Eduardo Bolsonaro - ContraFatos https://www.contrafatos.com.br/tag/eduardo-bolsonaro/ Não há argumentos Fri, 28 Jun 2024 04:41:08 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.5 https://www.contrafatos.com.br/wp-content/uploads/2020/09/favicon-96x96-2.png Eduardo Bolsonaro - ContraFatos https://www.contrafatos.com.br/tag/eduardo-bolsonaro/ 32 32 Bolsonaro critica prisão de Filipe Martins: “torturado” https://www.contrafatos.com.br/bolsonaro-critica-prisao-de-filipe-martins-torturado/ https://www.contrafatos.com.br/bolsonaro-critica-prisao-de-filipe-martins-torturado/#comments Fri, 28 Jun 2024 04:41:03 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=483043 Bolsonaro critica prisão de ex-assessor Filipe Martins pela primeira vez

O Post Bolsonaro critica prisão de Filipe Martins: “torturado” apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Bolsonaro critica prisão de ex-assessor Filipe Martins pela primeira vez

Pela primeira vez, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) expressou críticas à prisão de Filipe Martins, ex-assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais. Martins está detido desde 8 de fevereiro por ordem do ministro do Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Filipe permanece preso sem acusação formal, apesar do parecer favorável à sua liberdade emitido pela Procuradoria Geral da República (PGR). A justificativa para a sua detenção é uma suposta viagem que, de fato, nunca aconteceu.

“Filipe G. Martins preso, ou melhor, torturado preventivamente há 139 dias: o que esperar para seus algozes?”, escreveu o ex-presidente em uma publicação na rede social X, nesta quinta-feira (27).

No post, o antigo chefe do executivo postou um vídeo onde o parlamentar Eduardo Bolsonaro (PL-SP) questiona a detenção de Filipe Martins em um discurso no púlpito da Câmara.

No pronunciamento, Eduardo mencionou incongruências do Supremo Tribunal Federal (STF) ao manter a detenção do ex-assessor especial.

“A senha dessas pessoas é prender o Bolsonaro. Como não acham uma forma, tem que ficar fazendo esse tipo de coisa, essa tortura psicológia. A conta só vai aumentando. Não estou fazendo ameaças, até porque eu sou um simples deputado, mas eu ando muito pelos e eu estou dizendo para vocês, em um dia o resolve essa parada”, disse Eduardo ao apostar no retorno de à Presidência dos EUA.

O parlamentar afirmou que, caso seja eleito, Trump teria a capacidade de impor sanções ao Brasil para proteger as “liberdades dos brasileiros”.

Martins foi preso há quatro meses, no dia 8 de junho. A Polícia Federal deteve o ex-assessor em 8 de fevereiro, sob ordens do ministro Alexandre de Moraes.

A ação examina a alegada ligação dele aos eventos de 8 de janeiro de 2023 e a um suposto ensaio de golpe de Estado.

Moraes emitiu uma ordem de prisão fundamentada em um arquivo desatualizado do Microsoft Word, que continha uma lista de passageiros do voo presidencial para Orlando, nos EUA, em 30 de dezembro de 2022. Supostamente, o nome do ex-assessor estava incluído na lista.

Já foi comprovado pela defesa de Filipe, através de confirmação da companhia aérea, que ele não acompanhou a comitiva de Bolsonaro até Orlando, ao invés disso, ele permaneceu no Brasil e foi para Curitiba (PR), contradizendo a alegação da Polícia Federal (PF) de que o ex-assessor planejara uma fuga.

Filipe foi preso no apartamento de sua futura esposa em Ponta Grossa (PR).

No documento, a Polícia Federal continua a sustentar a ideia de evasão, apontando como possíveis provas a descoberta de poucos itens pessoais no apartamento e o fato de que a cidade paranaense está localizada “a cerca de 461 quilômetros de distância da cidade de Dionísio Cerqueira, fronteira com a Argentina, e 551 quilômetros até a cidade de Guaíra, fronteira com o Paraguai”.

A suposição sugerida pelos colegas de Martins é que ele estaria sofrendo tortura psicológica: a estaria mantendo-o em cárcere sob condições deploráveis com a intenção de pressioná-lo a uma delação. As informações são da Gazeta do Povo.


O Post Bolsonaro critica prisão de Filipe Martins: “torturado” apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/bolsonaro-critica-prisao-de-filipe-martins-torturado/feed/ 2
PL promete Senado a Marçal em 2026 por abandonar corrida à prefeitura de SP https://www.contrafatos.com.br/pl-promete-senado-a-marcal-em-2026-por-abandonar-corrida-a-prefeitura-de-sp/ https://www.contrafatos.com.br/pl-promete-senado-a-marcal-em-2026-por-abandonar-corrida-a-prefeitura-de-sp/#comments Sat, 22 Jun 2024 03:54:36 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=479786 Pré-candidato do PRTB questiona acordo do Centrão em post nas redes sociais

O Post PL promete Senado a Marçal em 2026 por abandonar corrida à prefeitura de SP apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Pré-candidato do PRTB questiona acordo do Centrão em post nas redes sociais

No dia em que (MDB) revelou oficialmente seu vice para a Prefeitura de , Mello Araújo, a Folha de S.Paulo divulgou que o líder do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, propôs uma negociação ao pré-candidato do PRTB, Pablo Marçal: suporte para o Senado em 2026 em troca de sua retirada da disputa municipal. Essa informação foi revelada na sexta-feira, 21.

Segundo uma matéria da Folha, em uma reunião de trabalho com e prefeitos do partido, Valdemar propôs a oferta. A reunião aconteceu no último sábado, dia 15, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Durante o encontro, Valdemar teria reiterado seu apoio a Nunes e expressado que é muito cedo para o empresário concorrer ao cargo de prefeito.

No ano de 2026, duas posições para o Senado estarão disponíveis no Distrito Federal. O líder do PL já informou que uma dessas vagas será concorrida pelo deputado (PL-SP), a quem ele se referiu como um “prodígio”.

Pablo Marçal ironiza convite de Valdemar

Pablo Marçal, que é pré-candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PRTB, provavelmente não aceitará o convite de Valdemar Costa Neto. O motivo é que o empresário usou as redes sociais para ironizar a situação logo após a publicação da matéria da Folha.

“Os ‘maquinistas’ estão me oferecendo até a Presidência da República para deixar a Prefeitura de São Paulo”, escreveu Marçal, em suas redes sociais. “O que iremos fazer com isso? Que acordo é esse do centrão?”

As sondagens eleitorais posicionam o prefeito em exercício, Ricardo Nunes, e o pré-candidato (Psol) como os principais concorrentes. No entanto, Marçal está ganhando terreno à medida que o dia da eleição se aproxima. Segundo a Folha, ele está causando desconforto entre os apoiadores de Nunes.

“Estamos crescendo 102 mil intenções de voto por dia na pesquisa”, completa Marçal, na publicação. “Entendeu o desespero?” As informações são da Revista Oeste.


O Post PL promete Senado a Marçal em 2026 por abandonar corrida à prefeitura de SP apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/pl-promete-senado-a-marcal-em-2026-por-abandonar-corrida-a-prefeitura-de-sp/feed/ 1
Congressista norte-americano interpela Moraes sobre violações de direitos humanos https://www.contrafatos.com.br/congressista-norte-americano-interpela-moraes-sobre-violacoes-de-direitos-humanos/ https://www.contrafatos.com.br/congressista-norte-americano-interpela-moraes-sobre-violacoes-de-direitos-humanos/#comments Fri, 21 Jun 2024 21:09:29 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=479626 Chris Smith solicita resposta do ministro do STF sobre legislação brasileira em 10 dias

O Post Congressista norte-americano interpela Moraes sobre violações de direitos humanos apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Chris Smith solicita resposta do ministro do STF sobre legislação brasileira em 10 dias

O ministro Alexandre de Moraes, do Tribunal Federal (STF), foi questionado pelo deputado republicano Chris Smith sobre violações de direitos humanos e abusos cometidos pelo juiz do STF.

A correspondência enviada ao ministro contém sete perguntas, que cobrem as “liberdades de imprensa e de expressão”, imunidade parlamentar e invasão da jurisdição dos .

Um mês atrás, Smith teve uma reunião com advogados da Associação dos Familiares e Vítimas do 8 de Janeiro, que apresentaram ao legislador um relatório sobre a condição dos prisioneiros julgados pelo juiz.

Em março, uma audiência nos EUA contou com a presença dos deputados Eduardo (PL-SP), (PL-DF), Gustavo Gayer (PL-GO), Marcel van Hattem (Novo-RS), Messias Donato (Republicanos-ES) e Coronel Ulysses (União-AC), que estiveram com Smith. O republicano, em companhia dos parlamentares, afirmou que o Brasil “sofre com violações de direitos humanos”.

Solicitação de resposta de Alexandre de Moraes

De acordo com Smith, que é o presidente do Subcomitê de Direitos Humanos da Comissão de Relações Exteriores da Casa dos Representantes, Moraes foi encontrado para ser responsável por sérias violações dos direitos humanos.

Smith está elaborando uma lei referente ao Brasil e, em momentos anteriores, propôs que a proposta poderia impor sanções contra o e funcionários públicos que cometam abusos e infrinjam os direitos humanos. As informações são da Revista Oeste.

Lista feita pelo deputado

  • Atualmente, há jornalistas ou outros indivíduos cujo conteúdo esteja sujeito a censura prévia e restritiva, por sua ordem?

  • O senhor tem conhecimento de alguma ordem que tenha resultado no fechamento ou suspensão das operações de meios de comunicação no Brasil? Da mesma forma, tem conhecimento de quaisquer ações tomadas por uma entidade governamental que tenham impedido os jornalistas de exercerem as suas funções profissionais, tais como o congelamento dos seus ativos financeiros ou a imposição de restrições às suas liberdades civis, incluindo ordens de detenção ou o cancelamento dos seus passaportes?

  • Algum membro do Parlamento brasileiro foi processado, investigado ou sujeito a medidas cautelares, como congelamento de bens ou restrições de viagem, devido a opiniões expressas ou ações tomadas no exercício de suas funções parlamentares?

  • Em suas investigações e processos contra indivíduos, o senhor observou o devido processo legal, inclusive fazendo notificações e citações devidamente exigidas em casos de indivíduos residentes nos Estados Unidos?

  • Você tem conhecimento de algum caso de repressão transnacional, incluindo o uso de agências dos EUA ou organizações internacionais que operam nos EUA, como a Interpol, para assediar indivíduos atualmente em território dos EUA e sob jurisdição dos EUA?

  • Solicitou dados ou emitiu ordens contra empresas ou indivíduos que não estão sob a sua jurisdição geográfica, incluindo empresas ou indivíduos sob a jurisdição dos Estados Unidos da América?

  • O senhor exigiu que empresas ou indivíduos dos EUA cumprissem ordens cuja legalidade é questionável sob a lei brasileira, incluindo ordens que ameaçam empresas ou indivíduos dos EUA com ações legais contra seus funcionários, com multas ou com bloqueio, banimento e/ou desconexão?

O Post Congressista norte-americano interpela Moraes sobre violações de direitos humanos apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/congressista-norte-americano-interpela-moraes-sobre-violacoes-de-direitos-humanos/feed/ 3
Bolsonaro: ‘Esquerda sempre se manifestou contra punições a estupradores’ https://www.contrafatos.com.br/bolsonaro-esquerda-sempre-se-manifestou-contra-punicoes-a-estupradores/ https://www.contrafatos.com.br/bolsonaro-esquerda-sempre-se-manifestou-contra-punicoes-a-estupradores/#respond Sun, 16 Jun 2024 22:40:23 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=476951 Declarações do ex-presidente ocorrem depois de repercussão do projeto que equipara o aborto acima de 22 semanas ao homicídio

O Post Bolsonaro: ‘Esquerda sempre se manifestou contra punições a estupradores’ apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Declarações do ex-presidente ocorrem depois de repercussão do projeto que equipara o aborto acima de 22 semanas ao homicídio

Neste último domingo, 16, o ex-presidente afirmou que a “esquerda sempre se manifestou contra punições a estupradores”. Esta declaração, publicada no X/Twitter, surge após a oposição ter sido apelidada na internet de “bancada do estupro” por terem assinado o pedido de urgência do Projeto de Lei (PL) 1.904/2024. Este projeto equipara o aborto realizado após 22 semanas de gestação ao homicídio simples.

“A esquerda sempre se manifestou contra punições a estupradores”, escreveu o ex-presidente. “Nas votações de ampliação de penas para estupradores e também menores estupradores e qualquer matéria que aumente as penas para crimes hediondos.”

Na quarta-feira 12, a aprovou o requerimento em uma votação relâmpago de 23 segundos. O projeto, apoiado pela oposição, recebeu críticas por aumentar a pena máxima para 20 anos para aqueles que realizam o procedimento após 22 semanas de gestação, incluindo casos de estupro.

Se uma mulher adulta, vítima de violência sexual, optar por um aborto após a 22ª semana sob a legislação atual do Projeto de Lei do Aborto, ela pode ser sentenciada a 20 anos de prisão, enquanto a sentença do agressor pode variar de seis a dez anos. Por causa disso, o projeto estava sendo referido como “PL do Estupro”. Em resposta à reação negativa, o autor do projeto, o deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), declarou que iria propor ao relator do projeto que a sentença para violadores fosse aumentada para 30 anos.

Bolsonaro fez referência, em sua publicação, à revogação feita pelo Ministério da Saúde em 2023 de uma portaria que instruía médicos a reportar à polícia casos de aborto resultantes de estupro. A portaria foi publicada durante a gestão de Bolsonaro. Os críticos da portaria argumentam que ela submetia a mulher à jurisdição policial e que transformava os hospitais em departamentos de polícia.

Contudo, Bolsonaro discordou. “Com a revogação naturalmente dificultou-se a identificação destes bárbaros, além de estimular que continuem a cometer tais atrocidades”, escreveu. “As únicas intenções do PT em revogar tal norma são estimular o aborto e proteger o criminoso.”

No post, o antigo chefe de estado compartilhou também um vídeo de 2016, época em que exercia o cargo de deputado federal, juntamente com (PL-SP), seu filho e igualmente deputado. Naquele momento, os dois estavam presentes no plenário da Câmara dos Deputados e condenavam o acesso a direitos humanos por parte de estupradores que, conforme suas palavras, é apoiado por deputados associados à esquerda.

De acordo com o Projeto de Lei do Aborto, se uma mulher induzir o aborto em si mesma ou permitir que outra pessoa realize o procedimento, a penalidade aumenta de um a três anos de prisão para de seis a 20 anos. A punição para quem executa o procedimento, com ou sem consentimento, também aumenta para um período de seis a 20 anos.

Hoje em dia, a legislação autoriza a interrupção da gravidez em situações de violência sexual, perigo à vida da gestante e anencefalia fetal (quando o cérebro do feto não se desenvolve). No entanto, mesmo sem ser encarcerada, a mulher é responsabilizada criminalmente.

Segundo o Projeto de Lei do Aborto, apenas mulheres grávidas até a 22ª semana poderão optar pelo aborto, inclusive em casos de estupro. Após esse tempo, a ação será criminalizada, situação que não se aplica atualmente. No presente, o Código Penal não estabelece um limite máximo para a realização de um aborto legal. As informações são da Revista Oeste.


O Post Bolsonaro: ‘Esquerda sempre se manifestou contra punições a estupradores’ apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/bolsonaro-esquerda-sempre-se-manifestou-contra-punicoes-a-estupradores/feed/ 0
Deputado ironiza encontro entre Lula e Meloni: “sabe se defender de batedor de carteira” https://www.contrafatos.com.br/deputado-ironiza-encontro-entre-lula-e-meloni-sabe-se-defender-de-batedor-de-carteira/ https://www.contrafatos.com.br/deputado-ironiza-encontro-entre-lula-e-meloni-sabe-se-defender-de-batedor-de-carteira/#respond Sun, 16 Jun 2024 18:35:39 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=476845 Eduardo Bolsonaro ironiza encontro entre Lula e primeira-ministra italiana no G7

O Post Deputado ironiza encontro entre Lula e Meloni: “sabe se defender de batedor de carteira” apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Eduardo Bolsonaro ironiza encontro entre Lula e primeira-ministra italiana no G7

Nesse sábado (15), o deputado federal (PL) utilizou seu perfil no Instagram para fazer uma ironia sobre um episódio do fim de semana que envolveu o presidente Luiz Inácio da Silva (PT) e a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni. O encontro bilateral aconteceu durante a Cúpula do G7, onde Meloni atuou como anfitriã.

No clipe, que rapidamente virou meme e se espalhou nas redes sociais, Lula se aproxima da primeira-ministra Giorgia Meloni com as mãos, sinalizando que a abraçaria, e ela prontamente o repele usando também suas mãos.

“Primeira-ministra da mostrando que é fã do jiu-jitsu brasileiro e já sabe se defender de batedor de carteira”, escreveu o deputado. Após afastar Lula, Meloni aperta sua mão, limitando o cumprimento.

O presidente brasileiro felicitou a primeira-ministra pela coordenação do G7. Em uma publicação oficial, o do Brasil expressou gratidão pela solidariedade demonstrada por ela em face dos efeitos das inundações no Rio Grande do Sul. Além disso, discutiram a possibilidade da visita do presidente italiano, Sergio Mattarela, ao Brasil em julho para reuniões com a comunidade italiana.

“O presidente brasileiro convidou a primeira-ministra Giorgia Meloni a também visitar o Brasil. Sugeriu que viesse inclusive com uma comitiva empresarial, levando em conta a grande presença de empresas e descendentes de italianos em nosso país”, afirmou o governo federal. Meloni teria confirmado presença na Cúpula do G20, que será realizada nos dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro. As informações são da Gazeta do Povo.

O Post Deputado ironiza encontro entre Lula e Meloni: “sabe se defender de batedor de carteira” apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/deputado-ironiza-encontro-entre-lula-e-meloni-sabe-se-defender-de-batedor-de-carteira/feed/ 0
Mourão pede que Milei dê asilo político a fugitivos do 8 de Janeiro https://www.contrafatos.com.br/mourao-pede-que-milei-de-asilo-politico-a-fugitivos-do-8-de-janeiro/ https://www.contrafatos.com.br/mourao-pede-que-milei-de-asilo-politico-a-fugitivos-do-8-de-janeiro/#respond Wed, 12 Jun 2024 03:23:32 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=474399 Senador se junta a parlamentares que pedem refúgio para foragidos em Buenos Aires

O Post Mourão pede que Milei dê asilo político a fugitivos do 8 de Janeiro apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Senador se junta a parlamentares que pedem refúgio para foragidos em Buenos Aires

O pedido feito pelo senador não é inédito entre os parlamentares. No final de maio, um grupo de da oposição, que incluía Eduardo (PL-SP), foi até Buenos Aires para solicitar asilo aos fugitivos.

Neste ano, mais de 60 cidadãos brasileiros solicitaram refúgio ao de Javier Milei, um aliado do ex-presidente Bolsonaro. As solicitações ocorreram simultaneamente ao período em que indivíduos condenados ou sob investigação por envolvimento nos eventos do dia 8 de Janeiro romperam suas tornozeleiras eletrônicas e escaparam através das fronteiras terrestres, rumo à Argentina ou Uruguai.

Até o momento, o STF condenou 116 pessoas pela invasão e depredação das sedes dos Três Poderes em janeiro de 2023. As penas vão de 3 a 17 anos.


O Post Mourão pede que Milei dê asilo político a fugitivos do 8 de Janeiro apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/mourao-pede-que-milei-de-asilo-politico-a-fugitivos-do-8-de-janeiro/feed/ 0
Flávio Bolsonaro: “Lula quer derrubar veto para criar crime de fake news” https://www.contrafatos.com.br/flavio-bolsonaro-lula-quer-derrubar-veto-para-criar-crime-de-fake-news/ https://www.contrafatos.com.br/flavio-bolsonaro-lula-quer-derrubar-veto-para-criar-crime-de-fake-news/#respond Mon, 27 May 2024 23:29:06 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=466306 Senador explica que delito terá punição de cadeia de até cinco anos; Congresso analisa a matéria nesta quarta-feira, 28

O Post Flávio Bolsonaro: “Lula quer derrubar veto para criar crime de fake news” apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Senador explica que delito terá punição de cadeia de até cinco anos; Congresso analisa a matéria nesta quarta-feira, 28

O apelo para que a população “pressione” seus representantes políticos para votarem pela manutenção do veto do ex-presidente (PL) a um segmento da Lei de Segurança Nacional que define o crime de fake news, foi feito pelo senador Flávio (PL-RJ) através das redes sociais. A votação no Congresso está agendada para a próxima terça-feira, dia 28.

“A base do no Congresso vai mais uma vez tentar criar o crime de fake news com punição de cadeia de até cinco anos”, afirmou Flávio Bolsonaro. “E fica sempre a dúvida: quem define o que é fake news? O governo? O Judiciário? O consórcio da imprensa?”

Flávio Bolsonaro, em um vídeo que postou em sua rede social a respeito do veto à parte da lei que aborda as fake news, afirmou que a “grande mídia tinha o monopólio da informação”. Ele continuou dizendo que esse domínio terminou com a chegada da internet.

“Eles não conseguem mais manipular a opinião pública e, com um falso argumento de combater as mentiras nas redes sociais, cada dia fica mais claro que a real intenção é censurar quem fala algo que os desagrada ou é contra o atual governo. Não suportam quem tem uma opinião diferente deles”, justificou.

O parlamentar indicou que a catástrofe no Rio Grande do Sul “provou a importância da internet livre”. Ele recordou o incidente dos veículos de carga que transportavam doações para o Estado e que foram impedidos de prosseguir nas rodovias devido ao excesso de peso ou à ausência de nota fiscal.

“A grande mídia chegou a dizer que era fake news, mas, graças à internet, não só ficou provado como a ANTT comunicou que as multas seriam canceladas”, argumentou o parlamentar.

Ex-Ministro de Lula Solicita Inquérito por ‘Fake News’ Mirando a Família Bolsonaro

Flávio Bolsonaro enfatizou que, apesar de haver evidências de que as informações rotuladas como fake news seriam, na verdade, verdadeiras, Paulo Pimenta, que na época era ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), pediu uma investigação sobre supostas desinformações acerca da tragédia no RS.

“Qual a real intenção dele?”, questionou o senador. “E por que ao invés de mandar ao Rio Grande do Sul servidores técnicos e com experiência nesse tipo de situação, o Lula manda o seu ministro da propaganda? Ele está preocupado com as narrativas ou em ajudar o povo gaúcho?”

As críticas publicadas nas redes sociais pelo deputado (PL) às ações do governo federal no Rio Grande do Sul, tornaram-no um dos alvos das investigações da Polícia Federal (PF).

Flávio Bolsonaro afirmou que a “liberdade de opinião corre sério risco no Brasil” nesta quarta-feira, 28, quando serão analisados os vetos da Lei de Segurança Nacional pelo Congresso.

“São dispositivos da Lei de Segurança Nacional que foram vetados pelo presidente Bolsonaro e que agora a base do governo Lula quer derrubar esses vetos, para que eles determinem o que você pode ou não falar nas redes sociais”, argumentou. As informações são da Revista Oeste.

O Post Flávio Bolsonaro: “Lula quer derrubar veto para criar crime de fake news” apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/flavio-bolsonaro-lula-quer-derrubar-veto-para-criar-crime-de-fake-news/feed/ 0
Cármen Lúcia será a relatora do inquérito das fake news sobre enchentes no RS https://www.contrafatos.com.br/carmen-lucia-sera-a-relatora-do-inquerito-das-fake-news-sobre-enchentes-no-rs/ https://www.contrafatos.com.br/carmen-lucia-sera-a-relatora-do-inquerito-das-fake-news-sobre-enchentes-no-rs/#comments Sat, 11 May 2024 04:17:51 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=457274 Entre os alvos, estão o deputado Eduardo Bolsonaro, o senador Cleitinho Azevedo e o influenciador digital Pablo Marçal

O Post Cármen Lúcia será a relatora do inquérito das fake news sobre enchentes no RS apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Entre os alvos, estão o deputado Eduardo Bolsonaro, o senador Cleitinho Azevedo e o influenciador digital Pablo Marçal

Cármen Lúcia, ministra do Supremo Tribunal Federal, foi designada como a relatora do inquérito que investiga fake news relacionadas às enchentes no Rio Grande do Sul. A instauração da investigação ocorreu mediante o pedido do ministro da , Ricardo Lewandowski.

O deputado federal (PL-SP), o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG) e o influenciador digital Pablo Marçal estão entre os alvos. De acordo com a Polícia Federal, todos eles compartilharam conteúdos falsos sobre as chuvas.

A instauração da investigação ocorreu após , Cleitinho e Marçal publicarem críticas sobre a atuação do Exército no socorro às vítimas. Eles declararam que em diversos lugares a presença de militares não foi notada.

O também está combatendo outra suposta “notícia falsa” relacionada à retenção de caminhões carregados com donativos destinados ao Rio Grande do Sul.

A ANTT multou caminhões que transportaram doações para o estado, o que foi interpretado por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro como uma tentativa de intimidação. O tópico dominou as discussões públicas nas redes sociais durante a semana.

Durante uma entrevista no Meio-Dia em , Marçal negou ter propagado “notícias falsas” em suas plataformas digitais.

“Me incomoda [ser chamado de divulgado de fake news] pelos outros que são fracos. Mas para mim não vai mudar nada. É fácil você descer de um lugar, pegar um cachorro e levar o cachorro para Brasília e dizer que fez alguma coisa”, declarou Marçal, aludindo à primeira-dama Janja, que viajou ao Rio Grande do Sul, adotou uma cadela e tem utilizado esse gesto como ferramenta de propaganda política.

“Estamos fazendo um terror para ajudar. Não estamos precisando de ajuda, (o governo) só não pode atrapalhar. Governo tem que abençoar o pobre e não atrapalhar os ricos. Bom governo não atrapalha”, declarou.

Atualização sobre a Tragédia no Rio Grande do Sul

Nesta sexta-feira, 10, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou o total de vítimas fatais causadas pelas intensas chuvas no estado para 126. No relatório da tarde de hoje, foi registrado um total de 116 mortes.

De acordo com o relatório divulgado às 18h desta noite, o estado registrou 141 casos de pessoas desaparecidas e 756 feridas.

O governo do Rio Grande do Sul informou que 70.863 pessoas e 9.984 animais foram resgatados As informações são de O antagonista.


O Post Cármen Lúcia será a relatora do inquérito das fake news sobre enchentes no RS apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/carmen-lucia-sera-a-relatora-do-inquerito-das-fake-news-sobre-enchentes-no-rs/feed/ 3
‘Governo Lula quer punir até quem publica receita de suco’, diz colunista do Estadão https://www.contrafatos.com.br/governo-lula-quer-punir-ate-quem-publica-receita-de-suco-diz-colunista-do-estadao/ https://www.contrafatos.com.br/governo-lula-quer-punir-ate-quem-publica-receita-de-suco-diz-colunista-do-estadao/#comments Fri, 10 May 2024 21:49:37 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=457113 'Elevar o grau para considerar postagens crime pode ser um presente para a turma que deixou o poder e precisa manter aceso o embate polarizado', segundo Francisco Leali

O Post ‘Governo Lula quer punir até quem publica receita de suco’, diz colunista do Estadão apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
‘Elevar o grau para considerar postagens crime pode ser um presente para a turma que deixou o poder e precisa manter aceso o embate polarizado’, segundo Francisco Leali

O ministro da , Ricardo Lewandowski, recebeu instruções do do presidente Luiz Inácio da Silva para combater a propagação de “informações falsas” sobre as medidas de auxílio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

Para o colunista Francisco Leali, do jornal O Estado de S. Paulo, tal medida “cumpre seu papel político de o Executivo mostrar-se intolerante e duro contra quem aposta no caos”. O jornalista pondera, no entanto, que “elevar o grau para considerar postagens crime pode ser um presente para a turma que deixou o poder e precisa manter aceso o embate polarizado”.

Um documento do Palácio do Planalto ordenou que a Polícia Federal investigasse indivíduos e perfis em redes sociais que disseminam o que o governo Lula considera “narrativas desinformativas e criminosas”. Uma lista com 11 alvos foi entregue à PF, o que desafiou a instituição a verificar a gravidade das acusações.

O perfil dos investigados pelo governo Lula

Entre os investigados está o deputado Eduardo (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, que criticou a lentidão da resposta governamental às enchentes. Outro caso mencionado é o de um perfil anônimo que descreveu a tragédia como uma “calamidade orquestrada” para impor “medidas de controle social”.

A lista de alvos do governo Lula também menciona um perfil com publicações de vídeos militares que, além de postar sobre o conflito na Ucrânia, publicou uma mensagem, agora deletada, que fazia uma sátira das enchentes. Nas publicações, comparou veículos militares a submarinos. Outros alvos incluem perfis que duvidaram da eficácia do auxílio das ao Estado. As informações são da Revista Oeste.


O Post ‘Governo Lula quer punir até quem publica receita de suco’, diz colunista do Estadão apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/governo-lula-quer-punir-ate-quem-publica-receita-de-suco-diz-colunista-do-estadao/feed/ 1
Deltan Dallagnol acusa ministros de Lula de abuso de autoridade em notícia-crime enviada à PGR https://www.contrafatos.com.br/deltan-dallagnol-acusa-ministros-de-lula-de-abuso-de-autoridade-em-noticia-crime-enviada-a-pgr/ https://www.contrafatos.com.br/deltan-dallagnol-acusa-ministros-de-lula-de-abuso-de-autoridade-em-noticia-crime-enviada-a-pgr/#comments Thu, 09 May 2024 03:27:28 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=456158 Dallagnol e Ribeiro acusam abuso de autoridade em inquéritos contra críticos do governo federal

O Post Deltan Dallagnol acusa ministros de Lula de abuso de autoridade em notícia-crime enviada à PGR apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Dallagnol e Ribeiro acusam abuso de autoridade em inquéritos contra críticos do governo federal

Nesta quarta-feira (8), , ex-deputado federal pelo Novo, e Eduardo Ribeiro, presidente do diretório nacional do mesmo partido, protocolaram uma notícia-crime na Procuradoria-Geral da República (PGR) contra os ministros Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social () da Presidência da República, e Ricardo Lewandowski, da e Segurança Pública. Segundo Dallagnol, os ministros podem ter cometido abuso de autoridade ao solicitar à Polícia Federal a abertura de inquérito sobre alegada disseminação de fake news relacionadas às enchentes no Rio Grande do Sul.

Dallagnol e Ribeiro indicam no documento que é considerado um crime de abuso de autoridade “instaurar inquérito policial sem qualquer indício de prática delitiva” e “dar causa à persecução penal, sem justa causa fundamentada”. Eles mencionam nomes que poderiam estar na lista de possíveis investigados, incluindo o deputado federal (PL-SP), por postagens criticando a atuação do federal na implementação de medidas de ajuda à população gaúcha.

“O único motivo é a crítica ou a revolta com o descaso, a omissão e ineficiência do Governo Federal em adotar medidas efetivas, práticas, eficazes e ágeis para auxiliar a população gaúcha. Uma das críticas foi enunciada por um parlamentar federal, [outros] dois dos potenciais indiciados no inquérito policial são jornalistas”, detalham.

Dallagnol e Ribeiro seguem afirmando que Pimenta e Lewandowski “tentam calar, arbitrariamente e de forma abusiva, os que estão revoltados com a postura ineficiente, omissa e ineficaz do Governo Federal em auxiliar efetivamente a sociedade gaúcha diante desse triste e lamentável desastre natural, que já vitimou uma centena de pessoas e que já deixou milhares de pessoas desabrigadas”.

Governo federal vai “adotar medidas necessárias para impedir disseminação de notícias falsas”

Nesta quarta-feira, Paulo Pimenta, o ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), comunicou que o governo Lula solicitou a assistência da Polícia Federal (PF) e da Advocacia-Geral da União (AGU) para encontrar e penalizar aqueles que disseminem fake news a respeito da operação de resgate e acolhida no Rio Grande do Sul, estado que sofreu com inundações históricas.

Segundo uma declaração da Secom, Rui Costa, o ministro da Casa Civil, instruiu a AGU e o Ministério da Justiça a tomarem as ações necessárias para prevenir a propagação de notícias falsas. Jorge Messias, o ministro da AGU, montou uma equipe para lidar com a questão e alertou as redes sociais sobre as publicações que o governo considerou “falsas”.

“Eu estou indignado mesmo. Acho que é uma sacanagem. Tem gente trabalhando 24 horas por dia, quatro dias sem dormir. As pessoas colocando a vida em risco para salvar as pessoas. Enquanto isso, há uma indústria de fake news alimentada por parlamentares, por influencers, por pessoas que se dedicam a atrapalhar o esforço que está sendo feito para salvar vidas”, afirmou Pimenta em comunicado à imprensa.

Após a divulgação, a Secom lançou uma declaração categorizando as acusações de que veículos de carga carregados com doações estavam sendo impedidos nas estradas de acesso ao Rio Grande do Sul como fake news. Posteriormente, Rafael Vitale, o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), admitiu que ocorreram “casos pontuais” de multas impostas a caminhões com carga de doações. As informações são da Gazeta Do Povo.


O Post Deltan Dallagnol acusa ministros de Lula de abuso de autoridade em notícia-crime enviada à PGR apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/deltan-dallagnol-acusa-ministros-de-lula-de-abuso-de-autoridade-em-noticia-crime-enviada-a-pgr/feed/ 1