Porta Aviões Do EUA Porta Aviões Do EUA

Porta-aviões do EUA acaba de ser atacado no Mar Vermelho

Houthis anunciam novo ataque contra porta-aviões Eisenhower dos EUA no Mar Vermelho

O grupo Houthi divulgou um novo ataque contra o porta-aviões Eisenhower dos Estados Unidos, que tem liderado as iniciativas para conter os avanços do grupo iemenita no Mar Vermelho desde o final de 2023. A notícia foi compartilhada por Yahya Saree, porta-voz do grupo, neste sábado (22/6).

O coletivo, responsável pelo controle de uma grande parte do Iêmen, afirmou que o navio de guerra estadunidense foi alvo de mísseis balísticos e de cruzeiro, em uma ação que “alcançou seus objetivos com sucesso”. A data do incidente e possíveis baixas, no entanto, não foram reveladas.

Até o momento, o governo dos EUA também não se pronunciou sobre o assunto.

A afirmação do ataque ao porta-aviões americano aparece um dia após o Instituto Naval dos EUA declarar que o Eisenhower foi instruído a retornar para casa. É esperado que outro navio da mesma classe, que provavelmente está operando na região do Pacífico, substitua a embarcação na área.

Os Houthis não apenas assumiram a responsabilidade pelo ataque ao navio Transworld Navigator, registrado na Libéria, no Mar Árabe, mas também anunciaram uma ofensiva contra o porta-aviões dos EUA.

O motivo apresentado pelo grupo do Iêmen para o ataque à embarcação foi o mesmo empregado em outros ataques similares.

“O navio foi alvo porque a empresa proprietária violou a decisão de proibição de entrada nos portos da ocupada”, disse o comunicado.

Desde o começo do conflito entre e Hamas, em outubro de 2023, os Houthis têm imposto uma forma de bloqueio no Mar Vermelho e arredores, além de executar vários ataques a navios em apoio ao povo da Palestina.

Recentemente, subiu para dois o número de embarcações afundadas após ataques do grupo iemenita.


Veja também

  1. Mais um grupo terrorista que precisa ser contido com toda força! Esperem só a chegada de Tramp ao poder!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *