Luís Roberto Barroso Luís Roberto Barroso

Barroso Em Oxford: Democracia Enfrenta “Prova De Fogo” Com Ascensão Da Extrema-Direita

Presidente do STF afirma que preservação da democracia é uma ‘prova de fogo’ diante da ascensão da extrema-direita mundial

No sábado (22), Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Federal (STF), declarou que a “prova de fogo” que o mundo está enfrentando é a preservação da em face do surgimento da “extrema-direita” em muitos países.

Durante um evento promovido por estudantes brasileiros na Universidade de Oxford, no Reino Unido, Barroso fez algumas declarações. Em sua fala, enfatizou os desafios trazidos pelo crescimento da desinformação e da propagação de discursos de ódio. Ele acredita que é crucial para a sociedade retomar o entendimento de que a mentira é um erro.

“Esse mundo das plataformas digitais acabou criando tribos que têm narrativas próprias e que já não compartilham mais os mesmos fatos. Isso é muito grave porque o ideal é que as pessoas formem as suas opiniões a partir de verdades relativas, mas pré-estabelecidas. Nesse mundo das plataformas digitais, as pessoas criam as suas próprias narrativas. Nós precisamos fazer com que mentir volte a ser errado de novo. Essa é uma transformação importante, de volta a um passado um pouco mais civilizado”, disse o ministro.

Barroso declarou que a democracia está passando por uma “prova de fogo” com o surgimento da extrema-direita em diversas nações. Criticou, ainda, a exploração excessiva da religião com propósitos políticos.

“A democracia brasileira viveu uma grande prova de fogo, assim como o mundo tem vivido uma prova de fogo na preservação da democracia pela ascensão de uma extrema-direita intolerante em muitas partes do mundo, pela utilização dos discursos de ódio e da desinformação como estratégia de atuação política. E, em muitas partes do mundo, pela captura do sentimento religioso, com o uso abusivo em matéria política”, declarou.

Barroso enfatizou a relevância da democracia constitucional, vista por ele como a ideologia triunfante do século 20, depois de vencer outras opções como o comunismo, o fascismo, o nazismo, os governos militares e os fundamentalismos religiosos. Ele sublinhou que a democracia acolhe todos que a respeitam, seja eles liberais, conservadores ou progressistas.

“A democracia foi a ideologia vitoriosa do século 20, tendo derrotado todas as alternativas que se apresentaram: o comunismo, o fascismo, o nazismo, os regimes militares e os fundamentalismos religiosos”, disse. “A democracia constitucional tem lugar para todos que saibam respeitá-la: liberais, conservadores, progressistas, só não tem lugar para quem não se disponha a respeitar as regras do jogo e a respeitar os resultados eleitorais”, alfinetou Barroso.


Veja também

  1. Discursando manjado, acusado a direita de querer acabar com a democracia enquanto incrementam a ditadura democrática da esquerda. Acusam os outros enquanto fazem o que dizem que os outros o fazem. Só idiotas acreditam e infelizmente o mundo está cheio deles.

  2. “Nós precisamos fazer com que mentir volte a ser errado de novo.” Perfeito, Ministro, o STF deve ser o primeiro a seguir seu conselho.

  3. De qual democracia este crápula está falando? Da democracia que liberta criminosos e prendem e matam inocentes, democracia que quer legalizar aborto, liberar as drogas, democracia que quer calar o povo. Isto chamamos de: Ditadura Comunista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *