Censura - ContraFatos https://www.contrafatos.com.br/tag/censura/ Não há argumentos Sat, 04 May 2024 23:03:17 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.5 https://www.contrafatos.com.br/wp-content/uploads/2020/09/favicon-96x96-2.png Censura - ContraFatos https://www.contrafatos.com.br/tag/censura/ 32 32 Pesquisadores da UFRJ defendem PL da Censura em evento sobre liberdade de imprensa https://www.contrafatos.com.br/pesquisadores-da-ufrj-defendem-pl-da-censura-em-evento-sobre-liberdade-de-imprensa/ https://www.contrafatos.com.br/pesquisadores-da-ufrj-defendem-pl-da-censura-em-evento-sobre-liberdade-de-imprensa/#comments Sat, 04 May 2024 23:03:14 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=453860 Netlab defende regulamentação das redes sociais no Brasil durante seminário sobre liberdade de imprensa no Chile

O Post Pesquisadores da UFRJ defendem PL da Censura em evento sobre liberdade de imprensa apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Netlab defende regulamentação das redes sociais no Brasil durante seminário sobre liberdade de imprensa no Chile

Integrantes do Netlab, um laboratório de pesquisa voltado para o ativismo político de esquerda e financiado com recursos públicos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foram palestrantes em um seminário sobre “liberdade de imprensa” no Chile, neste sábado (4). Durante o evento, eles criticaram as Big Techs e expressaram apoio à regulação das redes sociais no Brasil, por meio do Projeto de Lei (PL) 2630/20, também conhecido como “PL das Fake News” ou “PL da ”.

O evento chamado “Sustentabilidade dos Meios de Comunicação Social e o seu papel na defesa da Liberdade de Imprensa” foi organizado pela Associação Internacional de Radiodifusão (AIR) e contou com o suporte da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

A professora Rose Marie Santini, criadora do Netlab, defendeu a democracia e a “imprensa profissional”, alegando que as plataformas digitais manipularam a opinião pública contra o PL 2630/20 devido aos alertas sobre os perigos da aprovação da proposta.

Santini também expressou críticas ao proprietário da plataforma X (anteriormente conhecida como Twitter), o magnata , devido às alegações relacionadas ao escândalo denominado “Twitter Files Brazil”. Neste escândalo, Musk descreve a pressão exercida por políticos, personalidades brasileiras e parte do judiciário para censurar perfis que não se alinham com a esquerda.

Segundo as acusações, uma parcela importante dos pedidos de censura veio do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

O professor da UFRJ e integrante do Netlab, Márcio Borges, destacou os ganhos financeiros das plataformas com a difusão de “fake news” e as vantagens financeiras de sites que supostamente se valem de “publicidade fraudulenta”.

Márcio Borges, professor da UFRJ e membro do Netlab, salientou os benefícios financeiros que as plataformas obtêm com a propagação de “fake news” e as vantagens econômicas dos sites que supostamente se beneficiam de “publicidade fraudulenta”.

Os dados e argumentos apresentados pelos professores da UFRJ refletiram nas exposições de outros palestrantes, que também defenderam a regulação das mídias sociais.

Em maio do ano passado, durante a cruzada do pela aprovação do projeto de lei em questão, o então ministro da e hoje ministro do STF, Flávio Dino, citou dados frágeis produzidos pelo Netlab para justificar a censura a uma manifestação do dentro do seu site em que a empresa apontava argumentos contrários ao PL das Fake News.

No discurso de sábado, a professora Rose Marie Santini referenciou o “estudo” do laboratório como uma confirmação de seu apoio ao PL da Censura.

Santini chegou a participar de uma live com Dino, em julho do ano passado, em que se debateu o projeto de regulação das redes sociais.

Durante uma live em 2020 sobre “Dados e o combate à desinformação”, Santini usou o movimento Sleeping Giants Brasil SGB como um caso de sucesso. Este grupo é famoso por pressionar empresas online a cancelar e desmonetizar anúncios em meios de comunicação que não se alinham com seus valores ideológicos.

O Netlab já realizou pesquisas sobre o Sleeping Giants Brasil em conjunto com a startup Twist Systems, que Santini referiu-se como “o braço tecnológico de pesquisa” do grupo. As informações são da Gazeta do Povo.


O Post Pesquisadores da UFRJ defendem PL da Censura em evento sobre liberdade de imprensa apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/pesquisadores-da-ufrj-defendem-pl-da-censura-em-evento-sobre-liberdade-de-imprensa/feed/ 1
Parlamentares Esquerdistas vão aos EUA em Missão para defender Censura https://www.contrafatos.com.br/parlamentares-esquerdistas-vao-aos-eua-em-missao-para-defender-censura/ https://www.contrafatos.com.br/parlamentares-esquerdistas-vao-aos-eua-em-missao-para-defender-censura/#comments Tue, 30 Apr 2024 22:29:49 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=451723 Políticos Planejam Turistar em Resposta a Denúncias de Bolsonaristas sobre Avanço Autoritário no Brasil

O Post Parlamentares Esquerdistas vão aos EUA em Missão para defender Censura apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Políticos Planejam Turistar em Resposta a Denúncias de Bolsonaristas sobre Avanço Autoritário no Brasil

Na quarta-feira (1º), políticos que admiram regimes autoritários como os da Coreia do Norte, Cuba e irão se encontrar nos para justificar seus esforços para impor restrições às redes sociais no Brasil, fazendo uso inadequado do sagrado conceito de democracia. Este encontro para promover restrições na terra da Estátua da Liberdade envolve membros do PT, que apoiam o ditador Nicolás Maduro, e até representantes do PCdoB, cuja figura histórica de referência é Josef Stalin, um dos ditadores mais brutais da história.

Stalin, idolatrado pela esquerda mais conservadora do Brasil, é acusado de ordenar a morte de mais pessoas que os 6 milhões de judeus exterminados por Hitler.

O encontro dos indivíduos de esquerda na capital do capitalismo, que eles tanto repudiam, ocorre com o veterano radical Bernie Sanders, sempre candidato à presidência.

Os políticos irão realizar viagens como resposta à mesma ação de seguidores de que fizeram no Congresso sobre o progresso autoritário no Brasil. As informações são do jornalista Cláudio Humberto, colunista do Diário do Poder.


O Post Parlamentares Esquerdistas vão aos EUA em Missão para defender Censura apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/parlamentares-esquerdistas-vao-aos-eua-em-missao-para-defender-censura/feed/ 2
Moraes ordenou remoção de perfil de Flávio Gordon por compartilhar matéria do New York Times sobre as urnas eletrônicas https://www.contrafatos.com.br/moraes-ordenou-remocao-de-perfil-de-flavio-gordon-por-compartilhar-materia-do-new-york-times-sobre-as-urnas-eletronicas/ https://www.contrafatos.com.br/moraes-ordenou-remocao-de-perfil-de-flavio-gordon-por-compartilhar-materia-do-new-york-times-sobre-as-urnas-eletronicas/#respond Thu, 18 Apr 2024 22:07:41 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=445262 Magistrado acusou antropólogo de publicação com cunho 'golpista'

O Post Moraes ordenou remoção de perfil de Flávio Gordon por compartilhar matéria do New York Times sobre as urnas eletrônicas apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Magistrado acusou antropólogo de publicação com cunho ‘golpista’

O Comitê da Câmara dos divulgou um relatório informando que o ministro do Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, mandou retirar do Twitter/X o perfil do colunista de Oeste, Flávio Gordon. Segundo o magistrado, a publicação possuía teor “golpista”. As informações foram reveladas na noite de quarta-feira, 17.

O ministro justificou sua alegação com uma citação de Gordon, que faz referência a uma frase de um editorial do The New York Times. No conteúdo, o periódico americano declara que as “urnas eletrônicas não são confiáveis”.

Também foi publicada por Flávio Gordon uma frase crítica às urnas, dita pela professora norte-americana Penny Venetis.

A docente de Direito da Rutgers University afirma que “é irônico que essas máquinas de votar, que supostamente deveriam resolver os problemas causados pelos sistemas eleitorais antiquados, simplesmente tornam os problemas invisíveis para o eleitor”.

