Austrália - ContraFatos https://www.contrafatos.com.br/tag/australia/ Não há argumentos Fri, 17 May 2024 18:12:11 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.5 https://www.contrafatos.com.br/wp-content/uploads/2020/09/favicon-96x96-2.png Austrália - ContraFatos https://www.contrafatos.com.br/tag/australia/ 32 32 Brasil É Escolhido Para Sediar Nova Copa Do Mundo https://www.contrafatos.com.br/brasil-e-escolhido-para-sediar-nova-copa-do-mundo/ https://www.contrafatos.com.br/brasil-e-escolhido-para-sediar-nova-copa-do-mundo/#comments Fri, 17 May 2024 18:12:07 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=460810 Brasil é escolhido como país-sede da Copa do Mundo Feminina de 2027 pela Fifa

O Post Brasil É Escolhido Para Sediar Nova Copa Do Mundo apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Brasil é escolhido como país-sede da Copa do Mundo Feminina de 2027 pela Fifa

A Copa do Mundo Feminina de 2027 será sediada no Brasil, conforme anunciado pela Federação Internacional de (Fifa). A escolha foi feita na sexta-feira (17), durante o 74º Congresso da Fifa, que aconteceu em Bangcoc, Tailândia.

A proposta do Brasil venceu uma candidatura conjunta da , Bélgica e Holanda. O Brasil recebeu 119 votos, em contraste com os 78 votos recebidos pela candidatura europeia. Esta ocasião marca a primeira vez que o país hospedará a Copa do Mundo Feminina, apesar de já ter sido anfitrião de duas edições da Copa do Mundo Masculina.

A décima Copa do Mundo Feminina será realizada em 2027. A última edição do torneio ocorreu na Austrália e Nova Zelândia em 2023. Anteriormente, a competição já foi sediada por países como China, Suécia, , Alemanha, e França.

A seleção espanhola é a atual campeã mundial, juntando-se aos Estados Unidos, Alemanha, e Noruega como vencedoras do troféu. Os Estados Unidos detêm o maior número de títulos, com quatro conquistas, seguidos pela Alemanha, com dois.

O Brasil figura entre as poucas seleções que marcaram presença em todas as edições da Copa do Mundo Feminina até o momento. Com a confirmação do país como anfitrião em 2027, a presença brasileira no torneio é assegurada. A equipe brasileira já alcançou o pódio duas vezes, porém, ainda não obteve a coroa de campeã mundial.


O Post Brasil É Escolhido Para Sediar Nova Copa Do Mundo apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/brasil-e-escolhido-para-sediar-nova-copa-do-mundo/feed/ 2
STF é parte da ‘indústria da censura’, diz manifesto de 21 países https://www.contrafatos.com.br/stf-e-parte-da-industria-da-censura-diz-manifesto-de-21-paises/ https://www.contrafatos.com.br/stf-e-parte-da-industria-da-censura-diz-manifesto-de-21-paises/#respond Thu, 26 Oct 2023 17:12:46 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=351328 Declaração de Westminster situa judiciário brasileiro entre ‘aventuras autoritárias do mundo’

O Post STF é parte da ‘indústria da censura’, diz manifesto de 21 países apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Declaração de Westminster situa judiciário brasileiro entre ‘aventuras autoritárias do mundo’

A Declaração de Westminster, que defende a liberdade de expressão, recebeu o apoio de 141 pessoas influentes de 21 nações diferentes, incluindo ativistas, acadêmicos, jornalistas, escritores e artistas. Além disso, menciona que tanto o parlamento alemão quanto o Tribunal Federal do Brasil são responsáveis por tornar ilegal o discurso político.

O manifesto reúne adesões diversas como a do psicólogo conservador canadense Jordan B. Peterson, o pensador marxista esloveno Slavoj Sitek, o zoólogo ateu Richard Dawkins, o jornalista cristão Peter Hitchens, e também os jornalistas Glenn Greenwald, Ana Paula Henkel e Leandro Narloch.

Narloch falou ao jornal Gazeta do Povo sobre a fundamentação do manifesto e disse que o atual momento da história só tem precedentes nos registros passados de 100, 200 ou 300 anos: “um lado censura outro, depois é alvo ele próprio de censura, até que ambos entrem em acordo sobre a importância de ser livre para se expressar”.

Ele cita Israel como referência em matéria de liberdade de expressão e diz que  já entrevistou, no parlamento israelense, deputados de origem árabe, que manifestam abertamente, que querem que o Estado seja extinto. “Essa liberdade daria calafrios num Alexandre de Moraes, ironizou.

“Tal interferência no direito à liberdade de expressão suprime discussões legítimas sobre questões de interesse público urgente e mina os princípios fundamentais da democracia representativa”, detalha o documento.

E Completa: “Reconhecemos que palavras podem às vezes causar ofensa, mas rejeitamos a ideia de que sentimentos feridos e desconforto, mesmo que agudos, são motivos para a censura. A expressão aberta é o pilar central de uma sociedade livre e é essencial para responsabilizar governos, empoderar grupos vulneráveis e reduzir o risco de tirania”.

A passagem que cita o STF é categórica e também menciona, na dinâmica de outros países, iniciativas semelhantes ao PL da Censura, ventilado pelo Lula.

“O legislativo da e o Supremo Tribunal Federal do Brasil[4] estão criminalizando o discurso político. Em outros países, medidas como o de ‘Discurso de Ódio’ da Irlanda,[5] o Ato de Crime de Ódio da Escócia, o Projeto de Lei de Segurança Online do Reino Unido e o Projeto de Lei da ‘Desinformação’ da ameaçam restringir severamente a expressão e criar um efeito inibidor”. As informações são do Diário do Poder.


O Post STF é parte da ‘indústria da censura’, diz manifesto de 21 países apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/stf-e-parte-da-industria-da-censura-diz-manifesto-de-21-paises/feed/ 0
Austrália ameaça Twitter com multas por ‘discurso de ódio’ https://www.contrafatos.com.br/australia-ameaca-twitter-com-multas-por-discurso-de-odio/ https://www.contrafatos.com.br/australia-ameaca-twitter-com-multas-por-discurso-de-odio/#respond Thu, 22 Jun 2023 04:08:07 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=284849 Comissão Australiana exige que Twitter combata discurso de ódio e assédio on-line em sua plataforma

O Post Austrália ameaça Twitter com multas por ‘discurso de ódio’ apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Comissão Australiana exige que Twitter combata “discurso de ódio e assédio on-line” em sua plataforma

A Comissão Australiana de Comunicações e Mídia (ACMA, na sigla em inglês) enviou uma carta ao Twitter exigindo que a empresa tome medidas urgentes para lidar com o suposto discurso de ódio em sua plataforma. A carta também menciona que a plataforma não está fazendo o suficiente para prevenir o assédio on-line e proteger usuários vulneráveis.

A ACMA ameaçou o Twitter de multas, caso a empresa não tome medidas para melhorar a segurança de seus usuários. A multa pode chegar a até 550 mil dólares australianos (cerca de 3,5 milhões de reais) por dia. O Twitter afirmou que está comprometido em proteger seus usuários e em trabalhar com os reguladores.

 A é um dos países mais recentes a tomar medidas legais para garantir que as empresas de mídia social sejam responsáveis pelo conteúdo postado em suas plataformas.

Elon Musk demitiu mais de 80% da força de trabalho global, incluindo muitos dos moderadores de conteúdo responsáveis ​​por acabar com o abuso, desde que assumiu o controle da empresa em outubro de 2022.

A CEO da empresa, Linda Yaccarino, parece estar adotando uma abordagem diferente, dizendo na semana passada que sua visão para o Twitter era torná-lo “a fonte de informações em tempo real mais precisa do mundo e uma praça global para comunicação”.


O Post Austrália ameaça Twitter com multas por ‘discurso de ódio’ apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/australia-ameaca-twitter-com-multas-por-discurso-de-odio/feed/ 0
Juiz do MasterChef Austrália morre na véspera de estreia da nova temporada https://www.contrafatos.com.br/juiz-do-masterchef-australia-morre-na-vespera-de-estreia-da-nova-temporada/ https://www.contrafatos.com.br/juiz-do-masterchef-australia-morre-na-vespera-de-estreia-da-nova-temporada/#comments Wed, 03 May 2023 03:20:50 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=258293 O apresentador escocês Jock Zonfrillo morreu subitamente em Melbourne no domingo (30); a causa da morte ainda é desconhecida

O Post Juiz do MasterChef Austrália morre na véspera de estreia da nova temporada apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
O apresentador escocês Jock Zonfrillo morreu subitamente em Melbourne no domingo (30); a causa da morte ainda é desconhecida

O apresentador do MasterChef da Australia, Jock Zonfrillo, morreu subitamente aos 46 anos, na véspera de estreia de uma nova série do programa de culinária, de acordo com um comunicado da emissora australiana Network 10.

O apresentador escocês morreu em Melbourne no domingo (30), segundo o comunicado, que não informou a causa de morte.

Zonfrillo se juntou à popular competição de culinária em 2019 e deveria estrelar a estreia da nova série nesta segunda-feira (1º) ao lado do juiz convidado, o chef britânico Jamie Oliver.

O episódio não irá ao ar, disse a Network 10 em seu comunicado.

Nascido em Glasgow em 1976, Zonfrillo aprendeu seu ofício com alguns dos chefs mais famosos do mundo.

Sua carreira na cozinha começou no Reino Unido, onde trabalhou em Londres sob o comando do chef Marco Pierre White, a quem mais tarde disse ter salvado sua vida.

Zonfrillo começou a usar heroína quando adolescente em Glasgow e o vício em drogas o perseguiu por anos enquanto ele construía seu sucesso inicial, de acordo com seu livro de memórias “Last Shot”, publicado no ano passado.

A descrição do livro diz: “Durante anos, ele equilibrou uma carreira como estrela em ascensão entre chefs lendários com um vício em drogas incapacitante que o levou a muitos caminhos sombrios”.

O apresentador do MasterChef da Australia, Jock Zonfrillo, morreu subitamente aos 46 anos, na véspera de estreia de uma nova série do programa de culinária, de acordo com um comunicado da emissora australiana Network 10.

O apresentador escocês morreu em Melbourne no domingo (30), segundo o comunicado, que não informou a causa de morte.

Zonfrillo se juntou à popular competição de culinária em 2019 e deveria estrelar a estreia da nova série nesta segunda-feira (1º) ao lado do juiz convidado, o chef britânico Jamie Oliver.

O episódio não irá ao ar, disse a Network 10 em seu comunicado.

Nascido em Glasgow em 1976, Zonfrillo aprendeu seu ofício com alguns dos chefs mais famosos do mundo.

Sua carreira na cozinha começou no Reino Unido, onde trabalhou em Londres sob o comando do chef Marco Pierre White, a quem mais tarde disse ter salvado sua vida.

Zonfrillo começou a usar heroína quando adolescente em Glasgow e o vício em drogas o perseguiu por anos enquanto ele construía seu sucesso inicial, de acordo com seu livro de memórias “Last Shot”, publicado no ano passado.

A descrição do livro diz: “Durante anos, ele equilibrou uma carreira como estrela em ascensão entre chefs lendários com um vício em drogas incapacitante que o levou a muitos caminhos sombrios”.


O Post Juiz do MasterChef Austrália morre na véspera de estreia da nova temporada apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/juiz-do-masterchef-australia-morre-na-vespera-de-estreia-da-nova-temporada/feed/ 1
Ruim para o turismo: Governo vai voltar a exigir visto de viajantes dos EUA, Canadá, Japão e Austrália https://www.contrafatos.com.br/ruim-para-o-turismo-governo-vai-voltar-a-exigir-visto-de-viajantes-dos-eua-canada-japao-e-australia/ https://www.contrafatos.com.br/ruim-para-o-turismo-governo-vai-voltar-a-exigir-visto-de-viajantes-dos-eua-canada-japao-e-australia/#respond Thu, 09 Mar 2023 19:29:40 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=229724 A medida foi anunciada na quarta-feira (8); o Itamaraty já iniciou o trâmite para comunicar a decisão aos quatro países

O Post Ruim para o turismo: Governo vai voltar a exigir visto de viajantes dos EUA, Canadá, Japão e Austrália apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
A medida foi anunciada na quarta-feira (8); o Itamaraty já iniciou o trâmite para comunicar a decisão aos quatro países

O vai retomar a exigência de visto de entrada para turistas dos , do Canadá, do Japão e da . A decisão foi tomada na quarta-feira (8), e o Ministério das Relações Exteriores já determinou que as embaixadas do Brasil no exterior comuniquem a medida aos quatro países.

A isenção do visto de entrada desses países foi determinada em 2019, na gestão do então presidente Jair (PL). No entanto, essas nações continuaram a exigir o documento para a entrada de brasileiros, o que causou certa resistência no Itamaraty, por causa do princípio de reciprocidade.

A medida foi criticada pelo ex-presidente (PL) nas redes sociais, que diz que a não exigência do visto “fez aumentar o nosso fluxo de turistas”. “Mais uma revogação do Lula. Menos empregos e desestímulo ao setor hoteleiro”, escreveu o ex-presidente.


O Post Ruim para o turismo: Governo vai voltar a exigir visto de viajantes dos EUA, Canadá, Japão e Austrália apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/ruim-para-o-turismo-governo-vai-voltar-a-exigir-visto-de-viajantes-dos-eua-canada-japao-e-australia/feed/ 0
Israel chama de ‘lamentável’ e ‘perigosa’ decisão de Brasil de permitir navios de guerra do Irã no RJ https://www.contrafatos.com.br/israel-chama-de-lamentavel-e-perigosa-decisao-de-brasil-de-permitir-navios-de-guerra-do-ira-no-rj/ https://www.contrafatos.com.br/israel-chama-de-lamentavel-e-perigosa-decisao-de-brasil-de-permitir-navios-de-guerra-do-ira-no-rj/#comments Thu, 02 Mar 2023 14:47:35 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=225901 A nota foi publicada pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Israel, Lior Haiat.

O Post Israel chama de ‘lamentável’ e ‘perigosa’ decisão de Brasil de permitir navios de guerra do Irã no RJ apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
A nota foi publicada pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Israel, Lior Haiat.

Em nota divulgada nesta quinta-feira (02), o de Israel afirmou que vê a autorização para ancoragem de navios de guerra do no Brasil como “perigosa” e “lamentável”.

A nota foi publicada pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Israel, Lior Haiat.

Os israelenses sugeriram que o governo brasileiro volte atrás em sua decisão, declarando que “não é tarde demais para ordenar que os navios deixem o porto”.

Na nota, Israel ainda pede para o Brasil “seguir os passos” dados pela União Europeia, EUA, , Austrália e e chamar o “regime iraniano pelo que realmente é: uma entidade terrorista”.

A permissão para que os navios de guerra atracassem no Brasil gerou desconforto na relação entre Brasil e EUA.

A decisão pró-Irã da Marinha brasileira ignora o pedido dos .


O Post Israel chama de ‘lamentável’ e ‘perigosa’ decisão de Brasil de permitir navios de guerra do Irã no RJ apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/israel-chama-de-lamentavel-e-perigosa-decisao-de-brasil-de-permitir-navios-de-guerra-do-ira-no-rj/feed/ 1
Rainha Elizabeth II morre aos 96 anos https://www.contrafatos.com.br/rainha-elizabeth-ii-morre-aos-96-anos/ https://www.contrafatos.com.br/rainha-elizabeth-ii-morre-aos-96-anos/#respond Thu, 08 Sep 2022 18:37:48 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=134615 A rainha Elizabeth II, a monarca mais antiga do Reino Unido, morreu em Balmoral aos 96 anos, depois de reinar por 70 anos.

O Post Rainha Elizabeth II morre aos 96 anos apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
A rainha Elizabeth II, a monarca mais antiga do Reino Unido, morreu em Balmoral aos 96 anos, depois de reinar por 70 anos.

A Rainha Elizabeth II morreu nesta quinta-feira (08) aos 96 anos, no castelo de Balmoral, na Escócia. O anúncio foi feito pela família real por meio de um comunicado oficial divulgado nas redes sociais.

Com a morte da monarca, seu filho mais velho, o príncipe Charles, deve assumir o trono de rei do Reino Unido e de outros 14 países sob chefia do monarca britânico, como e .

Mais cedo, foi anunciado pela realeza que a rainha estava sob acompanhamento médico em Balmoral, na Escócia, depois que os médicos ficaram preocupados com sua .

Após o anúncio do acompanhamento médico, todos os membros da família real foram convocados para se reunirem com Elizabeth. Horas depois foi anunciada a sua morte.

A rainha subiu ao trono em 1952 e testemunhou uma enorme mudança social.

Com sua morte, seu filho mais velho, Charles, o ex-príncipe de Gales, liderará o país de luto como o novo rei e chefe de estado de 14 reinos da Commonwealth.

A rainha empossou Liz Truss como primeira-ministra no Castelo de Balmoral na terça-feira (06), em vez de viajar para Londres para o evento.

Em 6 de fevereiro deste ano, a rainha completou 70 anos de trono. Ela é a segunda monarca com mais tempo de serviço na história, atrás apenas de Luís 14 (1638-1715), da França, que assumiu o posto aos 4 anos de idade.

“A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde”, disse  O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã”.

O mandato da rainha Elizabeth II como chefe de Estado abrangeu a austeridade do pós-guerra, a transição do império para a Commonwealth, o fim da Guerra Fria e a entrada e saída do Reino Unido da União Europeia.

