França - ContraFatos https://www.contrafatos.com.br/tag/franca/ Não há argumentos Wed, 26 Jun 2024 14:32:49 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.5 https://www.contrafatos.com.br/wp-content/uploads/2020/09/favicon-96x96-2.png França - ContraFatos https://www.contrafatos.com.br/tag/franca/ 32 32 Lula: ‘Problema Não É Cortar Gasto, É Saber Se Precisa Cortar Ou Aumentar Arrecadação’ https://www.contrafatos.com.br/lula-problema-nao-e-cortar-gasto-e-saber-se-precisa-cortar-ou-aumentar-arrecadacao/ https://www.contrafatos.com.br/lula-problema-nao-e-cortar-gasto-e-saber-se-precisa-cortar-ou-aumentar-arrecadacao/#respond Wed, 26 Jun 2024 14:32:44 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=482163 Lula questiona necessidade de cortes de gastos públicos e sugere ajustes através da arrecadação

O Post Lula: ‘Problema Não É Cortar Gasto, É Saber Se Precisa Cortar Ou Aumentar Arrecadação’ apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Lula questiona necessidade de cortes de gastos públicos e sugere ajustes através da arrecadação

Nesta quarta-feira (26), o presidente Luiz Inácio da Silva (PT) solicitou uma discussão sobre a real necessidade de redução de gastos públicos no Brasil, ou se o ajuste deveria ser feito por meio da arrecadação. Essa afirmação foi dada pelo petista em entrevista ao site UOL.

“Problema não é que tem que cortar. Problema é saber se precisa efetivamente cortar ou aumentar a arrecadação. Precisamos fazer esta discussão”, disse Lula ao ser questionado sobre medidas para reduzir despesas.

O petista fez referência a supostas manchetes de jornais que sugerem gastos excessivos do seu e indicam um alto nível de dívida pública. Segundo Lula, essas alegações “não são verdade” e ele as comparou com outros países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

“Na verdade, se você pegar a média dos países da OCDE, eles gastam sempre 113% do PIB [se referindo ao indicador dívida/PIB]. Se você pegar os é 123% do PIB, a China, 183%, o Japão, é 237%, a é 112% e a 137%. E o Brasil é, efetivamente, 74%, 76%. Hoje está em 76%”, afirmou o presidente.

De acordo com o petista, o Brasil realmente precisa discutir se o “gasto público” está sendo adequadamente utilizado. “Eu acho que está”, declarou.

Ele ainda fez menção à análise que o governo federal tem intenção de realizar sobre estes pagamentos.


O Post Lula: ‘Problema Não É Cortar Gasto, É Saber Se Precisa Cortar Ou Aumentar Arrecadação’ apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/lula-problema-nao-e-cortar-gasto-e-saber-se-precisa-cortar-ou-aumentar-arrecadacao/feed/ 0
Giorgia Meloni detona Esquerda com Vitória sobre Aborto no G7 https://www.contrafatos.com.br/giorgia-meloni-detona-esquerda-com-vitoria-sobre-aborto-no-g7/ https://www.contrafatos.com.br/giorgia-meloni-detona-esquerda-com-vitoria-sobre-aborto-no-g7/#comments Fri, 14 Jun 2024 20:59:50 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=475852 Rascunho do documento final da cúpula do G7 não menciona direito ao aborto seguro, segundo Reuters

O Post Giorgia Meloni detona Esquerda com Vitória sobre Aborto no G7 apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Rascunho do documento final da cúpula do G7 não menciona direito ao aborto seguro, segundo Reuters

Os chefes de estado do G7 estão na para a reunião anual, e um desacordo acerca da inclusão de uma declaração sobre o “direito ao aborto” no documento de conclusão tem gerado divergências entre a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, e delegados dos , Canadá, e França.

Segundo o rascunho visto pela Reuters, a declaração do G7 mantém compromissos com “o acesso universal a serviços de adequados, acessíveis e de qualidade para as mulheres”, assumidos no encontro do ano passado em Hiroshima, Japão. No entanto, foi removida a referência específica no comunicado de 2023 sobre a importância do “acesso a aborto seguro e legal e cuidados pós-aborto”.

Atualmente, a Itália, que detém a presidência rotativa do G7, justificou a decisão dizendo que não era preciso repetir a terminologia anterior, uma vez que o compromisso já havia sido reafirmado em Hiroshima. Diplomatas informaram que a França e o Canadá tentaram reforçar a posição sobre os direitos ao aborto, mas não foram bem-sucedidos em persuadir os italianos.

Giorgia Meloni, que se opõe ao direito ao aborto, contou em uma biografia que sua própria mãe quase interrompeu a gravidez dela. Em abril, o governo italiano deu permissão para grupos antiaborto tentarem convencer mulheres a não abortarem dentro das clínicas especializadas.

A reunião de cúpula do G7, que teve início na quinta-feira na Itália, congrega líderes dos países membros e convidados, incluindo o presidente brasileiro, Lula. O tópico central é o suporte à em seu conflito com a Rússia desde fevereiro de 2022, com um pacto estabelecido para alocar US$ 50 bilhões à Ucrânia este ano, baseado em ativos russos congelados.

Este evento ocorre em meio a um aumento da pressão sobre os líderes do G7, devido ao avanço da extrema direita nas eleições para o Parlamento Europeu e nas eleições nos EUA, França e Reino Unido.


O Post Giorgia Meloni detona Esquerda com Vitória sobre Aborto no G7 apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/giorgia-meloni-detona-esquerda-com-vitoria-sobre-aborto-no-g7/feed/ 1
Após vitória da direita, Macron dissolve Assembleia e convoca eleições legislativas antecipadas na França https://www.contrafatos.com.br/apos-vitoria-da-direita-macron-dissolve-assembleia-e-convoca-eleicoes-legislativas-antecipadas-na-franca/ https://www.contrafatos.com.br/apos-vitoria-da-direita-macron-dissolve-assembleia-e-convoca-eleicoes-legislativas-antecipadas-na-franca/#comments Sun, 09 Jun 2024 23:07:37 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=473187 Partido de direita Reunião Nacional lidera com quase um terço dos votos na França, superando centristas pró-europeus

O Post Após vitória da direita, Macron dissolve Assembleia e convoca eleições legislativas antecipadas na França apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Partido de direita Reunião Nacional lidera com quase um terço dos votos na França, superando centristas pró-europeus

Neste domingo, 9, o presidente da , Emanuel Macron, anunciou que irá dissolver o Parlamento e convocar eleições legislativas antecipadas, após um grande revés de seu partido nas eleições do Parlamento Europeu. Conforme o líder francês, a votação será realizada em duas etapas, nos dias 30 de junho e 7 de julho.

Em um discurso no palácio presidencial, Macron disse: “Decidi devolver-vos a escolha do nosso futuro parlamentar através da votação”. O resultado das eleições europeias “não é um bom resultado para os partidos que defendem a ”, “a ascensão dos nacionalistas e demagogos é um perigo para a nossa nação”, alertou Macron, que decidiu devolver a palavra ao “povo soberano”.

A ação acontece justamente quando os primeiros resultados previstos pela França neste domingo posicionam o partido de direita Reunião Nacional em uma posição de destaque nas eleições parlamentares da União Europeia, superando os centristas pró-europeus de Macron, conforme indicam os institutos de pesquisa de opinião franceses.

Segundo as projeções, o Reunião Nacional garantiu quase um terço dos votos. Jordan Bardella, o candidato de direita de 28 anos, alcançou entre 31,5% e 32,4% dos votos, uma margem significativamente maior do que Valérie Hayer, do partido governante (15,2%), e Raphaël Glucksmann, do partido socialista (14% a 14,3%), de acordo com as instituições Ifop e Ipsos.

Bardella celebrou, “Esta tarde soprou um vento de esperança em França e apenas começou”, Ele exigiu do presidente a dissolução da Assembleia Nacional e a convocação de eleições antecipadas, diante de seus apoiadores.

A vitória de Bardella foi um duro revés para Macron e para o seu primeiro-ministro, Gabriel Attal, que estiveram amplamente envolvidos na reta final da campanha com o objetivo de travar a direita, que segundo o presidente francês poderia “bloquear” a UE.

O resultado do RN, um dos melhores de sua história, confirma os esforços de sua líder, Marine Le Pen, em dar uma imagem mais moderada à formação que herdou em 2018 de seu pai Jean-Marie Le Pen, conhecido por seus comentários racistas e antissemitas./AFP e AP


O Post Após vitória da direita, Macron dissolve Assembleia e convoca eleições legislativas antecipadas na França apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/apos-vitoria-da-direita-macron-dissolve-assembleia-e-convoca-eleicoes-legislativas-antecipadas-na-franca/feed/ 1
Governo Lula atende petistas e aliados e suspende compra de blindados de Israel https://www.contrafatos.com.br/governo-lula-atende-petistas-e-aliados-e-suspende-compra-de-blindados-de-israel/ https://www.contrafatos.com.br/governo-lula-atende-petistas-e-aliados-e-suspende-compra-de-blindados-de-israel/#comments Thu, 09 May 2024 16:52:17 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=456435 Escolha de viaturas de combate israelenses provocou reações de líderes petistas

O Post Governo Lula atende petistas e aliados e suspende compra de blindados de Israel apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Escolha de viaturas de combate israelenses provocou reações de líderes petistas

A aquisição de obuseiros israelenses pelo Exército brasileiro foi temporariamente interrompida. A compra prevista era de 36 veículos de combate blindados. A empresa israelense Elbit Systems e suas filiais brasileiras, Ares Aeroespacial e Defesa e AEL Sistema, foram as vencedoras da licitação, que pode atingir até R$ 750 milhões, para fornecer o sistema “Atmos 2000”.

Segundo o Exército, o adiamento ocorreu devido à necessidade de submeter novamente o processo à assessoria jurídica do Ministério da Defesa, que implementou alterações na etapa final da licitação. O propósito é explicar as razões que resultaram na seleção do grande conglomerado israelense de Defesa.

A assinatura do protocolo deve ser adiada por pelo menos 60 dias. A finalização do processo de compra é esperada para 2034.

Reações e apoio à escolha dos equipamentos

A decisão de optar por equipamentos israelenses gerou respostas de líderes do PT e personalidades públicas, conforme relatado pelo jornal O Estado de S. Paulo. Demonstraram a sua insatisfação ao assinar uma carta solicitando o término das relações comerciais com as empresas de .

A aquisição do dispositivo de Israel, que superou os adversários da República Tcheca, e China, provocou a resposta de membros do Partido dos Trabalhadores, como o ex-parlamentar federal José Dirceu, e de figuras proeminentes, como o músico Chico Buarque, e o ex-chefe nacional dos Direitos Humanos, Paulo Sérgio Pinheiro, além de organizações como a Anistia Internacional. Eles endossaram uma carta para o presidente Luiz Inácio da Silva.

De outro modo, o presidente Lula corroborou a escolha da empresa israelense, enfatizando a relevância da “transferência de tecnologia” e da “criação de postos de trabalho” no Brasil.

A Elbit Systems, por sua vez, prevê a geração de empregos diretos e indiretos no país, o que vai contribuir para a economia brasileira. As informações são da Revista Oeste.


O Post Governo Lula atende petistas e aliados e suspende compra de blindados de Israel apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/governo-lula-atende-petistas-e-aliados-e-suspende-compra-de-blindados-de-israel/feed/ 1
Suposta manobra para greve de diretor da Petrobras pode gerar prejuízo de R$ 500 milhões https://www.contrafatos.com.br/suposta-manobra-para-greve-de-diretor-da-petrobras-pode-gerar-prejuizo-de-r-500-milhoes/ https://www.contrafatos.com.br/suposta-manobra-para-greve-de-diretor-da-petrobras-pode-gerar-prejuizo-de-r-500-milhoes/#respond Sat, 02 Mar 2024 17:48:15 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=419937 Em reunião, William França teria pressionado executivos a assinarem um contrato com a petroquímica Unigel

O Post Suposta manobra para greve de diretor da Petrobras pode gerar prejuízo de R$ 500 milhões apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Em reunião, William França teria pressionado executivos a assinarem um contrato com a petroquímica Unigel

A Petrobras iniciou uma investigação para esclarecer os pormenores de um contrato com a petroquímica Unigel, que poderia resultar em uma perda estimada de R$ 500 milhões para a empresa estatal. A empresa está averiguando se William , executivo-chefe de Processos Industriais e ex-líder da Federação Única dos Petroleiros (FUP), orquestrou uma greve nas instalações de fertilizantes da Unigel para forçar a assinatura do contrato.

Conforme relatado pelo jornal O Globo, alegou-se que o diretor teria discutido sobre a necessidade de organizar uma greve durante uma conversa no aplicativo Microsoft Teams, utilizado para reuniões online. Esta situação explicaria a pressa para concluir o contrato, argumentando que, sem ele, as fábricas teriam que fechar. O resultado disso seriam as respostas sindicais e os possíveis movimentos de greve na empresa petroleira.

O presidente do conselho de administração da Transpetro, França, está sob investigação na gestão do CEO da Petrobras, Jean Paul Prates. Recentemente, surgiram acusações de que ele pressionou subordinados para finalizar um negócio.

A investigação está focada em um contrato que foi estabelecido em 29 de dezembro de 2023. Naquele tempo, as fábricas de fertilizantes alugadas para a Unigel estavam enfrentando interrupções devido a problemas financeiros.

No acordo, a Petrobras seria responsável pelo fornecimento de gás natural para a produção e comercialização de fertilizantes. A viabilidade do procedimento foi posta em dúvida tanto pelos profissionais da empresa quanto pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que previram uma perda de R$ 487 milhões em oito meses devido à disparidade entre os preços do gás e dos fertilizantes.

TCU mira diretor da Petrobras

No relatório do caso, o ministro Benjamin Zymler, do TCU, enfatizou que França agiu fora dos princípios da “governança corporativa” ao firmar o contrato sem o consentimento de instâncias superiores.

“É no mínimo estranha a hipótese utilizada para justificar a contratação do tolling, aventando a possibilidade de que demissões privadas, ocorridas no âmbito do Grupo Unigel, possam desencadear movimentos grevistas no âmbito da Petrobras”, argumentou o ministro da Corte. “Se prevalecesse tal raciocínio para caracterização de risco, a Petrobras seria então impactada por movimentos grevistas sempre que empresas privadas demitissem ou deixassem insatisfeitos seu corpo de funcionários.”

Os celulares corporativos de França e do diretor-financeiro Sérgio Caetano Leite foram apreendidos como parte da investigação, que também inclui a análise das mensagens no Teams.

A KPMG, supervisionando a auditoria interna, procura elucidar as condições envolvidas na celebração do contrato. Os resultados devem ser revelados antes do encerramento das demonstrações financeiras da Petrobras, no dia 7 de março. Até agora, a Petrobras e os diretores envolvidos ainda não se pronunciaram sobre as investigações em andamento.

A Petrobras, em comunicado oficial, reafirmou a legalidade do acordo com a Unigel e garantiu que a governança e os processos internos da companhia foram respeitados. As informações são da Revista Oeste.


O Post Suposta manobra para greve de diretor da Petrobras pode gerar prejuízo de R$ 500 milhões apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/suposta-manobra-para-greve-de-diretor-da-petrobras-pode-gerar-prejuizo-de-r-500-milhoes/feed/ 0
Coordenador da Fiocruz utiliza verbas destinadas à saúde indígena para financiar viagens internacionais https://www.contrafatos.com.br/coordenador-da-fiocruz-utiliza-verbas-destinadas-a-saude-indigena-para-financiar-viagens-internacionais/ https://www.contrafatos.com.br/coordenador-da-fiocruz-utiliza-verbas-destinadas-a-saude-indigena-para-financiar-viagens-internacionais/#comments Fri, 01 Mar 2024 19:24:41 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=419426 O pesquisador Guilherme Franco Netto viajou para três países com a mulher; gasto foi de R$ R$ 310 mil

O Post Coordenador da Fiocruz utiliza verbas destinadas à saúde indígena para financiar viagens internacionais apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
O pesquisador Guilherme Franco Netto viajou para três países com a mulher; gasto foi de R$ R$ 310 mil

A Fiocruz, instituição ligada ao , redirecionou fundos destinados ao programa de “fortalecimento da indígena” para custear viagens internacionais do pesquisador Guilherme Franco Netto. Em companhia de sua esposa, o funcionário visitou Portugal, França e em cinco momentos diferentes.

A Folha de S.Paulo informou nesta quinta-feira, 29, que o valor total desviado foi de R$ 310 mil.

Netto, que é bolsista e coordena o programa, realizou as viagens ao longo de dois anos. Ele estava acompanhado de sua esposa, Lorena Covem Martins, que também é bolsista do projeto dirigido por ele.

Os pesquisadores, financiados por um contrato com o Ministério da Saúde – atualmente sob a liderança da ex-presidente da Fiocruz, a socióloga Nísia Trindade – visitaram Coimbra, em Portugal, três vezes, Paris, na França, uma vez, e o Estado do Colorado, nos EUA, uma vez.

Desigualdade na Distribuição de Valores: Netto Recebe Milhares Enquanto Outros Recebem o Mínimo

Embora Netto tenha recebido R$ 310 mil, a pessoa que ficou em segundo lugar no ranking de diárias de viagens recebeu R$ 51,4 mil, que é menos de um sexto do valor recebido pelo coordenador do programa.

O pesquisador que foi contemplado com a menor quantia recebeu apenas R$ 176.

A esposa de Netto, Lorena, ocupou a quinta posição no ranking, acumulando um total de R$ 31 mil em diárias de viagens.

Apenas cinco pessoas, além de Netto, receberam subsídios superiores a R$ 10 mil por mês, com o maior valor sendo de R$ 12 mil.

No total, diárias foram recebidas por 845 membros do projeto de “fortalecimento da saúde indígena”.

Saiba mais detalhes sobre as viagens de Netto

Durante uma viagem que se estendeu de 31 de outubro a 18 de novembro de 2022, Netto foi a Paris para uma “atividade de pesquisa acadêmica e formação em pesquisas relacionadas a territórios sustentáveis e saudáveis”.

Nessa jornada, o coordenador obteve R$ 49,7 mil, uma quantia que excede a referência adotada pelo programa, que adere às tabelas de diárias da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec), um segmento da Fiocruz.

No Manual de Procedimentos de Projetos da Fiotec, não há um limite estabelecido para o valor das diárias. No entanto, é recomendado que os pagamentos acompanhem os valores sugeridos no site da instituição, que são inferiores ao montante recebido por Netto durante sua viagem à capital francesa.

Netto já havia viajado para Coimbra no mesmo ano, ficando em Portugal por um mês para “representar a Fiocruz no contexto da implementação dos acordos de cooperação formalizados entre a fundação e a Universidade de Coimbra”.

Ele foi agraciado com R$ 75,5 mil em diárias, um valor ligeiramente inferior ao teto de referência do programa.

Retorno a Portugal em meio à crise de saúde entre os indígenas Ianomâmis

Netto retornou a Portugal em janeiro de 2023, permanecendo no país por pouco mais de dois meses. Para essa ocasião, ele foi agraciado com mais de R$ 85,5 mil em diárias.

A viagem ocorreu enquanto o federal proclamava estado de emergência sanitária e começava uma ação para restaurar a saúde da população “ianomâmi”.

Após um mês de retorno ao Brasil, Netto regressou a Coimbra, onde permaneceu por mais um período de 30 dias.

Após três meses, ele se mudou para o Colorado, onde ficou por uma semana no estado americano.

De acordo com a fundação, a finalidade da viagem aos EUA foi a “sistematização de dados e informações para subsidiar o relatório da pesquisa “Ecocídio e Planejamento de Iniciativas da Fiocruz nos Cerrados”.

Resposta da Fiocruz

Netto declinou de responder à Folha, transferindo a responsabilidade de um posicionamento para a Coordenação de Comunicação Social.

A Fiocruz comunicou que Lorena estava em Paris, usando seus próprios recursos para acompanhar seu marido, e trabalhou remotamente durante as viagens de Netto ao exterior.

Em relação ao coordenador, a Fiocruz defendeu que as viagens foram realizadas para realizar atividades ligadas à “cooperação técnica” com universidades desses países.

O órgão justificou sua atuação nesses países como pesquisador visitante e afirmou que, entre suas atividades, organizou e preparou seminários sobre o tema “Ecocídio e Globalização dos Cerrados Brasileiros: Resistências e Lutas dos Povos e Comunidades Originários e Tradicionais pelos Direitos à Saúde e à Vida”.

Segundo a Fiocruz, as despesas de hospedagem, alimentação e transporte em viagens planejadas nos projetos devem ser cobertas pelas diárias.

Viagens pelo Brasil

Existem registros de que o pesquisador viajou pelo Brasil. Netto visitou cidades como Goiânia, Salvador, Teresina e Fortaleza.

Segundo a Fiocruz, Netto é um funcionário de carreira da instituição. Ele ganha mensalmente o valor da bolsa de pesquisa, que corresponde a R$ 4,7 mil, além do salário de R$ 28,4 mil proveniente da Fiocruz.

Ele lidera um programa na Fiocruz, com sua esposa na equipe, que possui um contrato de R$ 64 milhões.

Netto enfrenta passado de prisão por desvios na Saúde

Em 2020, Guilherme Franco Netto foi preso por ordem da 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro durante a Operação Dardanários, uma investigação de desvios na área da saúde.

De acordo com o Ministério Público Federal, a suspeita era de que o pesquisador da Fiocruz intermediava a contratação de uma empresa sob investigação pela própria Fiocruz, por um valor de R$ 4,5 milhões.

O Tribunal Federal (STF) anulou a prisão e, consequentemente, não existe nenhum processo contra o servidor, conforme informações da Fiocruz. As informações são da Revista Oeste.


O Post Coordenador da Fiocruz utiliza verbas destinadas à saúde indígena para financiar viagens internacionais apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/coordenador-da-fiocruz-utiliza-verbas-destinadas-a-saude-indigena-para-financiar-viagens-internacionais/feed/ 1
Irlandesas do Basquete recusa cumprimentar Israel e sofrem humilhação arrasadora no basquete https://www.contrafatos.com.br/irlandesas-do-basquete-recusa-cumprimentar-israel-e-sofrem-humilhacao-arrasadora-no-basquete/ https://www.contrafatos.com.br/irlandesas-do-basquete-recusa-cumprimentar-israel-e-sofrem-humilhacao-arrasadora-no-basquete/#comments Sat, 10 Feb 2024 03:30:25 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=408275 Irlandesas negam acusações de antissemitismo como 'totalmente imprecisas'

O Post Irlandesas do Basquete recusa cumprimentar Israel e sofrem humilhação arrasadora no basquete apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Irlandesas negam acusações de antissemitismo como ‘totalmente imprecisas’

A equipe feminina de basquete da Irlanda rejeitou o protocolo padrão antes do confronto com nas eliminatórias do EuroBasket, optando por não cumprimentar as jogadoras adversárias. Pouco tempo depois, as irlandesas foram derrotadas no jogo por uma diferença de 30 pontos.

Seleção Feminina de Basquete da Irlanda se recusa a cumprimentar a de Israel e perde jogo por 30 pontos

O incidente aconteceu na última quinta-feira, dia 8, em Riga, capital da Letônia, escolhido devido ao conflito em curso entre Israel e o grupo terrorista Hamas. Na terça-feira, dia 6, a Associação Israelense de Basquete divulgou uma entrevista com a atleta Dor Saar, na qual ela afirmou que a equipe da Irlanda era “antissemita”.

Dor afirmou: “Sabemos que elas são bastante antissemitas e isso não é segredo”, disse. “Talvez seja por isso que se espera um jogo forte.” Ele se referia à seleção da Irlanda, que já denunciou a seleção israelense ao órgão regulador do esporte na .

Irlanda mantém jogo de basquete contra Israel para evitar penalização

Saar Dor também havia expressado que a equipe israelense precisava demonstrar ser “melhor” e “vencer”. “Falamos sobre isso entre nós, sabemos que elas não gostam de nós e sempre daremos tudo em campo, principalmente nesta partida”, disse.

De acordo com a agência Reuters, a seleção da Irlanda continuou a partida para evitar sanções.

Na quarta-feira, a Basketball Ireland comunicou à Federação Internacional de Basquete (FIBA) da Europa que, devido a comentários feitos pelas jogadoras e comissão técnica de Israel, suas jogadoras se recusariam a participar dos “pré-arranjos” antes da partida, como um “resultado direto”.

As atletas da Irlanda refutaram as alegações de antissemitismo, classificando-as como “totalmente imprecisas”. As competidoras europeias esclareceram que a decisão envolvia não trocar presentes, não fazer cumprimentos formais antes ou depois da partida e também não se alinhar na quadra durante a execução do hino israelense.

“A Basketball Ireland dá total apoio às nossas jogadoras na decisão tomada”, afirmou a entidade. A equipe feminina de basquete de Israel derrotou a Irlanda com o placar de 87 a 57. As duas equipes fazem parte do mesmo grupo que e Letônia. A Irlanda tem um novo confronto marcado com Israel para o dia 10 de novembro. As informações são da Revista Oeste.


O Post Irlandesas do Basquete recusa cumprimentar Israel e sofrem humilhação arrasadora no basquete apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/irlandesas-do-basquete-recusa-cumprimentar-israel-e-sofrem-humilhacao-arrasadora-no-basquete/feed/ 1
Lula manobra para tirar Tabata da corrida pela Prefeitura de São Paulo https://www.contrafatos.com.br/lula-manobra-para-tirar-tabata-da-corrida-pela-prefeitura-de-sao-paulo/ https://www.contrafatos.com.br/lula-manobra-para-tirar-tabata-da-corrida-pela-prefeitura-de-sao-paulo/#respond Sun, 28 Jan 2024 19:58:10 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=401454 Busca pela Unificação de Partidos em Apoio a Guilherme Boulos

O Post Lula manobra para tirar Tabata da corrida pela Prefeitura de São Paulo apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Busca pela Unificação de Partidos em Apoio a Guilherme Boulos

O presidente está se articulando para persuadir a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) a desistir da competição pela Prefeitura de .

O objetivo é garantir o maior suporte possível para a candidatura de Guilherme Boulos (Psol), conforme relatado pelo jornal Folha de S.Paulo, neste domingo, 28. As informações foram fornecidas por membros do PT e PSB, que pediram para permanecer anônimos.

Está sendo considerado oferecer à Tabata um ministério, possivelmente o de Ciência e Tecnologia, uma vez que a atual ministra, Luciana Santos (PCdoB), está considerando concorrer à prefeitura de Olinda (PE).

Lula busca que Tabata renuncie à candidatura

No ano de 2022, Lula empregou uma estratégia similar com o intuito de reforçar a chapa de Fernando Haddad, em oposição à de Tarcísio Freitas. Nesta ocasião, solicitou a Boulos e Márcio que abandonassem a disputa em favor do PT.

A possível saída de Tabata na capital de São Paulo poderia simplificar a tentativa do presidente de converter a competição municipal em um confronto entre ele e Jair (PL), que é desejado como apoiador pelo prefeito em exercício, Ricardo Nunes (MDB).

Lula declarou na semana passada que a eleição em São Paulo será “uma confrontação direta” entre ele e o ex-presidente. “É entre eu e a figura”, afirmou.

Formação da Nova Coligação de Guilherme Boulos

A aliança com Tabata deve expandir a coalizão partidária de Boulos, que busca comunicar a noção de uma frente ampla contra o bolsonarismo. No entanto, a candidatura é composta por três partidos: PT, PDT e Psol.

Na perspectiva do PSB, a pré-candidatura da deputada será executada, mesmo em face de possíveis pressões externas.

Na última quinta-feira, dia 25, Tabata anunciou sua pré-candidatura em São Paulo, contando com a presença de Márcio França, o ministro do Empreendedorismo, e do apresentador José Luiz Datena, que poderá ser o seu vice. As informações são da Revista Oeste.


O Post Lula manobra para tirar Tabata da corrida pela Prefeitura de São Paulo apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/lula-manobra-para-tirar-tabata-da-corrida-pela-prefeitura-de-sao-paulo/feed/ 0
Carrefour deixa de vender produtos da Pepsi na França https://www.contrafatos.com.br/carrefour-deixa-de-vender-produtos-da-pepsi-na-franca/ https://www.contrafatos.com.br/carrefour-deixa-de-vender-produtos-da-pepsi-na-franca/#comments Fri, 05 Jan 2024 04:00:59 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=388723 Medida começa a valer nesta quinta-feira, 4

O Post Carrefour deixa de vender produtos da Pepsi na França apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Medida começa a valer nesta quinta-feira, 4

Nas lojas francesas, o Carrefour decidiu parar de comercializar produtos da PepsiCo, incluindo o refrigerante Pepsi e as batatas Lay’s. A multinacional anunciou essa decisão nesta semana, e a interrupção da venda desses produtos terá início na quinta-feira, dia 4.

De acordo com o Carrefour, a razão para não vender mais os produtos da PepsiCo em suas lojas francesas são os aumentos de preços considerados “inaceitáveis”.

De acordo com um representante da empresa, somente as lojas do Carrefour na receberão as placas.

A PepsiCo ainda não se pronunciou sobre a determinação do Carrefour. Em outubro, um representante afirmou que a empresa americana tinha a intenção de aumentar os preços de forma “modesta” em 2024, já que a demanda continuava alta apesar dos reajustes anteriores. Como resultado, o conglomerado aumentou sua previsão de lucro para 2023 pelo terceiro ano consecutivo.

No ano passado, comerciantes de diferentes nações, como a e a Bélgica, suspenderam pedidos de mercadorias devido aos incrementos nos valores.

Com o intuito de manter as vendas, o Carrefour está liderando essa iniciativa de combate ao aumento de preços. No último ano, a empresa multinacional iniciou uma campanha para conscientizar os consumidores sobre a redução do tamanho das embalagens. As lojas colocaram avisos nos produtos que tiveram uma diminuição na quantidade, mas mantiveram o mesmo preço ou até mesmo aumentaram.

Governo da França tenta reduzir inflação

No final de 2023, a taxa de inflação na França atingiu 4,1%, o que é considerado um valor significativo para o país. A inflação dos alimentos registrou uma queda leve, passando de 7,7% no mês anterior para 7,1%.

Por essa razão, o da França solicitou aos varejistas e fornecedores que encerrassem as negociações anuais de preços em janeiro, antecipando em dois meses o prazo habitual.

As empresas de alimentos podem ter que pagar impostos especiais para compensar os “lucros indevidos” se não reduzirem os preços para os consumidores, que já estão pagando mais nas contas de energia, de acordo com o Ministério de Finanças da França. As informações são da Revista Oeste.


O Post Carrefour deixa de vender produtos da Pepsi na França apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/carrefour-deixa-de-vender-produtos-da-pepsi-na-franca/feed/ 2
Doria nega ter participado de orgia e diz saber quem fez vídeo https://www.contrafatos.com.br/doria-nega-ter-participado-de-orgia-e-diz-saber-quem-fez-video/ https://www.contrafatos.com.br/doria-nega-ter-participado-de-orgia-e-diz-saber-quem-fez-video/#respond Wed, 13 Dec 2023 22:05:38 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=376975 João Doria nega que teria participado de uma orgia para celebrar a ida ao segundo turno das eleições para governador de São Paulo em 2018

O Post Doria nega ter participado de orgia e diz saber quem fez vídeo apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
João Doria nega que teria participado de uma orgia para celebrar a ida ao segundo turno das eleições para governador de São Paulo em 2018

Durante sua participação no programa Alt Tabet, apresentado por Antonio Tabet, o político João Doria (PSDB) negou veementemente a acusação de ter participado de uma orgia para comemorar sua classificação para o segundo turno das eleições para governador de em 2018.

O vídeo se tornou popular nas mídias sociais e foi utilizado com o objetivo de enfraquecer a campanha de Doria, que acabou sendo escolhido como governador do estado.

Ao ser questionado por Tabet sobre a suposta “orgia”, Doria refutou a acusação e alegou que o vídeo em questão foi manipulado de forma maliciosa por um adversário político.

“Não houve [suruba]. Foi uma maldade sem tamanho, inominável, praticada por um candidato. Sei quem fez isso, mas prefiro não tratar desse assunto. Inclusive provamos que aquilo é montagem. Hoje você corre esse risco, alguém pode fazer uma montagem sua”, disse.

Durante aquela época, Doria responsabilizou seu adversário Marcio (PSB), a quem ele venceu no segundo turno das eleições estaduais, pelo vazamento do vídeo. França até mesmo entrou com um processo contra Doria com o intuito de comprovar a acusação.

Durante uma entrevista com Tabet, Doria declarou que não se envolve em orgias devido à sua felicidade no casamento, porém não deu uma resposta clara sobre sua participação quando era mais jovem e solteiro.

O ex-governador de São Paulo afirmou que não possui intenções de retornar à arena política e manifestou insatisfação por ter sido preterido como candidato à Presidência em 2022 pelo PSDB, sua agremiação política, que optou por apoiar a candidatura de Simone Tebet, do MDB.

“Você tem uma eleição, vence ela e não disputa porque alguém não honra. Isso pode ser interpretado como golpe”, afirmou na entrevista, que vai ao ar nesta quarta-feira (13). As informações são do Diário do Poder.


O Post Doria nega ter participado de orgia e diz saber quem fez vídeo apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/doria-nega-ter-participado-de-orgia-e-diz-saber-quem-fez-video/feed/ 0