Roma - ContraFatos https://www.contrafatos.com.br/tag/roma/ Não há argumentos Fri, 28 Jun 2024 03:29:20 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.5 https://www.contrafatos.com.br/wp-content/uploads/2020/09/favicon-96x96-2.png Roma - ContraFatos https://www.contrafatos.com.br/tag/roma/ 32 32 Policial que analisou vídeo de confusão com Moraes em Roma ganha cargo em Londres https://www.contrafatos.com.br/policial-que-analisou-video-de-confusao-com-moraes-em-roma-ganha-cargo-em-londres/ https://www.contrafatos.com.br/policial-que-analisou-video-de-confusao-com-moraes-em-roma-ganha-cargo-em-londres/#comments Thu, 27 Jun 2024 23:36:49 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=482921 Agente da Polícia Federal foi designado como adido adjunto na embaixada do Brasil em Londres

O Post Policial que analisou vídeo de confusão com Moraes em Roma ganha cargo em Londres apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Agente da Polícia Federal foi designado como adido adjunto na embaixada do Brasil em Londres

O oficial Clésio Leão de Carvalho, da Polícia Federal, foi nomeado para a posição de adido policial federal adjunto na Embaixada em Londres. Clésio teve a tarefa de assistir e relatar os vídeos de um incidente envolvendo a família do ministro do STF ( Tribunal Federal) Alexandre de Moraes no Aeroporto Internacional de , em 2023.

Uma primeira análise da PF sobre o episódio pediu o arquivamento do caso, mas um novo delegado foi designado para finalizar as investigações, e com base no laudo de Carvalho a corporação indiciou Roberto Mantovani, Filho Andrea Munarão e Alex Zanatta Bignotto por crime de calúnia contra Moraes.

O cargo de adidância tem mandato de três anos, e o agente vai receber ajuda de custo entre R$ 38 mil e R$ 115 mil para a mudança de endereço na ida e novamente na volta, além de salário em dólar. A indicação de Carvalho para o posto em Londres já estava prevista em uma série de mudanças de cargos no exterior.

As chefias de algumas adidâncias importantes precisam de novos titulares até o fim do ano. Nos bastidores, nos próximos meses devem ser confirmadas, por exemplo, a indicação de nomes da alta cúpula da PF, como o do diretor-executivo da corporação, Paulo Gustavo Leite, para adido de Washington, e do diretor de Inteligência Policial da PF, Rodrigo Moraes, para adido em Londres.

Alguns superintendentes regionais para Argentina, e também devem ser nomeados ainda em 2024.

Relatório de Carvalho

Na análise feita das imagens da confusão envolvendo Moraes, Carvalho escreveu que “imagens do Aeroporto Internacional de Roma permitem concluir que Roberto Mantovani Filho e Andreia Munarão provocaram, deram causa e, possivelmente, por suas expressões corporais mostradas nas imagens, podem ter ofendido, injuriado ou mesmo caluniado o ministro Alexandre de Moraes e seu filho Alexandre Barci de Moraes”.

No texto, o agente destacou, também, que “posteriormente à breve discussão entre os dois, visivelmente motivada pelas ações de Andreia Munarão, que provocaram aparente verbalização por parte de Barci, Roberto Mantovani levantou a mão direita e atingiu o rosto (ou os óculos) de Alexandre Barci de Moraes, deslocando ou fazendo sair de sua face o acessório do filho do ministro”.


O Post Policial que analisou vídeo de confusão com Moraes em Roma ganha cargo em Londres apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/policial-que-analisou-video-de-confusao-com-moraes-em-roma-ganha-cargo-em-londres/feed/ 2
Haddad Chega Em Roma Para falar com Papa Francisco Sobre Taxação Internacional De Super-Ricos https://www.contrafatos.com.br/haddad-chega-em-roma-para-falar-com-papa-francisco-sobre-taxacao-internacional-de-super-ricos/ https://www.contrafatos.com.br/haddad-chega-em-roma-para-falar-com-papa-francisco-sobre-taxacao-internacional-de-super-ricos/#comments Tue, 04 Jun 2024 17:56:06 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=470404 Ministro da Fazenda busca apoio do Papa Francisco para taxação de super-ricos internacionais

O Post Haddad Chega Em Roma Para falar com Papa Francisco Sobre Taxação Internacional De Super-Ricos apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Ministro da Fazenda busca apoio do Papa Francisco para taxação de super-ricos internacionais

Fernando Haddad, o Ministro da Fazenda, planeja procurar um apoio significativo para a proposta do Brasil de impor impostos sobre os super-ricos internacionais. Ele chega a Roma nesta terça-feira (04), onde discutirá com o Papa Francisco sobre a proposta feita pelo Brasil, que deteve a presidência do G20 em fevereiro.

Na noite de segunda-feira (3), o ministro partiu para a capital italiana e está programado para retornar ao Brasil no final do dia na quarta-feira (5), chegando a na quinta-feira (6).

Além de se encontrar com o papa Francisco, Haddad também estará presente na conferência “Enfrentando a Crise da Dívida no Sul Global”, um evento co-organizado pela Universidade de Columbia e pela Pontifícia Academia de Ciências Sociais, uma instituição vinculada ao .

Durante a reunião com o Papa, Haddad irá expor os progressos alcançados pela presidência brasileira do G20, enfatizando a imposição de taxas sobre grandes fortunas, o combate à crise climática, a calamidade climática no Rio Grande do Sul e a crise da dívida dos países do sul global.

O intuito do ministro também é discutir uma postura alinhada entre o Brasil e o Vaticano perante a Cúpula do G7 (conjunto das sete nações democráticas mais prósperas), que terá lugar em Fasano, , de 13 a 15 de junho. Ainda não foi anunciado o horário do encontro.

A proposta de taxar até 2% dos lucros das maiores riquezas do mundo, um dos tópicos prioritários na agenda financeira do G20, é considerada uma chance de minimizar a desigualdade social e combater os impactos das alterações climáticas. Recentemente, Haddad mencionou que a ideia está sendo apoiada por vários países e pode ser incluída como sugestão nas reformas sugeridas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Na sede diplomática brasileira em Roma, ocorrerá uma reunião bilateral entre Haddad e o ministro da Economia espanhol, Carlos Cuerpo. A reunião está agendada para as 17h de hoje (12h em Brasília) e durante o encontro discutirão sobre oportunidades de cooperação em áreas de interesse comum. A Espanha é favorável à ideia de taxar os super-ricos, uma opinião compartilhada por França, Bélgica, e União Africana. Por outro lado, os reconhecem que é necessário tomar medidas para diminuir a desigualdade global, mas até o momento, rejeitam a proposta.


O Post Haddad Chega Em Roma Para falar com Papa Francisco Sobre Taxação Internacional De Super-Ricos apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/haddad-chega-em-roma-para-falar-com-papa-francisco-sobre-taxacao-internacional-de-super-ricos/feed/ 2
PF recua e agora indicia família por tumulto no Aeroporto de Roma https://www.contrafatos.com.br/pf-recua-e-agora-indicia-familia-por-tumulto-no-aeroporto-de-roma/ https://www.contrafatos.com.br/pf-recua-e-agora-indicia-familia-por-tumulto-no-aeroporto-de-roma/#comments Mon, 03 Jun 2024 22:53:00 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=469980 Família Mantovani negou a acusação de ter agredido Moraes

O Post PF recua e agora indicia família por tumulto no Aeroporto de Roma apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Família Mantovani negou a acusação de ter agredido Moraes

Nesta segunda-feira, 3, a família Mantovani foi indiciada pela Polícia Federal (PF) devido ao alvoroço no Aeroporto de envolvendo o ministro Alexandre de Moraes, do Tribunal Federal (STF).

Assim, a PF alterou sua postura, uma vez que, no começo, a organização não havia indicado ninguém.

Os indivíduos indiciados são o empresário Roberto Mantovani Filho, sua esposa Andréia Munarão e o genro do casal, Alex Zanatta. Eles refutam a ocorrência de qualquer agressão. A Polícia Federal já havia finalizado a investigação em fevereiro, porém, sem indiciamentos.

A defesa lamentou o posicionamento da PF. “Causa perplexidade e enorme surpresa”, disse o advogado Ralph Tórtima. “Recorde-se que ela nasce da mesma PF que, não faz muito, opinou expressamente pelo arquivamento das investigações. Destaque-se: essa drástica mudança acontece sem que nada de novo, nenhuma outra prova, tenha sido juntada aos autos. Este inquérito, que já havia sido relatado, lamentavelmente tem se revelado um verdadeiro ‘vale tudo’.”

Investigação que envolve Alexandre de Moraes

Após diversas alternâncias, ocorreu uma alteração na liderança da investigação. O atual delegado do caso, Thiago Severo de Rezende, não concordou com o ponto de vista anterior.

De acordo com Rezende, mesmo sem o áudio do momento da discussão, “todas as circunstâncias que envolvem o fato vão de encontro com a versão apresentada pelos agressores”.

O afirmou ainda que a versão de Moraes, de que foi hostilizado por razões políticas, é “totalmente coerente e apoiada nos demais meios de prova”. As informações são da Revista Oeste.


O Post PF recua e agora indicia família por tumulto no Aeroporto de Roma apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/pf-recua-e-agora-indicia-familia-por-tumulto-no-aeroporto-de-roma/feed/ 3
Vídeo: ponte reconstruída por moradores resiste às fortes chuvas que atingem o RS https://www.contrafatos.com.br/video-ponte-reconstruida-por-moradores-resiste-as-fortes-chuvas-que-atingem-o-rs/ https://www.contrafatos.com.br/video-ponte-reconstruida-por-moradores-resiste-as-fortes-chuvas-que-atingem-o-rs/#comments Sat, 11 May 2024 22:09:32 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=457647 Estrutura em Nova Roma do Sul foi reerguida após enchente em setembro do ano passado

O Post Vídeo: ponte reconstruída por moradores resiste às fortes chuvas que atingem o RS apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Estrutura em Nova Roma do Sul foi reerguida após enchente em setembro do ano passado

Os habitantes da pequena Nova do Sul, situada na Serra Gaúcha, celebram que a ponte de ferro, erguida sobre o Rio das Antas, tenha sobrevivido às intensas precipitações que assolam a região desde a última semana. A edificação foi erguida graças ao empenho da comunidade, pois tinha sido arrastada por outra inundação em setembro de 2023.

A reinauguração da ponte, que foi reconstruída sobre um pilar central com cem anos de idade, ocorreu em janeiro deste ano, após um tempo recorde de construção de 138 dias.

Os recursos para a reconstrução foram obtidos através de uma campanha de doação promovida pela Associação Amigos de Nova Roma, que surgiu após a tragédia que deixou os 3,5 mil moradores da cidade isolados. Nenhuma verba governamental foi utilizada na construção.

Heleno Pasuch, que reside na cidade e atua como tesoureiro da associação, declarou que a recente estrutura foi construída com 1,70 metro adicional em relação à anterior. Ele acredita que justamente essa modificação teria salvaguardado a ponte de um possível novo desastre.

Nova Roma do Sul voltou a ser atingida pela chuva no dia 1º de maio deste ano.

Esta é a segunda enchente que acontece depois da construção. A Serra Gaúcha já havia registrado fortes chuvas em novembro do ano passado.

A rodovia RS-448, que proporciona acesso à passagem sobre o rio, foi bloqueada devido a deslizamentos de terra, apesar da estrutura da ponte que liga Nova Roma do Sul à Cidade de Farroupilha ter permanecido intacta.

Uma vez mais, a associação formada no ano anterior pelos habitantes se mobilizou. Com o suporte da prefeitura local e do setor privado, equipamentos foram despachados para o local a fim de desobstruir as vias.

Com a movimentação dos moradores no ano passado, foi possível juntar R$ 9 milhões, dos quais cerca de $ 6 milhões foram utilizados. Parte do montante restante está sendo aplicada nas obras de liberação da estrada, de acordo com Pasuch.

Na última segunda-feira (6), o trecho localizado na cidade conseguiu ser acessado. Agora, as máquinas trabalham no trecho de Farroupilha, que deve ser desobstruído em cerca de 10 a 15 dias.

Heleno Pasuch esclarece que a principal via de acesso ao município continua interditada. “Caso alguém passe mal e precise de hospital não tem como chegar rápido. As pessoas estão ficando 3 horas paradas na estrada, que está em esquema de siga e pare”. Ele relata ainda que os habitantes que têm emprego em outros locais, especialmente em Farroupilha, estão prestes a iniciar a segunda semana sem comparecer ao trabalho. As informações são da CNN.


O Post Vídeo: ponte reconstruída por moradores resiste às fortes chuvas que atingem o RS apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/video-ponte-reconstruida-por-moradores-resiste-as-fortes-chuvas-que-atingem-o-rs/feed/ 1
Incrível: Ponte do RS construída pelo povo resiste às enchentes https://www.contrafatos.com.br/incrivel-ponte-do-rs-construida-pelo-povo-resiste-as-enchentes/ https://www.contrafatos.com.br/incrivel-ponte-do-rs-construida-pelo-povo-resiste-as-enchentes/#respond Sat, 04 May 2024 04:47:17 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=453464 Imagens aéreas mostram cheia no Rio das Antas em Nova Roma do Sul devido ao alto volume de chuvas

O Post Incrível: Ponte do RS construída pelo povo resiste às enchentes apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Imagens aéreas mostram cheia no Rio das Antas em Nova Roma do Sul devido ao alto volume de chuvas

A construção que conecta Nova do Sul à Farroupilha, no interior do Rio Grande do Sul, permanece intacta. Mesmo com as inundações que vêm atingindo a área desde o final de semana, a ponte, que surgiu de uma iniciativa popular, se mantém resistente à força das águas.

Na última quarta-feira, 1°, a Prefeitura de Nova Roma do Sul publicou imagens aéreas mostrando a condição do Rio das Antas devido às fortes chuvas na área.

As imagens destacam o impacto das inundações na Usina Castro Alves e abaixo da ponte que liga a cidade ao município de Farroupilha. A inauguração da estrutura ocorreu em 20 de janeiro.

Cidadãos economizam R$ 19 milhões ao reconstruir ponte sem auxílio do governo

No dia 4 de setembro do ano anterior, a ponte de ferro que conectava as cidades gaúchas de Farroupilha e Nova Roma do Sul foi devastada pelas inundações no Rio das Antas. O governo estadual, naquele momento, havia prometido reconstruí-la até o ano de 2025, com um orçamento de R$ 25 milhões.

As fotos evidenciam a atuação das enchentes na Usina Castro Alves e sob a ponte que conecta o município a Farroupilha, inaugurada em 20 de janeiro | Foto: Divulgação/Prefeitura de Nova Roma do Sul

Os habitantes da região, frustrados com o prazo, optaram por tomar a iniciativa: calcularam um orçamento mais de seis vezes inferior (R$ 6 milhões) e se organizaram para arrecadar o montante necessário para a construção. Precisamente 138 dias depois, em 20 de janeiro, os cidadãos inauguraram a nova ponte, que recebeu o nome de Nossa Senhora de Caravaggio.

O prefeito de Nova Roma do Sul, Douglas Favero Pasuch, informou que a RS-448 sofreu mais de 20 deslizamentos de terra devido ao temporal. O local afetado fica entre Nova Roma e Farroupilha.

Equipes de resgate e fornecimento de energia elétrica

A metrópole está atualmente sem suprimento de energia elétrica. Uma equipe da Rio Grande Energia foi mobilizada para gerenciar a situação.

Embora as fotos mostrem a elevação do nível da água, até agora, não existem relatórios de pessoas desabrigadas ou desaparecidas na cidade de Nova Roma do Sul. Por precaução, duas famílias que moravam perto do rio foram transferidas para outro local.

Pasuch cita que os deslizamentos de terra que interromperam as estradas resultaram na água do rio ficando a cerca de três metros da ponte.

As imagens de um vídeo, capturadas às 16h de quarta-feira, evidenciam o nível alto do rio perto da construção recente, que veio para substituir a velha ponte arrastada pela cheia em setembro de 2023.

De acordo com o prefeito, a quantidade de água medida era de 8 mil metros cúbicos por segundo, contudo, para alcançar a capacidade máxima da ponte, são necessários 9 mil metros cúbicos por segundo.

As autoridades locais estão em alerta devido ao potencial risco de danos e impactos na região. As informações são da Revista Oeste.


O Post Incrível: Ponte do RS construída pelo povo resiste às enchentes apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/incrivel-ponte-do-rs-construida-pelo-povo-resiste-as-enchentes/feed/ 0
Vídeo: Multidão ovaciona Bolsonaro em encontro do PL em igreja de Salvador https://www.contrafatos.com.br/video-multidao-ovaciona-bolsonaro-em-encontro-do-pl-em-igreja-de-salvador/ https://www.contrafatos.com.br/video-multidao-ovaciona-bolsonaro-em-encontro-do-pl-em-igreja-de-salvador/#comments Sat, 09 Mar 2024 03:56:06 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=423418 Bolsonaro e João Roma se encontram com pré-candidatos do PL em Igreja Batista na Bahia

O Post Vídeo: Multidão ovaciona Bolsonaro em encontro do PL em igreja de Salvador apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Bolsonaro e João Roma se encontram com pré-candidatos do PL em Igreja Batista na Bahia

O ex-presidente Jair junto com o presidente do PL Bahia, João , visitaram a Batista do Caminho das Árvores para uma reunião com os pré-candidatos do PL para as próximas eleições. Bolsonaro, como ex-presidente, foi ovacionado e aplaudido pelos presentes no local.

Os apoiadores, vestidos de verde e amarelo, referiam-se a ele como “mito” e solicitaram seu retorno à Presidência. Apesar de um protesto do MST que bloqueou a estrada para o aeroporto, os conservadores ainda conseguiram estar presentes para saudar o ex-líder do Executivo.

No encontro, ocorreu a filiação ao PL de indivíduos como Soldado Prisco, do ex-prefeito João Henrique e do ex-vereador Cézar Leite, que provavelmente concorrerão a um assento na Câmara Municipal de Salvador.


O Post Vídeo: Multidão ovaciona Bolsonaro em encontro do PL em igreja de Salvador apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/video-multidao-ovaciona-bolsonaro-em-encontro-do-pl-em-igreja-de-salvador/feed/ 1
STF forma maioria para manter sob sigilo o vídeo do caso de Moraes em Roma https://www.contrafatos.com.br/stf-forma-maioria-para-manter-sob-sigilo-o-video-do-caso-de-agressao-a-moraes-em-roma/ https://www.contrafatos.com.br/stf-forma-maioria-para-manter-sob-sigilo-o-video-do-caso-de-agressao-a-moraes-em-roma/#comments Sat, 24 Feb 2024 02:07:49 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=415823 Relator defende que Polícia Federal não precisa adiantar provas para a defesa durante fase de investigação

O Post STF forma maioria para manter sob sigilo o vídeo do caso de Moraes em Roma apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Relator defende que Polícia Federal não precisa adiantar provas para a defesa durante fase de investigação

Nesta sexta-feira (23), o Tribunal Federal (STF) decidiu, por maioria, manter em segredo o vídeo capturado pelas câmeras de segurança do aeroporto de , que exibe supostas agressões a Alexandre de Moraes, ministro do tribunal, e seus parentes.

O plenário virtual da Corte está sendo utilizado pelo STF para analisar dois recursos. Um deles é originário da Procuradoria-Geral da República (PGR) e o outro pertence à defesa da família investigada no caso, que reside no interior de e é composta por Roberto Mantovani Filho, Andrea Munarão e Alex Zanatta Bignotto.

A Procuradoria Geral da República apelou contra as limitações estabelecidas por Toffoli para acessar as filmagens do aeroporto de Roma, que capturaram as ações hostis de um conjunto de brasileiros contra Moraes e sua família. Enquanto isso, a defesa da família acusada de tais hostilidades desafiou a restrição ao acesso ao vídeo.

O ministro , que é o relator do caso, votou para manter as imagens sob sigilo em seu voto. Ele argumentou que, como o inquérito ainda está na fase de investigação, a Polícia Federal não tem a obrigação de fornecer à defesa todos os elementos de prova.

Os ministros Gilmar Mendes, Edson Fachin, Cristiano Zanin, e Cármen Lúcia acompanharam o voto de Toffoli. Ainda precisam votar os ministros André Mendonça, Nunes Marques e Roberto Barroso. O ministro Alexandre de Moraes, por se declarar impedido, não participa da votação. O ministro Flávio Dino, por ter assumido após o início do julgamento, também está excluído da votação.

O início do julgamento foi no dia 16 de fevereiro e a conclusão será nesta sexta-feira (23). No Plenário Virtual, discussões não ocorrem. Os votos dos ministros são apresentados na plataforma digital do tribunal.

Em nota, a defesa da família Mantovani disse que “a decisão dos ministros do STF cerceia a obtenção de cópia das imagens do aeroporto de Roma à defesa e ao Ministério Público Federal”. “Ocorre que o Ministério Público, ao receber o inquérito relatado poderá nessa fase requerer diligências complementares — por exemplo, a realização de perícia nas filmagens do aeroporto –, o que estranhamente não foi feito durante as investigações. Ou, como mais provável, dada a inviabilidade na caracterização de qualquer conduta criminosa que permita a propositura de uma ação penal pelo MPF, se manifestar pelo arquivamento dos autos. De outro lado, a decisão instituiu algo novo, no caso a atuação de advogado assistente de vítimas desde a fase investigatória”. As informações são da CNN.


O Post STF forma maioria para manter sob sigilo o vídeo do caso de Moraes em Roma apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/stf-forma-maioria-para-manter-sob-sigilo-o-video-do-caso-de-agressao-a-moraes-em-roma/feed/ 4
‘Escarcéu’ e ‘vexame’, diz Folha, sobre o caso Moraes em Roma https://www.contrafatos.com.br/escarceu-e-vexame-diz-folha-sobre-o-caso-moraes-em-roma/ https://www.contrafatos.com.br/escarceu-e-vexame-diz-folha-sobre-o-caso-moraes-em-roma/#comments Tue, 20 Feb 2024 12:17:09 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=413843 Lista de Autoridades que Acompanharam Ministro em Constrangimento Inclui Lula, Rosa Weber, Dias Toffoli e a PF

O Post ‘Escarcéu’ e ‘vexame’, diz Folha, sobre o caso Moraes em Roma apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Lista de Autoridades que Acompanharam Ministro em Constrangimento Inclui Lula, Rosa Weber, Dias Toffoli e a PF

O jornal Folha de S.Paulo, em um editorial divulgado na terça-feira, 20, aborda o encerramento da investigação sobre a suposta hostilidade enfrentada pelo ministro do Tribunal Eleitoral (STF), Alexandre de Moraes, e seu filho em um aeroporto de , na , protagonizada por três outros brasileiros.

Ressaltando “uma série de abusos” e “truculência estatal”, o episódio é descrito em seu título como um “escarcéu” do juiz e um “vexame”, de acordo com a análise.

Ao revisar os eventos, o editorial declara ser “inaceitável” que o juiz da Suprema Corte tenha empregado “todo o seu peso institucional” no conflito.

A investigação da Polícia Federal (PF) durou sete meses e, na semana passada, chegou ao fim sem que qualquer acusação fosse apresentada. A conclusão foi de que o único delito seria o de injúria real, considerado de baixo potencial ofensivo.

“É a proverbial montanha que pariu um rato — com a diferença que, nesse caso, ela não o fez sem deixar um rastro de fatos deploráveis”, diz a Folha, sobre o “vexame”.

Moraes puxou a fila do “vexame”

O texto lista todas as personalidades notáveis que se aproveitaram do “vexame” liderado por Moraes.

Assim que o ministro anunciou a suposta agressão no aeroporto italiano, o presidente petista Luiz Inácio da Silva se referiu ao suposto agressor como um “animal selvagem”.

A ministra Rosa Weber, que naquele momento presidia o STF, seguindo o exemplo de Moraes, chegou a autorizar um mandado de busca e apreensão em dois endereços relacionados aos investigados, se, conforme a Folha, havia uma “justificativa plausível para tanto”.

A matéria ainda ressalta que a investigação, sob a responsabilidade do ministro , relator do inquérito no Supremo, foi mantida em sigilo por um tempo, bem como as imagens do circuito interno do aeroporto por um período ainda mais longo.

Os abusos da PF

A Folha ressalta que nem a PF escapou de cometer abusos no imbróglio constrangedor.

“A instituição chegou ao absurdo de revelar a comunicação de um advogado com seu cliente, em franca violação de um princípio assegurado pela Constituição”, destacou.

Conclusão

No final das contas, “prevaleceu o direito do cidadão diante da truculência estatal”.


O Post ‘Escarcéu’ e ‘vexame’, diz Folha, sobre o caso Moraes em Roma apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/escarceu-e-vexame-diz-folha-sobre-o-caso-moraes-em-roma/feed/ 4
Moraes fica irritado com relatório da PF sobre confusão em Roma https://www.contrafatos.com.br/moraes-fica-irritado-relatorio-da-pf-sobre-confusao-em-roma/ https://www.contrafatos.com.br/moraes-fica-irritado-relatorio-da-pf-sobre-confusao-em-roma/#comments Sat, 17 Feb 2024 17:16:39 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=412365 Empresário acusado de injúria contra filho de Alexandre de Moraes não é indiciado, aponta relatório da PF

O Post Moraes fica irritado com relatório da PF sobre confusão em Roma apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Empresário acusado de injúria contra filho de Alexandre de Moraes não é indiciado, aponta relatório da PF

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, evidenciou irritação, em bastidores, com o relatório da Polícia Federal concernente à desordem na qual seus familiares e uma família do interior de se envolveram no aeroporto de em julho de 2023.

De acordo com apoiadores, o descontentamento de Moraes não se limitou ao que ele acredita ser um “vazamento”, mas também ao conteúdo do documento. O relatório determinou que o empresário Roberto Mantovani Filho foi responsável por um crime de “injúria real” contra o filho do ministro no incidente, porém não indiciou o suspeito.

No relatório, assinado pelo delegado Hiroshi de Araújo Sakakai, a Polícia Federal explica que não solicitou o indiciamento do empresário pelos seguintes motivos principais: primeiro, porque a “injúria” é classificada como um delito de menor gravidade e segundo, porque o incidente aconteceu fora do Brasil.

“Portanto, os elementos informativos obtidos atestam, de modo suficiente, a materialidade e autoria do crime de injuria real, cometido por ROBERTO MANTOVANI FILHO (sic) em face de ALEXANDRE BARCI DE MORAES (sic). Todavia, deixo de proceder ao indiciamento, em virtude da previsão contida no art. 99, § 20, da Instrução Normativa n° 255-DG/PF, de 20 de julho de 2023 (Instrução Normativa que regulamenta as atividades de judiciária da Policia Federal), que veda o indiciamento por crime de menor potencial ofensivo”, diz o delegado no relatório, ao qual a coluna teve acesso.

Falta de Áudio em Imagens

No documento, a Polícia Federal ainda salienta que as gravações do aeroporto de Roma não possuem áudios, “o que compromete a plena elucidação dos fatos, sobretudo em razão de a maior parte das divergências entre as duas versões apresentadas recair sobre o que foi dito pelos envolvidos na ocasião”.

“Por todo o exposto, restam encerrados os trabalhos de policia judiciária, remetendo-se os autos para apreciação e demais providências que se entendam pertinentes, permanecendo este orgão policial á disposição”, conclui o delegado no relatório.

Os aliados de Moraes acreditam que o relatório da PF reduz as possibilidades de o Ministério Público Federal (MPF) acusar membros da família Mantovani pelo caso. O inquérito está em andamento no Tribunal Federal e é apresentado na Corte pelo ministro .


O Post Moraes fica irritado com relatório da PF sobre confusão em Roma apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/moraes-fica-irritado-relatorio-da-pf-sobre-confusao-em-roma/feed/ 2
Lula chamou de ‘animais selvagens’ envolvidos em tumulto com Moraes https://www.contrafatos.com.br/lula-chamou-de-animais-selvagens-envolvidos-em-tumulto-com-moraes/ https://www.contrafatos.com.br/lula-chamou-de-animais-selvagens-envolvidos-em-tumulto-com-moraes/#comments Sat, 17 Feb 2024 05:56:35 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=412107 Lula classificou como 'animais selvagens' os envolvidos em confusão com Moraes, mesmo sem indiciamento pela PF

O Post Lula chamou de ‘animais selvagens’ envolvidos em tumulto com Moraes apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Lula classificou como ‘animais selvagens’ os envolvidos em confusão com Moraes, mesmo sem indiciamento pela PF

A Polícia Federal (PF) concluiu em seu relatório que a família Mantovani não foi responsabilizada pelo distúrbio ocorrido no Aeroporto de em 14 de julho de 2023. A PF encontrou evidências de “injúria real” contra Alexandre Barci, filho do Ministro Alexandre de Moraes, do Tribunal Federal (STF). No entanto, o Presidente Luiz Inácio da Silva já havia insultado os envolvidos no incidente, referindo-se a eles como “animais selvagens”, antes mesmo da conclusão do caso.

Lula, em uma coletiva de imprensa na Bélgica, afirmou dias depois do incidente em Roma que “Precisamos punir severamente pessoas que ainda transmitem ódio, como o cidadão que agrediu o ministro Alexandre de Moraes no Aeroporto de Roma”. Ele também descreveu esse indivíduo como um “animal selvagem”, afirmando que “não é um ser humano”.

Lula também afirmou que seria “duro com essa gente”, para que, de acordo com ele, “aprenderem a voltar a serem civilizados”.

Ainda não foi divulgada pela PF ou pelo STF a totalidade das imagens do que aconteceu em Roma. Após o incidente, Moraes declarou que seu filho foi vítima de agressão física.

No relatório, a Polícia Federal declara que as gravações do Aeroporto de Roma não possuem áudio. Segundo a corporação, isso prejudica a investigação dos acontecimentos.

Moraes se dirigiu a uma pessoa e a chamou de “bandido”

Uma gravação feita por alguém próximo ao ministro do STF após a confusão mostra Moraes se referindo a alguém como “bandido”. O seu filho chegou a declarar “serão processados”.

A polícia também afirmou que as filmagens “não mostram qualquer manifestação de terceiros, no sentido de hostilizar, filmar ou constranger o ministro Alexandre de Moraes”. As movimentações vistas “correspondem a um fluxo ordinário de passageiros”.  As informações são da Revista Oeste.


O Post Lula chamou de ‘animais selvagens’ envolvidos em tumulto com Moraes apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/lula-chamou-de-animais-selvagens-envolvidos-em-tumulto-com-moraes/feed/ 5