Seu reinado abrangeu 15 primeiros-ministros, começando com Winston Churchill, nascido em 1874, e incluindo Liz Truss, nascida 101 anos depois, em 1975, e nomeada pela rainha no início desta semana.

Ela realizou audiências semanais com seu primeiro-ministro durante todo o seu reinado.

A rainha nasceu Elizabeth Alexandra Mary Windsor, em Mayfair, Londres, em 21 de abril de 1926.


O Post Rainha Elizabeth II morre aos 96 anos apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/rainha-elizabeth-ii-morre-aos-96-anos/feed/ 0
Covid: Djokovic pode ficar fora do US Open por rejeitar vacina https://www.contrafatos.com.br/covid-djokovic-pode-ficar-fora-do-us-open-por-rejeitar-vacina/ https://www.contrafatos.com.br/covid-djokovic-pode-ficar-fora-do-us-open-por-rejeitar-vacina/#respond Mon, 11 Jul 2022 19:41:43 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=98497 Campeão de Wimbledon, sérvio nº 7 do mundo mantém posicionamento que o fez ser deportado da Austrália no início do ano

O Post Covid: Djokovic pode ficar fora do US Open por rejeitar vacina apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Campeão de Wimbledon, sérvio nº 7 do mundo mantém posicionamento que o fez ser deportado da Austrália no início do ano

Recém-campeão de Wimbledon, título que conquistou pela 7ª vez, o sérvio Novak Djokovic revelou neste domingo (10) que não recebeu nenhuma dose da vacina para a Covid-19 e que não pretende ser imunizado no futuro. A informação sobre seu status vacinal veio à tona porque no US Open, onde o tenista tentaria seu 22º troféu de Grand Slam entre 29 de agosto e 11 de setembro, o cartão de vacinação é obrigatório.

– Acho que a questão se resume apenas a se eles removem ou não isso (necessidade de vacinação contra Covid) a tempo de eu chegar nos . Espero ter boas notícias dos EUA, mas, se eu não puder jogar o US Open, tenho que ver o que vou fazer. Pode ser a Copa Davis, a Copa Laver. Não vou jogar torneios apenas para jogá-los ou para marcar pontos – ressaltou o nº 7 do mundo, que não pareceu preocupando com as chances de ficar de fora da disputa.

A vacina contra o Coronavírus trouxe problemas para o sérvio durante o Australian Open, primeiro Grand Slam da temporada, realizado entre os dias 8 e 21 de fevereiro. Ele acabou deportado da por não estar imunizado. Djokovic admitiu que o episódio foi traumático e ainda o abala psicologicamente.

– Independentemente de estar ou não jogando em breve, definitivamente descansarei nas próximas semanas, porque foi um período bastante exaustivo e exigente para mim. Depois, vou esperar esperançosamente por boas notícias dos EUA, porque adoraria ir para lá. Não tenho pressa em continuar a ganhar, o que quero é manter-me saudável para ter as minhas opções no futuro. O que aconteceu na Austrália criou uma tempestade dentro de mim e tem sido difícil superar isso – concluiu.

Com o título de Wimbledon conquistado neste domingo, após vitória por 3 a 1 sobre Nick Kyrgios, Dkokovic atingiu a marca de 21 Grand Slams vencidos na carreira. Ele ultrapassou Roger Federer, que tem 20, e fica na cola de Rafael Nadal, que foi campeão 22 vezes.


O Post Covid: Djokovic pode ficar fora do US Open por rejeitar vacina apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/covid-djokovic-pode-ficar-fora-do-us-open-por-rejeitar-vacina/feed/ 0
Com alta do PIB, Brasil volta ao top 10 das economias do mundo https://www.contrafatos.com.br/com-alta-do-pib-brasil-volta-ao-top-10-das-economias-do-mundo/ https://www.contrafatos.com.br/com-alta-do-pib-brasil-volta-ao-top-10-das-economias-do-mundo/#respond Thu, 02 Jun 2022 18:23:01 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=74770 País teve crescimento de 1% no Produto Interno Bruto no primeiro trimestre de 2022

O Post Com alta do PIB, Brasil volta ao top 10 das economias do mundo apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
País teve crescimento de 1% no Produto Interno Bruto no primeiro trimestre de 2022

Os primeiros três meses de 2022 foram de resultados positivos para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. De acordo com um levantamento da agência classificadora de risco Austin Rating, o Brasil saiu da 13ª colocação entre as maiores economias do mundo no último trimestre de 2021 para a 10ª colocação no primeiro trimestre deste ano.

