Ditadura Venezuela - ContraFatos https://www.contrafatos.com.br/tag/ditadura-venezuela/ Não há argumentos Tue, 08 Nov 2022 03:35:09 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.5 https://www.contrafatos.com.br/wp-content/uploads/2020/09/favicon-96x96-2.png Ditadura Venezuela - ContraFatos https://www.contrafatos.com.br/tag/ditadura-venezuela/ 32 32 Vídeo: Macron encontra Maduro na COP27 e pede ‘trabalho bilateral útil’ para a América Latina https://www.contrafatos.com.br/video-macron-encontra-maduro-na-cop27-e-pede-trabalho-bilateral-util-para-a-america-latina/ https://www.contrafatos.com.br/video-macron-encontra-maduro-na-cop27-e-pede-trabalho-bilateral-util-para-a-america-latina/#comments Tue, 08 Nov 2022 03:35:08 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=166810 Encontro amigável aconteceu durante a COP 27 no Egito.

O Post Vídeo: Macron encontra Maduro na COP27 e pede ‘trabalho bilateral útil’ para a América Latina apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Encontro amigável aconteceu durante a COP 27 no Egito.

O presidente da França, Emmanuel Macron, teve uma breve conversa com o ditador , da , nesta segunda-feira (7) durante a COP27, no Egito, e o convidou a “realizar um trabalho bilateral útil” para a América Latina.

A conversa, de um minuto e meio, ocorreu em um corredor do espaço onde acontece a conferência sobre as mudanças climáticas em Sharm el-Sheikh, no Egito, a COP27.

“Ficarei feliz se pudermos conversar mais, que possamos realizar um trabalho bilateral útil para a região”, disse Macron a Maduro.


O Post Vídeo: Macron encontra Maduro na COP27 e pede ‘trabalho bilateral útil’ para a América Latina apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/video-macron-encontra-maduro-na-cop27-e-pede-trabalho-bilateral-util-para-a-america-latina/feed/ 1
Comunismo: Aumentos de impostos asfixiam empresas na Venezuela https://www.contrafatos.com.br/comunismo-aumentos-de-impostos-asfixiam-empresas-na-venezuela/ https://www.contrafatos.com.br/comunismo-aumentos-de-impostos-asfixiam-empresas-na-venezuela/#respond Fri, 10 Jun 2022 03:32:44 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=79351 Setor privado da Venezuela foi enfraquecido após sete anos de recessão

O Post Comunismo: Aumentos de impostos asfixiam empresas na Venezuela apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Setor privado da Venezuela foi enfraquecido após sete anos de recessão

O setor privado da foi enfraquecido após sete anos de recessão. O setor alertou para uma “voracidade fiscal” devido ao aumento dos impostos municipais até quase 10 mil % desde 2019, que levou comerciantes à informalidade e dificultou o caminho para a recuperação econômica, segundo empresários.

A presidente do Conselho Nacional do Comércio e Serviços (Consecomercio), Tiziana Polesel, disse à Agência EFE que, em pouco mais de dois anos, as taxas de imposto que os empresários têm de pagar todos os meses sobre os seus rendimentos brutos passaram de 0,05% para 5% na maioria dos municípios. A taxa representa um aumento de 9.900%.

Segundo Polesel, o aumento “dramático” fez com que alguns comerciantes se tornassem informais. E outros comerciantes já cogitam a possibilidade de fazer o mesmo.

Além disso, Polesel advertiu que o aumento dos impostos fez com que alguns comerciantes se mudassem para municípios onde a carga fiscal, embora elevada, é menor, e proprietários de redes de farmácias, lojas de ferragens e de peças sobressalentes fechassem filiais.

– É realmente preocupante como alguns comerciantes dizem que estão pensando em fechar em certos estados ou se mudar para outro município, porque o fardo que têm no município onde estão é insustentável, chamam de confiscatório. Eles dizem, de forma coloquial: “Estou trabalhando apenas para pagar impostos, porque não me sobra nada” – comentou.

TRAVAS PARA PAGAR

Polesel explicou que alguns municípios impedem as empresas de declarar os seus impostos se não tiverem pago previamente a coleta de lixo, cuja taxa de aumento foi “superior a 3 mil %”. Isto significa que um atraso no pagamento do serviço leva a um bloqueio no pagamento de impostos e, portanto, a uma multa por atraso no pagamento, o que aumenta ainda mais o imposto.

A Federação de Câmaras e Associações de Comércio e Produção (Fedecámaras), a principal patronal do país, denunciou que a “voracidade fiscal” que existe “poderia, de alguma forma, tornar muito mais difícil” o “caminho para a recuperação”. O órgão assinalou que as prefeituras emitiram ordens “que até saíram do esquema de planejamento fiscal” e criaram “algumas taxas parafiscais” cobradas por instituições para “permitir” operações comerciais em algumas regiões.

Segundo os empresários, é preciso acrescentar a isso a recente reforma feita pelo governo nacional do Imposto sobre Grandes Transações Financeiras (IGTF), por meio da inclusão de um imposto de 3% sobre os pagamentos efetuados em moeda estrangeira, que entrou em vigor em março de 2021.

Com base em números oficiais, a Venezuela recolheu, nos primeiros cinco meses do ano, 8,015 bilhões de bolívares (R$ 12 bilhões).

Os economistas dizem que essa melhoria nas receitas se deve a uma maior atividade econômica em comparação com 2021, que pode ser revertida se mais empresas aderirem ao setor informal ou reduzirem a sua atividade devido à “voracidade fiscal”.

Tal como Polesel, o presidente da Confederação Venezuelana de Indústrias (Conindustria), Luigi Pisella, afirmou que “muitas indústrias, especialmente as pequenas e médias, migraram para o setor informal porque não conseguem encarar a carga fiscal”.

Segundo Pisella, o setor transformador é a favor de “contribuir para a tesouraria”, e defende uma “cultura” fiscal, de modo a alargar “a base fiscal, e não aumentar as taxas de cobrança, que é o que tem acontecido”.


O Post Comunismo: Aumentos de impostos asfixiam empresas na Venezuela apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/comunismo-aumentos-de-impostos-asfixiam-empresas-na-venezuela/feed/ 0
Após reaproximação, Venezuela solta dois presos dos EUA, diz jornal https://www.contrafatos.com.br/apos-reaproximacao-venezuela-solta-dois-presos-dos-eua-diz-jornal/ https://www.contrafatos.com.br/apos-reaproximacao-venezuela-solta-dois-presos-dos-eua-diz-jornal/#respond Wed, 09 Mar 2022 03:53:04 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=33754 Governo Biden tem conversado com governo de Nicolás Maduro para substituir petróleo russo, em meio à invasão da Ucrânia

O Post Após reaproximação, Venezuela solta dois presos dos EUA, diz jornal apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Governo Biden tem conversado com governo de Nicolás Maduro para substituir petróleo russo, em meio à invasão da Ucrânia

O governo da libertou ao menos dois norte-americanos que estavam presos no país, depois de reunião com representantes do governo dos para negociar . A reaproximação dos Estados Unidos faz parte de ofensiva para isolar ainda mais Vladimir Putin em meio à invasão da Ucrânia.

A liberação, de acordo com o The New York Times, não estaria, porém, relacionada ao recente acordo entre os dois países. Depois de suspender a compra de petróleo russo, os EUA caminham para suspender a proibição de compra do produto da Venezuela, imposta no governo de Donald Trump.

Os libertados são o executivo Gustavo Cárdenas, executivo da filial americana da petrolífera estatal venezuelana preso em 2017, e Jorge Alberto Fernández, cubano-americano que teria sido acusado de terrorismo por levar um drone para a Venezuela em 2021.

Pelo menos outros oito cidadãos estadunidenses continuam presos na capital, Caracas. As acusações vão de terrorismo a peculato.


Maduro: ‘Bandeiras da Venezuela e dos EUA ficaram lindas unidas’

Contra a Rússia, EUA avaliam comprar petróleo da Venezuela

Maduro fala em erradicar extrema pobreza na Venezuela até 2025

China: situação na Ucrânia é “preocupante” e não pode sair de controle


O Post Após reaproximação, Venezuela solta dois presos dos EUA, diz jornal apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/apos-reaproximacao-venezuela-solta-dois-presos-dos-eua-diz-jornal/feed/ 0
Nicolás Maduro vira super-herói: o “Super Bigode” https://www.contrafatos.com.br/nicolas-maduro-vira-super-heroi-o-super-bigode/ https://www.contrafatos.com.br/nicolas-maduro-vira-super-heroi-o-super-bigode/#respond Sat, 22 Jan 2022 21:11:35 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=29041 "SuperBigode e sua Mão de Ferro" resolve os blecautes diários da Venezuela lutando contra o "imperialismo"

O Post Nicolás Maduro vira super-herói: o “Super Bigode” apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
“SuperBigode e sua Mão de Ferro” resolve os blecautes diários da Venezuela lutando contra o “imperialismo”

O ditador da , , agora virou super-herói da TV local: “Super Bigode e sua Mão de Ferro”. A animação parece produzida na década de 1980 e culpa o “imperialismo” pelos blecautes diários no país.

“Super Bigote y Su Mano de Hierro” começa na Casa Branca, onde um presidente-vilão inspirado em Donald Trump dispara um drone que provoca um blecaute no país inteiro. Caricaturas de representantes populares (um operário, uma dona de casa, etc) pedem ajuda ao Super Bigote, que sai voando e destrói o drone. A luz volta a ser ligada em toda a Venezuela. O “noticiário” abaixo elogia no novo super-herói em sua “luta contra o imperialismo”:

Não é a primeira vez que um ditador venezuelano vira herói de animação. O antecessor de Maduro, Hugo Chavez já havia sido descrito chegando ao “paraíso” (um campo gramado com uma árvore e uma cabana) e sendo recebido por heróis esquerdistas como Che Guevara, Bolivar, Sandino, Salvador Allende, e outros não identificados.


Maduro fala em erradicar extrema pobreza na Venezuela até 2025

Comunistas: PT e ditador Maduro parabeniza Ortega por “grande vitória” e pede “respeito”

Empresário aliado do ditador comunista Nicolás Maduro é extraditado para os EUA

Maduro vai ao México e arrisca ser preso por ordem dos EUA


O Post Nicolás Maduro vira super-herói: o “Super Bigode” apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/nicolas-maduro-vira-super-heroi-o-super-bigode/feed/ 0
Chanceler venezuelano ataca Bolsonaro e pede transferência de migrantes https://www.contrafatos.com.br/chanceler-venezuelano-ataca-bolsonaro-e-pede-transferencia-de-migrantes/ https://www.contrafatos.com.br/chanceler-venezuelano-ataca-bolsonaro-e-pede-transferencia-de-migrantes/#comments Sun, 02 Jan 2022 18:16:08 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=26649 Félix Plasencia quer que presidente brasileiro autorize voos e transferências terrestres que permitam o retorno de migrantes venezuelanos que estão no Brasil

O Post Chanceler venezuelano ataca Bolsonaro e pede transferência de migrantes apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Félix Plasencia quer que presidente brasileiro autorize voos e transferências terrestres que permitam o retorno de migrantes venezuelanos que estão no Brasil

O ministro das Relações Exteriores da , Félix Plasencia, pediu neste sábado (1º) ao presidente Jair Bolsonaro, que autorize voos e transferências terrestres que permitam o retorno de migrantes venezuelanos que estão no Brasil.

– O que o senhor Bolsonaro deveria fazer é autorizar os voos e transferências terrestres (do plano do governo) ‘Volta à Pátria’ para facilitar a migração de retorno dos venezuelanos que querem fugir de sua gestão desastrosa da ‘gripezinha’ (como Bolsonaro chamou a covid-19) e sua capacidade nula de controlar a pandemia – escreveu Plasencia, no Twitter.

Em sua mensagem, ele respondeu a uma notícia da última quinta-feira em que Bolsonaro agradeceu a ajuda oferecida pela Argentina diante da emergência causada pelas chuvas na Bahia e esclareceu que rejeitou a oferta porque não era a mais adequada


Socialismo: Um novo blecaute geral deixou quase toda a Venezuela no escuro

Comunismo: Venezuela terminará 2021 como o país mais pobre da América Latina

Eficácia contestada: Venezuela recebe doses de vacina cubana contra Covid-19

Presidente Bolsonaro sanciona lei que cria MEI Caminhoneiro


O Post Chanceler venezuelano ataca Bolsonaro e pede transferência de migrantes apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/chanceler-venezuelano-ataca-bolsonaro-e-pede-transferencia-de-migrantes/feed/ 8
Socialismo: Um novo blecaute geral deixou quase toda a Venezuela no escuro https://www.contrafatos.com.br/socialismo-um-novo-blecaute-geral-deixou-quase-toda-a-venezuela-no-escuro/ https://www.contrafatos.com.br/socialismo-um-novo-blecaute-geral-deixou-quase-toda-a-venezuela-no-escuro/#respond Sun, 19 Dec 2021 03:58:57 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=25095 Na madrugada desta sexta-feira, moradores de pelo menos 20 estados do país denunciaram falhas no serviço de energia por meio das redes sociais

O Post Socialismo: Um novo blecaute geral deixou quase toda a Venezuela no escuro apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Na madrugada desta sexta-feira, moradores de pelo menos 20 estados do país denunciaram falhas no serviço de energia por meio das redes sociais

Um novo apagão maciço foi registrado no início desta sexta-feira em quase todo o território da . Pelo menos 20 dos 23 estados do país relataram cortes de energia começando às 2h00 (hora local).

Usuários de redes sociais relataram falhas no serviço de energia, principalmente nos estados do centro e oeste do país.

Por sua vez, o ministro da de , Néstor Reverol, denunciou que o novo apagão ocorreu após um “ataque ao Sistema Elétrico Nacional”.

“Recebemos um novo ataque ao SEN especificamente em Guri, mais uma vez aqueles que foram cruéis em 2019 atacam a paz do país”, disse o oficial Chavista durante um contato com a emissora de televisão estatal venezuelana.

Os apagões massivos tornaram-se uma constante na Venezuela, onde o sistema elétrico nacional sofreu uma grave deterioração devido à falta de manutenção e investimento por parte do regime de Nicolás Maduro.

Embora as falhas massivas sejam menos frequentes, os apagões durante várias horas do dia fazem parte da vida diária nos lares venezuelanos. Apesar de ter uma incidência menor na capital do país, o resto do território é frequentemente afetado por quedas de energia e cortes de serviço.

Este novo apagão maciço ocorre menos de um mês depois que o canal estatal Venezolana de Televisión (VTV), que é financiado com recursos de todos os venezuelanos, veiculou fragmentos de um vergonhoso desenho animado intitulado “Super Bigode”, no qual apresentam o socialista o ditador Nicolás Maduro, como um “super-herói” ou uma má cópia do Superman, que “luta contra o imperialismo norte-americano”.

No cartoon, que mais parece uma espécie de zombaria da dramática realidade que os venezuelanos vivem dentro e fora do país, mostram uma cena em que, em meio a uma operação em um centro médico, sai a energia elétrica, interrompendo a cirurgia. É nesse momento que surge o personagem nada original vestindo um terno vermelho, cor característica do chavismo, junto com uma capa azul, e como se não bastasse, ele está com a cueca por fora do traje, assim como o personagem de quadrinhos americanos. Além disso, ele tem um corpo esguio, muito distante do obeso ditador chavista.

O slogan do cômico é: “Com mão de ferro”, frase que Maduro repetia ao assumir o poder em 2013 e com a qual ameaçava quem subestimasse sua capacidade de liderar o Executivo após a morte de Hugo Chávez. “Vou governar com mão de ferro”, sentenciou a assustar e prever qual seria a principal característica de sua ditadura de ferro.


Socialismo: Caminhão com vacas tomba, e argentinos esquartejam animais

Comunismo: Venezuela terminará 2021 como o país mais pobre da América Latina

Comunismo: Tribunal Penal Internacional investigará formalmente ditadura da Venezuela

Socialismo: Inflação na Argentina sobe 2,5% na base mensal e 51,2% na anual


O Post Socialismo: Um novo blecaute geral deixou quase toda a Venezuela no escuro apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/socialismo-um-novo-blecaute-geral-deixou-quase-toda-a-venezuela-no-escuro/feed/ 0
Comunismo: Venezuela terminará 2021 como o país mais pobre da América Latina https://www.contrafatos.com.br/comunismo-venezuela-terminara-2021-como-o-pais-mais-pobre-da-america-latina/ https://www.contrafatos.com.br/comunismo-venezuela-terminara-2021-como-o-pais-mais-pobre-da-america-latina/#respond Mon, 29 Nov 2021 16:44:29 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=22806 PIB do país caiu 81,8% em sete anos

O Post Comunismo: Venezuela terminará 2021 como o país mais pobre da América Latina apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
PIB do país caiu 81,8% em sete anos

O Haiti sempre foi o país mais pobre da América Latina. Devastado por terremotos e imerso em crises políticas, o país se acostumou com o poder do crime organizado e com o colapso econômico permanente, uma fábrica de refugiados. Mas, quando o ano acabar, o primo mais pobre dos latino-americanos será a .

Segundo projeções do FMI, o país de 28 milhões de habitantes, com uma das maiores reservas petrolíferas do mundo, terminará o ano com a menor renda per capita da região: US$ 1.627 – atrás do Haiti, com US$ 1.690. Dez anos atrás, a renda per capita do país era de US$ 12,1 mil.

Venezuelanos e analistas econômicos não veem a notícia com surpresa. Para Erik de Bufalo, professor da Universidade Simón Bolívar, a posição da Venezuela é reflexo da política econômica chavista.

– Para um país que já teve a terceira maior economia da região, essa situação é lamentável. Mas não é uma surpresa, porque o modelo de exploração chavista tem levado a isso.

Em sete anos, o PIB do país caiu 81,8%. Alan Zamayoa, analista de risco da Control Risks para América Central e Caribe, surpreendeu-se com o fato de o Haiti sair da última posição.

– Aqui no Haiti não tivemos um crescimento econômico significativo em três anos. Antes da pandemia o Haiti já não tinha uma boa performance econômica. Agora, a insegurança também impacta na economia. Devemos avaliar a performance em relação às oportunidades de cada país. A Venezuela é um dos maiores produtores de , por isso é um desastre muito maior, mesmo que o Haiti seja um pouco mais pobre. A situação econômica e social é tão dramática que se a economia contraiu um pouco mais ou um pouco menos do que o Haiti, continua sendo um ponto muito fora da curva – afirma o economista chefe para a América Latina do Goldman Sachs, Alberto Ramos.

COLAPSO

Para quem vive na Venezuela, o cotidiano evidencia o que o FMI escancara em números. De acordo com um estudo recente elaborado por universidades venezuelanas, 76,6% da população vive com menos de US$ 1,2 dólar ao dia e 8 milhões de pessoas estão desempregadas.

– A indústria nacional está muito enfraquecida, não produzimos nada. Há muita insegurança com relação às empresas estatais, por exemplo. A projeção do FMI prova que a economia não se recuperou Continuamos sem produzir bens e serviços e com uma hiperinflação que aumenta os preços a cada dia – afirma o radialista Nehomar Hernández, de 33 anos.

A Venezuela vive em hiperinflação há 47 meses, quase quatro anos, o maior colapso econômico de todos os tempos de um país que não está em guerra. No final de 2022, segundo o FMI, o país terá tido 79% de contração da economia desde 2013, mais que o dobro da contração da Grande Depressão nos EUA (28%).

Durante seu governo, o presidente realizou três reconversões da moeda e eliminou 14 zeros do bolívar nos últimos 13 anos. Recentemente, para tentar conter a crise, o chavista diminuiu os controles sobre as importações.

– Quem chega a Caracas hoje acredita que nossa situação econômica melhorou. Um dos motivos é o fenômeno das “bodegones”, lojas de produtos importados onde se vende tudo o que você vê nas prateleiras de Miami. Maduro apostou em gerar uma ilusão de bem-estar econômico, mas isso chega a 10% ou 20% da população. O restante vive com US$ 1 por dia – diz Hernández.

DOLARIZAÇÃO

Nas ruas, o dinheiro que mais circula é o dólar. Nas “bodegones” a situação é a mesma. E o acesso ao dólar se massificou entre a maior parte da população, justamente em razão da desvalorização da moeda local.

– O bolívar está desvalorizado. É preciso muitas notas para pagar uma coisa simples. Agora, o acesso ao dólar está disseminado porque trabalhadores informais e independentes, desde mecânicos até médicos, cobram os serviços em dólar. Em geral, os serviços valem o mesmo que fora do país – afirma Hernández.

ALTERNATIVA

De Bufalo explica que essa dolarização informal da economia venezuelana foi uma opção do chavismo.

– Agora, o governo substitui o que se produzia por importações controladas pelo Estado. Esse modelo exclui a base da economia, as instituições e até a indústria petrolífera sai afetada.

Hernández se considera privilegiado por integrar uma classe média alta, com casa própria e um carro para circular por Caracas. Trabalhando para uma rádio espanhola há três anos, ele recebe seu salário de fora do país e isso permite que ele “viva em certo conforto”.

– Mas isso não é comum. Eu sei que estou entre os 20% da população, no máximo, e sei como precisamos de um país melhor – afirma.


Comunismo: Tribunal Penal Internacional investigará formalmente ditadura da Venezuela

Eficácia contestada: Venezuela recebe doses de vacina cubana contra Covid-19

Guaidó agradece a Bolsonaro por operação que acolhe migrantes venezuelanos

‘Governo venezuelano financiou Lula’, denuncia ex-chefe de inteligência militar chavista


O Post Comunismo: Venezuela terminará 2021 como o país mais pobre da América Latina apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/comunismo-venezuela-terminara-2021-como-o-pais-mais-pobre-da-america-latina/feed/ 0
Comunistas: PT e ditador Maduro parabeniza Ortega por “grande vitória” e pede “respeito” https://www.contrafatos.com.br/comunistas-pt-e-ditador-maduro-parabeniza-ortega-por-grande-vitoria-e-pede-respeito/ https://www.contrafatos.com.br/comunistas-pt-e-ditador-maduro-parabeniza-ortega-por-grande-vitoria-e-pede-respeito/#respond Tue, 09 Nov 2021 16:46:25 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=20437 Como o líder venezuelano, Ortega se elegeu em pleito com denúncias de fraude e perseguição a opositores

O Post Comunistas: PT e ditador Maduro parabeniza Ortega por “grande vitória” e pede “respeito” apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Como o líder venezuelano, Ortega se elegeu em pleito com denúncias de fraude e perseguição a opositores

O PT divulgou uma nota sobre as eleições na Nicarágua, diz a Crusoé. Após prender sete pré-candidatos presidenciais, o ditador Daniel Ortega (foto) e sua esposa e vice-presidente Rosario Murillo, da Frente Sandinista de Libertação Nacional, a FSLN, foram declarados vencedores com 75% dos votos.

” […] ‘O Partido dos Trabalhadores saúda as eleições nicaraguenses realizadas neste domingo, 7 de novembro, em uma grande manifestação popular e democrática deste país irmão. Os resultados preliminares, que apontam para a reeleição de Daniel Ortega e Rosario Murillo, da FSLN, confirmam o apoio da população a um projeto político que tem como principal objetivo a construção de um país socialmente justo e igualitário‘, diz a nota, assinada por Romenio Pereira, secretário de relações internacionais do PT.”

O Ditador da , , também parabenizou nesta segunda-feira (8) Daniel Ortega pela “grande vitória” nas eleições presidenciais de domingo (7), na Nicarágua, que não foram reconhecidas pela comunidade internacional, e exigiu dela respeito pelo país centro-americano.

– Tive uma boa conversa, há alguns minutos, com o presidente […] reeleito da Nicarágua, Daniel Ortega Saavedra. Grande vitória, impressionante vitória para […] Ortega, para a vice-presidente, Rosario Murillo. Falamos por cerca de 15 minutos. Eu pessoalmente transmiti a admiração do povo venezuelano pela Nicarágua – disse Maduro em um evento de seu partido que foi transmitido em redes sociais.

Alemanha, Colômbia, Costa Rica, Chile, Espanha, , Panamá, Reino Unido, União Europeia (UE) e Uruguai foram os primeiros a desconsiderar as eleições nicaraguenses por falta de garantias após as prisões de sete pré-candidatos presidenciais da oposição antes do pleito.

Por outro lado, países aliados da Nicarágua, como Bolívia, Cuba, Irã, Rússia e Venezuela, parabenizaram Ortega por sua “legítima” reeleição.


Empresário aliado do ditador comunista Nicolás Maduro é extraditado para os EUA

Esquerdismo: Sindicato que apoiou ‘Lula Livre’ organizou protestos contra Bolsonaro na Itália

Jornalista acusa partidos de esquerda de ligação com o narcotráfico

Comunismo: Tribunal Penal Internacional investigará formalmente ditadura da Venezuela


O Post Comunistas: PT e ditador Maduro parabeniza Ortega por “grande vitória” e pede “respeito” apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/comunistas-pt-e-ditador-maduro-parabeniza-ortega-por-grande-vitoria-e-pede-respeito/feed/ 0
Eficácia contestada: Venezuela recebe doses de vacina cubana contra Covid-19 https://www.contrafatos.com.br/eficacia-contestada-venezuela-recebe-doses-de-vacina-cubana-contra-covid-19/ https://www.contrafatos.com.br/eficacia-contestada-venezuela-recebe-doses-de-vacina-cubana-contra-covid-19/#respond Mon, 08 Nov 2021 01:37:27 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=20223 Nicolás Maduro garantiu que o país atingiu 70% da população vacinada

O Post Eficácia contestada: Venezuela recebe doses de vacina cubana contra Covid-19 apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Nicolás Maduro garantiu que o país atingiu 70% da população vacinada

anunciou neste domingo (7) que o país havia recebido 1,6 milhão de doses da vacina cubana contra a Covid-19 Abdala. O imunizante cubano foi aprovado em julho para uso em emergências pelo Centro de Controle Estatal de Medicamentos de Cuba (CECMED).

– Hoje chegaram de Cuba 1,6 milhão (de doses) de vacinas Abdala – declarou Maduro.

O discurso dele foi transmitido no canal de televisão estatal VTV.

Maduro garantiu que a atingiu 70% da população vacinada, sem especificar se a porcentagem se refere àqueles inoculados com as duas injeções necessárias para considerar uma pessoa imunizada, ou apenas com a primeira dose.

– Até 30 de novembro temos que atingir a meta de 80% da população vacinada, e a meta que estimamos para 31 de dezembro é atingir 90% da população vacinada – detalhou.

O chefe de Estado também anunciou que a partir desta segunda-feira (8) começará o processo de inoculação para crianças com mais de dois anos, embora não tenha dado detalhes sobre qual droga os menores receberão.

Em 21 de outubro, a vice-presidente executiva Delcy Rodríguez, após uma reunião com o primeiro vice-ministro cubano, Ricardo Cabrisas, e representantes da BioCubaFarma, garantiu que a Venezuela produzirá a vacina Abdala. Porém, até o momento, não houve qualquer informação sobre o começo das atividades.

Na ocasião, Rodríguez também informou que a nação caribenha receberá 12 milhões de doses de Abdala e Soberana II durante o restante do ano. No entanto, a Sociedade Venezuelana de Doenças Infecciosas (SVI) rejeitou dias depois o uso desses dois imunizantes cubanos por ainda ser necessário “apoio técnico e científico suficientes”. Por isso, não recomendam o uso em adultos e crianças até que haja “maior peso científico para seu uso fora do campo experimental”.

O processo de vacinação contra a covid-19 na Venezuela foi acelerado no último mês com a chegada de vários lotes da Sputnik V, de CoronaVac e do imunizante do laboratório chinês Sinopharm.


Comunismo: Tribunal Penal Internacional investigará formalmente ditadura da Venezuela

Guaidó agradece a Bolsonaro por operação que acolhe migrantes venezuelanos

‘Governo venezuelano financiou Lula’, denuncia ex-chefe de inteligência militar chavista

O combustível limitado da Venezuela é de qualidade tão ruim que está causando danos CATASTRÓFICOS em motores


O Post Eficácia contestada: Venezuela recebe doses de vacina cubana contra Covid-19 apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/eficacia-contestada-venezuela-recebe-doses-de-vacina-cubana-contra-covid-19/feed/ 0
Comunismo: Tribunal Penal Internacional investigará formalmente ditadura da Venezuela https://www.contrafatos.com.br/comunismo-tribunal-penal-internacional-investigara-formalmente-ditadura-da-venezuela/ https://www.contrafatos.com.br/comunismo-tribunal-penal-internacional-investigara-formalmente-ditadura-da-venezuela/#comments Wed, 03 Nov 2021 21:09:24 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=19813 Corte vai apurar denúncias de violações de direitos humanos

O Post Comunismo: Tribunal Penal Internacional investigará formalmente ditadura da Venezuela apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Corte vai apurar denúncias de violações de direitos humanos

O Tribunal Penal Internacional (TPI) vai abrir uma investigação formal sobre denúncias de violações de direitos humanos na “para estabelecer a verdade de acordo com o Estatuto de Roma”.

A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (3) após uma visita do procurador da corte, Karim Khan, ao país.

– O promotor do TPI concluiu o exame preliminar da situação na Venezuela e determinou que é apropriado abrir uma investigação para estabelecer a verdade de acordo com o Estatuto de Roma – diz um memorando assinado pelo governo venezuelano.

O presidente da Venezuela, , disse nesta quarta-feira que respeita, mas não concorda com a decisão tomada pela Procuradoria do Tribunal Penal Internacional (TPI) de abrir uma investigação formal sobre denúncias de violações de direitos humanos por parte das autoridades do país.

– Após esta avaliação e este debate, o procurador (do TPI) decidiu passar à fase seguinte para buscar a verdade. Como Estado, respeitamos sua decisão, embora lhe tenhamos dito que não concordamos – disse Maduro em um pronunciamento ao lado do procurador-chefe da corte internacional, Karim Khan.

As informações são da EFE


Guaidó agradece a Bolsonaro por operação que acolhe migrantes venezuelanos

‘Governo venezuelano financiou Lula’, denuncia ex-chefe de inteligência militar chavista

Esquerdismo: Parlamento da Venezuela aprova lei para uso de linguagem neutra

Empresário aliado do ditador comunista Nicolás Maduro é extraditado para os EUA


O Post Comunismo: Tribunal Penal Internacional investigará formalmente ditadura da Venezuela apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/comunismo-tribunal-penal-internacional-investigara-formalmente-ditadura-da-venezuela/feed/ 1