Rogério Marinho aciona PGR para investigar possível abuso de autoridade por ministro da Comunicação
O líder da oposição no Senado, o senador Rogério Marinho (PL-RN), apresentou na última sexta-feira (10) um pedido de investigação contra o ministro da Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência, Paulo Pimenta. O documento, enviado à Procuradoria-Geral da República (PGR), sugere a possibilidade de abuso de poder estatal com o objetivo de reprimir e censurar críticas ao Governo Lula. Ele destaca que o responsável pela comunicação do governo solicitou ao Ministério da Justiça a abertura de investigações criminais contra parlamentares e cidadãos que questionaram a atuação do governo federal na tragédia ocorrida no Rio Grande do Sul.
Rogério Marinho alega que as atividades de Pimenta podem ser interpretadas como um desvio de propósito público e uma repressão ilegal à liberdade de expressão. Segundo o líder da oposição, o ministro do governo Lula está usando a situação de calamidade pública como uma oportunidade para silenciar críticas e calar a oposição. O senador enfatiza a seriedade da decisão do chefe da Secom em usar o poder do Estado para investigar e “mandar prender” os opositores do governo, sob acusação de disseminação de desinformação, ameaçando as garantias constitucionais de liberdade de expressão e a imunidade parlamentar.
Na representação, Rogério Marinho pede que a PGR avalie a legalidade e a moralidade das ações de Paulo Pimenta, especialmente em relação ao direito de fiscalizar e criticar as ações do Poder Executivo Federal, garantida pela Constituição aos membros do Congresso. O documento destaca a importância de se manter uma administração pública transparente e sujeita ao escrutínio público. O líder da oposição sustenta que o abuso no uso da máquina pública para censurar a oposição não pode ser tolerado em uma sociedade democrática.
Prezado Senador Marinho. Infelizmente, sabemos que a PGR não fará absolutamente nada contra esse elemento do governo. Mas a sua ação prova sua aguerrida luta, tão valiosa para o momento.
O Ministro Paulo Pimenta fes com certeza fake( informações falsas) no casa das multas . Ele vai ser incluído no inquérito do AM? Ele não estaria obstruindo a verdade ?