política é ainda mais complicada do que o Brasil. Não é trivial”. As informações são da CNN.


O Post É preciso ser herói, visionário ou sem juízo para investir no Brasil, diz economista em entrevista a CNN apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/e-preciso-ser-heroi-visionario-ou-sem-juizo-para-investir-no-brasil-diz-economista-em-entrevista-a-cnn/feed/ 0
Milei manda avião com purificadores e pastilhas para o RS https://www.contrafatos.com.br/milei-manda-aviao-com-purificadores-e-pastilhas-para-o-rs/ https://www.contrafatos.com.br/milei-manda-aviao-com-purificadores-e-pastilhas-para-o-rs/#respond Fri, 10 May 2024 17:07:22 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=456998 Presidente da Argentina, Javier Milei enviou purificadores e pastilhas para limpar a água para ajudar no desastre no Rio Grande do Sul

O Post Milei manda avião com purificadores e pastilhas para o RS apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Presidente da Argentina, Javier Milei enviou purificadores e pastilhas para limpar a água para ajudar no desastre no Rio Grande do Sul

O presidente argentino, , despachou um avião para o Rio Grande do Sul carregado de doações, visando auxiliar no desastre climático desencadeado pelas intensas chuvas naquele estado brasileiro.

Nesta quinta-feira (9/5), o avião da Força Aérea Argentina aterrissou transportando duas unidades de purificadores de água, comparáveis aos 220 purificadores que foram enviados pelo brasileiro. Adicionalmente, Milei contribuiu com a doação de 72 mil pastilhas purificadoras.

No momento, o Rio Grande do Sul está enfrentando problemas devido à escassez de “água potável”. O racionamento tem sido uma medida necessária, pois as inundações também afetaram as estações de abastecimento.

Nos dias recentes, Paulo Pimenta, o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), ressaltou a escassez de “água potável” nos refúgios e mencionou que os habitantes estão recorrendo à aquisição de “água com gás” para a limpeza pessoal.

O Itamaraty, ou seja, o Ministério das Relações Exteriores, expressou gratidão ao governo da Argentina por seu apoio em um tweet. Conforme afirmado pelo departamento, a base aérea de Canoas foi fundamental para a recepção dos equipamentos.


O Post Milei manda avião com purificadores e pastilhas para o RS apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/milei-manda-aviao-com-purificadores-e-pastilhas-para-o-rs/feed/ 0
Argentina pode receber fábrica da Tesla; Brasil fica de fora do projeto no momento https://www.contrafatos.com.br/argentina-pode-receber-fabrica-da-tesla-brasil-fica-de-fora-do-projeto-no-momento/ https://www.contrafatos.com.br/argentina-pode-receber-fabrica-da-tesla-brasil-fica-de-fora-do-projeto-no-momento/#respond Fri, 26 Apr 2024 04:36:13 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=449189 Argentina oferece incentivos fiscais para Tesla estabelecer fábrica de carros elétricos em Zárate

O Post Argentina pode receber fábrica da Tesla; Brasil fica de fora do projeto no momento apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Argentina oferece incentivos fiscais para Tesla estabelecer fábrica de carros elétricos em Zárate

Segundo o Motor1/UOL, a cidade de Zárate, na Argentina, propôs incentivos fiscais à Tesla após uma reunião entre o presidente argentino e o empresário nos Estados Unidos. A oferta é para encorajar a montadora a instalar uma fábrica de carros elétricos no distrito, situado ao norte da província de Buenos Aires.

Marcelo Matzkin, o prefeito, apresentou uma proposta direta a Musk: “Em Zárate, Argentina, qualquer empresa que queira se instalar para produzir veículos elétricos, suas autopeças e infraestrutura de recarga, não pagará impostos por 10 anos. Estamos esperando por você, Elon Musk. Temos a melhor localização e uma gastronomia incrível”. Matzkin estabeleceu apenas uma condição – a empresa deve empregar 75% de trabalhadores locais.

Duas outras montadoras de veículos já estão estabelecidas em Zárate: a “Toyota Argentina”, em funcionamento há 26 anos, e a “Mercedes-Benz Trucks and Buses”, que está atualmente sendo construída e tem previsão para começar a produção no início de 2026.

Milei e Musk se encontraram recentemente na fábrica da Tesla em Austin, no Texas. Durante o encontro, ambos concordaram em agendar uma visita de Musk à Argentina, que deve ocorrer em meados deste ano. Carlos Ruckauf, assessor de Milei, divulgou que a Tesla poderia instalar uma fábrica de carros elétricos na Argentina para servir toda a América Latina, desde que a Lei de Eletromobilidade, que está estagnada há meses no país, seja aprovada pelo Congresso.

É importante ressaltar que Elon Musk tem passado por controvérsias no Brasil devido a conflitos com o judiciário brasileiro ligados à sua rede social e à liberdade de expressão. A reunião face a face entre Milei e Musk representa a primeira chance para eles conversarem pessoalmente. Em março, Musk divulgou a expansão do serviço de internet via satélite Starlink para a Argentina, com foco em áreas com escassa cobertura de rede padrão.

Apesar da Tesla ter produzido o Model Y elétrico, o veículo mais vendido em todo o mundo em qualquer categoria, desde o ano passado, a companhia ainda não tem uma presença significativa na América do Sul. No momento, ela tem apenas uma concessionária oficial no Chile, e os veículos na região foram importados de maneira independente ou como integrantes de frotas diplomáticas.


O Post Argentina pode receber fábrica da Tesla; Brasil fica de fora do projeto no momento apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/argentina-pode-receber-fabrica-da-tesla-brasil-fica-de-fora-do-projeto-no-momento/feed/ 0
Governo Milei propõe canal para pais denunciarem ‘doutrinamento’ em escola https://www.contrafatos.com.br/governo-milei-propoe-canal-para-pais-denunciarem-doutrinamento-em-escola/ https://www.contrafatos.com.br/governo-milei-propoe-canal-para-pais-denunciarem-doutrinamento-em-escola/#respond Fri, 05 Apr 2024 03:13:17 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=437889 Governo de Javier Milei propõe projeto de lei contra doutrinamento nas escolas, diz porta-voz da Casa Rosada

O Post Governo Milei propõe canal para pais denunciarem ‘doutrinamento’ em escola apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Governo de Javier Milei propõe projeto de lei contra doutrinamento nas escolas, diz porta-voz da Casa Rosada

O propósito é alterar a Lei Nacional de , conforme informado pela Casa Rosada. Adicionalmente, o deseja estabelecer um meio para que “pais e alunos possam denunciar atividades políticas que não respeitem a liberdade de expressão dentro da sala de aula”.

O representante declarou que todos “têm direito a serem educados” e se os estudantes “perceberem” que esse direito não foi assegurado, têm a possibilidade de fazer uma denúncia.

Nos entristece ver a quantidade de conteúdos com militância ideológica nas .” — Manuel Ardoni, porta-voz da Casa Rosada

A partir de 2015, o movimento Escola sem Partido começou a ganhar força no Brasil, especialmente entre os conservadores e políticos de direita. A principal causa defendida pelos apoiadores era a “neutralidade do ensino”, buscando proibir a “doutrinação ideológica” nas instituições educacionais. Nos últimos anos, o projeto enfrentou uma série de derrotas – em 2020, por exemplo, o STF julgou inconstitucional uma lei do estado de Alagoas com conteúdo similar.

Greve de professores

No mesmo dia em que professores argentinos entraram em greve nacional de 24 horas – um mês depois do começo do ano escolar – o governo da Argentina fez um anúncio. Segundo o jornal Clarín, houve um confronto entre manifestantes e a polícia nas ruas de Buenos Aires.

Durante a coletiva de imprensa na quinta-feira, o governo questionou a legitimidade da greve ao argumentar que “70% dos alunos não sabem ler nem resolver problemas matemáticos básicos”.

O protesto nacional dos professores argentinos é uma manifestação contra a remoção do “Fundo Nacional para o Incentivo Docente” e contra a ausência de conversas com o governo a respeito dos reajustes salariais da profissão.

A Confederação de Trabalhadores da Educação da Argentina, que lidera a greve, indica que as ações tomadas pelo novo governo são “que apontam para a destruição da educação”.


O Post Governo Milei propõe canal para pais denunciarem ‘doutrinamento’ em escola apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/governo-milei-propoe-canal-para-pais-denunciarem-doutrinamento-em-escola/feed/ 0
Ditador Maduro manda cortar energia de embaixada argentina, onde estão oposicionistas https://www.contrafatos.com.br/ditador-maduro-manda-cortar-energia-de-embaixada-argentina-onde-estao-oposicionistas/ https://www.contrafatos.com.br/ditador-maduro-manda-cortar-energia-de-embaixada-argentina-onde-estao-oposicionistas/#comments Wed, 27 Mar 2024 20:52:45 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=433439 Em nota, o governo de Javier Milei condenou a medida; os opositores são aliados da ex-candidata à Presidência da Venezuela María Corina Machado

O Post Ditador Maduro manda cortar energia de embaixada argentina, onde estão oposicionistas apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Em nota, o governo de Javier Milei condenou a medida; os opositores são aliados da ex-candidata à Presidência da Venezuela María Corina Machado

Na terça-feira 26, o argentino informou em um comunicado que o fornecimento de energia na embaixada da Argentina em Caracas, na , foi interrompido na segunda-feira 25. O local abriga pelo menos cinco opositores do ditador .

O governo argentino informou que o corte foi realizado sem qualquer notificação ou justificativa prévia. O documento ainda “alerta o governo da Venezuela contra qualquer ação que ponha em perigo a segurança do pessoal diplomático argentino e dos cidadãos venezuelanos sob proteção”.

A gestão de Javier Milei também recordou Caracas da “obrigação do Estado receptor de resguardar as instalações da missão diplomática contra intrusões ou danos, e de preservar a tranquilidade e a dignidade da mesma”. Não foi detalhado na nota se o fornecimento foi reiniciado.

Pedro Urruchurtu, Magalli Meda, Humberto Villalobos, Claudia Macero e Omar González são os oposicionistas. Todos enfrentam ordens de prisão emitidas por Tarek William Saab, o procurador-geral aliado a Maduro, por “ações violentas”, “terrorismo” e “desestabilização”.

São aliados de Machado, ex-candidata à presidência, que foi inabilitada por 15 anos pela da Venezuela.

Regime impede Bloqueia Candidatura de Corina Yoris

O governo ditatorial de Nicolás Maduro na Venezuela impediu que a principal aliança de oposição do país, liderada pelos partidos MUD e UNT, registrasse a candidatura de Corina Yoris no site do Conselho Nacional Eleitoral, a entidade responsável pelas eleições no país.

O período finalizou às 23h59 da segunda-feira, dia 25, e Corina – que substituía outra candidata que não pôde participar, María Corina Machado – foi excluída da competição.

O terceiro mandato de Nicolás Maduro está praticamente garantido, uma vez que ele disputará as eleições, agendadas para 28 de julho, sem praticamente nenhuma oposição. Com 12 anos já cumpridos no poder, essa vitória poderia estender seu reinado para um total de 18 anos.

Omar Barboza, um dos líderes da coalizão opositora, declarou que o grupo lidou com limitações no sistema online do Conselho Nacional Eleitoral, impossibilitando o registro da candidatura de Corina Yoris. As informações são da Revista Oeste .


O Post Ditador Maduro manda cortar energia de embaixada argentina, onde estão oposicionistas apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/ditador-maduro-manda-cortar-energia-de-embaixada-argentina-onde-estao-oposicionistas/feed/ 1
Risco Argentina cai 848 pontos desde a posse de Milei https://www.contrafatos.com.br/risco-argentina-cai-848-pontos-desde-a-posse-de-milei/ https://www.contrafatos.com.br/risco-argentina-cai-848-pontos-desde-a-posse-de-milei/#comments Sun, 03 Mar 2024 21:58:00 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=420548 Quanto menor o índice, maior a confiança na economia do país

O Post Risco Argentina cai 848 pontos desde a posse de Milei apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Quanto menor o índice, maior a confiança na economia do país

A Argentina viu uma redução de 848 pontos no “risco Argentina” desde que o presidente assumiu o cargo em 10 de dezembro de 2023. O estudo foi realizado pela Guide Investimentos e divulgado exclusivamente pelo site Poder360.

Na sexta-feira 1º, o número reduziu para 3.433 pontos, vindo de 4.281 pontos em 8 de dezembro do ano passado.

O Credit Default Swap (CDS) de 5 anos é levado em conta nos dados. O CDS atua como um seguro para transações de crédito, sendo uma medida preventiva contra inadimplências de títulos e dívidas.

Esse indicador é empregado para aferir a confiança na economia das nações. Uma pontuação mais alta indica um maior risco para o investidor do exterior.

Bolsa de Valores também apresenta melhora na gestão Milei

Na sexta-feira, o S&P Merval, o principal índice da Bolsa de Valores da Argentina, encerrou com 1.054.959,00 pontos. Este valor representa um aumento de 12% em relação ao resultado do dia 7 de dezembro de 2023, que foi o último antes da posse de Milei.

A moeda oficial dos Estados Unidos, o “dólar”, teve um aumento de 132% em relação ao peso argentino, terminando a semana com uma cotação de 843,3 pesos. Em contrapartida, um real brasileiro equivale a 170 pesos argentinos na cotação oficial, e a 208,9 pesos no mercado não oficial.

Primeiro resultado fiscal termina positivo

A diminuição intensa do risco país sinaliza que, sob a administração de Milei, existe uma maior confiança na habilidade da Argentina para cumprir seus compromissos, mesmo que o índice ainda esteja em um nível alto.

Assim, o país está propenso a atrair mais investimento do exterior. Javier Milei, ao assumir a Casa Rosada, declarou uma reviravolta na gestão, com a redução de subsídios e encolhimento da administração pública.

O registrou um superávit de US$ 620 milhões em seu primeiro resultado fiscal, algo que não ocorria desde agosto de 2012. As informações são da Revista Oeste.


O Post Risco Argentina cai 848 pontos desde a posse de Milei apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/risco-argentina-cai-848-pontos-desde-a-posse-de-milei/feed/ 1
Conferência Internacional Conservadora condena “táticas de estado policial” do Governo Lula https://www.contrafatos.com.br/conferencia-internacional-conservadora-condena-taticas-de-estado-policial-do-governo-lula/ https://www.contrafatos.com.br/conferencia-internacional-conservadora-condena-taticas-de-estado-policial-do-governo-lula/#comments Sun, 25 Feb 2024 20:34:35 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=416769 CPAC 2024 encerra com primeira 'cúpula internacional' na história do congresso conservador

O Post Conferência Internacional Conservadora condena “táticas de estado policial” do Governo Lula apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
CPAC 2024 encerra com primeira ‘cúpula internacional’ na história do congresso conservador

O CPAC 2024, reconhecido como o maior congresso conservador do mundo, encerrou-se neste sábado (24), em Washington. A grande novidade foi a condução de sua primeira “cúpula internacional”.

No término da reunião, que teve a presença de membros da União Conservadora Americana (ACU, entidade que organizou o evento) e delegados de diversos países, os presentes deram aval a três resoluções de caráter global. Uma delas se refere especificamente ao Brasil.

“Condenamos as táticas de estado policial de Xi Jinping, Lula da Silva e Joe . Condenamos todas as suas iniciativas para silenciar, assediar juridicamente e aprisionar seus principais oponentes políticos. Esses são crime de interferência eleitoral”, disse, ao ler o documento final da reunião, o presidente da ACU e ativista político Matt Schlapp.

Schlapp também fez uma referência especial ao ex-presidente Jair Bolsonaro, mencionado junto com Donald e Jimmy Lai (um empresário de Hong Kong que defende a democracia e foi preso pelo chinês por “conluio com forças estrangeiras”). “Queremos emprestar nossa voz contra a perseguição jurídica travada contra eles.”

Os líderes do CPAC também incluíram em sua declaração conjunta uma mensagem de desaprovação à Organização Mundial da Saúde. Conforme o documento, a OMS segue a “opressiva agenda da elite global, que representa um ataque às comunidades, às famílias e à religião”.

“Encorajamos todos os países amantes da liberdade a seguir a liderança do presidente e caminhar na direção de uma saída da OMS, ou não mais financiá-la”, afirmou o líder do CPAC.

A defesa do Estado de é o foco da última e terceira resolução, descrito como “O único país do Oriente Médio a dar exemplo de valores como liberdade, justiça e livre-arbítrio”. O fórum, além de condenar os atos antissemitas contra estudantes e outros grupos judaicos, apela a Joe Biden para que ele “dê um fim na crise dos reféns e elimine os terroristas financiados pelo Irã”.

“Temos uma diplomacia real aqui, uma cooperação internacional. Estamos mandando uma mensagem para o mundo”, disse Matt Schlapp, ao anunciar as resoluções.

Durante quatro dias de programação, o CPAC 2024 reuniu inúmeras personalidades influentes da política conservadora global na capital dos EUA. Entre os presentes estavam Donald Trump, Javier Milei (que se encontraram pessoalmente nos bastidores), Eduardo Bolsonaro, Nayib Bukele, Santiago Abascal, Steve Bannon, Vivek Ramaswamy e Liz Truss. As informações são da Gazeta do Povo.


O Post Conferência Internacional Conservadora condena “táticas de estado policial” do Governo Lula apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/conferencia-internacional-conservadora-condena-taticas-de-estado-policial-do-governo-lula/feed/ 1
Impacto Milei: Argentina vê desaceleração da inflação para 20,6% ao mês” https://www.contrafatos.com.br/impacto-milei-argentina-ve-desaceleracao-da-inflacao-para-206-ao-mes/ https://www.contrafatos.com.br/impacto-milei-argentina-ve-desaceleracao-da-inflacao-para-206-ao-mes/#respond Thu, 15 Feb 2024 03:34:32 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=411013 Inflação mensal na Argentina atinge 20,6% em janeiro, segundo INDEC

O Post Impacto Milei: Argentina vê desaceleração da inflação para 20,6% ao mês” apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Inflação mensal na Argentina atinge 20,6% em janeiro, segundo INDEC

Na quarta-feira, 14 de fevereiro, o Instituto Nacional de Estadística y Censos (INDEC) da Argentina divulgou que a mensal de janeiro foi de 20,6%.

Portanto, o índice caiu cinco pontos percentuais comparado a dezembro, período em que foi registrado 25,5%.

De acordo com as informações desta quarta-feira, a inflação acumulada dos últimos 12 meses atingiu 254,2%, estabelecendo novamente um recorde para o período pós-hiperinflação da transição de 1980 a 1990.

No entanto, vale ressaltar que este acumulado é resultado de uma espiral inflacionária na qual a Argentina está desde o segundo semestre de 2022 – praticamente em todos os meses de 2023, a inflação acumulada ultrapassou os 100%.

Qual é a responsabilidade de Milei?

O mês de janeiro foi o primeiro mês completo da administração do presidente, , que tomou posse em 10 de dezembro.

Assim, é possível observar os impactos de algumas políticas do “libertário”.

Especificamente, a desvalorização de 50% do peso no câmbio oficial, anunciada pelo ministro da Economia, Luis Caputo, em 12 de dezembro, foi uma medida para diminuir o intervencionismo e revelar a real situação da economia argentina.

Desregulamentações e liberalizações de setores da economia também foram determinadas pelo decreto de necessidade e urgência, que está em vigor desde o final de dezembro.

Juan Luis Bour, economista-chefe da Fundação de Investigações Econômicas Latinoamericanas (Fiel), comenta:“Não falaria de um mérito de Milei, mas de algo de um trabalho que está em processo”,

Bour esclarece que as “políticas econômicas específicas” do Alberto Fernández provavelmente continuarão a influenciar a inflação até junho.

O economista afirma que “ainda existem diversas rodadas de ajuste de preços relativos que foram fixados pelo governo anterior”, citando energia e transporte como exemplos.

Já foram anunciados reajustes em ambos os setores. Em abril, a tarifa do metrô na cidade de Buenos Aires, que é notoriamente mais baixa do que em outras cidades do país, aumentará de 125 pesos (55 centavos) para 574 pesos (R$ 2,50).

Bour prevê que a inflação deve se manter em dois dígitos, porém abaixo de 20%, até os meses de maio e junho.


O Post Impacto Milei: Argentina vê desaceleração da inflação para 20,6% ao mês” apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/impacto-milei-argentina-ve-desaceleracao-da-inflacao-para-206-ao-mes/feed/ 0