Tarcísio de Freitas - ContraFatos https://www.contrafatos.com.br/tag/tarcisio-de-freitas/ Não há argumentos Sun, 23 Jun 2024 17:54:22 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.5 https://www.contrafatos.com.br/wp-content/uploads/2020/09/favicon-96x96-2.png Tarcísio de Freitas - ContraFatos https://www.contrafatos.com.br/tag/tarcisio-de-freitas/ 32 32 PT pede ao STF suspensão da lei das Escolas Cívico-Militares em São Paulo, alegando risco à democracia https://www.contrafatos.com.br/pt-pede-ao-stf-suspensao-da-lei-das-escolas-civico-militares-em-sao-paulo-alegando-risco-a-democracia/ https://www.contrafatos.com.br/pt-pede-ao-stf-suspensao-da-lei-das-escolas-civico-militares-em-sao-paulo-alegando-risco-a-democracia/#comments Sun, 23 Jun 2024 17:54:17 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=480616 PT aciona STF para suspender lei da Escola Cívico-Militar em São Paulo

O Post PT pede ao STF suspensão da lei das Escolas Cívico-Militares em São Paulo, alegando risco à democracia apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
PT aciona STF para suspender lei da Escola Cívico-Militar em São Paulo

O Tribunal Federal (STF) recebeu um pedido de suspensão cautelar da lei que estabelece o programa Cívico-Militar em pelo Partido dos Trabalhadores (PT). A lei foi sancionada pelo governador (Republicanos) e o partido argumenta que ela representa um perigo para a “ordem democrática”.

“Para o PT, os danos financeiros serão graves, os danos sociais serão irreparáveis e as consequências políticas põem em risco a ordem democrática e o Estado de Direito”, afirmou o partido em nota ao Metrópoles.

Sancionada em maio, a lei permite que policiais da reserva atuem como monitores em colégios das redes municipais e estadual de ensino. O pedido de suspensão foi protocolado como parte de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) impetrada pelo PT contra o modelo. Esta é a segunda vez que o STF é acionado contra a lei paulista – o PSOL também questiona sua constitucionalidade no Supremo.

O PT alega que a suspensão evitará “prejuízos sociais e econômicos, e impedirá a violação frontal da ordem democrática”, argumentando que o estado não tem competência para legislar sobre o tema e que a lei viola direitos fundamentais. O partido cita o exemplo do Paraná, onde o modelo cívico-militar “se baseia na repressão como método”. A lei paranaense também é alvo de uma ADI no STF.

A ação foi endereçada ao presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, e deve ter o ministro Alexandre de Moraes como relator. No início do mês, a Procuradoria dos Direitos do Cidadão, ligada ao Ministério Público Federal (MPF), publicou uma representação alertando que a lei paulista fere o modelo de previsto na Constituição.

Na sua exposição para o Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, o procurador federal dos Direitos do Cidadão, Nicolao Dino, declarou que a proposta de Tarcísio de Freitas “afronta os princípios da liberdade de pensamento e da gestão democrática das escolas” e “cria atribuições para a força militar estadual que não estão previstas na Constituição”.

A Defensoria Pública de São Paulo também se manifestou contra o projeto no STF, mencionando uma reportagem do Metrópoles para alertar sobre o risco de o modelo “subverter a natureza constitucional da educação”.

O órgão declarou que “A Lei Complementar Estadual prevê pagamentos aos militares da reserva e, segundo matéria veiculada pela imprensa, o modelo de escolas cívico-militares tem fomentado o emprego de recursos públicos, sem licitação, em entidades privadas que já se especializaram no tema, vendo na educação pública, em subversão de sua natureza constitucional, novo nicho de mercado”, Isso foi solicitado quando pediram para se juntar como amicus curiae na ADI que o PSOL moveu contra a lei de São Paulo.


O Post PT pede ao STF suspensão da lei das Escolas Cívico-Militares em São Paulo, alegando risco à democracia apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/pt-pede-ao-stf-suspensao-da-lei-das-escolas-civico-militares-em-sao-paulo-alegando-risco-a-democracia/feed/ 3
Em nova ofensiva, PT planeja mover ação contra presidente do BC antes de divulgação da Selic https://www.contrafatos.com.br/em-nova-ofensiva-pt-planeja-mover-acao-contra-presidente-do-bc-antes-de-divulgacao-da-selic/ https://www.contrafatos.com.br/em-nova-ofensiva-pt-planeja-mover-acao-contra-presidente-do-bc-antes-de-divulgacao-da-selic/#comments Wed, 19 Jun 2024 13:42:39 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=478387 Nesta quarta-feira, 19, o Comitê de Política Monetária (Copom) vai informar a nova taxa básica de juros

O Post Em nova ofensiva, PT planeja mover ação contra presidente do BC antes de divulgação da Selic apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Nesta quarta-feira, 19, o Comitê de Política Monetária (Copom) vai informar a nova taxa básica de juros

Nesta quarta-feira, 19, o Partido dos Trabalhadores (PT) planeja mover uma ação popular contra Roberto Campos Neto, presidente do . Esta é a data em que o Comitê de Política Monetária (Copom) vai divulgar a nova taxa básica de juros, a Selic. A previsão é de que haja uma pausa na recente sequência de quedas.

A presidente nacional do PT, deputada federal (PR), como parte de sua estratégia contra Campos Neto, realizará uma transmissão ao vivo às 19 horas com Márcio Pochmann, presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O anúncio do novo índice da Selic está programado para as 18 horas.

Última redução da Selic

No comunicado mais recente do Copom, houve uma redução da taxa em 0,25 ponto percentual, após uma série de reduções de 0,5 ponto percentual.

Ataques de Lula a Campos Neto

Na última terça-feira, dia 18, o presidente Luiz Inácio da Silva (PT) lançou críticas a Campos Neto, alegando que ele estava causando danos ao país e tinha interesses políticos. Ainda em suas declarações, Lula fez uma comparação entre Campos Neto e o ex-juiz e atual senador Sérgio Moro (União Brasil-PR), insinuando que o presidente do Banco Central também tem aspirações eleitorais.

Lula também levantou dúvidas sobre a presença do executivo em um jantar promovido pelo governador de , (Republicanos), na semana anterior. A ocasião contou com membros do mercado financeiro. As informações são da Revista Oeste.


O Post Em nova ofensiva, PT planeja mover ação contra presidente do BC antes de divulgação da Selic apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/em-nova-ofensiva-pt-planeja-mover-acao-contra-presidente-do-bc-antes-de-divulgacao-da-selic/feed/ 3
Nicolao Dino, do MPF, Diz Que Programa De Escola Cívico-Militar É Inconstitucional: ‘Sérias Violações’ https://www.contrafatos.com.br/nicolao-dino-do-mpf-diz-que-programa-de-escola-civico-militar-e-inconstitucional-serias-violacoes/ https://www.contrafatos.com.br/nicolao-dino-do-mpf-diz-que-programa-de-escola-civico-militar-e-inconstitucional-serias-violacoes/#comments Mon, 10 Jun 2024 16:46:37 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=473575 Procuradoria dos Direitos do Cidadão alerta sobre violação constitucional pela lei do Programa Escola Cívico-Militar

O Post Nicolao Dino, do MPF, Diz Que Programa De Escola Cívico-Militar É Inconstitucional: ‘Sérias Violações’ apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Procuradoria dos Direitos do Cidadão alerta sobre violação constitucional pela lei do Programa Escola Cívico-Militar

Na última quinta-feira (06), a Procuradoria dos Direitos do Cidadão, órgão vinculado ao Ministério Público Federal (MPF), divulgou uma representação alertando que a lei que estabelece o Programa Cívico-Militar viola o modelo de delineado na Constituição Federal.

Aprovado em uma votação conturbada na Assembleia Legislativa de (Alesp), em 21 de maio, o projeto propõe a adoção do modelo militar em escolas públicas civis estaduais e municipais do Estado de São Paulo.

Em uma representação endereçada ao Procurador-Geral da República (PGR), Paulo Gonet, o procurador federal dos Direitos do Cidadão, Nicolao Dino, argumenta que o projeto do governador (Republicanos) desrespeita os princípios da liberdade de pensamento e da gestão democrática das escolas, além de atribuir responsabilidades à força militar estadual que não estão previstas na Constituição Federal.

O texto também sustenta que o legislativo paulista não tem competência para deliberar sobre esse assunto e que o projeto invade a esfera de competência da União para legislar sobre normas gerais relacionadas às diretrizes e bases da educação nacional.

Nicolao Dino solicitou a Gonet que avalie a inconstitucionalidade da Lei Complementar Estadual n° 1.398, que formaliza o projeto.

Como Procurador-Geral, Gonet tem autoridade para propor ações diretas de inconstitucionalidade (ADIs) ao Supremo Tribunal Federal (STF), a instância responsável por julgar esses casos.

Após a aprovação do projeto de lei em maio, o PSol interpôs uma ADI no STF. Na quinta, o ministro relator do caso, Gilmar Mendes, concedeu um prazo de 10 dias para que o paulista apresente sua manifestação.

O procurador Nicolao Dino argumenta que o projeto viola o princípio de pluralidade de ideias estabelecido na Constituição  para a educação pública nacional, e que não há evidências científicas que comprovem a melhoria na qualidade de ensino e comportamento dos alunos após a implementação do modelo cívico-militar.


O Post Nicolao Dino, do MPF, Diz Que Programa De Escola Cívico-Militar É Inconstitucional: ‘Sérias Violações’ apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/nicolao-dino-do-mpf-diz-que-programa-de-escola-civico-militar-e-inconstitucional-serias-violacoes/feed/ 2
Após Pedido De Suspensão, Gilmar Mendes Dá 10 Dias Para Tarcísio Explicar Escolas Cívico-Militares https://www.contrafatos.com.br/apos-pedido-de-suspensao-gilmar-mendes-da-10-dias-para-tarcisio-explicar-escolas-civico-militares/ https://www.contrafatos.com.br/apos-pedido-de-suspensao-gilmar-mendes-da-10-dias-para-tarcisio-explicar-escolas-civico-militares/#comments Fri, 07 Jun 2024 17:13:57 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=472019 Ministro do STF, Gilmar Mendes, dá prazo de 10 dias para governo de SP prestar informações sobre Programa Escola Cívico-Militar

O Post Após Pedido De Suspensão, Gilmar Mendes Dá 10 Dias Para Tarcísio Explicar Escolas Cívico-Militares apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Ministro do STF, Gilmar Mendes, dá prazo de 10 dias para governo de SP prestar informações sobre Programa Escola Cívico-Militar

Na última quinta-feira (06), Gilmar Mendes, ministro do Tribunal Federal (STF), concedeu um período de 10 dias para que o estadual de (SP), liderado por , forneça dados sobre o Programa Escola Cívico-Militar.

“Considerando a complexidade e a relevância da matéria em debate, (…) requisitem-se informações, a serem prestadas no prazo de 10 dias”, escreveu Gilmar Mendes em sua decisão.

O ministro do STF também ordenou que a AGU e a PGR se manifestem na sequência: “Após, remetam-se os autos, sucessivamente, ao advogado-geral da União e ao procurador-geral da República, para que se manifestem no prazo de 5 dias”.

A sentença é o desfecho de uma ação judicial iniciada pelo Psol e assinada por três membros do partido de esquerda. Na ação, o Psol alega que a finalidade do projeto é substituir o “sistema público de ”, em vez de permitir a convivência dos dois modelos, conforme alegado pelo governo de SP.

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou a criação das escolas cívico-militares em SP em 21 de maio.

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) é o autor do projeto que já foi sancionado.

A ideia é de uma “gestão compartilhada” das instituições educacionais entre corporações militares e secretarias de Educação estaduais ou municipais de São Paulo.


O Post Após Pedido De Suspensão, Gilmar Mendes Dá 10 Dias Para Tarcísio Explicar Escolas Cívico-Militares apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/apos-pedido-de-suspensao-gilmar-mendes-da-10-dias-para-tarcisio-explicar-escolas-civico-militares/feed/ 3
Aprovação de Tarcísio chega a 73,7% em Praia Grande (SP) https://www.contrafatos.com.br/aprovacao-de-tarcisio-chega-a-737-em-praia-grande-sp/ https://www.contrafatos.com.br/aprovacao-de-tarcisio-chega-a-737-em-praia-grande-sp/#respond Sat, 01 Jun 2024 22:37:00 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=468906 Indicador consta em levantamento divulgado nesta semana pelo instituto Paraná Pesquisas

O Post Aprovação de Tarcísio chega a 73,7% em Praia Grande (SP) apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Indicador consta em levantamento divulgado nesta semana pelo instituto Paraná Pesquisas

A gestão do governador (Republicanos) recebeu uma boa avaliação em Praia Grande (SP). Segundo uma pesquisa divulgada pelo instituto Paraná Pesquisas nesta sexta-feira, 31, 73,7% dos entrevistados aprovam o atual no Palácio dos Bandeirantes.

De acordo com o estudo, o governo estadual teve uma desaprovação de 23%. Por outro lado, 3,3% dos entrevistados totais se abstiveram ou não conseguiram responder.

O Paraná Pesquisas também questionou os eleitores de Praia Grande sobre como eles avaliavam o governo Tarcísio. A resposta a esta pergunta, em geral, também teve números positivos para o governador.

  • Boa — 34,3%;
  • Regular — 27,7%%;
  • Ótima — 22,8%;
  • Péssimo — 8,4%; e
  • Ruim — 4,6%.

Praia Grande, situada no litoral sul de com uma população aproximada de 350 mil pessoas, faz parte da Baixada Santista. Esta região tem sido o cenário da “Operação Escudo” desde o ano anterior, uma ação dirigida pela Polícia Militar de São Paulo com o objetivo de combater o crime organizado.

Resultados Detalhados da Pesquisa de Aprovação de Tarcísio em Praia Grande

O último estudo realizado pelo Paraná Pesquisas em Praia Grande não apenas avaliou o grau de aprovação do governo de Tarcísio de Freitas, mas também analisou a posição do presidente Luiz Inácio da Silva na cidade.

Ao contrário da situação do governador, o petista percebe que a desaprovação (56,2%) excede a aprovação (41,3%). Adicionalmente, 37,4% dos participantes da pesquisa consideraram a atual gestão Lula como péssima.

A pesquisa destacou a intenção de voto para a Prefeitura de Praia Grande. Conforme dois dos três cenários, o deputado federal Alberto (MDB-SP) está liderando atualmente. No outro cenário, a prefeita Raquel Chini surge na liderança entre os demais pré-candidatos.

No levantamento, a Paraná Pesquisas entrevistou 820 votantes de Praia Grande, entre os dias 24 e 29 de maio. A pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número SP-01322/2024, apresenta uma margem de erro de 3,5 pontos percentuais e um nível de confiança de 95%. As informações são da Revista Oeste.


O Post Aprovação de Tarcísio chega a 73,7% em Praia Grande (SP) apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/aprovacao-de-tarcisio-chega-a-737-em-praia-grande-sp/feed/ 0
Tarcísio ‘peita’ e diz que não vai recuar sobre câmeras corporais de policias https://www.contrafatos.com.br/tarcisio-peita-e-diz-que-nao-vai-recuar-sobre-cameras-corporais-de-policias/ https://www.contrafatos.com.br/tarcisio-peita-e-diz-que-nao-vai-recuar-sobre-cameras-corporais-de-policias/#comments Fri, 31 May 2024 04:06:22 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=467978 Governador ainda disse que o Estado de São Paulo está indo 'na direção correta' quanto às mudanças no uso do equipamento pelos militares

O Post Tarcísio ‘peita’ e diz que não vai recuar sobre câmeras corporais de policias apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Governador ainda disse que o Estado de São Paulo está indo ‘na direção correta’ quanto às mudanças no uso do equipamento pelos militares

O chefe do executivo paulista, (Republicanos), declarou que não voltará atrás nas alterações sugeridas para o “programa de câmeras corporais da Polícia Militar”. Essa posição do político veio após o Tribunal Federal (STF) estabelecer um prazo de 72 horas para que ele justifique o novo edital para a compra dos equipamentos.

“Não há a necessidade de gastar com armazenamento de imagens de câmeras corporais que nunca são desligadas, sendo que já existem outros modelos de monitoramento para evitar excessos policiais”, declarou, nesta quarta-feira, 29. “Queremos uma população segura, e não um policial vigiado.”

O chefe do executivo estadual também se pronunciou, afirmando que o estado de São Paulo segue “na direção correta” em relação às alterações no emprego de câmeras corporais pelos policiais. Ele fez tais observações durante a cerimônia de assinatura do contrato do TIC (Trem Intercidades), que ocorreu em Campinas.

De acordo com a decisão, os aparelhos serão ativados por policiais ou a distância, deixando de lado a constante gravação que é usual. A recente diretriz possibilita que os dispositivos sejam ligados manualmente ou de forma remota, em vez de manterem a gravação ininterrupta.

Defensoria quer explicações sobre edital para câmeras corporais

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF, estabeleceu um prazo de 72 horas para o de São Paulo se manifestar sobre o recente edital que prevê a aquisição de 12 mil novas câmeras corporais para a Polícia Militar. A Defensoria Pública solicitou esta medida, classificando as alterações propostas no edital como um “retrocesso” no resguardo de direitos.

O edital publicado em 22 de maio, que autoriza os próprios policiais militares a ativar e desativar as “câmeras corporais” durante o serviço, é o foco da ação. A Defensoria Pública defende que as câmeras registrem continuamente durante os turnos policiais.

O documento do STF determina que o governo reporte sobre a presença de uma política pública que favoreça a distribuição de câmeras para unidades da PM que conduzem operações e a exigência de gravações contínuas, com a conservação integral das imagens.

A Suprema Corte continua solicitando que o Estado dê sua opinião sobre a diminuição dos períodos de armazenamento de imagens e a conformidade do modelo de contratação proposto com as diretrizes do Ministério da e (MJSP), que foram lançadas na terça-feira 28. As informações são da Revista Oeste.


O Post Tarcísio ‘peita’ e diz que não vai recuar sobre câmeras corporais de policias apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/tarcisio-peita-e-diz-que-nao-vai-recuar-sobre-cameras-corporais-de-policias/feed/ 7
Tarcísio vai assinar concessão para construção de trem que liga São Paulo a Campinas https://www.contrafatos.com.br/tarcisio-vai-assinar-concessao-para-construcao-de-trem-que-liga-sao-paulo-a-campinas/ https://www.contrafatos.com.br/tarcisio-vai-assinar-concessao-para-construcao-de-trem-que-liga-sao-paulo-a-campinas/#respond Mon, 27 May 2024 02:44:14 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=465842 O governador vai lançar também o programa 'São Paulo nos Trilhos'

O Post Tarcísio vai assinar concessão para construção de trem que liga São Paulo a Campinas apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
O governador vai lançar também o programa ‘São Paulo nos Trilhos’

Na quarta-feira 29, (Republicanos), governador de , assinará o contrato de concessão para a construção do Trem Intercidades Eixo Norte, que conectará São Paulo a Campinas.

O governador mencionou a informação em uma entrevista para o jornal O Estado de São Paulo, que foi publicada no domingo, 26. Durante essa ocasião, Tarcísio planeja lançar o programa “São Paulo nos Trilhos”, que inclui 13 projetos de linhas de trem e metrô. Destes, nove estão no Programa de Parceria e Investimentos (PP) e quatro estão sendo avaliados.

“Estamos montando uma carteira de longo prazo, raciocinando para o futuro”, disse o governador. “Aí vem o nosso arranjo: preciso, primeiro, distribuir os projetos no tempo porque se eu chegar e quiser fazer cinco leilões de transporte metroferroviário no ano que vem não vai ter player para tudo.”

“Tenho que dosar esses leilões no tempo”, continuou. “Consigo fazer dois, três leilões por ano. Mais do que isso, vai faltar capacidade para o mercado absorver”, explica ele. Os projetos envolvem aportes públicos e privados.”

Os projetos incluídos no PPI envolvem aproximadamente 890 quilômetros (Km) de trilhos e um investimento estimado de R$ 130 bilhões. Além disso, o estadual está considerando três trens intercidades: São José dos Campos – Taubaté; Sorocaba -Campinas – Ribeirão Preto; e Campinas – Araraquara, bem como a Linha 22 – Marrom do Metrô, que conecta São Paulo a Osasco e Cotia.

A concessão será assinada com o consórcio C2 Mobilidade sobre Trilhos, composto pela empresa chinesa CCRC e o Grupo Comporte, vencedores do leilão que terminou em fevereiro. O investimento previsto é de R$ 14,2 bilhões, com R$ 9 bilhões sendo aportados pelo governo Tarcísio.

Segundo o governo do estado, o início das obras do trem São Paulo – Campinas está programado para agosto de 2026, com a conclusão prevista para agosto de 2032. O contrato também prevê a instalação do trem intermetropolitano, com estações em Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas.

Adicionalmente, haverá aprimoramentos na Linha 7-Rubi. No caso mais recente, o período final para a conclusão das obras será de três anos, de agosto de 2026 até agosto de 2029. As informações são da Revista Oeste.

Confira os projetos qualificados para o Programa São Paulo nos Trilhos

  • Trem Intercidades Eixo Norte – Campinas;
  • Trem Intercidades Eixo Oeste – Sorocaba;
  • Linhas 11, 12 e 13 de trens urbanos;
  • Linhas 10 e 14 de trens urbanos;
  • Linhas 19 e 20 de metrô;
  • Trem Intercidades Eixo Leste – São José dos Campos;
  • Trem Intercidades Eixo Sul – Santos;
  • Veículo Leve sobre Trilhos Campinas;
  • Veículo Leve sobre Trilhos Sorocaba;
  • Projetos que ainda estão em avaliação:
  • Trem Intercidades São José dos Campos-Taubaté;
  • Trem Intercidades Sorocaba-Campinas-Ribeirão Preto;
  • Trem Intercidades Campinas-Araraquara;
  • Linha 22-Marrom do Metrô (São Paulo, Osasco e Cotia);

O Post Tarcísio vai assinar concessão para construção de trem que liga São Paulo a Campinas apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/tarcisio-vai-assinar-concessao-para-construcao-de-trem-que-liga-sao-paulo-a-campinas/feed/ 0
Nikolas Ferreira ironiza Neto após se pronunciar contra a participação de Bolsonaro em evento https://www.contrafatos.com.br/nikolas-ferreira-ironiza-neto-apos-se-pronunciar-contra-a-participacao-bolsonaro-em-evento/ https://www.contrafatos.com.br/nikolas-ferreira-ironiza-neto-apos-se-pronunciar-contra-a-participacao-bolsonaro-em-evento/#comments Sat, 25 May 2024 15:43:48 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=465034 Neto afirma não ir à arrecadação de doações para vítimas das enchentes no RS organizada pelo Guarani se o ex-presidente comparecer

O Post Nikolas Ferreira ironiza Neto após se pronunciar contra a participação de Bolsonaro em evento apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Neto afirma não ir à arrecadação de doações para vítimas das enchentes no RS organizada pelo Guarani se o ex-presidente comparecer

Nesta sexta-feira, 24, (PL-MG), deputado federal, postou uma mensagem no X (anteriormente conhecido como Twitter) criticando o ex-futebolista e atual apresentador de TV, José Ferreira Neto, mais conhecido como Craque Neto. Embora não tenha citado diretamente o nome do ex-jogador, Nikolas escreveu “Craque de lugar nenhum, ídolo de ninguém”.

Neto afirmou, durante a transmissão do programa ‘Os donos da bola’ pela ‘TV Bandeirantes’ nesta sexta-feira, que não compareceria ao evento de arrecadação de doações para as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul, promovido pelo Guarani Clube, se o time realizasse algo que, segundo ele, está vendo que vão fazer. Essa declaração levou à postagem.

“Presidente do Guarani, vice-presidente do Guarani, diretor do Guarani. Se vocês fizerem isso que eu estou vendo que vão fazer hoje aí, vocês esqueçam, podem esquecer. Esqueçam o ídolo aqui. Se vocês vão fazer isso hoje aí com o Guarani, estão de brincadeira! O Guarani é um time da democracia, diga-se de passagem”, diz Neto.

Sem mencionar especificamente quem, é implicitamente compreendido que o apresentador está se referindo à participação do ex-presidente no evento, uma vez que ele foi convidado pela organização para estar presente juntamente com o governador de , (Republicanos-SP), o prefeito de Campinas (SP), Dário Saadi (Republicanos-SP), e representantes do Exército.

O evento está agendado para a próxima quarta-feira, 29, das 10h às 19h no ginásio do Guarani, em Campinas (SP). O clube anunciou em seu Instagram oficial que estará aceitando doações para as vítimas das enchentes do RS. Eles solicitam que se dê prioridade à doação de roupas, materiais de limpeza e higiene, água e alimentos.

O Post Nikolas Ferreira ironiza Neto após se pronunciar contra a participação de Bolsonaro em evento apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/nikolas-ferreira-ironiza-neto-apos-se-pronunciar-contra-a-participacao-bolsonaro-em-evento/feed/ 5
Absolvido, Moro elogia TSE e fala até em se ‘orgulhar do Judiciário’ https://www.contrafatos.com.br/absolvido-moro-elogia-tse-e-fala-ate-em-se-orgulhar-do-judiciario/ https://www.contrafatos.com.br/absolvido-moro-elogia-tse-e-fala-ate-em-se-orgulhar-do-judiciario/#comments Wed, 22 May 2024 14:31:14 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=463390 Ex-ministro da Justiça disse que o julgamento foi 'técnico'

O Post Absolvido, Moro elogia TSE e fala até em se ‘orgulhar do Judiciário’ apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Ex-ministro da Justiça disse que o julgamento foi ‘técnico’

Após sua absolvição pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Sergio Moro, ex-juiz da Operação Lava Jato e atual senador pela União Brasil-PR, expressou sua satisfação com a decisão do tribunal e afirmou que “temos que nos orgulhar” do Judiciário brasileiro.

“Ontem, essa decisão com seu brilho próprio, o TSE proferiu essa decisão que acho que a opinião pública é unânime”, disse o ex-ministro da Justiça a jornalistas. “Tenho visto a imprensa e os comentaristas, todo mundo afirmando que o julgamento foi técnico, foi independente e foi correto. Não vi críticas ao conteúdo jurídico desse julgamento. E aí temos que nos orgulhar do nosso Judiciário que mostrou essa independência.”

Em 2022, Moro estava sendo processado judicialmente por uma acusação de “abuso de poder econômico”. As ações foram movidas pelo PT e o PL. Os partidos argumentaram que o parlamentar obteve benefícios ao se anunciar como pré-candidato à Presidência meses antes do início da campanha oficial e que os seus gastos excederam o limite permitido para quem concorreu a um assento no Senado.

O ministro Floriano de Azevedo Marques, relator do caso, rejeitou os recursos das duas legendas e emitiu um voto detalhado.

De acordo com Marques, “tais gastos se mostram censuráveis, mormente por candidatos que empenharam a bandeira da moralidade na política, todavia, para caracterizar uma conduta fraudulenta é preciso mais do que o estranhamento, indícios, suspeitas ou convicção, é preciso haver prova, e prova robusta”.

Segundo Moro, a alegação do PT e do PL foi “exagerada” e ele observou “votos muito sólidos” no julgamento do TSE. Ele observou que “A lei e a Justiça estavam ao meu lado”. Moro expressou sua gratidão ao ex-presidente Jair e à bancada do PL no Senado, que, em suas palavras, tentou persuadir o partido a não recorrer ao TSE.

O senador enfatizou que seu plano agora é manter o foco em seu mandato no Senado, lugar onde sempre contou com o suporte de seus “pares”, conforme suas palavras.

O antigo magistrado expressou admiração pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), destacando que ele tem conduzido projetos significativos para a instituição. Além disso, Moro negou a possibilidade de concorrer à presidência em 2026, contudo, enfatizou que dará suporte a um candidato que não seja o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O senador mencionou o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), o governador de , (Republicanos), e o governador de Minas Gerais, (Novo) como possíveis concorrentes contra Lula.

Articulações antes do julgamento

Quando o processo de Moro foi apresentado ao TSE, o senador fez uma visita ao decano do Tribunal Federal, Gilmar Mendes, na esperança de iniciar uma conversa com a Corte.

Rodrigo Pacheco, o presidente do Senado, também trabalhou nos bastidores para defender Moro. Pacheco visitou o gabinete de Moraes e outros membros do TSE para pleitear a absolvição do congressista.

Mulher do senador se pronuncia

Em nota, a deputada Rosângela Moro (União Brasil-SP) afirmou que “o TSE honrou os votos de quase dois milhões de eleitores do Paraná e reconheceu a absoluta correção da campanha eleitoral”.

“Hoje, é dia para enaltecer a Justiça, agradecer aos familiares, amigos, eleitores e equipes que nos acompanharam a cada dia nessa jornada de injustiças”, disse. “Que venham as próximas batalhas. Que os perdedores aprendam a aceitar a derrota, pois essa é a verdadeira essência da democracia.” As informações são da Revista Oeste.


O Post Absolvido, Moro elogia TSE e fala até em se ‘orgulhar do Judiciário’ apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/absolvido-moro-elogia-tse-e-fala-ate-em-se-orgulhar-do-judiciario/feed/ 2
“Moraes fez lobby para soltura de assessor de Bolsonaro”, diz colunista do O Globo https://www.contrafatos.com.br/moraes-fez-lobby-para-soltura-de-assessor-de-bolsonaro-diz-colunista-do-globo/ https://www.contrafatos.com.br/moraes-fez-lobby-para-soltura-de-assessor-de-bolsonaro-diz-colunista-do-globo/#respond Mon, 20 May 2024 21:40:58 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=462491 Articulação nos Bastidores Influenciou na Decisão de Liberação do Ex-assessor de Bolsonaro, Segundo Colunista

O Post “Moraes fez lobby para soltura de assessor de Bolsonaro”, diz colunista do O Globo apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Articulação nos Bastidores Influenciou na Decisão de Liberação do Ex-assessor de Bolsonaro, Segundo Colunista

Segundo a colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo, uma complexa articulação nos bastidores, que durou semanas, foi fundamental para a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes de soltar o coronel Marcelo Câmara, ex-assessor de investigado no inquérito sobre os atos de 8 de janeiro de 2023.

Fontes próximas às conversas revelaram que o lobby contou com a participação do governador de , Tarcísio de Freitas (Republicanos), do ex-presidente (MDB) – responsável pela indicação de Moraes ao STF – e do comandante do Exército, Tomás Paiva.

Cada um desses atores, em momentos distintos e de formas variadas, buscou convencer Moraes de que a manutenção da prisão preventiva de Câmara era um exagero. Eles argumentaram que era necessário “calibrar” suas decisões para reduzir os ataques vindos da extrema direita ao ministro e ao STF. A prisão preventiva prolongada sem condenação ou denúncia formal estava alimentando a ‘narrativa’ de perseguição bolsonarista contra Moraes.

Interlocutores de Tarcísio afirmaram que a soltura de Câmara também fazia parte de um “pacote” que incluía a absolvição do senador Jorge Seif (PL-SC) no processo de cassação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em troca, o governador aceitou nomear um procurador aprovado por Moraes para a procuradoria-geral do Estado, descartando um desafeto do ministro.

Câmara estava preso desde 8 de fevereiro, quando a Polícia Federal realizou uma operação contra integrantes do entorno bolsonarista acusados de planejar um golpe de Estado. Segundo a PF, o coronel tinha a função de vigiar pessoas e possivelmente monitorar o próprio Moraes, produzindo dossiês sobre sua movimentação – acusações que ele nega.

O lobby a favor de Câmara intensificou-se quando Moraes aceitou marcar uma audiência com o advogado do coronel, Eduardo Kuntz, para a semana passada. Entre o agendamento e a reunião, ocorreram eventos que influenciaram o cenário político, incluindo a polêmica de Moraes com e a má repercussão da viagem dos ministros do STF para um evento em Londres.

Além disso, houve pressão de senadores pela absolvição de Seif. A manobra culminou não só na soltura de Câmara, mas também em uma mudança radical na posição de Moraes sobre o caso Seif e a libertação do ex-ajudante de ordens de , Mauro Cid, no início de maio.

No dia 7 de maio, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, recomendou a soltura de Câmara, argumentando que ele não tinha mais capacidade de atrapalhar as investigações, que já estavam avançadas.


O Post “Moraes fez lobby para soltura de assessor de Bolsonaro”, diz colunista do O Globo apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/moraes-fez-lobby-para-soltura-de-assessor-de-bolsonaro-diz-colunista-do-globo/feed/ 0