México - ContraFatos https://www.contrafatos.com.br/tag/mexico/ Não há argumentos Wed, 19 Jun 2024 22:19:08 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.5 https://www.contrafatos.com.br/wp-content/uploads/2020/09/favicon-96x96-2.png México - ContraFatos https://www.contrafatos.com.br/tag/mexico/ 32 32 Ditador Maduro fecha restaurante que serviu café para oposição na Venezuela https://www.contrafatos.com.br/ditador-maduro-fecha-restaurante-que-serviu-cafe-para-oposicao-na-venezuela/ https://www.contrafatos.com.br/ditador-maduro-fecha-restaurante-que-serviu-cafe-para-oposicao-na-venezuela/#comments Wed, 19 Jun 2024 22:19:05 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=478595 Restaurante Pancho Grill é fechado pelo regime venezuelano após servir café para opositora

O Post Ditador Maduro fecha restaurante que serviu café para oposição na Venezuela apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Restaurante Pancho Grill é fechado pelo regime venezuelano após servir café para opositora

Nicolás Maduro, o ditador da , ordenou o fechamento de um restaurante após este ter servido 14 cafés da manhã e empanadas aos membros da oposição. As proprietárias do Pancho Grill, Corina e Elys Hernández, sua irmã, ganharam notoriedade pública no país após o incidente ser divulgado nas redes sociais.

Recentemente, um veículo estacionou diante de um estabelecimento modesto no Estado de Guárico, localizado nas planícies venezuelanas. O condutor indagou: “Vocês são aquelas cujo restaurante o governo fechou? Quero uma foto com vocês.” As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

O indivíduo desceu velozmente do veículo e registrou uma selfie com Corina Hernández, 44 anos, coproprietária de um restaurante na Venezuela. “Estamos todos indignados”, declarou ele.

A narrativa das irmãs ganhou grande notoriedade na internet, estabelecendo-as como ícones de resistência para numerosos venezuelanos exaustos do regime autoritário. Desde aquele momento, elas receberam suporte na web e renomearam seus produtos para “empanadas da liberdade”.

Ditadura na Venezuela: Impacto Além do Restaurantes

O Pancho Grill é apenas um dos muitos negócios que enfrentaram represálias por fornecerem serviços a Machado, a principal adversária de Nicolás Maduro.

Machado, ex-parlamentar e crítica severa de Maduro, utiliza sua popularidade para apoiar o principal candidato da oposição, apesar de não ser candidata.

Ao longo da campanha, várias pessoas que apoiaram Machado foram alvo de assédio por parte das autoridades. Isso, nas semanas mais recentes, incluiu profissionais de som em um comício, um caminhoneiro responsável pelo recolhimento de suprimentos em Caracas e quatro indivíduos que, utilizando canoas, providenciaram transporte.

Alguns indivíduos entrevistados afirmaram ter sido presos e encaminhados ao Helicoide, um notório centro de detenção. Muitos tiveram seus equipamentos apreendidos e seus empreendimentos encerrados, resultando na perda de suas fontes de renda.

“Naqueles dias não tínhamos o que comer”, mencionou Francisco Ecceso, o caminhoneiro, recordando os 47 dias em que a polícia apreendeu seu veículo.

Analistas e opositores acreditam que essas perseguições representam novas táticas do regime para suprimir a oposição e exibir poder.

O Maior Desafio Eleitoral de Maduro em 11 Anos de Governo

Existe um debate comum de que o desafio eleitoral mais significativo para Maduro em seus 11 anos de governo é a votação de 28, independentemente das razões por trás disso.

Pela primeira vez em muitos anos, a oposição se uniu em torno de María Corina Machado, que possui grande suporte popular. Quando a candidatura dela foi proibida pelo regime, a coalizão optou pelo ex-diplomata Edmundo González como substituto.

Pesquisas sugerem que a maioria dos venezuelanos planeja votar em González, desapontados com a “fome, pobreza e migração” que separam as famílias.

As irmãs Hernández estão à frente do Pancho Grill, localizado na cidade de Corozo Pando, a uma distância de cinco horas de Caracas, em uma das áreas mais carentes. Elas conduzem o negócio do restaurante em parceria com a tia Nazareth.

Os desafios do Pancho Grill

Após a recessão econômica de 2015, diversos indivíduos na área conseguem sobreviver através da venda de sucata e da caça. A família Hernández é proprietária do Pancho Grill há duas décadas, onde serve cafés da manhã com carne, ovos, feijão e arepas.

O prato típico venezuelano, as empanadas, são crocantes e fritas, contendo recheio de queijo, carne desfiada ou frango, servidas com molho de pimenta doce.

O Pancho Grill, um restaurante, está lidando com desafios devido à crise econômica, incluindo complicações na cozinha e interrupções no fornecimento de energia elétrica. Durante uma campanha, Corina Machado passou pelo estabelecimento, adquiriu um café da manhã para sua equipe e registrou o momento em fotografias junto à sua família.

Imediatamente após a partida de Machado, inspetores e um membro da Guarda Nacional apareceram, declarando o encerramento temporário do restaurante.

Os inspetores argumentaram ausência de documentação financeira e de declaração de ganhos. As irmãs não refutaram, porém salientaram que em 20 anos, nunca receberam uma visita da agência de impostos. Naquela localidade, é habitual a falta de regularidade fiscal e nenhuma outra empresa foi vistoriada naquele dia.

Apoio da população pedindo a reabertura do restaurante

Informou-se que as autoridades determinaram um fechamento de 15 dias para o restaurante. Quanto ao pedido de comentários, a agência tributária não deu resposta.

As irmãs registraram em vídeo a interação com os fiscais, vídeo este que foi compartilhado pelas suas filhas e viralizou. O restaurante recebeu visitas de simpatizantes, que trouxeram doações de diferentes países, incluindo , Brasil, e . Além disso, muitos solicitaram empanadas para serem entregues aos necessitados locais.

Corina Hernández recentemente expressou que Machado pode ter sido um envio de Deus, pois as retaliações do regime acabaram se tornando uma bênção. Ela contou que “A vida mudou desde que María Corina veio comprar as empanadas”. E acrescentou: “Tudo melhorou”.

Depois de duas semanas fechado, o restaurante foi reaberto pelas irmãs, que pagaram a multa de US$ 350 (aproximadamente R$ 1.900), com o apoio de seus novos seguidores. Hernández afirmou que não exercia seu direito ao voto desde 2006, mas a penalidade a persuadiu a votar na oposição no dia 28. As informações são da Revista Oeste.


O Post Ditador Maduro fecha restaurante que serviu café para oposição na Venezuela apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/ditador-maduro-fecha-restaurante-que-serviu-cafe-para-oposicao-na-venezuela/feed/ 1
Real supera peso argentino em ranking de desvalorização https://www.contrafatos.com.br/real-supera-peso-argentino-em-ranking-de-desvalorizacao/ https://www.contrafatos.com.br/real-supera-peso-argentino-em-ranking-de-desvalorizacao/#respond Wed, 19 Jun 2024 03:20:48 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=478176 Somente nesta terça-feira, 17, a moeda brasileira chegou a 10,54% em relação ao dólar

O Post Real supera peso argentino em ranking de desvalorização apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Somente nesta terça-feira, 17, a moeda brasileira chegou a 10,54% em relação ao dólar

Em 2024, o real superou o peso argentino em termos de desvalorização, ocupando a última posição no ranking entre as moedas dos países emergentes. Às 16h da segunda-feira, dia 17, a moeda brasileira apresentou uma desvalorização de 10,5% em relação ao dólar americano, um pouco mais que os 10,4% registrados pelo vizinho da América do Sul.

A metodologia de cálculo usa como referência a moeda dos e avalia sua valorização em comparação com outros países. No geral, os países emergentes Hungria (-5,776% em relação ao dólar), (-5,738%), (-5,876%), Indonésia (-5,676%), Coreia do Sul (-6,521%), Tailândia (-6,956%), (-8,502%), Turquia (-10,12) e Argentina (-10,485) apresentaram desempenho superior ao Brasil (-10,54%).

No entanto, mais tarde no dia, o real conseguiu se recuperar e terminou com uma desvalorização de 10,48%, igualando-se à moeda da Argentina. Antes do evento surpreendente de ontem, a Argentina era a última colocada isolada no ranking.

A desvalorização do real

Segundo profissionais do setor financeiro, a principal razão para a desvalorização do real frente ao dólar é o aumento das taxas de juros nos Estados Unidos. As informações macroeconômicas dos EUA indicam que sua economia ainda está em crescimento e que o Federal Reserve, o dos EUA, precisará manter as taxas de juros elevadas por um período prolongado.

Adicionalmente, o “risco Brasil” é um fator que contribui para o enfraquecimento do real. Questões políticas, tais como disputas com o presidente do Banco Central e alterações na meta fiscal, intensificam o receio do mercado de que as finanças públicas estejam em má situação, criando a percepção de que investir no Brasil é mais perigoso. Quando o risco é maior, o mercado exige taxas mais altas para emprestar a um país. As informações são da Revista Oeste.


O Post Real supera peso argentino em ranking de desvalorização apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/real-supera-peso-argentino-em-ranking-de-desvalorizacao/feed/ 0
Eleições no México: candidato é assassinado na porta de casa https://www.contrafatos.com.br/eleicoes-no-mexico-candidato-e-assassinado-na-porta-de-casa/ https://www.contrafatos.com.br/eleicoes-no-mexico-candidato-e-assassinado-na-porta-de-casa/#respond Mon, 03 Jun 2024 02:14:25 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=469533 Aumento da Violência Eleitoral: 38 Candidatos Assassinados desde o Início do Processo Eleitoral

O Post Eleições no México: candidato é assassinado na porta de casa apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Aumento da Violência Eleitoral: 38 Candidatos Assassinados desde o Início do Processo Eleitoral

Desde o começo do processo eleitoral, 38 candidatos encontraram a morte; neste domingo, dois indivíduos foram assassinados em locais de votação

Horas antes do início das eleições gerais no , um postulante a um cargo em um órgão de fiscalização municipal foi morto a tiros na cidade de San Juan Benito Juàrez.

Na noite de sábado, Delgado, 35 anos, recebeu disparos de arma de fogo próximo a sua residência. Na semana que passou, registrou-se o assassinato de quatro candidatos por meio de tiros. O último homicídio ocorreu na sexta-feira, 31, no estado de Puebla, situado na região central do país.

Desde o início do processo eleitoral em setembro do ano passado, com as lutas internas dos partidos, aproximadamente 38 candidatos foram mortos, de acordo com a Reuters.

A votação deste ano no México transformou-se na mais violenta de todos os tempos. Devido a uma sequência de agressões, os responsáveis em Chiapas, ao sul, interromperam os pleitos em duas cidades do estado, que está localizado na fronteira com a Guatemala.

No domingo, duas pessoas foram assassinadas em locais de votação em Coyomeapan e Tlapanala, ambas cidades situadas no estado de Puebla.

México realiza as maiores eleições da história

Neste domingo, 2 de junho, o México conduziu as maiores eleições de sua história.

A Presidência do país, todas as posições no Congresso, bem como milhares de cargos estaduais e municipais estão em disputa.

A favorita neste domingo é Claudia Sheinbaum, que foi escolhida pessoalmente pelo presidente atual, Andrés Manuel López Obrador. Ela lidera as pesquisas com uma vantagem de 20 pontos percentuais sobre a segunda colocada, a senadora Xóchitl Gálvez.


O Post Eleições no México: candidato é assassinado na porta de casa apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/eleicoes-no-mexico-candidato-e-assassinado-na-porta-de-casa/feed/ 0
Brasil Sai Na Frente Para Sediar Mais Uma Copa Do Mundo https://www.contrafatos.com.br/brasil-sai-na-frente-para-sediar-mais-uma-copa-do-mundo/ https://www.contrafatos.com.br/brasil-sai-na-frente-para-sediar-mais-uma-copa-do-mundo/#comments Fri, 10 May 2024 04:21:15 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=456740 Fifa anunciará sede da Copa do Mundo Feminina de 2027 em maio; Brasil está otimista

O Post Brasil Sai Na Frente Para Sediar Mais Uma Copa Do Mundo apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Fifa anunciará sede da Copa do Mundo Feminina de 2027 em maio; Brasil está otimista

No dia 17 de maio, a Federação Internacional de (Fifa) vai divulgar a sede da próxima Copa do Mundo Feminina de Futebol em 2027. E a candidatura brasileira está otimista quanto ao resultado. A Copa do Mundo Feminina deve reunir 32 Seleções, que se enfrentarão entre os meses de junho e julho.

“Nosso objetivo é sair de lá provando para o mundo que o Brasil é uma escolha natural”, disse Manuela Ventura Silvério Biz, consultora de comunicação da candidatura brasileira. O único concorrente do Brasil para sediar o evento é a candidatura conjunta apresentada pela Bélgica, e .

“A Copa do Mundo feminina da Fifa, se vier ao Brasil, não será algo isolado. Ela será resultado de conquistas do passado. Se estamos na posição hoje de pedir à Fifa que traga uma Copa do Mundo para o Brasil, é porque lá atrás teve uma história que foi construída. As conquistas dessas mulheres, no passado, nos trouxeram até esse lugar”, disse Manuela.

“Queremos celebrar todas essas conquistas, mas não podemos parar por aqui. Ainda não estamos onde devemos estar. Então queremos também que ele [o torneio] seja também uma plataforma ou oportunidade de continuar construindo e que façamos um futuro ainda melhor para o futebol feminino”, acrescentou.

Para Valesca Araújo, executiva responsável pela candidatura brasileira, o evento pode comprovar a grandeza do futebol feminino no país. “O diferencial dessa candidatura é que ela não é um torneio esportivo. Ela é a confirmação da grandeza do futebol feminino”, disse ela, durante entrevista à imprensa online concedida na noite dessa quarta-feira (8).

Para receber os jogos, a candidatura brasileira apresentou e indicou estádios de dez capitais: Belo Horizonte (no estádio do Mineirão), (Mané Garrincha), Cuiabá (Arena Pantanal), Fortaleza (Arena Castelão), Manaus (Arena da Amazônia), Porto Alegre (Beira-Rio), Recife (Arena de Pernambuco), Rio de Janeiro (Maracanã), Salvador (Arena Fonte Nova) e São Paulo (Arena Corinthians). Esses estádios já receberam a Copa do Mundo masculina, realizada em 2014.

Para Valesca Araújo, executiva responsável pela candidatura brasileira, o evento pode comprovar a grandeza do futebol feminino no país. “O diferencial dessa candidatura é que ela não é um torneio esportivo. Ela é a confirmação da grandeza do futebol feminino”, disse ela, durante entrevista à imprensa online concedida na noite dessa quarta-feira (8).

Para receber os jogos, a candidatura brasileira apresentou e indicou estádios de dez capitais: Belo Horizonte (no estádio do Mineirão), Brasília (Mané Garrincha), Cuiabá (Arena Pantanal), Fortaleza (Arena Castelão), Manaus (Arena da Amazônia), Porto Alegre (Beira-Rio), Recife (Arena de Pernambuco), Rio de Janeiro (Maracanã), Salvador (Arena Fonte Nova) e São Paulo (Arena Corinthians). Esses estádios já receberam a Copa do Mundo masculina, realizada em 2014.

Na terça-feira (7), um relatório de avaliação divulgado pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) apontou que a candidatura do Brasil para sediar a Copa do Mundo de futebol feminino 2027 obteve uma pontuação mais alta do que a candidatura conjunta apresentada pela Bélgica, Holanda e Alemanha A África do Sul e a candidatura conjunta entre e Estados Unidos desistiram da disputa.

A proposta do Brasil recebeu a maior pontuação média geral, 4,0 pontos, de um total de 5 pontos, seguida pela proposta conjunta de Bélgica, Holanda e Alemanha, com 3,7 pontos. No relatório de quase 100 páginas, os integrantes da Fifa que inspecionaram o Brasil elogiaram os estádios escolhidos pelo Brasil para sediar o evento e destacaram o potencial comercial do país.

“A candidatura do Brasil oferece bons estádios, construídos especificamente e geralmente configurados para os maiores eventos internacionais, tendo recebido a Copa do Mundo de 2014. Apresenta também uma forte posição comercial, com uma combinação de potencial de arrecadação e de eficiência nos custos”, informaram os executivos da Fifa no documento.

“Ficamos muito felizes com o resultado do relatório da Fifa. O documento mostra que o Brasil cumpriu com excelência as rígidas exigências do processo de candidatura”, afirmou o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues.

A decisão final da escolha da sede do evento só será divulgada no dia 17 de maio, na Tailândia. A votação será aberta e feita por 211 presidentes de federações associadas à Fifa.


O Post Brasil Sai Na Frente Para Sediar Mais Uma Copa Do Mundo apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/brasil-sai-na-frente-para-sediar-mais-uma-copa-do-mundo/feed/ 3
Biden derrotado: Suprema Corte dá sinal verde para Texas prender imigrantes ilegais https://www.contrafatos.com.br/biden-derrotado-suprema-corte-da-sinal-verde-para-texas-prender-imigrantes-ilegais/ https://www.contrafatos.com.br/biden-derrotado-suprema-corte-da-sinal-verde-para-texas-prender-imigrantes-ilegais/#respond Wed, 20 Mar 2024 05:50:37 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=429376 Quem infringir a lei pode ser preso por até 20 anos

O Post Biden derrotado: Suprema Corte dá sinal verde para Texas prender imigrantes ilegais apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Quem infringir a lei pode ser preso por até 20 anos

Na terça-feira, 19, foi decidido pela Suprema Corte dos que as autoridades do Texas têm permissão para prender indivíduos que cruzem ilegalmente a fronteira entre o e os EUA.

A determinação vai contra o que o presidente dos EUA, Joe , recentemente solicitou à Suprema Corte, que interrompesse uma lei assinada por Greg Abbot, governador do Texas.

A norma, sancionada pelo republicano em 2023, autoriza que oficiais do Texas detenham indivíduos que ingressarem ilegalmente em solo norte-americano. Inicialmente, essa competência era exclusiva das autoridades federais de imigração.

O que diz Joe Biden

Biden argumenta que essa ação viola a Constituição do país e as leis federais, o que seria uma interferência entre os Poderes. O democrata insiste que “não cabe aos Estados legislar sobre o tema”.

Greg Abbot já havia afirmado que foi necessária uma lei estadual, uma vez que “o governo de Biden estava deliberadamente deixando de agir” e que seu Estado tinha a necessidade de “se defender”.

A legislação atualizada transforma a imigração ilegal em delito no estado do Texas, punível com uma sentença de até 20 anos de prisão, e agora exige que os magistrados locais ordenem o envio desses imigrantes de volta ao México, estipulando uma pena de 20 anos para quem se negar a sair dos Estados Unidos.

A Suprema Corte tomou uma decisão que representa um triunfo para Abbot. Ele tem implementado várias ações com o objetivo de barrar a entrada de imigrantes ilegais pela fronteira sul dos EUA.

As ações tomadas por Abbot incluem o destacamento de soldados da Guarda Nacional do Estado para a fronteira, a construção de uma cerca de arame farpado e a colocação de uma barreira flutuante em uma seção do Rio Grande. As informações são da Revista Oeste.


O Post Biden derrotado: Suprema Corte dá sinal verde para Texas prender imigrantes ilegais apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/biden-derrotado-suprema-corte-da-sinal-verde-para-texas-prender-imigrantes-ilegais/feed/ 0
Gilmar Mendes minimiza queda do Brasil no ranking de corrupção https://www.contrafatos.com.br/gilmar-mendes-minimiza-queda-do-brasil-no-ranking-de-corrupcao/ https://www.contrafatos.com.br/gilmar-mendes-minimiza-queda-do-brasil-no-ranking-de-corrupcao/#comments Wed, 31 Jan 2024 20:24:28 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=403135 Ministro Gilmar Mendes Comenta Queda do Brasil no Índice de Percepção da Corrupção 2023

O Post Gilmar Mendes minimiza queda do Brasil no ranking de corrupção apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Ministro Gilmar Mendes Comenta Queda do Brasil no Índice de Percepção da Corrupção 2023

Na terça-feira (30), Gilmar Mendes, ministro do Tribunal Federal (STF), discutiu o Índice de Percepção da (IPC) 2023. Este índice, produzido pela Transparência Internacional, indicou uma descida de dez lugares do Brasil no ranking. O juiz ressaltou a necessidade de uma análise detalhada para um índice que se baseia em percepções.

“Um índice baseado em percepções precisa ser visto com cautela. A questão exige exame mais aprofundado, a fim de evitar conclusões precipitadas”, escreveu o ministro do STF.

O antigo congressista federal Deltan Dallagnol, membro da Lava Jato, menosprezou a observação de Gilmar Mendes. De acordo com ele, o juiz cancelou o índice de corrupção ao invalidar todos os processos de corrupção no Brasil.

“EXTRA: decisão do ministro Gilmar Mendes anula índice de percepção da corrupção, depois de anular todos os casos do Brasil que têm a ver com corrupção. Primeiro, livrou os réus. Agora, livrou o governo”, disse o parlamentar.

Em uma análise veiculada no site da Transparência Internacional, a organização mencionou que os ex-presidentes Jair (PL) e Luiz Inácio da Silva (PT) “avançaram em processos que visam aumentar a legitimidade e independência do poder judiciário através da nomeação de pessoas de confiança”. A ONG considerou “preocupante” e “polêmica” a decisão de Lula de nomear seu ex-advogado Cristiano Zanin para o Supremo Tribunal Federal (STF).

A organização também declarou que em países como Brasil, e Honduras, a destituição de juízes e promotores sem mérito por outros ramos do Estado, por meio de processos opacos e, em alguns casos, ilegais, mina a independência do poder judicial. Segundo a ONG, tais atitudes promovem “a injustiça e um sistema onde a lei é aplicada de acordo com os interesses do governo governante e da elite”.


O Post Gilmar Mendes minimiza queda do Brasil no ranking de corrupção apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/gilmar-mendes-minimiza-queda-do-brasil-no-ranking-de-corrupcao/feed/ 1
Procurada pelo FBI, Patrícia Lélis deixa escapar onde está https://www.contrafatos.com.br/procurada-pelo-fbi-patricia-lelis-deixa-escapar-onde-esta/ https://www.contrafatos.com.br/procurada-pelo-fbi-patricia-lelis-deixa-escapar-onde-esta/#respond Wed, 17 Jan 2024 21:06:18 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=395511 Patrícia é acusada de fraudes financeiras que ultrapassam R$ 3,4 milhões nos EUA

O Post Procurada pelo FBI, Patrícia Lélis deixa escapar onde está apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Patrícia é acusada de fraudes financeiras que ultrapassam R$ 3,4 milhões nos EUA

A localização atual de Patrícia Lélis, uma militante de esquerda brasileira de 29 anos que está na mira do FBI por suspeitas de envolvimento em fraudes financeiras estimadas em US$ 700 mil, pode ter sido descoberta.

Patrícia divulgou um vídeo no seu antigo perfil no X, equivalente ao Twitter, que exibe informações da tela do seu telefone sobre a temperatura e a localização do dispositivo, identificado como estando em Cuauhtémoc, no .

A procura pela localização de Cuauhtémoc resultou em várias alternativas no Maps, todas situadas no México, exceto por uma praça no Rio de Janeiro. Entre os bairros e cidades denominados com este nome, somente a localidade no distrito de Veracruz, que fica à beira do Golfo do México, está em uma rota direta para Miami.

Fraudes financeiras: Patrícia é acusada de desviar US$ 700 mil prometendo regularização de estrangeiros nos EUA

Patrícia está sendo acusada de fraudes financeiras que somam US$ 700 mil, o que corresponde a mais de R$ 3,4 milhões nos EUA. De acordo com as autoridades da Virgínia, ela afirmava que poderia legalizar a situação de imigrantes nos EUA através de um visto que garantiria residência e, em alguns casos, cidadania através de investimentos em empresas americanas. No entanto, ela desviava os fundos das vítimas para sua própria conta bancária.

Depois que o vídeo mostrando a localização no México em uma tela de celular foi compartilhado, internautas responderam com sarcasmo e até mesmo mencionaram o perfil do FBI na postagem. As informações são do Oantagonista.


O Post Procurada pelo FBI, Patrícia Lélis deixa escapar onde está apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/procurada-pelo-fbi-patricia-lelis-deixa-escapar-onde-esta/feed/ 0
Agricultores do México se armam contra traficantes que cobram ‘imposto da extorsão’ https://www.contrafatos.com.br/agricultores-do-mexico-se-armam-contra-traficantes-que-cobram-imposto-da-extorsao/ https://www.contrafatos.com.br/agricultores-do-mexico-se-armam-contra-traficantes-que-cobram-imposto-da-extorsao/#comments Wed, 13 Dec 2023 21:55:34 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=376969 14 pessoas morreram no conflito, incluindo um líder do cartel e um líder agrícola

O Post Agricultores do México se armam contra traficantes que cobram ‘imposto da extorsão’ apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
14 pessoas morreram no conflito, incluindo um líder do cartel e um líder agrícola

Os agricultores mexicanos se defenderam contra um dos grupos de traficantes de drogas mais influentes do país, conhecido como La Familia Michoacana. Como resultado do confronto, 14 pessoas foram mortas, sendo que dez delas eram membros do cartel.

Alguns indivíduos foram mortos utilizando facões. Outras quatro pessoas foram feridas por disparos e duas estão desaparecidas desde o início da disputa na sexta-feira passada, dia 8.

De acordo com um relatório do noticiário local, foi divulgado recentemente pelos membros do La Familia Michoacana que o cartel iria aumentar o montante do “imposto de extorsão” para os agricultores que residem em Texcaltitlán. Essa taxa é aplicada em todo o país, e as empresas também são obrigadas a pagar aos cartéis de traficantes para poderem operar sem qualquer interferência.

Líder local do cartel La Familia Michoacana foi morto no conflito com agricultores no México

De acordo com o jornal Extra, El Payaso, também conhecido como Rigoberto de la Sancha Santillan, líder da Família Michoacana, está entre os falecidos. Segundo o chefe da Procuradoria-Geral do estado do , José Luis Cervantes Martínez, o grupo liderado por ele é responsável pela morte de 13 membros das forças de segurança mexicanas em 2021.

De acordo com informações, houve um encontro entre os fazendeiros de Texcaltitlán e os integrantes da La Familia Michoacana em um campo de . Após as negociações não resultarem em um acordo entre ambas as partes, os envolvidos entraram em confronto armado.

Nas plataformas online, estão sendo compartilhados vídeos do campo de futebol que exibem indivíduos em movimento enquanto são expostos aos sons dos tiros. É possível observar cadáveres e veículos em chamas nas cenas registradas.

Noé Olivares, o líder dos agricultores locais, perdeu a vida durante o conflito. Os habitantes da área expressaram receio de possíveis represálias por parte do cartel através das redes sociais. Vários indivíduos consideraram os agricultores que se opuseram aos traficantes como “heróis revolucionários”. As informações são da Revista Oeste.


O Post Agricultores do México se armam contra traficantes que cobram ‘imposto da extorsão’ apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/agricultores-do-mexico-se-armam-contra-traficantes-que-cobram-imposto-da-extorsao/feed/ 1
Rússia tenta interferir em eleições em pelo menos 11 países https://www.contrafatos.com.br/russia-tenta-interferir-em-eleicoes-em-pelo-menos-11-paises/ https://www.contrafatos.com.br/russia-tenta-interferir-em-eleicoes-em-pelo-menos-11-paises/#respond Sat, 21 Oct 2023 21:49:22 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=348772 Alerta dos serviços de inteligência dos EUA sobre operações do Kremlin para minar eleições em vários países.

O Post Rússia tenta interferir em eleições em pelo menos 11 países apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Alerta dos serviços de inteligência dos EUA sobre operações do Kremlin para minar eleições em vários países.

Os serviços de inteligência dos EUA alertaram países de todo o mundo sobre operações do Kremlin para minar a legitimidade de pelo menos 11 eleições em nove países democráticos entre 2020 e 2022.

Além disso, os serviços de inteligência russos atacaram a validade de eleições em outros 17 países através de campanhas nas redes sociais, amplificando “narrativas domésticas”.

Washington considera que estes casos constituem apenas uma pequena parte das atividades de desestabilização russas.

Os avisos estão incluídos num telegrama diplomático enviado pelo Departamento de Estado dos EUA a vários países em todo o mundo.

No telegrama, as autoridades dos EUA relatam esforços crescentes dos serviços de inteligência russos para “minar globalmente os processos democráticos” e influenciar os resultados eleitorais através de campanhas de desinformação.

“Os identificaram, e isto é uma preocupação crescente, os esforços da Rússia para minar os processos democráticos: a Rússia está a conduzir operações para degradar a confiança do público na integridade das próprias eleições”, explica o telegrama.

Entre os destinatários do telegrama diplomático estão Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, ou na América, e Espanha, Itália, e Reino Unido na Europa.

Altos funcionários do Departamento de Estado e dos serviços de inteligência dos EUA, que pediram para não serem identificados, apontaram dois casos específicos na América do Sul e na Europa, em que os serviços de inteligência russos ativaram campanhas de desinformação eleitoral.

“Num caso na América do Sul, canais russos do Telegram incluíram notícias falsas sobre alegadas fraudes e trolls russos nas plataformas de redes sociais amplificaram as preocupações sobre a instabilidade e a pós-eleitorais”, explicaram autoridades norte-americanas.

Embora as fontes se tenham recusado a identificar o país sul-americano afetado, salientaram que os EUA detectaram “páginas web ligadas à inteligência russa nos protestos contra o resultado eleitoral”.

No caso de outro país, neste caso na Europa, os serviços de inteligência dos EUA detectaram sites ligados à Rússia que distribuíam artigos em inglês com acusações de fraude eleitoral.

Também nas eleições europeias de 2020, o Serviço Federal de Segurança Russo, herdeiro do KGB soviético, utilizou intermediários “para mobilizar agitadores e intimidar os trabalhadores eleitorais, organizar protestos no dia da votação e sabotar a votação no estrangeiro”.

O Kremlin considera estas operações “eficazes” e de baixo custo, segundo as mesmas fontes, que acrescentaram que estão a partilhar informações com governos de todo o mundo “para ter uma melhor ideia das tácticas e técnicas russas”.

“A interferência eleitoral é uma operação fácil e de baixo custo. Em muitos casos, estão a amplificar narrativas locais que põem em causa a integridade das eleições”, como as respostas à COVID-19, observaram autoridades dos EUA.

“A nossa perspectiva é que a Rússia esteja a capitalizar o que considera um sucesso relativamente barato nas eleições presidenciais de 2020 nos Estados Unidos para aplicá-lo de forma mais global”, concluíram.


O Post Rússia tenta interferir em eleições em pelo menos 11 países apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/russia-tenta-interferir-em-eleicoes-em-pelo-menos-11-paises/feed/ 0
‘STF’ do México descriminaliza o aborto em todo o país https://www.contrafatos.com.br/stf-do-mexico-descriminaliza-o-aborto-em-todo-o-pais/ https://www.contrafatos.com.br/stf-do-mexico-descriminaliza-o-aborto-em-todo-o-pais/#comments Thu, 07 Sep 2023 02:04:39 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=325213 Supremo Tribunal do México aprova direito ao aborto para todas as grávidas do país

O Post ‘STF’ do México descriminaliza o aborto em todo o país apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Supremo Tribunal do México aprova direito ao aborto para todas as grávidas do país

O Tribunal de da Nação (SCJN) do concedeu nesta quarta-feira (6) o recurso de amparo interposto pela organização não governamental Grupo de Informação em Reprodução Elegida (GIRE) para garantir a todas as grávidas do país a possibilidade de interromper a gravidez sem serem criminalizadas.

Com a decisão, o aborto passa a ser legal em todo o México, independentemente do motivo da interrupção da gravidez. A decisão também determina que as instituições federais de saúde sejam obrigadas a prestar serviços de aborto às mulheres e às pessoas com capacidade de gestação que o solicitem.

Até esta quarta-feira, o aborto estava descriminalizado em 12 dos 32 estados do país. A primeira lei para descriminalizar o aborto no México foi aprovada pela Cidade do México em 2007.

A decisão do SCJN foi tomada por unanimidade. A corte considerou que a criminalização do aborto é inconstitucional, pois viola o direito à saúde e à autonomia das mulheres.


O Post ‘STF’ do México descriminaliza o aborto em todo o país apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/stf-do-mexico-descriminaliza-o-aborto-em-todo-o-pais/feed/ 1