Edmilson Rodrigues, Hoje Prefeito Do Psol Em Belém, Nos Tempos De Deputado Federal Edmilson Rodrigues, Hoje Prefeito Do Psol Em Belém, Nos Tempos De Deputado Federal

Único prefeito do Psol em capital tem rejeição de 75%

Edmilson Rodrigues buscará reeleição em Belém com apoio do PT

No ano de 2020, Edmilson Rodrigues saiu vitorioso na eleição municipal de Belém (PA), se tornando o único prefeito do Psol em uma capital estadual. Contudo, quatro anos mais tarde, o que poderia ser uma vitrine para o partido de extrema esquerda se transformou em um problema.

No encerramento de seu mandato como líder do Poder Executivo da capital paraense, que possui uma população estimada de 1,3 milhão de habitantes de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o psolista enfrenta altas taxas de rejeição.

Segundo pesquisa divulgada no último sábado, 15, pelo instituto Paraná Pesquisas, Rodrigues possui uma taxa de desaprovação de 75,5% entre os eleitores de Belém. A aprovação é de 21,3%, enquanto 3,3% dos entrevistados não souberam ou optaram por não responder.

Fora a mensuração da parte de desaprovação versus aprovação, a equipe do instituto de pesquisas lançou a seguinte pergunta: “A administração do prefeito Edmilson Rodrigues está sendo ótima, boa, regular, ruim ou péssima?”

Na resposta a essa pergunta, a grande maioria dos participantes classificou como “péssima”, uma resposta dada por 59,1% dos entrevistados em Belém. Em seguida, “regular” foi a segunda opção mais popular, com 14,9%. “Ruim” e “boa” ficaram empatados, cada uma com 11%. Por fim, 2% não souberam ou optaram por não opinar – o mesmo percentual daqueles que avaliaram a gestão do político do Psol como “ótima”.

Mesmo com alto índice de rejeição, prefeito do Psol deve tentar se reeleger

Embora mais de 50% dos votantes não apoiem seu governo em Belém, o único prefeito do Psol em uma capital provavelmente concorrerá à reeleição. Edmilson Rodrigues terá o suporte do Partido dos Trabalhadores (PT) para isso.

Atualmente no PSOL, Rodrigues já fez parte do PT, onde militou de 1988 a 2005. Durante seu tempo no PT, ele serviu como deputado estadual e foi prefeito de Belém por dois mandatos seguidos, ocupando o cargo de 1997 a 2004.

Se a promoção para a tentativa de reeleição do psolista for confirmada, o PT implementará em Belém a mesma tática planejada para as eleições deste ano em São Paulo. Na metrópole paulista, o partido já declarou seu apoio à candidatura do deputado federal (Psol-SP).

Boulos enfrenta alta rejeição no Norte, segundo Paraná Pesquisas: 31,5% jamais votariam nele

Assim como seu aliado na Região Norte do país, Boulos chama atenção pelo alto índice de rejeição, segundo dados do Paraná Pesquisas. Conforme levantamento de 29 de maio, 31,5% dos entrevistados afirmaram que jamais votariam nele.

Dados do levantamento em Belém

O instituto Paraná Pesquisas realizou um levantamento, registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número PA-04749/2024, que revelou o índice de desaprovação do único prefeito do Psol em uma capital estadual. Foram realizadas entrevistas com 800 potenciais eleitores entre os dias 9 e 14 de junho. Segundo a empresa, a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, podendo variar para mais ou para menos. O nível de confiança do estudo é de 95%. As informações são da Revista Oeste.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *