Ministra Damares Alves Ministra Damares Alves

Damares denuncia conexão entre agências publicitárias e membros do PT

A senadora aponta vícios em contratos de publicidade e pede convocação de Pimenta

Damares Alves, Senadora pelo Republicanos-DF, encaminhou à Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle de Defesa do Senado um pedido para que o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, seja convocado. O motivo são as recentes contratações de agências de publicidade feitas pelo Federal.

A senadora indica irregularidades no processo de contratação das companhias, já que parte da mídia já sabia quais eram os nomes escolhidos pela antes do anúncio oficial do departamento. Além disso, a alegação sugere que uma proporção significativa das agências selecionadas possui vínculos com o Partido dos Trabalhadores.

A senadora traçou a relação entre as empresas contratadas e membros do PT da seguinte maneira:

  • Área Comunicação é conhecida por sua associação com Otávio Antunes, marqueteiro do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
  • Usina Digital é vinculada a Sidônio Palmeira, marqueteiro de na última campanha eleitoral de 2022 e que se uniu ao governo recentemente para tratar da popularidade do petista.
  • Br+ (BRplus), que compõe o consórcio vencedor BR e Tal com a Digi&Tal, tem conexões com os deputados federais Lindbergh Farias (PT-RJ) e (PT-PR), que também é presidente nacional do PT.
  • Moringa L2W3 teria a preferência de Paulo Pimenta, ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República.

Damares também apresentou um requerimento que indica uma ligação ‘promíscua’ entre a Secom e a Agência Nacional de Comunicação. Esta última é dirigida pelo cientista político Juliano Coeberllini, um amigo de longa data do ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta, desde seus dias de ativismo estudantil no Rio Grande do Sul. Coeberllini também é o padrinho dos filhos de Pimenta.

A agência ascendeu à posição de segunda mais próspera entre as credenciadas depois que o amigo de Pimenta tomou as rédeas da gestão. Seguindo a transferência de liderança para Coeberllini, o montante repassado pelo governo Lula aumentou de R46,156,292,95 em 2023, para R$12,229,995,28 em 2024.vAs informações são do Diário do Poder.


Veja também

  1. Pergunto. Damares é Senadora ou Deputada? Até onde sei ela é Senadora. Vocês tem que pelo menos revisar a matéria antes de postar. Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *