Grades Do Planalto Grades Do Planalto

Governo Lula quer instalar 62 mil grades de proteção em Brasília

Extensão das barras de proteção equivale a 124 quilômetros; custo estimado é de quase R$ 1 milhão

O de Luiz Inácio da Silva planeja contratar uma empresa para instalar 62 mil grades de proteção na Esplanada dos Ministérios e nos Palácios da Alvorada e do Planalto. Com uma extensão total de 124 quilômetros, os alambrados são equivalentes a uma distância maior que a trajetória entre e Santos. O pregão para a aquisição das grades foi autorizado em 4 de maio.

A lista de compras do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) inclui também 1 quilômetro de estruturas para “barricada de contenção de público” e mais 6 quilômetros de tapume para fechar áreas de segurança. O custo estimado para a contratação é de quase R$ 1 milhão.

Nos últimos anos, o uso de grades de proteção tem modificado a paisagem de . Prédios como o Tribunal Federal (STF), a Praça dos Três Poderes, o Congresso e o Palácio do Planalto foram cercados por essas barreiras.

Agora, o governo Lula pretende utilizar os milhares de grades para proteger os palácios e as residências oficiais da Presidência, como o Alvorada e o Jaburu, onde Lula e o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), residem, respectivamente. O material também poderá ser utilizado em outras áreas fora do complexo presidencial, especialmente onde possa haver aglomerações ou manifestações de risco.

Justificativa da aquisição

A justificativa do edital de contratação afirma que “a previsão de realização de eventos em Brasília, em decorrência de visitas de chefes de Estado e/ou de governo, atividades políticas ou em decorrências de prováveis manifestações implicam na necessidade de emprego de alambrados disciplinadores, visando a elevar a capacidade de segurança a ser proporcionada, em todos os níveis e para todas as autoridades que se necessite proteger”.

O GSI, que passou por troca de comando e instabilidade interna recentemente, alega a necessidade de contratar mais de uma centena de quilômetros de barreiras de proteção devido à previsão de manifestações em Brasília, onde se encontram as sedes do governo federal. As informações são da Revista Oeste.


Veja também

  1. Muito fácil abrir grupos de watsap impor notícias manipuladas ou fakes sem oportunizar questionamentos. Este é o modus operandi ditatorial quem se diz querer e lutar por liberdade de expressão e democracia ?
    Humm, tá bom, pare de subestimar as pessoas, pq quero ver é ter coragem para o debate encima destas notícias manipuladas e capciosas que postam. Fala sério! 🙄🤷🏾‍♀️

  2. O ladrãozinho cachaceiro já está se sentindo um Kim Jong Um. Depois que infiltrou seus bandidinhos de estimação no STF, conta com o apoio deles em tudo..

  3. se o povo quiser de verdade, eles enfiam essas grades no cu desse governo maldito, isso e para roubar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *