Vírus Chinês - ContraFatos https://www.contrafatos.com.br/tag/virus-chines/ Não há argumentos Fri, 31 Dec 2021 15:13:36 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.5 https://www.contrafatos.com.br/wp-content/uploads/2020/09/favicon-96x96-2.png Vírus Chinês - ContraFatos https://www.contrafatos.com.br/tag/virus-chines/ 32 32 China divulga teoria da conspiração e acusa Estados Unidos por covid-19 https://www.contrafatos.com.br/china-divulga-teoria-da-conspiracao-e-acusa-estados-unidos-por-covid-19/ https://www.contrafatos.com.br/china-divulga-teoria-da-conspiracao-e-acusa-estados-unidos-por-covid-19/#comments Fri, 31 Dec 2021 15:13:35 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=26516 Mídia estatal da China divulgou 'estudo' em que Estados Unidos aparecem como principal responsável pela pandemia

O Post China divulga teoria da conspiração e acusa Estados Unidos por covid-19 apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Mídia estatal da China divulgou ‘estudo’ em que Estados Unidos aparecem como principal responsável pela pandemia

Em mais uma tentativa de se eximir de sua responsabilidade pela origem da covid-19, a divulgou na última semana um relatório em que acusa os pela propagação do vírus. O texto, baseado em teorias da conspiração, foi divulgado como um estudo conjunto de duas organizações chinesas (o Intelligence & Alliance Think Tank e o Instituto Taihe). O material foi prontamente reproduzido pela mídia estatal.

A tese é de que o vírus foi desenvolvido como arma biológica na base de Fort Derick, em Maryland, e se espalhado pelo globo por causa da negligência do governo americano. “Dados de fontes diversas demonstraram que os Estados Unidos são, muito provavelmente, o país onde a covid-19 se originou e o país mais responsável pela rápida difusão global do vírus”, diz o texto.

Até hoje, não há consenso sobre a origem exata do coronavírus (se, por exemplo, no Mercado de Wuhan ou em algum laboratório chinês), mas todas as evidências apontam que a China, não os Estados Unidos, foi o lugar de origem da pandemia. As autoridades chinesas sempre se negaram a permitir uma investigação completa sobre o caso, incluindo o acesso ao Instituto de Virologia de Wuhan, que fica nas proximidades do mercado.

Ao mesmo tempo em que acusa os Estados Unidos sem indícios, a China também tem sido criticada por manipular suas estatísticas sobre o número de vítimas da covid-19 no país. Pela contabilidade oficial, 4.600 mortes morreram (contra 822 mil dos Estados Unidos e 619 mil do Brasil) – apesar de a China possuir a maior população do mundo e de ter sido o cenário primeiros focos do vírus.


China volta a ameaçar Taiwan: ‘Medidas drásticas’

Cidade da China proíbe cidadãos de dirigir para conter Covid

Esquerda brasileira foi a fórum do Partido Comunista Chinês

Covid: Após surto, China confina cidade de 13 milhões de habitantes


O Post China divulga teoria da conspiração e acusa Estados Unidos por covid-19 apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/china-divulga-teoria-da-conspiracao-e-acusa-estados-unidos-por-covid-19/feed/ 2
Comunismo: Chinesa presa por filmar o início da pandemia pode morrer https://www.contrafatos.com.br/comunismo-chinesa-presa-por-filmar-o-inicio-da-pandemia-pode-morrer/ https://www.contrafatos.com.br/comunismo-chinesa-presa-por-filmar-o-inicio-da-pandemia-pode-morrer/#respond Sat, 06 Nov 2021 03:50:54 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=20084 Zhang Zhan está em greve de fome para protestar contra sua detenção

O Post Comunismo: Chinesa presa por filmar o início da pandemia pode morrer apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Zhang Zhan está em greve de fome para protestar contra sua detenção

Presa por autoridades chinesas por fazer cobertura independente no início da pandemia no ano passado, a jornalista Zhang Zhan se encontra num estado de saúde muito debilitado devido a uma greve de fome. Nesta sexta-feira (5), a família dela expressou o temor de que a comunicadora, de 37 anos, não resista a este inverno.

Zhang Zhan entrou na mira das autoridades após reportar hospitais lotados em Wuhan, confusão nas ruas e o início do lockdown na cidade. Ela está entre os quatro jornalistas que desapareceram no país após divulgarem informações que contradiziam a narrativa do governo sobre a pandemia.

