Telegram - ContraFatos https://www.contrafatos.com.br/tag/telegram/ Não há argumentos Tue, 30 Jan 2024 19:30:08 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.5 https://www.contrafatos.com.br/wp-content/uploads/2020/09/favicon-96x96-2.png Telegram - ContraFatos https://www.contrafatos.com.br/tag/telegram/ 32 32 Mal súbito: Jovem perde a vida durante teste físico para ingressar na PMDF https://www.contrafatos.com.br/mal-subito-jovem-perde-vida-durante-teste-fisico-para-ingressar-na-pmdf/ https://www.contrafatos.com.br/mal-subito-jovem-perde-vida-durante-teste-fisico-para-ingressar-na-pmdf/#respond Tue, 30 Jan 2024 02:41:19 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=402169 Gabriela Rosa morreu após mal súbito durante teste físico da PMDF

O Post Mal súbito: Jovem perde a vida durante teste físico para ingressar na PMDF apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Gabriela Rosa morreu após mal súbito durante teste físico da PMDF

Uma moça que foi aprovada no concurso da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) sofreu um mal súbito enquanto realizava o Teste de Aptidão Física (TAF) para entrar para a corporação e morreu na segunda-feira (29/1). Gabriela Rosa Gontijo passou por uma avaliação no domingo (28/1), durante a qual ela passou mal e desmaiou. Ela foi rapidamente levada ao hospital, mas infelizmente faleceu na segunda.

Grupos de concurseiras da PMDF no WhatsApp e compartilharam informações sobre o caso, anunciando que a candidata foi levada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Daher, localizado no Lago Sul, em condição crítica, mas não sobreviveu.

Testemunhas presenciaram Gabriela recebendo atendimento médico e sendo transportada em uma ambulância. Uma nota de pesar foi publicada na segunda-feira (29/1) pela conta da “Comissão de Aprovados PMDF 2023” no Instagram.

“Rogamos a todos que orem pela alma da Gabriela e para que Deus conforte a sua família. A morte é algo inevitável, todos nós nascemos para encontrá-la um dia, mas ninguém nunca está preparado para isso. Hoje perdemos uma irmã de trajetória que lutava pelo seu sonho de ser policial. Que Deus, em Sua infinita misericórdia, possa ser o alicerce e o consolo de uma família que perde uma menina com um futuro promissor pela frente. Descanse em paz, Gabriela Rosa.”

Há suspeitas de que ela possa ter sofrido de “rabdomiólise”, que é uma ruptura do tecido muscular esquelético, no entanto, o hospital não divulgou informações oficiais a respeito.

Polícia Militar do Distrito Federal Expressa Solidariedade

A Polícia Militar, em nota, expressou que “lamenta profundamente o ocorrido e se solidariza com familiares e amigos da candidata que buscava ingressar na Corporação”.

“Com relação ao Teste de Aptidão Física (TAF), cabe esclarecer que todos os aspectos que envolvam a aplicação das provas são de responsabilidade da banca examinadora. Não houve nenhuma participação da Polícia Militar do Distrito Federal durante os dois dias do TAF. Portanto, pedimos que encaminhe os questionamentos sobre o ocorrido à Banca Organizadora do Concurso Público.” As informações são do Metrópoles.


O Post Mal súbito: Jovem perde a vida durante teste físico para ingressar na PMDF apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/mal-subito-jovem-perde-vida-durante-teste-fisico-para-ingressar-na-pmdf/feed/ 0
Israel explode escritório do Hamas no Líbano e mata o vice-presidente da organização terrorista https://www.contrafatos.com.br/israel-explode-escritorio-do-hamas-no-libano-e-mata-o-vice-presidente-da-organizacao-terrorista/ https://www.contrafatos.com.br/israel-explode-escritorio-do-hamas-no-libano-e-mata-o-vice-presidente-da-organizacao-terrorista/#comments Wed, 03 Jan 2024 04:40:26 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=387662 Saleh al-Arouri vivia no Líbano, mas comandava as ações militares do grupo na Cisjordânia

O Post Israel explode escritório do Hamas no Líbano e mata o vice-presidente da organização terrorista apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Saleh al-Arouri vivia no Líbano, mas comandava as ações militares do grupo na Cisjordânia

Nesta terça-feira (2), um escritório do Hamas nos subúrbios ao sul de Beirute, capital do Líbano, foi alvo de um drone israelense, resultando na morte de quatro pessoas. Entre as vítimas está Saleh al-Arouri, vice-presidente do departamento político da organização.

Al-Arouri, que residia no Líbano, desempenhava a função de líder militar do Hamas na Cisjordânia. A confirmação de sua morte foi anunciada no canal do das Brigadas Al-Qassam, a ala armada do grupo terrorista que ele fundou.

De acordo com a emissora de televisão Manar, que pertence ao grupo armado libanês Hezbollah, foi relatada a ocorrência de uma explosão nas proximidades da rodovia Hadi Nasrallah, próximo a uma interseção rodoviária.

Não foram fornecidos detalhes sobre a explosão, que ocorre um dia antes do discurso do líder do Hezbollah, Sayyed Hassan Nasrallah.

Uma testemunha da Reuters disse que a explosão pode ter sido causada por um drone que atingiu o segundo andar de um prédio no movimentado bairro.

Aliado do grupo terrorista Hamas, o Hezbollah tem trocado ataques quase diariamente com através da fronteira sul do Líbano desde a eclosão da guerra Israel-Hamas em Gaza, no início de outubro.

De acordo com o Hezbollah e fontes de segurança, mais de cem membros do grupo foram mortos nos ataques aéreos e bombardeios de Israel, juntamente com quase vinte civis, incluindo crianças, idosos e jornalistas.


O Post Israel explode escritório do Hamas no Líbano e mata o vice-presidente da organização terrorista apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/israel-explode-escritorio-do-hamas-no-libano-e-mata-o-vice-presidente-da-organizacao-terrorista/feed/ 1
Rússia tenta interferir em eleições em pelo menos 11 países https://www.contrafatos.com.br/russia-tenta-interferir-em-eleicoes-em-pelo-menos-11-paises/ https://www.contrafatos.com.br/russia-tenta-interferir-em-eleicoes-em-pelo-menos-11-paises/#respond Sat, 21 Oct 2023 21:49:22 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=348772 Alerta dos serviços de inteligência dos EUA sobre operações do Kremlin para minar eleições em vários países.

O Post Rússia tenta interferir em eleições em pelo menos 11 países apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Alerta dos serviços de inteligência dos EUA sobre operações do Kremlin para minar eleições em vários países.

Os serviços de inteligência dos EUA alertaram países de todo o mundo sobre operações do Kremlin para minar a legitimidade de pelo menos 11 eleições em nove países democráticos entre 2020 e 2022.

Além disso, os serviços de inteligência russos atacaram a validade de eleições em outros 17 países através de campanhas nas redes sociais, amplificando “narrativas domésticas”.

Washington considera que estes casos constituem apenas uma pequena parte das atividades de desestabilização russas.

Os avisos estão incluídos num telegrama diplomático enviado pelo Departamento de Estado dos EUA a vários países em todo o mundo.

No telegrama, as autoridades dos EUA relatam esforços crescentes dos serviços de inteligência russos para “minar globalmente os processos democráticos” e influenciar os resultados eleitorais através de campanhas de desinformação.

“Os identificaram, e isto é uma preocupação crescente, os esforços da Rússia para minar os processos democráticos: a Rússia está a conduzir operações para degradar a confiança do público na integridade das próprias eleições”, explica o telegrama.

Entre os destinatários do telegrama diplomático estão Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, ou na América, e Espanha, Itália, e Reino Unido na Europa.

Altos funcionários do Departamento de Estado e dos serviços de inteligência dos EUA, que pediram para não serem identificados, apontaram dois casos específicos na América do Sul e na Europa, em que os serviços de inteligência russos ativaram campanhas de desinformação eleitoral.

“Num caso na América do Sul, canais russos do incluíram notícias falsas sobre alegadas fraudes e trolls russos nas plataformas de redes sociais amplificaram as preocupações sobre a instabilidade e a violência pós-eleitorais”, explicaram autoridades norte-americanas.

Embora as fontes se tenham recusado a identificar o país sul-americano afetado, salientaram que os EUA detectaram “páginas web ligadas à inteligência russa nos protestos contra o resultado eleitoral”.

No caso de outro país, neste caso na Europa, os serviços de inteligência dos EUA detectaram sites ligados à Rússia que distribuíam artigos em inglês com acusações de fraude eleitoral.

Também nas eleições europeias de 2020, o Serviço Federal de Segurança Russo, herdeiro do KGB soviético, utilizou intermediários “para mobilizar agitadores e intimidar os trabalhadores eleitorais, organizar protestos no dia da votação e sabotar a votação no estrangeiro”.

O Kremlin considera estas operações “eficazes” e de baixo custo, segundo as mesmas fontes, que acrescentaram que estão a partilhar informações com governos de todo o mundo “para ter uma melhor ideia das tácticas e técnicas russas”.

“A interferência eleitoral é uma operação fácil e de baixo custo. Em muitos casos, estão a amplificar narrativas locais que põem em causa a integridade das eleições”, como as respostas à COVID-19, observaram autoridades dos EUA.

“A nossa perspectiva é que a Rússia esteja a capitalizar o que considera um sucesso relativamente barato nas eleições presidenciais de 2020 nos Estados Unidos para aplicá-lo de forma mais global”, concluíram.


O Post Rússia tenta interferir em eleições em pelo menos 11 países apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/russia-tenta-interferir-em-eleicoes-em-pelo-menos-11-paises/feed/ 0
Avião em que Prigozhin estava foi abatido pela Rússia, diz grupo Wagner https://www.contrafatos.com.br/aviao-em-que-prigozhin-estava-foi-abatido-pela-russia-diz-grupo-wagner/ https://www.contrafatos.com.br/aviao-em-que-prigozhin-estava-foi-abatido-pela-russia-diz-grupo-wagner/#comments Wed, 23 Aug 2023 20:47:36 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=317697 O nome do líder do grupo paramilitar estava na lista de passageiros da aeronave que caiu e matou os dez tripulantes a bordo

O Post Avião em que Prigozhin estava foi abatido pela Rússia, diz grupo Wagner apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
O nome do líder do grupo paramilitar estava na lista de passageiros da aeronave que caiu e matou os dez tripulantes a bordo

O avião em que o líder do grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, estava a bordo, foi “abatido” no céu da região de Tver pelo Ministério da Defesa da Rússia, disse nesta quarta-feira (23) um canal no afiliado ao grupo.

“O avião foi abatido no céu sobre a região de Tver pelas forças de defesa aérea do Ministério da Defesa da Rússia”, afirmou.

“É relatado que um dos aviões particulares Embraer Legacy 600, pertencente a Yevgeny Prigozhin, desapareceu do radar às 18h20. Os despachantes tentaram entrar em contato com a tripulação, sem sucesso, após o que os controladores de tráfego aéreo notificaram o Ministério da Defesa russo e unidades de defesa aérea sobre o incidente”, acrescentou.

A aeronave, que partiu de Moscou a caminho de São Petersburgo, transportava sete passageiros e três tripulantes.

Logo depois que o avião caiu do céu, um segundo jato particular ligado ao mercenário, que também parecia estar indo para São Petersburgo, a base de Prigozhin, voltou para Moscou, mostraram dados de rastreamento de voo, e mais tarde pousou.

Desafeto do Kremlin, Yevgeny Prigozhin liderou um motim contra o alto escalão do Exército russo nos dias 23 e 24 de junho. O presidente Vladimir afirmou que a rebelião poderia ter levado a Rússia à guerra civil e descreveu o lider paramilitar como um “traidor”.


O Post Avião em que Prigozhin estava foi abatido pela Rússia, diz grupo Wagner apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/aviao-em-que-prigozhin-estava-foi-abatido-pela-russia-diz-grupo-wagner/feed/ 3
Presa no 8 de janeiro promete romper o silêncio e ‘contar toda a verdade’ https://www.contrafatos.com.br/presa-no-8-de-janeiro-promete-romper-o-silencio-e-contar-toda-a-verdade/ https://www.contrafatos.com.br/presa-no-8-de-janeiro-promete-romper-o-silencio-e-contar-toda-a-verdade/#comments Mon, 12 Jun 2023 22:23:13 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=279846 Mulher está detida há cinco meses

O Post Presa no 8 de janeiro promete romper o silêncio e ‘contar toda a verdade’ apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Mulher está detida há cinco meses

Ana Priscila Silva de Azevedo, presa durante os protestos na Praça dos Três Poderes, disse que quer ser convocada pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro para “falar a verdade”. A mulher está detida há cinco meses. Ela supostamente é uma das organizadoras das manifestações. O aviso foi feito pelo advogado que a representa, o doutor Claudio Avelar.

Em vídeos publicados na internet, Ana Priscila anuncia antecipadamente a intenção de “colapsar o sistema, sitiar e tomar o poder de assalto” no 8 de janeiro. Ela convocou mais de 30 mil pessoas num grupo de para irem a Brasília. “A Babilônia vai cair”, disse. Nas redes sociais, internautas acusaram a mulher de ser de esquerda. Não há confirmações sobre isso.

“Ela está isolada desde que chegou”, afirmou o advogado dela, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, publicada nesta segunda-feira, 12. “E não foi por conta de problema disciplinar. Não tem acesso a nada e ninguém, está como se fosse em uma solitária, como se fosse um castigo. Está sendo tratada como bicho, o que não está escrito na lei brasileira. Ela está sob uma condição degradante, sem banho de sol. Uma prisão de castigo, de vingança.” As informações são da Revista Oeste.


O Post Presa no 8 de janeiro promete romper o silêncio e ‘contar toda a verdade’ apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/presa-no-8-de-janeiro-promete-romper-o-silencio-e-contar-toda-a-verdade/feed/ 8
Telegram indica novos representantes no Brasil e se livra de suspensão do STF https://www.contrafatos.com.br/telegram-indica-novos-representantes-no-brasil-e-se-livra-de-suspensao-do-stf/ https://www.contrafatos.com.br/telegram-indica-novos-representantes-no-brasil-e-se-livra-de-suspensao-do-stf/#respond Sat, 27 May 2023 02:19:11 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=270935 Após a ameaça de suspensão, empresa informou ao STF nesta sexta-feira (26) que escritório de advocacia vai representá-la

O Post Telegram indica novos representantes no Brasil e se livra de suspensão do STF apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Após a ameaça de suspensão, empresa informou ao STF nesta sexta-feira (26) que escritório de advocacia vai representá-la

O aplicativo de mensagens russo informou nesta sexta-feira (26) que o escritório Leonardi Advogados, de São Paulo, vai representar a empresa no Brasil. O aplicativo entregou ao STF uma procuração dada aos advogados Marcel Leonardi, Simplício Maia, Guilherme Viana e Guilherme Nunes Lima e informou que “todas as publicações e as intimações sejam realizadas sempre em seus nomes”.

Horas antes, o ministro Alexandre de Moraes mandou o Telegram constituir, em 24 horas, um novo representante legal no país. Caso contrário, o aplicativo teria suas operações suspensas no Brasil, além de pagar multa de R$ 500 mil por dia.

O advogado que representava a empresa, Alan Thomaz, renunciou na semana passada, quando o ministro Alexandre de Moraes abriu uma investigação sobre a campanha do aplicativo contra o PL das . Em depoimento à Polícia Federal, Thomaz negou ter exercido qualquer função executiva em nome do Telegram no Brasil e disse que “não teve e não tem relação direta com o Telegram”. Ele afirmou que só prestou “serviços de assessoria jurídica”.

A pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), Moraes decidiu que o STF vai investigar os diretores do Telegram e demais responsáveis que tenham participado da campanha contra o .


O Post Telegram indica novos representantes no Brasil e se livra de suspensão do STF apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/telegram-indica-novos-representantes-no-brasil-e-se-livra-de-suspensao-do-stf/feed/ 0
PGR aciona STF contra Google e Telegram https://www.contrafatos.com.br/pgr-aciona-stf-contra-google-e-telegram/ https://www.contrafatos.com.br/pgr-aciona-stf-contra-google-e-telegram/#comments Thu, 11 May 2023 18:54:05 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=262861 Procuradoria quer investigar diretores das big techs

O Post PGR aciona STF contra Google e Telegram apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Procuradoria quer investigar diretores das big techs

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu nesta quinta-feira, 11, ao Tribunal Federal (STF) a abertura de uma investigação contra Google e . Segundo a PGR, as plataformas fizeram campanhas contra o Projeto de Lei 2630, chamado de Projeto da .

A notícia-crime contra as big techs foi apresentada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. Ao acionar a PGR, Lira justificou que as duas companhias têm realizado “contundente e abusiva ação” contra a aprovação do PL.

O pedido para investigação é assinado pela vice-procuradora-geral da República Lindôra Araújo. Ela sugere como primeiras medidas a intimação de executivos das empresas e uma perícia em todas as publicações contra o projeto de lei impulsionadas por iniciativa das próprias plataformas.

“O cenário fático narrado aponta para a existência de elementos de informações mínimos da prática de conduta delituosa que fundamentam a possibilidade de instauração de procedimento de investigação sob a supervisão do Supremo Tribunal Federal”, escreveu.

O caso deve ser decidido pelo ministro Alexandre de Moraes.

Google

No começo do mês, o Google inseriu um link na página inicial do buscador direcionando o internauta para um artigo contra o projeto. O documento, intitulado “O PL das pode aumentar a confusão sobre o que é verdade ou mentira no Brasil”, foi assinado por Marcelo Lacerda, diretor de Relações Governamentais e Políticas Públicas do Google no Brasil.

Telegram

Na terça-feira 9, a empresa encaminhou uma mensagem aos usuários do serviço informando que o projeto de lei “matará a internet no Brasil”. O texto fala que a está sob ataque, e que caso o projeto seja aprovado, a plataforma pode deixar o país.

A mensagem foi apagada ontem após decisão do ministro Alexandre de Moraes, que ameaçou suspender o app em todo o território nacional, por 72 horas, caso a big tech não retirasse de sua plataforma o texto considerado “desinformação”. As informações são da Revista Oeste.


O Post PGR aciona STF contra Google e Telegram apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/pgr-aciona-stf-contra-google-e-telegram/feed/ 4
Controle das redes sociais no Brasil será pior que na China, alerta oposição https://www.contrafatos.com.br/controle-das-redes-sociais-no-brasil-sera-pior-que-na-china-alerta-oposicao/ https://www.contrafatos.com.br/controle-das-redes-sociais-no-brasil-sera-pior-que-na-china-alerta-oposicao/#comments Thu, 11 May 2023 03:44:14 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=262556 Ditadura da China 'pune menos' que a Justiça brasileira, diz van Hattem

O Post Controle das redes sociais no Brasil será pior que na China, alerta oposição apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Ditadura da China ‘pune menos’ que a Justiça brasileira, diz van Hattem

‘Gatos escaldados’, parlamentares de oposição ao governo (PT) temem o “avanço” do Judiciário sobre big techs”, que mantêm os serviços. José Medeiros (PL-MT), por exemplo, que viu suas prerrogativas parlamentares virarem pó, sofrendo bloqueio de suas redes com e sem ordem judicial, cita o caso do : “a cadela do totalitarismo está no cio”, diz. Para o deputado Marcel van Hattem (Novo-RS), a situação “vai ficar pior que na ”, de governo autoritário.

Van Hattem (Novo-RS) garante que o regime ditatorial chinês pune menos que decisões judiciais no Brasil, como no caso do VPN.

“Estão igualando o Brasil a ditaduras”, reagiu a procuradora e deputada (PL-DF), após decisão de bloqueio do Telegram.

André Fernandes (PL-CE) descreveu a decisão contra o Telegram de “abuso” e prometeu fazer um questionamento legal na Câmara. As informações são do Diário do Poder.


O Post Controle das redes sociais no Brasil será pior que na China, alerta oposição apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/controle-das-redes-sociais-no-brasil-sera-pior-que-na-china-alerta-oposicao/feed/ 3
PF deve colher imediatamente depoimento dos representantes do Telegram https://www.contrafatos.com.br/pf-deve-colher-imediatamente-depoimento-dos-representantes-do-telegram/ https://www.contrafatos.com.br/pf-deve-colher-imediatamente-depoimento-dos-representantes-do-telegram/#comments Wed, 10 May 2023 19:04:12 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=262357 Informação foi confirmada pelo ministro da Justiça, Flávio Dino

O Post PF deve colher imediatamente depoimento dos representantes do Telegram apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Informação foi confirmada pelo ministro da Justiça, Flávio Dino

O ministro da , Flávio Dino, disse, nesta quarta-feira, 10, que a Polícia Federal (PF) deve colher “imediatamente” o depoimento dos representantes do no Brasil.

A declaração do ministro acontece depois que o ministro Alexandre de Moraes, do Tribunal Federal (STF), ameaçou censurar o Telegram no Brasil. Dino ainda elogiou a decisão do magistrado.

“A decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, sobre os abusos do Telegram é um passo importante para fixação de balizas regulatórias a tais empresas”, escreveu Dino em seu perfil no Twitter. “O faroeste digital é incompatível com a Constituição. A Polícia Federal dará cumprimento imediato ao comando a ela destinada.”

Há alguns minutos, Moraes determinou que o Telegram apagasse as mensagens contra o (PL) 2630/2020 no prazo de uma hora a partir da intimação. Caso a ordem não seja cumprida, a plataforma deverá ser suspensa por 72 horas e pagar uma multa no valor de R$ 500 mil por hora.

O ministro encaminhou à PF o pedido para tomar o depoimento dos representantes do Telegram no Brasil no prazo de 48 horas. Segundo Moraes, os responsáveis pelo aplicativo autorizaram e utilizaram os mecanismos da plataforma para divulgar a mensagem. Moraes afirma que, em tese, a atitude pode caracterizar abuso de poder econômico.

A determinação do magistrado acontece depois que o aplicativo de mensagens enviou aos usuários um comunicado sobre o PL 2630, na terça-feira 9. No texto, a empresa lista uma série de argumentos contra o que pode “matar a internet moderna”. “Caso seja aprovado, empresas como o Telegram podem ter de deixar de prestar serviços no Brasil”, advertiu o serviço de mensagens instantâneas. As informações são da Revista Oeste.


O Post PF deve colher imediatamente depoimento dos representantes do Telegram apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/pf-deve-colher-imediatamente-depoimento-dos-representantes-do-telegram/feed/ 2
Moraes ameaça suspender Telegram no Brasil https://www.contrafatos.com.br/moraes-ameaca-suspender-telegram-no-brasil/ https://www.contrafatos.com.br/moraes-ameaca-suspender-telegram-no-brasil/#comments Wed, 10 May 2023 17:20:26 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=262326 Ministro determina que plataforma apague mensagens contra o PL 2630

O Post Moraes ameaça suspender Telegram no Brasil apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Ministro determina que plataforma apague mensagens contra o PL 2630

O ministro do Tribunal Federal (STF) Alexandre Moraes determinou nesta quarta-feira (10) que o apague a mensagem enviada aos usuários nessa terça-feira (9) com críticas ao das Fake News no prazo de 1 hora. Caso a decisão seja descumprida, Moraes determina que haja suspensão do aplicativo em todo o território nacional por 72 horas, além de multa de R$ 500 mil.

Na decisão, o ministro também mandou o aplicativo enviar uma nova mensagem aos usuários com a seguinte redação: “Por determinação do Supremo Tribunal Federal, a empresa Telegram comunica: ‘A mensagem anterior do Telegram caracterizou flagrante e ilícita desinformação atentatória ao Congresso Nacional, ao Poder Judiciário, ao Estado de Direito e à Brasileira, pois, fraudulentamente, distorceu a discussão e os debates sobre a regulação dos provedores de redes sociais e de serviços de mensageria privada (PL 2630), na tentativa de induzir e instigar os usuários à coagir os parlamentares'”.

De acordo com o ministro, a empresa é “reincidente em práticas que, por ação ou omissão, permitem a proliferação criminosa de mensagens fraudulentas”. “Em decisão de 17 de março de 2022, este Supremo, diante de diversas recusas do referido serviço de mensageria privada em atender às ordens judiciais de remoção de mensagens com discurso de ódio e antidemocráticos, determinou a suspensão completa e integral de seu funcionamento”, disse Moraes.

Dessa vez, entretanto, segundo o ministro, a situação foi “mais grave”, pois foi a própria empresa “produziu e veiculou a mensagem fraudulenta, sendo absolutamente necessária a imediata cessação da gravíssima lesão ao Estado democrático de Direito e sua reparação”.

PL 2630: poderes de censura

Segundo o Telegram Brasil, o PL “concede poderes de ao governo”. Isso porque a iniciativa permite ao Executivo limitar o que pode ou não ser dito on-line, ao forçar os aplicativos a removerem “proativamente fatos” ou opiniões que ele considera “inaceitáveis” e suspenda qualquer serviço de internet — sem uma ordem judicial.

Além disso, o aplicativo de mensagens disse que o PL “transfere poderes judiciais aos aplicativos”. “Esse projeto de lei torna as plataformas digitais responsáveis por decidir qual conteúdo é ‘ilegal’, em vez dos tribunais — e fornece definições excessivamente amplas de conteúdo ilegal”, observou o Telegram. “Para evitar multas, as plataformas escolherão remover quaisquer opiniões relacionadas a tópicos controversos, especialmente tópicos que não estão alinhados à visão de qualquer governo atualmente no poder, o que coloca a democracia diretamente em risco.”


O Post Moraes ameaça suspender Telegram no Brasil apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/moraes-ameaca-suspender-telegram-no-brasil/feed/ 5