Canadá - ContraFatos https://www.contrafatos.com.br/tag/canada/ Não há argumentos Fri, 14 Jun 2024 20:59:54 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.5 https://www.contrafatos.com.br/wp-content/uploads/2020/09/favicon-96x96-2.png Canadá - ContraFatos https://www.contrafatos.com.br/tag/canada/ 32 32 Giorgia Meloni detona Esquerda com Vitória sobre Aborto no G7 https://www.contrafatos.com.br/giorgia-meloni-detona-esquerda-com-vitoria-sobre-aborto-no-g7/ https://www.contrafatos.com.br/giorgia-meloni-detona-esquerda-com-vitoria-sobre-aborto-no-g7/#comments Fri, 14 Jun 2024 20:59:50 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=475852 Rascunho do documento final da cúpula do G7 não menciona direito ao aborto seguro, segundo Reuters

O Post Giorgia Meloni detona Esquerda com Vitória sobre Aborto no G7 apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Rascunho do documento final da cúpula do G7 não menciona direito ao aborto seguro, segundo Reuters

Os chefes de estado do G7 estão na para a reunião anual, e um desacordo acerca da inclusão de uma declaração sobre o “direito ao ” no documento de conclusão tem gerado divergências entre a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, e delegados dos Estados Unidos, Canadá, e .

Segundo o rascunho visto pela Reuters, a declaração do G7 mantém compromissos com “o acesso universal a serviços de adequados, acessíveis e de qualidade para as mulheres”, assumidos no encontro do ano passado em Hiroshima, Japão. No entanto, foi removida a referência específica no comunicado de 2023 sobre a importância do “acesso a aborto seguro e legal e cuidados pós-aborto”.

Atualmente, a Itália, que detém a presidência rotativa do G7, justificou a decisão dizendo que não era preciso repetir a terminologia anterior, uma vez que o compromisso já havia sido reafirmado em Hiroshima. Diplomatas informaram que a França e o Canadá tentaram reforçar a posição sobre os direitos ao aborto, mas não foram bem-sucedidos em persuadir os italianos.

Giorgia Meloni, que se opõe ao direito ao aborto, contou em uma biografia que sua própria mãe quase interrompeu a gravidez dela. Em abril, o governo italiano deu permissão para grupos antiaborto tentarem convencer mulheres a não abortarem dentro das clínicas especializadas.

A reunião de cúpula do G7, que teve início na quinta-feira na Itália, congrega líderes dos países membros e convidados, incluindo o presidente brasileiro, Lula. O tópico central é o suporte à Ucrânia em seu conflito com a Rússia desde fevereiro de 2022, com um pacto estabelecido para alocar US$ 50 bilhões à Ucrânia este ano, baseado em ativos russos congelados.

Este evento ocorre em meio a um aumento da pressão sobre os líderes do G7, devido ao avanço da extrema direita nas eleições para o Parlamento Europeu e nas eleições nos EUA, França e Reino Unido.


O Post Giorgia Meloni detona Esquerda com Vitória sobre Aborto no G7 apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/giorgia-meloni-detona-esquerda-com-vitoria-sobre-aborto-no-g7/feed/ 1
Brasil É Escolhido Para Sediar Nova Copa Do Mundo https://www.contrafatos.com.br/brasil-e-escolhido-para-sediar-nova-copa-do-mundo/ https://www.contrafatos.com.br/brasil-e-escolhido-para-sediar-nova-copa-do-mundo/#comments Fri, 17 May 2024 18:12:07 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=460810 Brasil é escolhido como país-sede da Copa do Mundo Feminina de 2027 pela Fifa

O Post Brasil É Escolhido Para Sediar Nova Copa Do Mundo apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Brasil é escolhido como país-sede da Copa do Mundo Feminina de 2027 pela Fifa

A Copa do Mundo Feminina de 2027 será sediada no Brasil, conforme anunciado pela Federação Internacional de Futebol (Fifa). A escolha foi feita na sexta-feira (17), durante o 74º Congresso da Fifa, que aconteceu em Bangcoc, Tailândia.

A proposta do Brasil venceu uma candidatura conjunta da , Bélgica e Holanda. O Brasil recebeu 119 votos, em contraste com os 78 votos recebidos pela candidatura europeia. Esta ocasião marca a primeira vez que o país hospedará a Copa do Mundo Feminina, apesar de já ter sido anfitrião de duas edições da Copa do Mundo Masculina.

A décima Copa do Mundo Feminina será realizada em 2027. A última edição do torneio ocorreu na e Nova Zelândia em 2023. Anteriormente, a competição já foi sediada por países como China, Suécia, , Alemanha, e França.

A seleção espanhola é a atual campeã mundial, juntando-se aos Estados Unidos, Alemanha, e Noruega como vencedoras do troféu. Os Estados Unidos detêm o maior número de títulos, com quatro conquistas, seguidos pela Alemanha, com dois.

O Brasil figura entre as poucas seleções que marcaram presença em todas as edições da Copa do Mundo Feminina até o momento. Com a confirmação do país como anfitrião em 2027, a presença brasileira no torneio é assegurada. A equipe brasileira já alcançou o pódio duas vezes, porém, ainda não obteve a coroa de campeã mundial.


O Post Brasil É Escolhido Para Sediar Nova Copa Do Mundo apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/brasil-e-escolhido-para-sediar-nova-copa-do-mundo/feed/ 2
Turista desencadeia caos ao ativar escorrega em avião prestes a decolar https://www.contrafatos.com.br/turista-desencadeia-caos-ao-ativar-escorrega-em-aviao-prestes-a-decolar/ https://www.contrafatos.com.br/turista-desencadeia-caos-ao-ativar-escorrega-em-aviao-prestes-a-decolar/#respond Sun, 11 Feb 2024 03:23:42 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=408816 Passageiro Canadense Relata Ataque de Pânico em Aeronave à Espera de Partida em Bangcoc Um turista do Canadá…

O Post Turista desencadeia caos ao ativar escorrega em avião prestes a decolar apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Passageiro Canadense Relata Ataque de Pânico em Aeronave à Espera de Partida em Bangcoc

Um turista do tentou destrancar a porta de um Airbus A320, que aguardava permissão para decolar do aeroporto internacional de Chiang Main, localizado em Bangcoc, na Tailândia, na noite de quarta-feira (7/2).

Aos 40 anos, Wong Sai Heung relatou que teve uma crise de pânico quando o voo da Thai Airways estava prestes a decolar.

Segundo relatos de testemunhas, o passageiro iniciou uma série de gritos e demandas para que os comissários de bordo abrissem a porta da aeronave. Ele conseguiu se mover rapidamente para a porta e empurrá-la, resultando na abertura do escorregador enquanto o avião aguardava para adentrar a pista.

Funcionários da companhia aérea conduziram Wong de volta ao seu assento antes de ele ser preso pelos policiais.

Wong Sai Heung presta depoimento após tentar abrir porta de avião na Tailândia — Foto: Reprodução/X 

“Encontrava-me extremamente paranoico e ansioso, o que experimentei na minha última viagem ao Vietnã. Esta é a minha segunda grande viagem. Senti um fortíssimo ataque de pânico”, compartilhou o turista, conforme relatado pelo “Metro”.

Depois do ocorrido, o voo foi interrompido e os viajantes foram acomodados em um hotel em Bangcoc, aguardando um novo avião. Wong será submetido a um exame de antes de ser formalmente acusado.


O Post Turista desencadeia caos ao ativar escorrega em avião prestes a decolar apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/turista-desencadeia-caos-ao-ativar-escorrega-em-aviao-prestes-a-decolar/feed/ 0
Escândalo Amoroso: Ex-primeira-dama Canadense Traiu Justin Trudeau com Médico https://www.contrafatos.com.br/escandalo-amoroso-ex-primeira-dama-canadense-traiu-justin-trudeau-com-medico/ https://www.contrafatos.com.br/escandalo-amoroso-ex-primeira-dama-canadense-traiu-justin-trudeau-com-medico/#comments Sat, 10 Feb 2024 03:48:34 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=408282 Após 18 Anos de Casamento, Sophie e Justin Trudeau Anunciam Divórcio

O Post Escândalo Amoroso: Ex-primeira-dama Canadense Traiu Justin Trudeau com Médico apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Após 18 Anos de Casamento, Sophie e Justin Trudeau Anunciam Divórcio

Aparentemente, a moralidade da esquerda liberal não se estende à vida pessoal. Sophie Grégoire Trudeau, esposa do líder esquerdista canadense, Justin Trudeau, já estava em um affair com um cirurgião pediatra bem antes de anunciar sua separação do premier. A revelação foi feita pela ex-esposa do médico argentino, expondo mais uma vez a hipocrisia da elite liberal.

A divulgação do divórcio ocorreu em 2 de agosto do ano anterior, depois de 18 anos de casamento e três filhos. A razão da separação nunca foi divulgada. Justin Trudeau, em uma declaração oficial, apenas mencionou que a decisão veio após “muitas conversas difíceis”.

Conforme relatado pela mídia canadense, incluindo o respeitado “National Post”, no momento do anúncio público, Sophie já havia, de maneira questionavelmente precipitada, iniciado um novo romance com Marcos Bettolli, um médico sediado em Ottawa. Isso lançou uma luz suspeita sobre as circunstâncias da dissolução do casamento dos Trudeau, levantando especulações de que Bettolli poderia ser o verdadeiro responsável pelo divórcio.

Em uma solicitação de divórcio submetida em 26 de abril de 2023, Ana Remonda, ex-esposa do médico, afirmou que ele mantinha um “relacionamento com pessoa de alto perfil que atrai atenção significativa da mídia e apresenta considerações de segurança significativas”. A identidade da pessoa em questão não foi revelada nos documentos judiciais, no entanto, o “National Post” afirma que Ana está se referindo a Sophie, de 48 anos.

Bettolli, que tem 48 anos, é funcionário do Hospital Infantil do Leste de Ontário (CHEO) e também é professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Ottawa. Ele é graduado pela Universidade Católica de Córdoba (Argentina) e reside no desde 2004.

Marcos Bettolli — Foto: Divulgação/Universidade de Ottawa

A antiga esposa do doutor, que é dona de casa, afirmou em seu pedido que “não toma posição” em relação à vida pessoal do seu ex-cônjuge. Porém, ela ressaltou que o novo relacionamento trouxe questões de segurança (não detalhadas) “às quais as crianças são expostas enquanto estão aos cuidados do pai” e pediu uma ordem judicial para assegurar a privacidade e segurança dos seus dois filhos.

Ela afirma na petição que “Ana pensava que as partes tinham chegado a um acordo de que os filhos não interagiriam com a nova parceira, mas Marcos não respeitou isso e isso causou desconforto e ansiedade aos filhos”.

Respondendo às alegações, Bettolli, conforme relatado pela mídia local, defendeu-se dizendo que Ana não está agindo “de acordo com os interesses dos filhos” ao questionar seu novo relacionamento.

Ele afirmou que Ana ameaçou voltar para a Argentina, país natal de ambos, se o novo relacionamento fosse descoberto. A separação entre o médico e Ana ocorreu em janeiro de 2020, depois de 22 anos de casados.


O Post Escândalo Amoroso: Ex-primeira-dama Canadense Traiu Justin Trudeau com Médico apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/escandalo-amoroso-ex-primeira-dama-canadense-traiu-justin-trudeau-com-medico/feed/ 1
Quatro países cortam financiamento da ONU após escandalosas acusações de envolvimento com terroristas https://www.contrafatos.com.br/quatro-paises-cortam-financiamento-da-onu-apos-escandalosas-acusacoes-de-envolvimento-com-terroristas/ https://www.contrafatos.com.br/quatro-paises-cortam-financiamento-da-onu-apos-escandalosas-acusacoes-de-envolvimento-com-terroristas/#comments Sat, 27 Jan 2024 19:07:53 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=400875 Quatro países suspendem financiamento à agência da ONU para refugiados palestinos por alegações de envolvimento terrorista

O Post Quatro países cortam financiamento da ONU após escandalosas acusações de envolvimento com terroristas apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Quatro países suspendem financiamento à agência da ONU para refugiados palestinos por alegações de envolvimento terrorista

Atualmente, quatro países cessaram o financiamento para a Agência de Assistência aos Refugiados Palestinos da Organização das Nações Unidas (ONU) devido a supostas ligações com atividades terroristas. , , e interromperam suas doações em resposta a alegações contra os funcionários da agência da ONU, que foram acusados de envolvimento no massacre liderado pelo grupo extremista Hamas em .

No dia 7 de outubro de 2023, ativistas do Hamas iniciaram um assalto a Israel. Nesses ataques, radicais tiraram a vida de mais de mil israelenses e mantiveram centenas como reféns, incluindo crianças, mulheres e idosos. Dentre as vítimas, estavam centenas de jovens israelenses que estavam em uma festa em comemoração à vida, um dos objetivos do Hamas.

Hoje em dia, o Hamas mantém o controle sobre dezenas de prisioneiros, que estão escondidos na Faixa de Gaza, uma região dominada por essa milícia islâmica. Como reação a essa ação terrorista, Israel proclamou guerra ao Hamas.


O Post Quatro países cortam financiamento da ONU após escandalosas acusações de envolvimento com terroristas apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/quatro-paises-cortam-financiamento-da-onu-apos-escandalosas-acusacoes-de-envolvimento-com-terroristas/feed/ 5
Rússia diz que homenagem do Canadá a veterano de unidade nazista é “ultrajante” https://www.contrafatos.com.br/russia-diz-que-homenagem-do-canada-a-veterano-de-unidade-nazista-e-ultrajante/ https://www.contrafatos.com.br/russia-diz-que-homenagem-do-canada-a-veterano-de-unidade-nazista-e-ultrajante/#comments Tue, 26 Sep 2023 02:53:53 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=335179 O ucraniano-canadense Yaroslav Hunka serviu nas unidades Waffen-SS, de Adolf Hitler, durante a Segunda Guerra Mundial

O Post Rússia diz que homenagem do Canadá a veterano de unidade nazista é “ultrajante” apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
O ucraniano-canadense Yaroslav Hunka serviu nas unidades Waffen-SS, de Adolf Hitler, durante a Segunda Guerra Mundial

Na última segunda-feira, o governo russo expressou sua indignação com a apresentação de um ucraniano, que serviu nas unidades Waffen-SS de Adolf Hitler durante a Segunda Guerra Mundial, como um herói no Parlamento canadense.

Durante a visita do presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, na sexta-feira, Yaroslav Hunka, de 98 anos, recebeu duas ovações de pé dos parlamentares canadenses na câmara baixa do Parlamento. O presidente da Casa, Anthony Rota, pediu desculpas na segunda-feira pela homenagem a Hunka, mas não atendeu aos pedidos para que renunciasse.

Dmitry Peskov, o representante oficial do governo russo, expressou sua preocupação com a falta de cuidado em relação à precisão histórica demonstrada no incidente, enfatizando a importância de preservar a memória dos crimes cometidos pelo regime nazista.

“Essa negligência de memória é ultrajante”, afirmou Peskov a repórteres. “Muitos países ocidentais, inclusive o , criaram uma nova geração que não sabe quem lutou contra quem ou o que aconteceu na Segunda Guerra Mundial. E eles não sabem nada sobre a ameaça do fascismo.”

O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, afirmou que o incidente era extremamente lamentável. “Isso é muito vergonhoso para o Parlamento do Canadá e, por extensão, para todos os canadenses”, afirmou ele nesta segunda-feira.

Parlamentares opositores pediram a renúncia de Rota, mas o governo propôs apenas que seus comentários fossem retirados dos registros oficiais. O presidente da casa o apresentou “como um veterano de guerra ucraniano-canadense da Segunda Guerra Mundial, que lutou pela independência da contra os russos”. Ele também foi chamado de “herói ucraniano e herói canadense”.

Durante a Segunda Guerra Mundial, quando a Ucrânia fazia parte da União Soviética, certos nacionalistas ucranianos se aliaram às tropas nazistas, pois acreditavam que os alemães poderiam libertá-los da opressão soviética.

O episódio se encaixa bem na narrativa do presidente russo, Vladimir Putin, de que enviou seu Exército à Ucrânia no ano passado para “desmilitarizar e desnazificar” a nação, uma democracia cujo presidente, um judeu, perdeu parentes no Holocausto.


O Post Rússia diz que homenagem do Canadá a veterano de unidade nazista é “ultrajante” apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/russia-diz-que-homenagem-do-canada-a-veterano-de-unidade-nazista-e-ultrajante/feed/ 1
Cafeteria ‘comunista’ declara falência no Canadá https://www.contrafatos.com.br/cafeteria-comunista-declara-falencia-no-canada/ https://www.contrafatos.com.br/cafeteria-comunista-declara-falencia-no-canada/#comments Mon, 22 May 2023 18:24:53 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=268572 O café que empregava o modelo de negócios "pague o quanto puder" durou pouco mais de um ano

O Post Cafeteria ‘comunista’ declara falência no Canadá apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
O café que empregava o modelo de negócios “pague o quanto puder” durou pouco mais de um ano

Não existe café grátis. O caso de uma cafeteria no ilustra perfeitamente a impraticabilidade do comunismo. A cafeteria “The Anarchist” (O Anarquista, na tradução do inglês), localizada em Toronto, ganhou relativa fama em função do seu modelo de negócios “pague o quanto puder”. A proposta comunista, no entanto, não teve vida longa. Inaugurado em março de 2022, “O Anarquista” já teve seu fim decretado.

Segundo a FOX News, o café será oficialmente fechado no próximo dia 30 de maio. Em comunicado à imprensa, o dono do estabelecimento culpou a “falta de riqueza geracional/capital semente de fontes eticamente falidas”.

“O Anarquista” oferecia aos seus clientes café coado a um preço de “pague o quanto puder”. Café expresso, chás e doces típicos de café da manhã também eram oferecidos; mas, para compensar a receita perdida, os clientes tinham de pagar. Só o café coado era “grátis”. A cafeteria também permitia que o público usasse o banheiro e permanecesse na vitrine sem realizar uma compra. O café “comunista” vendia livros de autores radicais, objetos de arte, camisetas e muito mais.

Hipocrisia

Muitos clientes que frequentavam o estabelecimento se manifestaram sobre os preços considerados altos dos produtos pagos na cafeteria. Eles acusaram o proprietário de hipocrisia, porque o café “comunista” cobrava caro demais pelos produtos e serviços, mesmo alegando estar contra os valores do mundo capitalista.

Gabriel Sims-Fewer, o proprietário, recusa-se a definir o seu empreendimento de vida curta como fracasso. De acordo com o canadense, o café “comunista” foi um “tremendo sucesso”. Gabriel disse ainda: “Infelizmente, a falta de riqueza geracional/capital semente de fontes eticamente falidas me impediu de enfrentar tranquilamente a temporada de inverno ou de crescer nas medidas necessárias para ser sustentável a longo prazo”.

Por fim, o dono do falido “The Anarchist” conclui a sua declaração com um série de palavras de baixo calão: “F#%am-se os ricos. F%d$-se a polícia. F#%a-se o Estado. F%d$-se o campo de extermínio colonial que chamamos de ‘Canadá”. As informações são da Revista Oeste.


O Post Cafeteria ‘comunista’ declara falência no Canadá apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/cafeteria-comunista-declara-falencia-no-canada/feed/ 5
Risco de morte pode triplicar em mulheres jovens vacinadas com AstraZeneca https://www.contrafatos.com.br/risco-de-morte-pode-triplicar-em-mulheres-jovens-vacinadas-com-astrazeneca/ https://www.contrafatos.com.br/risco-de-morte-pode-triplicar-em-mulheres-jovens-vacinadas-com-astrazeneca/#comments Thu, 30 Mar 2023 21:22:57 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=240851 Informação faz parte de um estudo do setor de estatísticas do Reino Unido

O Post Risco de morte pode triplicar em mulheres jovens vacinadas com AstraZeneca apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Informação faz parte de um estudo do setor de estatísticas do Reino Unido

O risco de morrer de problemas cardíacos foi três vezes e meia maior entre mulheres jovens nos primeiros três meses depois de uma única dose da vacina da AstraZeneca contra a covid-19, de acordo com um estudo feito pelo Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS) do Reino Unido. Os resultados foram publicados na revista científica Nature na segunda-feira 27.

O ONS analisou hospitalizações, registros de vacinação e registros de mortes na entre jovens de 12 a 29 anos para avaliar o impacto da vacina e da doença. De acordo com as conclusões, depois de uma dose AstraZeneca houve evidência de um risco aumentado de morte cardíaca em mulheres jovens. Esse risco não foi observado pelos pesquisadores com relação às vacinas de RNA mensageiro (mRNA), fabricadas pela Pfizer/BioNTech e Moderna.

A morte cardíaca pode incluir parada cardíaca, doença cardíaca e miocardite (inflamação do músculo cardíaco), segundo especificado no estudo. O risco foi 3,5 vezes maior nas 12 semanas depois da vacinação, em comparação com o risco a longo prazo, informou o ONS.

O estudo afirma, porém, que o número de mortes é pequeno frente ao número de vacinados. Foram 59 mortes decorrentes de efeitos adversos da vacina, segundo o ONS, e quase 145 milhões de doses aplicadas.

O risco 3,5 vezes maior entre mulheres jovens depois da vacina da AstraZeneca corresponde a seis mortes relacionadas a doenças do coração por 100 mil vacinadas com pelo menos uma primeira dose. Os dados referem-se às vacinações dadas entre dezembro de 2020 e junho de 2022.

Os pesquisadores destacaram, no entanto, que até abril de 2021, a maioria das mulheres jovens vacinadas com AstraZeneca eram profissionais de ou pertenciam ao grupos de pessoas com comorbidades, que tiveram preferência na vacinação.

Por isso, o risco 3,5 vezes maior não pode ser generalizado para toda a população, disse o ONS, explicando que a condição de saúde dessas mulheres pode ter influenciado no resultado morte.  Os pesquisadores concluíram, ainda, que não houve “forte evidência” de aumento do risco de morte cardíaca após a vacinação em homens jovens para qualquer tipo de vacina.

Em abril de 2021, a Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA) da Grã-Bretanha confirmou uma ligação entre a vacina AstraZeneca e coágulos sanguíneos raros.

Em resposta, as autoridades recomendaram que menores de 30 anos recebessem uma vacinação alternativa para haver “maior equilíbrio” entre risco e benefício da vacina. O e diversos países da suspenderam o uso da AstraZeneca. Nos , a vacina dessa fabricante não foi aprovada.

O estudo do ONS se concentrou no público jovem considerando “particularmente importante determinar o equilíbrio entre risco e benefício em pessoas mais jovens, devido ao menor risco de hospitalização e morte por COVID-19 nessa faixa etária”. As informações são da Revista Oeste.


O Post Risco de morte pode triplicar em mulheres jovens vacinadas com AstraZeneca apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/risco-de-morte-pode-triplicar-em-mulheres-jovens-vacinadas-com-astrazeneca/feed/ 2
Bolsonaro diz que Brasil terminará ano com inflação de cerca de 6% https://www.contrafatos.com.br/bolsonaro-diz-que-brasil-terminara-ano-com-inflacao-de-cerca-de-6/ https://www.contrafatos.com.br/bolsonaro-diz-que-brasil-terminara-ano-com-inflacao-de-cerca-de-6/#respond Sun, 18 Sep 2022 04:13:50 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=139678 “A projeção de inflação vem caindo e a gente pretende terminar o ano com a inflação na casa dos 6%." disse o presidente.

O Post Bolsonaro diz que Brasil terminará ano com inflação de cerca de 6% apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
“A projeção de inflação vem caindo e a gente pretende terminar o ano com a inflação na casa dos 6%.” disse o presidente.

O candidato à reeleição à Presidência da República pelo PL, Jair Bolsonaro, disse nesta quinta-feira (15) durante uma live gravada no Rio de Janeiro que seu governo pretende terminar 2022 com uma inflação em cerca de 6%. “A projeção de inflação vem caindo e a gente pretende terminar o ano com a inflação na casa dos 6%. É algo que aí fora, na , nos , a inflação está um pouco acima disso”, disse o candidato à reeleição.

Durante a live, Bolsonaro também falou sobre o PIX, um meio de pagamento eletrônico instantâneo e gratuito oferecido pelo a pessoas físicas e jurídicas lançado em 2020. O candidato à reeleição destacou que seu governo deu autonomia ao Banco Central e que atualmente mais de 100 milhões de pessoas utilizam esta funcionalidade no país.

“Muita gente vivia na informalidade, nunca tinha tido uma conta em banco, passou então a usar o PIX e a se comportar como microempresário. Pelas informações que nós temos são mais de 1 bilhão de movimentações financeiras por mês. O PIX tem colaborado em muita coisa para o Brasil, além de movimentar o mercado, a nossa economia, também transformar muita gente que vivia na informalidade em pequeno, em microempreendedor, também diminuiu a violência no nosso Brasil”, disse o candidato.

Bolsonaro destacou que a tecnologia desenvolvida pelo Banco Central está sendo copiada por outros países. “É uma revolução na economia brasileira. E como é uma boa notícia, ela começa a se espalhar pelo mundo. Estados Unidos, e Canadá importam o PIX brasileiro. Nossa tecnologia tem ido para países como Estados Unidos, Colômbia e Canadá”, disse.

Durante a live, Bolsonaro também citou os avanços do governo federal na área da segurança pública. “No nosso governo também diminuiu à metade os assaltos a bancos. É um governo que também vem dando certo nesta área.”

À noite, após a live, Bolsonaro participou de culto alusivo ao aniversário do pastor Silas Malafaia, na igreja liderado por ele, no Rio de Janeiro. No altar, sem fazer citações diretas à política, o presidente falou sobre valores morais. “Tem coisas que são muito caras para todos nós. O , ideologia de gênero, drogas, propriedade privada e família. A vitória é de todos nós, pois o Brasil é a terra do Senhor”, disse.


O Post Bolsonaro diz que Brasil terminará ano com inflação de cerca de 6% apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/bolsonaro-diz-que-brasil-terminara-ano-com-inflacao-de-cerca-de-6/feed/ 0
Varíola dos macacos: Reino Unido quer vacinar homens gays https://www.contrafatos.com.br/variola-dos-macacos-reino-unido-quer-vacinar-homens-gays/ https://www.contrafatos.com.br/variola-dos-macacos-reino-unido-quer-vacinar-homens-gays/#respond Thu, 23 Jun 2022 22:27:36 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=87758 Grupo é considerado de "maior risco" de exposição ao vírus

O Post Varíola dos macacos: Reino Unido quer vacinar homens gays apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Grupo é considerado de “maior risco” de exposição ao vírus

A Agência de Segurança de do Reino Unido (UKHSA, na sigla em inglês) recomendou vacina para homens gays e bissexuais para tentar controlar o surto de varíola dos macacos. A estratégia de imunização define que devem receber a injeção aqueles em maior risco de exposição ao vírus, mas o Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS England) ainda precisa definir detalhes sobre as pessoas elegíveis.

Até segunda-feira (20), o Reino Unido confirmou 793 casos da doença. De 152 que responderam a questionários, 151 se identificaram como gays, bissexuais ou homens que fazem sexo com homens (GBMSM).

Não há vacina licenciada no Reino Unido ou na Europa para imunização contra a varíola dos macacos. Por isso, a recomendação é usar o imunizante Imvanex, aprovado para combater a varíola (smallpox), mas usada em ocasiões anteriores com a monkeypox.

A agência destaca que qualquer pessoa pode contrair a doença, porém, dados mostram níveis mais altos de transmissão dentro “das redes sexuais de homens gays, bissexuais e outros homens que fazem sexo com homens”. O vírus, reforça a UKHSA, ainda não é considerado uma infecção sexualmente transmissível (IST), mas pode ser transmitido por contato próximo.

Por mais que a NHS ainda precise definir detalhes da elegibilidade, a ideia é que ela seja semelhante aos critérios usados para profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP). Assim, o profissional de saúde pode indicar vacinação para homens que tenham vários parceiros ou participem de sexo em grupo, por exemplo. A orientação é, por ora, que ninguém busque a vacina sem ser contatado.

Mary Ramsay, chefe de imunização da UKHSA, destaca que, com a medida, espera-se “quebrar as cadeias de transmissão e ajudar a conter o surto”.

– Embora a maioria dos casos seja leve, a doença grave pode ocorrer em algumas pessoas – disse.

O primeiro caso europeu foi confirmado em 7 de maio em um indivíduo que retornou à da Nigéria, onde a varíola dos macacos é endêmica. Desde então, países da Europa, assim como , e Austrália, confirmaram casos.

TRANSMISSÃO

Identificada pela primeira vez em macacos, a doença viral geralmente se espalha por contato próximo e ocorre principalmente na e Central. Raramente se espalhou para outros lugares, então essa nova onda de casos fora do continente causa preocupação. Existem duas cepas principais: a cepa do Congo, que é mais grave, com até 10% de mortalidade, e a cepa da África Ocidental, que tem uma taxa de mortalidade de cerca de 1%.

O vírus pode ser transmitido por meio do contato com lesões na pele e gotículas de uma pessoa contaminada, bem como por meio de objetos compartilhados, como roupas de cama e toalhas. O período de incubação da varíola dos macacos é geralmente de seis a 13 dias, mas pode variar de cinco a 21 dias.

SINTOMAS

Os sintomas se assemelham, em menor grau, aos observados no passado em indivíduos com varíola: febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas durante os primeiros cinco dias. Erupções cutâneas (na face, palmas das mãos, solas dos pés), lesões, pústulas e, ao final, crostas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os sintomas da doença duram de 14 a 21 dias.


O Post Varíola dos macacos: Reino Unido quer vacinar homens gays apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/variola-dos-macacos-reino-unido-quer-vacinar-homens-gays/feed/ 0