Oriente - ContraFatos https://www.contrafatos.com.br/tag/oriente/ Não há argumentos Thu, 06 Jun 2024 19:15:18 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.5 https://www.contrafatos.com.br/wp-content/uploads/2020/09/favicon-96x96-2.png Oriente - ContraFatos https://www.contrafatos.com.br/tag/oriente/ 32 32 Lula Passará Semana Dos Namorados Na Suíça E Itália https://www.contrafatos.com.br/lula-passara-semana-dos-namorados-na-suica-e-italia/ https://www.contrafatos.com.br/lula-passara-semana-dos-namorados-na-suica-e-italia/#comments Thu, 06 Jun 2024 16:32:14 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=471449 Presidente Lula irá a Genebra para reunião da OIT, confirma Palácio do Planalto

O Post Lula Passará Semana Dos Namorados Na Suíça E Itália apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Presidente Lula irá a Genebra para reunião da OIT, confirma Palácio do Planalto

O presidente Luiz Inácio da Silva (PT) tem uma viagem confirmada para Genebra, na Suíça, conforme anunciado pelo Palácio do Planalto na terça-feira (04). A visita está programada para o dia 13 de junho, onde ele irá participar de uma reunião da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esta jornada faz parte da agenda oficial do presidente e ocorre na mesma semana do dia dos namorados.

Ainda não foi confirmada até o momento a participação da primeira-dama, Janja Lula da Silva (PT), na comitiva presidencial.

Durante sua estadia em Genebra, Lula tem programado um encontro com o diretor-geral da OIT, Gilbert F. Houngbo, como parte da 112ª Conferência Internacional do Trabalho.

A visita à Suíça marca o 29º país visitado pelo presidente brasileiro durante seu 3º mandato e é uma decisão que não estava prevista em sua agenda até recentemente.

Além da viagem à Suíça, Lula também planeja estar na nos dias 14 e 15 para participar da Cúpula do G7, onde os principais países do mundo discutirão assuntos como os conflitos entre Rússia e Ucrânia, e a situação no Médio, incluindo a guerra entre Israel e o grupo terrorista palestino .

Antes da confirmação, a presença do presidente brasileiro nos dois eventos estava em dúvida devido às condições climáticas no Rio Grande do Sul (RS) e aos desafios na articulação política do federal.

No entanto, o Palácio do Planalto avaliou que as condições no RS melhoraram e que houve progresso na articulação política após reuniões recentes.


O Post Lula Passará Semana Dos Namorados Na Suíça E Itália apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/lula-passara-semana-dos-namorados-na-suica-e-italia/feed/ 1
Bolsonaro critica Lula por Fracasso em negociar com Hamas pela libertação de brasileiro https://www.contrafatos.com.br/bolsonaro-critica-lula-por-fracasso-em-negociar-com-hamas-pela-libertacao-de-brasileiro/ https://www.contrafatos.com.br/bolsonaro-critica-lula-por-fracasso-em-negociar-com-hamas-pela-libertacao-de-brasileiro/#respond Sun, 26 May 2024 23:56:43 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=465777 Bolsonaro critica Lula por suposta falha na negociação com Hamas para libertação de refém

O Post Bolsonaro critica Lula por Fracasso em negociar com Hamas pela libertação de brasileiro apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Bolsonaro critica Lula por suposta falha na negociação com Hamas para libertação de refém

No sábado (25), o ex-presidente Jair (PL) expressou críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acusando-o de falhar na negociação com o pela libertação de Michel Nisenbaum, de 59 anos, que acabou sendo morto pelo grupo terrorista após os ataques ocorridos em 7 de outubro de 2023. Na sexta-feira anterior, Israel havia informado que o corpo de Nisenbaum foi resgatado após uma operação realizada pelas Forças de Defesa de Israel (FDI) na quinta-feira (23).

“O Hamas executou o refém brasileiro e Lula, mais uma vez, não foi ouvido (se é que ele se empenhou) pelos seus amigos terroristas”, disse Bolsonaro ao compartilhar uma declaração de Lula sobre o conflito no Médio. No sábado, o petista afirmou que Israel “continua matando mulheres e crianças” na .

“Também quero pedir para vocês uma solidariedade às mulheres e crianças que estão morrendo na Palestina por conta da irresponsabilidade do governo de Israel, que continua matando mulheres e crianças. E a gente não pode se calar diante das aberrações. A gente não pode deixar de ser solidário. Porque amanhã a gente vai precisar de solidariedade”, disse Lula em Guarulhos (SP).

Apesar de não citar o brasileiro no evento de sábado, Lula lamentou a morte de Nisenbaum na sexta-feira (24). “Soube, com imensa tristeza, da morte de Michel Nisenbaum, brasileiro mantido refém pelo Hamas. Conheci sua irmã e filha, e sei do amor imenso que sua família tinha por ele”, declarou Lula em seu perfil no “X”.

Para o Poder360, a família de Nisenbaum expressou sua decepção com o petista, afirmando que ele “não ajudou” no resgate.

Na publicação em questão, Bolsonaro trouxe à tona o episódio envolvendo a ex-parlamentar Ingrid Betancourt. Em 2002, Betancourt foi raptada pelas Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), sendo mantida como refém em um cativeiro na floresta colombiana até 2008. Além disso, ele expressou críticas ao Foro de , uma organização fundada em 1990 por Lula e pelo antigo presidente cubano Fidel Castro.


O Post Bolsonaro critica Lula por Fracasso em negociar com Hamas pela libertação de brasileiro apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/bolsonaro-critica-lula-por-fracasso-em-negociar-com-hamas-pela-libertacao-de-brasileiro/feed/ 0
Quem é o presidente linha-dura do Irã que sofreu acidente de helicóptero https://www.contrafatos.com.br/quem-e-o-presidente-linha-dura-do-ira-que-sofreu-acidente-de-helicoptero/ https://www.contrafatos.com.br/quem-e-o-presidente-linha-dura-do-ira-que-sofreu-acidente-de-helicoptero/#comments Mon, 20 May 2024 03:36:36 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=462093 Ebrahim Raisi é apontado como protegido do aiatolá Ali Khamenei e seu possível sucessor para sua posição na teocracia xiita do país

O Post Quem é o presidente linha-dura do Irã que sofreu acidente de helicóptero apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Ebrahim Raisi é apontado como protegido do aiatolá Ali Khamenei e seu possível sucessor para sua posição na teocracia xiita do país

O líder iraniano, Ebrahim Raisi, que estava a bordo de um helicóptero que sofreu um acidente perto de Jolfa, na fronteira com o Azerbaijão, no domingo, 19, tem sido uma figura destacada no país há bastante tempo. Na qualidade de presidente, Raisi é responsável pela supervisão de todas as atividades governamentais e ocupa o segundo lugar na hierarquia política do , logo após o líder , aiatolá Ali Khamenei, de quem é considerado protegido e potencial sucessor na teocracia xiita da nação. Raisi é percebido como um político “linha-dura”.

Aos 63 anos, Raisi, um clérigo religioso linha-dura, foi eleito presidente do Irã em 2021. Durante seu mandato presidencial, ele implementou uma estratégia para ampliar a influência regional do Irã – apoiando militantes indiretamente em todo o Médio, acelerando o programa nuclear iraniano e colocando o país à beira de um conflito com .

No mesmo intervalo de tempo, o Irã experimentou os maiores protestos contra o que o país viu em décadas, além de uma séria recessão econômica resultante de sanções internacionais e uma taxa de desemprego elevada.

Duas eleições

Em 2017, ele concorreu sem sucesso à presidência do país contra Hassan Rouhani, um clérigo relativamente moderado que, como presidente, chegou ao acordo nuclear de Teerã em 2015 com as potências mundiais.

Em 2021, Raisi concorreu novamente em uma eleição em que todos os seus adversários potencialmente proeminentes foram impedidos de concorrer pelo sistema de verificação do país. Ele obteve quase 62% dos 28,9 milhões de votos, no menor comparecimento às urnas na história da República Islâmica. Milhões de pessoas ficaram em casa e outras anularam suas cédulas.

Urânio e repressão a opositores

Como presidente, Raisi foi favorável ao enriquecimento de urânio do país até níveis próximos ao de armas, bem como o impedimento de inspetores internacionais como parte de seu confronto com o Ocidente. Na prática, no entanto, o Irã é governado por Khamenei.

Raisi também manifestou apoio aos serviços de segurança nacional durante a repressão aos opositores, incluindo após a morte de Mahsa Amini em 2022 e os subsequentes protestos em todo o país. A repressão de segurança, que continuou por um mês, resultou na morte de mais de 500 indivíduos e detenção de mais de 22.000.

Em março, um painel investigativo das Nações Unidas concluiu que o Irã era responsável pela “violência física” que levou à morte de Amini após sua prisão por não usar um hijab, ou lenço de cabeça, como ordena a política ultraconservadora do país./COM THE NEW YORK TIMES E AP


O Post Quem é o presidente linha-dura do Irã que sofreu acidente de helicóptero apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/quem-e-o-presidente-linha-dura-do-ira-que-sofreu-acidente-de-helicoptero/feed/ 1
Míssil israelense atinge o Irã, afirmam autoridades norte-americanas https://www.contrafatos.com.br/missil-israelense-atinge-o-ira-afirmam-autoridades-norte-americanas/ https://www.contrafatos.com.br/missil-israelense-atinge-o-ira-afirmam-autoridades-norte-americanas/#respond Fri, 19 Apr 2024 06:07:06 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=445438 Suspensão de Voos Comerciais em Diversas Cidades do Irã, Incluindo a Capital Teerã

O Post Míssil israelense atinge o Irã, afirmam autoridades norte-americanas apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Suspensão de Voos Comerciais em Diversas Cidades do Irã, Incluindo a Capital Teerã

Na manhã desta sexta-feira (19/4), ou noite de quinta-feira no Brasil, o foi atingido por um míssil israelense, conforme relatado por duas autoridades norte-americanas à CBS News, rede de televisão parceira da BBC nos Estados Unidos.

A mídia estatal iraniana informou que em várias cidades do país, incluindo Isfahan, Shirax e a capital Teerã, foram suspensos os voos comerciais.

As empresas de aviação do , Emirates e Fly Dubai, iniciaram o desvio de seus voos sobre o oeste do Irã, conforme indicado por sites que rastreiam o tráfego aéreo.

O estado de alerta máximo foi declarado no país após a declaração de de que retaliaria o ataque iraniano ocorrido no sábado à noite. Naquele momento, o sistema de defesa antiaérea de Israel foi capaz de repelir o ataque.

Nesta sexta-feira pela manhã, uma explosão foi registrada a noroeste da cidade iraniana de Isfahan, segundo a agência de notícias Fars, associada à Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC, na sigla em inglês).

A informação divulgada pelo veículo foi de que a detonação aconteceu nas proximidades do aeroporto internacional da metrópole, porém, não forneceu nenhum esclarecimento acerca da potencial razão.

A IRIB, emissora estatal, afirmou ter confirmado com “fontes confiáveis” que as instalações nucleares em Isfahan eram “completamente seguras”.

A região de Isfahan é a casa de uma significativa base aérea, um relevante complexo de fabricação de mísseis e diversas estruturas nucleares.

Até o momento da publicação deste relatório, nem as “forças militares de Israel” nem as “autoridades dos EUA” haviam se pronunciado sobre o ataque.

O contra-ataque israelense acontece em um período onde as tensões permanecem altas em todo o Oriente Médio, após meio ano de conflito em Gaza.

No final de semana, especificamente no sábado, um ataque sem precedentes a Israel foi conduzido pelo Irã, que utilizou mísseis e drones para o feito. Desde aquele momento, o de Israel manteve a promessa de retaliação, ao mesmo tempo em que seus aliados

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir-Abdollahian, declarou nesta semana que a reação do seu país a qualquer retaliação israelense seria “imediata e de nível máximo”.

Abdollahian declarou que o ataque a Israel no sábado, que contou com mais de 300 drones e mísseis, era equivalente a “exercer o direito de defesa legítima”.

Teerã declara que a ação foi uma resposta a um ataque aéreo israelense ao consulado iraniano na Síria, ocorrido em 1º de abril, resultando na morte de 13 pessoas. O governo do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, não admitiu a autoria do ataque.

A confirmação do ataque de Israel nesta sexta-feira resultou em uma disparada dos preços do petróleo e do ouro, enquanto as ações sofreram queda.

Durante as tratativas na Ásia, o “petróleo do tipo Brent” teve um aumento superior a 3%, alcançando aproximadamente US$ 90 o barril (equivalente a cerca de R$ 470), em contrapartida, o ouro foi comercializado próximo a um novo marco superior a US$ 2.400 a onça (o que corresponde a R$ 12,5 mil).

Também ocorreu uma queda nos índices de ações de referência no Japão, e Coreia do Sul.

Os investidores estão acompanhando de perto a tensão no Oriente Médio.


O Post Míssil israelense atinge o Irã, afirmam autoridades norte-americanas apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/missil-israelense-atinge-o-ira-afirmam-autoridades-norte-americanas/feed/ 0
Entidades criticam governo Lula por não condenar ataques do Irã: ‘Lamentável’ https://www.contrafatos.com.br/entidades-criticam-governo-lula-por-nao-condenar-ataques-do-ira-lamentavel/ https://www.contrafatos.com.br/entidades-criticam-governo-lula-por-nao-condenar-ataques-do-ira-lamentavel/#respond Sun, 14 Apr 2024 21:35:42 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=443101 Entidades veem Brasil mais próximo ao Irã

O Post Entidades criticam governo Lula por não condenar ataques do Irã: ‘Lamentável’ apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Entidades veem Brasil mais próximo ao Irã

Entidades judaicas criticaram a decisão do de não condenar os ataques do contra , que começaram neste sábado (13). Elas acreditam que o Itamaraty posicionou o Brasil “ao lado da teocracia iraniana”.

“A posição do governo brasileiro é mais uma vez frustrante; o mundo democrático e vários países do se uniram a Israel em condenar e combater o ataque do Irã”, disse Cláudio Lottenberg, presidente da Confederação Israelita do Brasil ao classificar a posição do governo Lula como “lamentável”.

A diretora-executiva do Instituto Brasil-Israel (IBI), Manoela Miklos, endossou as críticas. Segundo ela, “Ao ler a nota do governo brasileiro, fica evidente a oportunidade perdida de condenar um ataque internacional flagrantemente ilegal que pode gerar instabilidade regional de escala imprevisível”,


O Post Entidades criticam governo Lula por não condenar ataques do Irã: ‘Lamentável’ apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/entidades-criticam-governo-lula-por-nao-condenar-ataques-do-ira-lamentavel/feed/ 0
Alerta máximo: Irã ataca Israel com dezenas de drones e mísseis https://www.contrafatos.com.br/alerta-maximo-ira-ataca-israel-com-dezenas-de-drones-e-misseis/ https://www.contrafatos.com.br/alerta-maximo-ira-ataca-israel-com-dezenas-de-drones-e-misseis/#respond Sat, 13 Apr 2024 23:48:38 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=442616 Forças de Defesa israelenses afirmam que seguem em alerta máximo

O Post Alerta máximo: Irã ataca Israel com dezenas de drones e mísseis apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Forças de Defesa israelenses afirmam que seguem em alerta máximo

Na tarde de sábado, 3, as Forças de Defesa de (FDI) comunicaram que se tornaram alvo do . Segundo a instituição, o país muçulmano disparou dezenas de “drones” em direção ao território de Israel. Há também relatos de lançamentos de “mísseis”.

“As FDI está em alerta máximo e monitora constantemente a situação operacional”, informou, por meio de postagem no Twitter/X, por volta das 17h18 pelo horário de Brasília. “O conjunto de defesa aérea está em alerta máximo, juntamente com os caças da Força Aérea e os navios da Marinha israelense que estão em missão de defesa no espaço aéreo e naval israelense.”

No comunicado publicado nas redes sociais, as autoridades militares de Israel declaram que estão acompanhando todos os possíveis alvos iranianos.

Vídeos circulando nas redes sociais supostamente mostram alguns dos drones lançados pelo Irã. Segundo informações do site do jornal israelense The Jerusalem Post, o Irã confirmou o que caracterizou como “início do ataque”, anunciando também o lançamento de mísseis.

Durante um discurso, Benjamin Netanyahu, o primeiro-ministro de Israel, falou. Ele afirmou que o país e seu povo são fortes. Ele advertiu que as forças continuarão empenhadas para ganhar a guerra.

“O Estado de Israel é forte, as FDI são fortes, o povo de Israel é forte”, afirmou Netanyahu. “Juntos resistiremos e, com a ajuda de Deus, juntos venceremos todos os nossos inimigos.”

O Irã ataca Israel com drones e mísseis após o fechamento do espaço aéreo da Jordânia

O mesmo dia em que o Irã atacou Israel, a Jordânia, país do que faz fronteira com Israel, fechou seu espaço aéreo. Essa ação da Jordânia já sinalizava a escalada de tensão na região.

No começo do mês, o consulado iraniano em Damasco, Síria, foi alvo de um ataque. Teerã atribuiu a responsabilidade a Israel e aos pelo incidente, que causou a morte de generais iranianos.

A teocracia islâmica do Irã é um dos principais suportes e financiadores do , um grupo terrorista que invadiu Israel no dia 7 de outubro do ano anterior com o intuito de estuprar, assassinar e sequestrar civis. O saldo trágico foi de mais de mil vítimas mortas e, até o presente momento, mais de cem pessoas continuam mantidas como reféns pelos extremistas muçulmanos na Faixa de Gaza. As informações são da Revista Oeste.

O Post Alerta máximo: Irã ataca Israel com dezenas de drones e mísseis apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/alerta-maximo-ira-ataca-israel-com-dezenas-de-drones-e-misseis/feed/ 0
Bolsonaro convoca novo ato no dia 21, em Copacabana (RJ) https://www.contrafatos.com.br/bolsonaro-convoca-novo-ato-no-dia-21-em-copacabana-rj/ https://www.contrafatos.com.br/bolsonaro-convoca-novo-ato-no-dia-21-em-copacabana-rj/#respond Sat, 06 Apr 2024 19:13:45 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=438764 'Daremos continuidade ao que aconteceu em São Paulo, em 25 de fevereiro', disse o ex-presidente

O Post Bolsonaro convoca novo ato no dia 21, em Copacabana (RJ) apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
‘Daremos continuidade ao que aconteceu em São Paulo, em 25 de fevereiro’, disse o ex-presidente

O ex-presidente (PL) fez um chamado para uma nova mobilização do povo. Um vídeo foi compartilhado nas redes sociais pelo pastor , na manhã de sábado, 6, no qual o antigo líder do Executivo solicita que os cidadãos brasileiros se reúnam na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, a partir das 10 horas do dia 25 de abril.

“Daremos continuidade ao que aconteceu em São Paulo, em 25 de fevereiro”, disse Bolsonaro. “Estamos discutindo, levando informações para vocês sobre o Estado Democrático de Direito.”

No vídeo, o antigo mandatário declara que tem a intenção de abordar a “maior fake news da história do país”: a suposta minuta do golpe. Ele está se referindo às alegações que apontam que seu governo teria planejado um esquema para invalidar as eleições de 2022. Contudo, até agora, nenhuma evidência foi apresentada.

Bolsonaro quer um novo ato pela democracia

No dia 25 de fevereiro, uma grande multidão se reuniu na Avenida Paulista, a principal via de São Paulo, em um protesto para defender a democracia e as liberdades garantidas pela Constituição de 1988.

Os governadores Tarcísio Gomes de Freitas (SP), Ronaldo Caiado (GO), Jorginho Mello (SC) e Romeu Zema (MG) estiveram presentes, além de Bolsonaro. O evento contou com a presença de mais de 200 políticos.

Nenhum incidente foi registrado pela Polícia Militar do Estado de São Paulo. A falta de cartazes e faixas foi observada. As únicas bandeiras erguidas foram a brasileira e a israelense, reafirmando o apoio de todos os presentes ao povo judeu em sua luta contra os terroristas do Hamas. As agressões de a no exterior, que motivaram um pedido de impeachment no Congresso, não foram esquecidas pelos participantes.

A visão aérea obtida por helicópteros é notável: desde 2016, durante o pico do processo de impeachment de Rousseff, o país não se engajava com tanta força. Bolsonaro expressou o ponto crucial: “Como temos um presidente sem povo?”, aludindo à ausência de Lula nas ruas e nas redes sociais.

Da mesma forma que no vídeo publicado neste sábado, foi Bolsonaro quem convocou a marcha na Avenida Paulista. Ele solicitou que os brasileiros ouvissem em público sua defesa das investigações da Polícia Federal, sob a ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O ex-mandatário enfrenta investigações em quase dez inquéritos diferentes: planejar um golpe de Estado, falsificar a carteira de vacinação contra a covid, revender joias que foram presentes de líderes do Oriente, e perturbar uma baleia jubarte na costa de São Paulo, entre outras acusações. As informações são da Revista Oeste.


O Post Bolsonaro convoca novo ato no dia 21, em Copacabana (RJ) apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/bolsonaro-convoca-novo-ato-no-dia-21-em-copacabana-rj/feed/ 0
Lula volta a falar de genocídio em Gaza e faz cobrança à ONU em festa do PT https://www.contrafatos.com.br/lula-volta-a-falar-de-genocidio-em-gaza-e-faz-cobranca-a-onu-em-festa-do-pt/ https://www.contrafatos.com.br/lula-volta-a-falar-de-genocidio-em-gaza-e-faz-cobranca-a-onu-em-festa-do-pt/#comments Thu, 21 Mar 2024 04:46:39 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=429905 Presidente cita "coragem de dizer essas coisas" em referência ao conflito no Oriente Médio

O Post Lula volta a falar de genocídio em Gaza e faz cobrança à ONU em festa do PT apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Presidente cita “coragem de dizer essas coisas” em referência ao conflito no Oriente Médio

O presidente Luiz Inácio da Silva do PT, novamente comentou sobre os ataques de na Faixa de Gaza, reafirmando sua visão de que a situação constitui um “genocídio”. Referindo-se às mortes de mulheres e crianças, o líder do PT também exortou uma intervenção da Organização das Nações Unidas (ONU).

Lula declarou durante um jantar que celebrava o 44º aniversário do PT nesta quarta-feira (20): “As pessoas que defendem paz no mundo não têm muita coragem de defender mulheres e crianças na Faixa de Gaza, que estão sendo assassinadas todos os dias, porque aquilo não é uma guerra, aquilo é um genocídio”.

Nós temos que ter coragem de dizer essas coisas, se não, não vale a pena a nossa passagem pelo planeta Terra e nem vale a pena a gente fazer política

Luiz Inácio Lula da Silva

No mês anterior, o de Israel criticou repetidamente as declarações do presidente do Brasil a respeito do conflito. Durante aquele momento, Lula fez uma comparação entre a situação em Gaza e o extermínio de judeus na Segunda Guerra Mundial.

O governo brasileiro, apesar das críticas de Israel, reiterou seu repúdio às ações do , conforme destacado pelo Planalto.

“Da mesma forma que nós do PT condenamos o ato terrorista do Hamas, da mesma forma que nós defendemos que o Hamas tem que libertar os reféns israelenses, e que Israel tem que libertar os reféns palestinos, nós temos que dizer: chega de matar mulheres e crianças que não tem nada a ver com essa guerra”, disse Lula no evento.

“Cadê a ONU, que deveria existir para evitar que essas coisas acontecessem?”, questionou.

A afirmação de Lula ocorreu justamente quando os governadores de São Paulo, (Republicanos), e de Goiás, Ronaldo Caiado (União), foram a Israel e expressaram que as declarações do presidente não refletem a população do Brasil. A postura dos governadores foi alvo de críticas pelo Planalto.


O Post Lula volta a falar de genocídio em Gaza e faz cobrança à ONU em festa do PT apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/lula-volta-a-falar-de-genocidio-em-gaza-e-faz-cobranca-a-onu-em-festa-do-pt/feed/ 1
Lula recebe elogios de terrorista: “postura honrosa” https://www.contrafatos.com.br/lula-recebe-elogios-de-terrorista-postura-honrosa/ https://www.contrafatos.com.br/lula-recebe-elogios-de-terrorista-postura-honrosa/#respond Thu, 14 Mar 2024 17:56:18 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=426416 Abdul-Malik al-Houthi disse que o presidente brasileiro tem uma 'postura honrosa'

O Post Lula recebe elogios de terrorista: “postura honrosa” apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Abdul-Malik al-Houthi disse que o presidente brasileiro tem uma ‘postura honrosa’

O chefe do grupo terrorista Houthi, Abdul-Malik al-Houthi, expressou admiração pelo presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva devido às suas críticas a . Em uma declaração dada em 7 de março, o líder terrorista descreveu a conduta do político brasileiro como uma “postura honrosa”. O grupo Houthi tem sido responsável por ataques aos EUA no .

“Há quem tenha uma voz mais forte e uma posição mais honrosa, mesmo em alguns países não islâmicos”, disse al-Houthi. “Como é a posição do Brasil e a postura do presidente brasileiro, cuja posição é mais clara e ousada do que a de alguns líderes árabes.”

Ele está convencido de que as vozes que se opuseram ao , nos e em Israel, não tiveram sucesso.

O chefe Houthi também expressou louvor a outros presidentes que atacaram Israel, incluindo o ditador Nicolás Maduro (Venezuela), Gustavo Petro (Colômbia) e Cyril Ramaphosa (África do Sul). Ele utilizou a oportunidade para criticar os líderes islâmicos do Oriente Médio e da África.

“Países com posições avançadas de fora do mundo islâmico tomaram medidas práticas para cortar laços com o inimigo israelense”, disse al-Houthi. “Estão muito avançados nas posições que tomaram do que alguns regimes e alguns governantes no mundo árabe e islâmico.”

Diversos ataques a embarcações dos Estados Unidos no Oriente Médio têm sido realizados pelo grupo terrorista Houthi. O apoio foi enviado a Israel pelos EUA, mas os terroristas tentam impedir esta assistência. Além disso, os houthis também têm feito ataques contra navios comerciais, resultando na morte de três indivíduos.

Lula ataca Israel

O presidente Lula tem direcionado inúmeras críticas a Israel, fato que provocou uma tensão diplomática entre o Brasil e a nação judaica. O pronunciamento que despertou maior controvérsia ocorreu em fevereiro, durante a presença do líder do PT em um evento na Etiópia.

“É preciso parar de ser pequeno quando a gente tem de ser grande”, disse Lula, na ocasião. “O que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histório. Aliás, existiu, quando Hitler resolveu matar os judeus.”

Depois de traçar um paralelo entre a ação militar de Israel e o Holocausto causado pelos nazistas, Lula acabou sendo classificado como persona non grata pelo primeiro-ministro israelense, Banjamin Netanyahu. Em seguida, o presidente reiterou suas críticas ao Estado judeu, alegando que este comete “genocídio”.

“Sou favorável à criação de um Estado Palestino Livre e soberano, que possa viver em harmonia com o Estado de Israel”, disse Lula, em evento na sede da Petrobras. “O que o de Israel está fazendo não é guerra, é genocídio. Crianças e mulheres estão sendo assassinadas.” As informações são da Revista Oeste.


O Post Lula recebe elogios de terrorista: “postura honrosa” apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/lula-recebe-elogios-de-terrorista-postura-honrosa/feed/ 0
Conferência Internacional Conservadora condena “táticas de estado policial” do Governo Lula https://www.contrafatos.com.br/conferencia-internacional-conservadora-condena-taticas-de-estado-policial-do-governo-lula/ https://www.contrafatos.com.br/conferencia-internacional-conservadora-condena-taticas-de-estado-policial-do-governo-lula/#comments Sun, 25 Feb 2024 20:34:35 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=416769 CPAC 2024 encerra com primeira 'cúpula internacional' na história do congresso conservador

O Post Conferência Internacional Conservadora condena “táticas de estado policial” do Governo Lula apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
CPAC 2024 encerra com primeira ‘cúpula internacional’ na história do congresso conservador

O CPAC 2024, reconhecido como o maior congresso conservador do mundo, encerrou-se neste sábado (24), em Washington. A grande novidade foi a condução de sua primeira “cúpula internacional”.

No término da reunião, que teve a presença de membros da União Conservadora Americana (ACU, entidade que organizou o evento) e delegados de diversos países, os presentes deram aval a três resoluções de caráter global. Uma delas se refere especificamente ao Brasil.

“Condenamos as táticas de estado policial de Xi Jinping, Lula da Silva e Joe . Condenamos todas as suas iniciativas para silenciar, assediar juridicamente e aprisionar seus principais oponentes políticos. Esses são crime de interferência eleitoral”, disse, ao ler o documento final da reunião, o presidente da ACU e ativista político Matt Schlapp.

Schlapp também fez uma referência especial ao ex-presidente Jair , mencionado junto com Donald e Jimmy Lai (um empresário de que defende a democracia e foi preso pelo governo chinês por “conluio com forças estrangeiras”). “Queremos emprestar nossa voz contra a perseguição jurídica travada contra eles.”

Os líderes do CPAC também incluíram em sua declaração conjunta uma mensagem de desaprovação à Organização Mundial da Saúde. Conforme o documento, a OMS segue a “opressiva agenda da elite global, que representa um ataque às comunidades, às famílias e à religião”.

“Encorajamos todos os países amantes da liberdade a seguir a liderança do presidente Donald Trump e caminhar na direção de uma saída da OMS, ou não mais financiá-la”, afirmou o líder do CPAC.

A defesa do Estado de Israel é o foco da última e terceira resolução, descrito como “O único país do Médio a dar exemplo de valores como liberdade, justiça e livre-arbítrio”. O fórum, além de condenar os atos antissemitas contra estudantes e outros grupos judaicos, apela a Joe Biden para que ele “dê um fim na crise dos reféns e elimine os terroristas financiados pelo Irã”.

“Temos uma diplomacia real aqui, uma cooperação internacional. Estamos mandando uma mensagem para o mundo”, disse Matt Schlapp, ao anunciar as resoluções.

Durante quatro dias de programação, o CPAC 2024 reuniu inúmeras personalidades influentes da política conservadora global na capital dos EUA. Entre os presentes estavam Donald Trump, Javier Milei (que se encontraram pessoalmente nos bastidores), Eduardo Bolsonaro, Nayib Bukele, Santiago Abascal, Steve Bannon, Vivek Ramaswamy e Liz Truss. As informações são da Gazeta do Povo.


O Post Conferência Internacional Conservadora condena “táticas de estado policial” do Governo Lula apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/conferencia-internacional-conservadora-condena-taticas-de-estado-policial-do-governo-lula/feed/ 1