Oriente Médio - ContraFatos https://www.contrafatos.com.br/tag/oriente-medio/ Não há argumentos Sun, 14 Apr 2024 21:35:46 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.5 https://www.contrafatos.com.br/wp-content/uploads/2020/09/favicon-96x96-2.png Oriente Médio - ContraFatos https://www.contrafatos.com.br/tag/oriente-medio/ 32 32 Entidades criticam governo Lula por não condenar ataques do Irã: ‘Lamentável’ https://www.contrafatos.com.br/entidades-criticam-governo-lula-por-nao-condenar-ataques-do-ira-lamentavel/ https://www.contrafatos.com.br/entidades-criticam-governo-lula-por-nao-condenar-ataques-do-ira-lamentavel/#respond Sun, 14 Apr 2024 21:35:42 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=443101 Entidades veem Brasil mais próximo ao Irã

O Post Entidades criticam governo Lula por não condenar ataques do Irã: ‘Lamentável’ apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Entidades veem Brasil mais próximo ao Irã

Entidades judaicas criticaram a decisão do de não condenar os ataques do contra , que começaram neste sábado (13). Elas acreditam que o Itamaraty posicionou o Brasil “ao lado da teocracia iraniana”.

“A posição do governo brasileiro é mais uma vez frustrante; o mundo democrático e vários países do se uniram a Israel em condenar e combater o ataque do Irã”, disse Cláudio Lottenberg, presidente da Confederação Israelita do Brasil ao classificar a posição do governo Lula como “lamentável”.

A diretora-executiva do Instituto Brasil-Israel (IBI), Manoela Miklos, endossou as críticas. Segundo ela, “Ao ler a nota do governo brasileiro, fica evidente a oportunidade perdida de condenar um ataque internacional flagrantemente ilegal que pode gerar instabilidade regional de escala imprevisível”,


O Post Entidades criticam governo Lula por não condenar ataques do Irã: ‘Lamentável’ apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/entidades-criticam-governo-lula-por-nao-condenar-ataques-do-ira-lamentavel/feed/ 0
Alerta máximo: Irã ataca Israel com dezenas de drones e mísseis https://www.contrafatos.com.br/alerta-maximo-ira-ataca-israel-com-dezenas-de-drones-e-misseis/ https://www.contrafatos.com.br/alerta-maximo-ira-ataca-israel-com-dezenas-de-drones-e-misseis/#respond Sat, 13 Apr 2024 23:48:38 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=442616 Forças de Defesa israelenses afirmam que seguem em alerta máximo

O Post Alerta máximo: Irã ataca Israel com dezenas de drones e mísseis apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Forças de Defesa israelenses afirmam que seguem em alerta máximo

Na tarde de sábado, 3, as Forças de Defesa de (FDI) comunicaram que se tornaram alvo do . Segundo a instituição, o país muçulmano disparou dezenas de “drones” em direção ao território de Israel. Há também relatos de lançamentos de “mísseis”.

“As FDI está em alerta máximo e monitora constantemente a situação operacional”, informou, por meio de postagem no Twitter/X, por volta das 17h18 pelo horário de Brasília. “O conjunto de defesa aérea está em alerta máximo, juntamente com os caças da Força Aérea e os navios da Marinha israelense que estão em missão de defesa no espaço aéreo e naval israelense.”

No comunicado publicado nas redes sociais, as autoridades militares de Israel declaram que estão acompanhando todos os possíveis alvos iranianos.

Vídeos circulando nas redes sociais supostamente mostram alguns dos drones lançados pelo Irã. Segundo informações do site do jornal israelense The Jerusalem Post, o Irã confirmou o que caracterizou como “início do ataque”, anunciando também o lançamento de mísseis.

Durante um discurso, Benjamin Netanyahu, o primeiro-ministro de Israel, falou. Ele afirmou que o país e seu povo são fortes. Ele advertiu que as forças continuarão empenhadas para ganhar a guerra.

“O Estado de Israel é forte, as FDI são fortes, o povo de Israel é forte”, afirmou Netanyahu. “Juntos resistiremos e, com a ajuda de Deus, juntos venceremos todos os nossos inimigos.”

O Irã ataca Israel com drones e mísseis após o fechamento do espaço aéreo da Jordânia

O mesmo dia em que o Irã atacou Israel, a Jordânia, país do Médio que faz fronteira com Israel, fechou seu espaço aéreo. Essa ação da Jordânia já sinalizava a escalada de tensão na região.

No começo do mês, o consulado iraniano em Damasco, Síria, foi alvo de um ataque. Teerã atribuiu a responsabilidade a Israel e aos pelo incidente, que causou a morte de generais iranianos.

A teocracia islâmica do Irã é um dos principais suportes e financiadores do Hamas, um grupo terrorista que invadiu Israel no dia 7 de outubro do ano anterior com o intuito de estuprar, assassinar e sequestrar civis. O saldo trágico foi de mais de mil vítimas mortas e, até o presente momento, mais de cem pessoas continuam mantidas como reféns pelos extremistas muçulmanos na Faixa de Gaza. As informações são da Revista Oeste.

O Post Alerta máximo: Irã ataca Israel com dezenas de drones e mísseis apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/alerta-maximo-ira-ataca-israel-com-dezenas-de-drones-e-misseis/feed/ 0
Lula recebe elogios de terrorista: “postura honrosa” https://www.contrafatos.com.br/lula-recebe-elogios-de-terrorista-postura-honrosa/ https://www.contrafatos.com.br/lula-recebe-elogios-de-terrorista-postura-honrosa/#respond Thu, 14 Mar 2024 17:56:18 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=426416 Abdul-Malik al-Houthi disse que o presidente brasileiro tem uma 'postura honrosa'

O Post Lula recebe elogios de terrorista: “postura honrosa” apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Abdul-Malik al-Houthi disse que o presidente brasileiro tem uma ‘postura honrosa’

O chefe do grupo terrorista Houthi, Abdul-Malik al-Houthi, expressou admiração pelo presidente brasileiro Luiz Inácio da Silva devido às suas críticas a . Em uma declaração dada em 7 de março, o líder terrorista descreveu a conduta do político brasileiro como uma “postura honrosa”. O grupo Houthi tem sido responsável por ataques aos EUA no Médio.

“Há quem tenha uma voz mais forte e uma posição mais honrosa, mesmo em alguns países não islâmicos”, disse al-Houthi. “Como é a posição do Brasil e a postura do presidente brasileiro, cuja posição é mais clara e ousada do que a de alguns líderes árabes.”

Ele está convencido de que as vozes que se opuseram ao Hamas, nos e em Israel, não tiveram sucesso.

O chefe Houthi também expressou louvor a outros presidentes que atacaram Israel, incluindo o ditador Nicolás Maduro (Venezuela), Gustavo Petro (Colômbia) e Cyril Ramaphosa (África do Sul). Ele utilizou a oportunidade para criticar os líderes islâmicos do Oriente Médio e da África.

“Países com posições avançadas de fora do mundo islâmico tomaram medidas práticas para cortar laços com o inimigo israelense”, disse al-Houthi. “Estão muito avançados nas posições que tomaram do que alguns regimes e alguns governantes no mundo árabe e islâmico.”

Diversos ataques a embarcações dos Estados Unidos no Oriente Médio têm sido realizados pelo grupo terrorista Houthi. O apoio foi enviado a Israel pelos EUA, mas os terroristas tentam impedir esta assistência. Além disso, os houthis também têm feito ataques contra navios comerciais, resultando na morte de três indivíduos.

Lula ataca Israel

O presidente Lula tem direcionado inúmeras críticas a Israel, fato que provocou uma tensão diplomática entre o Brasil e a nação judaica. O pronunciamento que despertou maior controvérsia ocorreu em fevereiro, durante a presença do líder do PT em um evento na Etiópia.

“É preciso parar de ser pequeno quando a gente tem de ser grande”, disse Lula, na ocasião. “O que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histório. Aliás, existiu, quando Hitler resolveu matar os judeus.”

Depois de traçar um paralelo entre a ação militar de Israel e o Holocausto causado pelos nazistas, Lula acabou sendo classificado como persona non grata pelo primeiro-ministro israelense, Banjamin Netanyahu. Em seguida, o presidente reiterou suas críticas ao Estado judeu, alegando que este comete “genocídio”.

“Sou favorável à criação de um Estado Palestino Livre e soberano, que possa viver em harmonia com o Estado de Israel”, disse Lula, em evento na sede da Petrobras. “O que o de Israel está fazendo não é guerra, é genocídio. Crianças e mulheres estão sendo assassinadas.” As informações são da Revista Oeste.


O Post Lula recebe elogios de terrorista: “postura honrosa” apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/lula-recebe-elogios-de-terrorista-postura-honrosa/feed/ 0
Conferência Internacional Conservadora condena “táticas de estado policial” do Governo Lula https://www.contrafatos.com.br/conferencia-internacional-conservadora-condena-taticas-de-estado-policial-do-governo-lula/ https://www.contrafatos.com.br/conferencia-internacional-conservadora-condena-taticas-de-estado-policial-do-governo-lula/#comments Sun, 25 Feb 2024 20:34:35 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=416769 CPAC 2024 encerra com primeira 'cúpula internacional' na história do congresso conservador

O Post Conferência Internacional Conservadora condena “táticas de estado policial” do Governo Lula apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
CPAC 2024 encerra com primeira ‘cúpula internacional’ na história do congresso conservador

O CPAC 2024, reconhecido como o maior congresso conservador do mundo, encerrou-se neste sábado (24), em Washington. A grande novidade foi a condução de sua primeira “cúpula internacional”.

No término da reunião, que teve a presença de membros da União Conservadora Americana (ACU, entidade que organizou o evento) e delegados de diversos países, os presentes deram aval a três resoluções de caráter global. Uma delas se refere especificamente ao Brasil.

“Condenamos as táticas de estado policial de Xi Jinping, Lula da Silva e Joe Biden. Condenamos todas as suas iniciativas para silenciar, assediar juridicamente e aprisionar seus principais oponentes políticos. Esses são crime de interferência eleitoral”, disse, ao ler o documento final da reunião, o presidente da ACU e ativista político Matt Schlapp.

Schlapp também fez uma referência especial ao ex-presidente Jair Bolsonaro, mencionado junto com Donald Trump e Jimmy Lai (um empresário de que defende a democracia e foi preso pelo chinês por “conluio com forças estrangeiras”). “Queremos emprestar nossa voz contra a perseguição jurídica travada contra eles.”

Os líderes do CPAC também incluíram em sua declaração conjunta uma mensagem de desaprovação à Organização Mundial da Saúde. Conforme o documento, a OMS segue a “opressiva agenda da elite global, que representa um ataque às comunidades, às famílias e à religião”.

“Encorajamos todos os países amantes da liberdade a seguir a liderança do presidente Donald Trump e caminhar na direção de uma saída da OMS, ou não mais financiá-la”, afirmou o líder do CPAC.

A defesa do Estado de é o foco da última e terceira resolução, descrito como “O único país do Médio a dar exemplo de valores como liberdade, justiça e livre-arbítrio”. O fórum, além de condenar os atos antissemitas contra estudantes e outros grupos judaicos, apela a Joe Biden para que ele “dê um fim na crise dos reféns e elimine os terroristas financiados pelo Irã”.

“Temos uma diplomacia real aqui, uma cooperação internacional. Estamos mandando uma mensagem para o mundo”, disse Matt Schlapp, ao anunciar as resoluções.

Durante quatro dias de programação, o CPAC 2024 reuniu inúmeras personalidades influentes da política conservadora global na capital dos EUA. Entre os presentes estavam Donald Trump, (que se encontraram pessoalmente nos bastidores), Eduardo Bolsonaro, Nayib Bukele, Santiago Abascal, Steve Bannon, Vivek Ramaswamy e Liz Truss. As informações são da Gazeta do Povo.


O Post Conferência Internacional Conservadora condena “táticas de estado policial” do Governo Lula apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/conferencia-internacional-conservadora-condena-taticas-de-estado-policial-do-governo-lula/feed/ 1
Trump alerta para fato de estarmos ‘à beira da 3ª Guerra Mundial’ e culpa a ‘fraqueza’ de Biden https://www.contrafatos.com.br/trump-alerta-para-fato-de-estarmos-a-beira-da-3a-guerra-mundial-e-culpa-a-fraqueza-de-biden/ https://www.contrafatos.com.br/trump-alerta-para-fato-de-estarmos-a-beira-da-3a-guerra-mundial-e-culpa-a-fraqueza-de-biden/#respond Mon, 29 Jan 2024 18:32:00 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=401966 Ex-presidente alega que conflito atual no Oriente Médio não teria eclodido sob sua liderança

O Post Trump alerta para fato de estarmos ‘à beira da 3ª Guerra Mundial’ e culpa a ‘fraqueza’ de Biden apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Ex-presidente alega que conflito atual no Oriente Médio não teria eclodido sob sua liderança

O ex-presidente dos Estados Unidos, , advertiu que estamos “à beira da Terceira Guerra Mundial” e atribuiu a culpa ao presidente em exercício, , pelo ato terrorista que vitimou três militares americanos na Jordânia. Com suporte do Irã, os radicais também provocaram lesões em outros 34 indivíduos. Trump condenou a “fraqueza e rendição” da atual administração americana.

“Isso nunca teria ocorrido se eu estivesse no cargo presidencial, nem mesmo uma possibilidade”, Trump declarou em uma postagem na sua plataforma, a Truth Social, no domingo 28. “Este ataque audacioso aos Estados Unidos é outra consequência terrível e trágica da fragilidade e capitulação de Joe .

Trump também declarou que eventos como o “massacre do Hamas contra ”, ocorrido em 7 de outubro de 2023, e especialmente a guerra na , jamais teriam ocorrido se ele ainda ocupasse a presidência dos EUA.

“Neste momento, teríamos paz em todo o mundo; em vez disso, estamos à beira da Terceira Guerra Mundial”, disse o ex-presidente.

Ele afirmou que, devido à sua política de pressão máxima durante o seu mandato, o Irã estava “fraco, falido e totalmente sob controle” quando concluiu seu cargo em 2021.

“O regime iraniano mal conseguiu juntar dois dólares para financiar os seus representantes terroristas”, disse ele. “Então Joe Biden entrou e deu ao Irã centenas de milhões de dólares, os quais o regime usou para espalhar o derramamento de sangue e a carnificina por todo o Oriente Médio.”

A Conquista da Paz através da Força

Donald Trump se comprometeu a restabelecer “a paz através da força” caso vença Biden nas eleições presidenciais de novembro. Ele assegurou: “Para que não haja mais caos, nem mais destruição, nem mais perda de preciosas vidas americanas”.

Ele está convencido de que os EUA não conseguirão sobreviver com Joe Biden no comando como chefe dos EUA.

A administração Biden reagiu, alegando que “aqueles que tentam politizar a segurança nacional são ilógicos e prejudiciais para a segurança do país”. As informações são da Revista Oeste.


O Post Trump alerta para fato de estarmos ‘à beira da 3ª Guerra Mundial’ e culpa a ‘fraqueza’ de Biden apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/trump-alerta-para-fato-de-estarmos-a-beira-da-3a-guerra-mundial-e-culpa-a-fraqueza-de-biden/feed/ 0
Lula diz que ações de Israel são tão graves quanto atos terroristas do Hamas https://www.contrafatos.com.br/lula-diz-que-acoes-de-israel-sao-tao-graves-quanto-atos-terroristas-do-hamas/ https://www.contrafatos.com.br/lula-diz-que-acoes-de-israel-sao-tao-graves-quanto-atos-terroristas-do-hamas/#comments Mon, 13 Nov 2023 18:36:19 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=360905 Presidente Lula compara ações de Israel e Hamas no conflito do Oriente Médio

O Post Lula diz que ações de Israel são tão graves quanto atos terroristas do Hamas apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Presidente Lula compara ações de Israel e Hamas no conflito do Oriente Médio

O presidente , do Partido dos Trabalhadores (PT), fez uma declaração polêmica sobre o conflito no Médio nesta segunda-feira (13). Ele afirmou que as ações de em retaliação são tão graves quanto o ato inicial de terrorismo do Hamas.

Lula declarou: “A quantidade de mulheres e crianças que já morreram, de crianças desaparecidas, a gente não tem conhecimento em outra guerra. Depois do ato de terrorismo do Hamas, a solução do estado de Israel é tão grave quanto foi o do Hamas, porque eles estão matando inocentes sem nenhum critério”.

“[Israel] joga bomba onde tem criança, onde tem hospital, a pretexto de que um terrorista está lá, não tem explicação”, prosseguiu. “Primeiro, vamos salvar as crianças, as mulheres, aí depois faz a briga por quem quiser fazer”, disse o mandatário.


O Post Lula diz que ações de Israel são tão graves quanto atos terroristas do Hamas apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/lula-diz-que-acoes-de-israel-sao-tao-graves-quanto-atos-terroristas-do-hamas/feed/ 4
EUA: há ‘alto risco’ de guerra se espalhar no Oriente Médio https://www.contrafatos.com.br/eua-ha-alto-risco-de-guerra-se-espalhar-no-oriente-medio/ https://www.contrafatos.com.br/eua-ha-alto-risco-de-guerra-se-espalhar-no-oriente-medio/#respond Mon, 30 Oct 2023 02:40:48 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=353151 Conselheiro de Segurança da Casa Branca fez alerta em entrevista neste domingo, 29

O Post EUA: há ‘alto risco’ de guerra se espalhar no Oriente Médio apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Conselheiro de Segurança da Casa Branca fez alerta em entrevista neste domingo, 29

Jake Sullivan, conselheiro de segurança da , alertou para um alto risco de escalada da guerra entre o Hamas e , que pode se espalhar por todo o Médio. Esta preocupação surge devido aos frequentes ataques às tropas norte-americanas na região, realizados por milícias apoiadas pelo .

“Estamos vigilantes porque vemos ameaças elevadas contra as nossas forças em toda a região e um risco elevado de esta guerra se espalhar para outras partes da região. Estamos a fazer tudo o que está ao nosso alcance para dissuadir e prevenir isso”, disse Sullivan neste domingo, 29, à rede de televisão CBS.

Ele acrescentou que o norte-americano está adotando “todas as medidas necessárias para proteger as nossas forças, para aumentar a nossa vigilância e para trabalhar com outros países da região e tentar evitar que este conflito que está atualmente em Israel e Gaza se transforme num conflito regional”. “Mas o risco é real e, portanto, a vigilância é elevada, e as medidas que estamos tomando para dissuadir e prevenir isso são sérias, sistemáticas e contínuas.”

Na semana passada, os EUA fizeram ataques aéreos contra duas instalações usadas por milícias apoiadas pelo Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã, no leste da Síria. Foi uma ação em resposta a uma série de ataques de drones e mísseis contra as forças norte-americanas na região. “Se os ataques continuarem, responderemos e penso que os iranianos compreendem a nossa mensagem.” As informações são da Revista Oeste.


O Post EUA: há ‘alto risco’ de guerra se espalhar no Oriente Médio apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/eua-ha-alto-risco-de-guerra-se-espalhar-no-oriente-medio/feed/ 0
Lula critica reação de Israel contra palestinos e “morte de milhões” https://www.contrafatos.com.br/lula-critica-reacao-de-israel-contra-palestinos-e-morte-de-milhoes/ https://www.contrafatos.com.br/lula-critica-reacao-de-israel-contra-palestinos-e-morte-de-milhoes/#comments Tue, 24 Oct 2023 14:48:13 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=350199 Presidente Lula falou sobre a guerra no Oriente Médio, e voltou a defender a criação de dois Estados e o respeito às fronteiras

O Post Lula critica reação de Israel contra palestinos e “morte de milhões” apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Presidente Lula falou sobre a guerra no Oriente Médio, e voltou a defender a criação de dois Estados e o respeito às fronteiras

O presidente Luiz Inácio da Silva (PT) criticou, nesta terça-feira (24/10), a dimensão da reação de contra palestinos após os ataques terroristas do grupo Hamas. O chefe do Planalto também defendeu que tem conversado com outros líderes para garantir a abertura de um corredor humanitário e o fim da morte de crianças na guerra.

Lula voltou a apelar por um cessar fogo e criticar a guerra no durante a transmissão semanal do , Conversa com o Presidente, nesta manhã. A tradicional live foi retomada nesta terça, após ser suspensa em função das cirurgias do petista no fim de setembro.

“Não é porque o Hamas cometeu ato terrorista contra Israel, que Israel tem que matar milhões de inocentes. Não é possível que as pessoas não tenham sensibilidade”, afirmou o petista.

“Se a ONU tivesse força, a ONU poderia ter uma interferência maior. Os poderiam ter interferência maior. Mas as pessoas não querem, as pessoas querem guerra, querem estimular o ódio”, seguiu.

Israel, ao contrário dos terroristas, não tem como objetivo matar inocentes. Além disso, a população total da Faixa de Gaza é de 2 milhões de habitantes. A frase de que Israel mata milhões de inocentes não tem qualquer cabimento.

Lula também voltou a defender a criação de dois Estados, proposta pela ONU, com a demarcação de um território israelense e outro palestino, e o respeito às fronteiras determinadas.

“Israel fique no território que é seu, demarcado pela ONU, e os palestinos tenham direito de ter a sua terra. Não precisa ninguém ficar invadindo a terra de ninguém. Todo dia a gente vê que colonos de Israel invadem a terra e a ONU não faz nada porque a ONU está enfraquecida”, frisou.


O Post Lula critica reação de Israel contra palestinos e “morte de milhões” apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/lula-critica-reacao-de-israel-contra-palestinos-e-morte-de-milhoes/feed/ 1
Devido conflito no Oriente Médio, EUA emitem ‘alerta global’ para todos os cidadãos estadunidenses https://www.contrafatos.com.br/devido-conflito-no-oriente-medio-eua-emitem-alerta-global-para-todos-os-cidadaos-estadunidenses/ https://www.contrafatos.com.br/devido-conflito-no-oriente-medio-eua-emitem-alerta-global-para-todos-os-cidadaos-estadunidenses/#respond Thu, 19 Oct 2023 21:33:59 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=347740 Em nota, o governo norte-americano cita 'potenciais ataques terroristas, manifestações ou ações violentas' contra estadunidenses

O Post Devido conflito no Oriente Médio, EUA emitem ‘alerta global’ para todos os cidadãos estadunidenses apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Em nota, o governo norte-americano cita ‘potenciais ataques terroristas, manifestações ou ações violentas’ contra estadunidenses

Na tarde desta quinta-feira (19), o Departamento de Estado dos (EUA) emitiu um alerta global para cidadãos estadunidenses exercerem maior cautela por conta dos conflitos no e tensões em vários países.

Em nota, o dos EUA cita ‘potenciais ataques terroristas, manifestações ou ações violentas contra cidadãos’ norte-americanos.

Desde o começo da guerra entre e Hamas na semana passada, diversos países do Médio estão registrando manifestações contra israelenses e estadunidenses.

Após um ataque em um hospital de Gaza nesta semana, esses atos aumentaram e estão se tornando cada vez mais violentos.

CONFIRA O COMUNICADO DO GOVERNO DOS EUA:

“Devido ao aumento das tensões em vários locais do mundo, ao potencial para ataques terroristas, manifestações ou ações violentas contra cidadãos e interesses dos EUA, o Departamento de Estado aconselha os cidadãos dos EUA no exterior a exercerem maior cautela.

Os cidadãos dos EUA devem:

Fique alerta em locais frequentados por turistas.

Inscreva-se no Smart Traveler Enrollment Program ( STEP ) para receber informações e alertas e facilitar sua localização em caso de emergência no exterior.

Siga o Departamento de Estado no Facebooke Twitter”.


O Post Devido conflito no Oriente Médio, EUA emitem ‘alerta global’ para todos os cidadãos estadunidenses apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/devido-conflito-no-oriente-medio-eua-emitem-alerta-global-para-todos-os-cidadaos-estadunidenses/feed/ 0
Mercado mundial se prepara para consequências das tensões no Oriente Médio https://www.contrafatos.com.br/mercado-mundial-se-prepara-para-consequencias-das-tensoes-no-oriente-medio/ https://www.contrafatos.com.br/mercado-mundial-se-prepara-para-consequencias-das-tensoes-no-oriente-medio/#respond Sun, 15 Oct 2023 21:41:47 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=345590 Investidores esperam para ver se o conflito atrai outros países, com potencial para aumentar ainda mais os preços do petróleo

O Post Mercado mundial se prepara para consequências das tensões no Oriente Médio apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Investidores esperam para ver se o conflito atrai outros países, com potencial para aumentar ainda mais os preços do petróleo

A batalha entre e o Hamas despertou maior interesse nos perigos geopolíticos em relação aos mercados financeiros, enquanto os investidores aguardam para ver se o confronto atrairá a participação de outras nações, o que poderia resultar em um aumento adicional nos preços do petróleo e ter um impacto negativo na economia global.

No domingo, Benjamin Netanyahu, o líder de Israel, fez a promessa de acabar com o Hamas, enquanto suas forças militares se preparavam para realizar operações terrestres em Gaza. O grupo militante havia surpreendido o país com seus ataques mortais em cidades fronteiriças israelenses.

Na sexta-feira (13), houve um aumento de quase 6% nos preços do petróleo, devido à expectativa de um possível conflito mais abrangente no Médio. A reação a esses acontecimentos será provavelmente observada quando as negociações de petróleo começarem na Ásia no final do domingo.

“Parece que estamos caminhando para uma invasão terrestre maciça de Gaza e uma perda de vidas em grande escala”, disse Ben Cahill, membro sênior do Programa de Segurança Energética e Mudança Climática do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (Csis). “Sempre que houver um conflito nessa escala, haverá uma reação do mercado.”

Na semana passada, o mercado teve uma reação relativamente discreta, apesar de ter havido um impacto significativo no shekel, a moeda de Israel.

“Não tenho ideia se os mercados continuarão relativamente bem-comportados”, disse Erik Nielsen, consultor econômico-chefe do grupo UniCredit. “Quase certamente depende se esse último conflito permanecerá localizado ou se ele se transformará em uma guerra mais ampla no Oriente Médio.”

Na sexta-feira, houve uma queda de 0,5% no índice S&P 500. Houve um aumento na demanda por ativos considerados seguros, com o preço do ouro subindo mais de 3% e o dólar dos EUA alcançando a maior valorização em sete dias.

De acordo com Bernard Baumohl, economista-chefe global do The Economic Outlook Group em Princeton, Nova Jersey, um aumento no conflito resultaria em um aumento significativo na inflação e nas taxas de juros em nível global.

No entanto, mesmo que a inflação e as taxas de juros em outros países provavelmente aumentem nessa situação desfavorável, os podem ser uma exceção. Isso ocorre porque investidores estrangeiros geralmente investem seu capital no país, visto como um local seguro, durante crises globais, conforme apontado por Baumohl.

“As taxas de juros podem cair”, disse ele. “Espere que o dólar se fortaleça.”

Segundo economistas europeus, é improvável que a taxa do Europeu seja elevada novamente.

A disputa entre o Hamas, grupo islâmico, e Israel é um dos principais riscos geopolíticos para os mercados de petróleo desde a invasão russa na Ucrânia em 2020.

“Se a guerra da Ucrânia nos ensinou alguma coisa, é que não devemos subestimar o efeito da geopolítica”, disse o economista para a do Nomura, George Moran, no podcast do banco sobre a semana que se inicia.

A Chevron suspendeu as exportações de gás natural por um gasoduto entre Israel e o Egito, o que pode ter impacto em outros mercados de energia.

Analistas afirmam que o aumento dos preços do petróleo não terá um impacto significativo no preço do gás nos EUA ou nos gastos dos consumidores.

No entanto, é preciso monitorar a situação, disse Jack Ablin, diretor de investimentos da Cresset Capital.

“Se, de repente, a produção de petróleo for cortada ou o transporte de petróleo for interrompido, isso certamente criará problemas não apenas para as economias, mas também para os mercados”, disse ele.

Ablin afirmou que o petróleo, as ações de empresas do setor petrolífero, as mercadorias em geral e especialmente o ouro podem ser utilizados como meios de proteção efetivos para os investidores. As informações são da Reuters.


O Post Mercado mundial se prepara para consequências das tensões no Oriente Médio apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/mercado-mundial-se-prepara-para-consequencias-das-tensoes-no-oriente-medio/feed/ 0