Edegar Pretto Edegar Pretto

Governo realizará novo leilão para compra de arroz importado, diz presidente da Conab

Novo leilão para compra de arroz importado será realizado, afirma presidente da Conab

Nesta terça (11), o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, declarou que o fará um novo leilão para a aquisição de arroz importado, apesar do primeiro ter sido anulado devido a suspeitas de irregularidades.

O comunicado ocorreu no final da manhã, logo após o governo cancelar o leilão que adquiriu 263 mil toneladas ao preço de R$ 1,3 bilhão. No entanto, surgiram dúvidas depois que se suspeitou que três das empresas vencedoras não operam no setor de comércio de grãos.

Segundo Pretto, uma nova data ainda será estabelecida para a realização de um novo leilão, que contará com uma revisão de procedimentos, com a assistência da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Advocacia-Geral da União (AGU).

“Nós pretendemos fazer novo leilão, quem sabe em outros modelos para que a gente possa ter as garantias de que vamos contratar as empresas que tenham capacidade técnica e financeira. […] Não tem como a gente depositar esse dinheiro público sem ter a garantia de que esses contratos serão honrados”, disse em uma entrevista coletiva após uma reunião com o presidente Luiz Inácio da Silva (PT).

A suspeita de irregularidades das empresas vencedoras que levou à anulação do leilão perturbou o governo e fez com que o secretário de Políticas Agrícolas, Neri Geller, se demitisse mais cedo. Marcello Geller, filho dele, é sócio de Robson Almeida de França, proprietário da “Foco Corretora de Grãos”, uma das corretoras mais importantes envolvidas no processo.

O ministro Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário, disse na entrevista que Lula concordou com o cancelamento do leilão, e que “quer que o arroz e os demais alimentos possam estar na mesa dos brasileiros por um preço justo”. “O presidente participou dessa decisão”, completou.


Veja também

  1. Gente será que não tem macho neste país? Este povo endemoniado precisa ser exorcizado. Não precisa comprar arroz, será que vai ter que desenhar. Ou vai ter que começar a praticar justiça com as próprias mãos? Tá difícil, está esquerda maldita não consegue ficar um dia sem roubar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *