Ministra Cármen Lúcia, Do STF Ministra Cármen Lúcia, Do STF

Cármen Lúcia será a relatora do inquérito das fake news sobre enchentes no RS

Entre os alvos, estão o deputado Eduardo Bolsonaro, o senador Cleitinho Azevedo e o influenciador digital Pablo Marçal

Cármen Lúcia, ministra do Tribunal Federal, foi designada como a relatora do inquérito que investiga fake news relacionadas às enchentes no Rio Grande do Sul. A instauração da investigação ocorreu mediante o pedido do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.

O deputado federal Eduardo (PL-SP), o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG) e o influenciador digital Pablo Marçal estão entre os alvos. De acordo com a Polícia Federal, todos eles compartilharam conteúdos falsos sobre as chuvas.

A instauração da investigação ocorreu após Bolsonaro, Cleitinho e Marçal publicarem críticas sobre a atuação do Exército no socorro às vítimas. Eles declararam que em diversos lugares a presença de militares não foi notada.

O também está combatendo outra suposta “notícia falsa” relacionada à retenção de caminhões carregados com donativos destinados ao Rio Grande do Sul.

A ANTT multou caminhões que transportaram doações para o estado, o que foi interpretado por apoiadores do ex-presidente como uma tentativa de intimidação. O tópico dominou as discussões públicas nas redes sociais durante a semana.

Durante uma entrevista no Meio-Dia em , Marçal negou ter propagado “notícias falsas” em suas plataformas digitais.

“Me incomoda [ser chamado de divulgado de fake news] pelos outros que são fracos. Mas para mim não vai mudar nada. É fácil você descer de um lugar, pegar um cachorro e levar o cachorro para Brasília e dizer que fez alguma coisa”, declarou Marçal, aludindo à primeira-dama Janja, que viajou ao Rio Grande do Sul, adotou uma cadela e tem utilizado esse gesto como ferramenta de propaganda política.

“Estamos fazendo um terror para ajudar. Não estamos precisando de ajuda, (o governo) só não pode atrapalhar. Governo tem que abençoar o pobre e não atrapalhar os ricos. Bom governo não atrapalha”, declarou.

Atualização sobre a Tragédia no Rio Grande do Sul

Nesta sexta-feira, 10, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou o total de vítimas fatais causadas pelas intensas chuvas no estado para 126. No relatório da tarde de hoje, foi registrado um total de 116 mortes.

De acordo com o relatório divulgado às 18h desta noite, o estado registrou 141 casos de pessoas desaparecidas e 756 feridas.

O governo do Rio Grande do Sul informou que 70.863 pessoas e 9.984 animais foram resgatados As informações são de O antagonista.


Veja também

  1. Como dizer se são fake news se nenhum d3les foi lá no local para dizer se é verdade ou não. Quem são os deuses desse Olimpo tupiniquim que sabem de tudo sem ao menos ir ao local????

  2. Vamos ver que atrocidades agora ela assinará dizendo que é só por uma vez, em prol da “democracia relativa” né? Pq é essa q o nine defende

  3. Antes eu ficava indignada com as posições dos membros do STF, mas ao conviver com os abusos dessa instituição, ao meu ver já falida, percebo que os ministros assumiram a politica sem votos, assim como elegeram um presidente da República também sem votos. Data vênia, isso não tem como perdurar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *