Donald Trump - ContraFatos https://www.contrafatos.com.br/tag/donald-trump/ Não há argumentos Fri, 28 Jun 2024 04:41:08 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.5 https://www.contrafatos.com.br/wp-content/uploads/2020/09/favicon-96x96-2.png Donald Trump - ContraFatos https://www.contrafatos.com.br/tag/donald-trump/ 32 32 Bolsonaro critica prisão de Filipe Martins: “torturado” https://www.contrafatos.com.br/bolsonaro-critica-prisao-de-filipe-martins-torturado/ https://www.contrafatos.com.br/bolsonaro-critica-prisao-de-filipe-martins-torturado/#comments Fri, 28 Jun 2024 04:41:03 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=483043 Bolsonaro critica prisão de ex-assessor Filipe Martins pela primeira vez

O Post Bolsonaro critica prisão de Filipe Martins: “torturado” apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Bolsonaro critica prisão de ex-assessor Filipe Martins pela primeira vez

Pela primeira vez, o ex-presidente (PL) expressou críticas à prisão de Filipe Martins, ex-assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais. Martins está detido desde 8 de fevereiro por ordem do ministro do Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Filipe permanece preso sem acusação formal, apesar do parecer favorável à sua liberdade emitido pela Procuradoria Geral da República (PGR). A justificativa para a sua detenção é uma suposta viagem que, de fato, nunca aconteceu.

“Filipe G. Martins preso, ou melhor, torturado preventivamente há 139 dias: o que esperar para seus algozes?”, escreveu o ex-presidente em uma publicação na rede social X, nesta quinta-feira (27).

No post, o antigo chefe do executivo postou um vídeo onde o parlamentar Eduardo (PL-SP) questiona a detenção de Filipe Martins em um discurso no púlpito da Câmara.

No pronunciamento, Eduardo mencionou incongruências do Supremo Tribunal Federal (STF) ao manter a detenção do ex-assessor especial.

“A senha dessas pessoas é prender o Bolsonaro. Como não acham uma forma, tem que ficar fazendo esse tipo de coisa, essa tortura psicológia. A conta só vai aumentando. Não estou fazendo ameaças, até porque eu sou um simples deputado, mas eu ando muito pelos Estados Unidos e eu estou dizendo para vocês, em um dia o Trump resolve essa parada”, disse Eduardo ao apostar no retorno de à Presidência dos EUA.

O parlamentar afirmou que, caso seja eleito, Trump teria a capacidade de impor sanções ao Brasil para proteger as “liberdades dos brasileiros”.

Martins foi preso há quatro meses, no dia 8 de junho. A Polícia Federal deteve o ex-assessor em 8 de fevereiro, sob ordens do ministro Alexandre de Moraes.

A ação examina a alegada ligação dele aos eventos de 8 de janeiro de 2023 e a um suposto ensaio de golpe de Estado.

Moraes emitiu uma ordem de prisão fundamentada em um arquivo desatualizado do Microsoft Word, que continha uma lista de passageiros do voo presidencial para Orlando, nos EUA, em 30 de dezembro de 2022. Supostamente, o nome do ex-assessor estava incluído na lista.

Já foi comprovado pela defesa de Filipe, através de confirmação da companhia aérea, que ele não acompanhou a comitiva de Bolsonaro até Orlando, ao invés disso, ele permaneceu no Brasil e foi para Curitiba (PR), contradizendo a alegação da Polícia Federal (PF) de que o ex-assessor planejara uma fuga.

Filipe foi preso no apartamento de sua futura esposa em Ponta Grossa (PR).

No documento, a Polícia Federal continua a sustentar a ideia de evasão, apontando como possíveis provas a descoberta de poucos itens pessoais no apartamento e o fato de que a cidade paranaense está localizada “a cerca de 461 quilômetros de distância da cidade de Dionísio Cerqueira, fronteira com a Argentina, e 551 quilômetros até a cidade de Guaíra, fronteira com o Paraguai”.

A suposição sugerida pelos colegas de Martins é que ele estaria sofrendo tortura psicológica: a estaria mantendo-o em cárcere sob condições deploráveis com a intenção de pressioná-lo a uma delação. As informações são da Gazeta do Povo.


O Post Bolsonaro critica prisão de Filipe Martins: “torturado” apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/bolsonaro-critica-prisao-de-filipe-martins-torturado/feed/ 2
JPMorgan diz que mercado aposta em vitória de Trump nas eleições dos EUA https://www.contrafatos.com.br/jpmorgan-diz-que-mercado-aposta-em-vitoria-de-trump-nas-eleicoes-dos-eua/ https://www.contrafatos.com.br/jpmorgan-diz-que-mercado-aposta-em-vitoria-de-trump-nas-eleicoes-dos-eua/#respond Fri, 14 Jun 2024 14:34:08 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=475714 De acordo com análise do banco de investimento, o Partido Republicano também deve reconquistar maioria no Senado

O Post JPMorgan diz que mercado aposta em vitória de Trump nas eleições dos EUA apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
De acordo com análise do banco de investimento, o Partido Republicano também deve reconquistar maioria no Senado

Analistas do banco de investimento americano JPMorgan Chase, em um comunicado publicado na terça-feira 11, indicaram que o mercado está apostando em uma vitória de Donald nas eleições americanas. Este ano, Trump provavelmente concorrerá contra o atual presidente dos EUA, Joe .

A avaliação também enfatiza que o está propenso a retomar a maioria no Senado, ao passo que os democratas devem obter uma maioria maior na Câmara dos Representantes. Contudo, o banco salientou que ainda é prematuro para qualquer declaração mais incisiva. As eleições nos EUA são realizadas em novembro.

“O sentimento dos investidores é otimista quanto ao impacto das eleições norte-americanas no mercado financeiro”, escreveu o banco, no comunicado. “Apenas 12% dos entrevistados em nossa pesquisa consideram o pleito como o principal risco para os mercados.”

Governo de Donald Trump endureceria política externa dos EUA

A projeção de possíveis mudanças em um potencial segundo mandato de nos foi realizada pelo JPMorgan. Segundo a análise do banco, um possível triunfo do republicano poderia intensificar a postura dos EUA na política externa, sobretudo em relação à China.

A concepção de que os Estados Unidos precisam exercer supremacia no palco global, já observada no primeiro mandato, deve ser mantida. Isso pode levar a decretos presidenciais no contexto comercial e de investimentos.

As avaliações do panorama eleitoral continuam aguardando novas diretrizes de Trump em relação ao meio ambiente e à energia renovável. O banco também ressaltou duas áreas em que Biden pode ter uma vantagem: “a eficácia e o histórico de governança”. As informações são da Revista Oeste.


O Post JPMorgan diz que mercado aposta em vitória de Trump nas eleições dos EUA apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/jpmorgan-diz-que-mercado-aposta-em-vitoria-de-trump-nas-eleicoes-dos-eua/feed/ 0
OTAN já trabalha com Trump como presidente https://www.contrafatos.com.br/otan-ja-trabalha-com-trump-como-presidente/ https://www.contrafatos.com.br/otan-ja-trabalha-com-trump-como-presidente/#respond Thu, 13 Jun 2024 22:19:58 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=475362 Otan se prepara para garantir apoio à Ucrânia diante da possível reeleição de Trump

O Post OTAN já trabalha com Trump como presidente apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Otan se prepara para garantir apoio à Ucrânia diante da possível reeleição de Trump

A OTAN está se organizando para manter o suporte ocidental a Kiev, com o foco principal voltado à potencial reeleição de Donald como Presidente dos EUA. Trump já ameaçou diminuir significativamente o apoio à se reassumisse a presidência, o que leva a OTAN a se preparar para um período potencialmente instável, desenvolvendo um novo plano de operações para intensificar o apoio à Ucrânia.

O plano determinado em Bruxelas ressalta a intenção da Otan de gerir globalmente as remessas de armas e as ações de treinamento para o exército ucraniano, uma missão até então encabeçada majoritariamente pelos . Os EUA criaram uma força exclusiva de 300 homens em um posto em Wiesbaden para este propósito.

Atualmente, os militares dos EUA não apenas coordenam a ajuda, mas Washington também é o maior fornecedor de armas para o exército ucraniano. No entanto, acreditar que esse apoio continuaria garantido a longo prazo, mesmo se Trump ganhasse as eleições, é uma visão otimista demais. Se Trump reduzisse drasticamente o apoio com tanques, mísseis e munições, os europeus poderiam tentar preencher essa enorme lacuna, embora seja improvável que tenham sucesso.

Mesmo mais de dois anos após o ataque da Rússia, os países europeus ainda debatem sobre a rapidez com que a produção de armas deve ser aumentada, considerando a ameaça de guerra. Até agora, a UE não conseguiu fornecer aos ucranianos o milhão de cartuchos de munição prometidos no início do conflito.

A maioria dos estados queria chamar o novo projeto de “Missão da OTAN na Ucrânia”, mas isso poderia ser interpretado como um plano para enviar soldados para a Ucrânia. Por isso, o projeto foi nomeado de forma mais complexa como “Assistência e Formação em Segurança da OTAN para a Ucrânia” (NSATU).

Mesmo que possa parecer uma alteração insignificante, isso indica claramente a Moscou o alcance das preocupações e a limitada vontade da de confrontar a Rússia diretamente neste conflito.


O Post OTAN já trabalha com Trump como presidente apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/otan-ja-trabalha-com-trump-como-presidente/feed/ 0
Bernie Sanders diz que americanos estavam “ativos” contra Bolsonaro antes da eleição https://www.contrafatos.com.br/bernie-sanders-diz-que-americanos-estavam-ativos-contra-bolsonaro-antes-da-eleicao/ https://www.contrafatos.com.br/bernie-sanders-diz-que-americanos-estavam-ativos-contra-bolsonaro-antes-da-eleicao/#comments Mon, 10 Jun 2024 04:19:09 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=473323 Bernie Sanders afirma que americanos estavam 'ativos' antes das eleições brasileiras de 2022 por medo de golpe de Bolsonaro

O Post Bernie Sanders diz que americanos estavam “ativos” contra Bolsonaro antes da eleição apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Bernie Sanders afirma que americanos estavam ‘ativos’ antes das eleições brasileiras de 2022 por medo de golpe de Bolsonaro

O senador Bernie Sanders, representante da ala esquerda nos , afirma que os americanos estavam “ativos” antes da eleição presidencial no Brasil em 2022, temendo que o presidente naquela época, (PL), pudesse realizar um “golpe” no país. Sanders, uma figura chave no movimento progressista americano, tem a intenção de concorrer novamente ao cargo este ano.

“Como você sabe, estávamos ativos antes da eleição para garantir que Bolsonaro não desse um golpe”, foi o que Sanders afirmou em uma entrevista divulgada pela Folha de nesta segunda-feira (3). Ele, no entanto, não forneceu detalhes sobre como os políticos da esquerda do país estavam agindo para prevenir isso.

Ele continuou, dizendo que enxerga no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) uma liderança progressista, mesmo sem acompanhar de perto a política brasileira. Ele acredita que Lula venceu a eleição presidencial de 2022 por estar “ciente das lutas das pessoas pobres e trabalhadoras”. “Se os líderes políticos virarem as costas para elas, essas pessoas vão desistir da democracia”, emendou.

Além da atenção a Bolsonaro, Sanders diz que há uma “ameaça crescente da direita” no mundo – como Brasil, EUA e Europa – e que isso provoca um “desacordo sobre ideias” para “manter a democracia”.

Bernie Sanders, um dos maiores opositores do ex-presidente – aliado próximo de Bolsonaro – expressou um “medo real” de que Trump e seus “seus amigos” para tentar “minar os alicerces da democracia”.

“Tudo o que posso dizer é que farei tudo o que puder para garantir que Trump seja derrotado”, completou.

O parlamentar expressa preocupação com uma possível vitória de Trump na eleição deste ano, declarando que “seria extremamente perigoso, draconiano e provavelmente muito pior do que seu primeiro mandato. Acho que ele seja um homem raivoso. Ele não acredita nos fundamentos da democracia, no Estado de Direito”.

“Ele acha a mudança climática uma farsa. Quer dar mais isenções fiscais para bilionários. Quer tirar o direito das mulheres de controlar seus próprios corpos. A eleição de Trump seria um desastre”, disparou.

Nos EUA, Sanders recebe críticas por desejar disputar outro mandato de senador devido à sua idade avançada de 82 anos. Ele é comparado ao atual presidente Joe , que também pretende concorrer à reeleição, e tem 81 anos. As informações são da Gazeta do Povo.


O Post Bernie Sanders diz que americanos estavam “ativos” contra Bolsonaro antes da eleição apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/bernie-sanders-diz-que-americanos-estavam-ativos-contra-bolsonaro-antes-da-eleicao/feed/ 6
Elon Musk fará transmissão ao vivo com Donald Trump na rede social X https://www.contrafatos.com.br/elon-musk-fara-transmissao-o-vivo-com-donald-trump-na-rede-social-x/ https://www.contrafatos.com.br/elon-musk-fara-transmissao-o-vivo-com-donald-trump-na-rede-social-x/#respond Fri, 31 May 2024 22:00:32 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=468366 Elon Musk se encontrará com Donald Trump em transmissão ao vivo, três anos após banimento do ex-presidente do Twitter

O Post Elon Musk fará transmissão ao vivo com Donald Trump na rede social X apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Elon Musk se encontrará com Donald Trump em transmissão ao vivo, três anos após banimento do ex-presidente do Twitter

O empresário tem um encontro marcado com Donald , e a transmissão ao vivo ocorrerá na rede social X, anteriormente conhecida como Twitter, três anos após o banimento do ex-presidente desta plataforma.

A informação, previamente revelada na quinta-feira pelo jornal The Wall Street Journal com base em fontes anônimas, foi validada nesta sexta-feira por Musk, proprietário da plataforma social. No X, ele fez um comentário sobre um artigo do The New York Post relacionado ao tema e afirmou: “Isso vai ser interessante”.

A data ainda não foi definida e não se sabe se moderadores participarão da conversa, onde Trump também responderá a perguntas enviadas ao vivo pelos usuários.

A plataforma tem planos de fazer uma transmissão ao vivo de um evento semelhante com Robert Kennedy Jr., que é um candidato independente nas próximas eleições presidenciais dos EUA em novembro.

Dia seguinte à condenação

A declaração foi dada um dia após Trump ser considerado culpado por 34 delitos de fraude em registros empresariais ligados ao pagamento de propina a uma ex-estrela de filmes adultos para resguardar sua candidatura à presidência em 2016.

Ele se tornou o primeiro ex-presidente do país a ser condenado em um julgamento criminal com o veredicto.

O diálogo entre ambos os empresários ganha relevância dado que a conta de Trump foi interrompida no X (antes conhecido como Twitter) após o assalto ao Capitólio, ocorrido por apoiadores dele no dia 6 de janeiro de 2021. Contudo, após adquirir a plataforma social em 2022, Musk reverteu esta suspensão.

Mesmo assim, foi apenas em agosto de 2023 que o político republicano voltou ao X, fazendo publicações na plataforma desde então. O ex-chefe de estado geralmente se comunica através da “Truth Social”, uma rede social da qual é proprietário.

Trump teria prometido cargo a Musk

De acordo com o The Wall Street Journal, sugeriu oferecer a Musk um posto de conselheiro caso seja vitorioso nas eleições de novembro.

O papel potencial de Musk, que ainda não está definido, poderia estar ligado à “segurança das fronteiras” ou à economia, as duas questões que mais preocupam o proprietário da Tesla e Space X.

A estratégia de Musk de direcionar a plataforma para a esfera política e captar novos usuários inclui o convite a Trump.

O empresário, com este intuito, já se encontrou em outras oportunidades com personalidades políticas como o presidente da Argentina, Javier Milei, e Santiago Abascal, líder do partido espanhol Vox, além de já ter tido um encontro com Trump em março.

De acordo com The Wall Street Journal, o X convidou para participar de tal evento, mas o atual presidente americano recusou a oferta. As informações são da Gazeta do Povo.


O Post Elon Musk fará transmissão ao vivo com Donald Trump na rede social X apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/elon-musk-fara-transmissao-o-vivo-com-donald-trump-na-rede-social-x/feed/ 0
Novo chama presidente do Senado de “o mais covarde da história” https://www.contrafatos.com.br/novo-chama-presidente-do-senado-de-o-mais-covarde-da-historia/ https://www.contrafatos.com.br/novo-chama-presidente-do-senado-de-o-mais-covarde-da-historia/#comments Thu, 18 Apr 2024 20:37:01 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=445231 Presidente do Partido Novo classifica Rodrigo Pacheco como o 'mais covarde da história' após decisões do STF

O Post Novo chama presidente do Senado de “o mais covarde da história” apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Presidente do Partido Novo classifica Rodrigo Pacheco como o ‘mais covarde da história’ após decisões do STF

Eduardo Ribeiro, presidente do partido Novo, rotulou Rodrigo Pacheco, presidente do Senado e membro do PSD-MG, como o “mais covarde da história”. Isso aconteceu após as ações do ministro Alexandre de Moraes, do Tribunal Federal (STF), contra perfis de indivíduos predominantemente de direita nas redes sociais, se tornarem públicas.

A crítica ao deputado ocorreu no início da tarde de quinta-feira (18), um dia após o Comitê Jurídico da dos EUA divulgar um relatório contendo 87 decisões confidenciais do STF, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos tribunais regionais eleitorais, emitidas entre 2021 e 2024.

Ribeiro, ao comentar uma postagem do empresário Leandro Ruschel nas redes sociais, disse: “Rodrigo Pacheco será lembrado como o presidente mais covarde da história do Congresso Nacional”.

Ruschel questionou se “não é vergonhoso para o Congresso brasileiro que a exposição do tamanho da censura promovida por Cortes superiores ter vindo pelas mãos do Congresso dos EUA?”. Ainda não houve pronunciamento do presidente do Senado, que também preside o Congresso, sobre a divulgação das decisões.

O empresário é citado em uma das decisões do TSE do dia 17 de maio de 2023, através do relator Sérgio Silveira Banhos, por supostamente veicular conteúdo de “desinformação em seus perfis em redes sociais, mediante a divulgação de conteúdo gravemente descontextualizado e sabidamente inverídico” contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda na reta final da campanha eleitoral de 2022.

Na decisão do TSE de 17 de maio de 2023, o empresário é mencionado pelo relator Sérgio Silveira Banhos. Ele é acusado de supostamente disseminar “desinformação em seus perfis em redes sociais, mediante a divulgação de conteúdo gravemente descontextualizado e sabidamente inverídico” contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante o período final da campanha eleitoral de 2022.

Em uma ação protocolada pelo então advogado da coligação que elegeu Lula, Cristiano Zanin – hoje ministro do STF por indicação do presidente –, Ruschel é citado por ter publicado uma mensagem no Twitter (atual X) ligando o então candidato petista ao ditador venezuelano Nicolás Maduro.

Leandro Ruschel escreveu que “são dezenas de post do ditador assassino Maduro, da Venezuela, declarando amizade e até amor por Lula, além de agradecimentos. É uma parceria de longo prazo”.

Na ação, Zanin afirmou que Ruschel e outros citados – como os deputados Carla Zambelli (PL-SP), (PL-MG) e Caroline de Toni (PL-SC), o pastor André Valadão e a empresária Renata Barreto – fazem “comparações esdrúxulas com a Venezuela, afirmando que o futuro do Brasil, caso Lula seja eleito, será de fome generalizada”.

O relatório foi produzido pela comissão parlamentar e recebeu o título de “O ataque contra a liberdade de expressão no exterior e o silêncio da administração : o caso do Brasil”. O colegiado é liderado pelo deputado republicano Jim Jordan, que tem vínculos com o ex-presidente Donald – pré-candidato à presidência dos EUA neste ano, mesmo em meio a processos judiciais. As informações são da Gazeta do Povo.


O Post Novo chama presidente do Senado de “o mais covarde da história” apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/novo-chama-presidente-do-senado-de-o-mais-covarde-da-historia/feed/ 1
Câmara dos EUA solicita comunicações entre governo Biden e autoridades brasileiras https://www.contrafatos.com.br/camara-dos-eua-solicita-comunicacoes-entre-governo-biden-e-autoridades-brasileiras/ https://www.contrafatos.com.br/camara-dos-eua-solicita-comunicacoes-entre-governo-biden-e-autoridades-brasileiras/#comments Thu, 18 Apr 2024 17:43:03 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=445159 O pedido da Comissão de Assuntos Judiciários do Congresso estabeleceu prazo até 30 de abril para entrega de documentos

O Post Câmara dos EUA solicita comunicações entre governo Biden e autoridades brasileiras apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
O pedido da Comissão de Assuntos Judiciários do Congresso estabeleceu prazo até 30 de abril para entrega de documentos

Nesta quarta-feira, 17, a Comissão de Assuntos Judiciários da Câmara dos dos solicitou ao Departamento de Estado que encaminhe todas as comunicações entre o governo Biden e as autoridades brasileiras relacionadas às ordens do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre bloqueio ou banimento de perfis nas plataformas digitais.

O órgão governamental principal responsável pela política externa do país é o Departamento de Estado norte-americano.

Também foi solicitado pela Câmara toda a interação entre os membros do Departamento de Estado e a delegação diplomática dos Estados Unidos no Brasil que possa estar ligada aos “Twitter Files”.

Prazo até 30 de abril

O documento da Comissão de , assinado pelo deputado republicano Jim Jordan – um aliado político do ex-presidente e provável candidato do partido nas eleições de novembro – estipula um prazo até o dia 30 de abril para a entrega das comunicações.

A solicitação foi encaminhada para duas colaboradoras do Departamento de Estado: Uzra Zeya, subsecretária de “Segurança Civil, Democracia e Direitos Humanos”, e Eileen C. Donahoe, a “enviada especial e coordenadora para a Liberdade Digital”.

Análise da Comissão

No documento, Jordan declara que a Comissão está monitorando se houve coerção ou conspiração por parte do Poder Executivo com empresas e outros intermediários para suprimir discursos legais.

O deputado também declarou ter examinado como os governos de outros países, incluindo o do Brasil, tentaram censurar o discurso on-line.

Jordan ressaltou, sem citar diretamente o nome do ministro Alexandre de Moraes, que um juiz brasileiro começou uma ação contra o Twitter/X e seu dono, o empresário , após a plataforma expressar apoio à “liberdade de expressão”.

A ação, destacou o deputado, “foi motivada pela recusa em atender às exigências de censura no Brasil”.

Jordan também mencionou “relatórios recentes” que revelam que o governo brasileiro estaria tentando pressionar a X Corp., empresa responsável pelo Twitter/X, a bloquear “certos perfis” na rede social que são considerados como “disseminadores de desinformação”. As informações são da Revista Oeste.


O Post Câmara dos EUA solicita comunicações entre governo Biden e autoridades brasileiras apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/camara-dos-eua-solicita-comunicacoes-entre-governo-biden-e-autoridades-brasileiras/feed/ 3
EUA continuam investigando corrupção na Petrobras nos governos Lula e Dilma https://www.contrafatos.com.br/eua-continuam-investigando-corrupcao-na-petrobras-nos-governos-lula-e-dilma/ https://www.contrafatos.com.br/eua-continuam-investigando-corrupcao-na-petrobras-nos-governos-lula-e-dilma/#respond Wed, 03 Apr 2024 14:28:11 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=437036 Investigação dos EUA sobre Corrupção na Petrobras Continua, Abrangendo Governos de Lula e Dilma

O Post EUA continuam investigando corrupção na Petrobras nos governos Lula e Dilma apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Investigação dos EUA sobre Corrupção na Petrobras Continua, Abrangendo Governos de Lula e Dilma

As investigações sobre a corrupção na durante os anos de 2003 a 2014, que inclui os governos de Lula e Rousseff, continuam nos Estados Unidos.

Recentemente, o governo de Joe anunciou que a empresa Trafigura admitiu culpa. Esta empresa, baseada na Suíça, concordou em pagar uma multa de 630 milhões de reais, pois subornou funcionários brasileiros ao longo de uma década para garantir e manter contratos com a Petrobras na área de venda de combustíveis.

A Trafigura é a última das cinco grandes companhias de trading a confessar participação em um esquema de corrupção no qual subornos de 20 centavos a dois dólares eram oferecidos por cada barril de produtos petrolíferos adquiridos ou comercializados com a Petrobras. As demais corporações envolvidas incluem Glencore, Vitol, Mercuria e Gunvor.

Em conjunto, essas cinco “irmãs” controlam aproximadamente um quarto do comércio mundial de mercadorias, que incluem desde petróleo até grãos. Individualmente, cada uma delas é mais ampla que a Petrobras.

A investigação mais abrangente nos EUA sobre práticas sombrias neste mercado desde os anos 80 tem sido esta, iniciada por Rudolph Giuliani, o então promotor de Nova York, que lançou uma caça a Marc Rich, fundador da Glencore.

Rich foi sentenciado a três séculos de prisão por corrupção. Ele fugiu, perdeu parte de sua riqueza, mas ainda era bilionário quando morreu em 2013. Ele nunca retornou aos EUA, mesmo após ser perdoado pelo presidente Bill Clinton – ele era um dos principais financiadores do partido Democrata.

O republicano Giuliani, que atuou como promotor, foi eleito prefeito de Nova York (1994-2001). Em 2018, ele fez parte da equipe jurídica de Donald e se envolveu na eleição presidencial, que foi ganha por Joe Biden. Como resultado, ele perdeu sua licença para praticar direito.

A fase brasileira da pesquisa na Lava Jato progrediu com executivos detalhando os processos de suborno em troca de benefícios nos contratos. A Petrobras comercializava, em média, 400 mil barris de combustíveis diariamente com preços flutuantes nos mercados de Houston, Londres e Nova York.

A companhia declarou perante o tribunal que, durante um período de dez anos, algumas dessas transações foram efetuadas em operações sem registro, seja em papel ou formato eletrônico.

De acordo com as confissões, em certos acordos, a comissão alcançou até “dois dólares por barril”, apesar da média ser de “20 centavos de dólar”. A quantia proveniente do suborno era partilhada entre os funcionários da Petrobras, intermediários nas negociações e políticos ligados aos partidos PT, MDB, PL, Progressistas e PSDB, entre outros.

Muitas companhias, sejam elas do Brasil ou de outros países, confirmaram a corrupção em acordos com a Petrobras e concordaram em arcar com as penalidades criminais. A mais alta, fixada em 13 bilhões de reais, foi imposta à ex-Odebrecht, atualmente denominada Novonor. A Petrobras, por sua vez, desembolsou aproximadamente 4,2 bilhões de reais.

Todas também se comprometeram a atender a uma série de exigências do Departamento de e da “Comissão de Valores Mobiliários (Securities and Exchange Commission)” para manter suas operações no sistema financeiro dos EUA.

As cinco “irmãs” das commodities, assim como a Petrobras e a antiga Odebrecht, se comprometeram a relatar e evidenciar regularmente mudanças em seus padrões operacionais no comércio global de petróleo, alimentos, minerais e metais.

Um elemento recorrente nesses acordos judiciais é a condição que obriga cada empresa a colaborar em futuras investigações dos EUA relacionadas à corrupção e concorrência desleal. Com informações da VEJA.


O Post EUA continuam investigando corrupção na Petrobras nos governos Lula e Dilma apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/eua-continuam-investigando-corrupcao-na-petrobras-nos-governos-lula-e-dilma/feed/ 0
Trump Recebe Deputados Brasileiros Em Jantar Em Mar-A-Lago Nos Estados Unidos https://www.contrafatos.com.br/trump-recebe-deputados-brasileiros-em-jantar-em-mar-a-lago-nos-estados-unidos/ https://www.contrafatos.com.br/trump-recebe-deputados-brasileiros-em-jantar-em-mar-a-lago-nos-estados-unidos/#comments Fri, 15 Mar 2024 04:22:05 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=426674 Jair Bolsonaro e Donald Trump realizam encontro virtual após jantar de Eduardo Bolsonaro com ex-presidente americano

O Post Trump Recebe Deputados Brasileiros Em Jantar Em Mar-A-Lago Nos Estados Unidos apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Jair Bolsonaro e Donald Trump realizam encontro virtual após jantar de Eduardo Bolsonaro com ex-presidente americano

O antigo chefe de estado brasileiro, , e o antigo líder norte-americano, , tiveram um encontro virtual facilitado por Eduardo , filho do ex-presidente brasileiro. O diálogo ocorreu após um jantar que envolveu Eduardo e Trump no Mar-a-Lago, um resort na Flórida que pertence ao ex-presidente dos .

expressou em suas plataformas de mídia social o anseio pelo regresso de Trump à liderança dos Estados Unidos, manifestando o desejo de reinstaurar os “tempos de paz e normalidade”. De acordo com ele, Trump está a par dos eventos ocorridos no Brasil, mesmo não tendo dado informações concretas sobre o tópico. O filho do antigo presidente do Brasil caracterizou o jantar como uma chance abençoada de aproveitar “boas horas” de diálogo com aquele que ele definiu como o “futuro Presidente dos Estados Unidos da América”.

Mesmo não estando presente pessoalmente no encontro, Jair Bolsonaro conseguiu dialogar com Trump por meio de uma chamada de vídeo. Uma foto dessa conversa foi divulgada nas redes sociais pela parlamentar Júlia Zanatta. Eduardo Bolsonaro enfatizou a relevância do encontro, afirmando que esses dois líderes são “os 2 maiores líderes patriotas do Ocidente”.


O Post Trump Recebe Deputados Brasileiros Em Jantar Em Mar-A-Lago Nos Estados Unidos apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/trump-recebe-deputados-brasileiros-em-jantar-em-mar-a-lago-nos-estados-unidos/feed/ 1
Trump declara guerra ao Facebook e empresa perde 60 bilhões em valor de mercado https://www.contrafatos.com.br/trump-declara-guerra-ao-facebook-e-empresa-perde-60-bilhoes-em-valor-de-mercado/ https://www.contrafatos.com.br/trump-declara-guerra-ao-facebook-e-empresa-perde-60-bilhoes-em-valor-de-mercado/#respond Tue, 12 Mar 2024 02:52:19 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=425001 Donald Trump volta a mirar o Facebook, deixando investidores de Wall Street nervosos

O Post Trump declara guerra ao Facebook e empresa perde 60 bilhões em valor de mercado apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Donald Trump volta a mirar o Facebook, deixando investidores de Wall Street nervosos

A empresa Meta Platforms (META), dona do e um dos destaques da recuperação recente do mercado, experimentou uma queda de aproximadamente 4% na segunda-feira (11). Isso ocorreu após ter feito uma ligação para a CNBC, onde classificou o Facebook como um “inimigo do povo”.

As ações da Meta caíram 1,2% na última sexta-feira (8), seguindo uma publicação de Trump no Truth Social em que o ex-presidente descreveu o Facebook como “um verdadeiro inimigo do povo!”

O valor de mercado da Meta diminuiu em mais de US$ 60 bilhões desde que os ataques de Trump começaram na noite de quinta-feira (7).

Parece que nada de relevante estimulou a venda da Meta, exceto a condenação do ex-presidente e sua potencial reeleição.

“Isso tem tudo a ver com os comentários do ex-presidente Trump”, disse Gil Luria, analista da D.A. Davidson, à CNN.

Ela complementa dizendo que “o Facebook tem passado por ondas de ser arrastado para o debate político — e isso nunca é um bom presságio para eles”.

Na semana passada, Trump chocou muitos ao mudar sua postura sobre o e se opor à proibição do TikTok, que muitos no Congresso – incluindo vários republicanos – estão pressionando.

O antigo mandatário sustenta que o veto ao TikTok beneficiaria o Facebook, companhia com a qual ele tem uma extensa trajetória de conflitos.

Trump declarou à CNBC na manhã de segunda-feira, antes da abertura dos mercados dos EUA: “O que eu não gosto é que, sem o TikTok, você pode tornar o Facebook maior, e eu considero o Facebook um inimigo do povo, com grande parte da mídia”.

O Facebook estabeleceu uma restrição de dois anos a Trump, na sequência do tumulto de 6 de janeiro de 2021 no Capitólio.

Em fevereiro de 2023, a Meta reativou as contas de Trump no Facebook e no Instagram.

“Acho que o Facebook tem sido muito desonesto. Acho que o Facebook tem sido muito ruim para o nosso país, especialmente quando se trata de eleições”, disse Trump.

Está evidente que os investidores estão notando os ataques do republicano. Houve um momento em que as ações da Meta tiveram uma queda aproximada de 5% na segunda-feira, posicionando-as para o que poderia ser o pior dia desde dezembro de 2022.

O analista da DA Davidson, Luria, expressou que as declarações de Trump suscitam dúvidas quanto ao Facebook se tornar novamente um foco de atenção para Washington.

“Quando um candidato presidencial se refere a eles como o inimigo do povo, isso realmente os traz de volta ao centro do debate — onde não estavam há alguns anos “, disse.

Luria especificamente afirmou que, caso Trump fosse eleito presidente, ele poderia exercer pressão sobre o Facebook, complicando futuras aquisições para a Meta.

A empresa teve um crescimento fundamental graças às aquisições anteriores do Instagram e do WhatsApp.

Ela analisa que “se a empresa não puder comprar a próxima grande novidade no futuro, terá dificuldade para competir”.

“Há coisas muito impactantes que um presidente pode fazer, sem mencionar o uso do poder do pódio para limitar a atratividade de uma empresa para uma determinada base de eleitores”, acrescentou.

Sem dúvida, o próprio Trump está fortemente engajado com as redes sociais.

Recentemente, as autoridades reguladoras dos EUA aprovaram uma controversa fusão entre o dono do “Truth Social”, Trump Media & Technology Group, e uma empresa de cheque em branco.

Caso seja aprovado pelos acionistas no final deste mês, Trump poderia ter uma participação majoritária na nova empresa de capital aberto, que pode ser avaliada em bilhões.

Esta semana, a deve votar um projeto de lei que concederia ao TikTok aproximadamente cinco meses para se desvincular de sua empresa-mãe chinesa. Caso contrário, as lojas de aplicativos nos Estados Unidos ficariam proibidas de disponibilizar o aplicativo em suas plataformas.

O Projeto de lei do TikTok será assinado pelo presidente , caso seja aprovado no Congresso, conforme suas declarações. As informações são da CNN.


O Post Trump declara guerra ao Facebook e empresa perde 60 bilhões em valor de mercado apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/trump-declara-guerra-ao-facebook-e-empresa-perde-60-bilhoes-em-valor-de-mercado/feed/ 0