A Situação Coloca Em Alerta As Autoridades Locais Devido Ao Risco Potencial De Danos E Impactos Na Região A Situação Coloca Em Alerta As Autoridades Locais Devido Ao Risco Potencial De Danos E Impactos Na Região

Tragédia no RS: Estado tem alerta de risco ‘muito alto’ para novas chuvas e inundações

Cemaden emitiu alerta para a ocorrência de eventos inundações, alagamentos e deslizamentos a partir da madrugada de domingo, 12

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de (Cemaden) comunicou que diversas áreas do Rio Grande do Sul estão em alerta máximo para a possibilidade de eventos hidrológicos e geológicos neste próximo domingo, dia 12.

O aviso está relacionado com as potenciais consequências causadas por chuvas intensas, sejam elas “hidrológicas”, como inundações e alagamentos, ou “geológicas”, como deslizamentos de terra e desabamentos, nas regiões Noroeste, Centro-Ocidental, , Sudeste e Sudoeste do Rio Grande do Sul e na metrópole de Porto Alegre.

Segundo o Cemaden, a previsão é de que as novas chuvas possam piorar a situação em bacias hidrográficas importantes e que já estão acima das cotas de transbordamento, como o Guaíba e os Rios Uruguai, Jacuí, Taquari-Antas, Caí, Sinos e Gravataí. 

Com os rios já em níveis recordes, a previsão é de as chuvas cheguem a 150 milímetros. A previsão aponta, ainda, que o Guaíba, que atualmente está em 4,58 metros, pode voltar à marca de 5 metros de elevação.   

Em um vídeo publicado nas redes sociais, o governador Eduardo Leite (PSDB) fez um alerta à população sobre os riscos das novas chuvas, principalmente às regiões Norte e Nordeste do Rio Grande do Sul, entre a madrugada deste sábado e domingo. 

“Há uma preocupação de que possa haver elevação com impacto em muitas residências. (…) Não é momento de voltar para essas localidades em risco, não é seguro ainda”, afirmou Leite.

O Climatempo explica que as chuvas devem ganhar força a partir deste domingo por fatores como a passagem de uma nova frente fria pela região e o crescimento de uma área de baixa pressão no litoral gaúcho. 

Até o final da tarde de sábado, o total de mortes contabilizadas pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul era de 136, com 125 pessoas ainda desaparecidas. De acordo com o órgão, 81.043 indivíduos encontram-se em abrigos, enquanto 537.380 foram desalojados devido às inundações. No total, desde 29 de abril, 2.115.416 pessoas foram impactadas pelas tempestades no Estado.


Veja também

  1. Vocês podem publicar isso? Será que não é fake? Só vale o que vem da Janja, Daniela, Globo ou filiada ao consórcio. Cuidado para não terem de retirar essa previsão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *