Fábio Wajngarten - ContraFatos https://www.contrafatos.com.br/tag/fabio-wajngarten/ Não há argumentos Thu, 06 Jun 2024 04:48:12 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.5 https://www.contrafatos.com.br/wp-content/uploads/2020/09/favicon-96x96-2.png Fábio Wajngarten - ContraFatos https://www.contrafatos.com.br/tag/fabio-wajngarten/ 32 32 MST ataca sede do PL em São Paulo para ‘defender natureza’ https://www.contrafatos.com.br/mst-ataca-sede-do-pl-em-sao-paulo-para-defender-natureza/ https://www.contrafatos.com.br/mst-ataca-sede-do-pl-em-sao-paulo-para-defender-natureza/#comments Thu, 06 Jun 2024 04:48:09 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=471197 Integrantes do MST atacaram a sede do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro com tinta vermelha, lama e ovos

O Post MST ataca sede do PL em São Paulo para ‘defender natureza’ apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Integrantes do MST atacaram a sede do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro com tinta vermelha, lama e ovos

A sede do PL em foi vandalizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no final da manhã desta quarta-feira, 5. A sede do partido do ex-presidente foi atacada com tinta vermelha, lama e ovos. A ocorrência foi registrada através de um boletim de ocorrência (B.O.). Até o momento da publicação deste texto, a direção do PL não havia se manifestado. No entanto, o partido registrou um boletim de ocorrência.

Segundo informações obtidas pelo Estadão, pelo menos 30 indivíduos saíram de uma van e iniciaram um ato de vandalismo. O MST, em seu site oficial, afirmou que a ação “teve o objetivo de denunciar a atuação do partido e de outras siglas da direita na aprovação do ‘Pacote da Destruição’, conjunto de leis que buscam flexibilizar a legislação ambiental”.

A Polícia Militar (PM) foi chamada para prevenir conflitos e restaurar a normalidade. Com a ocorrência registrada, é esperado que a Polícia Civil inicie um inquérito para examinar o incidente. A primeira etapa será reconhecer os militantes envolvidos. Segundo relatos de testemunhas, os membros do MST que participaram do incidente tinham os rostos encobertos.

Ainda não se sabe a extensão do dano causado. O conjunto de medidas que o MST denomina como “Pacote da Destruição” é formado por 25 projetos de lei e três Propostas de Emenda à Constituição (PECs). Segundo o grupo, muitos dos parlamentares que apoiam essas propostas são de partidos conservadores, como o PL, “que ainda mantém em sua agenda uma atuação em função da destruição ambiental”, conforme mencionaram. Até agora, não há registro de detenções relacionadas ao protesto.

Assessor e advogado do ex-presidente Jair , se manifestou nas redes sociais, chamando a ação de “ato contra a democracia”. “É inadmissível e inaceitável o ataque que sofreu a sede do Partido Liberal em São Paulo. É um ato contra a democracia, é um ato contra a ordem democrática do Brasil. Faz-se, de forma enérgica, investigar e punir os responsáveis”, criticou o advogado.


O Post MST ataca sede do PL em São Paulo para ‘defender natureza’ apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/mst-ataca-sede-do-pl-em-sao-paulo-para-defender-natureza/feed/ 2
PM e Casal são presos por Tentativa de Roubo em Prédio de André Mendonça e Fábio Wajngarten https://www.contrafatos.com.br/pm-e-casal-sao-presos-por-tentativa-de-roubo-em-predio-de-andre-mendonca-e-fabio-wajngarten/ https://www.contrafatos.com.br/pm-e-casal-sao-presos-por-tentativa-de-roubo-em-predio-de-andre-mendonca-e-fabio-wajngarten/#comments Thu, 02 May 2024 03:07:08 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=452339 Policia Civil desmantela quadrilha que invadia prédios de luxo em São Paulo; policial militar entre os detidos

O Post PM e Casal são presos por Tentativa de Roubo em Prédio de André Mendonça e Fábio Wajngarten apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Policia Civil desmantela quadrilha que invadia prédios de luxo em São Paulo; policial militar entre os detidos

A Polícia Civil desmantelou nesta quarta-feira (1º) uma gangue especializada em invadir prédios de luxo em . Entre os presos, encontra-se um policial militar que utilizava informações privilegiadas do sistema “Detecta” do governo paulista para ajudar os criminosos, conforme informado pela TV Bandeirantes.

Maria Luyza Silva de Oliveira e Thiago dos Santos Moura, um casal, eram os culpados por realizar os assaltos. Fingindo ser parentes de residentes, eles se apresentavam nas entradas dos edifícios e, caso a segurança fosse negligente, conseguiam adentrar. Durante um de seus mais recentes ataques, que ocorreu no prédio onde reside o ministro do Tribunal Federal (STF), , eles imobilizaram dois jovens e escaparam com uma mala repleta de joias.

A seleção dos apartamentos a serem roubados era realizada com base em dados fornecidos pelo policial militar Fernando Antônio Ferreira, que exercia suas funções em um batalhão em Ourinhos, localizado no interior de São Paulo. Ele utilizava o sistema Detecta para checar a placa dos veículos dos residentes e determinar quando estes estavam ausentes de suas residências.

Utilizando tais informações, o casal realizava invasões aos apartamentos, subtraindo joias, roupas, equipamentos eletrônicos e outros itens valiosos. O prédio do ministro Mendonça foi um dos alvos, assim como o edifício residencial de Fabio Wajngarten, ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social do governo de e advogado do ex-presidente.

A revelação do plano criminoso ocorreu após um membro da gangue tentar, sem sucesso, entrar no apartamento de Wajngarten no mês anterior. O criminoso, que se fazia passar por sobrinho do ex-ministro, abandonou o plano devido à demora do porteiro em permitir a entrada.

A prisão preventiva de Fernando Antônio Ferreira, policial militar, bem como de Maria Luyza e Thiago, foi efetuada. Os demais membros da quadrilha ainda estão foragidos. A investigação da Polícia Civil está em andamento para identificar a envolvimento de outros indivíduos nos delitos.


O Post PM e Casal são presos por Tentativa de Roubo em Prédio de André Mendonça e Fábio Wajngarten apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/pm-e-casal-sao-presos-por-tentativa-de-roubo-em-predio-de-andre-mendonca-e-fabio-wajngarten/feed/ 1
Wajngarten afirma que o STF não tem nada contra Bolsonaro https://www.contrafatos.com.br/wajngarten-afirma-que-o-stf-nao-tem-nada-contra-bolsonaro/ https://www.contrafatos.com.br/wajngarten-afirma-que-o-stf-nao-tem-nada-contra-bolsonaro/#comments Sun, 11 Feb 2024 03:37:48 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=408823 Ex-presidente condena e rejeita 'qualquer uso da força', afirma advogado

O Post Wajngarten afirma que o STF não tem nada contra Bolsonaro apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Ex-presidente condena e rejeita ‘qualquer uso da força’, afirma advogado

O advogado de (PL), Fabio Wajngarten, afirmou que “provou” que o Tribunal Federal (STF) “não tem nada contra” o ex-presidente.

Segundo Wajngarten, a suposta probação de um golpe, que foi encontrada na sede do Partido Liberal (PL), em , na verdade é uma cópia impressa de um arquivo que estava armazenado no celular do tenente-coronel Mauro Cid, ex-assistente de ordens do ex-presidente. As declarações foram dadas ao site Poder360, na sexta-feira 9.

“Acho que o dia de ontem começou ruim e terminou melhor”, disse Wajngarten. “Isso porque não tínhamos inicialmente acesso aos autos e depois desmentimos que o tema da tal minuta seria novo. A Polícia Federal (PF) bateu o pé, mas provamos que o conteúdo é o mesmo do que foi encontrado com Mauro Cid.”

Wajngarten declara que Bolsonaro é contra qualquer uso de força

O representante legal de também afirmou que o vídeo que embasou a operação Tempus Veritatis da PF é a “materialização completa de que o presidente jamais apoiou qualquer ato que fosse fora das quatro linhas da lei”.

“Trata-se de uma demonstração clara, direta e objetiva que o presidente nunca concordou ou apoiou nada que não fosse republicano”, disse Wajngarten. “Todas as opiniões dele são públicas, noticiadas e conhecidas. Não tem nada escondido, pois faz parte do jogo político.”

Na sexta-feira, o ministro do STF suspendeu o sigilo do vídeo. Wajngarten comentou o conteúdo do vídeo em suas redes sociais, onde afirmou que “ficou absolutamente claro que o presidente condena e rejeita qualquer uso da força.”

Na quinta-feira, dia 8, uma operação da PF direcionada a Bolsonaro e seus aliados foi autorizada por Moraes. Na decisão, o ministro afirmou que o ex-presidente teria “redigido e ajustado” um decreto solicitando a prisão de autoridades e a convocação de novas eleições.

O documento da Polícia Federal indicou que Bolsonaro chamou para reuniões militares de alta patente do Exército para discutir sobre um regime de exceção. O edital supostamente teria determinado a detenção dos ministros do Supremo Tribunal Federal, Moraes e Gilmar Mendes, bem como do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Também estava nos planos convocar novas eleições. As informações são da Revista Oeste.


O Post Wajngarten afirma que o STF não tem nada contra Bolsonaro apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/wajngarten-afirma-que-o-stf-nao-tem-nada-contra-bolsonaro/feed/ 3
Em ano de eleições, Bolsonaro é proibido de se comunicar com o presidente do PL https://www.contrafatos.com.br/em-ano-de-eleicoes-bolsonaro-e-proibido-de-se-comunicar-com-o-presidente-do-pl/ https://www.contrafatos.com.br/em-ano-de-eleicoes-bolsonaro-e-proibido-de-se-comunicar-com-o-presidente-do-pl/#comments Thu, 08 Feb 2024 21:11:26 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=407584 Ministro Alexandre de Moraes proíbe ex-presidente de se comunicar com investigados em nova operação

O Post Em ano de eleições, Bolsonaro é proibido de se comunicar com o presidente do PL apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Ministro Alexandre de Moraes proíbe ex-presidente de se comunicar com investigados em nova operação

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e , chefe do seu partido, estão com a comunicação entre si restrita após serem o foco de uma ação da Polícia Federal que analisa uma possível tentativa de golpe de Estado para anular as eleições de 2022. A decisão foi estabelecida pelo membro do Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que também solicitou a entrega do passaporte de Bolsonaro no prazo de 24 horas.

A estratégia eleitoral do PL para as eleições municipais deste ano é diretamente afetada pela operação da Polícia Federal, autorizada por Moraes, uma vez que a determinação do magistrado impede Bolsonaro de discutir a campanha com Valdemar.

, advogado de Bolsonaro, assegurou nas plataformas online que o ex-chefe de estado acatará a decisão do tribunal, entregando seu passaporte aos órgãos responsáveis. Ele também compartilhou que Tércio Arnaud Thomaz, antigo assessor de Bolsonaro e membro do ‘gabinete do ódio’, regressará a em obediência à ordem de não interagir com os demais suspeitos.

O fato de Bolsonaro ter informado ao STF sobre sua saída do Brasil em viagens internacionais anteriores também foi ressaltado por Wajngarten, como foi o caso de um convite para visitar a Argentina feito pelo governo eleito.

No âmbito das redes sociais, (PL-SP), filho do ex-chefe de estado, expressou críticas à operação e declarou que a política brasileira está sendo determinada pelo Supremo.


O Post Em ano de eleições, Bolsonaro é proibido de se comunicar com o presidente do PL apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/em-ano-de-eleicoes-bolsonaro-e-proibido-de-se-comunicar-com-o-presidente-do-pl/feed/ 3