Blindados De Israel Blindados De Israel

Governo Lula atende petistas e aliados e suspende compra de blindados de Israel

Escolha de viaturas de combate israelenses provocou reações de líderes petistas

A aquisição de obuseiros israelenses pelo Exército brasileiro foi temporariamente interrompida. A compra prevista era de 36 veículos de combate blindados. A empresa israelense Elbit Systems e suas filiais brasileiras, Ares Aeroespacial e Defesa e AEL Sistema, foram as vencedoras da licitação, que pode atingir até R$ 750 milhões, para fornecer o sistema “Atmos 2000”.

Segundo o Exército, o adiamento ocorreu devido à necessidade de submeter novamente o processo à assessoria jurídica do Ministério da Defesa, que implementou alterações na etapa final da licitação. O propósito é explicar as razões que resultaram na seleção do grande conglomerado israelense de Defesa.

A assinatura do protocolo deve ser adiada por pelo menos 60 dias. A finalização do processo de compra é esperada para 2034.

Reações e apoio à escolha dos equipamentos

A decisão de optar por equipamentos israelenses gerou respostas de líderes do PT e personalidades públicas, conforme relatado pelo jornal O Estado de S. Paulo. Demonstraram a sua insatisfação ao assinar uma carta solicitando o término das relações comerciais com as empresas de .

A aquisição do dispositivo de Israel, que superou os adversários da República Tcheca, e China, provocou a resposta de membros do Partido dos Trabalhadores, como o ex-parlamentar federal José Dirceu, e de figuras proeminentes, como o músico Chico Buarque, e o ex-chefe nacional dos Direitos Humanos, Paulo Sérgio Pinheiro, além de organizações como a Anistia Internacional. Eles endossaram uma carta para o presidente Luiz Inácio da Silva.

De outro modo, o presidente Lula corroborou a escolha da empresa israelense, enfatizando a relevância da “transferência de tecnologia” e da “criação de postos de trabalho” no Brasil.

A Elbit Systems, por sua vez, prevê a geração de empregos diretos e indiretos no país, o que vai contribuir para a economia brasileira. As informações são da Revista Oeste.


Veja também

  1. O que tantos imbecis conhecem de guerra, de combate, de qualidade de armamentos? Se querem politizar as Forças Armadas podem colher frutos amargos em breve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *