Joe Biden - ContraFatos https://www.contrafatos.com.br/tag/joe-biden/ Não há argumentos Thu, 27 Jun 2024 21:41:59 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.5 https://www.contrafatos.com.br/wp-content/uploads/2020/09/favicon-96x96-2.png Joe Biden - ContraFatos https://www.contrafatos.com.br/tag/joe-biden/ 32 32 Trump Desafia Biden A Teste De Drogas Antes Do Debate Na CNN https://www.contrafatos.com.br/trump-desafia-biden-a-teste-de-drogas-antes-do-debate-na-cnn/ https://www.contrafatos.com.br/trump-desafia-biden-a-teste-de-drogas-antes-do-debate-na-cnn/#respond Thu, 27 Jun 2024 21:41:55 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=482869 Candidato Biden evita responder se usará medicamento para melhorar desempenho em debate

O Post Trump Desafia Biden A Teste De Drogas Antes Do Debate Na CNN apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Candidato Biden evita responder se usará medicamento para melhorar desempenho em debate

A equipe de campanha de se absteve de responder diretamente se existe algum plano dele tomar algum medicamento para potencializar seu desempenho no debate presidencial da CNN agendado para esta quinta-feira (27).

O adversário de Biden no debate, o ex-presidente , encabeçou um clamor cada vez maior — agora com a adesão de congressistas — solicitando que Biden se submeta a um exame de drogas antes do embate. Aqueles que apoiam a realização do teste sugerem que o impulso de Biden pode ser dissipar as preocupações crescentes sobre sua lucidez mental.

está tão assustado em ser responsabilizado por sua agenda tóxica de atacar a liberdade reprodutiva e cortar a Previdência Social que ele e seus aliados estão recorrendo a mentiras desesperadas e claramente falsas”, disse a porta-voz da campanha de Biden, Lauren Hitt, à Fox News nesta quinta-feira.

Ainda conforme a emissora americana, quando questionada por e-mail para uma resposta “sim” ou “não”, Hitt disse que sua declaração original respondia à pergunta.

“A acusação de Trump sobre drogas é uma ‘mentira desesperada e claramente falsa’”, acrescentou Hitt.

Em contraste, a campanha de Trump emitiu uma resposta direta quando perguntada se Trump planejava tomar drogas para melhorar o desempenho no debate.

“Absolutamente não”, disse a secretária de imprensa nacional da campanha de Trump, Karoline Leavitt, à Fox News.

Ela acrescentou: “O presidente Trump tem resistência naturalmente de elite e não precisa de drogas para melhorar o desempenho, ao contrário de , que muitos dizem que estará dopado para o debate como estava no Estado da União. O presidente Trump pediu repetidamente que Joe Biden participe de testes de drogas. O que a equipe Biden tem a esconder?”

Mesmo com as alegações feitas por seus opositores políticos, não existem provas concretas de que Biden tenha recorrido ao uso de alguma droga para aprimorar o desempenho ou qualquer substância similar durante seu período no Salão Oval.

Ainda assim, Trump desafiou Biden a fazer um teste de drogas antes do debate de quinta à noite, sugerindo anteriormente que Biden usa substâncias para melhorar seu funcionamento cognitivo. Trump, ao emitir seu desafio a Biden, se ofereceu voluntariamente para também fazer um teste de drogas.

O ex-médico da Ronny Jackson, agora congressista republicano do Texas, também pediu a Biden que fizesse um teste de drogas antes do debate. Jackson citou dezenas de legisladores e autoridades da administração que descreveram Biden como perdendo seu controle mental em entrevistas para um recente relatório bombástico do Wall Street Journal.

“Esta é uma preocupação específica com Biden com base na mudança inexplicada em seu comportamento durante o [Estado da União]”, disse Jackson anteriormente à Fox News Digital. “O presidente Trump tem sido o mesmo durante toda a sua vida, e certamente não houve mudanças preocupantes. O presidente Trump também ofereceu anteriormente para fazer um se Biden fizesse.”

Em resposta ao relatório do Wall Street Journal, a Casa Branca descartou o retrato desfavorável do presidente como nada mais que política partidária visando diminuir um Biden “astuto e eficaz”.

No início deste ano, o Procurador Especial Robert Hur levantou mais preocupações sobre a acuidade mental de Biden em um relatório detalhando o manuseio de documentos classificados por Biden após seu tempo como vice-presidente na administração Obama.

Hur anunciou em fevereiro que não recomendaria acusações criminais contra Biden por possuir materiais classificados após deixar o serviço governamental, descrevendo o Biden de 81 anos como “um homem idoso simpático e bem-intencionado com uma memória fraca”.

“Com base em nossas interações diretas e observações dele, ele é alguém com quem muitos jurados vão querer identificar dúvidas razoáveis”, escreveu Hur em seu relatório. “Seria difícil convencer um júri de que eles deveriam condená-lo — até então um ex-presidente bem em seus oitenta anos — por um crime sério que requer um estado mental de intenção.”

Os achados provocaram uma grande indignação de que Biden havia sido efetivamente considerado mentalmente incapaz demais para ser acusado de um crime, mas ainda estava servindo como presidente.

O relatório tem sido repetidamente citado por críticos e pela mídia em meio a uma série de gafes e sinais perdidos de Biden nas últimas semanas.

Isso inclui o ex-presidente Obama segurando o pulso de Biden para aparentemente levá-lo para fora do palco em um evento de angariação de fundos em Los Angeles neste mês; o primeiro-ministro italiano Giorgia Meloni direcionando Biden de volta a um grupo de líderes mundiais na Itália neste mês depois que ele deu alguns passos para longe do grupo para dar um polegar para cima a um paraquedista; e um vídeo viral mostrando o presidente ficando relativamente imóvel durante um evento de concerto Juneteenth na Casa Branca.

A secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, na semana passada abordou os vídeos recentes de Biden “congelando” em eventos públicos, descrevendo as imagens como “desinformação” promovida por “críticos de direita”.

“Eles são falsificações baratas. … Eles são feitos de má fé. E algumas de suas organizações de notícias foram muito claras, destacaram que esses críticos de direita … têm um problema de credibilidade porque os verificadores de fatos repetidamente pegaram eles empurrando desinformação, desinformação”, disse ela.


O Post Trump Desafia Biden A Teste De Drogas Antes Do Debate Na CNN apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/trump-desafia-biden-a-teste-de-drogas-antes-do-debate-na-cnn/feed/ 0
Elon Musk fará transmissão ao vivo com Donald Trump na rede social X https://www.contrafatos.com.br/elon-musk-fara-transmissao-o-vivo-com-donald-trump-na-rede-social-x/ https://www.contrafatos.com.br/elon-musk-fara-transmissao-o-vivo-com-donald-trump-na-rede-social-x/#respond Fri, 31 May 2024 22:00:32 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=468366 Elon Musk se encontrará com Donald Trump em transmissão ao vivo, três anos após banimento do ex-presidente do Twitter

O Post Elon Musk fará transmissão ao vivo com Donald Trump na rede social X apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Elon Musk se encontrará com Donald Trump em transmissão ao vivo, três anos após banimento do ex-presidente do Twitter

O empresário tem um encontro marcado com Donald , e a transmissão ao vivo ocorrerá na rede social X, anteriormente conhecida como Twitter, três anos após o banimento do ex-presidente desta plataforma.

A informação, previamente revelada na quinta-feira pelo jornal The Wall Street Journal com base em fontes anônimas, foi validada nesta sexta-feira por Musk, proprietário da plataforma social. No X, ele fez um comentário sobre um artigo do The New York Post relacionado ao tema e afirmou: “Isso vai ser interessante”.

A data ainda não foi definida e não se sabe se moderadores participarão da conversa, onde Trump também responderá a perguntas enviadas ao vivo pelos usuários.

A plataforma tem planos de fazer uma transmissão ao vivo de um evento semelhante com Robert Kennedy Jr., que é um candidato independente nas próximas eleições presidenciais dos EUA em novembro.

Dia seguinte à condenação

A declaração foi dada um dia após Trump ser considerado culpado por 34 delitos de fraude em registros empresariais ligados ao pagamento de propina a uma ex-estrela de filmes adultos para resguardar sua candidatura à presidência em 2016.

Ele se tornou o primeiro ex-presidente do país a ser condenado em um julgamento criminal com o veredicto.

O diálogo entre ambos os empresários ganha relevância dado que a conta de Trump foi interrompida no X (antes conhecido como Twitter) após o assalto ao Capitólio, ocorrido por apoiadores dele no dia 6 de janeiro de 2021. Contudo, após adquirir a plataforma social em 2022, Musk reverteu esta suspensão.

Mesmo assim, foi apenas em agosto de 2023 que o político republicano voltou ao X, fazendo publicações na plataforma desde então. O ex-chefe de estado geralmente se comunica através da “Truth Social”, uma rede social da qual é proprietário.

Trump teria prometido cargo a Musk

De acordo com o The Wall Street Journal, sugeriu oferecer a Musk um posto de conselheiro caso seja vitorioso nas eleições de novembro.

O papel potencial de Musk, que ainda não está definido, poderia estar ligado à “segurança das fronteiras” ou à economia, as duas questões que mais preocupam o proprietário da Tesla e Space X.

A estratégia de Musk de direcionar a plataforma para a esfera política e captar novos usuários inclui o convite a Trump.

O empresário, com este intuito, já se encontrou em outras oportunidades com personalidades políticas como o presidente da Argentina, , e Santiago Abascal, líder do partido espanhol Vox, além de já ter tido um encontro com Trump em março.

De acordo com The Wall Street Journal, o X convidou para participar de tal evento, mas o atual presidente americano recusou a oferta. As informações são da Gazeta do Povo.


O Post Elon Musk fará transmissão ao vivo com Donald Trump na rede social X apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/elon-musk-fara-transmissao-o-vivo-com-donald-trump-na-rede-social-x/feed/ 0
Biden pode retirar sua candidatura nas eleições e apoiar Michelle Obama, diz revista https://www.contrafatos.com.br/biden-pode-retirar-sua-candidatura-nas-eleicoes-e-apoiar-michelle-obama-diz-revista/ https://www.contrafatos.com.br/biden-pode-retirar-sua-candidatura-nas-eleicoes-e-apoiar-michelle-obama-diz-revista/#respond Tue, 07 May 2024 00:37:26 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=454994 O Partido Democrata dos EUA avalia a possibilidade de Biden anunciar a sua decisão em agosto de 2024, durante a convenção de Chicago

O Post Biden pode retirar sua candidatura nas eleições e apoiar Michelle Obama, diz revista apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
O Partido Democrata dos EUA avalia a possibilidade de Biden anunciar a sua decisão em agosto de 2024, durante a convenção de Chicago

A revista alemã Der Spiegel publicou a informação que estaria considerando abandonar a corrida presidencial em favor de Michelle Obama, a ex-primeira-dama e esposa do ex-presidente Barack Obama.

O Partido Democrata dos EUA avalia a possibilidade de anunciar a sua decisão em agosto de 2024, durante a convenção do partido em Chicago.

Segundo Der Spiegel, Michelle Obama foi adicionada à lista de potenciais candidatos para a presidência. E pesquisas de opinião pública para avaliar a sua viabilidade estariam já em fase de realização.

Para o jornal alemão, “a ideia de uma mulher presidente inspira muitos americanos”.

Idade de Biden poderia ser empecilho para candidatura

Der Spiegel salientou que uma das razões para esta possível decisão é a idade de Biden: dois terços dos americanos acreditam que ele é velho demais para liderar o país por mais quatro anos.

Saiba mais: Joe Biden insinua que canibais da Nova Guiné comeram seu tio durante a 2ª Guerra

As eleições presidenciais nos EUA estão marcadas para 5 de novembro de 2024.

Os favoritos dos democratas na corrida deste ano são Biden e o ex-presidente Donald .


O Post Biden pode retirar sua candidatura nas eleições e apoiar Michelle Obama, diz revista apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/biden-pode-retirar-sua-candidatura-nas-eleicoes-e-apoiar-michelle-obama-diz-revista/feed/ 0
EUA continuam investigando corrupção na Petrobras nos governos Lula e Dilma https://www.contrafatos.com.br/eua-continuam-investigando-corrupcao-na-petrobras-nos-governos-lula-e-dilma/ https://www.contrafatos.com.br/eua-continuam-investigando-corrupcao-na-petrobras-nos-governos-lula-e-dilma/#respond Wed, 03 Apr 2024 14:28:11 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=437036 Investigação dos EUA sobre Corrupção na Petrobras Continua, Abrangendo Governos de Lula e Dilma

O Post EUA continuam investigando corrupção na Petrobras nos governos Lula e Dilma apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Investigação dos EUA sobre Corrupção na Petrobras Continua, Abrangendo Governos de Lula e Dilma

As investigações sobre a corrupção na durante os anos de 2003 a 2014, que inclui os governos de e Dilma Rousseff, continuam nos .

Recentemente, o governo de Joe Biden anunciou que a empresa Trafigura admitiu culpa. Esta empresa, baseada na Suíça, concordou em pagar uma multa de 630 milhões de reais, pois subornou funcionários brasileiros ao longo de uma década para garantir e manter contratos com a Petrobras na área de venda de combustíveis.

A Trafigura é a última das cinco grandes companhias de trading a confessar participação em um esquema de corrupção no qual subornos de 20 centavos a dois dólares eram oferecidos por cada barril de produtos petrolíferos adquiridos ou comercializados com a Petrobras. As demais corporações envolvidas incluem Glencore, Vitol, Mercuria e Gunvor.

Em conjunto, essas cinco “irmãs” controlam aproximadamente um quarto do comércio mundial de mercadorias, que incluem desde até grãos. Individualmente, cada uma delas é mais ampla que a Petrobras.

A investigação mais abrangente nos EUA sobre práticas sombrias neste mercado desde os anos 80 tem sido esta, iniciada por Rudolph Giuliani, o então promotor de Nova York, que lançou uma caça a Marc Rich, fundador da Glencore.

Rich foi sentenciado a três séculos de prisão por corrupção. Ele fugiu, perdeu parte de sua riqueza, mas ainda era bilionário quando morreu em 2013. Ele nunca retornou aos EUA, mesmo após ser perdoado pelo presidente Bill Clinton – ele era um dos principais financiadores do partido Democrata.

O republicano Giuliani, que atuou como promotor, foi eleito prefeito de Nova York (1994-2001). Em 2018, ele fez parte da equipe jurídica de e se envolveu na eleição presidencial, que foi ganha por Joe Biden. Como resultado, ele perdeu sua licença para praticar direito.

A fase brasileira da pesquisa na Lava Jato progrediu com executivos detalhando os processos de suborno em troca de benefícios nos contratos. A Petrobras comercializava, em média, 400 mil barris de combustíveis diariamente com preços flutuantes nos mercados de Houston, Londres e Nova York.

A companhia declarou perante o tribunal que, durante um período de dez anos, algumas dessas transações foram efetuadas em operações sem registro, seja em papel ou formato eletrônico.

De acordo com as confissões, em certos acordos, a comissão alcançou até “dois dólares por barril”, apesar da média ser de “20 centavos de dólar”. A quantia proveniente do suborno era partilhada entre os funcionários da Petrobras, intermediários nas negociações e políticos ligados aos partidos PT, MDB, PL, Progressistas e PSDB, entre outros.

Muitas companhias, sejam elas do Brasil ou de outros países, confirmaram a corrupção em acordos com a Petrobras e concordaram em arcar com as penalidades criminais. A mais alta, fixada em 13 bilhões de reais, foi imposta à ex-Odebrecht, atualmente denominada Novonor. A Petrobras, por sua vez, desembolsou aproximadamente 4,2 bilhões de reais.

Todas também se comprometeram a atender a uma série de exigências do Departamento de Justiça e da “Comissão de Valores Mobiliários (Securities and Exchange Commission)” para manter suas operações no sistema financeiro dos EUA.

As cinco “irmãs” das commodities, assim como a Petrobras e a antiga Odebrecht, se comprometeram a relatar e evidenciar regularmente mudanças em seus padrões operacionais no comércio global de petróleo, alimentos, minerais e metais.

Um elemento recorrente nesses acordos judiciais é a condição que obriga cada empresa a colaborar em futuras investigações dos EUA relacionadas à corrupção e concorrência desleal. Com informações da VEJA.


O Post EUA continuam investigando corrupção na Petrobras nos governos Lula e Dilma apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/eua-continuam-investigando-corrupcao-na-petrobras-nos-governos-lula-e-dilma/feed/ 0
Biden Proclama Dia Da Visibilidade Trans No Domingo De Páscoa https://www.contrafatos.com.br/biden-proclama-dia-da-visibilidade-trans-no-domingo-de-pascoa/ https://www.contrafatos.com.br/biden-proclama-dia-da-visibilidade-trans-no-domingo-de-pascoa/#respond Mon, 01 Apr 2024 03:00:08 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=435682 Críticos conservadores e religiosos reagem à proclamação de Biden do Dia da Visibilidade Transgênero coincidindo com o Domingo de Páscoa

O Post Biden Proclama Dia Da Visibilidade Trans No Domingo De Páscoa apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Críticos conservadores e religiosos reagem à proclamação de Biden do Dia da Visibilidade Transgênero coincidindo com o Domingo de Páscoa

Críticos conservadores e religiosos estão reagindo fortemente contra o presidente dos , Joe , após ele proclamar o dia 31 de março como “Dia da Visibilidade Transgênero”. Este ano, a data coincidiu com o Domingo de Páscoa.

Segundo a , a finalidade da comemoração é “honrar a extraordinária coragem e contribuições dos americanos transgêneros e reafirmar o compromisso de nossa nação com a formação de uma União mais perfeita”.

“Hoje, enviamos uma mensagem a todos os americanos transgêneros: Vocês são amados. Vocês são ouvidos. Vocês são compreendidos. Vocês pertencem. Vocês são América, e todo o meu , e eu estamos ao seu lado”, escreveu Biden em sua proclamação na sexta-feira.

No âmbito da campanha de inclusão, a Casa Branca também estabeleceu a proibição de crianças enviarem ovos de Páscoa decorados com “conteúdo questionável” como “símbolos religiosos, temas abertamente religiosos” para o tradicional concurso de Arte de Páscoa. Esse evento é uma peça fundamental da celebração anual de Páscoa da Casa Branca, que vem sendo realizada há quase meio século.

O costume de homenagear as conquistas de indivíduos trans no último dia de março teve início em 2009 e não coincidirá com o Domingo de Páscoa até 2086. Contudo, a sobreposição deste ano gerou revolta entre os críticos conservadores, onde alguns a consideraram um “absoluto desrespeito”, chegando a classificar os Democratas como “um culto satânico”.

O presidente da Câmara dos Deputados, republicano Mike Johnson, chamou o passo de “movimentos tradicionais ultrajantes e abomináveis”, enquanto Jim Blanks, candidato do GOP ao Senado, disse que era “uma bofetada na cara de centenas de milhões de cristãos na América e em todo o mundo”. A congressista da Geórgia, Marjorie Taylor Greene, afirmou que “não há limite para o comprimento ao qual os Democratas irão para zombar de sua fé e desafiar Deus”.

, ex-presidente e provável nomeado pelo GOP, também reagiu à controvérsia, classificando o movimento como “blasfêmia” e acusando a Administração Biden de um “ataque de anos à fé cristã”.

“É chocante e insultante que a Casa Branca de Joe Biden tenha proibido as crianças de enviar designs religiosos de ovos para o seu evento de Arte de Páscoa e formalmente proclamou o Domingo de Páscoa como ‘Dia da Visibilidade Trans”, disse a campanha de Trump em um comunicado publicado no X (anteriormente Twitter) no sábado, exigindo um pedido de desculpas do presidente Biden.

A Casa Branca respondeu às críticas, culpando os republicanos por aproveitarem a oportunidade para atacarem o presidente Joe Biden. Eles argumentaram que os críticos sabem que o “Dia da Visibilidade Trans” é sempre celebrado no último dia de março, enquanto o “Domingo de Páscoa” varia de ano para ano.

“Infelizmente, não é surpreendente que políticos estejam buscando dividir e enfraquecer nosso país com retórica cruel, odiosa e desonesta. O presidente Biden nunca usará sua fé para fins políticos ou para lucrar”, disse o porta-voz da Casa Branca, Andrew Bates, em um comunicado.


O Post Biden Proclama Dia Da Visibilidade Trans No Domingo De Páscoa apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/biden-proclama-dia-da-visibilidade-trans-no-domingo-de-pascoa/feed/ 0
Parlamentares viajam aos EUA para denunciar escalada de autoritarismo https://www.contrafatos.com.br/parlamentares-viajam-aos-eua-para-denunciar-escalada-de-autoritarismo/ https://www.contrafatos.com.br/parlamentares-viajam-aos-eua-para-denunciar-escalada-de-autoritarismo/#comments Mon, 11 Mar 2024 03:54:18 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=424482 Parlamentares Brasileiros viajam em Missão aos EUA para Denunciar 'Autoritarismo Judicial no Brasil'

O Post Parlamentares viajam aos EUA para denunciar escalada de autoritarismo apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Parlamentares Brasileiros viajam em Missão aos EUA para Denunciar ‘Autoritarismo Judicial no Brasil’

Neste domingo (10), dezenove parlamentares brasileiros embarcaram para Washington. Eles são parte de uma comitiva liderada pelo deputado Eduardo (PL-SP) e pelo jornalista Paulo Figueiredo, com a finalidade de expor ao governo e à mídia dos a crescente onda de autoritarismo judicial no Brasil.

A delegação se reunirá com cinco legisladores americanos do Partido Republicano, incluindo Christopher Smith e María Elvira Salazar. Adicionalmente, os legisladores participarão de uma coletiva de imprensa organizada por Smith, que contará com declarações de Gustavo Gayer, e Paulo Figueiredo.

Os eventos discutirão tópicos como a crise da “liberdade de imprensa” e “de expressão” no Brasil e a violação do “devido processo legal”, focando nas prisões ocorridas em 8 de janeiro e na censura e assédio aos jornalistas.

A viagem prosseguiu apesar de uma audiência agendada para terça-feira (12) na Comissão de Direitos Humanos Tom Lantos ter sido impedida unicamente por Jim McGovern, congressista do Partido Democrata. A comissão bipartidária é co-presidida por McGovern e Christopher Smith, que estendeu o convite aos legisladores brasileiros. A audiência estava planejada sob o título “Brasil: Uma Crise de Democracia, Liberdade e Estado de Direito?”, e havia um consenso para a sua condução até a quinta-feira (7), quando McGovern optou por impedi-la.

McGovern é conhecido por sua postura indulgente com governos autoritários da América Latina. Em 2021, por exemplo, ele redigiu uma carta ao presidente solicitando que todas as sanções aplicadas à ditadura venezuelana pelo ex-presidente Donald fossem suspensas.

Apesar do impedimento da audiência, parlamentares do Brasil mantiveram a viagem e estarão presentes nas reuniões com as autoridades dos EUA e nas discussões com a mídia. Na manhã de domingo, a deputada Bia Kicis (PL-DF) compartilhou um vídeo do avião a caminho dos Estados Unidos.

“Estou dentro do avião rumo a Washington, onde, junto com uma grande delegação, com vários parlamentares – Eduardo Bolsonaro, Gustavo Gayer, Paulo Bilinsky, Coronel Crisóstomo, André Fernandes, Marcel van Hattem e muitos outros, junto com jornalistas como Paulo Figueiredo e muitas pessoas, inclusive exilados do Brasil –, estaremos para denunciar as perseguições políticas que estão ocorrendo no Brasil, com jornalistas, parlamentares, os presos políticos, o caso do presidente Bolsonaro, também – são tantos casos –, e nós estaremos lá denunciando para falar à imprensa americana também”, afirmou. As informações são da Gazeta do Povo.


O Post Parlamentares viajam aos EUA para denunciar escalada de autoritarismo apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/parlamentares-viajam-aos-eua-para-denunciar-escalada-de-autoritarismo/feed/ 3
Petrobras aceita convite de Maduro e faz visita de cortesia à Venezuela https://www.contrafatos.com.br/petrobras-aceita-convite-de-maduro-e-faz-visita-de-cortesia-a-venezuela/ https://www.contrafatos.com.br/petrobras-aceita-convite-de-maduro-e-faz-visita-de-cortesia-a-venezuela/#comments Sun, 10 Mar 2024 03:54:34 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=423939 Intenção é retomar negócios com setor petroleiro do país vizinho

O Post Petrobras aceita convite de Maduro e faz visita de cortesia à Venezuela apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Intenção é retomar negócios com setor petroleiro do país vizinho

Nesta semana, a deslocou uma equipe de especialistas em produção de para a , conforme solicitado pelo ditador Nicolás Maduro. O da Venezuela está acolhendo algumas das principais empresas do setor de petróleo, mesmo enfrentando possíveis sanções dos Estados Unidos (EUA) contra sua indústria.

A equipe do Brasil fez uma visita aos campos de petróleo no Lago Maracaibo, uma região crucial para a indústria petrolífera do país.

Segundo o jornal O Globo, as empresas de petróleo estão otimistas de que novas sanções ao setor petrolífero venezuelano não serão implementadas pelo governo dos EUA. Acredita-se que, sob a ditadura de Maduro, isso manterá os preços globais do petróleo e da gasolina nos EUA em baixa.

Recentemente, Pedro Tellechea, ministro do Petróleo da Venezuela, anunciou a visita de funcionários da Sonatrach, da Argélia; da YPFB, da Bolívia; e da Petróleos Mexicanos a Caracas.

Edifício Sede Da Petrobras, No Centro Do Rio

Os EUA amenizaram as restrições ao segmento de petróleo da Venezuela, sob a condição de que ocorram “eleições livres e justas”.

No ano passado, como parte de um acordo para a “realização de eleições livres e justas” no país bolivariano, os EUA removeram as sanções ao setor petrolífero da Venezuela.

Entretanto, o aliado de Maduro, o Tribunal Constitucional da Venezuela, interditou a principal rival, María Corina Machado, de participar na eleição programada para o dia 28 de julho, data do aniversário do falecido ditador Hugo Chávez, que morreu em 2013. Recentemente, foi divulgado que o governo de Joe iria reiniciar as sanções.

A Petrobras estabeleceu sua presença na Venezuela quando o mercado de petróleo se abriu no início do século, mas não tem operado no país há anos. A companhia tem planos de incrementar seus investimentos para ampliar sua expansão internacional. As informações são da Revista Oeste.


O Post Petrobras aceita convite de Maduro e faz visita de cortesia à Venezuela apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/petrobras-aceita-convite-de-maduro-e-faz-visita-de-cortesia-a-venezuela/feed/ 1
Conferência Internacional Conservadora condena “táticas de estado policial” do Governo Lula https://www.contrafatos.com.br/conferencia-internacional-conservadora-condena-taticas-de-estado-policial-do-governo-lula/ https://www.contrafatos.com.br/conferencia-internacional-conservadora-condena-taticas-de-estado-policial-do-governo-lula/#comments Sun, 25 Feb 2024 20:34:35 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=416769 CPAC 2024 encerra com primeira 'cúpula internacional' na história do congresso conservador

O Post Conferência Internacional Conservadora condena “táticas de estado policial” do Governo Lula apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
CPAC 2024 encerra com primeira ‘cúpula internacional’ na história do congresso conservador

O CPAC 2024, reconhecido como o maior congresso conservador do mundo, encerrou-se neste sábado (24), em Washington. A grande novidade foi a condução de sua primeira “cúpula internacional”.

No término da reunião, que teve a presença de membros da União Conservadora Americana (ACU, entidade que organizou o evento) e delegados de diversos países, os presentes deram aval a três resoluções de caráter global. Uma delas se refere especificamente ao Brasil.

“Condenamos as táticas de estado policial de Xi Jinping, Lula da Silva e Joe . Condenamos todas as suas iniciativas para silenciar, assediar juridicamente e aprisionar seus principais oponentes políticos. Esses são crime de interferência eleitoral”, disse, ao ler o documento final da reunião, o presidente da ACU e ativista político Matt Schlapp.

Schlapp também fez uma referência especial ao ex-presidente Jair Bolsonaro, mencionado junto com Donald Trump e Jimmy Lai (um empresário de Hong Kong que defende a democracia e foi preso pelo chinês por “conluio com forças estrangeiras”). “Queremos emprestar nossa voz contra a perseguição jurídica travada contra eles.”

Os líderes do CPAC também incluíram em sua declaração conjunta uma mensagem de desaprovação à Organização Mundial da Saúde. Conforme o documento, a OMS segue a “opressiva agenda da elite global, que representa um ataque às comunidades, às famílias e à religião”.

“Encorajamos todos os países amantes da liberdade a seguir a liderança do presidente Donald Trump e caminhar na direção de uma saída da OMS, ou não mais financiá-la”, afirmou o líder do CPAC.

A defesa do Estado de Israel é o foco da última e terceira resolução, descrito como “O único país do Médio a dar exemplo de valores como liberdade, e livre-arbítrio”. O fórum, além de condenar os atos antissemitas contra estudantes e outros grupos judaicos, apela a Joe Biden para que ele “dê um fim na crise dos reféns e elimine os terroristas financiados pelo ”.

“Temos uma diplomacia real aqui, uma cooperação internacional. Estamos mandando uma mensagem para o mundo”, disse Matt Schlapp, ao anunciar as resoluções.

Durante quatro dias de programação, o CPAC 2024 reuniu inúmeras personalidades influentes da política conservadora global na capital dos EUA. Entre os presentes estavam Donald Trump, Javier Milei (que se encontraram pessoalmente nos bastidores), Eduardo Bolsonaro, Nayib Bukele, Santiago Abascal, Steve Bannon, Vivek Ramaswamy e Liz Truss. As informações são da Gazeta do Povo.


O Post Conferência Internacional Conservadora condena “táticas de estado policial” do Governo Lula apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/conferencia-internacional-conservadora-condena-taticas-de-estado-policial-do-governo-lula/feed/ 1
Atriz demitida por suas opiniões conservadoras abre processo contra a Disney https://www.contrafatos.com.br/atriz-demitida-por-suas-opinioes-conservadoras-abre-processo-contra-a-disney/ https://www.contrafatos.com.br/atriz-demitida-por-suas-opinioes-conservadoras-abre-processo-contra-a-disney/#respond Thu, 08 Feb 2024 04:17:28 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=407212 Elon Musk apoia Gina Carano após demissão por posicionamento político

O Post Atriz demitida por suas opiniões conservadoras abre processo contra a Disney apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Elon Musk apoia Gina Carano após demissão por posicionamento político

A atriz Gina Carano, estrela de “The Mandalorian”, uma das séries de maior sucesso da Disney, processou a empresa e a Lucasfilm por discriminação e demissão injusta. O motivo? As publicações da atriz no X, que costumava ser o Twitter, contendo opiniões de direita, acabaram gerando desconforto para os executivos das empresas.

Segundo o The Hollywood Reporter, a performer iniciou uma ação legal na terça-feira, 6, em um tribunal californiano, demandando sua recontratação. Ajudando a atriz em sua luta está o próprio , proprietário do X, que está cobrindo as despesas do processo legal.

O empresário fez uma promessa de apoio financeiro a todos os usuários que afirmam terem sido discriminados por causa de suas publicações no X, similar à situação da artista que foi demitida pela Disney.

“Como um sinal do compromisso da X Corp com a liberdade de expressão, temos o orgulho de fornecer apoio financeiro para o processo de Gina Carano, capacitando-a a buscar a reivindicação de seus direitos de liberdade de expressão no X e a capacidade de trabalhar sem intimidação, assédio ou discriminação”, disse Joe Benarroch, chefe de operações comerciais da rede social.

Disney demitiu atriz por piadas e declarações políticas

A estrela de The Mandalorian foi demitida após alegar que ser membro do era semelhante a ser judeu durante o Holocausto. A declaração foi recebida negativamente e criticada por seu tom inadequado. Além disso, ela já fez piadas sobre o uso de máscaras durante o pico da pandemia de covid-19 e insinuou que houve fraude eleitoral na vitória de em 2020.

Gina Carano em cena da série The Mandalorian | Foto: Reprodução/Disney

Os representantes legais de Gina Carano afirmaram que a Disney e a Lucasfilm “perseguiram e difamaram Carano por se recusar a conformar-se com seus pontos de vista sobre questões relacionadas ao Black Lives Matter, pronomes preferidos e alegações refutadas de interferência eleitoral”.

Os defensores ainda salientaram que as duas companhias ignoraram os comentários depreciativos de colegas de elenco masculinos que fizeram “piadas ofensivas sobre políticos republicanos”. As informações são da Revista Oeste.


O Post Atriz demitida por suas opiniões conservadoras abre processo contra a Disney apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/atriz-demitida-por-suas-opinioes-conservadoras-abre-processo-contra-a-disney/feed/ 0
Trump alerta para fato de estarmos ‘à beira da 3ª Guerra Mundial’ e culpa a ‘fraqueza’ de Biden https://www.contrafatos.com.br/trump-alerta-para-fato-de-estarmos-a-beira-da-3a-guerra-mundial-e-culpa-a-fraqueza-de-biden/ https://www.contrafatos.com.br/trump-alerta-para-fato-de-estarmos-a-beira-da-3a-guerra-mundial-e-culpa-a-fraqueza-de-biden/#respond Mon, 29 Jan 2024 18:32:00 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=401966 Ex-presidente alega que conflito atual no Oriente Médio não teria eclodido sob sua liderança

O Post Trump alerta para fato de estarmos ‘à beira da 3ª Guerra Mundial’ e culpa a ‘fraqueza’ de Biden apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Ex-presidente alega que conflito atual no Oriente Médio não teria eclodido sob sua liderança

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald , advertiu que estamos “à beira da Terceira Guerra Mundial” e atribuiu a culpa ao presidente em exercício, Joe , pelo ato terrorista que vitimou três militares americanos na Jordânia. Com suporte do , os radicais também provocaram lesões em outros 34 indivíduos. Trump condenou a “fraqueza e rendição” da atual administração americana.

“Isso nunca teria ocorrido se eu estivesse no cargo presidencial, nem mesmo uma possibilidade”, Trump declarou em uma postagem na sua plataforma, a Truth Social, no domingo 28. “Este ataque audacioso aos Estados Unidos é outra consequência terrível e trágica da fragilidade e capitulação de .

Trump também declarou que eventos como o “massacre do Hamas contra Israel”, ocorrido em 7 de outubro de 2023, e especialmente a guerra na Ucrânia, jamais teriam ocorrido se ele ainda ocupasse a presidência dos EUA.

“Neste momento, teríamos paz em todo o mundo; em vez disso, estamos à beira da Terceira Guerra Mundial”, disse o ex-presidente.

Ele afirmou que, devido à sua política de pressão máxima durante o seu mandato, o Irã estava “fraco, falido e totalmente sob controle” quando concluiu seu cargo em 2021.

“O regime iraniano mal conseguiu juntar dois dólares para financiar os seus representantes terroristas”, disse ele. “Então Joe Biden entrou e deu ao Irã centenas de milhões de dólares, os quais o regime usou para espalhar o derramamento de sangue e a carnificina por todo o .”

A Conquista da Paz através da Força

Donald Trump se comprometeu a restabelecer “a paz através da força” caso vença Biden nas eleições presidenciais de novembro. Ele assegurou: “Para que não haja mais caos, nem mais destruição, nem mais perda de preciosas vidas americanas”.

Ele está convencido de que os EUA não conseguirão sobreviver com Joe Biden no comando como chefe dos EUA.

A administração Biden reagiu, alegando que “aqueles que tentam politizar a segurança nacional são ilógicos e prejudiciais para a segurança do país”. As informações são da Revista Oeste.


O Post Trump alerta para fato de estarmos ‘à beira da 3ª Guerra Mundial’ e culpa a ‘fraqueza’ de Biden apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/trump-alerta-para-fato-de-estarmos-a-beira-da-3a-guerra-mundial-e-culpa-a-fraqueza-de-biden/feed/ 0