China - ContraFatos https://www.contrafatos.com.br/tag/china/ Não há argumentos Tue, 25 Jun 2024 14:41:55 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.5 https://www.contrafatos.com.br/wp-content/uploads/2020/09/favicon-96x96-2.png China - ContraFatos https://www.contrafatos.com.br/tag/china/ 32 32 EUA prometem embargos se venda da Avibras à China se concretizar; Generais querem avançar com negócio https://www.contrafatos.com.br/eua-prometem-embargos-se-venda-da-avibras-a-china-se-concretizar-generais-querem-avancar-com-negocio/ https://www.contrafatos.com.br/eua-prometem-embargos-se-venda-da-avibras-a-china-se-concretizar-generais-querem-avancar-com-negocio/#respond Tue, 25 Jun 2024 14:41:49 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=481622 EUA ameaçam impor embargo à Avibras Aeroespacial se venda de ações à estatal chinesa Norinco for concluída

O Post EUA prometem embargos se venda da Avibras à China se concretizar; Generais querem avançar com negócio apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
EUA ameaçam impor embargo à Avibras Aeroespacial se venda de ações à estatal chinesa Norinco for concluída

A possibilidade de um embargo dos à Avibras Aeroespacial, uma corporação brasileira, está em discussão, caso a venda de 49% de suas ações para a Norinco, uma empresa estatal chinesa, seja efetivada. Com dificuldades financeiras e em processo de recuperação judicial desde março de 2022, a Avibras acumulou uma dívida de R$ 600 milhões.

A potencial compra pela Norinco desperta preocupação nos EUA, uma vez que existe o risco da ganhar acesso à “tecnologia militar americana sensível”. A proibição faria com que a Avibras não pudesse usar produtos americanos, o que poderia ter um efeito significativo, considerando que muitos de seus sistemas são dependentes dessa tecnologia dos EUA.

Um programa ilustrativo é o “Astros”, um sistema de foguetes e mísseis do que emprega comunicações fornecidas pela empresa americana “Harris Corporation”. Sem esses elementos, a sustentabilidade de vários programas militares brasileiros estaria em risco. Adicionalmente, a Avibras tem outras sete empresas americanas que fornecem para sua cadeia de produção.

A Norinco, que foi penalizada pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em 2021 por conta de questões relacionadas à segurança nacional e violações dos direitos humanos, expressou recentemente o desejo de comprar uma porção das ações da Avibras após o grupo australiano DefendTex desistir da aquisição. Tal venda é considerada uma possível solução para a situação da Avibras, que já chegou a despedir 420 empregados de uma única vez.

Mesmo com as preocupações americanas, a venda para a Norinco é defendida por três oficiais-generais, em caráter reservado. Eles argumentam que isso garantiria que a empresa permanecesse sob controle brasileiro, embora os Estados Unidos interpretem a negociação como um aspecto negativo.


O Post EUA prometem embargos se venda da Avibras à China se concretizar; Generais querem avançar com negócio apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/eua-prometem-embargos-se-venda-da-avibras-a-china-se-concretizar-generais-querem-avancar-com-negocio/feed/ 0
Brasil será ouvido quando adotar princípio das nações civilizadas, diz Zelensky https://www.contrafatos.com.br/brasil-sera-ouvido-quando-adotar-principio-das-nacoes-civilizadas-diz-zelensky/ https://www.contrafatos.com.br/brasil-sera-ouvido-quando-adotar-principio-das-nacoes-civilizadas-diz-zelensky/#respond Sun, 16 Jun 2024 23:12:11 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=476956 Presidente ucraniano foi questionado sobre as ausências do Brasil e da China na assinatura final da declaração da cúpula da paz

O Post Brasil será ouvido quando adotar princípio das nações civilizadas, diz Zelensky apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Presidente ucraniano foi questionado sobre as ausências do Brasil e da China na assinatura final da declaração da cúpula da paz

No domingo, 16, após a cúpula pela paz na , o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky (foto), comentou sobre o Brasil não ter assinado a declaração final do evento.

Quando perguntado sobre a ausência do Brasil e da na assinatura do documento, Zelensky confirmou que ambos os países serão considerados quando “adotarem princípios das nações civilizadas”.

Ele afirmou que não existe “nenhum mal entendido” diplomático com relação ao conflito, afirmando que “A guerra não é uma divergência, é outra coisa”.

“A Rússia está sendo um país de ocupação e está fazendo contra outro país, no caso, a Ucrânia, que é uma vítima. Não há uma divergência de opiniões, nenhum mal entendido diplomático. É um caso bastante grave e com muitas vítimas. Não fomos nós que começamos esta guerra”, afirmou o presidente ucraniano.

“A Ucrânia tem direito à sua independência, à integridade territorial do seu país e o sucesso desta cúpula passa também por todos terem reconhecido isso e foi um apoio robusto ao que aconteceu aqui pela Ucrânia”, disse, acrescentando que “quando o Brasil e a China adotarem os princípios expressos pela comunidade internacional, que uniram todos nós hoje como nações civilizadas, deveremos então unir esforços de todo o mundo nesse sentido”.

Zelensky afirmou que “muitos países defenderam que devia haver uma representação da Rússia”, enquanto “a maioria dos países não queria apertar a mão deles e tinham opiniões diferentes”.

Como destacamos anteriormente, se recusou a participar do evento na Suíça, justificando que a cúpula não atingiria seu objetivo de paz sem a participação dos russos nas negociações.

A declaração final não foi assinada pela Arábia Saudita, México, , África do Sul e Indonésia, além do Brasil que estava presente no evento como observador.

A lista de signatários inclui 84 nações, além da Comissão Europeia, o Parlamento Europeu e o Conselho da Europa.

Lula fez vários comentários polêmicos a respeito do conflito, incluindo uma afirmação em que apontou que o governo de Kiev, que foi invadido, também tinha responsabilidade na guerra. Em outro momento, afirmou que a assistência ocidental aos ucranianos estava apenas estendendo a duração do conflito. Em outras palavras, Lula promove a narrativa do Kremlin a respeito da guerra.


O Post Brasil será ouvido quando adotar princípio das nações civilizadas, diz Zelensky apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/brasil-sera-ouvido-quando-adotar-principio-das-nacoes-civilizadas-diz-zelensky/feed/ 0
Estatal chinesa quer comprar maior fabricante de defesa do Brasil https://www.contrafatos.com.br/estatal-chinesa-quer-comprar-maior-fabricante-de-defesa-do-brasil/ https://www.contrafatos.com.br/estatal-chinesa-quer-comprar-maior-fabricante-de-defesa-do-brasil/#comments Sun, 16 Jun 2024 17:09:49 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=476813 A Avibras é a principal fornecedora brasileira de mísseis e foguetes para o Exército; negociações devem passar pela diplomacia

O Post Estatal chinesa quer comprar maior fabricante de defesa do Brasil apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
A Avibras é a principal fornecedora brasileira de mísseis e foguetes para o Exército; negociações devem passar pela diplomacia

A Norinco, uma empresa estatal chinesa, enviou uma carta às autoridades brasileiras expressando seu desejo de adquirir 49% das ações da Avibras Aeroespacial, reconhecida como a principal produtora de sistemas de defesa pesados do Brasil. A Avibras tem sua sede em São José dos Campos, no estado de .

No sábado 15, o jornal Folha de São Paulo relatou que o documento foi entregue ao Ministério da Defesa na quinta-feira 13. Foi informado que a Avibras não irá fazer nenhum pronunciamento.

A estatal chinesa demonstrou interesse após a desistência da DefendTx, um grupo de investidores australianos, das negociações com a Avibras devido à dificuldade em obter financiamento para o negócio. O governo australiano planejava financiar originalmente um terço do valor estimado em cerca de R$ 1 bilhão para a negociação, mas impediu o acesso ao crédito.

A Norinco teria como principal objetivo a comercialização de foguetes de 122 mm, utilizados como munição para os lançadores autopropulsados BM-21 Grad, originários da . Com um alcance de até 45 km, essa arma foi desenvolvida em 1960 pela extinta União Soviética.

A empresa estatal chinesa é uma potência mundial na indústria de armamentos, produzindo veículos e operando em setores de petróleo e produtos químicos, além de sua participação no setor de construção civil na China. A corporação exporta diversos sistemas de defesa, incluindo obuseiros para defesa antiaérea, veículos blindados anfíbios e bombas aéreas. Esses produtos são rotineiramente utilizados pela China em confrontos bélicos com os EUA.

Diplomacia Brasileira é Essencial nas Negociações com Estatal Chinesa

No ano de 2019, a China anunciou a criação de um grande explosivo pela Norinco, batizado de “mãe de todas as bombas”. Entretanto, as negociações entre a Avibras e a estatal chinesa ainda necessitam passar por uma avaliação da diplomacia brasileira. Apesar desta não possuir poder de veto, o impacto geopolítico das negociações entre as principais empresas da Base Industrial de Defesa e a China será analisado.

A Defesa avalia que a venda de 49% das ações permitiria que o controle da Avibras permanecesse no Brasil, o que seria preferível à venda total da empresa. A medida também resolveria a questão da escassez de fundos para manter a fábrica em operação plena.

Na última quinta-feira, dia 13, José Múcio, ministro do departamento, afirmou ter recebido uma correspondência de um conjunto externo interessado em negociar a companhia. Ele não divulgou o nome do grupo, porém, assegurou que está “trabalhando para que isso aconteça”.

Contudo, ainda existem questões jurídicas que precisam ser examinadas antes de finalizar o negócio, tais como a preservação da Avibras como “Empresa Estratégica de Defesa”, de acordo com os padrões da legislação brasileira. Também há preocupação com o impacto da negociação nos contratos das com a empresa.

A Avibras se destaca como a principal provedora brasileira de mísseis e foguetes para o Exército. Ela também é a única encarregada de fornecer munições para o “Sistema Astros”, considerado um dos projetos estratégicos de defesa da Força.

A companhia também está na etapa final de desenvolvimento do primeiro míssil tático de cruzeiro do Brasil, que tem a capacidade de alcançar alvos a 300km de distância. Este é o principal instrumento para prevenir a invasão de forças inimigas em solo nacional.

Dificuldades financeiras da Avibras

A empresa brasileira, no entanto, passa por dificuldades financeiras há mais de dez anos. Em março de 2022, a Avibras pediu recuperação judicial, demitindo 420 dos 1,5 mil funcionários de uma vez só. Os que ficaram estão sem salário há mais de um ano.

Naquele período, as dívidas foram estimadas em R$ 570 milhões, mas agora provavelmente estão em R$ 700 milhões. No último ano, Luiz Inácio da Silva, o presidente, ordenou que o vice-presidente Geraldo Alckmin e Múcio buscassem alternativas para ajudar a empresa e impedir sua falência.

Conversas teriam ocorrido entre representantes da Defesa e empresas dos na tentativa de encontrar uma recuperação através de contratos internacionais, mas sem êxito.

Um outro segmento do governo analisou a possibilidade de o Brasil alocar fundos na empresa, que conta com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social entre seus credores. Contudo, a conclusão foi de que isso seria complexo devido à ausência de uma estrutura legal que auxiliasse empresas com “objetivos estratégicos”. As informações são da Revista Oeste.


O Post Estatal chinesa quer comprar maior fabricante de defesa do Brasil apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/estatal-chinesa-quer-comprar-maior-fabricante-de-defesa-do-brasil/feed/ 1
Após governo Lula publicar MP que taxa exportações, China compra 200 mil toneladas de soja dos EUA https://www.contrafatos.com.br/apos-governo-lula-publicar-mp-que-taxa-exportacoes-china-compra-200-mil-toneladas-de-soja-dos-eua/ https://www.contrafatos.com.br/apos-governo-lula-publicar-mp-que-taxa-exportacoes-china-compra-200-mil-toneladas-de-soja-dos-eua/#comments Wed, 12 Jun 2024 02:47:23 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=474362 Medida tornou o produto brasileiro mais caro e abriu espaço para os norte-americanos conquistarem espaço no mercado

O Post Após governo Lula publicar MP que taxa exportações, China compra 200 mil toneladas de soja dos EUA apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Medida tornou o produto brasileiro mais caro e abriu espaço para os norte-americanos conquistarem espaço no mercado

O Departamento de Agricultura dos informou que a adquiriu mais de 200 mil toneladas de soja dos americanos desde a terça-feira 4. Essas negociações acontecem em paralelo à divulgação da Medida Provisória (MP) 1.227, que impõe impostos sobre as exportações para equilibrar a continuação da isenção da folha de pagamento de 17 setores da economia brasileira.

O preço da soja brasileira é aumentado por essa taxa. Isso ocorre porque os produtores, que antes não tinham despesas com exportações, agora precisam levá-las em conta. Com a ratificação da MP, é esperado que os produtores incorporem o valor da taxa ao preço final do produto, o qual será suportado pelos consumidores.

Neste contexto, a China e os EUA ganham destaque. Devido ao aumento do preço da soja brasileira, os chineses procuraram uma alternativa mais econômica: a fornecida pelos norte-americanos, que não cobram taxa de exportação sobre o mesmo produto.

Devido a essa situação, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, está considerando reverter a decisão, conforme relatado pela agência Bloomberg em uma reportagem publicada na terça-feira, 11.

Comemoração na China causa alarme no mercado financeiro

O grupo industrial Abiove, que representa grandes comerciantes de produtos agrícolas, incluindo “Archer-Daniels-Midland Co.”, “Bunge Global SA”, “Cargill Inc.” e “Louis Dreyfus Co.”, já havia emitido um alerta sobre os riscos da MP.

Operadores do setor financeiro removeram novas propostas de commodities, tais como “soja” e “milho”, do mercado. Além da “soja”, os EUA comercializaram 152 mil toneladas de “milho” para locais não revelados no mesmo intervalo de tempo, e alguns negociantes associam essa ação à recente política fiscal brasileira.

Entidades do comércio e da saúde criticam “MP do Fim do Mundo”

A medida provisória do governo foi criticada novamente. Agora, as áreas de comércio, serviços, biodiesel e saúde expressaram seu descontentamento com o texto do Executivo, chamando-o de “MP do Fim do Mundo”.

A “profunda preocupação e repúdio” à MP foi expressa pela União Nacional das Entidades do Comércio e Serviço (Unecs), afirmou que a medida prejudica o regime de compensação de crédito de PIS/Cofins.

“A nova medida traz mais incerteza jurídica e econômica, obrigando as empresas, de imediato, a buscar alternativas onerosas para cumprir suas obrigações tributárias”, argumenta a Unecs.

A Medida Provisória possui poder legal e é implementada de imediato. Contudo, é necessária a sua aprovação pelo dentro de um prazo de 120 dias. Já existe uma resistência entre os parlamentares em relação ao texto.

“Essas medidas representam um ataque contínuo à competitividade das empresas brasileiras e ao desenvolvimento econômico sustentável”, afirma a Unecs. “Em vez de promover um ambiente de negócios estável e previsível, o governo tem tomado ações que aumentam a carga tributária e a insegurança jurídica, desestimulando investimentos e prejudicando a recuperação econômica do país.”

Em nota conjunta, a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), a Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio) e a União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) expressaram críticas à MP.

“O mais desastroso impacto da MP 1.227 é que afeta diretamente o resultado das companhias ao, da noite para o dia, gerar acúmulo de créditos não monetizáveis de PIS/Cofins”, afirmam as entidades. “A MP traz enorme incerteza para os planos de investimento já contratados, forçando a revisão destes.”

De acordo com estimativas do time econômico, a desoneração da folha de pagamentos das empresas em 2024 resultará em um impacto de R$ 15,8 bilhões, enquanto que para os municípios será de R$ 10,5 bilhões. A Medida Provisória foi promulgada após um acordo entre o Ministério da Fazenda e o Congresso Nacional. As informações são da Revista Oeste.


O Post Após governo Lula publicar MP que taxa exportações, China compra 200 mil toneladas de soja dos EUA apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/apos-governo-lula-publicar-mp-que-taxa-exportacoes-china-compra-200-mil-toneladas-de-soja-dos-eua/feed/ 1
Comandante do Exército irá à China para ‘melhorar relações’ militares com o país asiático https://www.contrafatos.com.br/comandante-do-exercito-ira-a-china-para-melhorar-relacoes-militares-com-o-pais-asiatico/ https://www.contrafatos.com.br/comandante-do-exercito-ira-a-china-para-melhorar-relacoes-militares-com-o-pais-asiatico/#comments Fri, 03 May 2024 22:42:31 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=453320 General Tomás Paiva planeja viagem à China para fortalecer laços militares

O Post Comandante do Exército irá à China para ‘melhorar relações’ militares com o país asiático apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
General Tomás Paiva planeja viagem à China para fortalecer laços militares

O comandante do , General Tomás Paiva, está planejando uma visita oficial à para fortalecer as relações militares entre as duas nações. A CNN teve a confirmação desta informação pela assessoria do Exército.

Ao longo de sua visita à China, o general tem encontros agendados com o líder do Exército chinês, além de outros compromissos. O foco das discussões será a troca de informações no campo cibernético. Ademais, o Brasil mostra interesse na “munição pesada chinesa” e em “veículos blindados”.

A interação entre o Brasil e a China acontece dentro do cenário do Brics, um grupo inicialmente composto por Brasil, Rússia, e África do Sul. Desde 2024, o conjunto expandiu para abranger Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e .

O general Tomás Paiva, no ano passado, fez uma visita à Índia. Durante essa visita, a força brasileira expressou interesse em um sistema de artilharia antiaéreo de média altura, que foi desenvolvido em colaboração com Israel.

O comandante tem planos para visitar a China e a África do Sul. Entretanto, por conta do seu envolvimento na guerra contra a Ucrânia, a Rússia ainda não foi incluída em seus planos.

A viagem para a China será realizada após a divulgação do leilão bilionário do Exército Brasileiro para a aquisição de 36 “veículos blindados de combate obuseiros”. O custo da compra pode se aproximar de R$ 1 bilhão.

Na competição, a Norinco da China estava entre os finalistas, no entanto, o grupo israelense Elbit Systems foi o campeão. O Atmos, um sistema elaborado pela Elbit Systems, recebeu a maior pontuação do Comando Logístico do Exército e é tido como o melhor globalmente.

A vitória da companhia israelense recebeu críticas do PT, que afirmou que a decisão definitiva da aquisição só seria estabelecida após avaliação política proveniente do Palácio do Planalto e do Itamaraty. A insatisfação se origina do fato de que o governo israelense classificou o ex-presidente Luiz Inácio da Silva (PT) como persona non grata após declarações que comparavam a agressão israelense em Gaza ao Holocausto. Alguns setores do PT defendiam que a Norinco deveria ser a ganhadora da licitação.

No mês de abril de 2023, uma delegação extensa do partido brasileiro fez uma visita à China, consolidando a relação bilateral entre ambas as nações. Nessa viagem, o presidente Lula e seus ministros foram calorosamente acolhidos durante uma prolongada permanência no país oriental.

Adicionalmente, em 2023, esforços foram realizados pelo Palácio do Planalto e o Itamaraty para convidar a China para um seminário sobre doutrina militar no Comando de Operações Terrestres. Essa ação ilustra o desejo recíproco de intensificar a cooperação e o diálogo entre Brasil e China no campo da defesa e estratégia militar.


O Post Comandante do Exército irá à China para ‘melhorar relações’ militares com o país asiático apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/comandante-do-exercito-ira-a-china-para-melhorar-relacoes-militares-com-o-pais-asiatico/feed/ 1
Ramagem vai à Justiça contra segredos de Lula em hotel de luxo https://www.contrafatos.com.br/ramagem-vai-a-justica-contra-segredos-de-lula-em-hotel-de-luxo/ https://www.contrafatos.com.br/ramagem-vai-a-justica-contra-segredos-de-lula-em-hotel-de-luxo/#comments Sat, 27 Apr 2024 04:41:05 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=449739 Dados sobre comitivas para Argentina, Estados Unidos e China também foram negados pelo GSI

O Post Ramagem vai à Justiça contra segredos de Lula em hotel de luxo apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Dados sobre comitivas para Argentina, Estados Unidos e China também foram negados pelo GSI

Alexandre Ramagem (PL-RJ), deputado federal e potencial candidato à prefeitura do Rio de Janeiro, iniciou uma ação popular contra o presidente Luiz Inácio da Silva (PT) e o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Marcos Amaro. Ele fez isso na 15° Vara Federal Criminal do Distrito Federal. Ramagem está solicitando a suspensão do sigilo de cinco anos, estabelecido pelo governo Lula, referente à lista de pessoas – incluindo funcionários públicos – que ocuparam 57 quartos no luxuoso hotel JW Marriott Grosvenor House, em Londres, em maio de 2023.

A primeira solicitação foi negada pelo departamento em 15 de fevereiro deste ano, com a justificativa de que “a relação dos servidores que compõem estas comitivas são informações classificadas pelo Gabinete de Segurança Institucional no grau de sigilo reservado” impondo um sigilo de cinco anos. A viagem contou com a participação de 80 pessoas no total.

“Desse modo, considerando que o conhecimento pelo autor acerca da decretação de sigilo sobre lista das pessoas que ocuparam 57 quartos do hotel de luxo JW Marriott Grosvenor House, em Londres, de 26 de abril de 2023 a 9 de maio de 2023, se deu a partir de matéria publicada pelo jornal Estadão, que teve o acesso negado, afigura-se imprescindível a apresentação, em juízo, da decisão administrativa que classificou como reservadas as informações e vetou publicidade a elas”, diz trecho da petição inicial.

O ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e atual parlamentar afirma também que o sigilo infringe o direito constitucional de acesso à informação e que a viagem compromete o princípio da moralidade administrativa. Além de solicitar a suspensão do sigilo, a ação requer a adição de um “aviso expresso” de que qualquer uso indevido das informações disponíveis poderá resultar em responsabilização.

No total, o governo do Brasil desembolsou R$1,47 milhão no hotel, com R$140 mil destinados ao aluguel de duas salas para reuniões. A suíte onde o presidente e a primeira-dama Rosangela Silva, conhecida como Janja, se hospedaram teve um custo diário de R$43.986,60.

Segundo a ação movida por Ramagem, “não há como afirmar que as informações sobre uma simples viagem protocolar para o funeral da falecida Rainha Elizabeth II, num ambiente absolutamente pacífico e de total normalidade, venham a colocar em risco a segurança das instituições ou das autoridades”. As informações são do Diário do Poder.


O Post Ramagem vai à Justiça contra segredos de Lula em hotel de luxo apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/ramagem-vai-a-justica-contra-segredos-de-lula-em-hotel-de-luxo/feed/ 1
‘China não ameaça a democracia’, diz a presidente do PT https://www.contrafatos.com.br/china-nao-ameaca-a-democracia-diz-a-presidente-do-pt/ https://www.contrafatos.com.br/china-nao-ameaca-a-democracia-diz-a-presidente-do-pt/#comments Tue, 16 Apr 2024 14:54:44 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=444020 A afirmação está em um documento publicado no site do partido

O Post ‘China não ameaça a democracia’, diz a presidente do PT apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
A afirmação está em um documento publicado no site do partido

A presidente do PT e deputada federal pelo Paraná, , declarou que a não representa uma ameaça à democracia. Esta afirmação foi feita em uma carta que foi publicada no site do partido na segunda-feira, 15. A petista visitou o território chinês nos últimos dias.

Desde 1949, o Partido Comunista Chinês governa o país com “mãos de ferro”.

Gleisi afirmou que “Não é a China que ameaça a paz nem a democracia no mundo”, disse Gleisi. “A ameaça à paz e à democracia está mais ao Ocidente, digamos assim.” Além disso, a petista criticou os EUA por sua interferência, acusando-os de tratar o continente americano como um “quintal”.

Enquanto Gleisi faz as declarações, o governo chinês busca forçar a reunificação com . A ilha mantém um governo autônomo e independente de Pequim desde a revolução chinesa de 1949.

No seu discurso de final de ano em 2023, o presidente chinês, Xi Jinping, sugeriu que a China “certamente seria reunificada”, numa referência à potencial anexação de Taiwan. Ele declarou que “Todos os chineses de ambos os lados do Estreito de Taiwan devem estar vinculados a um senso comum e compartilhar a glória do rejuvenescimento da nação chinesa”, reforçando a sua posição como líder.

PT e China

Quatro décadas atrás, o PT iniciou relações diplomáticas com o partido no poder na China. Depois de reassumir a Presidência da República em 2023, um dos primeiros compromissos internacionais de foi uma visita ao território chinês. As informações são da Revista Oeste.


O Post ‘China não ameaça a democracia’, diz a presidente do PT apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/china-nao-ameaca-a-democracia-diz-a-presidente-do-pt/feed/ 2
Presidente Do PT, Gleise Enaltece “Democracia Efetiva” Da China Após Participar De Seminários Em Pequim https://www.contrafatos.com.br/presidente-do-pt-gleise-enaltece-democracia-efetiva-da-china-apos-participar-de-seminarios-em-pequim/ https://www.contrafatos.com.br/presidente-do-pt-gleise-enaltece-democracia-efetiva-da-china-apos-participar-de-seminarios-em-pequim/#comments Sat, 13 Apr 2024 17:25:00 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=442481 Gleisi Hoffmann elogia modelo de desenvolvimento da China em visita a Pequim

O Post Presidente Do PT, Gleise Enaltece “Democracia Efetiva” Da China Após Participar De Seminários Em Pequim apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Gleisi Hoffmann elogia modelo de desenvolvimento da China em visita a Pequim

A deputada , presidente do PT, expressou elogios ao modelo de desenvolvimento da durante uma viagem de intercâmbio a Pequim, onde participou de seminários promovidos pelo Partido Comunista Chinês. Segundo o jornal “O Globo”, ela destacou aspectos que considerou positivos na organização do partido e da sociedade chinesa, caracterizando-a como uma “democracia efetiva” em termos de participação social em diversos níveis.

Embora tenha elogiado o sistema chinês, é importante mencionar que o modelo de partido único e as restrições às liberdades individuais na China têm sido alvo de críticas internacionais. Ao ser questionada sobre a reação negativa de alguns brasileiros em relação à proximidade do PT com governos autoritários, Gleisi Hoffmann mencionou a existência de desinformação e preconceito por parte do Ocidente, destacando a necessidade de compreender o contexto cultural e as razões por trás das escolhas políticas de outros países.


O Post Presidente Do PT, Gleise Enaltece “Democracia Efetiva” Da China Após Participar De Seminários Em Pequim apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/presidente-do-pt-gleise-enaltece-democracia-efetiva-da-china-apos-participar-de-seminarios-em-pequim/feed/ 3
IBGE de Lula altera mapa-múndi e coloca Brasil no centro da Terra https://www.contrafatos.com.br/ibge-de-lula-altera-mapa-mundi-e-coloca-brasil-no-centro-da-terra/ https://www.contrafatos.com.br/ibge-de-lula-altera-mapa-mundi-e-coloca-brasil-no-centro-da-terra/#comments Fri, 12 Apr 2024 21:18:17 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=442050 Instituto alegou que nova representação cartográfica mostra o país de forma 'singular'

O Post IBGE de Lula altera mapa-múndi e coloca Brasil no centro da Terra apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Instituto alegou que nova representação cartográfica mostra o país de forma ‘singular’

Uma versão do mapa-múndi que coloca o Brasil no centro do planeta Terra foi elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O mapa foi apresentado ao presidente Luiz Inácio da Silva no dia 21 de março e seu lançamento oficial aconteceu em um evento na Casa G 20, no Rio de Janeiro (RJ), na terça-feira 9.

O mapa também apresenta a localização dos países do G20 e aqueles que têm representação diplomática com o Brasil, além de informações sobre a população e a área do Brasil.

O presidente Lula fez um comentário em um post no Twitter/X onde ridicularizava o novo mapa, declarando: “A Terra é redonda”. Outros simpatizantes do governo replicaram o mesmo raciocínio, argumentando que, dada a forma esférica da Terra, modificar a localização dos países em mapas não é um problema.

A mudança na representação cartográfica não foi bem recebida por todos. Roberto Freire, ex-deputado federal pelo Cidadania, expressou suas críticas à alteração em seu perfil na plataforma, descrevendo-a como “pueril nacionalismo”.

Em mapas globais convencionais, a América do Sul está situada à esquerda da África, que se encontra no meio, e todas as demais áreas são representadas de forma completa. Contudo, na versão do IBGE, a África é posicionada à direita e altera a localização de segmentos da Rússia, da e da Austrália, que são apresentados com territórios seccionados.

O que o IBGE diz sobre o novo mapa-múndi

O IBGE, em uma nota divulgada em seu site, argumentou que o mapa é “uma oportunidade de mostrar uma forma singular do país ser visto em relação ao agrupamento de nações e ao restante do mundo”. especialmente considerando que o Brasil está presidindo o G20.

Também na terça-feira, foi lançado o novo Atlas do IBGE, que inclui o mapa com o Brasil no centro do mundo. Na ocasião, o presidente do órgão, Marcio Pochmann, afirmou que a nova edição do Atlas Geográfico Escolar espera “despertar o interesse do público jovem para a compreensão da nossa realidade e de outras tantas, tão diversas, que compõem o cenário mundial da atualidade”. As informações são da Revista Oeste.


O Post IBGE de Lula altera mapa-múndi e coloca Brasil no centro da Terra apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/ibge-de-lula-altera-mapa-mundi-e-coloca-brasil-no-centro-da-terra/feed/ 1
Felipe Neto deleta informação falsa após checagem no Twitter, mas mantém ataques a Musk https://www.contrafatos.com.br/felipe-neto-deleta-informacao-falsa-apos-checagem-no-twitter-mas-mantem-ataques-a-musk/ https://www.contrafatos.com.br/felipe-neto-deleta-informacao-falsa-apos-checagem-no-twitter-mas-mantem-ataques-a-musk/#comments Wed, 10 Apr 2024 02:52:58 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=440551 Youtuber Felipe Neto apaga postagem acusando Elon Musk de colaborar com ditadores sauditas após checagem de fatos

O Post Felipe Neto deleta informação falsa após checagem no Twitter, mas mantém ataques a Musk apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Youtuber Felipe Neto apaga postagem acusando Elon Musk de colaborar com ditadores sauditas após checagem de fatos

Depois de tomar uma verificação, Felipe Neto, um youtuber de orientação petista, deletou um post na plataforma X (anteriormente conhecida como Twitter), onde ele atribuía ao bilionário a acusação de “ajudar os ditadores da Arábia Saudita a capturarem pessoas por tweets”.

Com a divulgação, Neto indagava se Musk realmente estaria “preocupado com a liberdade de expressão no Brasil”, considerando que ele supostamente teria auxiliado na perseguição política em uma nação diferente.

A realidade é que a informação compartilhada por Neto – empregada para criticar Musk – é de setembro de 2023, relacionada a incidentes que aconteceram em 2014 e 2015, período no qual Elon Musk ainda não detinha a rede social.

Desde o último fim de semana, Neto tem lançado ataques a Musk, em meio ao escândalo do “Twitter Files Brazil”. Nesse caso, Musk fez alegações sobre a pressão de políticos e uma parte do judiciário brasileiro para censurar perfis que não estão alinhados com a esquerda.

“Me confundi nas datas e estou aqui corrigindo a informação e deixando meu pedido de desculpas pelo erro […] Não tenho qualquer problema em corrigir quando divulgo uma informação errada, diferentemente do outro lado”, escreveu Neto em outra publicação no seu perfil na rede social X, nesta terça-feira (9).

Após admitir o “erro”, Neto ainda acusou a família de persistir em publicações de “fake news”, lançou mais críticas a Musk e o desafiou a enfrentar o “regime chinês” e a Arábia Saudita.

“Ainda assim, a minha crítica se mantém: Elon Musk não fala uma única palavra sobre o X ser proibido na , por exemplo, por se borrar inteiro do regime chinês, onde ele possui fábricas da Tesla. O mesmo vale para a Arábia Saudita, de onde Musk recebe muitos investimentos, mas não fala uma única palavra a respeito do seu ditador esquartejador Mohammed bin Salman, que prende e tortura pessoas apenas por críticas ao seu regime no X. Por que Musk está preocupado com a liberdade de expressão no Brasil, mas não na Arábia Saudita?”, disse Neto.

O pormenor é que o governo comunista da China e a Arábia Saudita mantêm relações com o governo , do qual Felipe Neto é apoiador e defensor.

Em outras postagens no X relacionadas ao caso, Felipe Neto se colocou como vítima e expressou crítica à verificação das “notas da comunidade”, que identificou o equívoco em sua postagem. A conta de Felipe Neto na plataforma X possui 16,8 milhões de seguidores.

Após receber críticas por uma alteração repentina em sua postura em relação à esquerda e ao presidente Lula (PT) em fevereiro de 2023, Felipe Neto começou a fazer parte de uma equipe organizada pelo Ministério dos Direitos Humanos com o objetivo de combater “o discurso de ódio e o extremismo”.

Da mesma forma, José de Abreu, ex-ator da Globo, também divulgou uma informação incorreta sobre uma das empresas de Elon Musk, que foi verificada pelas avaliações da comunidade da rede social que faz uso da verificação realizada pelos próprios usuários.

Na publicação, feita nesta segunda-feira (8), José de Abreu diz: “As ações da Tesla caem para o menor nível histórico na Bolsa de Valores de Nova York”.

Na segunda-feira (8), as ações da Tesla realmente registraram um aumento de 4,69% em seu valor. As informações são da Gazeta do Povo.


O Post Felipe Neto deleta informação falsa após checagem no Twitter, mas mantém ataques a Musk apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/felipe-neto-deleta-informacao-falsa-apos-checagem-no-twitter-mas-mantem-ataques-a-musk/feed/ 1