Paulo Guedes - ContraFatos https://www.contrafatos.com.br/tag/paulo-guedes/ Não há argumentos Sun, 23 Jun 2024 13:55:25 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.5 https://www.contrafatos.com.br/wp-content/uploads/2020/09/favicon-96x96-2.png Paulo Guedes - ContraFatos https://www.contrafatos.com.br/tag/paulo-guedes/ 32 32 É preciso ser herói, visionário ou sem juízo para investir no Brasil, diz economista em entrevista a CNN https://www.contrafatos.com.br/e-preciso-ser-heroi-visionario-ou-sem-juizo-para-investir-no-brasil-diz-economista-em-entrevista-a-cnn/ https://www.contrafatos.com.br/e-preciso-ser-heroi-visionario-ou-sem-juizo-para-investir-no-brasil-diz-economista-em-entrevista-a-cnn/#respond Sun, 23 Jun 2024 13:55:21 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=480530 Desafios e Riscos de Investir em Países com Alta Incerteza Econômica e Política: O Caso do Brasil

O Post É preciso ser herói, visionário ou sem juízo para investir no Brasil, diz economista em entrevista a CNN apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Desafios e Riscos de Investir em Países com Alta Incerteza Econômica e Política: O Caso do Brasil

Alexandre Schwartsman, ex-diretor do e consultor da A.C. Pastore, afirmou que “É preciso ser herói, visionário ou alguém sem juízo para investir nesse país. Como há poucas pessoas com esse perfil, investe-se pouco no Brasil”.

Neste fim de semana, o CNN Entrevistas conta com um entrevistado que considera o atual nível de juros – que estão fixados em 10,5% ao ano pelo Banco Central – como sendo “altíssimo”. Devido a este alto custo do dinheiro, a motivação para investir na economia real cai drasticamente.

O ex-diretor do BC esclarece que, para agravar a situação, o “grau de incerteza do Brasil” é extremamente alto.

“E não falo num sentido do futuro. Estou falando na linha de Malan (ex-ministro da Fazenda): no Brasil, até o passado é incerto”, disse.

O antigo economista-chefe do ABN Amro e do Santander cita como exemplo uma decisão do Tribunal Federal (STF) que reverteu decisões tributárias anteriores.

Essa determinação do STF resultou em empresas que antes não pagavam um imposto agora sendo obrigadas a fazê-lo, inclusive com a responsabilidade de saldar débitos anteriores.

“Opa. Como é? O imposto muda para trás, no passado? Se você for minimamente esperto, você não investe”, disse.

Milei é um Guedes vitaminado

A avaliação dos seis primeiros meses do de na Argentina também foi feita por Alexandre Schwartsman.

“A estratégia dele (Milei) é um vitaminado. Ele teve de soltar preços públicos, o câmbio. E reduziu volume real de despesas”, disse.

O ex-diretor de assuntos internacionais do BC mencionou que Guedes restringiu os gastos governamentais no Brasil ao evitar a atualização de despesas – tais como salários – com base na inflação.

A mesma tática é empregada – e a um ritmo mais rápido – pelo governo Milei. “Ter inflação alta para controlar conta pública é uma inversão (de valores)”.

Embora critique o método de cortar despesas disfarçadas pela inflação, ele elogia o presidente argentino que “parece ter abandonado a dolarização”.

“O duro é que é um país onde a questão política é ainda mais complicada do que o Brasil. Não é trivial”. As informações são da CNN.


O Post É preciso ser herói, visionário ou sem juízo para investir no Brasil, diz economista em entrevista a CNN apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/e-preciso-ser-heroi-visionario-ou-sem-juizo-para-investir-no-brasil-diz-economista-em-entrevista-a-cnn/feed/ 0
Mulher ataca Paulo Guedes em praia no Rio de Janeiro: ‘Demônio’ https://www.contrafatos.com.br/mulher-ataca-paulo-guedes-em-praia-no-rio-de-janeiro-demonio/ https://www.contrafatos.com.br/mulher-ataca-paulo-guedes-em-praia-no-rio-de-janeiro-demonio/#comments Tue, 02 Apr 2024 23:34:58 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=436702 Ex-ministro da Economia foi provocado durante um passeio na praia

O Post Mulher ataca Paulo Guedes em praia no Rio de Janeiro: ‘Demônio’ apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Ex-ministro da Economia foi provocado durante um passeio na praia

Na tarde desta terça-feira, 2, no Rio de Janeiro, o ex-ministro da Economia foi vítima de insultos. As redes sociais exibem imagens do ex-ministro passeando na orla da Praia do Arpoador, onde foi surpreendido e verbalmente atacado por uma mulher.

