Israel - ContraFatos https://www.contrafatos.com.br/tag/israel/ Não há argumentos Fri, 28 Jun 2024 18:49:30 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.5 https://www.contrafatos.com.br/wp-content/uploads/2020/09/favicon-96x96-2.png Israel - ContraFatos https://www.contrafatos.com.br/tag/israel/ 32 32 Governo Lula teme possíveis impactos de uma vitória de Trump nas eleições dos EUA https://www.contrafatos.com.br/governo-lula-teme-possiveis-impactos-de-uma-vitoria-de-trump-nas-eleicoes-dos-eua/ https://www.contrafatos.com.br/governo-lula-teme-possiveis-impactos-de-uma-vitoria-de-trump-nas-eleicoes-dos-eua/#respond Fri, 28 Jun 2024 18:49:25 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=483349 Governo Lula avalia impacto de possível vitória de Trump nas eleições norte-americanas

O Post Governo Lula teme possíveis impactos de uma vitória de Trump nas eleições dos EUA apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Governo Lula avalia impacto de possível vitória de Trump nas eleições norte-americanas

Membros do governo já estão avaliando os possíveis impactos se Donald , e não Joe , for o vencedor das eleições americanas em novembro. Eles observaram cuidadosamente o debate entre os dois candidatos na CNN, bem como as discussões que se seguiram acerca da aparente fragilidade física e mental de Biden, o temor dentro do Partido Democrata, e as especulações sobre uma potencial mudança de candidato.

Segundo avaliações realizadas por membros do governo, as relações entre os EUA e o Brasil provavelmente se manteriam estáveis se Biden ou qualquer outro candidato democrata superasse os obstáculos e saísse vitorioso. Embora não exista uma relação de proximidade forte entre Lula e Biden, também não há hostilidade entre ambos.

Contudo, um triunfo de Trump traria consequências significativas. A interação entre Brasil e Argentina, por exemplo, tende a se deteriorar. Trump poderia intervir para auxiliar na melhoria da conjuntura econômica argentina, estimulando investimentos e pactos comerciais e financeiros bilaterais, prejudicando o Brasil. O mandatário argentino atual, Javier Milei, teria uma necessidade desesperadora por dólares para manter a taxa de câmbio estável e controlar a inflação, e Trump forneceria esses dólares. Isso fortificaria Milei, que poderia se tornar mais rígido com o governo Lula, principalmente levando em conta que Milei já referiu-se ao petista como um ladrão, e atualmente ambos não mantêm diálogo.

Adicionalmente, um triunfo de Trump potencializaria a direita mundial, intensificando a fragmentação do panorama internacional, o que seria prejudicial para a gestão de Lula. Caso Lula fizesse intervenções no debate global, em assuntos como o conflito de com a Faixa de Gaza, Trump poderia contestá-las abertamente, situação que não acontece com Biden.

Trump também possui uma forte ligação com os conservadores. Estes contam com o apoio de legisladores republicanos para reforçar sua política no Brasil. Este ano, um conjunto de deputados bolsonaristas visitou o Congresso dos EUA para apresentar alegações contra Alexandre de Moraes, ministro do Tribunal Federal (STF). Eles tiveram a oportunidade de expressar suas preocupações em uma sessão temática organizada pelo deputado republicano Chris Smith. Posteriormente, Smith enviou uma carta com perguntas a Moraes, que não deu uma resposta.


O Post Governo Lula teme possíveis impactos de uma vitória de Trump nas eleições dos EUA apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/governo-lula-teme-possiveis-impactos-de-uma-vitoria-de-trump-nas-eleicoes-dos-eua/feed/ 0
Porta-aviões do EUA acaba de ser atacado no Mar Vermelho https://www.contrafatos.com.br/porta-avioes-do-eua-acaba-de-ser-atacado-no-mar-vermelho/ https://www.contrafatos.com.br/porta-avioes-do-eua-acaba-de-ser-atacado-no-mar-vermelho/#comments Sun, 23 Jun 2024 18:37:58 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=480646 Houthis anunciam novo ataque contra porta-aviões Eisenhower dos EUA no Mar Vermelho

O Post Porta-aviões do EUA acaba de ser atacado no Mar Vermelho apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Houthis anunciam novo ataque contra porta-aviões Eisenhower dos EUA no Mar Vermelho

O grupo Houthi divulgou um novo ataque contra o porta-aviões Eisenhower dos Estados Unidos, que tem liderado as iniciativas para conter os avanços do grupo iemenita no Mar Vermelho desde o final de 2023. A notícia foi compartilhada por Yahya Saree, porta-voz do grupo, neste sábado (22/6).

O coletivo, responsável pelo controle de uma grande parte do Iêmen, afirmou que o navio de guerra estadunidense foi alvo de mísseis balísticos e de cruzeiro, em uma ação que “alcançou seus objetivos com sucesso”. A data do incidente e possíveis baixas, no entanto, não foram reveladas.

Até o momento, o dos EUA também não se pronunciou sobre o assunto.

A afirmação do ataque ao porta-aviões americano aparece um dia após o Instituto Naval dos EUA declarar que o Eisenhower foi instruído a retornar para casa. É esperado que outro navio da mesma classe, que provavelmente está operando na região do Pacífico, substitua a embarcação na área.

Os Houthis não apenas assumiram a responsabilidade pelo ataque ao navio Transworld Navigator, registrado na Libéria, no Mar Árabe, mas também anunciaram uma ofensiva contra o porta-aviões dos EUA.

O motivo apresentado pelo grupo do Iêmen para o ataque à embarcação foi o mesmo empregado em outros ataques similares.

“O navio foi alvo porque a empresa proprietária violou a decisão de proibição de entrada nos portos da ocupada”, disse o comunicado.

Desde o começo do conflito entre e , em outubro de 2023, os Houthis têm imposto uma forma de bloqueio no Mar Vermelho e arredores, além de executar vários ataques a navios em apoio ao povo da Palestina.

Recentemente, subiu para dois o número de embarcações afundadas após ataques do grupo iemenita.


O Post Porta-aviões do EUA acaba de ser atacado no Mar Vermelho apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/porta-avioes-do-eua-acaba-de-ser-atacado-no-mar-vermelho/feed/ 1
Israel mata líder do Hezbollah em ataque aéreo no sul do Líbano https://www.contrafatos.com.br/israel-mata-lider-do-hezbollah-em-ataque-aereo-no-sul-do-libano/ https://www.contrafatos.com.br/israel-mata-lider-do-hezbollah-em-ataque-aereo-no-sul-do-libano/#respond Thu, 20 Jun 2024 23:03:44 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=479140 Faisal Ibrahim era uma figura-chave no planejamento e na execução de atentados terroristas contra Tel-Aviv

O Post Israel mata líder do Hezbollah em ataque aéreo no sul do Líbano apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Faisal Ibrahim era uma figura-chave no planejamento e na execução de atentados terroristas contra Tel-Aviv

realizou um ataque aéreo através de sua Força Aérea que culminou na morte de Faisal Ibrahim, líder do Hezbollah, na região de Jouaiyya, ao sul do Líbano. A ação, que ocorreu na quinta-feira 4, teve como alvo um carro na localidade de Deir Kifa, também situada no sul libanês.

Ibrahim tinha um papel significativo no planejamento e realização de ataques terroristas contra Israel, além de estar à frente das operações terrestres em Jouaiyya. Ele exercia um papel crucial no avanço das atividades do Hezbollah na parte sul do Líbano.

Quem era o líder do Hezbollah, alvo de Israel

Nos meses recentes, durante a escalada de confrontos entre o Hezbollah e as Forças de Defesa de Israel (FDI), Ibrahim se empenhava em fortalecer o grupo no sul do Líbano e aprimorar suas habilidades de combate em terra.

Concomitantemente, a área de Rihan, no Líbano, foi alvo de ataques de aviões de combate da Força Aérea de Israel. O ataque resultou na eliminação de mísseis terra-ar do sistema de defesa aérea do Hezbollah, que constituíam um perigo para as aeronaves israelenses. As FDI confirmaram as informações. As informações são da Revista Oeste.


O Post Israel mata líder do Hezbollah em ataque aéreo no sul do Líbano apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/israel-mata-lider-do-hezbollah-em-ataque-aereo-no-sul-do-libano/feed/ 0
Lula Passará Semana Dos Namorados Na Suíça E Itália https://www.contrafatos.com.br/lula-passara-semana-dos-namorados-na-suica-e-italia/ https://www.contrafatos.com.br/lula-passara-semana-dos-namorados-na-suica-e-italia/#comments Thu, 06 Jun 2024 16:32:14 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=471449 Presidente Lula irá a Genebra para reunião da OIT, confirma Palácio do Planalto

O Post Lula Passará Semana Dos Namorados Na Suíça E Itália apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Presidente Lula irá a Genebra para reunião da OIT, confirma Palácio do Planalto

O presidente Luiz Inácio da Silva (PT) tem uma viagem confirmada para Genebra, na Suíça, conforme anunciado pelo Palácio do Planalto na terça-feira (04). A visita está programada para o dia 13 de junho, onde ele irá participar de uma reunião da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esta jornada faz parte da agenda oficial do presidente e ocorre na mesma semana do dia dos namorados.

Ainda não foi confirmada até o momento a participação da primeira-dama, Lula da Silva (PT), na comitiva presidencial.

Durante sua estadia em Genebra, Lula tem programado um encontro com o diretor-geral da OIT, Gilbert F. Houngbo, como parte da 112ª Conferência Internacional do Trabalho.

A visita à Suíça marca o 29º país visitado pelo presidente brasileiro durante seu 3º mandato e é uma decisão que não estava prevista em sua agenda até recentemente.

Além da viagem à Suíça, Lula também planeja estar na Itália nos dias 14 e 15 para participar da Cúpula do G7, onde os principais países do mundo discutirão assuntos como os conflitos entre Rússia e Ucrânia, e a situação no Médio, incluindo a guerra entre e o grupo terrorista palestino Hamas.

Antes da confirmação, a presença do presidente brasileiro nos dois eventos estava em dúvida devido às condições climáticas no Rio Grande do Sul (RS) e aos desafios na articulação política do federal.

No entanto, o Palácio do Planalto avaliou que as condições no RS melhoraram e que houve progresso na articulação política após reuniões recentes.


O Post Lula Passará Semana Dos Namorados Na Suíça E Itália apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/lula-passara-semana-dos-namorados-na-suica-e-italia/feed/ 1
Lula omite que Hamas assassinou brasileiro e minimiza caso a ‘falecimento’ https://www.contrafatos.com.br/lula-omite-que-hamas-assassinou-brasileiro-e-minimiza-caso-a-falecimento/ https://www.contrafatos.com.br/lula-omite-que-hamas-assassinou-brasileiro-e-minimiza-caso-a-falecimento/#comments Wed, 05 Jun 2024 03:12:18 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=470625 Michel Nisenbaum foi sequestrado no ataque terrorista de 7 de outubro; o corpo dele só foi encontrado apenas no fim de maio

O Post Lula omite que Hamas assassinou brasileiro e minimiza caso a ‘falecimento’ apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Michel Nisenbaum foi sequestrado no ataque terrorista de 7 de outubro; o corpo dele só foi encontrado apenas no fim de maio

O presidente Luiz Inácio da Silva não mencionou que o , grupo terrorista, foi o responsável pela morte de Michel Nisenbaum. Ele expressou seu pesar pelo “falecimento” do brasileiro em uma declaração à mídia nesta segunda-feira, 3.

“No caso de Gaza, o Brasil continuará trabalhando para um cessar-fogo permanente, para que se permita a entrada de ajuda humanitária e pela libertação imediata de todos os reféns pelo Hamas”, disse Lula. “Foi com grande pesar que recebemos a notícia do falecimento do brasileiro Michel Nisenbaum. A violação cotidiana do direito humanitário é chocante e tem vitimado milhares de civis inocentes.”

O sequestro de Nisenbaum pelo grupo terrorista Hamas ocorreu no ataque a em 7 de outubro de 2023, quando ele tinha 59 anos. Embora tenha tentado escapar e tenha conseguido chamar a polícia, acabou sendo capturado durante sua busca pela família.

O corpo de Michel Nisenbaum só foi localizado no dia 24 de maio do corrente ano, mais de sete meses após o ocorrido, em Jabalia, ao norte da Faixa de Gaza. Seu sepultamento ocorreu no dia 26, na cidade de Ashkelon, em Israel.

Luiz Felipe Pondé, filósofo e escritor, expressou críticas à declaração do presidente Lula no Twitter/X. Pondé suspeita que a afinidade ideológica entre o Hamas e o Partido dos Trabalhadores (PT) possa ter induzido o silêncio do presidente da República.

“Lula, o antissemita número 1, chama de ‘falecimento’ o assassinato de um brasileiro pelo Hamas”, disse Pondé. “E por quê? Porque o Hamas é parceiro ideológico e espiritual do PT. Mais um ‘presente’ para os judeus idiotas que votam no PT.”

Família de Michel Nisenbaum criticou “esquecimento” de Lula

Nisembaum, pai de Hen Mahluf e irmão de Mary Shohat, foi o motivo de meses de busca por informações feita por ambas. Em dezembro, elas foram ao Brasil para iniciar uma campanha pela libertação dos reféns e tiveram um encontro com Lula.

O presidente abordou o assunto com o Emir do Catar, Tamim bin Hamad Al-Thani, que é um mediador nas conversas entre Israel e o Hamas. Contudo, o diálogo não produziu efeitos concretos. A família fez cobranças ao brasileiro, que não voltou a responder aos seus pedidos.

No dia 13 de maio, Ayala Harel, parente de Nisembaum, expressou ao site Poder360 sua frustração devido à ausência de informações do governo brasileiro. De acordo com ela, Lula deixou seu tio no esquecimento.

“Minha mãe e a filha dele foram ao Brasil em dezembro para encontrar Lula, que prometeu fazer de tudo ao seu alcance para trazê-lo de volta”, disse Ayala. “E, obviamente, ele ainda não está aqui. Não temos nenhuma informação sobre Michel. Tenho certeza que Lula tem contatos para saber algo. É muito difícil.”

Michel Nisenbaum, que nasceu em Niterói (RJ) e possuía cidadania israelense, residia em Sderot, localizada a aproximadamente 1 km da Faixa de Gaza. Desde os 12 anos, o brasileiro vivia no país e atuava no setor de tecnologia da informação. Ele deixa para trás duas filhas e cinco netos. As informações são da Revista Oeste.


O Post Lula omite que Hamas assassinou brasileiro e minimiza caso a ‘falecimento’ apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/lula-omite-que-hamas-assassinou-brasileiro-e-minimiza-caso-a-falecimento/feed/ 1
Eleições no México: candidato é assassinado na porta de casa https://www.contrafatos.com.br/eleicoes-no-mexico-candidato-e-assassinado-na-porta-de-casa/ https://www.contrafatos.com.br/eleicoes-no-mexico-candidato-e-assassinado-na-porta-de-casa/#respond Mon, 03 Jun 2024 02:14:25 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=469533 Aumento da Violência Eleitoral: 38 Candidatos Assassinados desde o Início do Processo Eleitoral

O Post Eleições no México: candidato é assassinado na porta de casa apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Aumento da Violência Eleitoral: 38 Candidatos Assassinados desde o Início do Processo Eleitoral

Desde o começo do processo eleitoral, 38 candidatos encontraram a morte; neste domingo, dois indivíduos foram assassinados em locais de votação

Horas antes do início das eleições gerais no , um postulante a um cargo em um órgão de fiscalização municipal foi morto a tiros na cidade de San Juan Benito Juàrez.

Na noite de sábado, Delgado, 35 anos, recebeu disparos de arma de fogo próximo a sua residência. Na semana que passou, registrou-se o assassinato de quatro candidatos por meio de tiros. O último homicídio ocorreu na sexta-feira, 31, no estado de Puebla, situado na região central do país.

Desde o início do processo eleitoral em setembro do ano passado, com as lutas internas dos partidos, aproximadamente 38 candidatos foram mortos, de acordo com a Reuters.

A votação deste ano no México transformou-se na mais violenta de todos os tempos. Devido a uma sequência de agressões, os responsáveis em Chiapas, ao sul, interromperam os pleitos em duas cidades do estado, que está localizado na fronteira com a Guatemala.

No domingo, duas pessoas foram assassinadas em locais de votação em Coyomeapan e Tlapanala, ambas cidades situadas no estado de Puebla.

México realiza as maiores eleições da história

Neste domingo, 2 de junho, o México conduziu as maiores eleições de sua história.

A Presidência do país, todas as posições no Congresso, bem como milhares de cargos estaduais e municipais estão em disputa.

A favorita neste domingo é Claudia Sheinbaum, que foi escolhida pessoalmente pelo presidente atual, Andrés Manuel López Obrador. Ela lidera as pesquisas com uma vantagem de 20 pontos percentuais sobre a segunda colocada, a senadora Xóchitl Gálvez.


O Post Eleições no México: candidato é assassinado na porta de casa apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/eleicoes-no-mexico-candidato-e-assassinado-na-porta-de-casa/feed/ 0
Em carta, artistas brasileiros pedem a Lula que rompa relações com Israel https://www.contrafatos.com.br/em-carta-artistas-brasileiros-pede-a-lula-que-rompa-relacoes-com-israel/ https://www.contrafatos.com.br/em-carta-artistas-brasileiros-pede-a-lula-que-rompa-relacoes-com-israel/#comments Thu, 30 May 2024 16:44:01 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=467715 Grupo de Personalidades Brasileiras Solicita a Lula Corte de Relações com Israel

O Post Em carta, artistas brasileiros pedem a Lula que rompa relações com Israel apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Grupo de Personalidades Brasileiras Solicita a Lula Corte de Relações com Israel

Um grupo formado por 44 personalidades brasileiras enviou uma carta ao presidente Luiz Inácio da Silva (PT), solicitando que o Brasil corte relações diplomáticas e comerciais com . O grupo começa o texto elogiando o petista pelo “seu comportamento sempre firme e coerente em solidariedade ao povo palestino, denunciando reiteradamente o genocídio” na Faixa de Gaza, enclave comandado pelo .

Apesar das propostas de cessar-fogo apresentadas pelo Brasil e da solução de dois Estados defendida pelo governo brasileiro, o grupo afirma que o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu continua a realizar “ataques desumanos e cruéis contra civis”, o que obriga o mundo a “ir além de gestos e propostas diplomáticas”. “É hora de nosso país se juntar às demais nações que romperam relações diplomáticas e comerciais com o Estado de Israel, exigindo o cumprimento das decisões que colocam fim ao genocídio e garantem a autodeterminação do povo palestino”, declaram as personalidades.

“Essas medidas, adotadas por nosso país e sob uma liderança de sua envergadura, certamente serviriam de exemplo a outros governos e constituiriam uma imensa contribuição para que se encerre essa carnificina insuportável”, concluem. O documento é assinado por artistas como Chico Buarque, Gilberto Gil e Wagner Moura, além de escritores, intelectuais, advogados e ex-ministros de Estado. Judeus como Anita Leocadia Prestes, o jornalista Breno Altman e o professor Bruno Huberman também estão entre os signatários.

Leia a íntegra da carta:

“Carta aberta ao presidente Lula sobre o genocídio do povo palestino

Estimado presidente Lula,

Antes de mais nada, queremos saudá-lo por seu comportamento sempre firme e coerente em solidariedade ao povo palestino, denunciando reiteradamente o genocídio do qual é vítima, especialmente suas mulheres e crianças.

O Brasil tem apresentado seguidas propostas para o cessar-fogo na Faixa de Gaza e a solução de dois Estados estabelecida por resoluções internacionais. Graças ao seu governo, somos uma das nações que reconhecem, no âmbito das Nações Unidas, a soberania e a independência da .

No entanto, a crescente imposta pelo governo Netanyahu, com ataques desumanos e cruéis contra civis, obriga o mundo a ir além de gestos e propostas diplomáticas, como já debatem diversos países da União Europeia e outras regiões.

O governo Netanyahu viola abertamente deliberações emanadas da Corte Internacional de Justiça, colocando-se à margem do direito, além de desrespeitar o Conselho de Segurança e a Assembleia Geral da ONU.

Recentes ataques contra um acampamento de deslocados em Rafah, no sul de Gaza, com dezenas de inocentes assassinados, demonstram claramente inaceitável desprezo à ética humanitária.

Estamos convencidos, querido presidente, que é hora de nosso país se juntar às demais nações que romperam relações diplomáticas e comerciais com o Estado de Israel, exigindo o cumprimento das decisões que colocam fim ao genocídio e garantem a autodeterminação do povo palestino.

Essas medidas, adotadas por nosso país e sob uma liderança de sua envergadura, certamente serviriam de exemplo a outros governos e constituiriam uma imensa contribuição para que se encerre essa carnificina insuportável.

Amanda Harumy Anita Leocadia Prestes Antônio Carlos de Almeida Castro Arlene Clemesha Berenice Bento Breno Altman Bruno Huberman Carol Proner Cézar Brito Chico Buarque Eleonora Menicucci de Oliveira Emicida Eugênio Aragão Francirosy Campos Barbosa Gilberto Gil Heloísa Vilela Jamal Suleiman Jessé Souza João Pedro Stédile Jones Manoel José de Abreu José Dirceu José Genoíno Juliana Neuenschwander Juarez Tavares Kenarik Boujikian Larissa Ramina Luiz Carlos Bresser-Pereira Luiz Carlos da Rocha Manoel Caetano Ferreira Filho Manuella Mirella Margarida Lacombe Marly Vianna Milton Hatoum Nathalia Urban Ney Strozake Paulo Borba Casella Paulo Nogueira Batista Jr. Paulo Sérgio Pinheiro Paulo Vannuchi Pedro Serrano Reginaldo Nasser Salem Nasser Ualid Rabah”.


O Post Em carta, artistas brasileiros pedem a Lula que rompa relações com Israel apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/em-carta-artistas-brasileiros-pede-a-lula-que-rompa-relacoes-com-israel/feed/ 3
Bolsonaro critica Lula por Fracasso em negociar com Hamas pela libertação de brasileiro https://www.contrafatos.com.br/bolsonaro-critica-lula-por-fracasso-em-negociar-com-hamas-pela-libertacao-de-brasileiro/ https://www.contrafatos.com.br/bolsonaro-critica-lula-por-fracasso-em-negociar-com-hamas-pela-libertacao-de-brasileiro/#respond Sun, 26 May 2024 23:56:43 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=465777 Bolsonaro critica Lula por suposta falha na negociação com Hamas para libertação de refém

O Post Bolsonaro critica Lula por Fracasso em negociar com Hamas pela libertação de brasileiro apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Bolsonaro critica Lula por suposta falha na negociação com Hamas para libertação de refém

No sábado (25), o ex-presidente (PL) expressou críticas ao presidente Luiz Inácio da Silva (PT), acusando-o de falhar na negociação com o pela libertação de Michel Nisenbaum, de 59 anos, que acabou sendo morto pelo grupo terrorista após os ataques ocorridos em 7 de outubro de 2023. Na sexta-feira anterior, Israel havia informado que o corpo de Nisenbaum foi resgatado após uma operação realizada pelas Forças de Defesa de Israel (FDI) na quinta-feira (23).

“O Hamas executou o refém brasileiro e Lula, mais uma vez, não foi ouvido (se é que ele se empenhou) pelos seus amigos terroristas”, disse Bolsonaro ao compartilhar uma declaração de Lula sobre o conflito no Oriente Médio. No sábado, o petista afirmou que Israel “continua matando mulheres e crianças” na .

“Também quero pedir para vocês uma solidariedade às mulheres e crianças que estão morrendo na Palestina por conta da irresponsabilidade do de Israel, que continua matando mulheres e crianças. E a gente não pode se calar diante das aberrações. A gente não pode deixar de ser solidário. Porque amanhã a gente vai precisar de solidariedade”, disse Lula em Guarulhos (SP).

Apesar de não citar o brasileiro no evento de sábado, Lula lamentou a morte de Nisenbaum na sexta-feira (24). “Soube, com imensa tristeza, da morte de Michel Nisenbaum, brasileiro mantido refém pelo Hamas. Conheci sua irmã e filha, e sei do amor imenso que sua família tinha por ele”, declarou Lula em seu perfil no “X”.

Para o Poder360, a família de Nisenbaum expressou sua decepção com o petista, afirmando que ele “não ajudou” no resgate.

Na publicação em questão, Bolsonaro trouxe à tona o episódio envolvendo a ex-parlamentar Ingrid Betancourt. Em 2002, Betancourt foi raptada pelas Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), sendo mantida como refém em um cativeiro na floresta colombiana até 2008. Além disso, ele expressou críticas ao Foro de São Paulo, uma organização fundada em 1990 por Lula e pelo antigo presidente cubano Fidel Castro.


O Post Bolsonaro critica Lula por Fracasso em negociar com Hamas pela libertação de brasileiro apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/bolsonaro-critica-lula-por-fracasso-em-negociar-com-hamas-pela-libertacao-de-brasileiro/feed/ 0
Após ignorar família por 5 meses, Lula lamenta morte de refém brasileiro https://www.contrafatos.com.br/apos-ignorar-familia-por-5-meses-lula-lamenta-morte-de-refem-brasileiro/ https://www.contrafatos.com.br/apos-ignorar-familia-por-5-meses-lula-lamenta-morte-de-refem-brasileiro/#comments Fri, 24 May 2024 15:19:11 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=464490 Brasileiro mantido refém pelo Hamas em Gaza é encontrado morto, confirma Exército de Israel

O Post Após ignorar família por 5 meses, Lula lamenta morte de refém brasileiro apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Brasileiro mantido refém pelo Hamas em Gaza é encontrado morto, confirma Exército de Israel

Após ignorar família por cinco meses, o presidente (PT) lamentou nesta sexta-feira, 24, a morte do brasileiro Michel Nisenbaum, mantido refém pelo em Gaza e encontrado morto na quinta, 23, pelas Forças de Defesa de .

Na sexta-feira, 24, o presidente Lula (PT), que havia se mantido em silêncio sobre a situação da família por cinco meses, expressou seu pesar pela morte de Michel Nisenbaum. Nisenbaum, um brasileiro, estava sendo mantido refém pelo Hamas em Gaza e sua morte foi confirmada pelas Forças de Defesa de Israel na quinta-feira, 23.

“Soube, com imensa tristeza, da morte de Michel Nisembaum, brasileiro mantido refém pelo Hamas. Conheci sua irmã e filha, e sei do amor imenso que sua família tinha por ele. Minha solidariedade aos familiares e amigos de Michel. O Brasil continuará lutando, e seguiremos engajados nos esforços para que todos os reféns sejam libertados, para que tenhamos um cessar-fogo e a paz para os povos de Israel e da “, escreveu o petista no X, antigo Twitter.

A postura de Lula

Sobre a verdadeira postura de Lula, eis o que disse a sobrinha de Michel, Ayala, a Felipe Moura Brasil, em depoimento incluído em seu documentário “O trauma de Israel”:

“Minha mãe e a filha dele foram ao Brasil em dezembro [de 2023]. Foram encontrar com Lula e ele [Lula] prometeu a elas que faria tudo para trazê-lo de volta, com todos os reféns. E, obviamente, eles não estão aqui. Nada sabemos a respeito dele. Eu não vejo isso [ajuda do Lula]. Não há reação, obviamente. Desde dezembro, nada ouvimos de Lula ou do governo… nada. Ele [Lula] prometeu algo. Ele [Michel] é brasileiro, nasceu no Brasil. Realmente tivemos esperança depois que minha mãe esteve lá em dezembro. Ela disse: ‘Ele [Lula] me disse que o avião dele está só esperando por Michel.’ Ele faria de tudo para ajudar… Estamos em maio agora, já passaram mais de quatro meses desde que minha mãe esteve lá. Não ouvimos nada dele, nada de Lula. Não sabemos nada de Michel, não sabemos se ele está vivo ou não. Nada.”


O Post Após ignorar família por 5 meses, Lula lamenta morte de refém brasileiro apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/apos-ignorar-familia-por-5-meses-lula-lamenta-morte-de-refem-brasileiro/feed/ 2
Chance de apoiar Marcos Pereira à presidência da Câmara é ‘sepultada’ por Bolsonaro https://www.contrafatos.com.br/chance-de-apoiar-marcos-pereira-a-presidencia-da-camara-e-sepultada-por-bolsonaro/ https://www.contrafatos.com.br/chance-de-apoiar-marcos-pereira-a-presidencia-da-camara-e-sepultada-por-bolsonaro/#respond Wed, 22 May 2024 01:31:32 +0000 https://www.contrafatos.com.br/?p=463119 Bolsonaro descarta apoio a Marcos Pereira na corrida pela presidência da Câmara

O Post Chance de apoiar Marcos Pereira à presidência da Câmara é ‘sepultada’ por Bolsonaro apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
Bolsonaro descarta apoio a Marcos Pereira na corrida pela presidência da Câmara

O ex-presidente (PL) informou a seus aliados que não existe a possibilidade de endossar a candidatura do deputado Marcos Pereira (SP), líder do Republicanos, na disputa pelo comando da Câmara. De acordo com o Estadão, fontes próximas ao antigo líder afirmam que o pré-candidato à presidência da Casa eliminou qualquer perspectiva de parceria com o bolsonarismo ao demonstrar apoio, em um evento do Lide em Nova York, ao “projeto de regulamentação das redes sociais”, uma iniciativa rejeitada pela direita.

Os parlamentares do PL já expressaram publicamente sua descontentamento com Marcos Pereira, mas estavam esperando a posição de Bolsonaro sobre como essa situação afetaria a sucessão de (PP-AL). A eleição interna da Câmara está programada para fevereiro de 2025. O parlamentar minimizou a crise com o bolsonarismo ao se comunicar com colegas próximos.

A decisão de se separar de Pereira enfatiza o objetivo do PL de apresentar um candidato próprio. Altineu Côrtes (RJ), líder do partido na Casa, é o candidato mais provável, mas a legenda também está em conversações para apoiar outro candidato em uma possível segunda rodada.

Depois do impacto de sua afirmação em Nova York, um vídeo foi divulgado por Marcos Pereira para elucidar seu ponto de vista. Ele destacou que não endossaria a supressão da voz dos brasileiros, contudo, advogou pela reflexão sobre como enfrentar as fake news.

Bolsonaro já havia rejeitado Marcos Pereira em fevereiro deste ano devido a outras discordâncias. O antigo presidente expressou sua insatisfação com o deputado, acusando-o de não ter contribuído para o seu e de alinhar o partido Republicanos ao governo de Lula, posteriormente. O partido conseguiu o ministério de Portos e Aeroportos no último ano graças à indicação de Silvio Costa Filho. Ademais, a inserção de críticas a em uma “moção de repúdio ao ”, que foi aprovada pela Câmara sob a presidência de Pereira, também causou tensões na relação entre Bolsonaro e o deputado.

Uma nova tentativa de reaproximação ocorreu em março deste ano, contudo, agora os apoiadores do ex-presidente não enxergam possibilidades para uma outra reconciliação, principalmente depois do anúncio do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, de que ele deixará o Republicanos para se juntar ao PL, como foi reportado pelo Estadão. Tarcísio era considerado uma ligação entre os dois partidos.


O Post Chance de apoiar Marcos Pereira à presidência da Câmara é ‘sepultada’ por Bolsonaro apareceu primeiro em
ContraFatos.

]]>
https://www.contrafatos.com.br/chance-de-apoiar-marcos-pereira-a-presidencia-da-camara-e-sepultada-por-bolsonaro/feed/ 0