Alexandre De Moraes, Ministro Do Supremo Tribunal Federal Alexandre De Moraes, Ministro Do Supremo Tribunal Federal

TikTok acusa Moraes de “grave censura” por bloqueio do PCO

Rede social acatou decisão do ministro, mas sob protesto

O cumpriu a decisão de Alexandre de Moraes de bloquear a conta do Partido da Causa Operária (PCO) na plataforma, mas não sem fazer questionamentos e críticas ao ministro do Tribunal Federal (STF).

Os advogados do TikTok afirmam que o PCO é “partido político regularmente constituído”. No documento enviado ao ministro, a plataforma diz que o despacho não indicou nenhum conteúdo na plataforma que conteria ilícitos, além de acusar a decisão de Moraes de ferir “gravemente” garantias constitucionais.

– Não há qualquer indicação de URL de conteúdos no TikTok que, analisados por esta C. Corte, conteriam eventuais ilícitos […] A determinação de bloqueio integral da conta com todo o conteúdo produzido por partido político regularmente constituído, fere gravemente as garantias constitucionais de liberdade de expressão e de acesso à informação, da vedação à censura prévia (arts. 5º, IV, IX, XIV e ainda 220, caput e § 2º da CF) e de interferência mínima no debate democrático (art. 38 da Res. 23.610/2019, do C. TSE) – diz a petição.

O PCO é acusado de atacar ministros da Suprema Corte e, por esse motivo, está na mira do inquérito das fake news, cujo Moraes é relator. A inclusão do partido na apuração ocorre após a sigla chamar o magistrado de “skinhead de toga” e defender a dissolução do STF.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *