Peru - ContraFatos https://www.contrafatos.com.br/tag/peru/ Não há argumentos Tue, 02 Apr 2024 21:55:53 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.5 https://www.contrafatos.com.br/wp-content/uploads/2020/09/favicon-96x96-2.png Peru - ContraFatos https://www.contrafatos.com.br/tag/peru/ 32 32 Dirceu No Senado: “Nosso Papel Pra Consolidar A Democracia É Fazer Uma Revolução Social No Brasil” https://www.contrafatos.com.br/dirceu-no-senado-nosso-papel-pra-consolidar-a-democracia-e-fazer-uma-revolucao-social-no-brasil/ https://www.contrafatos.com.br/dirceu-no-senado-nosso-papel-pra-consolidar-a-democracia-e-fazer-uma-revolucao-social-no-brasil/#comments Tue, 02 Apr 2024 21:55:47 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=436656 José Dirceu, ex-ministro condenado, discursa no Senado em sessão em celebração à democracia

O Post Dirceu No Senado: “Nosso Papel Pra Consolidar A Democracia É Fazer Uma Revolução Social No Brasil” apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
José Dirceu, ex-ministro condenado, discursa no Senado em sessão em celebração à democracia

Na manhã desta terça-feira (02), José Dirceu, petista com várias condenações, fez um discurso no durante uma sessão que celebrava a democracia brasileira. O ex-ministro da Casa Civil e ex-deputado federal, que serviu sob o governo de , retornou ao após um hiato de 19 anos.

“Desde a madrugada de 1º/12/2005, quando a Câmara dos cassou o mandato que o povo de SP tinha me dado pela terceira vez, nunca mais voltei ao Congresso Nacional. Acredito que João Goulart merecia e merece a minha presença hoje aqui”, disse o condenado petista no Senado.

José Dirceu criticou a atuação das Forças Armadas brasileiras em decisões políticas e a participação de militares no Governo Bolsonaro (PL): “Há um elemento que precisa ser recordado aqui, que é o papel dos militares, das Forças Armadas. É preciso, e o STF já adotou uma decisão que não há poder moderador. O artigo não dá às Forças Armadas nenhum papel político. Não estamos em um império, estamos em uma república democrática. Não basta a despolitização e a volta aos quartéis, porque isso aconteceu em 1988. Porque depois de 30 anos os militares voltaram a organizar, apoiar uma candidatura, e depois constituir um governo praticamente cívico-militar. Vamos lembrar que a maioria do Estado Maior do Exército foi para o governo Bolsonaro”.

O condenado ainda acrescentou que a democracia está em risco no mundo e citou a eleição de governos de “extrema direita” e guerras em diversos países.

“A democracia está em risco no mundo, não é só no Brasil. Estamos tendo uma guerra na Ucrânia, uma guerra contra o povo palestino, situações de instabilidade no e no Equador, um governo de extrema direita na Argentina. É preciso recordar para que não se repita, mas é preciso continuar a luta democrática”, disse Dirceu.

“Nosso papel pra consolidar a democracia é fazer uma revolução social no Brasil”, afirmou o petista condenado na sessão.


O Post Dirceu No Senado: “Nosso Papel Pra Consolidar A Democracia É Fazer Uma Revolução Social No Brasil” apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/dirceu-no-senado-nosso-papel-pra-consolidar-a-democracia-e-fazer-uma-revolucao-social-no-brasil/feed/ 6
Padre Kelmon, ex-presidenciável, lança pré-candidatura à Prefeitura de São Paulo https://www.contrafatos.com.br/padre-kelmon-ex-presidenciavel-lanca-pre-candidatura-a-prefeitura-de-sao-paulo/ https://www.contrafatos.com.br/padre-kelmon-ex-presidenciavel-lanca-pre-candidatura-a-prefeitura-de-sao-paulo/#respond Wed, 31 Jan 2024 04:12:34 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=402748 O vice do político será um pastor evangélico, que também é do PTB

O Post Padre Kelmon, ex-presidenciável, lança pré-candidatura à Prefeitura de São Paulo apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
O vice do político será um pastor evangélico, que também é do PTB

Nesta terça-feira (30), Padre Kelmon (PTB) declarou que é pré-candidato à prefeitura de . O político, que ganhou reconhecimento em todo o país ao disputar a presidência do Brasil em 2022, teve sua notícia divulgada pelo Uol.

Manoel Ferreira Junior, um pastor evangélico que pertence ao mesmo partido que o líder religioso, será o vice de Kelmon. Ele vive na capital paulista há 22 anos. Portanto, trata-se de uma chapa pura.

“São Paulo é a locomotiva do País e precisa de cuidado e carinho e deve servir de referência”, disse.

Kelmon, que já concorreu à presidência, é natural de Acajutiba (BA) e tem 47 anos. Ele se identificava como padre e integrante da Ortodoxa. No entanto, em dezembro de 2022, Kelmon foi desassociado da Igreja Ortodoxa do no Brasil.

A informação sobre a ruptura foi divulgada pela instituição através das redes sociais. O arcebispo metropolitano no Peru e autoridade máxima da “Igreja Católica Apostólica Ortodoxa do Peru”, Mor Francisco Ángel Ernesto Móran Vidal, assinou o documento. O documento também foi assinado pelo Monsenhor Miguel Phellype Thiago Martins, vigário episcopal no Brasil.

O sacerdote é o responsável por liderar os eventos do Foro do Brasil, que são realizados em edições, em diversas cidades brasileiras. No fórum, parlamentares opositores do de Luiz Inácio da Silva, juntamente com outros participantes, debatem sobre questões políticas e sociais do Brasil.


O Post Padre Kelmon, ex-presidenciável, lança pré-candidatura à Prefeitura de São Paulo apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/padre-kelmon-ex-presidenciavel-lanca-pre-candidatura-a-prefeitura-de-sao-paulo/feed/ 0
Terremoto de magnitude 6,6 atinge o Brasil https://www.contrafatos.com.br/terremoto-de-magnitude-66-atinge-o-brasil/ https://www.contrafatos.com.br/terremoto-de-magnitude-66-atinge-o-brasil/#comments Mon, 22 Jan 2024 00:51:47 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=397727 A intensidade do tremor, se confirmada, coloca o sismo como um dos maiores já ocorridos no país.

O Post Terremoto de magnitude 6,6 atinge o Brasil apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
A intensidade do tremor, se confirmada, coloca o sismo como um dos maiores já ocorridos no país.

Um terremoto de 6.6 graus na escala Richter foi registrado no município de Tarauacá, no interior do Acre. Segundo o Serviço Geológico dos , o tremor ocorreu no sábado, 20, às 18h31 no horário de .

Não há registro de danos. A intensidade do tremor, se confirmada, coloca o sismo como um dos maiores já ocorridos no país.

O epicentro foi localizado a 614,5 quilômetros de profundidade. Tremores que ocorrem nessa profundidade dificilmente são sentidos pela população.

Em junho de 2022, um terremoto de magnitude 6,5 atingiu a região da fronteira entre o e o Brasil. O epicentro foi a uma profundidade de 616 km e a cerca de 111 km da cidade de Tarauacá, no Acre. A região está próxima da Cordilheira dos Andes, uma das zonas com maior atividade sísmica do planeta.


O Post Terremoto de magnitude 6,6 atinge o Brasil apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/terremoto-de-magnitude-66-atinge-o-brasil/feed/ 1
Presidente do Equador diz que vai deportar detentos estrangeiros https://www.contrafatos.com.br/presidente-do-equador-diz-que-vai-deportar-detentos-estrangeiros/ https://www.contrafatos.com.br/presidente-do-equador-diz-que-vai-deportar-detentos-estrangeiros/#respond Wed, 10 Jan 2024 19:22:35 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=391715 90% dos encarcerados no país são de Colômbia, Peru e Venezuela

O Post Presidente do Equador diz que vai deportar detentos estrangeiros apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
90% dos encarcerados no país são de Colômbia, Peru e Venezuela

Nesta quarta-feira (10), o presidente do Equador, Daniel Noboa, anunciou que começará a deportar de seu país detentos estrangeiros, principalmente colombianos, para reduzir a população carcerária e gastos públicos após o surto de violência no país da América do Sul.

Ao menos 13 pessoas já morreram no caos equatoriano, e mais de 130 funcionários penitenciários eram mantidos reféns ainda nesta quarta (10).

De acordo com o Noboa, cerca de 1.500 colombianos estão nas prisões do Equador: somados a eles, criminosos presos do e da representam 90% da população carcerária estrangeira do país.

As declarações foram feitas à rádio equatoriana Canela um dia após Noboa assinar um decreto no qual declara um “conflito armado interno” no Equador contra facções criminosas.

O caos começou no Equador depois da fuga da prisão de Fito, líder de uma das principais organizações criminosas do país, os Choneros.


O Post Presidente do Equador diz que vai deportar detentos estrangeiros apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/presidente-do-equador-diz-que-vai-deportar-detentos-estrangeiros/feed/ 0
Brasil é o país com mais casos de dengue no mundo, alerta OMS https://www.contrafatos.com.br/brasil-e-o-pais-com-mais-casos-de-dengue-no-mundo-alerta-oms/ https://www.contrafatos.com.br/brasil-e-o-pais-com-mais-casos-de-dengue-no-mundo-alerta-oms/#comments Sun, 24 Dec 2023 04:22:10 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=382479 Brasil lidera o número de casos de dengue no mundo, alerta OMS

O Post Brasil é o país com mais casos de dengue no mundo, alerta OMS apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Brasil lidera o número de casos de dengue no mundo, alerta OMS

Segundo a OMS, o Brasil está na liderança global em relação ao número de casos de dengue, com 2,9 milhões de registros em 2023. Essa quantidade representa mais da metade dos 5 milhões de casos registrados em todo o mundo. A OMS alertou sobre a propagação da doença em países onde ela não era historicamente comum.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, mais de 5 milhões de pessoas foram infectadas pela dengue em todo o mundo, resultando em 5.000 mortes causadas pela doença. A maioria desses casos, cerca de 80%, foram registrados nas Américas, com aproximadamente 4,1 milhões de ocorrências. O Sudeste Asiático e o Pacífico Ocidental também apresentaram um número significativo de casos. No continente americano, o Brasil é o país com o maior número de infecções, seguido por e México. Esses dados são referentes ao período de 1º de janeiro a 11 de dezembro.

Brasil

No Brasil, foi constatado um total de 1.474 casos de dengue grave, o que representa 0,05% do total de casos. A dengue grave, também conhecida como dengue hemorrágica, é responsável por esses casos. Em comparação com outros países da região, o Brasil ocupa a segunda posição em número de casos mais graves, ficando atrás apenas da , que registrou 1.504 ocorrências.

Na França, e Espanha, que antes não tinham casos de dengue, foram registradas infecções originadas dentro do país, e não importadas. O mosquito Aedes aegypti, também conhecido como mosquito-tigre, está presente em grande parte da Europa.


O Post Brasil é o país com mais casos de dengue no mundo, alerta OMS apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/brasil-e-o-pais-com-mais-casos-de-dengue-no-mundo-alerta-oms/feed/ 1
Após governo negar, Estadão detalha como Lula atuou para emprestar US$ 1 bilhão a Argentina https://www.contrafatos.com.br/apos-governo-negar-estadao-detalha-como-lula-atuou-para-emprestar-us-1-bilhao-a-argentina/ https://www.contrafatos.com.br/apos-governo-negar-estadao-detalha-como-lula-atuou-para-emprestar-us-1-bilhao-a-argentina/#comments Thu, 05 Oct 2023 02:29:37 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=339854 Lula agiu para garantir empréstimo bilionário à Argentina, segundo O Estado de S. Paulo

O Post Após governo negar, Estadão detalha como Lula atuou para emprestar US$ 1 bilhão a Argentina apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Lula agiu para garantir empréstimo bilionário à Argentina, segundo O Estado de S. Paulo

O federal negou, mas o jornal O Estado de S. Paulo detalhou como o presidente Luiz Inácio da Silva (PT) atuou para que o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) concedesse um empréstimo de US$ 1 bilhão à Argentina.

A operação foi necessária para que a Argentina pudesse receber um desembolso de US$ 7,5 bilhões do Fundo Monetário Internacional (FMI). O país vizinho já havia esgotado o limite de crédito no CAF, o que levou Lula a pressionar a ministra do Planejamento, Simone Tebet, que é governadora do Brasil no banco.

Segundo o jornal, a ligação partiu do gabinete do ex-chanceler Celso Amorim, assessor especial para assuntos internacionais da Presidência. Tebet estava fora de , em compromisso particular, e só retornou depois de várias tentativas de contato.

A ação ocorreu às vésperas da visita do ministro da Economia argentino, Sergio Massa, ao Brasil. Nome apoiado pelo presidente Alberto Fernández para a sua sucessão, ele esteve no Ministério da Fazenda e no Planalto em 28 de agosto.

O empréstimo-ponte do CAF foi aprovado por 21 países-membros do banco, incluindo o Brasil. Somente o votou contra. Após a confirmação, o FMI autorizou o novo acordo e liberou os US$ 7,5 bilhões para a Argentina.

A ação ocorreu às vésperas da visita do ministro da Economia argentino, Sergio Massa, ao Brasil. Nome apoiado pelo presidente Alberto Fernández para a sua sucessão, ele esteve no Ministério da Fazenda e no Planalto em 28 de agosto.

O empréstimo-ponte do CAF foi aprovado por 21 países-membros do banco, incluindo o Brasil. Somente o Peru votou contra. Após a confirmação, o FMI autorizou o novo acordo e liberou os US$ 7,5 bilhões para a Argentina.


O Post Após governo negar, Estadão detalha como Lula atuou para emprestar US$ 1 bilhão a Argentina apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/apos-governo-negar-estadao-detalha-como-lula-atuou-para-emprestar-us-1-bilhao-a-argentina/feed/ 2
Tribunal Penal Internacional autoriza retomada de investigação de crimes contra a humanidade na Venezuela https://www.contrafatos.com.br/tribunal-penal-internacional-autoriza-retomada-de-investigacao-de-crimes-contra-a-humanidade-na-venezuela/ https://www.contrafatos.com.br/tribunal-penal-internacional-autoriza-retomada-de-investigacao-de-crimes-contra-a-humanidade-na-venezuela/#comments Tue, 27 Jun 2023 19:18:50 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=287843 Tribunal Penal Internacional autoriza investigação de crimes contra a humanidade na Venezuela.

O Post Tribunal Penal Internacional autoriza retomada de investigação de crimes contra a humanidade na Venezuela apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Tribunal Penal Internacional autoriza investigação de crimes contra a humanidade na Venezuela.

O Tribunal Penal Internacional (TPI) autorizou o prosseguimento da investigação sobre denúncias de práticas de crimes contra a humanidade na , apontando que os processos internos em Caracas são limitados e há períodos de inatividade inexplicáveis. O tribunal observou que as investigações internas estão restritas a perpetradores diretos ou de níveis inferiores e que foram tomadas medidas investigativas limitadas.

Embora se reconheça que a Venezuela está tomando algumas medidas de investigação, o tribunal não considera que os seus processos penais internos cobrem suficientemente toda a investigação, especialmente em relação aos crimes de perseguição e sexualidade.

“A investigação interna parece não abordar adequadamente as formas de criminalidade que a Procuradoria pretende investigar, referindo-se em particular à intenção discriminatória subjacente ao suposto crime de perseguição e à investigação aparentemente insuficiente dos crimes de natureza sexual”, disse a Câmara.

No entanto, os juízes lembraram que esta conclusão “não impede” Caracas de fornecer no futuro material que determine a “inadmissibilidade com base na complementaridade”, ou seja, que demonstre que a justiça venezuelana já está investigando todos os supostos crimes de lesa-humanidade denunciados pelas vítimas e que a investigação do promotor do TPI não é necessária.

Além dos argumentos apresentados pelo promotor para retomar a investigação e das objeções das autoridades venezuelanas contra a reabertura do caso, os juízes consideraram cerca de 1.875 opiniões e preocupações apresentadas através da Seção de Reparação e Participação das Vítimas.

Em 2000, a Venezuela ratificou o Estatuto de Roma, o tratado fundador do Tribunal Penal Internacional (TPI). Em setembro de 2018, a procuradoria da corte recebeu uma denúncia de Argentina, Canadá, , , e sobre a suposta prática de crimes contra a humanidade na Venezuela a partir de 12 de fevereiro de 2014.


O Post Tribunal Penal Internacional autoriza retomada de investigação de crimes contra a humanidade na Venezuela apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/tribunal-penal-internacional-autoriza-retomada-de-investigacao-de-crimes-contra-a-humanidade-na-venezuela/feed/ 2
Maduro recebe comitiva do governo na Venezuela para acordo bilateral com o Brasil https://www.contrafatos.com.br/maduro-recebe-comitiva-do-governo-na-venezuela-para-acordo-bilateral-com-o-brasil/ https://www.contrafatos.com.br/maduro-recebe-comitiva-do-governo-na-venezuela-para-acordo-bilateral-com-o-brasil/#respond Mon, 22 May 2023 16:25:19 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=268521 Tratativas ainda não foram divulgadas pelo Itamaraty

O Post Maduro recebe comitiva do governo na Venezuela para acordo bilateral com o Brasil apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Tratativas ainda não foram divulgadas pelo Itamaraty

O ditador da , Nicolás Maduro, recebeu uma comitiva do , na quarta-feira 17. Os diplomatas são da Associação Brasileira de Cooperação (ABC), enviados pelo Itamaraty. Em uma publicação no Twitter, Maduro compartilhou fotos com os membros da delegação brasileira.

Na postagem, ele afirma que o encontro vai “beneficiar os povos brasileiros e venezuelanos, além de fortalecer o respeito aos nossos territórios naturais”.

De acordo com o Itamaraty, a viagem tem o objetivo de “atualizar compromissos vigentes” entre os dois países, nas áreas de “cooperação técnica e humanitária e de identificação de novos possíveis temas para o programa de cooperação bilateral no período 2023-2025”.

Desde a eleição do presidente Lula, o governo vem trabalhando para reatar laços com ditaduras latino-americanas, entre elas, a Venezuela.

Ainda conforme o Ministério das Relações Exteriores, “o mesmo exercício vem sendo conduzido pela ABC, com a participação de áreas do governo federal, com outros países da região, a exemplo da Argentina, Chile, Equador, Honduras, Panamá, , e República Dominicana”. 

A comitiva retornou ao Brasil na sexta-feira 19, mas, até agora, nenhum tipo de acordo ou resultado da viagem foi divulgado. As informações são da Revista Oeste.


O Post Maduro recebe comitiva do governo na Venezuela para acordo bilateral com o Brasil apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/maduro-recebe-comitiva-do-governo-na-venezuela-para-acordo-bilateral-com-o-brasil/feed/ 0
Político argentino quer Bolsonaro em congresso “contra a esquerda” https://www.contrafatos.com.br/politico-argentino-quer-bolsonaro-em-congresso-contra-a-esquerda/ https://www.contrafatos.com.br/politico-argentino-quer-bolsonaro-em-congresso-contra-a-esquerda/#comments Wed, 15 Feb 2023 17:28:51 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=218098 Javier Milei afirmou que ligará para Bolsonaro para montarem juntos uma estratégia de enfrentamento à esquerda na América Latina

O Post Político argentino quer Bolsonaro em congresso “contra a esquerda” apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Javier Milei afirmou que ligará para Bolsonaro para montarem juntos uma estratégia de enfrentamento à esquerda na América Latina

Javier Milei, deputado federal e pré-candidato à presidência da Argentina, afirmou que ligará para o ex-presidente brasileiro Jair (PL) para que possam montar juntos uma estratégia com o objetivo de “enfrentar a esquerda” na América Latina. As declarações foram feitas ao jornalista Diego Sehinkman, da emissora TN.

Para combater o Grupo de Puebla, espaço de lideranças ibero e latino-americanas com ideais intitulados progressistas e que Milei compara à União Soviética, ele deve propor a criação de um Congresso de Direita.

“A esquerda teve muito sucesso em seu plano que promoveu o Fórum de San Pablo, hoje o Grupo Puebla, que é a ideia da União Soviética latino-americana. Todos nós começamos a trilhar o caminho de Cuba. O que eles disseram em Cuba? ‘A não vai ser Cuba’. E agora dizem: ‘A Argentina não vai ser a Venezuela’ e o diz: ‘O Chile não vai ser a Argentina’”, discursou Milei.

Milei é chamado de “Bolsonaro da Argentina” e é apontado como candidato à Presidência do país vizinho contra o kirchnerismo e o peronismo. Atualmente, a Casa Rosada, sede do , está sob comando de Alberto Fernández.

O congresso, segundo Milei, deverá ser um lugar de debate para traçar estratégias que solidifiquem a volta da direita na América do Sul, derrotada nas últimas eleições em países como no Peru (2021), Chile (2021), (2022) e Brasil (2022). As informações são do Metrópoles.


O Post Político argentino quer Bolsonaro em congresso “contra a esquerda” apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/politico-argentino-quer-bolsonaro-em-congresso-contra-a-esquerda/feed/ 1
Ditador da Nicarágua usa incidente em Brasília para justificar prisão de opositores no país https://www.contrafatos.com.br/ditador-da-nicaragua-usa-incidente-em-brasilia-para-justificar-prisao-de-opositores-no-pais/ https://www.contrafatos.com.br/ditador-da-nicaragua-usa-incidente-em-brasilia-para-justificar-prisao-de-opositores-no-pais/#comments Tue, 10 Jan 2023 21:33:56 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=199306 Daniel Ortega, junto ao judiciário, promoveu a detenção de adversários políticos, incluindo candidatos à presidência

O Post Ditador da Nicarágua usa incidente em Brasília para justificar prisão de opositores no país apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Daniel Ortega, junto ao judiciário, promoveu a detenção de adversários políticos, incluindo candidatos à presidência

O ditador da Nicarágua, Daniel Ortega, afirmou nesta segunda-feira (9) que defenderá “firmemente a aplicação da justiça” aos opositores detidos por supostamente tentarem desestabilizar o país, cuja liberdade é discutida por governos e organizações internacionais. O mandatário nicaraguense, inclusive, citou os ataques em para justificar prisões de adversários políticos.

“Temos que defender firmemente a justiça e sua aplicação contra os criminosos”, disse Ortega, em alusão à oposição, durante a cerimônia de abertura do ano legislativo de 2023.

Aproximadamente 235 opositores estão presos na Nicarágua, dos quais mais de 40 foram condenados a penas de até 13 anos de prisão por conspiração, atentado à integridade nacional e outros atos ilegais em prejuízo do Estado no ano passado.

Entre os detidos estão alguns ex-candidatos à Presidência da oposição, que tentaram concorrer contra a reeleição de Ortega em 2021. Além deles, alguns empresários, jornalistas, clérigos e dissidentes sandinistas, que o rotula como “terroristas, golpistas e criminosos”, também foram presos.

Ortega mencionou que houve mais de mil detidos pelo ataque ao Capitólio em 2021 nos Estados Unidos, assim como no Brasil, durante a recente invasão por apoiadores de Jair ao Palácio do Planalto, e que “não vão pedir a liberdade dos golpistas” nesses países.

A Nicarágua vive uma crise política em meio aos protestos que explodiram em 2018 contra Ortega, no poder desde 2007. O presidente associou as manifestações a um golpe de Estado fracassado promovido pela oposição, apoiada por Washington.

“O Imperialismo está conspirando, investindo milhões para provocar a tentativa de golpe de Estado”, reiterou Ortega diante de , altos representantes do Estado, polícia e Exército. De acordo com o líder, nem mesmo a “prisão perpétua pode compensar os danos causados à Nicarágua pelos golpistas, os terroristas (opositores)”.

Em discurso, o presidente considerou que os acontecimentos na Bolívia, e os recentemente vividos pelo Brasil “tem a ver com a forma como o fascismo está sendo reinstaurado no mundo”, principalmente nos Estados Unidos e na Europa, e que o governo local não pode baixar a guarda.

“Não devemos nem podemos confiar em nós mesmos, porque os terroristas de lá estão sempre conspirando e têm o financiamento do governo norte-americano e dos governos europeus”, afirmou Ortega.

O ditador também convocou apoiadores para “trabalhar com energia, firmeza, disciplina, mas dormir com um olho aberto e o outro fechado porque os bichos estão soltos”. As informações são do R7.


O Post Ditador da Nicarágua usa incidente em Brasília para justificar prisão de opositores no país apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/ditador-da-nicaragua-usa-incidente-em-brasilia-para-justificar-prisao-de-opositores-no-pais/feed/ 1