Venezuela - ContraFatos https://www.contrafatos.com.br/tag/venezuela/ Não há argumentos Wed, 19 Jun 2024 22:19:08 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.5 https://www.contrafatos.com.br/wp-content/uploads/2020/09/favicon-96x96-2.png Venezuela - ContraFatos https://www.contrafatos.com.br/tag/venezuela/ 32 32 Ditador Maduro fecha restaurante que serviu café para oposição na Venezuela https://www.contrafatos.com.br/ditador-maduro-fecha-restaurante-que-serviu-cafe-para-oposicao-na-venezuela/ https://www.contrafatos.com.br/ditador-maduro-fecha-restaurante-que-serviu-cafe-para-oposicao-na-venezuela/#comments Wed, 19 Jun 2024 22:19:05 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=478595 Restaurante Pancho Grill é fechado pelo regime venezuelano após servir café para opositora

O Post Ditador Maduro fecha restaurante que serviu café para oposição na Venezuela apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Restaurante Pancho Grill é fechado pelo regime venezuelano após servir café para opositora

, o ditador da , ordenou o fechamento de um restaurante após este ter servido 14 cafés da manhã e empanadas aos membros da oposição. As proprietárias do Pancho Grill, Corina e Elys Hernández, sua irmã, ganharam notoriedade pública no país após o incidente ser divulgado nas .

Recentemente, um veículo estacionou diante de um estabelecimento modesto no Estado de Guárico, localizado nas planícies venezuelanas. O condutor indagou: “Vocês são aquelas cujo restaurante o governo fechou? Quero uma foto com vocês.” As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

O indivíduo desceu velozmente do veículo e registrou uma selfie com Corina Hernández, 44 anos, coproprietária de um restaurante na Venezuela. “Estamos todos indignados”, declarou ele.

A narrativa das irmãs ganhou grande notoriedade na internet, estabelecendo-as como ícones de resistência para numerosos venezuelanos exaustos do regime autoritário. Desde aquele momento, elas receberam suporte na web e renomearam seus produtos para “empanadas da liberdade”.

Ditadura na Venezuela: Impacto Além do Restaurantes

O Pancho Grill é apenas um dos muitos negócios que enfrentaram represálias por fornecerem serviços a Machado, a principal adversária de Nicolás Maduro.

Machado, ex-parlamentar e crítica severa de Maduro, utiliza sua popularidade para apoiar o principal candidato da oposição, apesar de não ser candidata.

Ao longo da campanha, várias pessoas que apoiaram Machado foram alvo de assédio por parte das autoridades. Isso, nas semanas mais recentes, incluiu profissionais de som em um comício, um caminhoneiro responsável pelo recolhimento de suprimentos em Caracas e quatro indivíduos que, utilizando canoas, providenciaram transporte.

Alguns indivíduos entrevistados afirmaram ter sido presos e encaminhados ao Helicoide, um notório centro de detenção. Muitos tiveram seus equipamentos apreendidos e seus empreendimentos encerrados, resultando na perda de suas fontes de renda.

“Naqueles dias não tínhamos o que comer”, mencionou Francisco Ecceso, o caminhoneiro, recordando os 47 dias em que a polícia apreendeu seu veículo.

Analistas e opositores acreditam que essas perseguições representam novas táticas do regime para suprimir a oposição e exibir poder.

O Maior Desafio Eleitoral de Maduro em 11 Anos de Governo

Existe um debate comum de que o desafio eleitoral mais significativo para Maduro em seus 11 anos de governo é a votação de 28, independentemente das razões por trás disso.

Pela primeira vez em muitos anos, a oposição se uniu em torno de María Corina Machado, que possui grande suporte popular. Quando a candidatura dela foi proibida pelo regime, a coalizão optou pelo ex-diplomata Edmundo González como substituto.

Pesquisas sugerem que a maioria dos venezuelanos planeja votar em González, desapontados com a “fome, pobreza e migração” que separam as famílias.

As irmãs Hernández estão à frente do Pancho Grill, localizado na cidade de Corozo Pando, a uma distância de cinco horas de Caracas, em uma das áreas mais carentes. Elas conduzem o negócio do restaurante em parceria com a tia Nazareth.

Os desafios do Pancho Grill

Após a recessão econômica de 2015, diversos indivíduos na área conseguem sobreviver através da venda de sucata e da caça. A família Hernández é proprietária do Pancho Grill há duas décadas, onde serve cafés da manhã com carne, ovos, feijão e arepas.

O prato típico venezuelano, as empanadas, são crocantes e fritas, contendo recheio de queijo, carne desfiada ou frango, servidas com molho de pimenta doce.

O Pancho Grill, um restaurante, está lidando com desafios devido à crise econômica, incluindo complicações na cozinha e interrupções no fornecimento de energia elétrica. Durante uma campanha, Corina Machado passou pelo estabelecimento, adquiriu um café da manhã para sua equipe e registrou o momento em fotografias junto à sua família.

Imediatamente após a partida de Machado, inspetores e um membro da Guarda Nacional apareceram, declarando o encerramento temporário do restaurante.

Os inspetores argumentaram ausência de documentação financeira e de declaração de ganhos. As irmãs não refutaram, porém salientaram que em 20 anos, nunca receberam uma visita da agência de impostos. Naquela localidade, é habitual a falta de regularidade fiscal e nenhuma outra empresa foi vistoriada naquele dia.

Apoio da população pedindo a reabertura do restaurante

Informou-se que as autoridades determinaram um fechamento de 15 dias para o restaurante. Quanto ao pedido de comentários, a agência tributária não deu resposta.

As irmãs registraram em vídeo a interação com os fiscais, vídeo este que foi compartilhado pelas suas filhas e viralizou. O restaurante recebeu visitas de simpatizantes, que trouxeram doações de diferentes países, incluindo Colômbia, Brasil, e Alemanha. Além disso, muitos solicitaram empanadas para serem entregues aos necessitados locais.

Corina Hernández recentemente expressou que Machado pode ter sido um envio de Deus, pois as retaliações do regime acabaram se tornando uma bênção. Ela contou que “A vida mudou desde que María Corina veio comprar as empanadas”. E acrescentou: “Tudo melhorou”.

Depois de duas semanas fechado, o restaurante foi reaberto pelas irmãs, que pagaram a multa de US$ 350 (aproximadamente R$ 1.900), com o apoio de seus novos seguidores. Hernández afirmou que não exercia seu direito ao voto desde 2006, mas a penalidade a persuadiu a votar na oposição no dia 28. As informações são da Revista Oeste.


O Post Ditador Maduro fecha restaurante que serviu café para oposição na Venezuela apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/ditador-maduro-fecha-restaurante-que-serviu-cafe-para-oposicao-na-venezuela/feed/ 1
Buenos Aires declara Maduro persona non grata https://www.contrafatos.com.br/buenos-aires-declara-maduro-persona-non-grata/ https://www.contrafatos.com.br/buenos-aires-declara-maduro-persona-non-grata/#respond Tue, 18 Jun 2024 00:33:35 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=477550 Autor da proposta afirma que ditadores não serão tolerados na capital da Argentina

O Post Buenos Aires declara Maduro persona non grata apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Autor da proposta afirma que ditadores não serão tolerados na capital da Argentina

A Câmara Municipal da capital argentina, Buenos Aires, aprovou uma resolução declarando o ditador venezuelano, , como persona non grata devido a sérias violações dos direitos humanos em seu país. A medida foi aprovada pela maioria dos legisladores da cidade.

Claudio Romero e Emmanuel Ferrario, legisladores do partido Proposta Republicana (Pro), promoveram a resolução atendendo ao pedido de refugiados venezuelanos na Argentina. A maioria dos 60 parlamentares da legislatura apoiou a medida.

“Na cidade de Buenos Aires, não vamos tolerar ditadores, pessoas que venham a violar os direitos humanos, que cometam atrocidades em nome de uma revolução inexistente e que utilizem a tortura como método de governo”, afirmou Romero.

Esquerda se absteve ou votou contra declarar Maduro ‘persona non grata’

Os representantes do Frente de Esquerda optaram pela abstenção, ao passo que os da União pela Pátria (kirchnerista) se posicionaram contra a resolução. Essa escolha evidencia a polarização entre as agremiações partidárias em relação ao tema.

Elisa Trotta, secretária-geral do Fórum Argentino pela Defesa da (FADD), comemorou a decisão e afirmou que representa um forte apoio aos mais de 220 mil venezuelanos que se refugiaram na Argentina.

“Os autocratas, como Maduro, devem saber que seus não ficarão impunes e que o mundo não é seu quintal para passear com as mãos manchadas de sangue”, disse Trotta, diplomata venezuelana-argentina.

A resolução foi aprovada a apenas 45 dias das eleições presidenciais na . O cenário político no país caribenho está cada vez mais tenso. “Os venezuelanos estão nas ruas apoiando o movimento de libertação nacional liderado por Machado e Edmundo González (principal candidato da oposição)”, disse Trotta. “O mundo está observando e não permitirá que a vontade dos cidadãos, expressa nas urnas em 28, seja roubada.”

Opositores asilados na Embaixada da Argentina

Seis indivíduos contrários ao governo da Venezuela estão refugiados na casa da Embaixada da Argentina em Caracas desde o dia 26 de março. A pressão por uma resolução tem sido exercida pelo governo argentino.

Em 30 de maio, a ministra das Relações Exteriores da Argentina, Diana Mondino, exigiu que a Venezuela emitisse imediatamente salvo-condutos para que esses indivíduos possam deixar o país, conforme a Convenção de Caracas sobre Asilo Diplomático de 1954. As informações são da Revista Oeste.


O Post Buenos Aires declara Maduro persona non grata apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/buenos-aires-declara-maduro-persona-non-grata/feed/ 0
Ditadura de Maduro prende opositores depois de ato de campanha https://www.contrafatos.com.br/ditadura-de-maduro-prende-opositores-depois-de-ato-de-campanha/ https://www.contrafatos.com.br/ditadura-de-maduro-prende-opositores-depois-de-ato-de-campanha/#comments Sun, 16 Jun 2024 04:22:09 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=476560 O candidato Edmundo González em Maiquetía, rival do regime comunista, denunciou a situação

O Post Ditadura de Maduro prende opositores depois de ato de campanha apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
O candidato Edmundo González em Maiquetía, rival do regime comunista, denunciou a situação

Três adversários políticos da foram detidos após orquestrarem um evento de campanha para as eleições de julho. Edmundo González Urrutia, a principal figura de oposição contra o ditador comunista , denunciou o ocorrido neste sábado, dia 15.

Os indivíduos presos fazem parte do time de Machado. Segundo dados divulgados pela agência de notícias Associated Press, eles “estiveram envolvidos recentemente em um ato do candidato Edmundo González em Maiquetía”.

A acusação de perseguição política contra líderes e ativistas por parte da oposição é feita antes das eleições presidenciais, onde Nicolás Maduro tentará o seu terceiro mandato consecutivo. Maduro, que foi vice-presidente nos últimos anos do governo de Hugo Chávez, tem liderado o Executivo da Venezuela como ditador desde março de 2013.

O número de colaboradores de María Corina Machado detidos aumentou para 13 com as recentes prisões. Além disso, outros seis, que possuíam mandados de prisão, buscaram refúgio na embaixada argentina.

Denúncia de perseguição política do regime de Maduro

A da Venezuela, que permaneceu em silêncio sobre as detenções, atribui à oposição a criação de complôs contra o ditador Maduro. Conforme relatório do Fórum Penal, uma organização não governamental, há atualmente 278 prisioneiros políticos no país. As informações são da Revista Oeste.


O Post Ditadura de Maduro prende opositores depois de ato de campanha apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/ditadura-de-maduro-prende-opositores-depois-de-ato-de-campanha/feed/ 1
Novo ministro de Lula fez campanha para Hugo Chávez https://www.contrafatos.com.br/novo-ministro-de-lula-fez-campanha-para-hugo-chavez/ https://www.contrafatos.com.br/novo-ministro-de-lula-fez-campanha-para-hugo-chavez/#respond Sun, 09 Jun 2024 22:15:34 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=473181 Laércio Portela, da Secom, foi responsável pelo contato com jornalistas e pela estratégia de redes sociais do ex-presidente venezuelano

O Post Novo ministro de Lula fez campanha para Hugo Chávez apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Laércio Portela, da Secom, foi responsável pelo contato com jornalistas e pela estratégia de redes sociais do ex-presidente venezuelano

Laércio Portela, o recém-nomeado ministro da Secretaria de Comunicação Social () de , esteve envolvido na campanha de reeleição de Hugo Chávez em 2012, a qual foi chefiada por Franklin Martins.

Portela assumiu a tarefa de interagir com jornalistas e planejar a estratégia de . Brunna Rosa Alfaia, que é a atual secretária de Estratégia e Redes Sociais da Secom, também fez parte da equipe de campanha de Chávez.

Naquele período, a estratégia de marketing do político da foi orquestrada pelo publicitário brasileiro João Santana, sob a intermediação direta de Lula.

Mônica Moura, esposa de Santana, afirmou em uma delação premiada em 2017 que Franklin Martins havia sido beneficiado com caixa 2 em dinheiro em espécie durante a campanha de Chávez.

Ela declarou que , que era chanceler de Chávez na época e agora é o atual presidente da Venezuela, realizava os pagamentos extra-oficiais. Mônica era a responsável por receber o dinheiro diretamente e distribuir entre os membros da campanha.

“Importante frisar, que Franklin e sua equipe foram contratados pelo partido venezuelano, também sem contrato formal, igualmente sem vínculo com a Pólis [empresa de João Santana]”, diz trecho da delação.

“Nicolás Maduro era sempre muito desconfiado, não queria entregar dinheiro em espécie para mais de uma pessoa, pelo risco da negociação”, acrescentou. “Por isso, entregava todo valor a Mônica Moura, que repassava para a mulher do Franklin Martins.”

João Santana e Mônica Moura não mencionam Laércio Portela em suas delações. Os depoimentos do casal de marqueteiros, no final, não geraram resultados. O ministro Edson Fachin, do STF, em 19 de dezembro de 2023, optou por anular todas as condenações que haviam sido aplicadas a Santana e Moura.

As delações incisivas, registradas em vídeo, continuam acessíveis, porém não possuem relevância legal, semelhante a grande parte da Operação “Lava Jato”.

Atuação na Secom

Laércio Portela foi designado interinamente em 15 de maio de 2024, após a demissão de Paulo Pimenta, que passou a liderar a Secretaria Extraordinária para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul. No entanto, Laércio mantém contato direto com Lula e desfruta de boa reputação junto ao presidente.

Contudo, a posição interina enfraquece sua performance, uma vez que membros do governo supõem que Pimenta ainda tem influência sobre a secretaria. Lula até indicou que pode desejar o retorno de Pimenta à Secom após sua tarefa no Rio Grande do Sul.

A posse de Portela na Secretaria de Comunicação Social foi marcada pela discrição. A entrada do ministro acontece em um contexto de críticas à maneira como a comunicação de Lula é feita, sendo considerada incapaz de comunicar de forma efetiva as realizações positivas, especialmente no setor social. Lula já atribuiu a diminuição de sua popularidade à ineficiência da Secom.

Adicionalmente, Laércio precisará gerenciar um conflito interno envolvendo a primeira-dama Janja Lula da Silva, Brunna Rosa Alfaia, e os conselheiros diretos do presidente: José Chrispiniano e Ricardo Stuckert. A contenda entre esses grupos se foca na comunicação digital de Lula. As informações são da Revista Oeste.


O Post Novo ministro de Lula fez campanha para Hugo Chávez apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/novo-ministro-de-lula-fez-campanha-para-hugo-chavez/feed/ 0
Maduro se desespera com ascensão de adversário e fecha hotel onde opositor falaria https://www.contrafatos.com.br/maduro-se-desespera-com-ascensao-de-adversario-e-fecha-hotel-onde-opisitor-falaria/ https://www.contrafatos.com.br/maduro-se-desespera-com-ascensao-de-adversario-e-fecha-hotel-onde-opisitor-falaria/#comments Fri, 17 May 2024 17:32:45 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=460778 Ditadura venezuelana fecha hotel para supostamente impedir evento da oposição

O Post Maduro se desespera com ascensão de adversário e fecha hotel onde opositor falaria apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Ditadura venezuelana fecha hotel para supostamente impedir evento da oposição

Na quinta-feira, 16 de maio de 2024, o ditador venezuelano encerrou as atividades do Hotel Recreo, situado na cidade de La Victoria, a uma distância de 88 km de Caracas, a capital. A oposição sustenta que o alvo principal desta ação foi Edmundo González, o concorrente mais forte contra o presidente , bem como Machado, uma personalidade de destaque da oposição, com a finalidade de barrar a estadia deles no hotel para um evento agendado para sábado, 18 de maio.

Machado e González estão em campanha para as presidenciais venezuelanas, agendadas para 28 de julho. O atual candidato à liderança da foi anunciado pelo PUD (Plataforma Unitária Democrática), depois de a venezuelana ter proibido Machado de participar na eleição.

Carlos Daniel Zapata, um opositor a Maduro, criticou a decisão de fechar o Hotel el Recreo, alegando que não há justificativas suficientes para fechar as residências de todos os vitorianos que irão receber o futuro presidente da República. Ele divulgou uma foto da sinalização do governo venezuelano que anunciava o fechamento do hotel, acompanhada da frase “Pague os impostos”. Em uma reunião do partido Encuentro Ciudadano (Encontro Cidadão) na quinta-feira, 16 de maio, González reiterou sua dedicação à reconciliação nacional, sublinhando a necessidade de ouvir, agir, estabelecer diálogos e cicatrizar feridas.

Durante um encontro do partido Encuentro Ciudadano (Encontro Cidadão) nesta quinta-feira, 16 de maio, González reafirmou seu compromisso com a reconciliação nacional, destacando a importância de ouvir, agir, construir pontes e curar feridas para construir um futuro justo e próspero para todos os venezuelanos.


O Post Maduro se desespera com ascensão de adversário e fecha hotel onde opositor falaria apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/maduro-se-desespera-com-ascensao-de-adversario-e-fecha-hotel-onde-opisitor-falaria/feed/ 1
ONU revela ‘aumento alarmante’ de desaparecimentos forçados na Venezuela https://www.contrafatos.com.br/onu-revela-aumento-alarmante-de-desaparecimentos-forcados-na-venezuela/ https://www.contrafatos.com.br/onu-revela-aumento-alarmante-de-desaparecimentos-forcados-na-venezuela/#comments Thu, 02 May 2024 03:39:04 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=452365 Opositores do ditador Nicolás Maduro são os principais alvos da perseguição

O Post ONU revela ‘aumento alarmante’ de desaparecimentos forçados na Venezuela apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Opositores do ditador Nicolás Maduro são os principais alvos da perseguição

Especialistas da Organização das Nações Unidas (ONU) em um relatório divulgado na terça-feira 30, alertaram sobre um “aumento alarmante” nos casos de desaparecimentos forçados na , sob a de .

Os integrantes do grupo de trabalho, Aua Baldé, Gabriella Citroni, Angkhana Neelapaijit, Grażyna Baranowska e Ana Lorena Delgadillo Pérez, afirmaram que “Desde dezembro de 2023, tem-se registado um aumento alarmante de desaparecimentos forçados que afetariam os cidadãos que exercem o seu direito à liberdade de expressão, associação e participação em assuntos de interesse público”.

O documento indica que a maioria dos desaparecimentos forçados envolve membros do partido político de oposição principal e militares, o que pode interferir no voto livre nas eleições presidenciais marcadas para 28 de julho. “Enquanto o país se prepara para as eleições presidenciais de julho , estes desaparecimentos forçados podem ter um efeito dissuasor e prejudicar o direito da população de votar livremente.”

As especialistas, em uma outra parte, esclarecem que as “detenções prolongadas e incomunicáveis equivalem a desaparecimentos forçados”. “Parecem seguir um padrão segundo o qual as pessoas são privadas da sua liberdade pelas autoridades estatais, levadas para centros de detenção reconhecidos e aí privadas dos seus direitos fundamentais, como o contato com o mundo exterior e o acesso à assistência jurídica.”

Impunidade em Crimes Políticos na Venezuela

O documento da ONU enfatiza também que a falta de punição para esses enfraquece a fé no Estado de Direito e nas instituições, perpetuando um ambiente de medo e insegurança na sociedade.

No final, as especialistas apelaram ao regime venezuelano para prevenir, eliminar e julgar todos os atos de “desaparecimento forçado”, fornecendo informações sobre os detidos e assegurando seus direitos legais.

O conjunto de colaboradores também relatou que estabeleceu comunicação com a ditadura de Maduro, expressando sua disponibilidade para oferecer cooperação e assistência técnica. Isso foi feito “com vista a garantir que os direitos humanos das pessoas privadas de liberdade sejam respeitados” e para assegurar que qualquer situação de desaparecimento forçado seja investigada conforme o direito internacional.

Na Venezuela, existe um ambiente intenso de perseguição aos oponentes de Maduro. Machado, líder da oposição, foi considerada inelegível por um tribunal eleitoral alinhado ao regime e proibida de participar das eleições; Corina Yoris, indicada por Machado, também foi impedida. Recentemente, houve a retirada de cinco candidatos da eleição. Além disso, vários opositores têm sido detidos. As informações são da Revista Oeste.


O Post ONU revela ‘aumento alarmante’ de desaparecimentos forçados na Venezuela apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/onu-revela-aumento-alarmante-de-desaparecimentos-forcados-na-venezuela/feed/ 1
Parlamentares Esquerdistas vão aos EUA em Missão para defender Censura https://www.contrafatos.com.br/parlamentares-esquerdistas-vao-aos-eua-em-missao-para-defender-censura/ https://www.contrafatos.com.br/parlamentares-esquerdistas-vao-aos-eua-em-missao-para-defender-censura/#comments Tue, 30 Apr 2024 22:29:49 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=451723 Políticos Planejam Turistar em Resposta a Denúncias de Bolsonaristas sobre Avanço Autoritário no Brasil

O Post Parlamentares Esquerdistas vão aos EUA em Missão para defender Censura apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Políticos Planejam Turistar em Resposta a Denúncias de Bolsonaristas sobre Avanço Autoritário no Brasil

Na quarta-feira (1º), políticos que admiram regimes autoritários como os da Coreia do Norte, Cuba e irão se encontrar nos para justificar seus esforços para impor restrições às no Brasil, fazendo uso inadequado do sagrado conceito de democracia. Este encontro para promover restrições na terra da Estátua da Liberdade envolve membros do PT, que apoiam o ditador Nicolás Maduro, e até representantes do PCdoB, cuja figura histórica de referência é Josef Stalin, um dos ditadores mais brutais da história.

Stalin, idolatrado pela esquerda mais conservadora do Brasil, é acusado de ordenar a morte de mais pessoas que os 6 milhões de judeus exterminados por Hitler.

O encontro dos indivíduos de esquerda na capital do capitalismo, que eles tanto repudiam, ocorre com o veterano radical Bernie Sanders, sempre candidato à presidência.

Os políticos irão realizar viagens como resposta à mesma ação de seguidores de que fizeram no Congresso sobre o progresso autoritário no Brasil. As informações são do jornalista Cláudio Humberto, colunista do Diário do Poder.


O Post Parlamentares Esquerdistas vão aos EUA em Missão para defender Censura apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/parlamentares-esquerdistas-vao-aos-eua-em-missao-para-defender-censura/feed/ 2
Foto de Maduro aparece 13 vezes em nova cédula eleitoral da Venezuela e ele ironiza sobre ditadura https://www.contrafatos.com.br/foto-de-maduro-aparece-13-vezes-em-nova-cedula-eleitoral-da-venezuela-e-ele-ironiza-sobre-ditadura/ https://www.contrafatos.com.br/foto-de-maduro-aparece-13-vezes-em-nova-cedula-eleitoral-da-venezuela-e-ele-ironiza-sobre-ditadura/#comments Thu, 25 Apr 2024 00:14:03 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=448556 Conselho Nacional Eleitoral define disposição dos candidatos no documento; o opositor Edmundo González aparece três vezes

O Post Foto de Maduro aparece 13 vezes em nova cédula eleitoral da Venezuela e ele ironiza sobre ditadura apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Conselho Nacional Eleitoral define disposição dos candidatos no documento; o opositor Edmundo González aparece três vezes

O ditador da , , apresentou uma nova cédula que deve ser usada nas eleições presidenciais de julho. No entanto, um detalhe chamou a atenção: o rosto do ditador aparece 13 vezes no cartão, inclusive nos dez primeiros espaços da primeira fileira. Ao apresentar a novidade em um programa de TV na última segunda-feira, 22, ele usou o fato para ironizar sobre o regime ditatorial. 

Os venezuelanos se preparam para as eleições presidenciais que acontecem daqui há três meses, em 28 de julho. Líder do regime, Nicolás Maduro está no poder desde 2013, quando Hugo Chávez morreu. É exatamente pela aproximação com o período eleitoral que a nova cédula foi apresentada ao povo da Venezuela.

Diferente do Brasil, a votação por lá acontece em cédula de papel. O cartão tem um espaço para cada partido, com as fotos dos respectivos candidatos. É importante ressaltar que a escolha de quem e quantas vezes aparece na cédula eleitoral não é aleatória. 

Segundo o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), a disposição é definida a partir de critérios específicos, como os votos obtidos nas eleições anteriores e o tempo de registro da sigla. Já o número de vezes que o candidato aparece corresponde ao partido que ele representa na coalizão. Nicolás Maduro faz parte do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV).

Em tom irônico, o ditador comentou sobre a quantidade de vezes que aparece na cédula durante o programa Con Maduro +. “Maduro tem 13 cartões. Hegemonia. Candidato único. ”, alfinetou.

O presidente ainda continuou, com o tom sarcástico: “Não querem dizer que eu só tenho 13 cartões legais, como ocorreu nas outras eleições, porque temos 13 movimentos políticos, todos muito poderosos, da esquerda, do marxismo, do leninismo, do comunismo, do cristianismo, dos movimentos sociais, que apoiam unitariamente a candidatura”. 

A cédula foi oficialmente apresentada pelo presidente da Venezuela mesmo antes do fim do prazo dado pelo CNE para a escolha final dos candidatos dos partidos. O período aberto pelo Conselho encerrou na última terça-feira, 23. No entanto, isso não significa que o documento não possa ser modificado. O órgão ainda permitirá possíveis alterações durante a ‘janela’ de prorrogação.

Nicolás Maduro enfrentará Edmundo González Urrutia, escolhido pela Plataforma Democrática Unitária (PUD). O opositor do presidente aparece muito menos na cédula: três vezes.

O nome de González entrou oficialmente na disputa depois que outros possíveis candidatos tiveram o registro negado, como foi o caso da líder opositora Maria Corina Machado. Ela foi barrada do pleito e proibida de ocupar cargos públicos por 15 anos.

O Post Foto de Maduro aparece 13 vezes em nova cédula eleitoral da Venezuela e ele ironiza sobre ditadura apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/foto-de-maduro-aparece-13-vezes-em-nova-cedula-eleitoral-da-venezuela-e-ele-ironiza-sobre-ditadura/feed/ 1
Esquerda Brasileira Aplaude Sistema Venezuelano de ‘Voto Impresso para checagem’ https://www.contrafatos.com.br/esquerda-brasileira-aplaude-sistema-venezuelano-de-voto-impresso-para-checagem/ https://www.contrafatos.com.br/esquerda-brasileira-aplaude-sistema-venezuelano-de-voto-impresso-para-checagem/#respond Thu, 04 Apr 2024 18:07:37 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=437646 Partidos e militantes dizem que ditadura de Nicolás Maduro tem um 'sistema eleitoral democrático'

O Post Esquerda Brasileira Aplaude Sistema Venezuelano de ‘Voto Impresso para checagem’ apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Partidos e militantes dizem que ditadura de Nicolás Maduro tem um ‘sistema eleitoral democrático’

No ano de 2021, os legisladores de esquerda votaram contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 135/19, a qual tornaria compulsória a emissão de voto impresso no Brasil. A deputada federal Fernanda Melchionna (RS), representando o Psol, argumentou naquele momento que tal método constituiria “um retrocesso”. Os membros do PT alegavam que essa seria uma estratégia do então presidente para “tumultuar as eleições”. Atualmente, os congressistas de esquerda estão defendendo a implementação do voto impresso na como um meio de “checagem” dos resultados eleitorais.

Na terça-feira passada, dia 2, uniu-se uma variedade de políticos, organizações e ativistas de esquerda do Brasil em um “manifesto” que apoiava a eleição presidencial na Venezuela, algo que eles denominam como “processo eleitoral”.

Quatro deputados federais do PT, Airton Faleiro (PA), Dionilson Marcon (RS), Nilto Tatto (SP) e Valmir Assunção (BA), são signatários de uma carta que elogia o sistema de “voto impresso para checagem” usado na Venezuela. Além deles, os deputados estaduais João Daniel (SE), Marina do MST (RJ), Messias (CE) e Rosa Amorim (PE) também assinam o documento. O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) é outro político com mandato que apoia o atual formato eleitoral adotado pelo regime venezuelano.

A eleição está marcada para o dia 28 de julho e o principal candidato é o ditador . Os únicos oponentes são políticos que apoiam o regime ditatorial ou pertencem a uma “oposição de aparência”, conforme relatado pelo cientista político venezuelano William Clavijo Vitto.

Embora o ditador tenha causado violações dos direitos humanos, perseguição, colapso econômico, miséria, fome e 7,7 milhões de refugiados, de acordo com as Nações Unidas, representantes da esquerda brasileira simpatizam com o atual governo venezuelano.

“Sistema democrático”

Em uma carta que expressa apoio ao governo de Maduro, uma informação peculiar é enfatizada por deputados, instituições e militantes:“A Venezuela tem um sistema eleitoral democrático, que usa urnas eletrônicas e que tem também voto impresso, para checagem.”

De forma irônica, no ano de 2021, (PR), que é deputada federal e presidente nacional do PT, declarou que Jair , o presidente na época e membro do PL, era a favor do voto impresso pois isso permitiria “auditar a contagem”. No entanto, para o PT, essa alegação era uma “mentira”.