De acordo com os dados, o Brasil atingiu a marca de 1,83 trilhão de dólares (R$ 8,75 trilhões) em seu PIB nominal nos primeiros três meses de 2022. Com isso, o país superou a Rússia, a e a Coreia do Sul, e retomou o lugar no top 10. A atividade econômica brasileira cresceu 1% no primeiro trimestre deste ano ante os últimos três meses do ano passado.

Quem segue no topo da lista são os , cujo PIB nominal atual é de 25,3 trilhões de dólares (R$ 120,8 trilhões). Na sequência, aparecem a China, com 19,9 trilhões de dólares (R$ 95 trilhões); o , com 4,9 trilhões de dólares (R$ 23,4 trilhões; e a , com 4,2 trilhões de dólares (R$ 20 trilhões).

Já entre os países que perceberam o maior crescimento percentual do PIB neste trimestre estão o Peru, com alta de 2%; as Filipinas, com 1,9%; e Taiwan, com 1,6%, e a China, com 1,3%. Com a elevação de 1% no período, o Brasil foi a 9ª economia com a melhor evolução do indicador.


O Post Com alta do PIB, Brasil volta ao top 10 das economias do mundo apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/com-alta-do-pib-brasil-volta-ao-top-10-das-economias-do-mundo/feed/ 0
OMS relata 131 casos de varíola dos macacos no mundo https://www.contrafatos.com.br/oms-relata-131-casos-de-variola-dos-macacos-no-mundo/ https://www.contrafatos.com.br/oms-relata-131-casos-de-variola-dos-macacos-no-mundo/#comments Tue, 24 May 2022 14:34:41 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=69206 Além disso, há 106 casos suspeitos no mundo, sendo que 51 deles estão concentrados na Espanha

O Post OMS relata 131 casos de varíola dos macacos no mundo apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Além disso, há 106 casos suspeitos no mundo, sendo que 51 deles estão concentrados na Espanha

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta terça-feira (24) que, nas últimas semanas, foram detectados 131 casos de varíola dos macacos em países considerados não endêmicos, sendo que Espanha, Portugal e Reino Unido aparecem entre aqueles que mais registraram positivos.

No território espanhol se concentra quase um terço dos casos, com um total de 40, enquanto no português são 37 e no britânico são 20. As informações foram repassadas por representantes da agência da Organização das Nações Unidas (ONU), durante sessão técnica dentro da assembleia anual da organização.

Ao todo, foram confirmados casos positivos em 17 países, a maioria da Europa. Também há registros no (cinco), (dois), Austrália (dois), Paquistão (dois) e (um).

Além disso, há 106 casos suspeitos no mundo, sendo que 51 deles estão concentrados na Espanha. Ainda há 17 suspeitas no Canadá, 15 na e um na Argentina.

A varíola dos macacos é endêmica há, pelo menos, 40 anos, em países da e Central, embora tenham sido registrados casos em outras regiões, ligados a viajantes que estiveram em áreas afetadas.

Rosamund Lewis, especialista do departamento de varíola da OMS, afirmou, em entrevista coletiva, que os focos detectados até o momento são pequenos (familiares ou de grupos de conhecidos). A representante da agência lembrou que a principal via de transmissão é o contato próximo, por isso, o risco para a população em geral é considerado baixo.

Os sintomas da varíola dos macacos podem incluir febre, inflação dos nódulos linfáticos, dores de cabeça, fadiga muscular e erupções cutâneas no rosto, mãos, pés, olhos ou genitais. Lewis recomendou que as pessoas que apresentarem sintomas procurem um médico, façam isolamento domiciliar e evitem o contato físico com outras pessoas.

A vacina contra a varíola convencional, doença de maior gravidade, é eficaz em 85% contra a variante que está circulando atualmente. As gerações mais jovens, contudo, não estão vacinadas contra a varíola, que é considerada erradicada globalmente faz quatro décadas, o que levou ao fim das campanhas de imunização.

Por causa disso, Lewis reconheceu que as vacinas existentes atualmente no mundo contra a varíola são “limitadas”.

O primeiro caso da varíola dos macacos foi detectado em 1970, em uma criança na República Democrática do Congo, país que, neste ano, registrou 12 mil casos suspeitos.


O Post OMS relata 131 casos de varíola dos macacos no mundo apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/oms-relata-131-casos-de-variola-dos-macacos-no-mundo/feed/ 1