Vacina Em Criancas Vacina Em Criancas

Ministério da Saúde não entrega lote de vacina contra catapora e São Paulo fica sem vacina para 2ª dose

Órgão federal responsável pelo abastecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) informa que laboratório responsável enfrenta problemas técnicos

enfrenta escassez de vacinas para imunização total contra catapora. A Secretaria Municipal da afirma que o , encarregado de fornecer ao Sistema Único de Saúde (SUS), não forneceu vacinas suficientes para a segunda dose.

O órgão federal é quem faz a aquisição total das vacinas, e posteriormente as distribui proporcionalmente para as federações. Estas, por sua vez, encaminham aos municípios. De acordo com o ministério, o laboratório encarregado da produção do imunizante está lidando com problemas técnicos.

O esquema vacinal é composto por duas doses. A primeira, que é tetraviral e combate sarampo, caxumba, rubéola e, de forma atenuada, a catapora (varicela), é aplicada aos 15 meses. A segunda dose, que é a vacina completa contra catapora, deve ser administrada aos 4 anos.

A cidade de São Paulo está oferecendo a vacina contra a catapora de maneira parcial e gradual devido à sua escassez.

Ministério da Saúde reduziu o abastecimento da vacina desde o início de 2024

O Ministério da Saúde vem enfrentando o problema do desabastecimento da vacina contra a catapora desde o começo de 2024. Em fevereiro, a entidade foi forçada a fazer uma compra emergencial de um laboratório internacional. Durante o mesmo mês, o Estado de São Paulo só conseguiu receber 46 mil doses, apesar de ter solicitado 230 mil.

Durante os meses de março, abril e maio, o governo de São Paulo requisitou um adicional de 690 mil doses de vacina. No entanto, apenas 78 mil doses foram enviadas pelo governo federal no mesmo intervalo de tempo.

O Ministério da Saúde, em nota, comunicou a dificuldade com o laboratório nacional e mencionou que está realizando aquisições emergenciais com outras companhias nacionais e internacionais. As informações são da Revista Oeste.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *