Hungria - ContraFatos https://www.contrafatos.com.br/tag/hungria/ Não há argumentos Fri, 28 Jun 2024 22:31:49 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.5 https://www.contrafatos.com.br/wp-content/uploads/2020/09/favicon-96x96-2.png Hungria - ContraFatos https://www.contrafatos.com.br/tag/hungria/ 32 32 Alexandre De Moraes Cita “Duas Coisas Dão Dinheiro Nas Redes Sociais” https://www.contrafatos.com.br/alexandre-de-moraes-cita-duas-coisas-dao-dinheiro-nas-redes-sociais/ https://www.contrafatos.com.br/alexandre-de-moraes-cita-duas-coisas-dao-dinheiro-nas-redes-sociais/#respond Fri, 28 Jun 2024 22:31:45 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=483439 Ódio e fofura geram dinheiro nas redes sociais", afirma ministro do STF em Fórum de Lisboa

O Post Alexandre De Moraes Cita “Duas Coisas Dão Dinheiro Nas Redes Sociais” apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Ódio e fofura geram dinheiro nas redes sociais”, afirma ministro do STF em Fórum de Lisboa

Nesta sexta-feira (28), o ministro , do Tribunal Federal (STF), declarou que “duas coisas dão dinheiro nas redes sociais: ódio e o que é fofo”. A afirmação foi feita durante sua participação no painel “O mundo em eleições e o futuro da democracia representativa”, no 12º Fórum de Lisboa, em Portugal.

Moraes destacou a ascensão de líderes autoritários pela via democrática e citou exemplos históricos para contextualizar suas preocupações com a atual situação política mundial. “Mussolini e Hitler chegaram ao poder pelas regras do jogo, o que ensinou uma lição aos democratas. Depois da guerra criou-se um obstáculo aos autoritários: a Jurisdição Constitucional”, afirmou. “Por isso o Judiciário é o grande inimigo daquilo que chamo de ‘novos populistas extremistas digitais’, como pudemos ver nos casos recentes da e da Polônia”.

O ministro traçou um paralelo entre o cenário pós-guerra e a atual estagnação econômica na . “O gatilho do descontentamento naquela época foi o empobrecimento da população alemã por causa do Tratado de Versalhes. A guerra acabou, a classe média ascendeu, e agora na Europa vivemos um período de estagnação. A estratégia dos populistas é culpar os imigrantes, os negros, as mulheres, aqueles que supostamente estariam tirando o emprego dessa classe média”, disse Moraes. “Para isso os novos populistas usam as redes sociais”.

Moraes defendeu a regulação das plataformas digitais, argumentando que elas têm a capacidade técnica para remover conteúdos prejudiciais, mas não o fazem por motivos econômicos. “Tenho conversado com os representantes das big techs e eles me dizem que é possível remover das redes, usando algoritmos, 93% dos vídeos de pedofilia e pornografia. Eu me pergunto por que não fazem o mesmo com os que espalham notícias falsas desvirtuando as eleições. Existem claras razões econômicas. Há duas coisas que fazem sucesso nas redes sociais: o discurso de ódio e o discurso fofo. A raiva contra os adversários e os cachorrinhos com cara de coelhinhos”, afirmou.

O ministro destacou que a tecnologia necessária para combater a desinformação já existe e enfatizou a necessidade de ação. “Se é possível tecnologicamente fazer, por que não fazer? Não teremos sossego nas eleições do mundo todo se continuarmos a permitir que as big techs sejam terras sem lei, que monetizem sobre essas notícias [falsas] sem nenhuma responsabilidade”, complementou


O Post Alexandre De Moraes Cita “Duas Coisas Dão Dinheiro Nas Redes Sociais” apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/alexandre-de-moraes-cita-duas-coisas-dao-dinheiro-nas-redes-sociais/feed/ 0
Real supera peso argentino em ranking de desvalorização https://www.contrafatos.com.br/real-supera-peso-argentino-em-ranking-de-desvalorizacao/ https://www.contrafatos.com.br/real-supera-peso-argentino-em-ranking-de-desvalorizacao/#respond Wed, 19 Jun 2024 03:20:48 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=478176 Somente nesta terça-feira, 17, a moeda brasileira chegou a 10,54% em relação ao dólar

O Post Real supera peso argentino em ranking de desvalorização apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Somente nesta terça-feira, 17, a moeda brasileira chegou a 10,54% em relação ao dólar

Em 2024, o real superou o peso argentino em termos de desvalorização, ocupando a última posição no ranking entre as moedas dos países emergentes. Às 16h da segunda-feira, dia 17, a moeda brasileira apresentou uma desvalorização de 10,5% em relação ao dólar americano, um pouco mais que os 10,4% registrados pelo vizinho da América do Sul.

A metodologia de cálculo usa como referência a moeda dos e avalia sua valorização em comparação com outros países. No geral, os países emergentes Hungria (-5,776% em relação ao dólar), (-5,738%), (-5,876%), Indonésia (-5,676%), Coreia do Sul (-6,521%), Tailândia (-6,956%), (-8,502%), Turquia (-10,12) e Argentina (-10,485) apresentaram desempenho superior ao Brasil (-10,54%).

No entanto, mais tarde no dia, o real conseguiu se recuperar e terminou com uma desvalorização de 10,48%, igualando-se à moeda da Argentina. Antes do evento surpreendente de ontem, a Argentina era a última colocada isolada no ranking.

A desvalorização do real

Segundo profissionais do setor financeiro, a principal razão para a desvalorização do real frente ao dólar é o aumento das taxas de juros nos Estados Unidos. As informações macroeconômicas dos EUA indicam que sua economia ainda está em crescimento e que o Federal Reserve, o dos EUA, precisará manter as taxas de juros elevadas por um período prolongado.

Adicionalmente, o “risco Brasil” é um fator que contribui para o enfraquecimento do real. Questões políticas, tais como disputas com o presidente do Banco Central e alterações na meta fiscal, intensificam o receio do mercado de que as finanças públicas estejam em má situação, criando a percepção de que investir no Brasil é mais perigoso. Quando o risco é maior, o mercado exige taxas mais altas para emprestar a um país. As informações são da Revista Oeste.


O Post Real supera peso argentino em ranking de desvalorização apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/real-supera-peso-argentino-em-ranking-de-desvalorizacao/feed/ 0
Defesa de Bolsonaro pede novamente a Moraes restituição de passaporte e autorização para ir a Israel https://www.contrafatos.com.br/defesa-de-bolsonaro-pede-novamente-a-moraes-restituicao-de-passaporte-e-autorizacao-para-ir-a-israel/ https://www.contrafatos.com.br/defesa-de-bolsonaro-pede-novamente-a-moraes-restituicao-de-passaporte-e-autorizacao-para-ir-a-israel/#respond Fri, 26 Apr 2024 21:45:02 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=449563 Ex-presidente recebeu convite do primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, para participar de evento no país em maio

O Post Defesa de Bolsonaro pede novamente a Moraes restituição de passaporte e autorização para ir a Israel apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Ex-presidente recebeu convite do primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, para participar de evento no país em maio

Na quarta-feira, 24, após Alexandre de Moraes arquivar a ação contra devido à visita do ex-presidente à Embaixada da em Brasília, a defesa do político fez um novo protocolo no Tribunal Federal (STF) solicitando a devolução do seu passaporte.

Os advogados estão solicitando o documento pela segunda vez para que Bolsonaro possa realizar uma viagem para . Ele foi convidado pelo primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, para estar presente em um evento no país que acontecerá entre os dias 12 e 18 de maio.

Em março, ao receber o primeiro pedido, o ministro do tribunal aderiu ao posicionamento da Procuradoria-Geral da República (PGR) e recusou a devolução do passaporte. Naquele momento, Bolsonaro argumentou que tinha a intenção de visitar a zona de conflito em Israel.

“Recebi uma carta do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que, por acaso, é capitão do Exército também, me convidando para visitar o seu país para que eu vá naquela região do conflito, ou melhor, do massacre, da covardia, a região do terrorismo praticado pelo contra Israel”, disse Bolsonaro, em recente evento em Salvador (BA).

A apreensão do passaporte

Em 15 de janeiro, Moraes ordenou a apreensão do passaporte de Bolsonaro. A entrega ocorreu em 8 de fevereiro. O político está sob investigação da Polícia Federal (PF) por uma suposta “tentativa de golpe” em 2022. Entre as medidas cautelares impostas pelo ministro, está a proibição de Bolsonaro deixar o país. As informações são da Revista Oeste.


O Post Defesa de Bolsonaro pede novamente a Moraes restituição de passaporte e autorização para ir a Israel apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/defesa-de-bolsonaro-pede-novamente-a-moraes-restituicao-de-passaporte-e-autorizacao-para-ir-a-israel/feed/ 0
Alexandre De Moraes Diz Que Bolsonaro Não Buscou Asilo Na Embaixada Da Hungria E Arquiva Ação https://www.contrafatos.com.br/alexandre-de-moraes-diz-que-bolsonaro-nao-buscou-asilo-na-embaixada-da-hungria-e-arquiva-acao/ https://www.contrafatos.com.br/alexandre-de-moraes-diz-que-bolsonaro-nao-buscou-asilo-na-embaixada-da-hungria-e-arquiva-acao/#comments Wed, 24 Apr 2024 19:03:29 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=448421 STF: Não há indícios de que Bolsonaro buscava asilo diplomático na Hungria, afirma Ministro Alexandre de Moraes

O Post Alexandre De Moraes Diz Que Bolsonaro Não Buscou Asilo Na Embaixada Da Hungria E Arquiva Ação apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
STF: Não há indícios de que Bolsonaro buscava asilo diplomático na Hungria, afirma Ministro Alexandre de Moraes

Na tarde desta quarta-feira (24), o ministro do Tribunal Federal (STF), , afirmou que não há elementos concretos que indiquem que o ex-presidente (PL), ao se hospedar na embaixada da , buscava asilo diplomático para, posteriormente, fugir do Brasil.

A ação visava apurar se descumpriu medidas cautelares, como a proibição de deixar o país.

Em sua decisão, Alexandre de Moraes entendeu que não e arquivou a ação. Porém, o ministro do STF manteve as medidas cautelares impostas a Bolsonaro.

“Não há elementos concretos que indiquem – efetivamente – que o investigado pretendia a obtenção de asilo diplomático para evadir-se do país e, consequentemente, prejudicar a investigação criminal em andamento”, escreveu Moraes em sua decisão.

Reportagem do jornal The New York Times mostrou vídeos de Bolsonaro chegando à embaixada da Hungria. Ele ficou lá entre os dias 12 e 14 de fevereiro, depois de ter sido alvo de operação da PF sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado no dia 8 daquele mês.

A estadia de Bolsonaro levantou suspeitas de que o ex-presidente poderia estar visando se proteger de investigações policiais, já que o território de uma embaixada é da soberania do país que ela representa, e não pode ser alvo de autoridades.

Para Alexandre de Moraes, não há indícios claros de que essa foi a intenção de Bolsonaro.

O ministro do STF também afirmou que, ao ir pra embaixada da Hungria, o ex-presidente não descumpriu a ordem de não deixar o Brasil.

“Os locais das missões diplomáticas, embora tenham proteção especial, nos termos do art. 22 da Convenção de Viena sobre relações diplomáticas, promulgada através do Decreto nº 56.435/1965, não são considerados extensão de território estrangeiro, razão pela qual não se vislumbra, neste caso, qualquer violação a medida cautelar de proibição de se ausentar do país”, continuou o ministro do STF em sua decisão.

No momento da divulgação dos vídeos, Bolsonaro explicou que mantém uma relação de amizade com a Hungria e, especialmente, com o embaixador, e que visitou a embaixada para discutir questões geopolíticas.


O Post Alexandre De Moraes Diz Que Bolsonaro Não Buscou Asilo Na Embaixada Da Hungria E Arquiva Ação apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/alexandre-de-moraes-diz-que-bolsonaro-nao-buscou-asilo-na-embaixada-da-hungria-e-arquiva-acao/feed/ 1
Michelle Bolsonaro em discurso no Theatro Municipal: “O Brasil voltará a ser governado por pessoas de bem” https://www.contrafatos.com.br/michelle-bolsonaro-em-discurso-no-theatro-municipal-o-brasil-voltara-a-ser-governado-por-pessoas-de-bem/ https://www.contrafatos.com.br/michelle-bolsonaro-em-discurso-no-theatro-municipal-o-brasil-voltara-a-ser-governado-por-pessoas-de-bem/#respond Tue, 26 Mar 2024 02:32:15 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=432518 Bolsonaro enfatiza a importância da liberdade em discurso durante evento em São Paulo

O Post Michelle Bolsonaro em discurso no Theatro Municipal: “O Brasil voltará a ser governado por pessoas de bem” apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Bolsonaro enfatiza a importância da liberdade em discurso durante evento em São Paulo

Na noite de segunda-feira (25), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) declarou a importância de “dar valor” à liberdade. Sua breve fala ocorreu durante a cerimônia de concessão do título de cidadã paulistana à ex-primeira-dama (PL), que aconteceu no Theatro Municipal, em São Paulo.

A declaração também surge após o The New York Times, um jornal norte-americano, divulgar vídeos que demonstram que o ex-líder ficou acomodado na embaixada da em Brasília, após a apreensão de seu passaporte pela Polícia Federal.

“Passamos momentos difíceis e não foram poucos, continuamos passando, mas a família é a base da sociedade”, disse Bolsonaro. “Tem certas coisas que você só dá valor depois que perde. O meu pai dizia: ‘Uma é a água do poço, outra é um grande amor e a nossa liberdade’. Acredito na determinação, na resiliência, no aprendizado que tivemos ao longo dos últimos anos para distinguirmos o que é certo e que é errado. E também na sabedoria que devemos ter para enfrentar esses desafios”, acrescentou.

A proposta de homenagem a Michelle, feita pelo vereador Rinaldi Digilio (União Brasil) e aprovada na Câmara dos Vereadores em novembro, foi alvo de questionamento judicial. Em 20 de dezembro, o Tribunal de de São Paulo negou o pedido da deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) de impedir a homenagem à ex-primeira-dama.

Contudo, a cerimônia foi vetada pelo Tribunal dois dias depois, sob a alegação de que a utilização do Theatro Municipal para prestar homenagem a Michelle resultaria em um “grave risco de desvio de finalidade do bem público”. Posterior à decisão, Digilio declarou que recorreu a um financiamento bancário no valor de R$ 100 mil para arcar com o aluguel do Theatro Municipal.

No decorrer de sua fala, Michelle enfatizou a administração de Bolsonaro enquanto presidente. “O Brasil voltará a ser governado por pessoas de bem”, pontuou a ex-primeira-dama. Ela declarou que ações de voluntariado por ela executadas durante o Bolsonaro foram interrompidas na administração de . “Eu seguirei trabalhando e cumprindo o meu propósito”, enfatizou.

A presença do prefeito Ricardo Nunes (MDB), do presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), André do Prado (PL), e da vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), foi notada na cerimônia.


O Post Michelle Bolsonaro em discurso no Theatro Municipal: “O Brasil voltará a ser governado por pessoas de bem” apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/michelle-bolsonaro-em-discurso-no-theatro-municipal-o-brasil-voltara-a-ser-governado-por-pessoas-de-bem/feed/ 0
Pacheco diz que ida de Bolsonaro à embaixada ‘precisa ser apurada’ https://www.contrafatos.com.br/pacheco-diz-que-ida-de-bolsonaro-a-embaixada-precisa-ser-apurada/ https://www.contrafatos.com.br/pacheco-diz-que-ida-de-bolsonaro-a-embaixada-precisa-ser-apurada/#comments Tue, 26 Mar 2024 00:05:31 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=432436 Ex-presidente esteve na embaixada da Hungria no Brasil após apreensão de passaporte pela PF

O Post Pacheco diz que ida de Bolsonaro à embaixada ‘precisa ser apurada’ apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Ex-presidente esteve na embaixada da Hungria no Brasil após apreensão de passaporte pela PF

Nesta segunda-feira, 25, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o presidente do Senado, afirmou que a visita do ex-presidente à Embaixada da , realizada em fevereiro deste ano, “precisa ser apurada”.

Após ter seu passaporte confiscado pela Polícia Federal (PF) durante uma investigação sobre uma suposta organização que teria tramado um golpe de Estado após as eleições de 2022, o ex-presidente visitou o local.

“As circunstâncias devem ser apuradas”, comentou Pacheco. “E cabe ao próprio ex-presidente poder dar as explicações devidas. Cabe a ele, cabe eventualmente a autoridades. Não vou comentar sobre algo que eu não tenho elementos suficientes. Isso precisa ser apurado, não podemos fazer ilação em relação às circunstâncias pelas quais houve esse envolvimento do ex-presidente.”

O The New York Times, um jornal dos , divulgou que o antigo presidente se hospedou por um período de dois dias na embaixada. Segundo o NYT, a permanência na embaixada indica que poderia estar buscando usar sua relação com o primeiro-ministro Viktor Orban como uma provável estratégia para evitar a , enquanto é alvo de investigações criminais. Em uma embaixada, ele estaria a salvo de uma prisão.

A defesa do ex-presidente confirmou, em nota, que ele esteve no local por dois dias, porém, a visita foi “para manter contatos com autoridades do país amigo”.

“Como é do conhecimento público, o ex-mandatário do país mantém um bom relacionamento com o premier húngaro, com quem se encontrou recentemente na posse do presidente Javier Milei, em Buenos Aires”, diz a defesa. “Nos dias em que esteve hospedado na embaixada magiar, a convite, o ex-presidente brasileiro conversou com inúmeras autoridades do país amigo, atualizando os cenários políticos das duas nações.” As informações são da Revista Oeste.


O Post Pacheco diz que ida de Bolsonaro à embaixada ‘precisa ser apurada’ apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/pacheco-diz-que-ida-de-bolsonaro-a-embaixada-precisa-ser-apurada/feed/ 4
PF abre inquérito para investigar ida de Bolsonaro à embaixada da Hungria https://www.contrafatos.com.br/pf-abre-inquerito-para-investigar-ida-de-bolsonaro-a-embaixada-da-hungria/ https://www.contrafatos.com.br/pf-abre-inquerito-para-investigar-ida-de-bolsonaro-a-embaixada-da-hungria/#comments Mon, 25 Mar 2024 19:07:54 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=432333 Polícia Federal investiga estadia de ex-presidente Bolsonaro na embaixada da Hungria após Operação Tempus Veritatis

O Post PF abre inquérito para investigar ida de Bolsonaro à embaixada da Hungria apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Polícia Federal investiga estadia de ex-presidente Bolsonaro na embaixada da Hungria após Operação Tempus Veritatis

Nesta segunda-feira, 25, a Polícia Federal (PF) iniciou uma investigação para determinar as razões pelas quais o ex-presidente Jair permaneceu na embaixada da por duas noites, após a “Operação Tempus Veritatis”, que foi lançada em 8 de fevereiro. A informação foi divulgada pela Folha e confirmada por O Antagonista.

A PF estava conduzindo uma investigação sobre um suposto plano de golpe de Estado no país. Como parte deste processo, o ministro do STF, , ordenou a apreensão do passaporte de . Esta ação foi tomada como uma medida restritiva precisamente para prevenir que ele deixasse o país.

O The New York Times, um jornal americano, divulgou fotos evidenciando que Bolsonaro esteve na embaixada da Hungria por 48 horas, quatro dias depois do início da operação da Polícia Federal.

A matéria do jornal insinua que Bolsonaro estava buscando um estreitamento de laços com Viktor Orban, o primeiro-ministro da Hungria, com a intenção de fugir do sistema judicial brasileiro.

“Não vou negar“

Após a divulgação das imagens, a defesa de Jair Bolsonaro confirmou que o ex-presidente esteve na embaixada, mas para tratar de assuntos de interesse nacional,

“Nos dias em que esteve hospedado na embaixada magiar, a convite, o ex-presidente brasileiro conversou com inúmeras autoridades do país amigo atualizando os cenários políticos das duas nações. Quaisquer outras interpretações que extrapolem as informações aqui repassadas se constituem em evidente obra ficcional, sem relação com a realidade dos fatos e são, na prática, mais um rol de fake news”, afirmou a defesa do ex-presidente por meio de nota oficial.


O Post PF abre inquérito para investigar ida de Bolsonaro à embaixada da Hungria apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/pf-abre-inquerito-para-investigar-ida-de-bolsonaro-a-embaixada-da-hungria/feed/ 6
Bolsonaro pede liberação de passaporte para ir a Israel amenizar crise diplomática https://www.contrafatos.com.br/bolsonaro-pede-liberacao-de-passaporte-para-ir-a-israel-amenizar-crise-diplomatica/ https://www.contrafatos.com.br/bolsonaro-pede-liberacao-de-passaporte-para-ir-a-israel-amenizar-crise-diplomatica/#respond Wed, 21 Feb 2024 13:58:42 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=414415 Bolsonaro planeja viagem diplomática a Israel para fortalecer laços e melhorar imagem do Brasil no exterior

O Post Bolsonaro pede liberação de passaporte para ir a Israel amenizar crise diplomática apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Bolsonaro planeja viagem diplomática a Israel para fortalecer laços e melhorar imagem do Brasil no exterior

Os advogados do ex-presidente Jair (PL) solicitaram seu passaporte para uma viagem a Israel. Este movimento é percebido como uma tentativa diplomática para melhorar a imagem do Brasil internacionalmente, particularmente após os comentários controversos do presidente Lula. Bolsonaro, uma personalidade importante no contexto conservador brasileiro, espera usar esta visita para mostrar uma perspectiva diferente daquela apresentada por Lula, fortalecendo as relações com Israel e outros países conservadores.

A viagem incluiria encontros com autoridades conservadoras em Israel, além de reuniões com líderes da direita em países do Médio, , e Espanha. A agenda, com datas de partida e retorno já definidas, evidencia um planejamento cuidadoso e a intenção de Bolsonaro de fortalecer alianças internacionais.

Na solicitação ao ministro para a devolução de seu passaporte, a defesa de Bolsonaro argumenta que não existe risco de fuga. Os advogados do ex-presidente enfatizam seu reconhecimento e influência tanto no Brasil quanto no exterior, descartando qualquer possibilidade de evasão. Além disso, ressaltam o forte vínculo de Bolsonaro com o Brasil, onde ele detém um capital político substancial e uma popularidade que lhe rendeu o apelido de “mito” entre seus apoiadores conservadores.


O Post Bolsonaro pede liberação de passaporte para ir a Israel amenizar crise diplomática apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/bolsonaro-pede-liberacao-de-passaporte-para-ir-a-israel-amenizar-crise-diplomatica/feed/ 0
França anuncia que vai nomear um embaixador LGBTQIA+ https://www.contrafatos.com.br/franca-anuncia-que-vai-nomear-um-embaixador-lgbtqia/ https://www.contrafatos.com.br/franca-anuncia-que-vai-nomear-um-embaixador-lgbtqia/#comments Thu, 04 Aug 2022 16:02:07 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=113071 Segundo primeira-ministra, tarefa será promover direitos do grupo e combater a discriminação

O Post França anuncia que vai nomear um embaixador LGBTQIA+ apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Segundo primeira-ministra, tarefa será promover direitos do grupo e combater a discriminação

A primeira-ministra da , Élisabeth Borne, anunciou esta quinta-feira (4) que vai nomear um embaixador LGBTQ+ no final do ano para defender os direitos deste grupo no cenário internacional. Durante um evento em Orleans de comemoração dos 40 anos da descriminalização da homossexualidade na França, a chefe de garantiu que esse novo cargo vai coordenar as ações do Ministério das Relações Exteriores.

Segundo Borne, a tarefa será lutar contra a discriminação contra este grupo, promover seus direitos e defender “a descriminalização universal da homossexualidade e da identidade trans”. A primeira-ministra francesa criticou “o fato de os direitos dos homossexuais estarem sendo questionados, inclusive no sistema europeu”, em uma alusão velada à de Viktor Orban, que justifica a criação desse novo posto.

Em 4 de agosto de 1982, a esquerda francesa retirou do Código Penal as penas impostas para as relações homossexuais, que haviam sido introduzidas pelo regime de Vichy durante a invasão alemã na Segunda Guerra Mundial. Nesse mesmo dia, aconteceu na França a primeira manifestação do Orgulho LGBTQ+ na história do país.

Borne destacou as conquistas legislativas para a comunidade LGBTQ+ nos últimos cinco anos, desde que o presidente chegou ao poder. Ela também disse que a batalha “ainda não está vencida” e que “o ódio às pessoas LGBTQ+ continua excluindo, ferindo e às vezes matando”.

Élisabeth Borne agradeceu o trabalho classificado por ela como “exemplar” dos centros e associações LGBTQ+ no país, que, segundo ela, são “um ponto de entrada identificável e acessível” para o “grande número de pessoas que não sabem a quem recorrer”. Em relação a isso, anunciou a criação de um fundo de 3 milhões de euros para criar dez novos centros LGBTQ+ na França e reforçar os 35 que já existem.

A primeira-ministra propôs que houvesse pelo menos dois centros para cada região da França metropolitana e um em cada região ultramarina.

– Felizmente, a luta pela igualdade nunca desiste – completou Borne.


O Post França anuncia que vai nomear um embaixador LGBTQIA+ apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/franca-anuncia-que-vai-nomear-um-embaixador-lgbtqia/feed/ 1
Presidente da Hungria encontra-se com Bolsonaro no Planalto https://www.contrafatos.com.br/presidente-da-hungria-encontra-se-com-bolsonaro-no-planalto/ https://www.contrafatos.com.br/presidente-da-hungria-encontra-se-com-bolsonaro-no-planalto/#comments Mon, 11 Jul 2022 16:15:16 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=98348 Conservadora, Katalin Novák disse estar "ansiosa" para conhecer o líder brasileiro

O Post Presidente da Hungria encontra-se com Bolsonaro no Planalto apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Conservadora, Katalin Novák disse estar “ansiosa” para conhecer o líder brasileiro

A presidente da , Katalin Novák, chegou ao Palácio do Planalto para se reunir com o presidente Jair (PL). A chefe de Estado é aliada do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, símbolo da direita mundial e com quem Bolsonaro compartilha a pauta conservadora.

No último sábado (9), Katalin publicou em suas redes sociais que havia chegado ao Rio de Janeiro, onde visitou o Instituto de Estudos do Mar Paulo Moreira, da Marinha, e se reuniu com jovens húngaros que moram na cidade. Na publicação, ela disse que foi convidada para vir ao Brasil porque o país tem seguido “políticas para a família”.

– O Brasil é uma importante potência econômica, membro do G20 e dos BRICS. Estou ansiosa para conhecer o presidente .

A reunião com a política húngara ocorre uma semana após a data em que Bolsonaro teria um almoço com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. O chefe do Executivo cancelou o encontro depois de saber que o europeu se reuniria primeiro com o ex-presidente Luiz Inácio da Silva (PT), seu rival nas urnas na corrida pelo Palácio do Planalto.

Em fevereiro, Bolsonaro foi à Hungria após ter feito uma visita ao presidente da Rússia, Vladimir Putin. Na ocasião, ele chamou Orbán de “irmão” e destacou a comunhão de valores entre seu e o do país europeu.


O Post Presidente da Hungria encontra-se com Bolsonaro no Planalto apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/presidente-da-hungria-encontra-se-com-bolsonaro-no-planalto/feed/ 1