Ministro Benedito Gonçalves, Corregedor Geral Da Justiça Eleitoral Ministro Benedito Gonçalves, Corregedor Geral Da Justiça Eleitoral

Benedito Gonçalves, ministro do TSE que cassou Deltan, foi alvo de delação na Lava Jato

Juiz teria proximidade com empreiteira acusada de corrupção

Benedito Gonçalves, relator do pedido de cassação do agora ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR) no Tribunal Superior Eleitoral, já foi alvo da Lava Jato, por sua proximidade com Léo Pinheiro, ex-presidente da empreiteira OAS, envolvida em corrupção.

Antes da homologação da delação de Pinheiro, em 2019, houve a abertura de um procedimento de investigação contra Gonçalves. A então procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu o arquivamento, por extinção da punibilidade e prescrição, informou o jornal Folha de S.Paulo, na quinta-feira 18.

Gonçalves chegou a ser alvo de uma denúncia no Conselho Nacional de em 2015, que também acabou arquivada, no ano seguinte.

Ao negociar um acordo de delação, Pinheiro revelou ter conhecido Gonçalves em 2013, e que se reuniu com o ministro para tratar de disputas judiciais envolvendo a OAS no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Até o início de 2014, Benedito julgou a favor de duas causas que a empresa pleiteava no STJ.

“Na época, o ministro buscava angariar apoio no meio empresarial para a sua candidatura ao Tribunal Federal e, durante os nossos encontros, trocamos algumas impressões sobre os caminhos que ele deveria seguir na sua candidatura”, disse Pinheiro, na delação.

Em mensagens trocadas com o presidente da OAS, Gonçalves lhe pediu “empenho e dedicação” ao seu “projeto”. Em encontros, solicitou que Pinheiro falasse com políticos com quem tinha relação.

Pinheiro afirmou que, em 2014, a OAS contratou o cartório onde um filho do magistrado trabalhava no Rio de Janeiro, para serviços de autenticação e reconhecimento de firma, com pagamentos mensais da OAS de R$ 5 mil a R$ 7 mil. As informações são da Revista Oeste.


Veja também

    1. ESSE BENEDITO GONÇALVES É UM DOS MEMBROS DOS JUIZES DA BASE DO CABEÇA DE OVO ALEXANDRE DE MORAES E FLÁVIO DINO E O LULA LADRÃO SÃO DA MESMA GANGUE QUI TRAIRAM O POVO BRASILEIRO ESSE BENEDITO TEM O RABO PRESO FOI CITADO NUMA DELACAO PREMIADA DEUMA EMPLEITEIRA E FOI INVESTIGADO E DESAPARECEU O PROCESSO DO CARA COMO É QUE UM JUIZ TA ENVILVIDO ATÉ O GOGO COM PROPINA AINDA ESTA NA ATIVA MEU DEUS SO MESMO NO BRASIL.
      MAS DEUS IRA DERRUBAR TODOS ELES SEM EXESSAO ,TODOS ELES VÃO CAIR PORQUE DEUS É MAIOR E DEPOIS QUI DEUS DERRUBA ELE NÃO SE LEVANTARA JÁ MAIS DEUS É GRANDE E PODEROSO NIMGUEM NO MUNDO PODE MAIS DO QUE DEUS DE ISRAEL

  1. seria o binidito um juiz imparcial? ético já sabemos que não é, senão ter-se-ia declarado impedido de julgar ações envolvendo a Lava Jato.
    e o mais assombroso é a inveja que juizes, promotores e tb advogados têm do Deltan e Moro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *