Nicolás Maduro - ContraFatos https://www.contrafatos.com.br/tag/nicolas-maduro/ Não há argumentos Sun, 16 Jun 2024 04:22:13 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.5 https://www.contrafatos.com.br/wp-content/uploads/2020/09/favicon-96x96-2.png Nicolás Maduro - ContraFatos https://www.contrafatos.com.br/tag/nicolas-maduro/ 32 32 Ditadura de Maduro prende opositores depois de ato de campanha https://www.contrafatos.com.br/ditadura-de-maduro-prende-opositores-depois-de-ato-de-campanha/ https://www.contrafatos.com.br/ditadura-de-maduro-prende-opositores-depois-de-ato-de-campanha/#comments Sun, 16 Jun 2024 04:22:09 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=476560 O candidato Edmundo González em Maiquetía, rival do regime comunista, denunciou a situação

O Post Ditadura de Maduro prende opositores depois de ato de campanha apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
O candidato Edmundo González em Maiquetía, rival do regime comunista, denunciou a situação

Três adversários políticos da foram detidos após orquestrarem um evento de campanha para as eleições de julho. Edmundo González Urrutia, a principal figura de oposição contra o ditador comunista , denunciou o ocorrido neste sábado, dia 15.

Os indivíduos presos fazem parte do time de Machado. Segundo dados divulgados pela agência de notícias Associated Press, eles “estiveram envolvidos recentemente em um ato do candidato Edmundo González em Maiquetía”.

A acusação de perseguição política contra líderes e ativistas por parte da oposição é feita antes das eleições presidenciais, onde Nicolás Maduro tentará o seu terceiro mandato consecutivo. Maduro, que foi vice-presidente nos últimos anos do governo de Hugo Chávez, tem liderado o Executivo da Venezuela como ditador desde março de 2013.

O número de colaboradores de María Corina Machado detidos aumentou para 13 com as recentes prisões. Além disso, outros seis, que possuíam mandados de prisão, buscaram refúgio na embaixada argentina.

Denúncia de perseguição política do regime de Maduro

A da Venezuela, que permaneceu em silêncio sobre as detenções, atribui à oposição a criação de complôs contra o ditador Maduro. Conforme relatório do Fórum Penal, uma organização não governamental, há atualmente 278 prisioneiros políticos no país. As informações são da Revista Oeste.


O Post Ditadura de Maduro prende opositores depois de ato de campanha apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/ditadura-de-maduro-prende-opositores-depois-de-ato-de-campanha/feed/ 1
ONU revela ‘aumento alarmante’ de desaparecimentos forçados na Venezuela https://www.contrafatos.com.br/onu-revela-aumento-alarmante-de-desaparecimentos-forcados-na-venezuela/ https://www.contrafatos.com.br/onu-revela-aumento-alarmante-de-desaparecimentos-forcados-na-venezuela/#comments Thu, 02 May 2024 03:39:04 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=452365 Opositores do ditador Nicolás Maduro são os principais alvos da perseguição

O Post ONU revela ‘aumento alarmante’ de desaparecimentos forçados na Venezuela apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Opositores do ditador Nicolás Maduro são os principais alvos da perseguição

Especialistas da Organização das Nações Unidas (ONU) em um relatório divulgado na terça-feira 30, alertaram sobre um “aumento alarmante” nos casos de desaparecimentos forçados na , sob a de .

Os integrantes do grupo de trabalho, Aua Baldé, Gabriella Citroni, Angkhana Neelapaijit, Grażyna Baranowska e Ana Lorena Delgadillo Pérez, afirmaram que “Desde dezembro de 2023, tem-se registado um aumento alarmante de desaparecimentos forçados que afetariam os cidadãos que exercem o seu direito à liberdade de expressão, associação e participação em assuntos de interesse público”.

O documento indica que a maioria dos desaparecimentos forçados envolve membros do partido político de oposição principal e militares, o que pode interferir no voto livre nas eleições presidenciais marcadas para 28 de julho. “Enquanto o país se prepara para as eleições presidenciais de julho , estes desaparecimentos forçados podem ter um efeito dissuasor e prejudicar o direito da população de votar livremente.”

As especialistas, em uma outra parte, esclarecem que as “detenções prolongadas e incomunicáveis equivalem a desaparecimentos forçados”. “Parecem seguir um padrão segundo o qual as pessoas são privadas da sua liberdade pelas autoridades estatais, levadas para centros de detenção reconhecidos e aí privadas dos seus direitos fundamentais, como o contato com o mundo exterior e o acesso à assistência jurídica.”

Impunidade em Crimes Políticos na Venezuela

O documento da ONU enfatiza também que a falta de punição para esses enfraquece a fé no Estado de Direito e nas instituições, perpetuando um ambiente de medo e insegurança na sociedade.

No final, as especialistas apelaram ao regime venezuelano para prevenir, eliminar e julgar todos os atos de “desaparecimento forçado”, fornecendo informações sobre os detidos e assegurando seus direitos legais.

O conjunto de colaboradores também relatou que estabeleceu comunicação com a ditadura de Maduro, expressando sua disponibilidade para oferecer cooperação e assistência técnica. Isso foi feito “com vista a garantir que os direitos humanos das pessoas privadas de liberdade sejam respeitados” e para assegurar que qualquer situação de desaparecimento forçado seja investigada conforme o direito internacional.

Na Venezuela, existe um ambiente intenso de perseguição aos oponentes de Maduro. Machado, líder da oposição, foi considerada inelegível por um tribunal eleitoral alinhado ao regime e proibida de participar das eleições; Corina Yoris, indicada por Machado, também foi impedida. Recentemente, houve a retirada de cinco candidatos da eleição. Além disso, vários opositores têm sido detidos. As informações são da Revista Oeste.


O Post ONU revela ‘aumento alarmante’ de desaparecimentos forçados na Venezuela apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/onu-revela-aumento-alarmante-de-desaparecimentos-forcados-na-venezuela/feed/ 1
Foto de Maduro aparece 13 vezes em nova cédula eleitoral da Venezuela e ele ironiza sobre ditadura https://www.contrafatos.com.br/foto-de-maduro-aparece-13-vezes-em-nova-cedula-eleitoral-da-venezuela-e-ele-ironiza-sobre-ditadura/ https://www.contrafatos.com.br/foto-de-maduro-aparece-13-vezes-em-nova-cedula-eleitoral-da-venezuela-e-ele-ironiza-sobre-ditadura/#comments Thu, 25 Apr 2024 00:14:03 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=448556 Conselho Nacional Eleitoral define disposição dos candidatos no documento; o opositor Edmundo González aparece três vezes

O Post Foto de Maduro aparece 13 vezes em nova cédula eleitoral da Venezuela e ele ironiza sobre ditadura apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Conselho Nacional Eleitoral define disposição dos candidatos no documento; o opositor Edmundo González aparece três vezes

O ditador da , , apresentou uma nova cédula que deve ser usada nas eleições presidenciais de julho. No entanto, um detalhe chamou a atenção: o rosto do ditador aparece 13 vezes no cartão, inclusive nos dez primeiros espaços da primeira fileira. Ao apresentar a novidade em um programa de TV na última segunda-feira, 22, ele usou o fato para ironizar sobre o regime ditatorial. 

Os venezuelanos se preparam para as eleições presidenciais que acontecem daqui há três meses, em 28 de julho. Líder do regime, Nicolás Maduro está no poder desde 2013, quando Hugo Chávez morreu. É exatamente pela aproximação com o período eleitoral que a nova cédula foi apresentada ao povo da Venezuela.

Diferente do Brasil, a votação por lá acontece em cédula de papel. O cartão tem um espaço para cada partido, com as fotos dos respectivos candidatos. É importante ressaltar que a escolha de quem e quantas vezes aparece na cédula eleitoral não é aleatória. 

Segundo o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), a disposição é definida a partir de critérios específicos, como os votos obtidos nas eleições anteriores e o tempo de registro da sigla. Já o número de vezes que o candidato aparece corresponde ao partido que ele representa na coalizão. Nicolás Maduro faz parte do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV).

Em tom irônico, o ditador comentou sobre a quantidade de vezes que aparece na cédula durante o programa Con Maduro +. “Maduro tem 13 cartões. Hegemonia. Candidato único. ”, alfinetou.

O presidente ainda continuou, com o tom sarcástico: “Não querem dizer que eu só tenho 13 cartões legais, como ocorreu nas outras eleições, porque temos 13 movimentos políticos, todos muito poderosos, da esquerda, do marxismo, do leninismo, do comunismo, do cristianismo, dos movimentos sociais, que apoiam unitariamente a candidatura”. 

A cédula foi oficialmente apresentada pelo presidente da Venezuela mesmo antes do fim do prazo dado pelo CNE para a escolha final dos candidatos dos partidos. O período aberto pelo Conselho encerrou na última terça-feira, 23. No entanto, isso não significa que o documento não possa ser modificado. O órgão ainda permitirá possíveis alterações durante a ‘janela’ de prorrogação.

Nicolás Maduro enfrentará Edmundo González Urrutia, escolhido pela Plataforma Democrática Unitária (PUD). O opositor do presidente aparece muito menos na cédula: três vezes.

O nome de González entrou oficialmente na disputa depois que outros possíveis candidatos tiveram o registro negado, como foi o caso da líder opositora Maria Corina Machado. Ela foi barrada do pleito e proibida de ocupar cargos públicos por 15 anos.

O Post Foto de Maduro aparece 13 vezes em nova cédula eleitoral da Venezuela e ele ironiza sobre ditadura apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/foto-de-maduro-aparece-13-vezes-em-nova-cedula-eleitoral-da-venezuela-e-ele-ironiza-sobre-ditadura/feed/ 1
Esquerda Brasileira Aplaude Sistema Venezuelano de ‘Voto Impresso para checagem’ https://www.contrafatos.com.br/esquerda-brasileira-aplaude-sistema-venezuelano-de-voto-impresso-para-checagem/ https://www.contrafatos.com.br/esquerda-brasileira-aplaude-sistema-venezuelano-de-voto-impresso-para-checagem/#respond Thu, 04 Apr 2024 18:07:37 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=437646 Partidos e militantes dizem que ditadura de Nicolás Maduro tem um 'sistema eleitoral democrático'

O Post Esquerda Brasileira Aplaude Sistema Venezuelano de ‘Voto Impresso para checagem’ apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Partidos e militantes dizem que ditadura de Nicolás Maduro tem um ‘sistema eleitoral democrático’

No ano de 2021, os legisladores de esquerda votaram contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 135/19, a qual tornaria compulsória a emissão de voto impresso no Brasil. A deputada federal Fernanda Melchionna (RS), representando o Psol, argumentou naquele momento que tal método constituiria “um retrocesso”. Os membros do PT alegavam que essa seria uma estratégia do então presidente para “tumultuar as eleições”. Atualmente, os congressistas de esquerda estão defendendo a implementação do voto impresso na como um meio de “checagem” dos resultados eleitorais.

Na terça-feira passada, dia 2, uniu-se uma variedade de políticos, organizações e ativistas de esquerda do Brasil em um “manifesto” que apoiava a eleição presidencial na Venezuela, algo que eles denominam como “processo eleitoral”.

Quatro deputados federais do PT, Airton Faleiro (PA), Dionilson Marcon (RS), Nilto Tatto (SP) e Valmir Assunção (BA), são signatários de uma carta que elogia o sistema de “voto impresso para checagem” usado na Venezuela. Além deles, os deputados estaduais João Daniel (SE), Marina do MST (RJ), Messias (CE) e Rosa Amorim (PE) também assinam o documento. O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) é outro político com mandato que apoia o atual formato eleitoral adotado pelo regime venezuelano.

A eleição está marcada para o dia 28 de julho e o principal candidato é o ditador . Os únicos oponentes são políticos que apoiam o regime ditatorial ou pertencem a uma “oposição de aparência”, conforme relatado pelo cientista político venezuelano William Clavijo Vitto.

Embora o ditador tenha causado violações dos direitos humanos, perseguição, colapso econômico, miséria, fome e 7,7 milhões de refugiados, de acordo com as Nações Unidas, representantes da esquerda brasileira simpatizam com o atual governo venezuelano.

“Sistema democrático”

Em uma carta que expressa apoio ao governo de Maduro, uma informação peculiar é enfatizada por deputados, instituições e militantes:“A Venezuela tem um sistema eleitoral democrático, que usa urnas eletrônicas e que tem também voto impresso, para checagem.”

De forma irônica, no ano de 2021, (PR), que é deputada federal e presidente nacional do PT, declarou que Jair , o presidente na época e membro do PL, era a favor do voto impresso pois isso permitiria “auditar a contagem”. No entanto, para o PT, essa alegação era uma “mentira”.

Em 2021, o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), líder da minoria, mencionou à TV PT que a possível contagem de votos impressos poderia tornar as eleições ainda mais inseguras. Chinaglia fez parte da comissão especial responsável pela análise da PEC 135/19.

Adicionalmente a ele, o parlamentar Odair Cunha (PT-MG) reafirmou que a sugestão de votos impressos introduziria mais instabilidade ao processo eleitoral, pois ressuscitaria “a possibilidade de manipulação física dos votos”. “a possibilidade de manipulação física dos votos”. “O grande avanço do voto eletrônico no Brasil foi exatamente retirar a manipulação feita por milhares de pessoas que contavam manualmente os votos.”

“O mais transparente do mundo”

No começo da semana atual, Nicolás Maduro, o líder autoritário da Venezuela, garantiu que sua nação “tem o sistema eleitoral mais confiável, transparente e auditado do mundo”. Ele fez essa afirmação durante o programa Con Maduro+, que foi ao ar pela emissora de televisão governamental venezuelana, na segunda-feira do dia 1º. As informações são da Revista Oeste.

O Post Esquerda Brasileira Aplaude Sistema Venezuelano de ‘Voto Impresso para checagem’ apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/esquerda-brasileira-aplaude-sistema-venezuelano-de-voto-impresso-para-checagem/feed/ 0
Ditador Maduro manda cortar energia de embaixada argentina, onde estão oposicionistas https://www.contrafatos.com.br/ditador-maduro-manda-cortar-energia-de-embaixada-argentina-onde-estao-oposicionistas/ https://www.contrafatos.com.br/ditador-maduro-manda-cortar-energia-de-embaixada-argentina-onde-estao-oposicionistas/#comments Wed, 27 Mar 2024 20:52:45 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=433439 Em nota, o governo de Javier Milei condenou a medida; os opositores são aliados da ex-candidata à Presidência da Venezuela María Corina Machado

O Post Ditador Maduro manda cortar energia de embaixada argentina, onde estão oposicionistas apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Em nota, o governo de Javier Milei condenou a medida; os opositores são aliados da ex-candidata à Presidência da Venezuela María Corina Machado

Na terça-feira 26, o governo argentino informou em um comunicado que o fornecimento de energia na embaixada da Argentina em Caracas, na , foi interrompido na segunda-feira 25. O local abriga pelo menos cinco opositores do ditador .

O governo argentino informou que o corte foi realizado sem qualquer notificação ou justificativa prévia. O documento ainda “alerta o governo da Venezuela contra qualquer ação que ponha em perigo a segurança do pessoal diplomático argentino e dos cidadãos venezuelanos sob proteção”.

A gestão de também recordou Caracas da “obrigação do Estado receptor de resguardar as instalações da missão diplomática contra intrusões ou danos, e de preservar a tranquilidade e a dignidade da mesma”. Não foi detalhado na nota se o fornecimento foi reiniciado.

Pedro Urruchurtu, Magalli Meda, Humberto Villalobos, Claudia Macero e Omar González são os oposicionistas. Todos enfrentam ordens de prisão emitidas por Tarek William Saab, o procurador-geral aliado a Maduro, por “ações violentas”, “terrorismo” e “desestabilização”.

São aliados de Machado, ex-candidata à presidência, que foi inabilitada por 15 anos pela da Venezuela.

Regime impede Bloqueia Candidatura de Corina Yoris

O governo ditatorial de Nicolás Maduro na Venezuela impediu que a principal aliança de oposição do país, liderada pelos partidos MUD e UNT, registrasse a candidatura de Corina Yoris no site do Conselho Nacional Eleitoral, a entidade responsável pelas eleições no país.

O período finalizou às 23h59 da segunda-feira, dia 25, e Corina – que substituía outra candidata que não pôde participar, María Corina Machado – foi excluída da competição.

O terceiro mandato de Nicolás Maduro está praticamente garantido, uma vez que ele disputará as eleições, agendadas para 28 de julho, sem praticamente nenhuma oposição. Com 12 anos já cumpridos no poder, essa vitória poderia estender seu reinado para um total de 18 anos.

Omar Barboza, um dos líderes da coalizão opositora, declarou que o grupo lidou com limitações no sistema online do Conselho Nacional Eleitoral, impossibilitando o registro da candidatura de Corina Yoris. As informações são da Revista Oeste .


O Post Ditador Maduro manda cortar energia de embaixada argentina, onde estão oposicionistas apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/ditador-maduro-manda-cortar-energia-de-embaixada-argentina-onde-estao-oposicionistas/feed/ 1
Teatro: Ditador Nicolás Maduro ‘aceita’ ser candidato a mais um mandato na Venezuela https://www.contrafatos.com.br/teatro-ditador-nicolas-maduro-aceita-ser-candidato-a-mais-um-mandato-na-venezuela/ https://www.contrafatos.com.br/teatro-ditador-nicolas-maduro-aceita-ser-candidato-a-mais-um-mandato-na-venezuela/#respond Sat, 16 Mar 2024 23:00:44 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=427596 Sem presença de opositores, eleição presidencial do país está programada para 28 de julho

O Post Teatro: Ditador Nicolás Maduro ‘aceita’ ser candidato a mais um mandato na Venezuela apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Sem presença de opositores, eleição presidencial do país está programada para 28 de julho

Neste sábado, 16, o ditador assegurou que vai concorrer a mais um mandato como presidente da . A confirmação foi feita através do Twitter oficial da Presidência do país sul-americano.

Através das redes sociais, foi anunciado que o ditador “aceitou” a proposta para representar novamente o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) na competição. A eleição presidencial venezuelana, programada para o dia 28 de julho, tem sido criticada por organizações internacionais devido à falta de transparência do processo e à ausência de candidatos da oposição.

“Tenho andado pelas ruas num lindo reencontro com o povo, viajando de ponta a ponta do nosso país”, disse Maduro, em trecho de seu discurso — já como candidato oficial à reeleição — que teve transmissão por parte do órgão de comunicação governamental. “Aonde quer que você vá, o que você encontra é um povo patriótico, cheio de heroísmo, mas, acima de tudo, cheio de esperança.”

Maduro, sucessor de Hugo Chávez (1954-2013), governa de forma ininterrupta desde 2013 na socialista em que a Venezuela se transformou nas últimas décadas.

Eleição na Venezuela: com Nicolás Maduro, mas sem principais opositores

A confirmação da candidatura do ditador Nicolás Maduro na convenção do PSUV acontece justamente quando a falta de oposição na eleição é criticada pela comunidade internacional. Além disso, existem acusações de perseguição política contra aqueles que se opõem ao regime socialista.

Após a promessa de conduzir eleições livres, a ditadura venezuelana impediu a candidatura de Machado, a figura principal da oposição. A decisão, tomada em fevereiro pelo Judiciário local, que está sob o controle dos socialistas, foi criticada pela União Europeia.

No mês anterior, Rocío San Miguel, uma militante opositora, foi presa pelo regime. Como advogada, ela foi acusada de “traição” e “terrorismo”. Isso causou desconforto em cinco países latino-americanos, que emitiram uma nota conjunta exigindo a libertação da ativista.

O Brasil, especificamente, não estava entre os signatários que condenaram a prisão de Rocío. Na verdade, foi o oposto. O presidente Luiz Inácio da Silva, que já acolheu Maduro no Brasil com todas as honras militares, fez um comentário irônico sobre a situação na Venezuela. Segundo o petista, aqueles que se opõem ao ditador socialista deveriam “parar de chorar”. As informações são da Revista Oeste.


O Post Teatro: Ditador Nicolás Maduro ‘aceita’ ser candidato a mais um mandato na Venezuela apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/teatro-ditador-nicolas-maduro-aceita-ser-candidato-a-mais-um-mandato-na-venezuela/feed/ 0
Lula recebe elogios de terrorista: “postura honrosa” https://www.contrafatos.com.br/lula-recebe-elogios-de-terrorista-postura-honrosa/ https://www.contrafatos.com.br/lula-recebe-elogios-de-terrorista-postura-honrosa/#respond Thu, 14 Mar 2024 17:56:18 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=426416 Abdul-Malik al-Houthi disse que o presidente brasileiro tem uma 'postura honrosa'

O Post Lula recebe elogios de terrorista: “postura honrosa” apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Abdul-Malik al-Houthi disse que o presidente brasileiro tem uma ‘postura honrosa’

O chefe do grupo terrorista Houthi, Abdul-Malik al-Houthi, expressou admiração pelo presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva devido às suas críticas a . Em uma declaração dada em 7 de março, o líder terrorista descreveu a conduta do político brasileiro como uma “postura honrosa”. O grupo Houthi tem sido responsável por ataques aos EUA no .

“Há quem tenha uma voz mais forte e uma posição mais honrosa, mesmo em alguns países não islâmicos”, disse al-Houthi. “Como é a posição do Brasil e a postura do presidente brasileiro, cuja posição é mais clara e ousada do que a de alguns líderes árabes.”

Ele está convencido de que as vozes que se opuseram ao Hamas, nos e em Israel, não tiveram sucesso.

O chefe Houthi também expressou louvor a outros presidentes que atacaram Israel, incluindo o ditador Nicolás Maduro (), Gustavo Petro (Colômbia) e Cyril Ramaphosa (África do Sul). Ele utilizou a oportunidade para criticar os líderes islâmicos do Médio e da África.

“Países com posições avançadas de fora do mundo islâmico tomaram medidas práticas para cortar laços com o inimigo israelense”, disse al-Houthi. “Estão muito avançados nas posições que tomaram do que alguns regimes e alguns governantes no mundo árabe e islâmico.”

Diversos ataques a embarcações dos Estados Unidos no Oriente Médio têm sido realizados pelo grupo terrorista Houthi. O apoio foi enviado a Israel pelos EUA, mas os terroristas tentam impedir esta assistência. Além disso, os houthis também têm feito ataques contra navios comerciais, resultando na morte de três indivíduos.

Lula ataca Israel

O presidente Lula tem direcionado inúmeras críticas a Israel, fato que provocou uma tensão diplomática entre o Brasil e a nação judaica. O pronunciamento que despertou maior controvérsia ocorreu em fevereiro, durante a presença do líder do PT em um evento na Etiópia.

“É preciso parar de ser pequeno quando a gente tem de ser grande”, disse Lula, na ocasião. “O que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histório. Aliás, existiu, quando Hitler resolveu matar os judeus.”

Depois de traçar um paralelo entre a ação militar de Israel e o Holocausto causado pelos nazistas, Lula acabou sendo classificado como persona non grata pelo primeiro-ministro israelense, Banjamin Netanyahu. Em seguida, o presidente reiterou suas críticas ao Estado judeu, alegando que este comete “genocídio”.

“Sou favorável à criação de um Estado Palestino Livre e soberano, que possa viver em harmonia com o Estado de Israel”, disse Lula, em evento na sede da Petrobras. “O que o governo de Israel está fazendo não é guerra, é genocídio. Crianças e mulheres estão sendo assassinadas.” As informações são da Revista Oeste.


O Post Lula recebe elogios de terrorista: “postura honrosa” apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/lula-recebe-elogios-de-terrorista-postura-honrosa/feed/ 0
Lula tem encontro sigiloso com Nicolás Maduro durante a 8ª Cúpula dos Estados Latino-Americanos https://www.contrafatos.com.br/lula-tem-encontro-sigiloso-com-nicolas-maduro-durante-a-8a-cupula-dos-estados-latino-americanos/ https://www.contrafatos.com.br/lula-tem-encontro-sigiloso-com-nicolas-maduro-durante-a-8a-cupula-dos-estados-latino-americanos/#respond Sat, 02 Mar 2024 02:17:00 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=419614 Lula tem encontro sigiloso com Nicolás Maduro durante a 8ª Cúpula da CELAC

O Post Lula tem encontro sigiloso com Nicolás Maduro durante a 8ª Cúpula dos Estados Latino-Americanos apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Lula tem encontro sigiloso com Nicolás Maduro durante a 8ª Cúpula da CELAC

Durante a 8ª Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), realizada em Kingstown, São Vicente e Granadinas, o presidente Luiz Inácio da Silva encontrou-se de forma sigilosa com , o ditador da . Este encontro, que durou cerca de uma hora, foi apenas um entre vários compromissos que o presidente brasileiro teve, incluindo um diálogo com Luís Arce, líder da Bolívia. Ele também tem programadas reuniões com outras autoridades influentes, incluindo uma conversa agendada com António Guterres, secretário-geral da ONU.

Os temas de interesse comum e desenvolvimento regional dominaram a agenda de Lula, deixando de lado questões sensíveis como o conflito territorial de Essequibo, mesmo diante das tensões decorrentes das ameaças de invasão venezuelana. Lula destacou a prontidão do Brasil para discutir questões relevantes, se necessário, com destaque para o desenvolvimento e o investimento durante as conversas.

No palco da Celac, Lula retomou suas críticas às ações de em Gaza, descrevendo-as como genocídio e pedindo uma resposta coletiva dos países membros à punição imposta ao povo palestino. Ele propôs uma moção para o término imediato dessa violência, apelando a António Guterres para acionar o artigo 99 da Carta da ONU, com o objetivo de alertar o Conselho de Segurança sobre o risco à paz e segurança internacionais.


O Post Lula tem encontro sigiloso com Nicolás Maduro durante a 8ª Cúpula dos Estados Latino-Americanos apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/lula-tem-encontro-sigiloso-com-nicolas-maduro-durante-a-8a-cupula-dos-estados-latino-americanos/feed/ 0
Brasil não assina nota contra prisão de ativista pela ditadura de Maduro https://www.contrafatos.com.br/brasil-nao-assina-nota-contra-prisao-de-ativista-pela-ditadura-de-maduro/ https://www.contrafatos.com.br/brasil-nao-assina-nota-contra-prisao-de-ativista-pela-ditadura-de-maduro/#respond Fri, 16 Feb 2024 20:35:10 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=411900 Cinco países latino-americanos exigem a libertação imediata de presa política venezuelana Rocío San Miguel

O Post Brasil não assina nota contra prisão de ativista pela ditadura de Maduro apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Cinco países latino-americanos exigem a libertação imediata de presa política venezuelana Rocío San Miguel

O Brasil se absteve de assinar a declaração conjunta de nações latino-americanas que manifestaram preocupação com a progressão das medidas autocráticas do regime de na e a detenção da defensora dos direitos humanos Rocío San Miguel. A declaração, divulgada na quinta-feira 15, emanada da Argentina, Equador, Paraguai, e Costa Rica, expressa uma “profunda preocupação” com a situação e pede a imediata libertação da prisioneira política.

A postagem do comunicado conjunto foi realizada nas redes sociais pelos Ministérios das Relações Exteriores dos países signatários.

Além de solicitar a libertação imediata da ativista, Argentina, Equador, Paraguai, Uruguai e Costa Rica também expressaram repúdio “as recentes medidas contra o Comitê de Assessoria Técnica do Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos na Venezuela e exigem o pleno respeito pelos direitos humanos, a validade do Estado de Direito e a convocação de eleições transparentes, livres, democráticas e competitivas, sem banimentos de qualquer tipo”.

Em uma entrevista, Celso Amorim, conselheiro especial do presidente , expressou preocupação com qualquer caso de “natureza política preocupa”, referindo-se à prisão de Rocío. No entanto, oficialmente, o governo brasileiro, que é aliado de Maduro, optou por não assinar a declaração dos países latino-americanos.

Na semana passada, funcionários do Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) foram expulsos do país pela ditadura de Maduro. O prazo de três dias foi dado pelo governo venezuelano para a equipe da ONU deixar o país, e uma revisão do termo de cooperação com a organização foi anunciada.

Eleições limpas e transparentes

A ditadura da Venezuela se intensificou após o governo firmar um acordo com os para realizar eleições “limpas e transparentes”. Como resposta, o governo americano levantou sanções e autorizou a retomada de parcerias no setor de petróleo.

Maduro defendeu a expulsão alegando que a entidade da ONU teve um papel “inapropriado” no país e respaldou a impunidade das pessoas envolvidas em tentativas de homicídio, golpes e outras conspirações.

O Comitê de Direitos Humanos expressou que irá “avaliar os próximos passos” e expressou pesar pelo anúncio da Venezuela. “Nosso princípio tem sido e continua sendo a promoção e a proteção dos direitos humanos do povo da Venezuela.”

Ativista presa pela ditadura de Maduro

A advogada Rocío San Miguel, de 57 anos, é a principal especialista venezuelana em “temas militares”. Atualmente, como diretora da ONG “Controle Cidadão”, ela é considerada a mais importante prisioneira política do governo de Nicolás Maduro. Sua prisão seria uma mensagem do ditador para outras ONGs e líderes da sociedade civil.

Rocío foi presa pelo Serviço Bolivariano de Inteligência (Sebin) na sexta-feira 9, no Aeroporto Internacional de Maiquetía. No dia seguinte, sua filha de 24 anos foi detida ao voltar ao aeroporto para recolher as bagagens de ambas. Contudo, a jovem foi libertada no domingo 11. As informações são da Revista Oeste.


O Post Brasil não assina nota contra prisão de ativista pela ditadura de Maduro apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/brasil-nao-assina-nota-contra-prisao-de-ativista-pela-ditadura-de-maduro/feed/ 0
Opositora da ditadura venezuelana enfrenta acusações de ‘traição’ e ‘terrorismo'” https://www.contrafatos.com.br/opositora-da-ditadura-venezuelana-enfrenta-acusacoes-de-traicao-e-terrorismo/ https://www.contrafatos.com.br/opositora-da-ditadura-venezuelana-enfrenta-acusacoes-de-traicao-e-terrorismo/#comments Wed, 14 Feb 2024 18:29:25 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=410786 Ditadura solicita prisão de ex-marido de Rocío San Miguel; quatro familiares ainda desaparecidos

O Post Opositora da ditadura venezuelana enfrenta acusações de ‘traição’ e ‘terrorismo'” apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Ditadura solicita prisão de ex-marido de Rocío San Miguel; quatro familiares ainda desaparecidos

A advogada, ativista e especialista em questões militares, Rocío San Miguel, que se opõe à de e foi detida antes de conseguir sair da , será acusada de “traição à pátria”, “terrorismo” e “conspiração”.

Na última segunda-feira, 12, Tarek William Saab, procurador-geral da ditadura, divulgou a informação. Segundo a agência de notícias AFP, Rocío foi detida em 9 de fevereiro na área de imigração do aeroporto de Maiquetía, que serve a Caracas.

O chefe do Ministério Público afirmou que irá solicitar à que assuma o caso de “privação judicial preventiva de liberdade contra a cidadã Rocío del Carmen San Miguel Sosa pela suposta prática dos de traição, conspiração, terrorismo e associação, entre outros”.

A família de Rocío San Miguel também está enfrentando um “desaparecimento forçado”, e o procurador-geral solicitou a prisão preventiva de seu ex-marido.

Rocío e cinco pessoas de sua família (sua filha, dois irmãos e ex-marido) estão sendo acusados de “desaparecimento forçado”, conforme afirma a defesa da advogada. Sua equipe de ativistas informa que ela está inacessível há mais de 100 horas e que compareceu à sessão de apresentação sem a presença de advogados de sua confiança para assegurar seu “direito à assistência jurídica”.

Juan González Taguaruco, um dos advogados de defesa de San Miguel, afirmou que “é um padrão claro de desaparecimento forçado”. O Ministério Público da Venezuela, além de solicitar pela ativista, também buscará a “privação preventiva de liberdade” do ex-parceiro de Rocío.

O militar reformado Alejandro José Gonzales De Canales Plaza, que é ex-marido da ativista, será acusado de “suposta prática dos crimes de revelação de segredos políticos e militares relativos à segurança da nação, obstrução de administração da Justiça e associação”.

Saab indicou que além dele, estava ocorrendo uma audiência para a apresentação de seis “cidadãos que, após rigorosas investigações preliminares, parecem supostamente envolvidos na trama conspiratória chamada Braçadeira Branca”.

A identidade das quatro pessoas restantes, que possivelmente são parentes de Rocío em situação de “desaparecimento forçado”, ainda não foi confirmada. O “Braçadeira Branca”, conforme as autoridades venezuelanas, era um esquema para atacar uma base militar em Táchira, localizada na fronteira com a Colômbia, e adquirir armas para matar líderes chavistas.

O representante legal de Rocío declara que a prisão da ativista “se estende ao seu grupo familiar e a qualquer pessoa que tenha ligação emocional ou familiar” com ela, o que ele definiu como “terrível”. As informações são da Revista Oeste.


O Post Opositora da ditadura venezuelana enfrenta acusações de ‘traição’ e ‘terrorismo'” apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/opositora-da-ditadura-venezuelana-enfrenta-acusacoes-de-traicao-e-terrorismo/feed/ 2