Sob Gestão De Lula E Com Nísia Trindade Na Saúde, Brasil Vive Epidemia De Dengue Sob Gestão De Lula E Com Nísia Trindade Na Saúde, Brasil Vive Epidemia De Dengue

Brasil ultrapassa 6 milhões de casos de dengue; número de mortes dispara

Até agora, 4 mil mortes foram confirmadas e mais 2,8 mil estão sob investigação

Em 2024, o Brasil registrou mais de 6 milhões de casos de dengue, conforme os dados do painel de monitoramento do Ministério da Saúde. Esta quantidade mostra um crescimento expressivo se comparada a 2023, ano em que o país contabilizou pouco acima de 1,6 milhão de casos.

As estatísticas indicam que a enfermidade alcançou seu auge em março, com um excesso de 1,6 milhão de ocorrências. Em abril, a contagem permaneceu alta, superando 1,5 milhão de casos. A partir de maio, a propagação diminuiu, com aproximadamente 960 mil casos confirmados.

Em junho inicial, a informação divulgada pela Organização das Nações Unidas (ONU) foi que 84% dos casos de dengue a nível global estão atualmente no Brasil.

Aumento no número de mortes por dengue

Mesmo com a diminuição na ocorrência nos últimos meses, houve um aumento de 71% nas mortes por dengue no primeiro semestre de 2024 em relação a 2023. O Brasil registrou 4 mil óbitos causados pela doença em junho, enquanto no ano anterior o total foi de 1.179. Adicionalmente, mais de 2,8 mil mortes estão sendo investigadas pelo Ministério da Saúde, sob a liderança de Nísia Trindade.

Situação por Estado

Apesar de alguns estados, como Rio de Janeiro e Minas Gerais, terem proclamado o fim da epidemia, a maior parte do país ainda enfrenta uma situação preocupante. registra mais de 1,1 mil óbitos por dengue, correspondendo a mais de 25% do total do país. Este estado também ocupa a segunda posição em número de notificações, com 1,8 milhão de casos, ficando atrás somente de Minas Gerais, que tem 1,6 milhão.

Quase 50% dos casos, totalizando mais de 2,9 milhões de registros, estão concentrados na faixa etária de 20 a 49 anos. Os jovens de 20 a 29 anos são os mais impactados, com mais de 1 milhão de casos dentro dessa faixa. As pessoas de 30 a 39 anos seguem em seguida, com um acúmulo de mais de 900 mil casos.

A região Sudeste está à frente com mais de 3,8 milhões de casos, seguida pela região Sul com pouco mais de 1,1 milhão, a região Centro-Oeste com 600 mil, o com 321 mil e a região Norte com mais de 48 mil. As informações são da Revista Oeste.


Veja também

  1. Onde está o povo que massacrou o Bolsonaro? O molusco está dando uma banana para o povo e os esquerdopatas e a mídia comunista estão calados, nunca vi tanto silêncio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *