Bolsonaro - ContraFatos https://www.contrafatos.com.br/tag/bolsonaro/ Não há argumentos Fri, 28 Jun 2024 04:41:08 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.5 https://www.contrafatos.com.br/wp-content/uploads/2020/09/favicon-96x96-2.png Bolsonaro - ContraFatos https://www.contrafatos.com.br/tag/bolsonaro/ 32 32 Bolsonaro critica prisão de Filipe Martins: “torturado” https://www.contrafatos.com.br/bolsonaro-critica-prisao-de-filipe-martins-torturado/ https://www.contrafatos.com.br/bolsonaro-critica-prisao-de-filipe-martins-torturado/#comments Fri, 28 Jun 2024 04:41:03 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=483043 Bolsonaro critica prisão de ex-assessor Filipe Martins pela primeira vez

O Post Bolsonaro critica prisão de Filipe Martins: “torturado” apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Bolsonaro critica prisão de ex-assessor Filipe Martins pela primeira vez

Pela primeira vez, o ex-presidente (PL) expressou críticas à prisão de Filipe Martins, ex-assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais. Martins está detido desde 8 de fevereiro por ordem do ministro do Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Filipe permanece preso sem acusação formal, apesar do parecer favorável à sua liberdade emitido pela Procuradoria Geral da República (PGR). A justificativa para a sua detenção é uma suposta viagem que, de fato, nunca aconteceu.

“Filipe G. Martins preso, ou melhor, torturado preventivamente há 139 dias: o que esperar para seus algozes?”, escreveu o ex-presidente em uma publicação na rede social X, nesta quinta-feira (27).

No post, o antigo chefe do executivo postou um vídeo onde o parlamentar (PL-SP) questiona a detenção de Filipe Martins em um discurso no púlpito da Câmara.

No pronunciamento, Eduardo mencionou incongruências do Supremo Tribunal Federal (STF) ao manter a detenção do ex-assessor especial.

“A senha dessas pessoas é prender o Bolsonaro. Como não acham uma forma, tem que ficar fazendo esse tipo de coisa, essa tortura psicológia. A conta só vai aumentando. Não estou fazendo ameaças, até porque eu sou um simples deputado, mas eu ando muito pelos Estados Unidos e eu estou dizendo para vocês, em um dia o resolve essa parada”, disse Eduardo ao apostar no retorno de à Presidência dos EUA.

O parlamentar afirmou que, caso seja eleito, Trump teria a capacidade de impor sanções ao Brasil para proteger as “liberdades dos brasileiros”.

Martins foi preso há quatro meses, no dia 8 de junho. A Polícia Federal deteve o ex-assessor em 8 de fevereiro, sob ordens do ministro Alexandre de Moraes.

A ação examina a alegada ligação dele aos eventos de 8 de janeiro de 2023 e a um suposto ensaio de golpe de Estado.

Moraes emitiu uma ordem de prisão fundamentada em um arquivo desatualizado do Microsoft Word, que continha uma lista de passageiros do voo presidencial para Orlando, nos EUA, em 30 de dezembro de 2022. Supostamente, o nome do ex-assessor estava incluído na lista.

Já foi comprovado pela defesa de Filipe, através de confirmação da companhia aérea, que ele não acompanhou a comitiva de Bolsonaro até Orlando, ao invés disso, ele permaneceu no Brasil e foi para Curitiba (PR), contradizendo a alegação da Polícia Federal (PF) de que o ex-assessor planejara uma fuga.

Filipe foi preso no apartamento de sua futura esposa em Ponta Grossa (PR).

No documento, a Polícia Federal continua a sustentar a ideia de evasão, apontando como possíveis provas a descoberta de poucos itens pessoais no apartamento e o fato de que a cidade paranaense está localizada “a cerca de 461 quilômetros de distância da cidade de Dionísio Cerqueira, fronteira com a Argentina, e 551 quilômetros até a cidade de Guaíra, fronteira com o Paraguai”.

A suposição sugerida pelos colegas de Martins é que ele estaria sofrendo tortura psicológica: a justiça estaria mantendo-o em cárcere sob condições deploráveis com a intenção de pressioná-lo a uma delação. As informações são da Gazeta do Povo.


O Post Bolsonaro critica prisão de Filipe Martins: “torturado” apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/bolsonaro-critica-prisao-de-filipe-martins-torturado/feed/ 2
“O que entregamos até agora? Nada”, diz Lula ao justificar queda na aprovação https://www.contrafatos.com.br/o-que-entregamos-ate-agora-nada-diz-lula-ao-justificar-queda-na-aprovacao/ https://www.contrafatos.com.br/o-que-entregamos-ate-agora-nada-diz-lula-ao-justificar-queda-na-aprovacao/#comments Thu, 27 Jun 2024 03:47:09 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=482472 Presidente Lula minimiza queda em aprovação e atribui a expectativas do segundo ano de mandato

O Post “O que entregamos até agora? Nada”, diz Lula ao justificar queda na aprovação apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Presidente Lula minimiza queda em aprovação e atribui a expectativas do segundo ano de mandato

O presidente (PT) diminuiu a importância das pesquisas que indicam uma diminuição na aprovação de seu governo, afirmando que essa tendência é comum no segundo ano de mandato, quando a população deseja ver “entregas” do governo.

O petista afirmou que sua equipe utilizou o primeiro ano para “reorganizar” o governo, com a expectativa de recuperar a aprovação popular até o fim do mandato.

“No 1º ano, o povo não te cobra nada… Agora, no 2º ano, ele começa a ter expectativa de que as coisas sejam cumpridas, e eu falei para o [Paulo] Pimenta: ‘O que nós entregamos até agora? Nada’. Nós fizemos 96 reuniões aqui dentro do Palácio, rearrumamos o governo, reorganizamos o governo, decidimos as políticas públicas, o que nós vamos fazer, e quando você decide a política pública, é uma semente: você decide, você planta, e demora um tempo”, disse o petista em entrevista concedida ao portal UOL, nesta quarta-feira (26).

Durante a entrevista, Lula declarou que o ex-presidente Jair (PL) “tentou dar um golpe de estado”. Mesmo com essa alegação, o petista afirmou que defende a “presunção de inocência” de Bolsonaro.

O petista ainda afirmou que o presidente argentino, Javier Milei, lhe deve “desculpas” por ter falado “muita bobagem”.

“Eu não conversei com o presidente da Argentina porque eu acho que ele tem que pedir desculpas ao Brasil e a mim, ele falou muita bobagem. Eu só quero que ele peça desculpas. A Argentina é um país que eu gosto muito, é um país muito importante para o Brasil, o Brasil é muito importante para a Argentina, e não é um presidente da República que vai criar uma cizânia entre o Brasil e a Argentina”, disse Lula.

A Casa Rosada respondeu, dizendo que o presidente libertário não tem motivos para pedir desculpas ao brasileiro. As informações são da Gazeta do Povo.


O Post “O que entregamos até agora? Nada”, diz Lula ao justificar queda na aprovação apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/o-que-entregamos-ate-agora-nada-diz-lula-ao-justificar-queda-na-aprovacao/feed/ 2
Oposição diz que ‘O crime organizado está em festa com decisão do STF sobre maconha’ https://www.contrafatos.com.br/oposicao-diz-que-o-crime-organizado-esta-em-festa-com-decisao-do-stf-sobre-maconha/ https://www.contrafatos.com.br/oposicao-diz-que-o-crime-organizado-esta-em-festa-com-decisao-do-stf-sobre-maconha/#comments Wed, 26 Jun 2024 14:50:39 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=482168 Deputados e senadores se manifestaram depois da decisão do Supremo Tribunal Federal de descriminalizar porte da droga

O Post Oposição diz que ‘O crime organizado está em festa com decisão do STF sobre maconha’ apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Deputados e senadores se manifestaram depois da decisão do Supremo Tribunal Federal de descriminalizar porte da droga

Críticas à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal vieram de e senadores da oposição. A votação ocorreu na terça-feira 25, sendo aprovada por 8 votos a 3.

Os que votaram a favor da descriminalização foram: Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Rosa Weber (seu sucessor, Flávio Dino, não votou), Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Luiz Fux e Cármen Lúcia.

Nunes Marques, e Cristiano Zanin foram os que votaram contra.

Oposição Alega que Decisão do STF sobre Maconha Fortalece o Tráfico

Parlamentares afirmaram que o comportamento do STF equivale a um ato de legislar, e, portanto, é uma interferência nas prerrogativas do Poder Legislativo, em concordância com a declaração do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Eles enfatizaram ainda que a maconha é um droga ilegal no Brasil e, como tal, beneficiará os traficantes, que são os únicos a possuir a substância. Na visão deles, a decisão irá acarretar um aumento no consumo e, consequentemente, nos problemas de saúde e na violência.

O parlamentar (PL-MG) também ressaltou a interferência do STF nas responsabilidades do Legislativo. “Legislam sobre drogas, aborto e qualquer tema no Brasil. Os iluminados do STF estão decidindo tudo nesse país. Não precisa fechar o Congresso —eles já fizeram isso.”

O deputado Osmar Terra (MDB-RS) expressou que o “STF atropelou decisões do Congresso” e assumiu uma postura não concordada pela maioria da população brasileira. Ele questionou: “Os usuários vão comprar de quem? Eles vão comprar do tráfico. Vai fortalecer o tráfico, vai aumentar o consumo de drogas.”

A parlamentar Julia Zanatta (PL-SC) afirmou que o crime organizado está “em festa com o STF”. A parlamentar disse que o ativismo judicial da Corte no caso da maconha será barrado com a Proposta de Emenda à Constituição 45/2025, “que criminaliza a posse ou porte de qualquer quantidade de droga. A última palavra deve ser dos parlamentares, os legítimos representantes do povo.”

Após a decisão do Supremo Tribunal Federal, o senador Cleitinho (Republicanos-MG) registrou um vídeo onde enviou uma mensagem aos sete juízes que apoiaram a descriminalização da maconha. “Já que vocês querem tanto legislar, tem eleição este ano. Tem eleição para vereador. Vão se candidatar a vereador e no santinho, vocês colocam as suas propostas, dizem que são favor das drogas, do aborto.”

O senador (PL-RJ) afirmou que a resolução do STF essencialmente autoriza o comércio ilegal de entorpecentes. “Traficantes venderão pequenas quantidades, aumentando o consumo e a violência. A saúde pública será sobrecarregada e quem paga a conta é o contribuinte que não usa droga. Lutemos contra essa decisão!”


O Post Oposição diz que ‘O crime organizado está em festa com decisão do STF sobre maconha’ apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/oposicao-diz-que-o-crime-organizado-esta-em-festa-com-decisao-do-stf-sobre-maconha/feed/ 1
Bolas de tênis, voleibol e futebol: governo Lula gasta quase R$ 80 mil com objetos esportivos https://www.contrafatos.com.br/bolas-de-tenis-voleibol-e-futebol-governo-lula-gasta-quase-r-80-mil-com-objetos-esportivos/ https://www.contrafatos.com.br/bolas-de-tenis-voleibol-e-futebol-governo-lula-gasta-quase-r-80-mil-com-objetos-esportivos/#respond Wed, 26 Jun 2024 14:14:00 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=482157 Compra para Prevenção de Doenças e Melhoria da Qualidade de Vida de Servidores da Presidência é Justificada por Executivo

O Post Bolas de tênis, voleibol e futebol: governo Lula gasta quase R$ 80 mil com objetos esportivos apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Compra para Prevenção de Doenças e Melhoria da Qualidade de Vida de Servidores da Presidência é Justificada por Executivo

O Executivo durante a gestão destinou quase R$ 80 mil para a compra de equipamentos esportivos. A empresa fornecedora possui um prazo de 30 dias para a entrega dos produtos.

