Russia - ContraFatos https://www.contrafatos.com.br/tag/russia/ Não há argumentos Sun, 29 Oct 2023 20:51:00 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.5 https://www.contrafatos.com.br/wp-content/uploads/2020/09/favicon-96x96-2.png Russia - ContraFatos https://www.contrafatos.com.br/tag/russia/ 32 32 Russos invadem aeroporto e tentam agredir passageiros israelenses https://www.contrafatos.com.br/russos-invadem-aeroporto-e-tentam-agredir-passageiros-israelenses/ https://www.contrafatos.com.br/russos-invadem-aeroporto-e-tentam-agredir-passageiros-israelenses/#respond Sun, 29 Oct 2023 20:50:58 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=353001 Voo de Israel para a República Russa do Daguestão foi forçado a desviar o destino após manifestantes pró-palestinos invadirem aeroporto

O Post Russos invadem aeroporto e tentam agredir passageiros israelenses apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Voo de Israel para a República Russa do Daguestão foi forçado a desviar o destino após manifestantes pró-palestinos invadirem aeroporto

De acordo com a imprensa local, um voo que partiu de com destino à República Russa do Daguestão, situada no Cáucaso, teve que alterar seu trajeto para a capital Makhachkala devido a invasão de manifestantes pró-palestinos no aeroporto e sua tentativa de atacar cidadãos israelenses.

O avião teve que aterrissar em um aeroporto diferente devido a problemas e também enfrentou distúrbios. Os passageiros receberam orientações para permanecerem a bordo da aeronave e a polícia foi chamada.

Imagens compartilhadas nas plataformas digitais exibem uma grande quantidade de pessoas adentrando um terminal aeroportuário ao serem informadas sobre a chegada de um voo.

Segundo informações da mídia local, a maioria dos participantes da multidão no Daguestão, uma república islâmica que integra a Federação Russa, era composta por palestinos que vivem fora do país.


O Post Russos invadem aeroporto e tentam agredir passageiros israelenses apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/russos-invadem-aeroporto-e-tentam-agredir-passageiros-israelenses/feed/ 0
Rússia veta entrada de Biden e outros 962 americanos no país https://www.contrafatos.com.br/russia-veta-entrada-de-biden-e-outros-962-americanos-no-pais/ https://www.contrafatos.com.br/russia-veta-entrada-de-biden-e-outros-962-americanos-no-pais/#respond Sun, 22 May 2022 16:02:38 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=68081 Decisão é uma resposta russa às sanções de Washington a Moscou

O Post Rússia veta entrada de Biden e outros 962 americanos no país apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Decisão é uma resposta russa às sanções de Washington a Moscou

A Rússia anunciou, neste sábado (21), que o presidente dos , Joe , e outros 962 cidadãos americanos estão proibidos de entrar no país governado por Vladimir . A decisão é uma resposta russa às sanções de Washington a Moscou pela chamada “operação militar especial” na .

– Enfatizamos que as ações hostis de Washington voltarão como um bumerangue contra os EUA e serão devidamente rejeitadas – disse o Ministério das Relações Exteriores da Rússia, em comunicado anunciando a medida.

Moscou enfatizou que “as sanções russas são de natureza obrigatória e visam forçar o regime dominante dos Estados Unidos, que está tentando impor ao resto do mundo uma ordem mundial neocolonial baseada em regras, a mudar seu comportamento e reconhecer novas realidades”.

– A Rússia não busca o confronto e está aberta a um diálogo franco e respeitoso, diferenciando o povo americano, que sempre gozou de nosso respeito, das autoridades americanas, que incentivam a russofobia, e daqueles que os servem. Precisamente essas pessoas estão incluídas na “lista negra” russa – acrescentaram os russos.

Biden está na lista, ordenada alfabeticamente em russo, como número 31, seguido por seu filho Hunter. Entre os altos funcionários americanos sancionados estão o secretário de Estado, Antony Blinken, o secretário de Defesa, Lloyd Austin, e o diretor da CIA, William Burns.


O Post Rússia veta entrada de Biden e outros 962 americanos no país apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/russia-veta-entrada-de-biden-e-outros-962-americanos-no-pais/feed/ 0
Trump pede que Putin divulgue “sujeiras” sobre família de Biden https://www.contrafatos.com.br/trump-pede-que-putin-divulgue-sujeiras-sobre-familia-de-biden/ https://www.contrafatos.com.br/trump-pede-que-putin-divulgue-sujeiras-sobre-familia-de-biden/#respond Thu, 31 Mar 2022 04:39:16 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=35673 Ex-presidente quer saber sobre supostas irregularidades financeiras do filho de Joe Biden na Rússia e Ucrânia

O Post Trump pede que Putin divulgue “sujeiras” sobre família de Biden apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Ex-presidente quer saber sobre supostas irregularidades financeiras do filho de Joe Biden na Rússia e Ucrânia

O ex-presidente dos , Donald , pediu ao presidente da Rússia, Vladimir , para divulgar informações sobre supostos crimes financeiros que teriam sido cometidos pelo filho do presidente Joe em consultoria a países da Europa Oriental. Para o republicano, o Kremlin deve possuir a “resposta” e talvez esteja disposto a revelá-la após os recentes atritos com Biden.

– Enquanto Putin não é exatamente um fã de nosso país, deixe-o explicar… por que a esposa do prefeito de Moscou deu aos Bidens, ambos, US$ 3,5 milhões? Isso é muito dinheiro. Ela deu a eles 3,5 milhões de dólares [R$ 16,740 milhões]. Então, agora eu acho que Putin saberia a resposta para isso. Acho que ele deveria liberá-lo. Acho que devemos saber essa resposta – declarou Trump, em entrevista ao JustTheNews, em sua casa no sul da Flórida.

A acusação citada por Trump consta em um relatório de 2020 dos republicanos sobre suposto caso de corrupção nos negócios de Hunter, na época em que o democrata era vice-presidente. Segundo os republicanos, uma empresa de investimentos cofundada por Hunter recebeu uma transferência de 3,5 milhões de dólares por parte de Elena Baturina. A empresária foi casada com o ex-prefeito falecido de Moscou, Yury Luzhkov.

Atualmente, é alvo de investigação no Departamento de Justiça. Ele nega ter cometido o crime e afirma que será inocentado tão logo que a apuração seja concluída.

– Hunter Biden não tinha interesse e não era cofundador da Rosemont Seneca Thornton. Então a alegação de que ele recebeu 3,5 milhões de dólares é falsa – disse seu advogado, George Mesires, ao PolitiFact em 2020.


Biden justifica fala controversa sobre Putin e nega querer guerra

Biden parece sugerir que tropas dos EUA serão enviadas para a Ucrânia

Hunter Biden financiou laboratórios biológicos na Ucrânia, sugerem e-mails publicados pela mídia

Rússia: Relação com EUA está ameaçada após falas de Biden


O Post Trump pede que Putin divulgue “sujeiras” sobre família de Biden apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/trump-pede-que-putin-divulgue-sujeiras-sobre-familia-de-biden/feed/ 0
Japão alerta para risco “real” de Rússia usar armas nucleares https://www.contrafatos.com.br/japao-alerta-para-risco-real-de-russia-usar-armas-nucleares/ https://www.contrafatos.com.br/japao-alerta-para-risco-real-de-russia-usar-armas-nucleares/#comments Sun, 27 Mar 2022 03:34:28 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=35355 Primeiro-ministro japonês avaliou neste sábado (26/3) que a possibilidade de um ataque nuclear contra a Ucrânia é "cada vez mais real"

O Post Japão alerta para risco “real” de Rússia usar armas nucleares apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Primeiro-ministro japonês avaliou neste sábado (26/3) que a possibilidade de um ataque nuclear contra a Ucrânia é “cada vez mais real”

O primeiro-ministro do , Fumio Kishida, afirmou que o risco da Rússia utilizar armas nucleares no conflito contra a é “cada vez mais real”. A declaração foi feita neste sábado (26/3), durante visita de Rahm Emanuel, embaixador dos no país, a Hiroshima, primeira cidade a sofrer um ataque nuclear.

Só o Japão – que teve também Nagasaki bombardeada com um artefato atômico, pelos EUA – foi alvo de um ataque do tipo até hoje.

“Quando o possível uso de armas nucleares pela Rússia é cada vez mais real, acredito que a visita do embaixador Emanuel a Hiroshima e sua experiência com a realidade nuclear vão passar uma mensagem forte para a comunidade internacional”, disse Kishida à emissora pública NHK.

Kishida, representante de Hiroshima no parlamento, visitou o museu e o memorial da paz da cidade devastada pelo ataque aéreo em 1945 acompanhando Emanuel.

“Os horrores das armas nucleares não devem se repetir nunca mais”, acrescentou o premiê do Japão.


William Bonner faz mea-culpa e se retrata por “erro” em notícia da guerra

Macron afirma que a China “desaprova” guerra na Ucrânia

ONU adverte Rússia que não conseguirá vencer a guerra

UE acusa Rússia de cometer crimes de guerra na Ucrânia


O Post Japão alerta para risco “real” de Rússia usar armas nucleares apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/japao-alerta-para-risco-real-de-russia-usar-armas-nucleares/feed/ 3
Catar diz que substituir gás russo é impossível https://www.contrafatos.com.br/catar-diz-que-substituir-gas-russo-e-impossivel/ https://www.contrafatos.com.br/catar-diz-que-substituir-gas-russo-e-impossivel/#respond Sat, 26 Mar 2022 16:20:57 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=35323 O país se recusa a tomar partido na crise da Ucrânia

O Post Catar diz que substituir gás russo é impossível apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
O país se recusa a tomar partido na crise da Ucrânia

A substituição do gás natural russo no mercado europeu “é praticamente impossível”, disse o ministro da Energia do Catar, Saad al-Kaabi, em entrevista à CNN na quinta-feira.

O responsável, que é também presidente e CEO da estatal QatarEnergy, referiu que “ de 30 a 40% do volume total de gás fornecido ao mercado mundial provém da Rússia ”.

A UE impôs sanções econômicas a Moscou por causa do conflito na e anunciou que iria reduzir gradualmente o consumo de gás natural russo este ano. Mais de 40% das importações de gás da UE provêm da Rússia.

No entanto, Al-Kaabi disse que o Catar não imporia sanções ao setor de petróleo e gás russo, enfatizando que “ a energia deve ficar fora da política. ” Segundo o ministro, o Catar não tomará partido na crise da Ucrânia.


Biden parece sugerir que tropas dos EUA serão enviadas para a Ucrânia

Hunter Biden financiou laboratórios biológicos na Ucrânia, sugerem e-mails publicados pela mídia

Rússia: 1ª fase da operação na Ucrânia está perto do fim

Macron afirma que a China “desaprova” guerra na Ucrânia


O Post Catar diz que substituir gás russo é impossível apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/catar-diz-que-substituir-gas-russo-e-impossivel/feed/ 0
Biden parece sugerir que tropas dos EUA serão enviadas para a Ucrânia https://www.contrafatos.com.br/biden-parece-sugerir-que-tropas-dos-eua-serao-enviadas-para-a-ucrania/ https://www.contrafatos.com.br/biden-parece-sugerir-que-tropas-dos-eua-serao-enviadas-para-a-ucrania/#respond Sat, 26 Mar 2022 04:22:15 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=35309 “Vocês verão quando estiverem lá”, disse o presidente aos membros da 82ª Divisão Aerotransportada na Polônia

O Post Biden parece sugerir que tropas dos EUA serão enviadas para a Ucrânia apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
“Vocês verão quando estiverem lá”, disse o presidente aos membros da 82ª Divisão Aerotransportada na Polônia

O presidente dos EUA, , disse aos soldados americanos na sexta-feira que “vocês verão” civis ucranianos lutando contra soldados russos “quando estiverem lá”. Apesar de sinalizar uma potencial implantação dos EUA na , a Casa Branca diz que não houve mudança na posição de de não enviar tropas para o país.

“Vocês verão quando estiverem lá… alguns de vocês estiveram lá. Você verá mulheres, jovens de pé no meio, na frente de um maldito tanque dizendo ‘não vou embora, estou me mantendo firme’”, disse Biden a membros da 82ª Divisão Aerotransportada do Exército dos EUA estacionada na Polônia.

Biden mencionou as mesmas cenas de civis bloqueando tanques – amplamente divulgadas por veículos pró-ucranianos – na sexta-feira, chamando os incidentes de “Praça da Paz Celestial”.

Até agora, o presidente insistiu que as tropas americanas não interviriam na Ucrânia e descartou a possibilidade de estabelecer uma “zona de exclusão aérea” imposta pela Otan sobre o país. O último, ele argumentou, veria os EUA e seus aliados se comprometerem com uma guerra aérea contra a Rússia, o que levaria a uma “terceira guerra mundial”.

Não está claro o que Biden quis dizer quando disse às tropas que “alguns de vocês já estiveram lá”. Membros da Guarda Nacional da Flórida estavam treinando com as forças ucranianas quando a Rússia lançou sua ofensiva no mês passado e foram rapidamente retirados do país. A 82ª Divisão Aerotransportada foi enviada diretamente para a Polônia de Fort Bragg, na Carolina do Norte, em fevereiro, embora suas tropas tenham treinado na Ucrânia em vários pontos desde a década de 1990, e a 101ª Divisão Aerotransportada do Exército tenha sido implantada lá em 2019.

A declaração de Biden desencadeou a preocupação de que os EUA possam estar se preparando para intervir na Ucrânia. No entanto, um porta-voz da Casa Branca disse pouco depois que “o presidente deixou claro que não estamos enviando tropas dos EUA para a Ucrânia e não há mudança nessa posição”.

Atualmente, existem cerca de 100.000 soldados norte-americanos na Europa, o mais destacado para o continente desde 2005. O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse que o conflito na Ucrânia criou uma “nova realidade de segurança” na Europa, uma que a aliança da era da Guerra Fria se reunirá com mais gastos militares e mais envios de tropas e equipamentos para a Europa Oriental.


Hunter Biden financiou laboratórios biológicos na Ucrânia, sugerem e-mails publicados pela mídia

Biden avisa que EUA reagirão se Rússia usar armas químicas

Xi diz a Biden que guerra na Ucrânia ‘deve ter fim em breve’

Biden: Haverá 3ª guerra se a Rússia invadir território da Otan


O Post Biden parece sugerir que tropas dos EUA serão enviadas para a Ucrânia apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/biden-parece-sugerir-que-tropas-dos-eua-serao-enviadas-para-a-ucrania/feed/ 0
Hunter Biden financiou laboratórios biológicos na Ucrânia, sugerem e-mails publicados pela mídia https://www.contrafatos.com.br/hunter-biden-financiou-laboratorios-biologicos-na-ucrania-sugerem-e-mails-publicados-pela-midia/ https://www.contrafatos.com.br/hunter-biden-financiou-laboratorios-biologicos-na-ucrania-sugerem-e-mails-publicados-pela-midia/#comments Sat, 26 Mar 2022 04:16:34 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=35305 As informações que foram inicialmente classificadas como propaganda russa parecem ser corroboradas por correspondência, diz o Daily Mail

O Post Hunter Biden financiou laboratórios biológicos na Ucrânia, sugerem e-mails publicados pela mídia apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
As informações que foram inicialmente classificadas como propaganda russa parecem ser corroboradas por correspondência, diz o Daily Mail

O laptop abandonado de voltou a mostrar sua cara feia, pois supostamente contém e-mails que parecem apoiar as alegações militares russas de que o filho do presidente dos EUA estava envolvido no financiamento de pesquisas militares sobre patógenos perigosos em laboratórios biológicos na . As informações são do Daily Mail

ajudou a arranjar milhões de dólares em financiamento para a Metabiota, uma empreiteira do Pentágono especializada em pesquisar patógenos causadores de pandemias que poderiam ser usados ​​como armas biológicas, informou o jornal britânico Daily Mail na sexta-feira, citando e-mails e cartas recém-obtidos do laptop. O filho do presidente e seus sócios em uma empresa chamada Rosemont Seneca também investiram US$ 500.000 na empreiteira.

Pelo menos um dos documentos sugeria que o interesse da Metabiota na Ucrânia ia além da pesquisa e do ganho de dinheiro. Uma executiva da empreiteira, Mary Guttieri, falou em um memorando de abril de 2014 a Hunter Biden sobre “como podemos alavancar nossa equipe, redes e conceitos para afirmar a independência cultural e econômica da Ucrânia em relação à Rússia e a integração contínua na sociedade ocidental”.

Outro memorando mostrava que Biden havia lançado um “projeto científico” envolvendo a Metabiota e a Burisma, a empresa ucraniana de gás natural onde Biden ganhou milhões de dólares como membro do conselho. Seu salário foi cortado pela metade depois que o mandato de seu pai como vice-presidente dos EUA terminou em janeiro de 2017.

As revelações ocorrem um dia depois que oficiais militares russos alegaram que agências dos EUA e democratas de alto nível, incluindo Hunter Biden, estiveram envolvidos no apoio à pesquisa de armas biológicas na Ucrânia. Os funcionários citaram documentos que foram apreendidos por soldados russos na ex-república soviética.

No entanto, alguns meios de comunicação ocidentais rejeitaram as alegações como propaganda russa destinada a justificar a invasão da Ucrânia por Moscou. Em muitos casos, as alegações foram ignoradas ou ridicularizadas sem sequer levá-las a sério o suficiente para incluir uma resposta do governo dos EUA. Por exemplo, o Daily Beast declarou em uma manchete: “A Rússia aumenta a loucura”, enquanto a NPR financiada pelo estado e outros veículos se referiam às acusações como “falsas” ou “propaganda” sem nenhuma investigação aparente dos fatos. Até o próprio Daily Mail, antes de obter os últimos e-mails de Biden, disse que a Rússia havia intensificado sua “campanha de propaganda selvagem” ao fazer suas alegações de armas biológicas.

A reação ecoou a resposta em outubro de 2020, quando o New York Post divulgou uma história alegando tráfico de influência no exterior pela família Biden, citando e-mails obtidos de um laptop que Hunter Biden havia abandonado em uma oficina de Delaware. A divulgação do relatório foi bloqueada nas mídias sociais, onde o Post foi censurado, e os meios de comunicação herdados sugeriram que o escândalo foi resultado de uma campanha de desinformação russa.

O furo original do laptop foi essencialmente esmagado apenas algumas semanas antes de Biden ser eleito presidente. Na semana passada, o New York Times admitiu que o laptop e seu conteúdo eram autênticos.

Registros do governo mostram que Metabiota recebeu um contrato de US$ 18,4 milhões do Pentágono, disse o Daily Mail. Os e-mails mostraram que Hunter Biden alegou ajudar o empreiteiro a “conquistar novos clientes”, incluindo agências governamentais.


Biden avisa que EUA reagirão se Rússia usar armas químicas

Rússia: Relação com EUA está ameaçada após falas de Biden

Xi diz a Biden que guerra na Ucrânia ‘deve ter fim em breve’

Biden endurece retórica e chama Putin de ‘assassino’ e ‘bandido’


O Post Hunter Biden financiou laboratórios biológicos na Ucrânia, sugerem e-mails publicados pela mídia apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/hunter-biden-financiou-laboratorios-biologicos-na-ucrania-sugerem-e-mails-publicados-pela-midia/feed/ 1
Interpol envia equipe para a Moldávia após suspeita de tráfico humano https://www.contrafatos.com.br/interpol-envia-equipe-para-a-moldavia-apos-suspeita-de-trafico-humano/ https://www.contrafatos.com.br/interpol-envia-equipe-para-a-moldavia-apos-suspeita-de-trafico-humano/#respond Sat, 26 Mar 2022 03:57:00 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=35298 País já recebeu ao menos 380 mil refugiados da Ucrânia, que vive invasão da Rússia desde 24 de fevereiro

O Post Interpol envia equipe para a Moldávia após suspeita de tráfico humano apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
País já recebeu ao menos 380 mil refugiados da Ucrânia, que vive invasão da Rússia desde 24 de fevereiro

A Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) enviou uma equipe para a Moldávia, país que faz fronteira com a , para auxiliar autoridades locais e da Organização das Nações Unidas (ONU) a lidar com a suspeita de tráfico de pessoas e outros crimes na região. Cerca de 380 mil refugiados da Ucrânia já chegaram ao país desde o início da guerra com a Rússia.

“A Interpol já recebeu alertas de que traficantes de pessoas e contrabandistas estariam em vários pontos de checagem nas fronteiras esperando por populações vulneráveis vindas da Ucrânia”, diz o comunicado.

Países se reúnem para buscar refugiados

França, Turquia e Grécia se juntaram, nesta sexta-feira (25/3), na tentativa de resgatar refugiados em Mariupol, cidade ucraniana que foi devastada pela guerra iniciada em 24 de fevereiro.


Rússia: 1ª fase da operação na Ucrânia está perto do fim

Macron afirma que a China “desaprova” guerra na Ucrânia

Israelenses se recusaram a compartilhar ‘a arma cibernética mais poderosa do mundo’ com a Ucrânia

Otan envia 40 mil soldados para a fronteira da Ucrânia


O Post Interpol envia equipe para a Moldávia após suspeita de tráfico humano apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/interpol-envia-equipe-para-a-moldavia-apos-suspeita-de-trafico-humano/feed/ 0
Israelenses se recusaram a compartilhar ‘a arma cibernética mais poderosa do mundo’ com a Ucrânia https://www.contrafatos.com.br/israelenses-se-recusaram-a-compartilhar-a-arma-cibernetica-mais-poderosa-do-mundo-com-a-ucrania/ https://www.contrafatos.com.br/israelenses-se-recusaram-a-compartilhar-a-arma-cibernetica-mais-poderosa-do-mundo-com-a-ucrania/#respond Fri, 25 Mar 2022 03:45:50 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=35207 Medida foi tomada por preocupações com a Rússia

O Post Israelenses se recusaram a compartilhar ‘a arma cibernética mais poderosa do mundo’ com a Ucrânia apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Medida foi tomada por preocupações com a Rússia

Depois de ser amplamente condenado pela comunidade internacional por permitir que a Pegasus, que o NYT uma vez descreveu como “a arma cibernética mais poderosa do mundo”, fosse vendida a todos os déspotas e governos autoritários africanos com meios para pagar por isso, o governo israelense aparentemente não quis compartilhar a poderosa ferramenta de hacking com os governos da e da Estônia, por medo de que a usem contra a Rússia.

Para aqueles que não estão familiarizados com o Pegasus, o software foi desenvolvido pela empresa de spyware israelense NSO Group, que foi condenada internacionalmente depois que foi revelado que o spyware havia sido usado pelo governo saudita para espionar a Amazon do Chefe Jeff Bezos (e dissidente assassinado Jamal Khashoggi). Mais recentemente, o governo israelense foi acusado de usar o spyware para realizar vigilância sem mandado de seus próprios cidadãos.

De acordo com o NYT, a Ucrânia e a Estônia esperavam comprar a Pegasus na esperança de usá-la para se infiltrar em telefones russos, mas o Ministério da Defesa de se recusou a conceder as licenças necessárias para a venda.

A Ucrânia vinha pressionando para obter o Pegasus para fins de espionagem desde 2014, enquanto os estonianos iniciaram o processo de tentar comprá-lo em 2018, chegando a fazer um grande pagamento à NSO, que acabou sendo devolvido após o governo russo saber dos planos da Estônia e entrou em contato com os israelenses para acabar com isso.

No caso da Ucrânia, os pedidos de Pegasus remontam a vários anos. Desde a invasão russa da Crimeia em 2014, o país tem se visto cada vez mais como alvo direto da agressão e espionagem russas. Autoridades ucranianas buscaram equipamentos de defesa israelenses para combater a ameaça russa, mas Israel impôs um embargo quase total à venda de armas, incluindo o Pegasus, para a Ucrânia.

No caso da Estônia, as negociações para a compra da Pegasus começaram em 2018, e Israel inicialmente autorizou a Estônia a ter o sistema, aparentemente sem saber que a Estônia planejava usar o sistema para atacar telefones russos. O governo estoniano fez um grande adiantamento sobre os US$ 30 milhões que havia prometido para o sistema.

No ano seguinte, no entanto, um alto oficial de defesa russo entrou em contato com as agências de segurança de Israel para notificá-los de que a Rússia havia tomado conhecimento dos planos da Estônia de usar o Pegasus contra a Rússia. Após um acirrado debate entre as autoridades israelenses, o Ministério da Defesa de Israel impediu a Estônia de usar o spyware em qualquer número de celular russo em todo o mundo.

Durante um recente discurso ao Knesset, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky criticou Israel por se recusar a fornecer à Ucrânia o sistema antimísseis israelense Iron Dome e outras armas defensivas, e por não se juntar ao Ocidente na imposição de sanções econômicas estritas à Rússia.

Israel usou a Pegasus como moeda de troca crítica em suas relações diplomáticas com outras nações; foi relatado que compartilhar a ferramenta de spyware foi uma parte importante da barganha que levou aos Acordos de Abraham, o acordo histórico israelense com vários de seus vizinhos do Oriente Médio intermediado pelo presidente e seu governo.

Como ferramenta de spyware, o Pegasus é incrivelmente poderoso. Quando um dispositivo é direcionado, o software pode extrair furtivamente e remotamente tudo o que está armazenado no dispositivo, incluindo fotos, contatos, mensagens e gravações de vídeo, sem que o usuário precise clicar em um link de phishing para dar acesso remoto à Pegasus. Ele também pode transformar o celular em um dispositivo de rastreamento e gravação secreta, essencialmente transformando um telefone em uma ferramenta para espionar seu dono.


Zelensky questiona Israel por não aplicar sanções à Rússia

Israel envia três aviões com ajuda humanitária à Ucrânia

Anvisa cancela autorização de spray israelense contra a Covid

Passaporte sanitário contra a Covid-19 chega ao fim em Israel


O Post Israelenses se recusaram a compartilhar ‘a arma cibernética mais poderosa do mundo’ com a Ucrânia apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/israelenses-se-recusaram-a-compartilhar-a-arma-cibernetica-mais-poderosa-do-mundo-com-a-ucrania/feed/ 0
Biden avisa que EUA reagirão se Rússia usar armas químicas https://www.contrafatos.com.br/biden-avisa-que-eua-reagirao-se-russia-usar-armas-quimicas/ https://www.contrafatos.com.br/biden-avisa-que-eua-reagirao-se-russia-usar-armas-quimicas/#respond Fri, 25 Mar 2022 03:34:09 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=35200 Presidente deu declarações durante coletiva após a cúpula da Otan

O Post Biden avisa que EUA reagirão se Rússia usar armas químicas apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Presidente deu declarações durante coletiva após a cúpula da Otan

Durante coletiva de imprensa, após a cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), nesta quinta-feira (24), o presidente dos , Joe , disse que seu país irá reagir caso a Rússia use armas químicas contra o povo ucraniano. No entanto, o democrata não revelou quais medidas seriam adotadas e ressaltou que tudo dependeria da gravidade de ataque russo. As informações são do site O Antagonista.

– Nós reagiríamos. A natureza da reação dependeria da gravidade do uso dessas armas – falou Biden.

Ainda segundo ele, a Rússia deveria ser removida do G20. Biden ressaltou, porém, que essa é uma decisão que cabe a todos os membros do bloco. Para o líder americano, se houver divergência, a poderia, pelo menos, comparecer às reuniões.


Rússia: Relação com EUA está ameaçada após falas de Biden

Xi diz a Biden que guerra na Ucrânia ‘deve ter fim em breve’

Biden endurece retórica e chama Putin de ‘assassino’ e ‘bandido’

Biden e Xi Jinping conversarão sobre guerra na Ucrânia


O Post Biden avisa que EUA reagirão se Rússia usar armas químicas apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/biden-avisa-que-eua-reagirao-se-russia-usar-armas-quimicas/feed/ 0