A chinesa é considerada pela Anistia Internacional uma “jornalista-cidadã”, ou seja, não está vinculada à imprensa tradicional, pois essa é controlada na .

– Jornalistas-cidadãos enfrentam frequentes assédios por exporem informações que o governo gostaria que ficassem guardadas – afirma a Anistia.

Em maio de 2020, ela foi abordada por um homem não identificado, durante sua última gravação registrada. Ele perguntou se ela era jornalista e a ameaçou dizendo que, se ela divulgasse o material, seria responsabilizada. Dias depois, a polícia chinesa a prendeu, alegando que ela estaria “comprando briga e provocando problemas”.

No meio do ano passado, a jornalista protestou contra sua prisão, com uma greve de fome rigorosa, e ficou tão fraca que precisou a ir ao seu julgamento em uma cadeira de rodas. Ela foi condenada a quatro anos de prisão.

Em julho de 2021, Zhan, com apenas 40 quilos, foi levada até um hospital, em uma condição de saúde “dramática”, relatou a Anistia. Atualmente, ela protesta com uma greve parcial de fome, mas seu corpo se deteriora cada vez mais, segundo a organização de direitos humanos.


Em novo surto de Covid, China pede que o povo estoque comida

Coronavírus: China começa a vacinar crianças de 3 anos

Comunismo: Xi Jinping diz que China ‘sempre será construtora da paz mundial’

Explosão em laboratório da China deixa mortos e feridos


O Post Comunismo: Chinesa presa por filmar o início da pandemia pode morrer apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/comunismo-chinesa-presa-por-filmar-o-inicio-da-pandemia-pode-morrer/feed/ 0
Partido Comunista da China aumentou estoque de testes para a covid-19 meses antes da pandemia https://www.contrafatos.com.br/partido-comunista-da-china-aumentou-estoque-de-testes-para-a-covid-19-meses-antes-da-pandemia/ https://www.contrafatos.com.br/partido-comunista-da-china-aumentou-estoque-de-testes-para-a-covid-19-meses-antes-da-pandemia/#respond Sat, 09 Oct 2021 20:51:01 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=17154 É o que mostra relatório de empresa de segurança cibernética

O Post Partido Comunista da China aumentou estoque de testes para a covid-19 meses antes da pandemia apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
É o que mostra relatório de empresa de segurança cibernética

A província de Hubei, onde está localizado o epicentro da covid-19, aumentou as compras de testes para o novo coronavírus meses antes da pandemia. Conforme relatório da Internet 2.0, empresa de segurança cibernética, o estoque de “kits PCR” começou a crescer em julho de 2019 — os primeiros casos da doença provocada pelo patógeno seriam reportados em dezembro.

“Houve uma compra de equipamento de teste de coronavírus em Wuhan em 2019, com contratos de compra aumentando em mais de 50% em relação ao ano anterior”, ressaltou a companhia que revelou a história, em 4 de outubro. “Temos grande confiança de que a pandemia começou muito antes de a informar a Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a covid-19.”

No mês passado, a OMS iniciou a retomada da investigação para apurar a origem do coronavírus com a formação de uma nova equipe de especialistas. O grupo reúne cerca de 20 cientistas, entre geneticistas e técnicos em segurança em laboratório, biossegurança e doenças animais. A equipe vai se dirigir a outros possíveis locais do surgimento do patógeno na China.

Partido Comunista da China

O Ministério das Relações Exteriores do país asiático contestou as descobertas. Em carta à agência de notícias Bloomberg, um porta-voz disse que as revelações se enquadram na mesma categoria de outras “suspeitas duvidosas” sobre a gênese da covid-19. “A rastreabilidade do vírus é uma questão científica séria que deve ser tratada pelos cientistas”, afirmou o diplomata.

As informações são da Revista Oeste


Comunismo: Polícia chinesa coloca cartazes anunciando recompensa para quem denunciar cristãos

Ministro da Defesa de Taiwan admite que o Partido Comunista da China está pronto para atacar a ilha

Japão sobe o tom com o Partido Comunista da China

Paranaenses ainda recebem “sementes misteriosas” da China


O Post Partido Comunista da China aumentou estoque de testes para a covid-19 meses antes da pandemia apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/partido-comunista-da-china-aumentou-estoque-de-testes-para-a-covid-19-meses-antes-da-pandemia/feed/ 0
Ditadura Comunista: China tira crianças com Covid dos pais para isolamento forçado https://www.contrafatos.com.br/ditadura-comunista-china-tira-criancas-com-covid-dos-pais-para-isolamento-forcado/ https://www.contrafatos.com.br/ditadura-comunista-china-tira-criancas-com-covid-dos-pais-para-isolamento-forcado/#respond Sun, 19 Sep 2021 01:33:34 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=15284 Cenas de isolamento têm chocado o mundo

O Post Ditadura Comunista: China tira crianças com Covid dos pais para isolamento forçado apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Cenas de isolamento têm chocado o mundo

A dura política chinesa para o isolamento de pessoas contaminadas com a Covid-19 tem gerado cenas comoventes mundo afora. A mais recente mostra uma criança em um hospital usando um macacão de proteção química, conhecido como hazmat, totalmente isolada dos pais e com contato mínimo com a equipe médica.

O vídeo, divulgado na rede social Weibo, espécie de Twitter da , foi feito por uma enfermeira. Ela explicou que o garoto, que usa mochila com quase metade do seu tamanho, estava indo sozinho até a sala onde seria feita uma tomografia computadorizada.

– Um menino de 4 anos foi infectado (com Covid-19), infelizmente. Sem pais como acompanhantes. Passando a quarentena sozinho – diz a legenda no vídeo.

As imagens foram capturadas em um hospital da cidade Putian, novo epicentro da variante Delta no país.

Nos comentários, pessoas se manifestaram afirmando coisas como: “isso dói no meu coração” e “meus olhos estão ficando marejados”.

O método chinês de repressão da disseminação do coronavírus consiste também em colocar cidades inteiras em lockdown, testar milhões de pessoas à revelia e isolar os contaminados e pessoas próximas em instalações governamentais.

CRIANÇAS ISOLADAS EM HOSPITAL

Na China, a disseminação da variante Delta tem atingido prioritariamente crianças. Em Putian, 57 dos 129 casos registrados recentemente são em menores de 12 anos.

Para evitar a transmissão, as crianças, até mesmo as que estão no jardim de infância, são separadas dos pais e colocadas em quarentena em hospitais.

A enfermeira que gravou o vídeo, Zhu Xiaqing, contou ao jornal local Fujian Health Daily que chorou ao ver uma ambulância lotada de crianças chegando. Todas elas usavam o traje de proteção química. Segundo ela, eles chegaram tarde da noite porque um dos pequenos não queria sair da casa dos pais e chorou durante duas horas antes de se deixar levar pelas autoridades.

Após a chagada, as crianças foram submetidas a exames de tomografia computadorizada. De acordo com Zhu, algumas delas eram tão pequenas que não conseguiam subir na mesa do tomógrafo, e precisaram ser carregadas por médicos.

– Ver crianças sozinhas, sem os pais ao lado, em um hospital que não conhecem e com medo, foi um momento em que meu coração doeu de verdade – admitiu.


Janaina: “A doença autoimune se manifestaria sem a vacina?”

“Meu filho morreu pela vacina”, afirma mãe de jovem que sofreu AVC

Jovem de 22 anos desenvolve coágulos sanguíneos nos pulmões após tomar a vacina da Moderna

Absurdo: Justiça proíbe pai de ver filha de 1 ano por não querer se vacinar


O Post Ditadura Comunista: China tira crianças com Covid dos pais para isolamento forçado apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/ditadura-comunista-china-tira-criancas-com-covid-dos-pais-para-isolamento-forcado/feed/ 0
Pequim humilha ‘Organização Chinesa da Saúde’ https://www.contrafatos.com.br/pequim-humilha-organizacao-chinesa-da-saude/ https://www.contrafatos.com.br/pequim-humilha-organizacao-chinesa-da-saude/#respond Mon, 16 Aug 2021 21:30:48 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=13072 Com um histórico constrangedor de submissão à China, a cúpula da Organização Mundial da Saúde (OMS) teve de engolir mais uma recusa do governo de Pequim de admitir investigação sobre a origem do covid-19.

O Post Pequim humilha ‘Organização Chinesa da Saúde’ apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Com um histórico constrangedor de submissão à China, a cúpula da Organização Mundial da Saúde (OMS) teve de engolir mais uma recusa do governo de Pequim de admitir investigação sobre a origem do covid-19.

O chefe de pesquisadores da OMS, Peter Embarek, que esteve na rastreando a doença, acha que o primeiro a ser contaminado pelo vírus pode ter sido um funcionário do laboratório de virologia, em Wuhan. Determinar a origem é essencial no esforço para eliminar o vírus.

Sim, senhor

A cúpula da OMS reagiu timidamente à nova recusa chinesa, assim como levou quase três meses, em 2020, para admitir a pandemia.

Origem chinesa

Governantes como Donald Trump e Jair Bolsonaro foram atacados e até acusados de “racismo” por suspeitarem da origem chinesa do vírus.

Ironia japonesa

As afinidades ideológicas entre a cúpula da OMS e a China levaram o Japão a se referir à entidade como “Organização Chinesa da Saúde”.

As informações são do Diário do Poder


Não há dados suficientes para recomendar 3ª dose, diz OMS

OMS sugere novo tratamento caríssimo para casos graves de Covid-19

OMS: Variante delta se espalha entre populações vacinadas

Especialista na China: Xi sabia desde o início que COVID era altamente contagioso


O Post Pequim humilha ‘Organização Chinesa da Saúde’ apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/pequim-humilha-organizacao-chinesa-da-saude/feed/ 0
Coronavírus veio de laboratório, diz relatório de Republicanos https://www.contrafatos.com.br/coronavirus-veio-de-laboratorio-diz-relatorio-de-republicanos/ https://www.contrafatos.com.br/coronavirus-veio-de-laboratorio-diz-relatorio-de-republicanos/#respond Wed, 04 Aug 2021 00:58:53 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=12275 Documento afirma que cientistas chineses manipulavam o vírus

O Post Coronavírus veio de laboratório, diz relatório de Republicanos apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Documento afirma que cientistas chineses manipulavam o vírus

O Partido Republicano dos divulgou na segunda-feira (2) um relatório com “preponderância de evidências” que apontam para um vazamento de laboratório como a fonte do surto de coronavírus, no final de 2019. A nega que um vírus geneticamente modificado vazou da instalação de Wuhan, cidade onde teve início a Covid-19.

Jamie Metzl, membro do Conselho Consultivo da OMS, disse à Fox News que o “encobrimento sistemático” da origem do coronavírus na China deve ser investigado. Ele também defendeu a união dos partidos dos EUA para encontrar mais respostas.

– E a China se envolveu em um encobrimento sistemático envolvendo destruição de amostras, ocultação de registros e silenciamento de cientistas chineses. E é simplesmente inaceitável. Portanto, os líderes do Partido Democrata, do Partido Republicano, devem se unir para encontrar um terreno comum para cavar, porque há muitas respostas por aí – disse.

O deputado republicano Mike McCaul divulgou o relatório da equipe republicana e pediu uma investigação bipartidária sobre as origens da pandemia que matou 4,4 milhões de pessoas em todo o mundo.

De acordo com o relatório, há muitas evidências de que os cientistas do Instituto de Virologia de Wuhan trabalhavam na modificação do coronavírus para infectar humanos, refutando a teoria de carne animal contaminada. Pequim, por sua vez, nega veementemente isso.

– Agora acreditamos que é hora de descartar completamente o mercado úmido como a fonte. Também acreditamos que a preponderância das evidências prova que o vírus vazou da IVW [Instituto de Virologia de Wuhan] e que o fez em algum momento antes de 12 de setembro de 2019 – disse o relatório.

O deputado Mike McCaul afirma que, quando autoridades do Partido Comunista da China (PCC) perceberam o vazamento, começaram “desesperadamente a encobrir” o acidente.

– Mas o acobertamento deles veio tarde demais . O vírus já estava se espalhando pela megacidade de Wuhan – afirmou o republicano.

Tanto o governo americano quanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) têm pressionando Pequim por maior transparência sobre as origens da pandemia, para que se possa evitar uma próxima pandemia. A China, por sua vez, continua a colocar empecilhos nessa busca por respostas.


Ditadura Comunista: China remove cruzes dos barcos de pescadores cristãos

China chama Reino Unido de “p**a pedindo para apanhar”

China e Rússia unem tropas para exercício conjunto em agosto

Estudo chinês sugere 3ª dose da CoronaVac por queda na eficácia


O Post Coronavírus veio de laboratório, diz relatório de Republicanos apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/coronavirus-veio-de-laboratorio-diz-relatorio-de-republicanos/feed/ 0
Estudo chinês sugere 3ª dose da CoronaVac por queda na eficácia https://www.contrafatos.com.br/estudo-chines-sugere-3a-dose-da-coronavac-por-queda-na-eficacia/ https://www.contrafatos.com.br/estudo-chines-sugere-3a-dose-da-coronavac-por-queda-na-eficacia/#respond Mon, 26 Jul 2021 21:57:11 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=11844 Análise aponta que dose de reforço pode aumentar o nível de anticorpos entre 3 a 5 vezes

O Post Estudo chinês sugere 3ª dose da CoronaVac por queda na eficácia apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Análise aponta que dose de reforço pode aumentar o nível de anticorpos entre 3 a 5 vezes

Pesquisadores da Sinovac e do centro de controle de doenças da província de Jiangsu, na , apontaram que os anticorpos gerados pela CoronaVac contra a Covid-19 apresentam uma baixa expressiva seis meses após a aplicação da segunda dose em pessoas entre 18 e 59 anos. Por conta da queda, os cientistas recomendam a aplicação de uma 3ª dose de reforço do imunizante.

Segundo os cientistas, entre os cerca de 50 participantes que foram imunizados com intervalo de duas semanas entre as doses, apenas 16,9% ainda tinha um nível considerado bom de anticorpos neutralizantes seis meses depois. Entre o grupo que recebeu o reforço quatro semanas depois da primeira dose, por sua vez, o percentual cresceu para 35,5%.

Os responsáveis pelo estudo testaram a aplicação de uma terceira dose em 540 pessoas, seis meses após o primeiro reforço. Depois de 28 dias, os anticorpos subiram entre três e cinco vezes comparados à quantidade registrada quatro semanas após a segunda dose.

Os pesquisadores alertaram que o estudo não testou o efeito dos anticorpos contra variantes mais transmissíveis e que mais pesquisas ainda são necessárias para avaliar a duração dos anticorpos após uma terceira injeção. O estudo chinês, publicado no domingo (25), ainda está em versão pré-print, ou seja, aguarda revisão da comunidade científica.


Parlamento francês aprova passaporte da COVID e regras de vacinação obrigatória, apesar dos protestos

Cingapura: três quartos das pessoas com teste positivo são vacinadas

Mais de 160.000 franceses protestam contra a vacinação obrigatória e passaportes de saúde

Em tom de ameaça, Primeiro ministro de Israel diz que os recusadores de vacinas estão colocando todo o país em perigo


O Post Estudo chinês sugere 3ª dose da CoronaVac por queda na eficácia apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/estudo-chines-sugere-3a-dose-da-coronavac-por-queda-na-eficacia/feed/ 0
Chinês morre vítima da rara herpes B, que é transmitida por macacos https://www.contrafatos.com.br/chines-morre-vitima-da-rara-herpes-b-que-e-transmitida-por-macacos/ https://www.contrafatos.com.br/chines-morre-vitima-da-rara-herpes-b-que-e-transmitida-por-macacos/#comments Wed, 21 Jul 2021 16:24:45 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=11511 O homem trabalhava num centro de pesquisa de primatas e foi exposto ao vírus que atinge o cérebro e é extremamente mortal

O Post Chinês morre vítima da rara herpes B, que é transmitida por macacos apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
O homem trabalhava num centro de pesquisa de primatas e foi exposto ao vírus que atinge o cérebro e é extremamente mortal

Um homem morreu na após contrair uma doença extremamente rara que afeta macacos, conhecida como o vírus da herpes B. A informação foi revelada pelas autoridades chinesas de saúde em relatório publicado no último sábado (17/7) e citado pelo jornal americano The Washington Post.

A vítima, um veterinário de 53 anos de Pequim, capital da China, foi o primeiro caso humano documentado do vírus no país asiático.

De acordo com o Centro Chinês para Controle e Prevenção de Doenças, o homem trabalhava num instituto de pesquisa especializado em reprodução de primatas e havia dissecado dois macacos que morreram em março.

Como mostra o jornal, a vítima sentiu náuseas, vômitos e febre um mês depois do contato com os primatas e morreu no dia 27 de maio. As amostras de sangue e saliva foram enviadas para a instituição chinesa em abril, onde os pesquisadores encontraram evidências do vírus da herpes B.

Também chamado de vírus do “macaco B”, esse micro-organismo é encontrado nos primatas, mas extremamente raro (muitas vezes mortal) nos humanos, revela o Washington Post.

Nas pessoas, o vírus tende a atacar o sistema nervoso central e causar inflamação no cérebro, levando à perda de consciência. Se não for tratada, há uma taxa de mortalidade de cerca de 80%, diz o periódico.

Até hoje, foram registradas menos de 100 infecções humanas de herpes B desde o primeiro caso de transmissão de primata para humano em 1932.

A maioria das vítimas, de acordo om o Washington Post, costumam ser justamente médios veterinários, cientistas e pesquisadores que trabalham diretamente com macacos e podem ser expostos a fluidos por meio de arranhões, mordidas ou dissecações.

As autoridades chinesas de saúde, citadas pelo jornal americano, afirmam que a descoberta do vírus do macaco B em humano sugere que ele pode “representar uma ameaça zoonótica [transmitida de animais para pessoas] potencial para os trabalhadores ocupacionais”.


EUA: Mais de 200 pessoas em 27 estados sendo monitoradas para a varíola do macaco

Inglaterra: Estudo mostra que quase um terço das pessoas que morreram após pegar a “nova cepa” receberam duas doses das vacinas

China enfrenta dificuldade para controlar peste suína africana

Pesquisadores de células-tronco criam híbridos de macacos e humanos


O Post Chinês morre vítima da rara herpes B, que é transmitida por macacos apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/chines-morre-vitima-da-rara-herpes-b-que-e-transmitida-por-macacos/feed/ 1
China enfrenta dificuldade para controlar peste suína africana https://www.contrafatos.com.br/china-enfrenta-dificuldade-para-controlar-peste-suina-africana/ https://www.contrafatos.com.br/china-enfrenta-dificuldade-para-controlar-peste-suina-africana/#respond Tue, 20 Jul 2021 18:27:30 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=11460 11 surtos do vírus foram identificados apenas este ano

O Post China enfrenta dificuldade para controlar peste suína africana apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
11 surtos do vírus foram identificados apenas este ano

Com 11 surtos de peste suína africana registrados na apenas este ano, o Ministério da Agricultura do país admitiu nesta terça-feira (20) que está sendo complicado controlar os casos.

– A situação de controle e prevenção ainda é complicada, e a tarefa segue difícil – disse Xin Guochang, autoridade do departamento de pecuária do Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais do país.

O vírus foi detectado na China pela primeira vez em 2018 e devastou a produção de animais, principalmente a de porcos, no país asiático. Desde então, a China tenta retomar os rebanhos suínos, mas novos surtos têm sido reportados por lá.

Apenas na província de Sichuan, no sudoeste do país, foram detectados quatro surtos do vírus, segundo a Reuters. E Xin Guochang declarou que o risco de novos surtos ainda é iminente.

Ao fim de junho, a China já havia retomado 99,4% da quantidade de porcos que existia no mercado no fim de 2017, antes da crise.


O Reino Unido enviará dois navios de guerra para a Ásia para desencorajar as ambições territoriais chinesas

Embaixador chinês questiona quem é Deus, e Araújo responde

EUA acusam China de promover ciberataques a outros países

Wassef se irrita com repórter: ‘Na China, você desapareceria’


O Post China enfrenta dificuldade para controlar peste suína africana apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/china-enfrenta-dificuldade-para-controlar-peste-suina-africana/feed/ 0
O fundador do laboratório Moderna é contundente: “O coronavírus escapou do laboratório de Wuhan” https://www.contrafatos.com.br/o-fundador-do-laboratorio-moderna-e-contundente-o-coronavirus-escapou-do-laboratorio-de-wuhan/ https://www.contrafatos.com.br/o-fundador-do-laboratorio-moderna-e-contundente-o-coronavirus-escapou-do-laboratorio-de-wuhan/#comments Tue, 29 Jun 2021 16:47:21 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=10277 O biólogo canadense Derrick Rossi também acredita que o COVID-19 pode se tornar endêmico, portanto, os reforços de dose serão necessários a cada dois ou três anos.

O Post O fundador do laboratório Moderna é contundente: “O coronavírus escapou do laboratório de Wuhan” apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
O biólogo canadense Derrick Rossi também acredita que o COVID-19 pode se tornar endêmico, portanto, os reforços de dose serão necessários a cada dois ou três anos.

Ele acaba de receber o Prêmio Princesa das Astúrias de Pesquisa Científica e Técnica, mas isso não o obscurece sobre o que é importante: a luta contra o coronavírus. Derrick Rossi, um dos fundadores canadenses do laboratório Moderna que desenvolveu uma das mais eficazes contra COVID-19, é contundente sobre a origem da pandemia e não hesita em dizer que se originou em um laboratório de Wuhan.

Ao contrário do que diz o relato do regime chinês, que tenta manter a hipótese de transmissão natural do coronavírus, o renomado biólogo afirma que não há indícios que indiquem esse caminho que Pequim tenta impor. “Não temos nenhuma prova, mas esse vírus é tão diferente dos morcegos que me parece improvável que tenha sido um salto natural. ”, Diz Rossi em diálogo com o jornal El Comercio.

“É fato que um laboratório em Wuhan trabalhou com ele e estou convencido de que ele saiu de lá, que escapou deles. Não acho que tenha sido proposital, eles estavam apenas estudando e aconteceu um acidente. A nega, é claro, mas é a explicação que vejo mais lógica”, enfatiza o cientista.

Rossi também considera provável que a humanidade encontre no futuro novas pandemias, apesar de os políticos não estarem preparados para esta que os pegou de surpresa. “ Embora nos esqueçamos rapidamente de outras que existiram, como a gripe de 1918, principalmente dos políticos, acredito que essa pandemia tenha sido algo excepcional, embora não haja dúvidas de que haverá mais patógenos que saltarão para o homem e causarão doenças. Espero que estejamos mais preparados para isso. E haverá tecnologias que ainda não conhecemos que vão nos ajudar ”, enfatizou.

Questionado pelos jornalistas do jornal espanhol sobre as possibilidades de que as vacinas sejam realmente eficazes contra o coronavírus e acabem com a epidemia, Rossi destacou que é provável que levando em conta a mutação que os vírus experimentam, seja necessário vacinar regularmente. “ É difícil saber. Pode ser que a vacina nos faça gerar uma imunidade natural e não seja necessária, mas também pode acontecer que o vírus mude ou se torne endêmico, como a gripe, e tenhamos que ser vacinados a cada um ou dois anos ”, disse.

“Os vírus são a unidade evolutiva mais perfeita que existe. Eles sabem como se adaptar a qualquer inconveniente e você pode ser capaz de se adaptar à vacina. O bom da tecnologia do RNA mensageiro é que, rapidamente, conseguimos nos adaptar a ela também, por isso estou otimista ”, disse sobre a vacina desenvolvida pela Moderna, laboratório que fundou em 2010.

A origem do coronavírus

O mundo científico exige que o regime chinês seja transparente e permita uma inspeção global e irrestrita do Wuhan Institute of Virology, o laboratório referido por Rossi e que para muitos poderia ser o local onde o coronavírus se espalhou acidentalmente. Porém, desde o início da pandemia, Pequim negou essa possibilidade e tentou instalar a versão que o COVID-19 difundia naturalmente nos mercados de alimentos daquela cidade da província de Hubei.

Até agora, quase 4 milhões de pessoas morreram em consequência da doença infecciosa. Para a comunidade científica, é de vital importância descobrir como pode começar a transmissão para prevenir futuras pandemias como a atual, que já dura mais de um ano e meio. No entanto, o regime de Xi Jinping se recusa sistematicamente a cooperar.

Mesmo no início do surto, proibiu os médicos de Wuhan de falar sobre o vírus respiratório que misteriosamente começou a atacar pacientes naquela cidade populosa. Além disso, os cientistas que trabalham ou desenvolvem tarefas no Instituto de Virologia tiveram que assinar um documento de confidencialidade pelo qual estão proibidos de falar sobre o que acontece lá dentro.

As informações são do infobae


EUA confirmam remoção de sequências de vírus de Wuhan do banco de dados

Absurdo: Regime chinês diz que cientistas do laboratório de Wuhan ‘deveriam receber o prêmio Nobel’

Mike Pompeo: Laboratório de Wuhan ainda está em operação, o próximo vírus poderia ‘matar não três milhões, mas 30 milhões’

Wuhan tem cerimônia gigante de formatura com poucas pessoas usando máscaras


O Post O fundador do laboratório Moderna é contundente: “O coronavírus escapou do laboratório de Wuhan” apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/o-fundador-do-laboratorio-moderna-e-contundente-o-coronavirus-escapou-do-laboratorio-de-wuhan/feed/ 1