Flávio Gordon ressaltou que “nem na época do AI-5 era permitido suspender as garantias do direito individual”

Na última quinta-feira, dia 18, Flávio Gordon expressou que mesmo na era do AI-5, que durou de 1968 a 1979 durante o regime militar, não era autorizada a suspensão unilateral das garantias e direitos individuais. “Como se fez recentemente com alguns ‘subversivos’”, ao mencionar os recentes ataques à no país.

A professora de direito da Rutgers University diz que ‘é irônico que essas máquinas de votar, que supostamente deveriam resolver os problemas causados pelos sistemas eleitorais antiquados, simplesmente tornam os problemas invisíveis para o eleitor’ | Foto: Reprodução/Twitter/X

“Até mesmo o presidente do Brasil precisava ouvir o Conselho da República” para tomar decisões, naquela época. As informações são da Revista Oeste.


O Post Moraes ordenou remoção de perfil de Flávio Gordon por compartilhar matéria do New York Times sobre as urnas eletrônicas apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/moraes-ordenou-remocao-de-perfil-de-flavio-gordon-por-compartilhar-materia-do-new-york-times-sobre-as-urnas-eletronicas/feed/ 0
Com custo milionário: Sem Censura assusta 80% dos telespectadores da TV Brasil https://www.contrafatos.com.br/com-custo-milionario-sem-censura-assusta-80-dos-telespectadores-da-tv-brasil/ https://www.contrafatos.com.br/com-custo-milionario-sem-censura-assusta-80-dos-telespectadores-da-tv-brasil/#respond Sat, 13 Apr 2024 13:29:35 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=442394 Programa marcou traço de audiência em mais da metade de sua exibição; atração espantou 80% do ibope da TV Brasil em apenas 17 minutos no ar

O Post Com custo milionário: Sem Censura assusta 80% dos telespectadores da TV Brasil apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Programa marcou traço de audiência em mais da metade de sua exibição; atração espantou 80% do ibope da TV Brasil em apenas 17 minutos no ar

A nova versão do Sem , no ar há quase 2 meses, se estabeleceu como um fracasso de audiência, mesmo considerando os baixos padrões da TV Brasil.

Rejeitada pelos telespectadores, a atração comandada por Cissa Guimarães não faz jus ao seu investimento milionário e flerta com o traço absoluto de ibope (termo usado para designar programas assistidos por menos de 7 mil domicílios na Grande ) na maioria absoluta de suas edições.

Os dados consolidados de audiência de quinta-feira, 11, na principal metrópole do país, obtidos através de fontes do mercado, exemplificam de maneira numérica a rejeição dos telespectadores ao novo formato do Sem Censura.

A TV Brasil estava experimentando um aumento gradual nos seus índices desde o “Repórter Brasil Tarde”, que registrou uma média de 0,1 ponto, apesar de ter herdado uma audiência muito baixa de seus programas anteriores. O documentário “Expedição MS”, exibido às 13h30, alcançou a mesma média de audiência do telejornal apresentado pela jornalista Luciana Barreto.

O crescimento da audiência da TV Brasil começou a partir das 14h, com o horário reservado para documentários sobre belezas naturais. A primeira exibição diária de “Brasil Visto de Cima”, um dos programas com maior audiência do canal público, registrou uma média de 0,2 ponto.

O programa “Imensidão Azul”, que aborda as deslumbrantes paisagens das Bahamas, resultou em 0,3 ponto de média para a emissora. Mais tarde, às 15h, a rede atingiu seu desempenho mais alto do dia, marcando 0,5 ponto, ao transmitir a série “Terra Brasil”, que discute a variedade presente nas várias regiões do país.

Sem Censura se consolidou como fracasso de audiência em São Paulo | Foto: Arte/TV Pop

Sem Censura derrubou ibope da TV Brasil em 80% em 17 minutos

No entanto, o “Sem Censura” interrompeu a série de resultados em alta da TV Brasil. Cissa Guimarães e seus convidados afugentaram 80% dos espectadores da emissora estatal em apenas 17 minutos, fazendo a audiência cair de 0,5 ponto no último minuto do “Terra Brasil” para apenas 0,1 às 16h17.

Após mais 17 minutos, às 16h34, o programa já registrava um total desinteresse do público — uma situação que se repetiu por 61 minutos, ou seja, durante mais da metade do tempo em que o programa estava sendo transmitido. A segunda edição de “Brasil Visto de Cima”, às 18h, conseguiu resgatar a audiência da rede em apenas 2 minutos.

A matéria obteve um gráfico que evidencia o impacto negativo do Sem Censura nos números da TV Brasil. Em um período inferior a 35 minutos, Cissa Guimarães fez com que a emissora saísse de uma distante sexta posição entre os canais de TV aberta para a última colocação, sem nenhum traço de audiência. O gráfico ainda demonstra o rendimento dos últimos 10 minutos do Terra Brasil e dos primeiros 10 minutos do Brasil Visto de Cima, programas transmitidos antes e após o debate. As informações são da Revista Oeste.


O Post Com custo milionário: Sem Censura assusta 80% dos telespectadores da TV Brasil apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/com-custo-milionario-sem-censura-assusta-80-dos-telespectadores-da-tv-brasil/feed/ 0
Toffoli vai liberar processo para regulamentar redes no STF até o fim de junho https://www.contrafatos.com.br/toffoli-vai-liberar-processo-para-regulamentar-redes-no-stf-ate-o-fim-de-junho/ https://www.contrafatos.com.br/toffoli-vai-liberar-processo-para-regulamentar-redes-no-stf-ate-o-fim-de-junho/#respond Wed, 10 Apr 2024 03:26:35 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=440582 Dias Toffoli anuncia que ação para responsabilizar redes sociais por conteúdo ilícito será julgada até junho

O Post Toffoli vai liberar processo para regulamentar redes no STF até o fim de junho apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Dias Toffoli anuncia que ação para responsabilizar redes sociais por conteúdo ilícito será julgada até junho

O Ministro Dias Toffoli anunciou na terça-feira (9) que planeja enviar para julgamento, até o final de junho deste ano, uma ação que pode estabelecer regulamentações para as redes sociais. A ideia é que elas sejam responsabilizadas por conteúdos ilegais postados por usuários, mesmo que não haja uma decisão judicial prévia. Na prática, isso significa que as redes sociais poderiam ser multadas se não removessem, por conta própria ou após serem notificadas por terceiros, postagens ou vídeos que possam, por exemplo, constituir ameaças às instituições, incitar violência ou promover discriminação.

O ministro comunicou em nota à imprensa que “Os autos deverão ser encaminhados para julgamento até o final de junho deste ano, encontrando-se, a proposta de voto, ainda pendente de ajustes pontuais”. Após a liberação do processo por ele, a responsabilidade de marcar uma data para o julgamento será do presidente do STF, Luís Roberto Barroso. A maioria dos ministros tem interesse na ação, tendo em vista o objetivo de intensificar a supervisão sobre as redes para conter a propagação de ofensas e supostas ameaças direcionadas a eles, que são consideradas “ataques” à instituição.

Atualmente, elas apenas são responsabilizadas se, seguindo uma decisão judicial que julgue um determinado conteúdo como ilícito, elas se recusam a remover o material mesmo após serem notificadas pela , que fornece o endereço exato do que deve ser excluído. Isso é estabelecido pelo Marco Civil da Internet, uma lei aprovada em 2014 que passou a ser desafiada no STF. O objetivo é permitir exceções, principalmente para conteúdos que possam causar danos e se espalhar rapidamente.

O 2630/2020, também conhecido como PL das ou PL da Censura, está em tramitação no Congresso desde 2020, tendo já sido aprovado no Senado. No entanto, na Câmara, onde aguarda votação, enfrenta uma forte oposição. Tanto plataformas digitais quanto ativistas da liberdade de expressão temem que o texto possa incentivar a autocensura nas redes. O receio é que, por medo de punições severas, essas plataformas optem por remover em grande quantidade até mesmo conteúdos legítimos e lícitos – sejam textos, vídeos, imagens, áudios ou postagens – caso considerem que esses materiais possam, potencialmente, ser classificados pela Justiça como proibidos. Isso incluiria conteúdos antidemocráticos, odiosos, violentos ou contrários às normas sanitárias, dada a subjetividade envolvida na definição desses termos.

, o proprietário da rede X, recentemente criticou as ações de censura do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por conta de decisões confidenciais que resultaram na suspensão de contas na plataforma. Isso levou o e sua base no Congresso a pressionar pela aprovação do PL da Censura, mas a aprovação do texto na Câmara não tem garantia de maioria.

Toffoli recordou, em nota à imprensa, que a ação sob sua relatoria foi programada para ser julgada em maio do ano anterior, contudo, não foi. No mesmo período, o relator do PL da Censura na Câmara, Orlando Silva (PC do B-SP), ao perceber a falta de maioria para a aprovação do projeto na Casa, solicitou que ele fosse retirado da agenda de votação, resultando na paralisação da proposta. “Em razão de solicitação para se aguardar a votação, na Câmara dos Deputados, de novas regras dispondo sobre a matéria, o julgamento do caso acabou não ocorrendo em 2023”, informou. As informações são da Gazeta do Povo.


O Post Toffoli vai liberar processo para regulamentar redes no STF até o fim de junho apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/toffoli-vai-liberar-processo-para-regulamentar-redes-no-stf-ate-o-fim-de-junho/feed/ 0
Elon Musk Desafia Moraes Para Debate Sobre Censura No Twitter https://www.contrafatos.com.br/elon-musk-desafia-moraes-para-debate-sobre-censura-no-twitter/ https://www.contrafatos.com.br/elon-musk-desafia-moraes-para-debate-sobre-censura-no-twitter/#respond Mon, 08 Apr 2024 20:39:16 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=439867 Elon Musk convida Ministro do STF para discussão aberta sobre restrições da Suprema Corte

O Post Elon Musk Desafia Moraes Para Debate Sobre Censura No Twitter apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Elon Musk convida Ministro do STF para discussão aberta sobre restrições da Suprema Corte

Na segunda-feira (8), o CEO do X (antes conhecido como Twitter), , convidou o ministro Alexandre de Moraes, do Tribunal Federal (STF), para um debate “aberto” acerca das solicitações de restrições impostas pelo Supremo.

“Este é o cerne do problema. O que você diz, @Alexandre? Vamos debater isso abertamente”, postou o empresário em seu perfil no X, em resposta a um post de Moraes detalhando como os pedidos à plataforma eram processados.

Após Musk ameaçar contestar as decisões judiciais e criticar o juiz, surge o convite. Em diversas postagens, o bilionário indagou sobre uma suposta “” no Brasil, acusando o ministro de “trair a Constituição” e até mesmo sugerindo um impeachment de Moraes.

Depois dessa disputa nas mídias sociais, o nome do empresário foi incluído por Moraes no inquérito que examina as “milícias digitais”.

Na resposta de Musk, ele relata que a plataforma continuava a receber “demandas para suspender as contas de membros do parlamento e grandes jornalistas”, acrescentando que não era permitido “dizer que era um pedido de Alexandre de Moraes”.

“Estávamos recebendo essas demandas deste juiz Alexandre – este é o nome dele no Twitter, @Alexandre – para suspender contas imediatamente. Normalmente, duas horas para suspender uma conta ou enfrentaríamos multas pesadas”, afirmou.

Ele prossegue: “Estávamos recebendo demandas para suspender as contas de membros do parlamento e grandes jornalistas. E além disso, não podíamos dizer que era um pedido de Alexandre de Moraes, tínhamos que fingir que era por violação de nossos Termos de Uso. E essa foi a gota d’água e dissemos ‘não’”.


O Post Elon Musk Desafia Moraes Para Debate Sobre Censura No Twitter apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/elon-musk-desafia-moraes-para-debate-sobre-censura-no-twitter/feed/ 0
Jornalista americano diz que Lula participa de impulso ao totalitarismo https://www.contrafatos.com.br/jornalista-americano-diz-que-lula-participa-de-impulso-ao-totalitarismo/ https://www.contrafatos.com.br/jornalista-americano-diz-que-lula-participa-de-impulso-ao-totalitarismo/#respond Sun, 07 Apr 2024 20:36:28 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=439323 Michael Shellenberger diz que Brasil caminha para se tornar ditadura

O Post Jornalista americano diz que Lula participa de impulso ao totalitarismo apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Michael Shellenberger diz que Brasil caminha para se tornar ditadura

Figuras políticas e personalidades mundialmente conhecidas estão atentas às críticas de contra as medidas de na internet implementadas pelo Ministro Alexandre de Moraes. O prestigiado jornalista Michael Shellenberger reuniu uma série de informações que conectam as recentes declarações de Elon Musk a outros eventos que indicam um aumento do autoritarismo no Brasil.

Ele foi específico em afirmar que há uma associação de Moraes com o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva. “Não é exagero dizer que o Brasil está à beira da ditadura nas mãos de um ministro totalitário do Tribunal Federal chamado Alexandre de Moraes. O presidente Lula da Silva está participando desse impulso em direção ao totalitarismo”, afirmou.

Para o influenciador, o presidente do Brasil, junto aos magistrado, está promovendo “uma violação escandalosa da Constituição do Brasil e da Declaração dos Direitos Humanos das Nações Unidas”, afirmou.  E completou que apesar do processo eleitoral, que proporcionaria a troca de no país:  “o Supremo Tribunal Federal e o Tribunal Superior Eleitoral interferem em eleições por meio de censura”.

O jornalista destacou que sua crítica não é partidária. “Não sou fã nem de nem de Trump. As minhas opiniões políticas são muito moderadas. Mas eu reconheço a censura quando a vejo”, refletiu.

E arrematou: “Posso dizer uma coisa que muitos brasileiros não podem mais: Alexandre de Moraes é um tirano. E a única maneira de lidar com os tiranos é enfrentando-os. Cabe aos seus senadores enfrentar o tirano. E cabe ao povo do Brasil pressionar seus senadores para que façam isso”.

Shellenberger lidera a Cátedra de Política, Censura e Liberdade de Expressão na Universidade de Austin, Texas (EUA). Ele desempenha um papel fundamental na revelação de escândalos envolvendo a antiga administração do twitter, agora conhecida como rede social X, e políticos dos EUA. As informações são da Revista Oeste.


O Post Jornalista americano diz que Lula participa de impulso ao totalitarismo apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/jornalista-americano-diz-que-lula-participa-de-impulso-ao-totalitarismo/feed/ 0
Filho ‘ostentação’ do ministro Benedito Gonçalves ganha destaque na imprensa portuguesa https://www.contrafatos.com.br/filho-ostentacao-do-ministro-benedito-goncalves-ganha-destaque-na-imprensa-portuguesa/ https://www.contrafatos.com.br/filho-ostentacao-do-ministro-benedito-goncalves-ganha-destaque-na-imprensa-portuguesa/#respond Mon, 01 Apr 2024 15:04:52 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=435944 Questionamentos sobre Censura de Vídeo de Felipe Brandão por Juíza Brasileira Dominam Imprensa Portuguesa

O Post Filho ‘ostentação’ do ministro Benedito Gonçalves ganha destaque na imprensa portuguesa apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Questionamentos sobre Censura de Vídeo de Felipe Brandão por Juíza Brasileira Dominam Imprensa Portuguesa

Felipe Brandão, reconhecido como o “filho ostentação” de Benedito Gonçalves, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), tornou-se assunto em Portugal. Neste domingo, 13, a informação foi retomada pelos jornalistas portugueses Sérgio Tavares e Nuno Machado, que mencionaram o vídeo onde Felipe mostra seus pertences luxuosos.

Nos seus comentários, os repórteres portugueses referiram-se à decisão de uma juíza do Rio de Janeiro que ordenou a remoção do vídeo de Felipe Brandão. Isso se deve ao fato de, após a questão se tornar viral, o filho do ministro ter se tornado objeto de escárnio.

Para Tavares e Machado, a decisão da juíza é uma espécie de . “Qual a justificativa para uma juíza censurar o vídeo?”, perguntou Tavares.

A juíza Flávia Babu Capanema Tancredo tomou a decisão. Ela interpretou que o vídeo não apenas ridicularizava Felipe Brandão, mas também tinha como alvo Benedito Gonçalves.

Os profissionais da de Portugal destacaram a relação próxima entre Benedito Gonçalves e o ex-chefe de estado, Luiz Inácio da Silva, e o detalhe de que o magistrado foi responsável pela relatoria do processo que resultou na inegibilidade do antigo presidente (PL).

Nuno Machado citou especificamente a cerimônia de diplomação de Lula, em dezembro de 2022. Na ocasião, Benedito Gonçalves dirigiu-se ao ministro Alexandre de Moraes, do Tribunal Federal (STF), e afirmou que “missão dada é missão cumprida”.

A declaração ocorreu logo depois de Moraes pedir ao ministro Ricardo Lewandowski e ao próprio Benedito Gonçalves que levassem o presidente eleito e o vice, Geraldo Alckmin (PSB), ao plenário do TSE.

“O preocupante é que esses tipos de decisões mostram que o sistema judicial brasileiro está longe de ter isenção”, enfatizou Machado. “Sem esse pilar fundamental, uma democracia não pode funcionar de forma alguma.”

Relembre o caso do filho “ostentação” de Benedito Gonçalves

O vídeo que mostra o filho de Benedito Gonçalves é do influenciador Anthony Kruijver, que costuma interpelar cidadãos nas ruas e perguntar o que eles vestem. As informações são da Revista Oeste.


O Post Filho ‘ostentação’ do ministro Benedito Gonçalves ganha destaque na imprensa portuguesa apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/filho-ostentacao-do-ministro-benedito-goncalves-ganha-destaque-na-imprensa-portuguesa/feed/ 0
Fracasso milionário: Sem Censura gasta R$ 5 milhões e derruba ibope da TV Brasil em 50% https://www.contrafatos.com.br/fracasso-milionario-sem-censura-gasta-r-5-milhoes-e-derruba-ibope-da-tv-brasil-em-50/ https://www.contrafatos.com.br/fracasso-milionario-sem-censura-gasta-r-5-milhoes-e-derruba-ibope-da-tv-brasil-em-50/#respond Fri, 08 Mar 2024 04:01:15 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=422870 Retorno do programa 'Sem Censura' decepciona e derruba índices de ibope da TV Brasil

O Post Fracasso milionário: Sem Censura gasta R$ 5 milhões e derruba ibope da TV Brasil em 50% apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Retorno do programa ‘Sem Censura’ decepciona e derruba índices de ibope da TV Brasil

O programa Sem , que foi adiado desde o último ano e criticado por pagar salários acima da média do mercado para os envolvidos em sua produção, finalmente retornou ao ar na tarde de segunda-feira (26). No entanto, os telespectadores não pareciam interessados no retorno do programa, que se tornou uma versão genérica do Roda Viva durante o anterior. O programa, apresentado por Cissa Guimarães, conseguiu a proeza de reduzir as classificações de audiência da TV Brasil em seu horário, e quase estreou com um índice insignificante na Grande .

A reportagem do TV Pop, utilizando fontes do mercado, conseguiu dados preliminares de audiência da maior metrópole do país. Esses dados indicam que o programa Sem Censura obteve uma média de apenas 0,1 entre 16h e 18h, um valor 50% menor do que a audiência da TV Brasil, no mesmo horário, nas quatro semanas anteriores. Durante esse período, a TV Brasil transmitia documentários sobre a vida selvagem e programas com temática rural. Com um custo anual de R$ 4,9 milhões para a produção do programa Sem Censura, pode-se dizer que o custo para os cofres públicos de cada décimo de espectador que assistiu ao programa de Cissa Guimarães foi de aproximadamente R$ 20.416,66. Dessa forma, a cada mês, o programa custará cerca de R$ 408 mil, levando em conta um total de 20 edições mensais.