A encomenda, estruturada em 50 itens, inclui, além de outros produtos, raquetes e bolas de tênis, voleibol e futebol, bem como equipamentos de ginástica, como barras de ferro e exercitador de musculatura.

“Justificamos a aquisição dos materiais em função da necessidade de manutenção e/ou melhoria do condicionamento físico do Serviço de Preparação Física da Presidência da República, que tem como objetivo de colaborar com a prevenção de , tratamento de saúde, qualidade de vida no trabalho e melhorar o condicionamento físico-corporal dos servidores e terceirizados da PR”, informou o governo Lula.

Conforme o Executivo, a demanda é necessária em virtude da necessidade de substituição, “devido ao desgaste natural dos materiais utilizados diariamente no Serviço de Preparação Física”.

Governo Lula compra tapetes por R$ 70 mil

Uma semana atrás, Oeste fez uma compra antecipada de “tapetes de sisal” para o Planalto e a Alvorada. Atualmente, as novas peças estão localizadas nas áreas de circulação dos palácios.

A Diretoria Curatorial dos Palácios Presidenciais da Presidência da República forneceu o projeto de aquisição dos tapetes, bem como a definição das formas e cores.

No ano passado, em novembro, o governo atualizou o “enxoval” do Alvorada, com um custo próximo a R$ 90 mil.

A Presidência comprou 168 itens, incluindo colchas (com “fios egípcios”), lençóis, fronhas, edredons, cobre-leitos, tapetes e roupões.

O padrão exigido: “Primeira linha, referência Zelo, MMartan, similar ou melhor qualidade”.

Móveis de luxo

Durante o começo do mandato de Lula, a administração adquiriu móveis de luxo para o Alvorada, com um custo aproximado de R$ 200 mil.

Naquele momento, o Executivo atribuiu ao ex-presidente a responsabilidade pelo “sumiço” de uma parte da mobília.

Entretanto, os objetos desaparecidos estavam guardados em galpões no próprio palácio. As informações são da Revista Oeste.


O Post Bolas de tênis, voleibol e futebol: governo Lula gasta quase R$ 80 mil com objetos esportivos apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/bolas-de-tenis-voleibol-e-futebol-governo-lula-gasta-quase-r-80-mil-com-objetos-esportivos/feed/ 0
Oposição quer saber por que artistas estão ‘caladinhos’ diante do recorde de incêndios https://www.contrafatos.com.br/oposicao-quer-saber-por-que-artistas-estao-caladinhos-diante-do-recorde-de-incendios/ https://www.contrafatos.com.br/oposicao-quer-saber-por-que-artistas-estao-caladinhos-diante-do-recorde-de-incendios/#comments Tue, 25 Jun 2024 15:07:30 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=481628 Políticos e internautas também cobram Lula e Marina Silva por queimadas sem precedentes nos principais biomas do país

O Post Oposição quer saber por que artistas estão ‘caladinhos’ diante do recorde de incêndios apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Políticos e internautas também cobram Lula e Marina Silva por queimadas sem precedentes nos principais biomas do país

O recorde de incêndios que atingiu os três maiores biomas: Amazônia, Pantanal e cerrado, gerou grande repercussão nas redes sociais. Postagens antigas do presidente Luiz Inácio da Silva e da atual ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foram compartilhadas por políticos de oposição e usuários da internet. Nestas postagens, ambos atribuíam diretamente ao governo de Jair a responsabilidade pelas queimadas.

Durante aquele período, uma variedade de artistas do Brasil e figuras internacionais conhecidas, tais como o ator Leonardo DiCaprio e a ativista Greta Thunberg, aderiram às críticas. Entretanto, no governo de Lula, os artistas e ativistas parecem ter se silenciado, como observado em algumas postagens.

No ano de 2021, o Greenpeace Brasil juntou mais de 30 figuras artísticas em resposta às acusações de que o governo Bolsonaro estava sendo conivente com as queimadas. Eles lançaram a Canção pra Amazônia, um trabalho assinado pelo compositor Carlos Rennó e pelo cantor Nando Reis. Naquele momento, a canção foi descrita como um “grito em defesa” da floresta.

Por que os artistas estão “caladinhos” sobre incêndios?

Os congressistas Mário Frias (PL-SP) e Kim Kataguiri (União-SP) indagaram por que os artistas estão “caladinhos” durante o governo de Lula, e divulgaram um infográfico do Poder360, que ilustra o montante que o governo do PT destinou para a cultura e eventos.

Durante o governo Lula, não houve manifestação de nenhum ativista. Kataguiri questionou: “Quer saber o motivo do silêncio dos artistas sobre os incêndios no Pantanal?”, ao divulgar informações sobre o recorde de liberação de recursos para a cultura.

Também houve uma demanda do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) por uma posição dos artistas. Ele escreveu: “Os artistas sem talento da não conseguem criticar Lula e Marina por tudo que está acontecendo no Pantanal e as queimadas na Amazônia”.

O senador Rogério Marinho (PL-RN) questionou o silêncio de parte da imprensa sobre os incêndios no Pantanal, Amazônia e cerrado. “O Pantanal, o Cerrado e a Amazônia estão em chamas! É o padrão de gestão ambiental! Grande parte da mídia finge que não vê, enquanto no governo do presidente tudo era manchete.”

Reveladas as Posições de Lula e Marina Silva Antes de Assumirem o Governo: Uma Análise de Impressões

O posicionamento atual de Marina Silva foi comparado ao seu discurso em 2020 pelo deputado Mário Frias (PL-SP). Frias compartilhou um segmento da coletiva de imprensa de Marina Silva realizada na segunda-feira, dia 24, onde ela afirmou que as queimadas recordes deste ano são resultado de condições climáticas desfavoráveis e uma captura de tela de setembro de 2020.

Há quatro anos, Marina disse que “as queimadas no Pantanal e na Amazônia não são acidentais”. “Fazem parte de um projeto e de uma visão de mundo que despreza o meio ambiente, com os quais o governo compactua e incentiva.”

“A Marina Silva de 2020 tem uma mensagem para a Marina Silva de 2024”, ironizou Frias.

Marina Helena (Novo), pré-candidata à Prefeitura de , também destacou a mudança de postura da agora ministra do Meio Ambiente. “Marina Silva de 2020: O governo é o responsável pelas queimadas no Pantanal. Marina Silva de 2024: A crise climática é a responsável pelas queimadas no Pantanal. Para o azar da ministra, o print é eterno.” As informações são da Revista Oeste.


O Post Oposição quer saber por que artistas estão ‘caladinhos’ diante do recorde de incêndios apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/oposicao-quer-saber-por-que-artistas-estao-caladinhos-diante-do-recorde-de-incendios/feed/ 2
Anitta diz que foi pressionada para ser contra Bolsonaro https://www.contrafatos.com.br/anitta-diz-que-foi-pressionada-para-ser-contra-bolsonaro/ https://www.contrafatos.com.br/anitta-diz-que-foi-pressionada-para-ser-contra-bolsonaro/#comments Mon, 24 Jun 2024 18:02:54 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=481160 Anitta relembra pressão para se posicionar contra Bolsonaro nas eleições de 2018

O Post Anitta diz que foi pressionada para ser contra Bolsonaro apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Anitta relembra pressão para se posicionar contra Bolsonaro nas eleições de 2018

Anitta, a cantora, recordou a pressão que enfrentou em 2018 para tomar uma posição nas eleições presidenciais contra Jair , o candidato daquela época. Durante uma conversa com Bianca Andrade no segmento “No Corre da Make”, a cantora expressou que o episódio teve um grande impacto em sua saúde mental. Anitta, que foi desafiada por Daniela Mercury a divulgar seu voto publicamente na época, disse: “As pessoas estavam fazendo uma pressão imensa”,

“Isso mexeu muito com o meu psicológico. As pessoas estavam fazendo uma pressão imensa em todo mundo”, reiterou a cantora, que hoje se considera mais preparada. “Hoje em dia, eu aprendi e estou pronta para lidar de uma maneira muito diferente”, acrescentou. Anitta também ressaltou que atualmente trabalha de uma forma diferente, sem exigir tanto de si mesma.

“Teve um momento na minha vida em que eu só trabalhei. Acho que tem que haver um equilíbrio, sabe? Antes eu queria ser a melhor, a maior. Hoje em dia, eu não quero ser a maior nem a melhor, eu quero ser feliz”, declarou a estrela, destacando que não tem a mesma disposição de antes para fazer o necessário para estar sempre no topo.

“Eu não estou mais disposta a fazer as coisas que precisam ser feitas para estar no topo. Estar no topo implica e exige várias coisas de mim que eu não estou mais disposta a fazer. Para ser a artista mais falada, eu teria que mostrar 24 horas do meu dia no Instagram. Então, eu não vou ser a mais falada, porque eu não quero mais mostrar 24 horas do meu dia no meu Instagram”, concluiu Anitta.


O Post Anitta diz que foi pressionada para ser contra Bolsonaro apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/anitta-diz-que-foi-pressionada-para-ser-contra-bolsonaro/feed/ 8
Bolsonaro cobra Lula por ter se vacinado “escondido” https://www.contrafatos.com.br/bolsonaro-cobra-lula-por-ter-se-vacinado-escondido/ https://www.contrafatos.com.br/bolsonaro-cobra-lula-por-ter-se-vacinado-escondido/#comments Mon, 24 Jun 2024 15:30:25 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=481105 Bolsonaro critica Lula nas redes sociais sobre vacinação durante a pandemia

O Post Bolsonaro cobra Lula por ter se vacinado “escondido” apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Bolsonaro critica Lula nas redes sociais sobre vacinação durante a pandemia

No período da pandemia da Covid-19, o antigo presidente Jair (PL) foi foco de críticas por sua atitude em relação à imunização contra a doença. Na última sexta-feira, Bolsonaro utilizou as mídias sociais para provocar seu sucessor, Luiz Inácio da Silva (PT), sobre a mesma questão. De acordo com uma matéria da Folha de S. Paulo, Lula foi vacinado contra a dengue no começo de fevereiro, numa clínica particular, cinco dias antes do começo da campanha do SUS.

“Bolsonaro postou no Twitter “Se vacinou escondido… O povo que se dane”, junto com a repostagem de uma reportagem da Folha. As respostas ao ex-presidente foram diversas, incluindo críticas tanto à ação de Lula quanto sarcasmo direcionado a Bolsonaro.”

“Surpreende zero pessoas”, reclamou uma seguidora. “Esse descondenado nunca se preocupou com o povo”, atacou outra. “Lula como sempre egoísta”, afirmou um terceiro.

A matéria da Folha foi utilizada não só por Bolsonaro, mas também por outros políticos de oposição para criticar Lula, como o senador (PL-RJ), filho do ex-presidente.

A informação de que Lula recebeu a vacina contra a dengue em 5 de fevereiro, em uma clínica particular e sem publicidade, quatro dias antes do início da campanha de imunização pelo SUS, foi revelada pela Folha. Embora não seja ilegal receber a dose em estabelecimentos privados, o governo se absteve de fornecer informações sobre o modelo, o custo da vacina aplicada e o nome do laboratório, conforme relatado pelo jornal.


O Post Bolsonaro cobra Lula por ter se vacinado “escondido” apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/bolsonaro-cobra-lula-por-ter-se-vacinado-escondido/feed/ 1
“Aos deputados que gravaram vídeo apoiando Pablo Marçal, peçam um vídeo dele para vocês para 2026”, diz Bolsonaro https://www.contrafatos.com.br/aos-deputados-que-gravaram-video-apoiando-pablo-marcal-pecam-um-video-dele-para-voces-para-2026-diz-bolsonaro/ https://www.contrafatos.com.br/aos-deputados-que-gravaram-video-apoiando-pablo-marcal-pecam-um-video-dele-para-voces-para-2026-diz-bolsonaro/#comments Sun, 23 Jun 2024 18:06:01 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=480621 Bolsonaro envia recado a parlamentares bolsonaristas após declarar apoio a Ricardo Nunes

O Post “Aos deputados que gravaram vídeo apoiando Pablo Marçal, peçam um vídeo dele para vocês para 2026”, diz Bolsonaro apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Bolsonaro envia recado a parlamentares bolsonaristas após declarar apoio a Ricardo Nunes

Depois de expressar seu apoio a (MDB), o ex-presidente mandou uma mensagem clara aos legisladores bolsonaristas que estão dando suporte à candidatura de Pablo Marçal.

deixou claro, em declaração ao site Metrópoles, que negará apoio àqueles que não seguirem suas instruções na eleição municipal. “Aos que porventura gravaram vídeo apoiando Pablo Marçal, peçam um vídeo dele para vocês para as eleições de 2026”,

Bolsonaro fez uma declaração depois que a Folha de S. Paulo expôs que Marçal tem um “arsenal” de vídeos de parlamentares de direita para usar em sua campanha. Embora tenha certa inclinação por Marçal, Bolsonaro irá se concentrar totalmente na campanha de Ricardo Nunes.

A escolha do coronel Mello Araújo (PL), indicado por Bolsonaro, para vice na chapa do Nunes, intensificou o entusiasmo do ex-presidente. O anúncio oficial do nome de Mello Araújo ocorreu na sexta-feira (21), em um evento que reuniu Ricardo Nunes e o governador Tarcísio de Freitas.

Pablo Marçal procura inspiração na senadora Damares Alves com o objetivo de ganhar votos conservadores, mesmo sem o respaldo do partido de Bolsonaro, o PL. Contudo, existe uma diferença marcante entre os cenários.

No ano de 2022, realizou uma campanha explícita para Damares, do partido Republicanos, situação que não se repetirá este ano com Marçal. Durante a eleição anterior, o presidente da época deu permissão para Michelle deixar de apoiar Flávia Arruda, candidata pelo PL, e passar a apoiar Damares, devido ao descontentamento com Flávia e a estreita relação entre Michelle e Damares.


O Post “Aos deputados que gravaram vídeo apoiando Pablo Marçal, peçam um vídeo dele para vocês para 2026”, diz Bolsonaro apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/aos-deputados-que-gravaram-video-apoiando-pablo-marcal-pecam-um-video-dele-para-voces-para-2026-diz-bolsonaro/feed/ 1
Greve nas universidades federais: ‘Não tenho medo de reitor’, diz Lula https://www.contrafatos.com.br/greve-nas-universidades-federais-nao-tenho-medo-de-reitor-diz-lula/ https://www.contrafatos.com.br/greve-nas-universidades-federais-nao-tenho-medo-de-reitor-diz-lula/#comments Sat, 22 Jun 2024 14:39:25 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=480019 Paralisação completou dois meses, e presidente tem feito queixas ao movimento: 'Quero ter uma relação, a mais democrática possível'

O Post Greve nas universidades federais: ‘Não tenho medo de reitor’, diz Lula apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Paralisação completou dois meses, e presidente tem feito queixas ao movimento: ‘Quero ter uma relação, a mais democrática possível’

O presidente Luiz Inácio da Silva afirmou que não possui “medo de reitor”, ao contrastar sua administração com a do antigo presidente Jair (PL) no que diz respeito à interação com os funcionários da educação. Durante um evento no Maranhão na última sexta-feira, dia 21, Lula realçou as políticas implementadas durante seu mandato e mencionou várias questões, incluindo a comunicação com os reitores.

“Vocês estão lembrados de um presidente que nunca recebeu um reitor na vida dele? Nunca recebeu um reitor. Eu, em apenas um ano e sete meses, já convidei duas reuniões de todos os reitores do Brasil, das universidades e dos institutos federais, porque eu não tenho medo de reitor”, disse Lula.

Na sequência, o presidente fez uma referência ao seu dedo mínimo amputado e prosseguiu: “E esse dedo que falta não foram eles (os reitores) que morderam. Esse dedo eu perdi numa fábrica. E, portanto, eu quero ter uma relação, a mais democrática possível”.

A paralisação das universidades federais atingiu dois meses no passado dia 15, causando desgaste ao governo. O chefe de estado tem expressado reclamações e, recentemente, solicitou aos reitores que reconsiderem as razões para a continuação da .

Durante uma cerimônia no Palácio do Planalto, em 10 de junho, Lula expressou que não compreende por que a greve “durar o que está durando”. Em resposta, ele anunciou investimentos em projetos de infraestrutura para instituições educacionais.

Na entrevista concedida à Rádio Verdinha, do Ceará, na quinta-feira, 20, Lula expressou que a mobilização dos funcionários da educação “prejudica os alunos”. Ele também assegurou que o governo tem respondido às solicitações de aumento salarial.

“Nós demos 9% antecipado no ano passado. Eu, às vezes, fico triste, porque ninguém agradeceu os 9%, e estão fazendo uma greve dizendo que é por 4,5%, e que nós não demos nada esse ano”, declarou, na ocasião.


O Post Greve nas universidades federais: ‘Não tenho medo de reitor’, diz Lula apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/greve-nas-universidades-federais-nao-tenho-medo-de-reitor-diz-lula/feed/ 1
PL promete Senado a Marçal em 2026 por abandonar corrida à prefeitura de SP https://www.contrafatos.com.br/pl-promete-senado-a-marcal-em-2026-por-abandonar-corrida-a-prefeitura-de-sp/ https://www.contrafatos.com.br/pl-promete-senado-a-marcal-em-2026-por-abandonar-corrida-a-prefeitura-de-sp/#comments Sat, 22 Jun 2024 03:54:36 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=479786 Pré-candidato do PRTB questiona acordo do Centrão em post nas redes sociais

O Post PL promete Senado a Marçal em 2026 por abandonar corrida à prefeitura de SP apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Pré-candidato do PRTB questiona acordo do Centrão em post nas redes sociais

No dia em que (MDB) revelou oficialmente seu vice para a Prefeitura de , Mello Araújo, a Folha de S.Paulo divulgou que o líder do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, propôs uma negociação ao pré-candidato do PRTB, Pablo Marçal: suporte para o Senado em 2026 em troca de sua retirada da disputa municipal. Essa informação foi revelada na sexta-feira, 21.

Segundo uma matéria da Folha, em uma reunião de trabalho com e prefeitos do partido, Valdemar propôs a oferta. A reunião aconteceu no último sábado, dia 15, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Durante o encontro, Valdemar teria reiterado seu apoio a Nunes e expressado que é muito cedo para o empresário concorrer ao cargo de prefeito.

No ano de 2026, duas posições para o Senado estarão disponíveis no Distrito Federal. O líder do PL já informou que uma dessas vagas será concorrida pelo deputado (PL-SP), a quem ele se referiu como um “prodígio”.

Pablo Marçal ironiza convite de Valdemar

Pablo Marçal, que é pré-candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PRTB, provavelmente não aceitará o convite de Valdemar Costa Neto. O motivo é que o empresário usou as redes sociais para ironizar a situação logo após a publicação da matéria da Folha.

“Os ‘maquinistas’ estão me oferecendo até a Presidência da República para deixar a Prefeitura de São Paulo”, escreveu Marçal, em suas redes sociais. “O que iremos fazer com isso? Que acordo é esse do centrão?”

As sondagens eleitorais posicionam o prefeito em exercício, Ricardo Nunes, e o pré-candidato (Psol) como os principais concorrentes. No entanto, Marçal está ganhando terreno à medida que o dia da eleição se aproxima. Segundo a Folha, ele está causando desconforto entre os apoiadores de Nunes.

“Estamos crescendo 102 mil intenções de voto por dia na pesquisa”, completa Marçal, na publicação. “Entendeu o desespero?” As informações são da Revista Oeste.


O Post PL promete Senado a Marçal em 2026 por abandonar corrida à prefeitura de SP apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/pl-promete-senado-a-marcal-em-2026-por-abandonar-corrida-a-prefeitura-de-sp/feed/ 1