“Desgraçado, canalha e traidor da pátria”, gritou a mulher, em direção a Paulo Guedes. O ex-ministro reagiu, mostrou o dedo e disse: “Rouba, rouba bastante”.

Usuários Manifestam Descontentamento com Preços e Apoiam Posicionamento de Paulo Guedes

Na seção de comentários do vídeo, a maioria dos usuários da internet expressou apoio à atitude do ex-ministro. Um dos participantes afirmou que Paulo Guedes foi o “melhor ministro que o Brasil já teve”.

“Apenas respondeu à agressão”, afirmou uma usuária do Instagram. Outros chamaram a mulher de apoiadora do PT. “Não pode se calar para petista”, disse um internauta. “Uma petista te criticando, eu também responderia”, afirmou outro usuário.

Um usuário da internet comentou sobre o custo dos alimentos nos supermercados do Brasil. Ele afirmou: “Dinheiro não rende mais nada e tem petista que acha que o PT que é bom!”, disse.

Os comentários sobre a economia do país tratam majoritariamente do aumento do preço dos alimentos, dos medicamentos e de outros produtos. O preço do alface, da batata, da cebola e do tomate, por exemplo, registraram movimento de alta em fevereiro.

A grande parte das observações sobre a economia do país debate o aumento nos preços de “alimentos, remédios e outros itens”. O valor do alface, da batata, da cebola e do tomate, por exemplo, mostraram uma tendência de subida no mês de fevereiro.

O preço de medicamentos subiu mais de 4% depois da Páscoa

Na última semana, após o domingo de Páscoa, em 31 de março, o federal deu sinal verde para um aumento de até 4,5% no valor dos medicamentos para o presente ano. A aprovação para o reajuste foi divulgada no Diário Oficial da União (DOU) na quinta-feira 28. O percentual, servindo como um limite máximo, foi estabelecido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamento (CMED).

A revisão anual dos preços de medicamentos se baseia em um modelo de limite calculado usando o “Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)”. O IPCA foi de 4,5% em fevereiro, considerando o acumulado do último ano. As informações são da Revista Oeste.


O Post Mulher ataca Paulo Guedes em praia no Rio de Janeiro: ‘Demônio’ apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/mulher-ataca-paulo-guedes-em-praia-no-rio-de-janeiro-demonio/feed/ 4
Bolsonaro compara Lula com Fidel por menção a Dino ser ‘comunista no STF’ https://www.contrafatos.com.br/bolsonaro-compara-lula-com-fidel-por-mencao-a-dino-ser-comunista-no-stf/ https://www.contrafatos.com.br/bolsonaro-compara-lula-com-fidel-por-mencao-a-dino-ser-comunista-no-stf/#comments Sat, 16 Dec 2023 14:55:33 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=378418 Ex-presidente criticou gestão petista e Supremo Tribunal Federal durante evento na Assembleia Legislativa do Paraná

O Post Bolsonaro compara Lula com Fidel por menção a Dino ser ‘comunista no STF’ apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Ex-presidente criticou gestão petista e Supremo Tribunal Federal durante evento na Assembleia Legislativa do Paraná

No dia 15 de março, o ex-presidente (PL) expressou sua desaprovação em relação ao discurso do presidente Luiz Lula Inácio da Silva, no qual ele afirmou ter conseguido “colocar um comunista no STF”, em relação à aprovação de Flávio Dino para uma vaga no Tribunal Federal (STF). “Vimos agora a alegria desse cara que tá aí. ‘Tô muito feliz, botei um comunista dentro do Supremo'”, mencionou o ex-presidente.

Durante seu discurso na Assembleia Legislativa do Paraná, onde foi agraciado com o título de cidadão honorário do Estado, comparou a fala de Lula com o discurso proferido por Fidel Castro ao assumir o governo de Cuba em 1959. “Exatamente igual ao tratado aqui no momento. Os caras sempre lutam pelo poder”

Durante a abertura da 4ª Conferência Nacional de Juventude em na última quinta-feira, Lula afirmou que conseguiu indicar um membro do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) para ocupar uma posição no STF. Flávio Dino, atualmente afiliado ao PSB, começou sua carreira política como candidato a deputado federal pelo PCdoB e se autodenomina como um “comunista”.

Durante sua fala, Bolsonaro abordou seu governo, fez uma defesa de suas ações durante a pandemia de covid-19 e expressou críticas ao Judiciário e à gestão de Lula. Ele ressaltou a diferença entre Paulo Guedes e Fernando Haddad, afirmando que “não dá para comparar Paulo Guedes com (Fernando) Haddad” e criticou o número de ministros no governo atual. “38 ministérios. Nem ele (Lula) sabe o nome de uma duzia”.

Acenando a pautas caras para seus apoiadores, afirmou que enquanto era presidente, “ninguém ousava botar em prática, ou tentar botar em prática, a liberação do aborto, a liberação da maconha, a relativização da propriedade privada, o marco temporal, entre outras maldades”. A ministra Rosa Weber trouxe à pauta do STF neste ano questões como o aborto, a posse de pequenas quantidades de maconha e o prazo limite para a demarcação de terras indígenas, antes de sua aposentadoria.

Em setembro, o Tribunal decidiu contra a aplicação da tese do marco temporal, mas os demais julgamentos foram adiados. Em relação ao porte de maconha, o ministro solicitou mais tempo para analisar o caso em agosto. Já no julgamento sobre aborto, o ministro Luís Roberto Barroso, que assumiu a presidência da Corte após a saída de Rosa Weber, solicitou uma pausa na votação em setembro.

Em suas críticas ao sistema judiciário, Bolsonaro afirmou que enfrentou momentos desafiadores durante sua liderança no país, porém ressaltou que aqueles que mais sofrem são os indivíduos condenados a 17 anos de prisão em Brasília, o que considerou uma atitude covarde. Nos últimos meses, o Supremo Tribunal Federal tem sentenciado à prisão seguidores de Bolsonaro que participaram de manifestações golpistas em 8 de janeiro e estiveram envolvidos no ataque às sedes dos Três Poderes.


O Post Bolsonaro compara Lula com Fidel por menção a Dino ser ‘comunista no STF’ apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/bolsonaro-compara-lula-com-fidel-por-mencao-a-dino-ser-comunista-no-stf/feed/ 2
Não há comparação entre Paulo Guedes e Haddad, diz Bolsonaro https://www.contrafatos.com.br/nao-ha-comparacao-entre-paulo-guedes-e-haddad-diz-bolsonaro/ https://www.contrafatos.com.br/nao-ha-comparacao-entre-paulo-guedes-e-haddad-diz-bolsonaro/#respond Sun, 01 Oct 2023 03:47:51 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=337768 Em discurso no evento do PL Mulher, o ex-presidente também criticou o governo Lula por atos do MST

O Post Não há comparação entre Paulo Guedes e Haddad, diz Bolsonaro apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Em discurso no evento do PL Mulher, o ex-presidente também criticou o governo Lula por atos do MST

Em discurso no evento do PL Mulher em Fortaleza, o ex-presidente Jair (foto) criticou o por atos do MST e disse que o movimento não “trabalhou” durante a sua gestão: “Porque nós concedemos 420 mil títulos para assentados e 80% desses títulos foram para as mulheres”.

Bolsonaro fez uma comparação entre os ministros de seu governo e os escolhidos pelo presidente Lula.

“Nós tínhamos apenas 23 ministérios contra 38 agora. Vocês não viam no meu governo briga de partidos por ministérios, nós escolhemos ministros identificados com aquilo que tinha que fazer. Compare com Haddad, esse atual de Direitos Humanos com a Damares. Não há comparação”, disse.

E expressou sua gratidão novamente aos seus apoiadores pelos R$ 17,2 milhões arrecadados por meio de doações via Pix.

“Uma das melhores criações do meu governo foi o pix. Agradeço todas aquelas pessoas que colaboraram comigo há alguns meses quando estava sendo sufocado com multas. Muito obrigado a todos vocês.”


O Post Não há comparação entre Paulo Guedes e Haddad, diz Bolsonaro apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/nao-ha-comparacao-entre-paulo-guedes-e-haddad-diz-bolsonaro/feed/ 0
Chamada de “louca”, Carla Zambelli rebate Ciro Nogueira com apelido na planilha da Odebrecht https://www.contrafatos.com.br/chamada-de-louca-carla-zambelli-rebate-ciro-nogueira-com-apelido-na-planilha-da-odebrecht/ https://www.contrafatos.com.br/chamada-de-louca-carla-zambelli-rebate-ciro-nogueira-com-apelido-na-planilha-da-odebrecht/#comments Thu, 15 Jun 2023 20:58:56 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=281456 Deputado Ciro Nogueira culpa Carla Zambelli, Paulo Guedes e Roberto Jefferson pela derrota de Bolsonaro nas eleições e causa polêmica.

O Post Chamada de “louca”, Carla Zambelli rebate Ciro Nogueira com apelido na planilha da Odebrecht apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Deputado Ciro Nogueira culpa Carla Zambelli, Paulo Guedes e Roberto Jefferson pela derrota de Bolsonaro nas eleições e causa polêmica.

O deputado federal Ciro Nogueira (PP) analisou os fatores que levaram à derrota de (PL) nas últimas eleições e citou nomes como Carla Zambelli (PL), e como alguns dos responsáveis. A deputada federal Carla Zambelli (PL) rebateu as acusações de seu colega.

No Twitter, a parlamentar se referiu a Ciro Nogueira como por seus codinomes nas planilhas da Odebrecht: “Helicóptero” e “Cerrado”.

“Helicóptero do Cerrado não tem moral pra falar de ninguém. Foi o pior ministro do e vem criticar o melhor deles, tudo isso pra apagar o bem que falou do Bolsonaro e tentar MAIS espaço no desgoverno Lula. Não tem só duas caras, tem ausência de ética também”, escreveu a parlamentar em rede social.

“Perdemos essa eleição para nós mesmos”, disse Ciro Nogueira à Folha de S. Paulo. “Houve alguns erros na condução da comunicação da pandemia, por exemplo, Paulo Guedes contestando a questão do salário mínimo. Aquele louco do Roberto Jefferson com aquela louca da Carla Zambelli saindo atrás de um negro no centro de São Paulo. Algumas decisões do TSE. Muitas coisas”, acrescentou o ex-ministro da Casa Civil.


O Post Chamada de “louca”, Carla Zambelli rebate Ciro Nogueira com apelido na planilha da Odebrecht apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/chamada-de-louca-carla-zambelli-rebate-ciro-nogueira-com-apelido-na-planilha-da-odebrecht/feed/ 1
Lula defende fazer compras sem licitação para reformar Palácio da Alvorada https://www.contrafatos.com.br/lula-defende-fazer-compras-sem-licitacao-para-reformar-palacio-da-alvorada/ https://www.contrafatos.com.br/lula-defende-fazer-compras-sem-licitacao-para-reformar-palacio-da-alvorada/#comments Thu, 12 Jan 2023 17:11:22 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=200278 A declaração foi pelo petista nesta quinta-feira (12), durante café com jornalistas.

O Post Lula defende fazer compras sem licitação para reformar Palácio da Alvorada apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
A declaração foi pelo petista nesta quinta-feira (12), durante café com jornalistas.

O presidente Luiz Inácio da Silva (PT) afirmou que pretende consultar o Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a possibilidade de uma compra emergencial, ou seja, sem licitação, para reformar o Palácio da Alvorada.

A declaração foi pelo petista nesta quinta-feira (12), durante café com jornalistas.

Lula e Janja ainda não se mudaram para a residência oficial, onde e Michelle moravam até o fim de dezembro. Eles estão hospedados em um hotel de luxo desde a transição de .

Lula e Janja têm apontado falta de manutenção e de cuidado com os objetos do Alvorada.

No encontro com os jornalistas, o presidente também criticou o estado das instalações da Granja do Torto, em , onde morou desde o início da pandemia.


O Post Lula defende fazer compras sem licitação para reformar Palácio da Alvorada apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/lula-defende-fazer-compras-sem-licitacao-para-reformar-palacio-da-alvorada/feed/ 3
Economia rebate equipe de transição e nega “Estado quebrado” https://www.contrafatos.com.br/economia-rebate-equipe-de-transicao-e-nega-estado-quebrado/ https://www.contrafatos.com.br/economia-rebate-equipe-de-transicao-e-nega-estado-quebrado/#comments Sun, 11 Dec 2022 20:24:22 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=183927 É a primeira vez que um governo encerra o mandato com endividamento em queda

O Post Economia rebate equipe de transição e nega “Estado quebrado” apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
É a primeira vez que um governo encerra o mandato com endividamento em queda

O Ministério da Economia divulgou uma nota rebatendo a informação de que o Estado Brasileiro está “quebrado”. A pasta destacou que a dívida do Federal deve terminar o ano em 74% do Produto Interno Bruto e superávit primário de R$ 23,4 bilhões, o primeiro desde 2013.

A pasta de também afirmou que este é o primeiro governo que encerra o mandato com endividamento em queda, em 2018, a relação dívida x PIB chegou a 75,3%. O ministério aponta que a situação do Brasil é melhor do que outros países emergentes e desenvolvidos, que têm projeções de crescimento da dívida entre 10,6 pontos e 8,5 pontos percentuais.


O Post Economia rebate equipe de transição e nega “Estado quebrado” apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/economia-rebate-equipe-de-transicao-e-nega-estado-quebrado/feed/ 1
‘Já ganhou a eleição? Cala a boca, vai trabalhar’, diz Paulo Guedes sobre Lula https://www.contrafatos.com.br/ja-ganhou-a-eleicao-cala-a-boca-vai-trabalhar-diz-paulo-guedes-sobre-lula/ https://www.contrafatos.com.br/ja-ganhou-a-eleicao-cala-a-boca-vai-trabalhar-diz-paulo-guedes-sobre-lula/#respond Sat, 19 Nov 2022 01:47:02 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=172450 O ministro da Economia criticou as declarações do presidente eleito e a PEC do estouro, que vai permitir ao petista burlar o teto de gastos

O Post ‘Já ganhou a eleição? Cala a boca, vai trabalhar’, diz Paulo Guedes sobre Lula apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
O ministro da Economia criticou as declarações do presidente eleito e a PEC do estouro, que vai permitir ao petista burlar o teto de gastos

O ministro da Economia, , reclamou nesta sexta-feira (18) do comportamento do presidente da República eleito, Luiz Inácio da Silva (PT), com o mercado financeiro e sugeriu ao petista que “cale a boca” e comece a trabalhar.

“Já ganhou a eleição? Cala a boca, vai trabalhar, vai construir um negócio melhor. Se fizer menos barulho, trabalhar um pouco mais com a cabeça e menos com a mentira, talvez possa ser bom . Só depende de não mentir. E de outras coisas também”, disse Guedes em um evento do Ministério da Economia.

Segundo o ministro, Lula erra ao afirmar que as regras fiscais que limitam os gastos públicos atrapalham o Poder Executivo de fazer um melhor uso do orçamento público. “Que historinha é essa de conflito social com fiscal? Isso é ignorância, isso demonstra incapacidade técnica de resolver [o problema].”

Guedes ainda criticou a PEC (proposta de emenda à Constituição) do estouro, que o governo eleito vai propor ao para liberar recursos fora do teto de gastos — norma que limita o crescimento de despesas do governo federal à inflação do ano anterior. “Você vê a confusão que é um estouro, fazer uma PEC fora do teto, sem fonte de financiamento.”

Durante o evento, Guedes disse que o teto de gastos foi uma norma mal elaborada, mas destacou que o governo do presidente (PL) buscou respeitar a medida.

“Colocamos o Brasil no caminho da prosperidade. Comparado ao período anterior, em que não houve Covid-19 e guerra geopolítica, o desempenho da economia foi melhor conosco do que antes. Chegamos falando que o Estado brasileiro gasta muito e gasta mal. Cortamos privilégios com a reforma da Previdência.”


O Post ‘Já ganhou a eleição? Cala a boca, vai trabalhar’, diz Paulo Guedes sobre Lula apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/ja-ganhou-a-eleicao-cala-a-boca-vai-trabalhar-diz-paulo-guedes-sobre-lula/feed/ 0
TSE proíbe Lula, Janones, Gleisi e CUT de divulgarem fake news que Bolsonaro reduzirá salário https://www.contrafatos.com.br/tse-proibe-lula-janones-gleisi-e-cut-de-divulgarem-fake-news-que-bolsonaro-reduzira-salario/ https://www.contrafatos.com.br/tse-proibe-lula-janones-gleisi-e-cut-de-divulgarem-fake-news-que-bolsonaro-reduzira-salario/#comments Mon, 24 Oct 2022 17:23:54 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=159209 Decisão da ministra Maria Isabel Gallotti baseia-se em nota do Ministério da Economia desmentindo a informação

O Post TSE proíbe Lula, Janones, Gleisi e CUT de divulgarem fake news que Bolsonaro reduzirá salário apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Decisão da ministra Maria Isabel Gallotti baseia-se em nota do Ministério da Economia desmentindo a informação

A ministra Maria Isabel Gallotti, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou que o ex-presidente Luiz Inácio da Silva (PT) e diversos de seus apoiadores, excluam vídeos em que atribuem ao presidente Jair (PL) a intenção de reduzir o valor do salário mínimo e das aposentadorias no país. Além disso, eles estão proibidos de se manifestarem novamente sobre o tema. A decisão acata pedido da coligação do atual chefe do Executivo.

Terão postagens apagadas, além de Lula, os seguintes perfis: o do deputado federal André Janones (PT-MG), o da presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PT-PR), o do Partido dos Trabalhadores, o do senador Humberto Costa (PT-PE), o da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ), o da deputada federal Érika Kokay (PT-DF) e o da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Dois perfis de influenciadores (Tesoureiros e Thiago Brasil) também foram impactados. As mensagens terão que ser excluídas em 24 horas, sob pena de multa.

Nas postagens, os representados apontam, com base em reportagem do jornal “Folha de S. Paulo” e em falas do ministro sobre um plano de desindexar salários e aposentadorias da inflação, que o presidente teria intenção de reduzir os valores. Eles usaram a hashtag “Bolsonaro não mexa no meu salário”, que chegou a entrar no trending topics do Twitter ao longo da semana.

Para a ministra Maria Isabel Gallotti, como o Ministério da Economia soltou nota desmentindo que haveria intenção de reduzir os valores, a notícia seria inverídica.

“No caso em exame, verifico a divulgação de informação falsa a respeito de tema revestido de extrema relevância social, com aparente finalidade de vincular tais medidas drásticas ao Presidente da República, incutindo assim na mente do eleitor a falsa ideia de que os salários e aposentadorias não serão mais reajustados. Constato que o sítio do Ministério da Economia divulgou informação de que o salário mínimo e aposentadorias vão subir de acordo com a inflação”, disse a ministra ao deferir a liminar.


O Post TSE proíbe Lula, Janones, Gleisi e CUT de divulgarem fake news que Bolsonaro reduzirá salário apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/tse-proibe-lula-janones-gleisi-e-cut-de-divulgarem-fake-news-que-bolsonaro-reduzira-salario/feed/ 2
Bolsonaro promete aumentar salário mínimo acima da inflação em 2023 https://www.contrafatos.com.br/bolsonaro-promete-aumentar-salario-minimo-acima-da-inflacao-em-2023/ https://www.contrafatos.com.br/bolsonaro-promete-aumentar-salario-minimo-acima-da-inflacao-em-2023/#comments Fri, 21 Oct 2022 04:05:29 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=157294 Presidente diz que medida já está garantida; Paulo Guedes também banca ganho real para o mínimo

O Post Bolsonaro promete aumentar salário mínimo acima da inflação em 2023 apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Presidente diz que medida já está garantida; Paulo Guedes também banca ganho real para o mínimo

O presidente da República e candidato à reeleição, Jair (PL), afirmou nesta quinta-feira (20) que o federal vai aumentar o salário mínimo acima da inflação a partir de 2023.

“Se a inflação for 5%, vamos dar 6% no mínimo. Pode dar 7%, pode dar 8%. No mínimo, vai ter aumento real, que é mais do que a inflação. Isso está garantido. E como é um governo que não tem corrupção, acaba você tendo meios de melhor atender a população”, disse Bolsonaro, em entrevista a um podcast.

A princípio, o projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2023 que o governo enviou ao prevê um salário mínimo de R$ 1.302 para o ano que vem. O valor foi definido de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e deve ser revisto durante a análise da proposta pelo parlamento.

No podcast, Bolsonaro também fez menção à falta de reajuste salarial para servidores públicos. Ele garantiu que os funcionários terão recomposição em 2023. “O [ministro da Economia] acabou de dar a declaração que será reajustado, a partir do ano que vem, o salário mínimo, o valor real. Bem como o servidor público.”

Também nesta quinta, Guedes garantiu que a partir do ano que vem o salário mínimo vai subir, pelo menos, de acordo com a inflação. “Estamos com o jogo correndo, não vamos mudar as regras”, afirmou em entrevista após reunião na sede da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), no Rio.

Guedes sinalizou também um aumento salarial linear a todo o funcionalismo público federal. Nas contas do ministro, um reajuste de 5,5% para todos elevaria a despesa em R$ 10 bilhões ao longo de um ano. As informações são R7.


O Post Bolsonaro promete aumentar salário mínimo acima da inflação em 2023 apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/bolsonaro-promete-aumentar-salario-minimo-acima-da-inflacao-em-2023/feed/ 1