TSE Tribunal Superior Eleitoral Urna Eletrônica TSE Tribunal Superior Eleitoral Urna Eletrônica

Pesquisa diz que 35% dos brasileiros creem que urnas foram fraudadas em eleições de 2022, diz pesquisa

Maioria dos Brasileiros Desacredita em Fraude Eleitoral para Beneficiar Lula, Aponta Pesquisa Genial/Quaest

Um levantamento divulgado pela Pesquisa Genial/Quaest neste domingo, 12, revelou que, mesmo sem evidências, mais de um terço dos indivíduos com 16 anos ou mais suspeitam que houve fraude nas urnas eletrônicas durante as últimas eleições presidenciais de 2022. Esta fraude, acreditam, beneficiou Luiz Inácio da Silva (PT), que derrotou (PL) e assumiu o cargo de presidente pela terceira vez, tendo previamente desempenhado o papel de 2003 a 2010.

A pesquisa indica que 56% dos participantes não estão convencidos de que houve manipulação das urnas em 2022 para beneficiar Lula, ao passo que 35% acreditam que a eleição foi influenciada em favor do político do PT. 8% optaram por não expressar sua opinião a respeito. A pesquisa envolveu 2.045 brasileiros, com idade a partir de 16 anos, de 120 cidades, entre os dias 2 e 6 de maio. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, podendo variar para cima ou para baixo.

O levantamento também indica que a suspeita em relação às urnas é maior entre aqueles com educação secundária completa ou incompleta. Neste grupo, 39% acreditam na possibilidade de fraude, ao passo que 53% não concordam com essa ideia. Em contraste, entre aqueles com educação superior completa ou incompleta, 34% admitem a possibilidade de fraude, enquanto 59% se opõem a essa opinião.

Dos católicos que foram entrevistados, 30% estão de acordo que ocorreu fraude nas urnas para favorecer Lula, no entanto, 62% não concordam com essa afirmação. Por outro lado, entre os evangélicos, há uma divisão mais equilibrada, pois 46% concordam e 45% discordam, resultando em um empate considerando a margem de erro.

Apesar de alguns indivíduos acreditarem que houve fraude nas urnas em 2022, várias instituições já confirmaram que isso não é verdade. Em dezembro do ano passado, o Tribunal de Contas da União (TCU) finalizou sua vistoria das eleições mais recentes, reiterando a confiabilidade do sistema de votação e assegurando que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) obedece às “melhores práticas internacionais”, apresentando um risco de fraude praticamente nulo.


Veja também

  1. Agora ficou mais fácil que 08/01. E só registrar esses 35% no incuérito do fim do mundo, como diria o ex-mini stro meia bomba.
    60% é do nine, e ninguém tira, como é ratificado nos mega eventos (uns com o nine e outros com o ten finger’s), pois ninguém sobrevive a esta jornadas, e o mé dá sono.
    Este esta chegando a bide, sem rumo.

  2. Primeiro: O povo está com medo, tudo é fake news, vai que respondem que houve fraude e o “Ditador manda prender” todas as pesquisas neste sentido não reflete a realidade.

  3. Apesar das pesquisas enviesadas no país. A demostração é clara não temos eleições seguramente limpas. Um grande público não confia nas eleições o que a pesquisa demostrou foi somente a polarização no país e é público e notório que o muitos ministros do STE e STF lutaram contra o voto impresso em urnas eletrônicas e contra qualquer possibilidade de contagem pública de votos sendo que isso é um artigo da constituição. Então como acreditar nas pessoas que contam nossos votos, mesmos que urnas funcionem corretamente?

  4. Notícia fake news. Essa % deve estar em 95% de desaprovação desse desgoverno c0mun1st4. Tudo nesse desgoverno e mentira junto com essa mídia podre comprada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *