Esquerda Brasil - ContraFatos https://www.contrafatos.com.br/tag/esquerda-brasil/ Não há argumentos Thu, 22 Sep 2022 02:27:55 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.5 https://www.contrafatos.com.br/wp-content/uploads/2020/09/favicon-96x96-2.png Esquerda Brasil - ContraFatos https://www.contrafatos.com.br/tag/esquerda-brasil/ 32 32 Candidato pró-maconha do PSOL diz ter recebido apoio de Lula https://www.contrafatos.com.br/candidato-pro-maconha-do-psol-diz-ter-recebido-apoio-de-lula/ https://www.contrafatos.com.br/candidato-pro-maconha-do-psol-diz-ter-recebido-apoio-de-lula/#comments Thu, 22 Sep 2022 02:27:54 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=141753 Dário Moura, 47 anos, faz campanha para deputado defendendo a legalização da droga usando fundo eleitoral

O Post Candidato pró-maconha do PSOL diz ter recebido apoio de Lula apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Dário Moura, 47 anos, faz campanha para deputado defendendo a legalização da droga usando fundo eleitoral

Dário Moura tem 57 anos de idade e disputa uma vaga de deputado federal pelo PSOL em Minas Gerais. Formado em Filosofia, Dário tornou-se uma celebridade instantânea nas redes sociais após divulgar um vídeo de sua campanha política no qual defende descaradamente legalização da maconha. As informações são da Veja.

simplesmente manifestou apoio e carinho pela pauta, mas sem dar detalhes. É uma pauta difícil, assim como outras pautas, como o aborto”, relatou Dário, usuário do entorpecente há quase 40 anos. “Fumo maconha, graças a Deus, desde os meus 20 anos”, diz.

A campanha foi financiada majoritariamente com recursos do fundo eleitoral – foram 316.000 reais do fundo eleitoral do partido – o candidato exibe com orgulho uma fotografia que tirou ao lado do ex-presidente, no início de agosto, no primeiro comício do petista em Minas. PSOL e PT marcham juntos na eleição presidencial.

Dário Moura ironiza pautas do presidente Jair . “Boi, bala e Bíblia só nos envergonha. Agora queremos ver é a bancada da maconha. Vote Dário pela legalização, a maconha é a solução”, diz um trecho da música de campanha.


O Post Candidato pró-maconha do PSOL diz ter recebido apoio de Lula apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/candidato-pro-maconha-do-psol-diz-ter-recebido-apoio-de-lula/feed/ 2
Patrulha ideológica no uso da palavra “denegrir”: Âncora da CNN repreende colega ao vivo https://www.contrafatos.com.br/patrulha-ideologica-no-uso-da-palavra-denegrir-ancora-da-cnn-repreende-colega-ao-vivo/ https://www.contrafatos.com.br/patrulha-ideologica-no-uso-da-palavra-denegrir-ancora-da-cnn-repreende-colega-ao-vivo/#respond Thu, 28 Jul 2022 21:37:21 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=108999 "Temos de cortar essa palavra", disse Evandro Cini a Alexandre Borges

O Post Patrulha ideológica no uso da palavra “denegrir”: Âncora da CNN repreende colega ao vivo apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
“Temos de cortar essa palavra”, disse Evandro Cini a Alexandre Borges

O jornalista da CNN Evandro Cini encontrou uma oportunidade de militar ao ouvir seu colega, o comentarista Alexandre Borges, falar a palavra “denegrir”, classificada como racista nos dias atuais.

Durante transmissão ao vivo do programa Expresso CNN, tão logo Borges concluiu seu comentário, o âncora chamou a atenção do comentarista.

– Você usou o termo denegrir, que não é usual nos dias atuais. Isso é importante que se ressalte. Temos de cortar essa palavra, já que representa algo negativo, voltado à população negra. Temos de cortá-la para termos um diálogo e um discurso cada vez mais respeitador – apontou Cini.

Alexandre Borges ficou visivelmente constrangido, mas não argumentou.

No perfil de Evandro Cini no Instagram, internautas se manifestaram em crítica à atitude do jornalista.

– Que geração de profissionais mais sem personalidade, triste – criticou um internauta.

– Esse céu está muito claro, não vai denegrir ele – zombou outro em uma foto na qual Cini esta sob céu aberto.

– Você estudou para denegrir a reputação dos profissionais da sua área? – disparou mais uma internauta.

Na definição do dicionário Michaelis, o verbo denegrir significa “ficar ou fazer ficar escuro, ou manchar a reputação”. Denegrir vem do latim denigrare, palavra que em sua origem não fazia referência nenhuma à cor de pele. No entanto, a palavra passou a ser considerada racista por atribuir um caráter negativo a algo que seja negro.

O episódio ocorre dois meses após Marcelo Cosme, âncora da Globo News, fazer o mesmo com Carolina Cimenti, que também utilizou a palavra. Cosme repreendeu Cimenti, que prontamente se desculpou.


O Post Patrulha ideológica no uso da palavra “denegrir”: Âncora da CNN repreende colega ao vivo apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/patrulha-ideologica-no-uso-da-palavra-denegrir-ancora-da-cnn-repreende-colega-ao-vivo/feed/ 0
Amanda polemiza ao dizer que “bandido nem sempre é o mau” https://www.contrafatos.com.br/amanda-polemiza-ao-dizer-que-bandido-nem-sempre-e-o-mau/ https://www.contrafatos.com.br/amanda-polemiza-ao-dizer-que-bandido-nem-sempre-e-o-mau/#comments Sun, 29 May 2022 01:59:05 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=71992 Comentário foi feito durante podcast apresentado por Luis Ernesto Lacombe

O Post Amanda polemiza ao dizer que “bandido nem sempre é o mau” apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Comentário foi feito durante podcast apresentado por Luis Ernesto Lacombe

Nesta sexta-feira (27), a jornalista Amanda Klein causou polêmica ao apontar que bandidos não são sempre o lado mau da história. O comentário foi feito ao falar de uma operação policial em uma comunidade no Rio de Janeiro que deixou mais de 20 mortos.

Ela participou de um podcast com o jornalista Sílvio Navarro. A atração foi apresentada por Luis Ernesto Lacombe.

Durante as discussões, navarro afirmou que o policial era o correto na situação.

– O policial, o homem de farda é a lei, é o Estado, é o correto nessa história… ele não pode morrer, o bandido não pode ganhar, nunca – afirmou.

Amanda, no entanto, disse que o mundo não é dividido em “mocinhos e bandidos”.

– A gente não pode viver em um mundo maniqueísta, de mocinho e bandido, em que o mocinho é sempre o bom e o bandido é sempre o mau, porque o mocinho pode fazer coisas erradas também – apontou.


O Post Amanda polemiza ao dizer que “bandido nem sempre é o mau” apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/amanda-polemiza-ao-dizer-que-bandido-nem-sempre-e-o-mau/feed/ 10
Lula volta com suas hipocrisias: Precisamos de livros em vez de armas https://www.contrafatos.com.br/lula-volta-com-suas-hipocrisias-precisamos-de-livros-em-vez-de-armas/ https://www.contrafatos.com.br/lula-volta-com-suas-hipocrisias-precisamos-de-livros-em-vez-de-armas/#comments Sat, 07 May 2022 20:54:57 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=59009 Petista deu declarações neste sábado

O Post Lula volta com suas hipocrisias: Precisamos de livros em vez de armas apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Petista deu declarações neste sábado

Neste sábado (7), o ex-presidente Luiz Inácio da Silva (PT) afirmou que o país precisa de “mais livros e menos armas”. Ele deu declarações ao oficializar sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto, neste sábado (7).

O petista ressaltou que “o Brasil terá a oportunidade de decidir que país vai ser pelos próximos anos, e pelas próximas gerações”.

– O Brasil terá a oportunidade de decidir que país vai ser pelos próximos anos, e próximas gerações. O Brasil da democracia ou do autoritarismo? Do conhecimento e tolerância ou do obscurantismo e da violência? Da educação e cultura ou dos revólveres e fuzis? – disse.


O Post Lula volta com suas hipocrisias: Precisamos de livros em vez de armas apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/lula-volta-com-suas-hipocrisias-precisamos-de-livros-em-vez-de-armas/feed/ 8
Socializar a miséria: Lula fala em “acabar” com o real e unificar moeda latina https://www.contrafatos.com.br/socializar-a-miseria-lula-fala-em-acabar-com-o-real-e-unificar-moeda-latina/ https://www.contrafatos.com.br/socializar-a-miseria-lula-fala-em-acabar-com-o-real-e-unificar-moeda-latina/#comments Sun, 01 May 2022 20:38:19 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=55076 Petista discursou em evento do PSOL, que lhe dará apoio nas eleições

O Post Socializar a miséria: Lula fala em “acabar” com o real e unificar moeda latina apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Petista discursou em evento do PSOL, que lhe dará apoio nas eleições

O ex-presidente Luiz Inácio da Silva (PT) defendeu a criação de uma moeda única na América Latina. De acordo com ele, isso acabará com a dependência do dólar.

– Vamos voltar a restabelecer nossa relação com a América Latina. E se Deus quiser vamos criar uma moeda na América Latina, porque não tem esse negócio de ficar dependendo do dólar – disse o petista, neste sábado (30).

Lula participou do Congresso Eleitoral do PSOL, no qual foi oficializado o apoio do partido à corrida do petista à Presidência da República. As falas do ex-presidente foram feitas durante seu discurso no encerramento do evento.


O Post Socializar a miséria: Lula fala em “acabar” com o real e unificar moeda latina apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/socializar-a-miseria-lula-fala-em-acabar-com-o-real-e-unificar-moeda-latina/feed/ 3
Miriam Leitão: “O Brasil não melhorou, o mundo que piorou” https://www.contrafatos.com.br/miriam-leitao-o-brasil-nao-melhorou-o-mundo-que-piorou/ https://www.contrafatos.com.br/miriam-leitao-o-brasil-nao-melhorou-o-mundo-que-piorou/#comments Thu, 07 Apr 2022 21:38:35 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=40264 Jornalista fez análise controversa sobre o bom momento do mercado financeiro brasileiro

O Post Miriam Leitão: “O Brasil não melhorou, o mundo que piorou” apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Jornalista fez análise controversa sobre o bom momento do mercado financeiro brasileiro

Em mais uma declaração controversa e crítica ao governo, a jornalista Miram Leitão disse que o “Brasil não melhorou, mas o mundo que piorou bastante”. Na Globo News, questionada sobre o fato de o Brasil voltar a ser foco de investidores estrangeiros, com a bolsa de valores recebendo entrada frequente de capital externo, a jornalista mostrou-se pessimista.

– Não é que o Brasil melhorou. O Brasil está numa situação de dificuldade também, mas outros países pioraram muito – declarou, segunda ela, com base em conversas com economistas que analisaram o comportamento de investidores.

Miriam citou exemplos como o da Rússia, que passou a ser vista como “um parceiro não confiável”, sobretudo pela guerra contra a Ucrânia. Em seguida, ela citou Argentina, e Peru, com suas respectivas dificuldades no mercado financeiro.

Sobre a atual baixa do dólar (R$ 4,75), a jornalista apontou que se deve a uma “desvalorização exagerada” do real nos anos 2020 e 2021.

– No começo da pandemia o dólar estava em R$ 4,00, subiu para R$ 5,70 no fim do ano passado. Houve uma desvalorização de 42%, isso foi o pior desempenho das moedas dos emergentes – pontuou.

Em seu texto sobre o mesmo assunto na coluna do jornal O Globo, Miriam foi além e responsabilizou o presidente e suas “perturbações políticas e institucionais”.

– Em grande parte, aconteceu [desvalorização do real] pelas perturbações políticas e institucionais criadas pelo presidente. Da mesma forma que houve agora na Petrobras, Jair cria as crises e fica se debatendo nelas – declarou.


O Post Miriam Leitão: “O Brasil não melhorou, o mundo que piorou” apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/miriam-leitao-o-brasil-nao-melhorou-o-mundo-que-piorou/feed/ 3
Deputada critica Anitta: “Não me representa. Sinto vergonha” https://www.contrafatos.com.br/deputada-critica-anitta-nao-me-representa-sinto-vergonha/ https://www.contrafatos.com.br/deputada-critica-anitta-nao-me-representa-sinto-vergonha/#comments Sun, 03 Apr 2022 13:33:08 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=37531 Júlia Lucy afirmou que a música da artista reforça "o velho papel que a mulher brasileira sempre ocupou: papel de mulher gostosa, papel de objeto a ser consumido"

O Post Deputada critica Anitta: “Não me representa. Sinto vergonha” apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Júlia Lucy afirmou que a música da artista reforça “o velho papel que a mulher brasileira sempre ocupou: papel de mulher gostosa, papel de objeto a ser consumido”

Após a cantora Anitta alcançar o topo das mais tocadas do Spotify com a música Envolver, a deputada distrital Júlia Lucy criticou a música em suas redes sociais. Em um vídeo publicado no Instagram, a parlamentar afirmou que não se sente representada por Anitta, mas que sente “vergonha”.

Para Júlia Lucy, Envolver reforça “o velho papel que a mulher brasileira sempre ocupou: papel de mulher gostosa, papel de objeto a ser consumido”.

– Eu sou uma mulher livre, independente, luto por mulheres, mas não me sinto representada. Na realidade, sinto vergonha. E espero que as meninas não se espelhem no papel da Anitta e se espelhem em mulheres que quebram paradigmas e que fogem desse lugar-comum de objeto – destacou.

A parlamentar ainda lamentou que Anitta seja um ícone do “feminismo liberal”.

– Não há dúvidas de que Anitta é talentosa, porém esse incentivo à objetificação do corpo das mulheres é algo que me envergonha. Ela ganha o dinheiro dessa forma, mas vamos refletir sobre o que isso representa para nós, brasileiras. Qual é a imagem que se vende lá fora? De que a mulher brasileira é para sexo. Não sinto qualquer orgulho e lamento profundamente que ela hoje seja ícone do feminismo liberal – apontou.


O Post Deputada critica Anitta: “Não me representa. Sinto vergonha” apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/deputada-critica-anitta-nao-me-representa-sinto-vergonha/feed/ 1
Deputado protesta contra imagem de Bolsonaro enforcado https://www.contrafatos.com.br/deputado-protesta-contra-imagem-de-bolsonaro-enforcado/ https://www.contrafatos.com.br/deputado-protesta-contra-imagem-de-bolsonaro-enforcado/#comments Wed, 30 Mar 2022 05:00:04 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=35585 Roupa de boneco que representou o presidente, em um campus da UFMG, exibia as palavras “genocida”, “machista”, “racista” e “corrupto”

O Post Deputado protesta contra imagem de Bolsonaro enforcado apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Roupa de boneco que representou o presidente, em um campus da UFMG, exibia as palavras “genocida”, “machista”, “racista” e “corrupto”

O deputado federal Filipe Barros usou as redes sociais para criticar um registro feito no campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ele denunciou que no local foi exposto um boneco, que representava o presidente Jair e estava com a corda no pescoço.

– Não é a primeira vez que manifestações políticas dessa natureza ocorrem nas universidades brasileiras. Há duas semanas, a USP instalou em sua entrada uma faixa com a seguinte mensagem: “Bem-vindas, bem-vindos e bem-vindes ao nosso campus!” – escreveu.

Segundo informações da revista Oeste, nas roupas do boneco estavam escritas as palavras “genocida”, “machista”, “racista” e “corrupto”.

Já o episódio citado por Barros, a respeito da Universidade de São Paulo (USP), ocorreu há duas semanas, de acordo com a revista.


Bolsonaro debocha da esquerda: “Cuidado, vão criar o Bolsofeias”

Deputado quer barrar evento esquerdista com Lula na UERJ

Ciro Gomes ironiza a esquerda após união de Lula e Alckmin

‘Ex-rival’ de Coppolla na CNN, esquerdista Augusto Botelho se filia ao PSB


O Post Deputado protesta contra imagem de Bolsonaro enforcado apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/deputado-protesta-contra-imagem-de-bolsonaro-enforcado/feed/ 6
Deputado quer barrar evento esquerdista com Lula na UERJ https://www.contrafatos.com.br/deputado-quer-barrar-evento-esquerdista-com-lula-na-uerj/ https://www.contrafatos.com.br/deputado-quer-barrar-evento-esquerdista-com-lula-na-uerj/#comments Tue, 29 Mar 2022 03:45:03 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=35487 Alexandre Freitas foi à Justiça do Rio e ao TSE e apontou que o evento é "um exemplo nítido de campanha antecipada"

O Post Deputado quer barrar evento esquerdista com Lula na UERJ apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Alexandre Freitas foi à Justiça do Rio e ao TSE e apontou que o evento é “um exemplo nítido de campanha antecipada”

Nesta semana, o ex-presidente Luiz Inácio da Silva deve participar de um evento na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Se depender do deputado estadual Alexandre Freitas (Podemos-RJ), no entanto, o petista não deverá poder comparecer ao encontro Democracia e Igualdade para um novo modelo de desenvolvimento.

O parlamentar decidiu acionar a Justiça do Rio de Janeiro e também o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para suspender o evento da UERJ. Em sua ação popular, Alexandre Freitas diz que o reitor da universidade, Ricardo Lodi, “busca promover verdadeiro evento político–partidário com recursos e espaço públicos”.

De acordo com o deputado, Lodi, que se filiou ao Partido dos Trabalhadores (PT) recentemente, será o anfitrião do encontro na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Além de Lula, estão previstas ainda participação da ex-presidente Dilma Roussef, da presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), outras lideranças da sigla e ainda políticos de esquerda de outros países.

Alexandre Freitas considera que o reitor está “avançando em sua função administrativa de gestão de uma fundação pública estadual, mantida com recursos públicos e que deveria observar de forma estrita a moralidade administrativa como preceito constitucional, inclusive por se tratar de um jurista”.

– Esse tipo de evento é um exemplo nítido de campanha antecipada, além de um desvio de finalidade da universidade já que o reitor Ricardo Lodi parece se utilizar de seu cargo e das estruturas da UERJ para divulgar e celebrar um presidencial em ano de eleição – apontou o deputado.


“Último cara em quem votei foi o Lula”, diz Datena em entrevista

Grupo organiza protesto contra Lula no Centro de Niterói

“Pai dos Pobres”: Gleisi Hoffmann omite relógio de Lula avaliado em R$ 46 mil

Partido de Bolsonaro aciona TSE contra atos pró-Lula no Lollapalooza


O Post Deputado quer barrar evento esquerdista com Lula na UERJ apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/deputado-quer-barrar-evento-esquerdista-com-lula-na-uerj/feed/ 1
PT vai ao TSE contra proibição de “atos políticos” no Lollapalooza https://www.contrafatos.com.br/pt-vai-ao-tse-contra-proibicao-de-atos-politicos-no-lollapalooza/ https://www.contrafatos.com.br/pt-vai-ao-tse-contra-proibicao-de-atos-politicos-no-lollapalooza/#comments Mon, 28 Mar 2022 03:46:32 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=35393 Para o partido, impedir que os artistas se manifestem politicamente viola a Constituição

O Post PT vai ao TSE contra proibição de “atos políticos” no Lollapalooza apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Para o partido, impedir que os artistas se manifestem politicamente viola a Constituição

O PT entrou com uma representação junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a decisão do ministro Raul Araújo, integrante da Corte, que acolheu pedido do partido do presidente , o PL, e restringiu manifestações políticas no festival de música Lollapalooza. A legenda do ex-presidente Luiz Inácio da Silva argumenta que impedir que os artistas se manifestem politicamente viola a Constituição.

No entendimento de Araújo, as manifestações políticas de cantoras como Pabllo Vittar e Marina no Lollapalooza são propaganda eleitoral antecipada – portanto, irregular – por apresentarem Lula como supostamente “mais apto” que . Os dois são os principais candidatos ao Palácio do Planalto este ano e Lula é líder nas pesquisas de intenção de voto.

Para o Diretório Nacional do PT, contudo, a fala das artistas não pode ser considerada propaganda antecipada. “Conforme se observa da própria exordial, não houve qualquer pedido explícito de voto a favor de quaisquer pretensos candidatos, limitando-se apenas a exaltação de qualidades pessoais, o que é taxativamente autorizado pelo dispositivo legal”, diz trecho da representação enviada pelo partido ao TSE. “Há que se ressaltar, ainda, que a manifestação da referida artista em nada se assemelha ao chamado “showmício”, tendo em vista não ter ocorrido qualquer participação do suposto beneficiado, muito menos sua participação durante o ato.”

O PT pede que a decisão seja revista pelo ministro ou, caso isso não ocorra, seja remetida ao plenário do TSE. “Requer-se a integral reforma de decisão agravada, com o provimento do presente recurso e, consequentemente, o desprovimento integral dos pedidos formulados em exordial, reafirmando-se as liberdades e garantias constitucionais à liberdade de expressão e a vedação à censura”, afirma outro trecho do documento.


Grupo organiza protesto contra Lula no Centro de Niterói

“Pai dos Pobres”: Gleisi Hoffmann omite relógio de Lula avaliado em R$ 46 mil

Partido de Bolsonaro aciona TSE contra atos pró-Lula no Lollapalooza

Ciro Gomes ironiza a esquerda após união de Lula e Alckmin


O Post PT vai ao TSE contra proibição de “atos políticos” no Lollapalooza apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/pt-vai-ao-tse-contra-proibicao-de-atos-politicos-no-lollapalooza/feed/ 3