Romeu Zema - ContraFatos https://www.contrafatos.com.br/tag/romeu-zema/ Não há argumentos Wed, 22 May 2024 14:31:18 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.5 https://www.contrafatos.com.br/wp-content/uploads/2020/09/favicon-96x96-2.png Romeu Zema - ContraFatos https://www.contrafatos.com.br/tag/romeu-zema/ 32 32 Absolvido, Moro elogia TSE e fala até em se ‘orgulhar do Judiciário’ https://www.contrafatos.com.br/absolvido-moro-elogia-tse-e-fala-ate-em-se-orgulhar-do-judiciario/ https://www.contrafatos.com.br/absolvido-moro-elogia-tse-e-fala-ate-em-se-orgulhar-do-judiciario/#comments Wed, 22 May 2024 14:31:14 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=463390 Ex-ministro da Justiça disse que o julgamento foi 'técnico'

O Post Absolvido, Moro elogia TSE e fala até em se ‘orgulhar do Judiciário’ apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Ex-ministro da Justiça disse que o julgamento foi ‘técnico’

Após sua absolvição pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Sergio Moro, ex-juiz da Operação Lava Jato e atual senador pela União Brasil-PR, expressou sua satisfação com a decisão do tribunal e afirmou que “temos que nos orgulhar” do Judiciário brasileiro.

“Ontem, essa decisão com seu brilho próprio, o TSE proferiu essa decisão que acho que a opinião pública é unânime”, disse o ex-ministro da Justiça a jornalistas. “Tenho visto a imprensa e os comentaristas, todo mundo afirmando que o julgamento foi técnico, foi independente e foi correto. Não vi críticas ao conteúdo jurídico desse julgamento. E aí temos que nos orgulhar do nosso Judiciário que mostrou essa independência.”

Em 2022, Moro estava sendo processado judicialmente por uma acusação de “abuso de poder econômico”. As ações foram movidas pelo PT e o PL. Os partidos argumentaram que o parlamentar obteve benefícios ao se anunciar como pré-candidato à Presidência meses antes do início da campanha oficial e que os seus gastos excederam o limite permitido para quem concorreu a um assento no Senado.

O ministro Floriano de Azevedo Marques, relator do caso, rejeitou os recursos das duas legendas e emitiu um voto detalhado.

De acordo com Marques, “tais gastos se mostram censuráveis, mormente por candidatos que empenharam a bandeira da moralidade na política, todavia, para caracterizar uma conduta fraudulenta é preciso mais do que o estranhamento, indícios, suspeitas ou convicção, é preciso haver prova, e prova robusta”.

Segundo Moro, a alegação do PT e do PL foi “exagerada” e ele observou “votos muito sólidos” no julgamento do TSE. Ele observou que “A lei e a Justiça estavam ao meu lado”. Moro expressou sua gratidão ao ex-presidente Jair Bolsonaro e à bancada do PL no Senado, que, em suas palavras, tentou persuadir o partido a não recorrer ao TSE.

O senador enfatizou que seu plano agora é manter o foco em seu mandato no Senado, lugar onde sempre contou com o suporte de seus “pares”, conforme suas palavras.

O antigo magistrado expressou admiração pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), destacando que ele tem conduzido projetos significativos para a instituição. Além disso, Moro negou a possibilidade de concorrer à presidência em 2026, contudo, enfatizou que dará suporte a um candidato que não seja o presidente Luiz Inácio da Silva.

O senador mencionou o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), o governador de , (Republicanos), e o governador de Minas Gerais, (Novo) como possíveis concorrentes contra Lula.

Articulações antes do julgamento

Quando o processo de Moro foi apresentado ao TSE, o senador fez uma visita ao decano do Tribunal Federal, Gilmar Mendes, na esperança de iniciar uma conversa com a Corte.

Rodrigo Pacheco, o presidente do Senado, também trabalhou nos bastidores para defender Moro. Pacheco visitou o gabinete de Moraes e outros membros do TSE para pleitear a absolvição do congressista.

Mulher do senador se pronuncia

Em nota, a deputada Rosângela Moro (União Brasil-SP) afirmou que “o TSE honrou os votos de quase dois milhões de eleitores do Paraná e reconheceu a absoluta correção da campanha eleitoral”.

“Hoje, é dia para enaltecer a Justiça, agradecer aos familiares, amigos, eleitores e equipes que nos acompanharam a cada dia nessa jornada de injustiças”, disse. “Que venham as próximas batalhas. Que os perdedores aprendam a aceitar a derrota, pois essa é a verdadeira essência da democracia.” As informações são da Revista Oeste.


O Post Absolvido, Moro elogia TSE e fala até em se ‘orgulhar do Judiciário’ apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/absolvido-moro-elogia-tse-e-fala-ate-em-se-orgulhar-do-judiciario/feed/ 2
Bolsonaro convoca novo ato no dia 21, em Copacabana (RJ) https://www.contrafatos.com.br/bolsonaro-convoca-novo-ato-no-dia-21-em-copacabana-rj/ https://www.contrafatos.com.br/bolsonaro-convoca-novo-ato-no-dia-21-em-copacabana-rj/#respond Sat, 06 Apr 2024 19:13:45 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=438764 'Daremos continuidade ao que aconteceu em São Paulo, em 25 de fevereiro', disse o ex-presidente

O Post Bolsonaro convoca novo ato no dia 21, em Copacabana (RJ) apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
‘Daremos continuidade ao que aconteceu em São Paulo, em 25 de fevereiro’, disse o ex-presidente

O ex-presidente Jair (PL) fez um chamado para uma nova mobilização do povo. Um vídeo foi compartilhado nas redes sociais pelo pastor , na manhã de sábado, 6, no qual o antigo líder do Executivo solicita que os cidadãos brasileiros se reúnam na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, a partir das 10 horas do dia 25 de abril.

“Daremos continuidade ao que aconteceu em , em 25 de fevereiro”, disse Bolsonaro. “Estamos discutindo, levando informações para vocês sobre o Estado Democrático de Direito.”

No vídeo, o antigo mandatário declara que tem a intenção de abordar a “maior fake news da história do país”: a suposta minuta do golpe. Ele está se referindo às alegações que apontam que seu governo teria planejado um esquema para invalidar as eleições de 2022. Contudo, até agora, nenhuma evidência foi apresentada.

Bolsonaro quer um novo ato pela democracia

No dia 25 de fevereiro, uma grande multidão se reuniu na Avenida Paulista, a principal via de São Paulo, em um protesto para defender a democracia e as liberdades garantidas pela Constituição de 1988.

Os governadores Tarcísio Gomes de Freitas (SP), Ronaldo Caiado (GO), Jorginho Mello (SC) e (MG) estiveram presentes, além de Bolsonaro. O evento contou com a presença de mais de 200 políticos.

Nenhum incidente foi registrado pela Polícia Militar do Estado de São Paulo. A falta de cartazes e faixas foi observada. As únicas bandeiras erguidas foram a brasileira e a israelense, reafirmando o apoio de todos os presentes ao povo judeu em sua luta contra os terroristas do Hamas. As agressões de Lula a Israel no exterior, que motivaram um pedido de impeachment no Congresso, não foram esquecidas pelos participantes.

A visão aérea obtida por helicópteros é notável: desde 2016, durante o pico do processo de impeachment de Rousseff, o país não se engajava com tanta força. Bolsonaro expressou o ponto crucial: “Como temos um presidente sem povo?”, aludindo à ausência de Lula nas ruas e nas redes sociais.

Da mesma forma que no vídeo publicado neste sábado, foi Bolsonaro quem convocou a marcha na Avenida Paulista. Ele solicitou que os brasileiros ouvissem em público sua defesa das investigações da Polícia Federal, sob a ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O ex-mandatário enfrenta investigações em quase dez inquéritos diferentes: planejar um golpe de Estado, falsificar a carteira de vacinação contra a covid, revender joias que foram presentes de líderes do Oriente, e perturbar uma baleia jubarte na costa de São Paulo, entre outras acusações. As informações são da Revista Oeste.


O Post Bolsonaro convoca novo ato no dia 21, em Copacabana (RJ) apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/bolsonaro-convoca-novo-ato-no-dia-21-em-copacabana-rj/feed/ 0
Romeu Zema se reúne com Lula e chama presidente de democrata https://www.contrafatos.com.br/romeu-zema-se-reune-com-lula-e-chama-presidente-de-democrata/ https://www.contrafatos.com.br/romeu-zema-se-reune-com-lula-e-chama-presidente-de-democrata/#comments Thu, 07 Mar 2024 19:05:33 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=422658 Governador de Minas Gerais se encontrou com o petista para discutir a dívida de Minas Gerais com a União

O Post Romeu Zema se reúne com Lula e chama presidente de democrata apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Governador de Minas Gerais se encontrou com o petista para discutir a dívida de Minas Gerais com a União

Durante uma conferência de imprensa em , (Novo), governador de Minas Gerais, afirmou que tanto ele quanto o presidente Luiz Inácio da Silva “acreditam na democracia”. A afirmação foi feita após um encontro entre os dois políticos, ocorrido na quarta-feira, dia 6.

O governador Zema descreveu a reunião como “uma reunião tranquila” e afirmou que dialogou com Lula “em prol do Brasil”. O encontro entre os políticos visava discutir a dívida de Minas Gerais com a União e as consequências do desastre resultante do rompimento da barragem em Mariana, ocorrido em 2015.

“Foi uma reunião tranquila com o presidente, pois tanto ele quanto eu somos democratas, acreditamos na democracia, divergência de opinião nós temos até com cônjuge”, disse Zema, em coletiva. “Eu disse a ele que todos os prefeitos de Minas Gerais, inclusive os prefeitos do PT, são tratados com maior respeito pelo meu governo, estamos aqui em prol do Brasil […] e essas diferenças, enquanto nós estamos trabalhando, ficam de lado.”

Durante a coletiva, o governador de Minas Gerais indicou que a proposta de compensação pela devastação causada pela tragédia de Mariana (MG) deve ser submetida ainda este mês pelas corporações Samarco, BHP Billinton e Vale. Este debate ocorre em paralelo à contenda pela liderança da Vale.

Zema e Lula se encontram pela segunda vez em quase um mês. No mês anterior, o presidente esteve presente em um evento para o anúncio de investimentos em Minas Gerais.

Romeu Zema participou de ato pela democracia

A declaração de Romeu Zema atrai olhares, uma vez que o governador marcou presença no evento em prol da democracia na Avenida Paulista, que aconteceu em 25 de fevereiro. No passado, ele também já expressou críticas a Lula.

Em entrevista concedida ao jornal O Estado de S. Paulo, o governador mineiro expressou sua admiração pelo governo , creditando-lhe avanços significativos no Brasil e contribuições para o desenvolvimento do país. Adicionalmente, ele expressou sua preocupação quanto à possibilidade de uma gestão de Lula resultar em retrocessos. As informações são da Revista Oeste.


O Post Romeu Zema se reúne com Lula e chama presidente de democrata apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/romeu-zema-se-reune-com-lula-e-chama-presidente-de-democrata/feed/ 5
Esquerda convoca atos para pedir a prisão de Jair Bolsonaro https://www.contrafatos.com.br/esquerda-convoca-atos-para-pedir-a-prisao-de-jair-bolsonaro/ https://www.contrafatos.com.br/esquerda-convoca-atos-para-pedir-a-prisao-de-jair-bolsonaro/#comments Tue, 05 Mar 2024 16:48:11 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=421522 Manifestações estão previstas para 23 de março, nas 27 capitais do país

O Post Esquerda convoca atos para pedir a prisão de Jair Bolsonaro apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Manifestações estão previstas para 23 de março, nas 27 capitais do país

Grupos e entidades de esquerda organizaram protestos pedindo a detenção do ex-chefe de estado Jair . A manifestação ocorrerá no dia 23 de março, um sábado, em todas as 27 capitais do Brasil.

O chamado ocorreu alguns dias após o “ato pela democracia”, no dia 25 de fevereiro, que atraiu aproximadamente 750 mil pessoas na Avenida Paulista, em , e em suas proximidades.

Esse evento, convocado por Bolsonaro, contou com a participação de deputados, governadores de quatro estados – Tarcísio Gomes de Freitas (SP), (MG), Ronaldo Caiado (GO) e Jorginho Mello (SC), senadores, além do prefeito de São Paulo, (MDB).

Atualmente, a esquerda, em uma espécie de reação a Bolsonaro, argumenta que o ato é para solicitar a detenção do ex-chefe de Estado devido à investigação da Polícia Federal (PF) sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado.

Nas redes sociais, os partidos de esquerda convocam para o ato e trazem frases contra uma possível anistia aos envolvidos na investigação da PF e aos réus do 8 de janeiro. Durante o ato na Paulista, Bolsonaro defendeu a anistia aos acusados como forma de pacificar o país.

A Frente Povo Sem Medo (FPSM) e a Frente Brasil Popular, ambas convocadas pela esquerda, fazem parte da organização deste ato. Representantes do PT, do PCdoB, do Psol e de movimentos sociais acreditam que a maior aglomeração de pessoas ocorrerá na capital paulista e na capital baiana, Salvador.

Esquerda Organiza Manifestações Pedindo Prisão de Bolsonaro e Condenando Ações de Israel

Os organizadores indicam que as manifestações se focam em quatro temas principais: proteção da democracia; a oposição à anistia dos detidos no 8 de janeiro de 2023; o sexagésimo aniversário do golpe militar de 1964; e a cessação do “genocídio” na Palestina, expressão utilizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao comentar as ações de contra o grupo terrorista Hamas.

O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, declarou o líder petista como persona non grata, após ele comparar a contraofensiva israelense com o Holocausto. As informações são da Revista Oeste.


O Post Esquerda convoca atos para pedir a prisão de Jair Bolsonaro apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/esquerda-convoca-atos-para-pedir-a-prisao-de-jair-bolsonaro/feed/ 5
Lindbergh ameaça manifestantes pró-democracia: ‘Vão para a Papuda’ https://www.contrafatos.com.br/lindbergh-ameaca-manifestantes-pro-democracia-vao-para-a-papuda/ https://www.contrafatos.com.br/lindbergh-ameaca-manifestantes-pro-democracia-vao-para-a-papuda/#comments Sat, 02 Mar 2024 22:33:46 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=420042 Deputado do PT disse que apenas 'cúmplices do golpe' participariam do protesto

O Post Lindbergh ameaça manifestantes pró-democracia: ‘Vão para a Papuda’ apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Deputado do PT disse que apenas ‘cúmplices do golpe’ participariam do protesto

No dia 21 de fevereiro, quatro dias antes da manifestação pela democracia, Lindbergh Farias (PT-RJ), deputado federal, utilizou a tribuna da Câmara para intimidar os protestantes. De acordo com o deputado, aqueles que participassem da manifestação na Avenida Paulista seriam detidos logo após o término do protesto.

Durante seu discurso, Lindbergh Farias afirmou que participar da manifestação seria o mesmo que adquirir um bilhete direto para o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. É lá que se encontram os detidos pelos acontecimentos de 8 de janeiro de 2023.

“Vai ser preso”, afirmou o petista, referindo-se a um parlamentar que confirmou a presença no ato pela democracia. “Vai ficar demonstrado que, quem for na passeata do dia 25, está defendendo e é cúmplice de uma tentativa de golpe.”

A resposta a Lindbergh Farias

Centenas de milhares de indivíduos se reuniram na Avenida Paulista para uma manifestação em defesa da democracia e dos direitos garantidos pela Constituição de 1988. O ex-presidente marcou presença no evento, assim como governadores, incluindo Tarcísio Gomes de Freitas (SP), Ronaldo Caiado (GO), Jorginho Mello (SC) e Romeu Zema (MG), além do prefeito de São Paulo, . O evento contou com a participação de mais de 200 políticos.

A Polícia Militar do Estado de São Paulo não anotou nenhum evento perturbador. Não se tem notícia de placas ou faixas. As únicas bandeiras levantadas foram as do Brasil e de Israel; todos os presentes enfatizaram o suporte ao povo judeu na guerra contra os terroristas do Hamas. As críticas de Lula a Israel no cenário internacional — que resultaram em um pedido de impeachment no Congresso — foram recordadas pelos participantes.

A solicitação se baseia na Lei 1079/50, conhecida como Lei do Impeachment. O texto da constituição afirma que é crime de responsabilidade “auxiliar, por qualquer modo, nação inimiga a fazer a guerra ou a cometer hostilidade contra a República”.

A visão aérea obtida por helicópteros é surpreendente: desde 2016, quando o processo de impeachment de Rousseff estava em seu auge, o país não vivenciava uma mobilização tão intensa. A questão principal foi expressa por Bolsonaro: “Como temos um presidente sem povo?”, citando a solidão de Lula nas ruas e nas redes sociais.

Em defesa da liberdade

Bolsonaro foi quem convocou a manifestação nas mídias sociais: ele solicitou que os brasileiros escutassem, em local público, sua defesa das investigações da Polícia Federal, sob a direção do ministro Alexandre de Moraes, do Tribunal Federal (STF).

O ex-líder está sob investigação em quase dez inquéritos diferentes: conspirar para um golpe de Estado (apesar do esboço da proposta ser um artigo constitucional não acionado), falsificar um certificado de vacinação contra a Covid, revenda de joias presenteadas por líderes do , perturbação de uma baleia jubarte na costa de São Paulo, entre outros.

Bolsonaro, de fato, novamente refutou a versão de Moraes e da imprensa tradicional sobre a suposta tentativa de golpe no país – utilizando a emblemática figura do vendedor de algodão doce. Ele solicitou que o STF reconsiderasse a dosagem das penas – de 14 a 17 anos de prisão – para os indivíduos que estiveram presentes na infame tarde de 8 de janeiro do ano passado em Brasília. O Brasil precisa avançar além do dia 8 de janeiro de 2023.

O ex-presidente deixou a Paulista com o que ele queria: uma fotografia. “Essa fotografia vai rodar o mundo”, afirmou, do alto do trio elétrico. As informações são da Revista Oeste.


O Post Lindbergh ameaça manifestantes pró-democracia: ‘Vão para a Papuda’ apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/lindbergh-ameaca-manifestantes-pro-democracia-vao-para-a-papuda/feed/ 4
Zema confirma presença em ato a favor de Bolsonaro https://www.contrafatos.com.br/zema-confirma-presenca-em-ato-a-favor-de-bolsonaro/ https://www.contrafatos.com.br/zema-confirma-presenca-em-ato-a-favor-de-bolsonaro/#comments Sat, 24 Feb 2024 15:57:59 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=416096 Governador de Minas Gerais estará presente na Avenida Paulista na tarde deste domingo, 25

O Post Zema confirma presença em ato a favor de Bolsonaro apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Governador de Minas Gerais estará presente na Avenida Paulista na tarde deste domingo, 25

Outro político garantiu sua participação na manifestação agendada para a tarde de domingo, 25, na Avenida Paulista. O Governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), anunciou que irá comparecer ao evento em apoio ao ex-presidente (PL).

Com a confirmação da presença de Zema, o total de governadores que estarão em São Paulo amanhã agora é de quatro. Anteriormente, Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás, e Jorginho Mello (PL), de Santa Catarina, já haviam declarado que visitariam a Avenida Paulista neste fim de semana. (Republicanos), governador de São Paulo, também já havia anunciado sua presença de maneira antecipada.

A notícia sobre a viagem de Zema a São Paulo foi primeiramente divulgada pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, e pelo portal Poder360, que atribuiu a confirmação ao pastor , um dos organizadores do evento. (PL-MG), deputado federal que também participará do ato em apoio a Bolsonaro, foi mais um a confirmar que o governador de Minas Gerais se unirá à manifestação.

Zema e outras autoridades no ato em favor de Bolsonaro

A presença de políticos na Avenida Paulista durante o protesto de apoio ao ex-presidente Bolsonaro não se limita a Zema e alguns governadores. No total, mais de uma centena de autoridades eleitas declararam que marcarão presença na cidade de São Paulo neste domingo. O conjunto inclui, entre outros, dezenas de deputados federais, o prefeito de São Paulo, (MDB), e pelo menos oito senadores.

  • Marcos Pontes (PL-SP);
  • Jaime Bagattoli (PL-RO);
  • Jorge Seif (PL-SC);
  • Magno Malta (PL-ES);
  • Marcos Rogério (PL-RO);
  • Rogério Marinho (PL-RN);
  • Wilder Morais (PL-GO); e
  • Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

O Post Zema confirma presença em ato a favor de Bolsonaro apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/zema-confirma-presenca-em-ato-a-favor-de-bolsonaro/feed/ 2
Moraes estabelece prazo para Zema esclarecer falas sobre imunização https://www.contrafatos.com.br/moraes-estabelece-prazo-para-zema-esclarecer-falas-sobre-imunizacao/ https://www.contrafatos.com.br/moraes-estabelece-prazo-para-zema-esclarecer-falas-sobre-imunizacao/#comments Fri, 16 Feb 2024 22:03:09 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=411930 A ação foi movida por parlamentares do Psol mineiro; o governador de Minas tem até 5 dias para se defender

O Post Moraes estabelece prazo para Zema esclarecer falas sobre imunização apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
A ação foi movida por parlamentares do Psol mineiro; o governador de Minas tem até 5 dias para se defender

O ministro do Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, estabeleceu um prazo de cinco dias para que Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais, esclareça a decisão de permitir matrículas de crianças nas escolas estaduais sem a exigência de comprovação de vacina. A publicação ocorreu nesta quinta-feira, 15, e a ação foi iniciada por parlamentares do Psol de Minas Gerais.

Em um vídeo recente, sem detalhar a qual vacina se referia, Zema foi visto ao lado do deputado federal (PL-MG) e do senador Cleiton Gontijo (Republicanos-MG), também conhecido como Cleitinho. Ele afirmou que as crianças poderão comparecer às escolas estaduais mesmo sem serem vacinadas.

“Aqui em Minas, todo aluno, independentemente de ter ou não [se] vacinado, terá acesso às escolas”, disse Zema.

O senador Cleitinho então confirma que eles “são a favor, sim, da ciência” na mesma proporção em que também são “a favor da liberdade”.

Governador enfatiza a necessidade da educação escolar para crianças

O governador, em entrevista à CNN logo após a divulgação do vídeo, enfatizou a necessidade de todas as crianças frequentarem a escola. Ele destacou que o aprendizado de ciência é a base intelectual essencial para suas futuras decisões.

“Toda criança tem o direito de frequentar a escola, isso é inquestionável”, disse. “A criança vai ter uma merenda boa, vai ter boas escolas e vai, principalmente, aprender ciência, para que no futuro ela tenha condições, diferente do que já aconteceu no passado, queremos que ela venha a decidir se quer ou não ser vacinada.”

A ação judicial, apresentada no STF por deputadas estaduais e vereadores do PSOL de diversos municípios, solicita a remoção do vídeo das redes sociais, estipulando uma multa diária de R$ 5 mil em caso de não cumprimento.

Polêmica em Torno da Vacinação contra Covid-19 em Crianças

Desde o 1º de janeiro, a imunização contra a covid-19 em crianças de 6 meses a 5 anos tornou-se parte do Calendário Nacional de Vacinação.

O anúncio da medida pelo do governo petista de , no final de outubro de 2023, gerou controvérsia e polêmica entre pais e profissionais de sobre essa inoculação. As informações são da Revista Oeste.


O Post Moraes estabelece prazo para Zema esclarecer falas sobre imunização apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/moraes-estabelece-prazo-para-zema-esclarecer-falas-sobre-imunizacao/feed/ 6
Michelle Bolsonaro surpreende nas pesquisas para 2026, superando Tarcísio de Freitas https://www.contrafatos.com.br/michelle-bolsonaro-surpreende-nas-pesquisas-para-2026-superando-tarcisio-de-freitas/ https://www.contrafatos.com.br/michelle-bolsonaro-surpreende-nas-pesquisas-para-2026-superando-tarcisio-de-freitas/#respond Sat, 10 Feb 2024 04:57:38 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=408315 Michelle Bolsonaro supera governador em pesquisa presidencial para 2026, segundo Instituto Paraná

O Post Michelle Bolsonaro surpreende nas pesquisas para 2026, superando Tarcísio de Freitas apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Michelle Bolsonaro supera governador em pesquisa presidencial para 2026, segundo Instituto Paraná

Em um levantamento nacional conduzido pelo Instituto Paraná a pedido do PL, encabeçado por e Valdemar Costa Neto, a ex-primeira-dama (PL) se sobressai até mesmo em relação ao renomado governador (Republicanos) na disputa presidencial para 2026.

No cenário em que Michelle é apresentada como candidata, a pesquisa mostra (PT) com 37,6% das preferências, seguido por Michelle com 23%. (PDT) é visto com 9,3%, Romeu Zema (Novo) com 6,5%, Ratinho Junior (PSD) com 5,1%, Ronaldo Caiado (União) com 1,9% e Helder Barbalho (MDB) com 0,9%. Votos em branco e nulos totalizam 11,2% e aqueles indecisos, 4,4%.

No cenário em que Tarcísio é o candidato, Lula continua liderando com 37,4%, enquanto Tarcísio tem 17,4%, Ciro 10,3%, Ratinho Junior 6,2%, Zema 5,8%, Caiado 2,1% e Barbalho 1,1%. O percentual de votos brancos e nulos sobe para 15,1% e o de indecisos alcança 4,5%.

No segundo turno das simulações, Lula detém 45,4% contra 38,7% de Michelle, e em oposição a Tarcísio, Lula atinge 45,8% em comparação aos 34,6% do governador.

A pesquisa destaca que Michelle supera Tarcísio nos cenários estimulados. Contudo, na modalidade espontânea, Tarcísio possui uma pequena vantagem sobre Michelle, mesmo que ambos não excedam 1% das intenções de voto.

A pesquisa, que entrevistou 2.026 eleitores de 26 estados e do Distrito Federal de 24 a 28 de janeiro, possui uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais.


O Post Michelle Bolsonaro surpreende nas pesquisas para 2026, superando Tarcísio de Freitas apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/michelle-bolsonaro-surpreende-nas-pesquisas-para-2026-superando-tarcisio-de-freitas/feed/ 0
Zema após desistir de em evento do 8/1: ‘Se transformou em evento político’ https://www.contrafatos.com.br/zema-apos-desistir-de-em-evento-do-8-1-se-transformou-em-evento-politico/ https://www.contrafatos.com.br/zema-apos-desistir-de-em-evento-do-8-1-se-transformou-em-evento-politico/#comments Mon, 08 Jan 2024 23:28:06 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=390699 Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, decide não participar de evento em defesa da democracia em Brasília

O Post Zema após desistir de em evento do 8/1: ‘Se transformou em evento político’ apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, decide não participar de evento em defesa da democracia em Brasília

O governador de Minas Gerais, (Novo), optou por não participar do evento em “defesa da democracia” que ocorreu nesta segunda-feira (8) em .

Em um vídeo divulgado, o governador explicou que estava em Brasília no dia 8 de janeiro para tratar das questões financeiras do estado de Minas Gerais. Ele havia inicialmente confirmado sua presença no evento, mas ao receber informações de que este havia se transformado em um “evento político”, decidiu desistir.

“Estava programada minha participação em um evento institucional no Congresso, mas, infelizmente, recebi informações de que ele se tornou um evento político, e por isso não comparecerei. Sou totalmente a favor da democracia. Aqueles que praticaram vandalismo precisam ser responsabilizados. E o Brasil precisa depender menos de política e mais de gestão para resolver seus problemas. É isso que estamos fazendo em Minas Gerais”, afirmou Zema em vídeo compartilhado em suas redes sociais.

O evento reuniu diversas autoridades para relembrar o aniversário dos atos de vandalismo ocorridos na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Durante a cerimônia, discursaram figuras como o presidente da República, Luiz Inácio da Silva (PT); o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes; e o presidente do Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso.


O Post Zema após desistir de em evento do 8/1: ‘Se transformou em evento político’ apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/zema-apos-desistir-de-em-evento-do-8-1-se-transformou-em-evento-politico/feed/ 3
Zema nega intenção de diminuir outras regiões com união do Sul e Sudeste https://www.contrafatos.com.br/zema-nega-intencao-de-diminuir-outras-regioes-com-uniao-do-sul-e-sudeste/ https://www.contrafatos.com.br/zema-nega-intencao-de-diminuir-outras-regioes-com-uniao-do-sul-e-sudeste/#comments Mon, 07 Aug 2023 02:13:27 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=308847 Governador Romeu Zema esclarece intenções sobre o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud)

O Post Zema nega intenção de diminuir outras regiões com união do Sul e Sudeste apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Governador Romeu Zema esclarece intenções sobre o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud)

Neste domingo (6), o governador (Novo) esclareceu que não teve a intenção de criar divisões entre os estados que compõem o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) em detrimento das regiões Norte e Nordeste.

“A união do Sul e Sudeste jamais será pra diminuir outras regiões. Não é ser contra ninguém, e sim a favor de somar esforços. Diálogo e gestão são fundamentais pro país ter mais oportunidades. A distorção dos fatos provoca divisão, mas a força do Brasil tá no trabalho em união”, escreveu o governador de Minas Gerais.

A declaração de Zema surge após receber críticas de ministros do governo , governadores e políticos em relação à entrevista concedida ao jornal Estado de S. Paulo no sábado (5). O governador de Minas Gerais defendeu a união do seu estado com , Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com o objetivo de obter maior protagonismo político.

Na entrevista veiculada no sábado, Zema explicou que o bloco Cosud deveria buscar maior protagonismo e destacou a necessidade de ações conjuntas desses estados para proteger seus interesses no Congresso Nacional, frente a possíveis perdas econômicas em resposta aos estados do Norte e Nordeste.

O governador utilizou como exemplo a articulação do Cosud na reforma tributária, que resultou em uma redistribuição de poder político no Conselho Federativo, aumentando a influência dos estados do Sul e Sudeste em detrimento do Norte e Nordeste. O ministro da , Flávio Dino (PSB-MA), manifestou que Zema está fomentando divisões regionais.


O Post Zema nega intenção de diminuir outras regiões com união do Sul e Sudeste apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/zema-nega-intencao-de-diminuir-outras-regioes-com-uniao-do-sul-e-sudeste/feed/ 6