Nordeste - ContraFatos https://www.contrafatos.com.br/tag/nordeste/ Não há argumentos Thu, 20 Jun 2024 16:44:27 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.5 https://www.contrafatos.com.br/wp-content/uploads/2020/09/favicon-96x96-2.png Nordeste - ContraFatos https://www.contrafatos.com.br/tag/nordeste/ 32 32 Brasil ultrapassa 6 milhões de casos de dengue; número de mortes dispara https://www.contrafatos.com.br/brasil-ultrapassa-6-milhoes-de-casos-de-dengue-numero-de-mortes-dispara/ https://www.contrafatos.com.br/brasil-ultrapassa-6-milhoes-de-casos-de-dengue-numero-de-mortes-dispara/#comments Thu, 20 Jun 2024 16:44:23 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=478986 Até agora, 4 mil mortes foram confirmadas e mais 2,8 mil estão sob investigação

O Post Brasil ultrapassa 6 milhões de casos de dengue; número de mortes dispara apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Até agora, 4 mil mortes foram confirmadas e mais 2,8 mil estão sob investigação

Em 2024, o Brasil registrou mais de 6 milhões de casos de dengue, conforme os dados do painel de monitoramento do Ministério da Saúde. Esta quantidade mostra um crescimento expressivo se comparada a 2023, ano em que o país contabilizou pouco acima de 1,6 milhão de casos.

As estatísticas indicam que a enfermidade alcançou seu auge em março, com um excesso de 1,6 milhão de ocorrências. Em abril, a contagem permaneceu alta, superando 1,5 milhão de casos. A partir de maio, a propagação diminuiu, com aproximadamente 960 mil casos confirmados.

Em junho inicial, a informação divulgada pela Organização das Nações Unidas (ONU) foi que 84% dos casos de dengue a nível global estão atualmente no Brasil.

Aumento no número de mortes por dengue

Mesmo com a diminuição na ocorrência nos últimos meses, houve um aumento de 71% nas mortes por dengue no primeiro semestre de 2024 em relação a 2023. O Brasil registrou 4 mil óbitos causados pela doença em junho, enquanto no ano anterior o total foi de 1.179. Adicionalmente, mais de 2,8 mil mortes estão sendo investigadas pelo Ministério da Saúde, sob a liderança de Nísia Trindade.

Situação por Estado

Apesar de alguns estados, como Rio de Janeiro e Minas Gerais, terem proclamado o fim da epidemia, a maior parte do país ainda enfrenta uma situação preocupante. registra mais de 1,1 mil óbitos por dengue, correspondendo a mais de 25% do total do país. Este estado também ocupa a segunda posição em número de notificações, com 1,8 milhão de casos, ficando atrás somente de Minas Gerais, que tem 1,6 milhão.

Quase 50% dos casos, totalizando mais de 2,9 milhões de registros, estão concentrados na faixa etária de 20 a 49 anos. Os jovens de 20 a 29 anos são os mais impactados, com mais de 1 milhão de casos dentro dessa faixa. As pessoas de 30 a 39 anos seguem em seguida, com um acúmulo de mais de 900 mil casos.

A região Sudeste está à frente com mais de 3,8 milhões de casos, seguida pela região Sul com pouco mais de 1,1 milhão, a região Centro-Oeste com 600 mil, o com 321 mil e a região Norte com mais de 48 mil. As informações são da Revista Oeste.


O Post Brasil ultrapassa 6 milhões de casos de dengue; número de mortes dispara apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/brasil-ultrapassa-6-milhoes-de-casos-de-dengue-numero-de-mortes-dispara/feed/ 2
Desaprovação de Lula passa dos 70% no Centro-Oeste; VEJA NÚMEROS https://www.contrafatos.com.br/desaprovacao-de-lula-passa-dos-70-no-centro-oeste-veja-numeros/ https://www.contrafatos.com.br/desaprovacao-de-lula-passa-dos-70-no-centro-oeste-veja-numeros/#respond Sat, 15 Jun 2024 23:00:56 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=476429 Contraste regional na aprovação de Lula: Alta no Nordeste e desaprovação no Centro-Oeste, aponta pesquisa

O Post Desaprovação de Lula passa dos 70% no Centro-Oeste; VEJA NÚMEROS apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Contraste regional na aprovação de Lula: Alta no Nordeste e desaprovação no Centro-Oeste, aponta pesquisa

Segundo a CNN Brasil, um recente estudo do instituto AtlasIntel indica uma notável discrepância regional na aprovação do presidente Luiz Inácio da Silva (PT). Na região , a aprovação alcança marcantes 66,3%, enquanto que no Centro-Oeste, a desaprovação é predominante, com 70,7%.

Detalhamento da aprovação de Lula por região:

  • Nordeste: 66,3% de aprovação
  • Norte: 58,5% de aprovação
  • Sul: 46,7% de aprovação
  • Sudeste: 39% de aprovação
  • Centro-Oeste: apenas 29,2% de aprovação

Lula goza de uma considerável taxa de aprovação no Norte (58,5%), porém enfrenta rejeição no Sudeste (60,8%) e no Sul (52,5%). Intrigantemente, o Nordeste se destacou como a única região onde a maioria votou em Lula no segundo turno das eleições presidenciais de 2022.

Taxas de desaprovação por região:

  • Centro-Oeste: lidera com 70,7%
  • Sudeste: segue com 60,8%
  • Sul: tem 52,5%
  • Norte: registra 41,3%
  • Nordeste: tem a menor com 27,2%

Quanto à incerteza a respeito da performance de Lula como Presidente: apenas 0,1% no Sudeste e Centro-Oeste não possuem uma opinião estabelecida; no Nordeste, o número sobe para 6,5%; no Sul, é de 0,9%; e no Norte, uma parcela mínima de 0,2%.

A pesquisa AtlasIntel foi conduzida de 7 a 11 de junho, envolvendo 3.601 brasileiros. A pesquisa apresenta uma margem de erro de um ponto percentual, podendo variar para mais ou para menos, e um nível de confiança de 95%.


O Post Desaprovação de Lula passa dos 70% no Centro-Oeste; VEJA NÚMEROS apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/desaprovacao-de-lula-passa-dos-70-no-centro-oeste-veja-numeros/feed/ 0
Nordeste é única região onde Lula é mais aprovado que Bolsonaro https://www.contrafatos.com.br/nordeste-e-unica-regiao-onde-lula-e-mais-aprovado-que-bolsonaro/ https://www.contrafatos.com.br/nordeste-e-unica-regiao-onde-lula-e-mais-aprovado-que-bolsonaro/#comments Sun, 02 Jun 2024 23:54:30 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=469459 Nordeste é a única região do Brasil onde eleitores acreditam que gestão Lula 3 supera a de Bolsonaro, aponta pesquisa

O Post Nordeste é única região onde Lula é mais aprovado que Bolsonaro apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Nordeste é a única região do Brasil onde eleitores acreditam que gestão Lula 3 supera a de Bolsonaro, aponta pesquisa

A única região do Brasil onde os eleitores veem a gestão 3 como superior à do ex-presidente Jair (PL) é o . Naquela região, metade dos votantes afirma que a administração do petista é “melhor” que a do anterior chefe de estado, com 36% a avaliando como “pior”. Por outro lado, no Centro-Oeste, Norte e Sul, a opinião muda e os eleitores consideram a gestão de Bolsonaro superior à de Lula.

Uma nova pesquisa realizada pelo PoderData, que faz parte do grupo de jornalismo Poder 360, e divulgada entre os dias 25 e 27 de maio, indica que há uma divergência entre os estados do Nordeste e os das regiões Centro-Oeste, Norte e Sul. No entanto, no Sudeste, os resultados mostram um empate técnico.

Em todas as três regiões, a impressão é que Bolsonaro está à frente de Lula para 62%, 56% e 55% das pessoas entrevistadas, respectivamente. No Sudeste, por outro lado, 36% dos votantes pensam que Lula tem governado “melhor” que Bolsonaro, 34% alegam que tem sido “pior” e 28% julgam que são “iguais”. A situação de empate técnico é caracterizada quando os resultados estão dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais.

No entanto, a interpretação dos dados indica que, apesar de contar com o apoio de 50% dos habitantes do Nordeste, a popularidade de Lula tem diminuído na região desde as eleições de 2022. Naquela ocasião, o político do PT recebeu 69,34% dos votos nordestinos, enquanto Bolsonaro obteve 30,66%. Atualmente, 36% dos votantes entrevistados expressam preferência pela administração do ex-presidente do PL, e 10% veem ambos como equivalentes.

A investigação conduzida pelo PoderData baseou-se em 2.500 entrevistas realizadas com indivíduos de 211 cidades das 27 unidades federativas. A margem de erro do estudo é de 2 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%. As informações são da Gazeta do Povo.


O Post Nordeste é única região onde Lula é mais aprovado que Bolsonaro apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/nordeste-e-unica-regiao-onde-lula-e-mais-aprovado-que-bolsonaro/feed/ 4
Tarcísio envia bombas de drenagem ao Rio Grande do Sul https://www.contrafatos.com.br/tarcisio-envia-bombas-de-drenagem-ao-rio-grande-do-sul/ https://www.contrafatos.com.br/tarcisio-envia-bombas-de-drenagem-ao-rio-grande-do-sul/#respond Sat, 18 May 2024 00:36:29 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=460958 O uso de bombas de drenagem é uma das principais demandas agora no Rio Grande do Sul, somente depois disso será possível visualizar tudo o que foi destruído

O Post Tarcísio envia bombas de drenagem ao Rio Grande do Sul apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
O uso de bombas de drenagem é uma das principais demandas agora no Rio Grande do Sul, somente depois disso será possível visualizar tudo o que foi destruído

O governador de , (Republicanos), atendeu a um pedido do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), e enviou ao estado bombas de drenagem de água para ajudar a secar as cidades gaúchas atingidas pelas cheias.

Ao todo, serão dez equipamentos. Pelo menos duas bombas foram transportadas, nesta sexta-feira (17), por aviões KC-390 das e já chegaram à Base Aérea de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre. Serão transportadas até a capital gaúcha por caminhões do Exército Brasileiro.

O ministro da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, disse nesta sexta-feira (17) que governadores do também vão enviar equipamentos para drenar água que é usada na transposição do rio São Francisco.

“Nós estamos ajudando as prefeituras a trazerem bombas, da Sabesp (companhia paulista), ontem eu e o ministro Waldez (Góes, do Desenvolvimento Regional) e Renan (Filho, dos Transportes) contatamos governadores do Nordeste que têm bombas de grande poder que são usadas na transposição do rio São Francisco. Estamos trabalhando com as Forças Armadas para que o mais rápido possível a gente possa expulsar a água”, afirmou.

Trata-se de um exemplo de coordenação política e institucional, em que o poder federal, por meio das Forças Armadas, e os governadores de espectros políticos diferentes se unem para ajudar brasileiros.

Produtores de arroz também auxiliam com o envio de bombas menores para fazer a água fluir. A água das chuvas e das inundações de rios ainda não baixou na área urbana de diversos municípios. Enquanto há lugares onde a água já secou, há cidades do Sul do estado que ainda estão começando a ficar inundadas.

O uso de bombas de drenagem é uma das principais demandas agora no Rio Grande do Sul, somente depois disso será possível visualizar tudo o que foi destruído. As informações são do Diário do Poder.


O Post Tarcísio envia bombas de drenagem ao Rio Grande do Sul apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/tarcisio-envia-bombas-de-drenagem-ao-rio-grande-do-sul/feed/ 0
Nordeste tem maior taxa de analfabetismo do Brasil, aponta censo do IBGE https://www.contrafatos.com.br/nordeste-tem-maior-taxa-de-analfabetismo-do-brasil-aponta-censo-do-ibge/ https://www.contrafatos.com.br/nordeste-tem-maior-taxa-de-analfabetismo-do-brasil-aponta-censo-do-ibge/#comments Fri, 17 May 2024 21:37:17 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=460887 Nordeste mantém a maior taxa de analfabetismo do Brasil, aponta Censo 2022

O Post Nordeste tem maior taxa de analfabetismo do Brasil, aponta censo do IBGE apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Nordeste mantém a maior taxa de analfabetismo do Brasil, aponta Censo 2022

A taxa de analfabetismo no permanece a mais alta do Brasil, com 14,2% em 2022, segundo o Censo Demográfico 2022: Alfabetização, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse índice é o dobro da média nacional, que é de 7%.

Para consolidar a pesquisa sobre alfabetização, o IBGE analisou a população de 15 anos ou mais, composta por 163 milhões de brasileiros. Dentre eles, 151,5 milhões são alfabetizados, enquanto 11,4 milhões são analfabetos. Assim, a taxa de alfabetização é de 93% e a de analfabetismo é de 7%.

Os dados regionais mostram que o Nordeste e o Norte têm os maiores percentuais de pessoas que não sabem ler e escrever bilhetes simples, com 14,2% e 8,2%, respectivamente.

Taxas de Analfabetismo por Região:

  • Nordeste: 14,2% – dobro da média nacional
  • Norte: 8,2%
  • Centro-Oeste: 5,1%
  • Sudeste: 3,9%
  • Sul: 3,4%

Embora o Nordeste apresente um índice alarmante, a alfabetização nacional aumentou em todas as áreas do Brasil, de acordo com os dados do último Censo (2010) e o atual (2022). O Sul está na liderança com 96,6% de sua população sabendo ler e escrever, seguido pelo Sudeste (96,1%), Centro-Oeste (94,9%), Norte (91,8%) e Nordeste (85,8%).

Taxas de Alfabetização por Unidade da Federação:

  • Santa Catarina: 97,3%
  • Distrito Federal: 97,2%
  • Alagoas: 82,3%
  • Piauí: 82,8%

Ademais, a taxa média de analfabetismo é a maior (13,6%) nos 1.366 municípios com população entre 10.001 e 20.000 habitantes, sendo esta mais de quatro vezes superior à taxa dos 41 municípios com mais de 500 mil habitantes (3,2%).

Estas informações destacam a importância de implementar políticas públicas voltadas para a educação básica, particularmente nas áreas mais impactadas, com o objetivo de diminuir as desigualdades e fomentar a alfabetização em todo o país.


O Post Nordeste tem maior taxa de analfabetismo do Brasil, aponta censo do IBGE apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/nordeste-tem-maior-taxa-de-analfabetismo-do-brasil-aponta-censo-do-ibge/feed/ 2
Relator de projeto de lei propõe taxar streamings e YouTube, e isentar Globoplay https://www.contrafatos.com.br/relator-de-projeto-de-lei-propoe-taxar-streamings-e-youtube-e-isentar-globoplay/ https://www.contrafatos.com.br/relator-de-projeto-de-lei-propoe-taxar-streamings-e-youtube-e-isentar-globoplay/#comments Tue, 14 May 2024 04:18:26 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=458885 Relator envia parecer preliminar de projeto de lei sobre streaming e vídeos sob demanda para líderes da Câmara

O Post Relator de projeto de lei propõe taxar streamings e YouTube, e isentar Globoplay apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Relator envia parecer preliminar de projeto de lei sobre streaming e vídeos sob demanda para líderes da Câmara

O deputado André Figueiredo, responsável pelo projeto de lei que estabelece regras para serviços de streaming e vídeos sob demanda, apresentou um parecer preliminar aos líderes da Câmara neste último fim de semana. Figueiredo propõe no seu texto a tributação de streamings e do YouTube, no entanto, exclui o Globoplay, serviço pertencente ao Grupo Globo, desta cobrança.

O projeto prevê a tributação de serviços de vídeos sob demanda, televisão por aplicativo e compartilhamento de conteúdos audiovisuais, como Netflix e YouTube, através do pagamento da Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine).

A alíquota terá valores progressivos, chegando a atingir um máximo de 6% sobre a receita bruta no mercado brasileiro, o que inclui receitas obtidas através de publicidade.

Embora o Globoplay, um serviço de streaming que agrega produções da Globo e outros conteúdos, não será incluído na cobrança. Ao definir o “Serviço de Televisão por Aplicação de Internet”, uma categoria que será tributada, o parecer de André Figueiredo afirma que a definição não abrange serviços do tipo promovidos por concessionárias de radiodifusão de sons e imagens, como o do Grupo Globo.

O relatório de Figueiredo apresentado aos chefes da Câmara também discute a taxação de influenciadores digitais, que podem ser obrigados a pagar a Condecine relacionada aos valores ganhos com a visualização de seus conteúdos.

O texto afirma que, a fim de prevenir que os influenciadores, referidos como uma “importante categoria de formadores de opinião”, sejam impactados pelo custo da Condecine repassado pelas plataformas, os aplicativos poderão subtrair metade do valor desta taxa dos ganhos dos influenciadores provenientes da monetização das visualizações.

O relator incluiu em seu parecer preliminar uma cota mínima de 10% das horas do catálogo para “conteúdos brasileiros”. Desta cota, metade dos conteúdos deve ser produzida por grupos controlados por mulheres, negros, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, membros de comunidades tradicionais e indivíduos em situação de vulnerabilidade.

O texto também indica que 10% das receitas da Condecine serão alocadas para essas produtoras e, desse montante, pelo menos 30% devem ser direcionados para produtoras das regiões Norte, e Centro-Oeste. As informações são do Metrópoles.


O Post Relator de projeto de lei propõe taxar streamings e YouTube, e isentar Globoplay apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/relator-de-projeto-de-lei-propoe-taxar-streamings-e-youtube-e-isentar-globoplay/feed/ 2
Tragédia no RS: Estado tem alerta de risco ‘muito alto’ para novas chuvas e inundações https://www.contrafatos.com.br/tragedia-no-rs-estado-tem-alerta-de-risco-muito-alto-para-novas-chuvas-e-inundacoes/ https://www.contrafatos.com.br/tragedia-no-rs-estado-tem-alerta-de-risco-muito-alto-para-novas-chuvas-e-inundacoes/#comments Sun, 12 May 2024 05:17:42 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=457824 Cemaden emitiu alerta para a ocorrência de eventos inundações, alagamentos e deslizamentos a partir da madrugada de domingo, 12

O Post Tragédia no RS: Estado tem alerta de risco ‘muito alto’ para novas chuvas e inundações apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Cemaden emitiu alerta para a ocorrência de eventos inundações, alagamentos e deslizamentos a partir da madrugada de domingo, 12

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de (Cemaden) comunicou que diversas áreas do Rio Grande do Sul estão em alerta máximo para a possibilidade de eventos hidrológicos e geológicos neste próximo domingo, dia 12.

O aviso está relacionado com as potenciais consequências causadas por chuvas intensas, sejam elas “hidrológicas”, como inundações e alagamentos, ou “geológicas”, como deslizamentos de terra e desabamentos, nas regiões Noroeste, Centro-Ocidental, , Sudeste e Sudoeste do Rio Grande do Sul e na metrópole de Porto Alegre.

Segundo o Cemaden, a previsão é de que as novas chuvas possam piorar a situação em bacias hidrográficas importantes e que já estão acima das cotas de transbordamento, como o Guaíba e os Rios Uruguai, Jacuí, Taquari-Antas, Caí, Sinos e Gravataí. 

Com os rios já em níveis recordes, a previsão é de as chuvas cheguem a 150 milímetros. A previsão aponta, ainda, que o Guaíba, que atualmente está em 4,58 metros, pode voltar à marca de 5 metros de elevação.   

Em um vídeo publicado nas redes sociais, o governador Eduardo Leite (PSDB) fez um alerta à população sobre os riscos das novas chuvas, principalmente às regiões Norte e Nordeste do Rio Grande do Sul, entre a madrugada deste sábado e domingo. 

“Há uma preocupação de que possa haver elevação com impacto em muitas residências. (…) Não é momento de voltar para essas localidades em risco, não é seguro ainda”, afirmou Leite.

O Climatempo explica que as chuvas devem ganhar força a partir deste domingo por fatores como a passagem de uma nova frente fria pela região e o crescimento de uma área de baixa pressão no litoral gaúcho. 

Até o final da tarde de sábado, o total de mortes contabilizadas pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul era de 136, com 125 pessoas ainda desaparecidas. De acordo com o órgão, 81.043 indivíduos encontram-se em abrigos, enquanto 537.380 foram desalojados devido às inundações. No total, desde 29 de abril, 2.115.416 pessoas foram impactadas pelas tempestades no Estado.


O Post Tragédia no RS: Estado tem alerta de risco ‘muito alto’ para novas chuvas e inundações apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/tragedia-no-rs-estado-tem-alerta-de-risco-muito-alto-para-novas-chuvas-e-inundacoes/feed/ 1
Insegurança alimentar atingiu 64 milhões de pessoas no 1º ano do governo Lula, diz IBGE https://www.contrafatos.com.br/inseguranca-alimentar-atingiu-64-milhoes-de-pessoas-no-1o-ano-do-governo-lula-diz-ibge/ https://www.contrafatos.com.br/inseguranca-alimentar-atingiu-64-milhoes-de-pessoas-no-1o-ano-do-governo-lula-diz-ibge/#comments Thu, 25 Apr 2024 17:19:49 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=448924 Norte e Nordeste foram as regiões com maior dificuldade de acesso a comida

O Post Insegurança alimentar atingiu 64 milhões de pessoas no 1º ano do governo Lula, diz IBGE apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Norte e Nordeste foram as regiões com maior dificuldade de acesso a comida

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) revelam que uma em cada quatro residências do país — o que representa 64,1 milhões de pessoas — sofreu com insegurança alimentar no primeiro ano do governo (PT). Isso significa que esses brasileiros viveram com fome ou sob o medo de não ter o que comer durante o ano de 2023. A análise foi divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Do total de pessoas que viviam nesses domicílios, quase 12 milhões enfrentavam grande dificuldade de acesso a comida, enquanto outros 8,6 milhões beiravam a fome.

De acordo com o Pnad, o Brasil tinha 27,6% (ou 21,6 milhões) dos seus domicílios em situação de insegurança alimentar em 2023. Desses, 18,2% (ou 14,3 milhões) encontravam-se em situação de insegurança alimentar leve, 5,3% (ou 4,2 milhões) em insegurança alimentar moderada e 4,1% (ou 3,2 milhões) com insegurança alimentar grave.

Em 48,3% dos domicílios do país, a pessoa responsável era um homem, e em 51,7%, a pessoa responsável era uma mulher. No entanto, entre os domicílios com insegurança alimentar, 59,4% eram chefiados por mulheres e 40,6%, por homens, uma diferença de 18,8 pontos porcentuais.

Outra constatação da pesquisa é que em mais da metade dos domicílios (50,9%) com insegurança alimentar moderada ou grave, o rendimento domiciliar per capita era inferior a meio salário mínimo.

Insegurança alimentar no Norte e no Nordeste

Apesar de apresentarem mais da metade dos moradores com acesso pleno e regular aos alimentos, considerando aspectos qualitativos e quantitativos, as Regiões Norte (60,3%) e (61,2%) tiveram as maiores proporções de domicílios com insegurança alimentar.

Esses valores correspondem, em número de domicílios, a 3,6 milhões no Norte e 12,7 milhões no Nordeste.

O Sul foi a região com maior participação de domicílios em segurança alimentar (83,4%), com cerca de 9,7 milhões de residências nessa situação. As Regiões Centro-Oeste (75,7%) e Sudeste (77,0%) também tiveram bem mais que a metade dos seus domicílios em segurança alimentar.

Realizada pelo IBGE com o apoio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, a pesquisa teve como referencial metodológico a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (Ebia), que permite a identificação e a classificação dos domicílios de acordo com o nível de segurança alimentar de seus moradores. As informações são da Revista Oeste.


O Post Insegurança alimentar atingiu 64 milhões de pessoas no 1º ano do governo Lula, diz IBGE apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/inseguranca-alimentar-atingiu-64-milhoes-de-pessoas-no-1o-ano-do-governo-lula-diz-ibge/feed/ 2
Treze Estados têm mais beneficiados do Bolsa Família do que trabalhadores https://www.contrafatos.com.br/treze-estados-tem-mais-beneficiados-do-bolsa-familia-do-que-trabalhadores/ https://www.contrafatos.com.br/treze-estados-tem-mais-beneficiados-do-bolsa-familia-do-que-trabalhadores/#respond Fri, 29 Mar 2024 20:27:17 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=434500 Apenas no Maranhão, há dois habitantes recebendo o benefício para cada empregado com carteira de trabalho

O Post Treze Estados têm mais beneficiados do Bolsa Família do que trabalhadores apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Apenas no Maranhão, há dois habitantes recebendo o benefício para cada empregado com carteira de trabalho

Em mais da metade dos Estados do Brasil, o número de beneficiários do “Bolsa Família” supera o de trabalhadores registrados, conforme dados do “Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged)” e do “Ministério de Desenvolvimento Social (MDS)”. As informações foram divulgadas pelo Poder360 na sexta-feira, dia 29.

Antes da pandemia, existiam oito Estados com mais “benefícios” do que empregos formais. Em 2020, esse número aumentou para dez, chegou a 12 em 2022 com o Auxílio Brasil, e atingiu 13 em 2023 – um número que foi mantido em 2024. Todos os Estados do e quatro Estados do Norte estão nessa situação.

A maior dependência do benefício ocorre no Estado do Maranhão. Existem 641 mil empregos formais e aproximadamente 1 milhão de famílias maranhenses beneficiadas pelo Bolsa Família. Portanto, para cada trabalhador formal, existem dois moradores recebendo o Bolsa Família.

Santa Catarina é o Estado onde a proporção é menor, com 10 trabalhadores no mercado formal para cada beneficiário.

Mesmo com as estatísticas, ocorreu uma diminuição geral na proporção no ano passado. Em 25 estados, a quantidade de beneficiários em comparação com os empregados registrados caiu. As únicas exceções foram o Distrito Federal e Santa Catarina, lugares onde a proporção já era pequena.

Aumento do Bolsa Família

No início de 2020, o país contava com 39,6 milhões de trabalhadores registrados e 13,2 milhões de pessoas recebendo o “Bolsa Família”. Em dezembro de 2021, após uma recuperação parcial do mercado de trabalho do impacto da pandemia de “Covid-19”, o número de beneficiários do programa aumentou para 14,5 milhões.

Em 2022, ano de eleições, o número aumentou para 21,6 milhões. Pelo menos 3 milhões dos 7 milhões de novos participantes foram adicionados ao programa nos três meses antes da votação.

O aumento acelerado de 49% no número de famílias beneficiárias despertou inquietações entre os economistas. Eles temiam que a rápida inclusão pudesse afetar a eficácia do programa.

Adicionalmente, em 2022, o valor do benefício teve um incremento temporário, alcançando R$ 600. Este valor acabou se tornando permanente após certo período. No ano seguinte, em 2023, uma nova ampliação fez o valor médio subir para R$ 680.

A escalada rápida do Bolsa Família ocorreu simultaneamente a uma debilitação do emprego formal, com vários trabalhadores se deslocando para o mercado informal. Portanto, em janeiro de 2023, para cada dois empregos formais, existia um beneficiário do Bolsa Família. As informações são da Revista Oeste.


O Post Treze Estados têm mais beneficiados do Bolsa Família do que trabalhadores apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/treze-estados-tem-mais-beneficiados-do-bolsa-familia-do-que-trabalhadores/feed/ 0
Quase 80% dos brasileiros sentem piora na segurança pública nos últimos 12 meses, mostra pesquisa https://www.contrafatos.com.br/quase-80-dos-brasileiros-sentem-piora-na-seguranca-publica-nos-ultimos-12-meses-mostra-pesquisa/ https://www.contrafatos.com.br/quase-80-dos-brasileiros-sentem-piora-na-seguranca-publica-nos-ultimos-12-meses-mostra-pesquisa/#comments Wed, 27 Mar 2024 00:37:00 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=432998 Pesquisa divulgada pela Quaest nesta terça-feira (26) indica que a maioria dos brasileiros sentem piora na segurança pública.

O Post Quase 80% dos brasileiros sentem piora na segurança pública nos últimos 12 meses, mostra pesquisa apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Pesquisa divulgada pela Quaest nesta terça-feira (26) indica que a maioria dos brasileiros sentem piora na segurança pública.

Quando questionados sobre suas percepções nos últimos 12 meses, os entrevistados afirmaram que a violência:

  • Aumentou: 79%
  • Ficou igual: 15%
  • Diminuiu: 4%
  • Não sabe ou não respondeu: 2%

Entre os dias 10 e 16 de novembro de 2023, 2.007 pessoas foram entrevistadas. A margem de erro é de 2,2 pontos, podendo variar para mais ou para menos.

A região Sul lidera com a maior percepção de aumento na violência (83%), seguida pelo Sudeste (81%) e (79%).

81% das mulheres entrevistadas percebem um aumento na violência, em comparação com 77% dos homens.

Aqueles que ganham mais de 5 salários mínimos e os que recebem entre 2 a 5 salários mínimos são os dois grupos que mais perceberam um incremento na violência, conforme indicado por 81% dos participantes da pesquisa.

Indivíduos de cor preta (81%) foram os que mais perceberam o crescimento na violência, seguidos por Brancos e Pardos (ambos com 79%), e de outras etnias ou raças (73%).

Outros indicadores

O estudo revela que 50% dos participantes já sofreram com assalto, furto ou roubo pelo menos uma vez na vida e que 85% dos indivíduos conhecem alguém que já vivenciou essa situação.

De acordo com a pesquisa, 81% dos brasileiros veem a violência e o crime organizado como problemas nacionais, enquanto para 16% são considerados problemas locais.

Já 83% acreditam que o “crime organizado” está em ascensão, em contraste com 3% que pensam que está diminuindo e 3% que acreditam que permanece o mesmo.

Quando se trata de confiança nas instituições de segurança pública, 44% dos entrevistados avaliam que “confia totalmente” nas (Aeronáutica, Exército e Marinha). Eles são seguidos pela Polícia Federal com 36%, Polícia Civil com 25%, Polícia Militar com 23% e o Poder Judiciário com 17%.

A maior quantidade de “não confia” pertence ao Poder Judiciário (24%), seguida pela Polícia Civil (21%) e pela Polícia Militar (20%).

A maioria dos entrevistados (53%) acredita que a não tem feito o suficiente para combater o problema da violência, enquanto 44% consideram que a Justiça tem feito o máximo possível.

Quando questionados sobre seu acordo ou desacordo com certas afirmações, 94% afirmaram concordar com a “redução da maioridade penal”, 93% aprovaram o “aumento da pena para criminosos pegos com armas pesadas” e 77% acreditam que deveria existir a “pena de morte no Brasil”. As informações são do G1.


O Post Quase 80% dos brasileiros sentem piora na segurança pública nos últimos 12 meses, mostra pesquisa apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/quase-80-dos-brasileiros-sentem-piora-na-seguranca-publica-nos-ultimos-12-meses-mostra-pesquisa/feed/ 1