O desempenho decepcionante do novo “Sem Censura” colocou o canal governamental em nono lugar no ranking de audiência, ficando atrás de várias emissoras que possuem menos investimento do que a rede sustentada pelo Governo Federal. A TV Brasil ficou empatada com a TV Aparecida, superando somente a RIT, uma emissora religiosa que não pontuou no horário. À frente da TV Brasil, apareceram a Globo (11,1), Record (6,0), SBT (3,5), Band (3,3), RedeTV! (1,5), Gazeta (0,7), Cultura (0,7) e a Record News (0,2). O pico de audiência do programa, um modesto 0,2 ponto, ocorreu às 17h09.

O constrangimento da ex-apresentadora da Globo foi percebido até mesmo no Rio de Janeiro, uma cidade já familiarizada com o Sem Censura. Segundo o Teleguiado, na capital fluminense, Cissa Guimarães também surpreendeu os telespectadores da TV Brasil: a estreia do programa teve uma média de 0,3 ponto, contra 0,4 da programação usual do canal estatal. A estação nem conseguiu superar a RedeTV!, que transmitiu programas da Universal durante uma hora do confronto direto.

Em São Paulo, cada ponto representa a sintonia de 73.280 casas e 191.480 pessoas. Nesta terça-feira (27), o TV Pop vai divulgar os dados consolidados dos principais programas da televisão brasileira. As informações são do TVPop.


O Post Fracasso milionário: Sem Censura gasta R$ 5 milhões e derruba ibope da TV Brasil em 50% apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/fracasso-milionario-sem-censura-gasta-r-5-milhoes-e-derruba-ibope-da-tv-brasil-em-50/feed/ 0
Governo quer que PL da Censura volte com força, afirma secretário https://www.contrafatos.com.br/governo-quer-que-pl-da-censura-volte-com-forca-afirma-secretario/ https://www.contrafatos.com.br/governo-quer-que-pl-da-censura-volte-com-forca-afirma-secretario/#comments Mon, 15 Jan 2024 03:44:32 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=394036 Planalto quer conquistar direita ‘não-bolsonarista’ para garantir aprovação

O Post Governo quer que PL da Censura volte com força, afirma secretário apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Planalto quer conquistar direita ‘não-bolsonarista’ para garantir aprovação

João Brant, Secretário de Políticas Digitais do , concedeu uma entrevista ao Estadão. Durante a conversa, ele advogou a favor de uma maior intervenção do governo sobre o que é postado na internet. Brant também mencionou que o Palácio do Planalto está trabalhando para reintroduzir o polêmico da na pauta do Congresso Nacional.

Segundo a entrevista, o Planalto está tentando persuadir a direita ‘não-bolsonarista’ para assegurar sucesso na progressão da proposta.

“O governo está discutindo internamente eventuais ajustes no projeto para que ele possa voltar com força. Depende de algumas decisões e negociações. A oposição é barulhenta. Para conseguir maioria, você precisa conquistar um campo da direita não-bolsonarista. Esse é o esforço que a gente está fazendo”, afirmou o secretário.

Governistas continuam a enfatizar a necessidade de combater a desinformação como justificativa para discutir o assunto. Contudo, a questão é que a proposta foca em penalizar expressões de opinião, baseando-se em categorizações ‘flexíveis’ feitas por ativistas políticos, tais como “incitação das massas, […]ofensas religiosas, de ideologia ou à auto-determinação sexual”.

Outro ponto controverso do relatório firmado pelo comunista Orlando Silva (PCDB-SP) é a penalização de conteúdos automatizados ou enviados em grande quantidade. A grande vulnerabilidade para 2024 é que o governo precisa ser investigado por financiar uma rede de páginas de fofocas, que são coordenadas, entre outras finalidades, para arruinar reputações.

Enquanto lidera temporariamente o G-20, o governo brasileiro incluiu a discussão sobre ‘desinformação online’ como um dos assuntos abordados no fórum que congrega as maiores economias globais. As informações são do Diário do Poder.


O Post Governo quer que PL da Censura volte com força, afirma secretário apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/governo-quer-que-pl-da-censura-volte-com-forca-afirma-secretario/feed/ 1