Em 2021, o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), líder da minoria, mencionou à TV PT que a possível contagem de votos impressos poderia tornar as eleições ainda mais inseguras. Chinaglia fez parte da comissão especial responsável pela análise da PEC 135/19.

Adicionalmente a ele, o parlamentar Odair Cunha (PT-MG) reafirmou que a sugestão de votos impressos introduziria mais instabilidade ao processo eleitoral, pois ressuscitaria “a possibilidade de manipulação física dos votos”. “a possibilidade de manipulação física dos votos”. “O grande avanço do voto eletrônico no Brasil foi exatamente retirar a manipulação feita por milhares de pessoas que contavam manualmente os votos.”

“O mais transparente do mundo”

No começo da semana atual, Nicolás Maduro, o líder autoritário da Venezuela, garantiu que sua nação “tem o sistema eleitoral mais confiável, transparente e auditado do mundo”. Ele fez essa afirmação durante o programa Con Maduro+, que foi ao ar pela emissora de televisão governamental venezuelana, na segunda-feira do dia 1º. As informações são da Revista Oeste.

O Post Esquerda Brasileira Aplaude Sistema Venezuelano de ‘Voto Impresso para checagem’ apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/esquerda-brasileira-aplaude-sistema-venezuelano-de-voto-impresso-para-checagem/feed/ 0
Ditador Maduro manda cortar energia de embaixada argentina, onde estão oposicionistas https://www.contrafatos.com.br/ditador-maduro-manda-cortar-energia-de-embaixada-argentina-onde-estao-oposicionistas/ https://www.contrafatos.com.br/ditador-maduro-manda-cortar-energia-de-embaixada-argentina-onde-estao-oposicionistas/#comments Wed, 27 Mar 2024 20:52:45 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=433439 Em nota, o governo de Javier Milei condenou a medida; os opositores são aliados da ex-candidata à Presidência da Venezuela María Corina Machado

O Post Ditador Maduro manda cortar energia de embaixada argentina, onde estão oposicionistas apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Em nota, o governo de Javier Milei condenou a medida; os opositores são aliados da ex-candidata à Presidência da Venezuela María Corina Machado

Na terça-feira 26, o governo argentino informou em um comunicado que o fornecimento de energia na embaixada da Argentina em Caracas, na , foi interrompido na segunda-feira 25. O local abriga pelo menos cinco opositores do ditador .

O governo argentino informou que o corte foi realizado sem qualquer notificação ou justificativa prévia. O documento ainda “alerta o governo da Venezuela contra qualquer ação que ponha em perigo a segurança do pessoal diplomático argentino e dos cidadãos venezuelanos sob proteção”.

A gestão de também recordou Caracas da “obrigação do Estado receptor de resguardar as instalações da missão diplomática contra intrusões ou danos, e de preservar a tranquilidade e a dignidade da mesma”. Não foi detalhado na nota se o fornecimento foi reiniciado.

Pedro Urruchurtu, Magalli Meda, Humberto Villalobos, Claudia Macero e Omar González são os oposicionistas. Todos enfrentam ordens de prisão emitidas por Tarek William Saab, o procurador-geral aliado a Maduro, por “ações violentas”, “terrorismo” e “desestabilização”.

São aliados de Machado, ex-candidata à presidência, que foi inabilitada por 15 anos pela da Venezuela.

Regime impede Bloqueia Candidatura de Corina Yoris

O governo ditatorial de Nicolás Maduro na Venezuela impediu que a principal aliança de oposição do país, liderada pelos partidos MUD e UNT, registrasse a candidatura de Corina Yoris no site do Conselho Nacional Eleitoral, a entidade responsável pelas eleições no país.

O período finalizou às 23h59 da segunda-feira, dia 25, e Corina – que substituía outra candidata que não pôde participar, María Corina Machado – foi excluída da competição.

O terceiro mandato de Nicolás Maduro está praticamente garantido, uma vez que ele disputará as eleições, agendadas para 28 de julho, sem praticamente nenhuma oposição. Com 12 anos já cumpridos no poder, essa vitória poderia estender seu reinado para um total de 18 anos.

Omar Barboza, um dos líderes da coalizão opositora, declarou que o grupo lidou com limitações no sistema online do Conselho Nacional Eleitoral, impossibilitando o registro da candidatura de Corina Yoris. As informações são da Revista Oeste .


O Post Ditador Maduro manda cortar energia de embaixada argentina, onde estão oposicionistas apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/ditador-maduro-manda-cortar-energia-de-embaixada-argentina-onde-estao-oposicionistas/feed/ 1